Como dissemos, o propósito de Apocalipse, conforme a BEG, é estimular a
fidelidade a Cristo em meio ao sofrimento pela afirmação de que Deus governa a
História e certamente a levará a uma gloriosa consumação de julgamento e bênção
em Cristo. Estamos vendo o capítulo 9/22.
Para um maior aprofundamento, vejam o vídeo do capítulo 8/9 explicado
pelo Rev. Leandro Lima - https://youtu.be/aPbGw-Xc77c.
Breve
síntese do capítulo 9.
Estamos aqui agora, na sequência dos toques das trombetas por parte de
cada um dos sete anjos que se acham de pé diante da presença de Deus, na quinta
trombeta com o primeiro ai e também na sexta trombeta.
À medida que João vai narrando, ele também vai nos permitindo uma
pré-visualização das coisas celestes por causa de suas descrições. Há um trono
no céu e alguém sentado nele que é o Pai, isso já deu para perceber. Também há
um altar próximo ao trono que é de outro e que possui quatro ângulos.
Além das coisas que chamam a atenção, há também figuras celestiais e os
santos que são aqueles que morreram em Cristo Jesus e estão diante da presença
de Deus.
Reparem que somente há liberação de poderes ou de anjos poderosos para
danificarem a terra e os homens que nela habitam somente depois dos toques
respectivos de suas trombetas correspondentes.
É como se estivessem a aguardar e prontos a executarem o previsto. Isso
para mim é prova incontestável da soberania de Deus que não somente governa
como é o único governante.
Vejamos o presente capítulo com mais
detalhes, conforme ajuda da BEG:
C. Visões celestiais (4.1-22.5) - continuação.
Como já falamos, dos vs. 4.1 ao 22.5,
estamos vendo essas visões celestiais de João. Por meio de Cristo e seus anjos
(22 8-9,16) João recebeu uma série de sete ciclos de visões:
(1)Sete
selos do rolo (4.1-8.1) – já vimos.
(2)Sete
anjos e trombetas (8.2-11.19) – Estamos
vendo agora.
(3)Sete
histórias simbólicas (12.1-14.20).
(4)Sete
taças de ira (15.1-16.21).
(5)Babilônia
e a igreja (17.1-19.10).
(6)A
batalha final (19.11-21).
(7)O
reino dos santos e o julgamento final (20.1-21.8), seguidos por uma visão da
nova Jerusalém.
Essas visões tinham a intenção de advertir
e encorajar as igrejas ao abrir seus olhos para a realeza e majestade de Deus,
para a natureza da guerra espiritual, o julgamento de Deus sobre o mal e o
resultado do conflito.
(2) O segundo ciclo: Sete anjos com sete trombetas (8.2-11.19) - continuação.
Como já dissemos, com a abertura do sétimo
selo, temos o início de um novo ciclo que vai dos vs. 8.2 ao 11.19 – é o
segundo ciclo: sete anjos com sete trombetas. Sete anjos tocam sete trombetas.
As trombetas põem em movimento sete
julgamentos que levam à segunda vinda, descrevendo o governo de Deus sobre a
História a partir de vários ângulos.
b. Seis anjos tocam suas trombetas (8.7-9.21) – continuação.
Dissemos que dos vs. 8.7 ao 9.21, seis
anjos tocam suas trombetas.
As primeiras quatro pragas das trombetas (vs.
7-12) atacam os quatro aspectos mais importantes da criação:
·Terra.
·Mar.
·Água
fresca.
·Céu
(firmamento).
Depois, veremos que as
quatro primeiras taças afetam as mesmas quatro regiões (16.1-9).
A quinta trombeta – o primeiro ai.
Dos vs. 1 ao 12, veremos a quinta trombeta.
Esse toque põe em movimento um terrível exército de gafanhotos que são ativados
por fontes demoníacas (vs. 1-3).
O conjunto de imagens deriva de Êx 10.13-15
e de JI 2.1-11, em que uma praga de gafanhotos literal prefigura um julgamento
ainda mais devastador vindo de um exército divinamente autorizado (JI 2.11).
Seus poderes aterrorizantes só se comparam aos da besta (13.1-10).
Esses monstros infernais atacam apenas os
ímpios, não os santos (vs. 4). Os ímpios às vezes sofrem nesta vida de uma
maneira que pressagia o seu castigo final (20.11-15).
De acordo com intérpretes idealistas, essa
visão retrata a natureza atormentadora e que causa o próprio fracasso que a
impiedade exerce sobre a alma humana.
Os poderes do abismo não atacam os santos,
apenas os ímpios. Os historiastas têm geralmente encarado essa visão como uma
descrição da conquista islâmica da Europa ocidental degenerada (612-762 d.C.),
mas essa aplicação seria apenas uma concretização do princípio, e uma
concretização imperfeita.
Os futuristas compreendem a visão como uma
praga sobrenatural de espíritos demoníacos que devem ser soltos na terra pouco
antes da segunda vinda.
O princípio fundamental é o mesmo em todas
as interpretações, e múltiplas aplicações desse princípio são possíveis.
Essa terrível praga durará cinco meses. Uma
nuvem de gafanhotos normal desapareceria após alguns dias. Essa nuvem demoníaca
permanece durante todo o período e gafanhotos podem ser vistos durante todo
esse tempo.
O rei que eles tinham – vs. 11 – se chama o
anjo do Abismo que em hebraico significa Abadom e no grego Apoliom. Ambos os
nomes significam "destruidor". Talvez haja uma alusão irônica a Nero
ou a Domiciano, ambos os quais se consideravam como imitadores do deus grego
Apolo.
A agonia dos ímpios será tão terrível que
pedirão a morte e mesmo a buscarão, mas não a encontrarão – vs. 6. Esse foi o
primeiro “ai”, a quinta trombeta.
A sexta trombeta – o segundo ai.
Dos vs. 13 ao 21, teremos a sexta trombeta.
O Império Romano temia um ataque dos partos, dalém do rio Eufrates, (vs. 14), a
fronteira oriental do império. Mas todos esses temores se tornam ínfimos diante
daquilo que Apocalipse retrata. As ameaças externas sofridas pelo Império
Romano prenunciam o dia final da batalha cósmica (16.14).
Essa passagem é semelhante à de 16.14, mas
as consequências nesse caso são menos graves, e é permitido um tempo para
arrependimento (vs. 18-21).
Quando o sexto anjo tocou a sua trombeta,
João ouvi uma voz que vinha das pontas do altar de ouro que está diante de
Deus. A voz dizia ao sexto anjo que tinha a trombeta: "Solte os quatro
anjos que estão amarrados junto ao grande rio Eufrates" – vs. 13 e 14.
O Antigo Testamento mostra que certos anjos
dominam governos e reinos terrestres (Dn 10.13,20-21). Esses anjos podem estar
mencionados aqui, de modo que forças militares humanas causam as pragas
retratadas nos vs. 16-19.
Também é possível que os exércitos
representem figurativamente calamidades naturais ou sobrenaturais.
Eles eram os quatro anjos, que estavam
preparados para aquela hora, dia, mês e ano, foram soltos para matar um terço
da humanidade – vs. 15.
Com essa soltura, tem-se início uma onda de
destruição envolvendo exércitos numerosos. O número dos cavaleiros que
compunham os exércitos era de duzentos milhões. João destaca que ouviu isso
claramente, o que deve tê-lo impressionado muito.
Quanto a esse grande exército, os cavalos e
os cavaleiros que João viu em sua visão tinham o seguinte aspecto:
üAs
suas couraças eram vermelhas como o fogo, azul-escuras, e amarelas como o
enxofre.
üA
cabeça dos cavalos parecia a cabeça de um leão, e da boca lançavam fogo, fumaça
e enxofre.
Por meio deles, um terço da humanidade foi
morto pelas três pragas de fogo, fumaça e enxofre que saíam das suas bocas.
João ainda informa que o poder dos cavalos estava na boca e na cauda; pois as
suas caudas eram como cobras; tinham cabeças com as quais feriam as pessoas. (Vs.
16-19).
Dos que sobraram, dois terços da
humanidade, não contando os crentes, aqueles selados na fronte, mesmo assim,
apesar das coisas que estavam acontecendo, não se arrependeram. Isso nos lembra
de Faraó que via o poder de Deus e a demonstração de sua força e mesmo assim
não se arrependia, nem buscava o perdão de Deus.
Esse restante da humanidade que não morreu
por essas pragas, tendo conhecimento do juízo de Deus, mas estando endurecidos,
não se arrependeram das obras das suas mãos (vs. 20-21):
üEles
não pararam de adorar os demônios e os ídolos de ouro, prata, bronze, pedra e
madeira, ídolos que não podem ver nem ouvir nem andar.
üDos
seus assassinatos.
üDas
suas feitiçarias.
üDa
sua imoralidade sexual.
üDos
seus roubos.
Isso é uma indicação de que as calamidades
são infligidas com a compreensão — talvez tornada conhecida pelo testemunho
profético em 10.1-11.14 (veremos no próximo capítulo) — de que o arrependimento
do pecado poderia evitar a vinda das calamidades.
Ap 9:1 O quinto anjo tocou a trombeta,
e vi
uma estrela caída do céu na
terra.
E foi-lhe dada a chave do
poço do abismo.
Ap 9:2 Ela abriu o poço do abismo,
e subiu fumaça do poço como
fumaça de grande fornalha,
e, com a fumaceira saída do
poço,
escureceu-se
o sol
e o ar.
Ap 9:3 Também da fumaça saíram gafanhotos para a
terra;
e foi-lhes dado poder
como o que têm os
escorpiões da terra,
Ap 9:4 e foi-lhes dito que não causassem dano
à erva da terra,
nem a qualquer coisa verde,
nem a árvore alguma
e tão-somente aos homens
que não têm
o selo de Deus sobre a
fronte.
Ap 9:5 Foi-lhes também dado, não que os matassem,
e sim que os atormentassem
durante cinco meses.
E o seu tormento era como
tormento
de escorpião quando fere
alguém.
Ap 9:6 Naqueles dias, os homens buscarão a morte
e não a acharão;
também terão ardente desejo de morrer,
mas a morte fugirá deles.
Ap 9:7 O aspecto dos gafanhotos
era semelhante a cavalos preparados para a peleja;
na sua cabeça havia como
que coroas parecendo de ouro;
e o seu rosto era como
rosto de homem;
Ap 9:8 tinham também cabelos, como cabelos de
mulher;
os seus dentes, como dentes
de leão;
Ap 9:9 tinham couraças, como couraças de ferro;
o barulho que as suas asas
faziam
era como o barulho de
carros de muitos cavalos,
quando correm à peleja;
Ap 9:10 tinham ainda cauda, como escorpiões,
e ferrão;
na cauda tinham poder
para causar dano aos
homens,
por cinco meses;
Ap 9:11 e tinham sobre eles, como seu rei,
o anjo do abismo, cujo nome
em hebraico é Abadom,
e em grego, Apoliom.
Ap 9:12 O primeiro ai passou.
Eis que, depois destas coisas,
vêm ainda dois ais.
Ap 9:13 O sexto anjo tocou a trombeta,
e ouvi
uma voz procedente
dos quatro ângulos do altar
de ouro
que se encontra na presença
de Deus,
Ap 9:14 dizendo ao sexto anjo, o mesmo que tem a
trombeta:
Solta os quatro anjos
que se encontram atados
junto ao grande rio Eufrates.
Ap 9:15 Foram, então,
soltos
os quatro anjos que se achavam preparados para
a hora,
o dia,
o mês
e o ano,
para que matassem a terça parte dos homens.
Ap 9:16 O número dos
exércitos da cavalaria
era de vinte mil vezes dez
milhares;
eu ouvi o seu número.
Ap 9:17 Assim, nesta visão,
contemplei
que os cavalos
e os seus cavaleiros tinham
couraças
cor de fogo,
de jacinto
e de enxofre.
A cabeça dos cavalos
era como cabeça de leão,
e de sua boca saía
fogo,
fumaça
e enxofre.
Ap 9:18 Por meio destes
três flagelos, a saber,
pelo fogo,
pela fumaça
e pelo enxofre que saíam da
sua boca,
foi morta a terça parte dos
homens;
Ap 9:19 pois a força dos
cavalos
estava na sua boca
e na sua cauda,
porquanto a sua cauda se
parecia com serpentes,
e tinha cabeça,
e com ela causavam dano.
Ap 9:20 Os outros homens,
aqueles que não foram mortos por esses flagelos,
não se arrependeram das
obras das suas mãos,
deixando de adorar os demônios e os ídolos
de ouro,
de prata,
de cobre,
de pedra
e de pau,
que nem podem ver,
nem ouvir,
nem andar;
Ap 9:21 nem ainda se arrependeram
dos seus assassínios,
nem das suas feitiçarias,
nem da sua prostituição,
nem dos seus furtos.
Reparem que à despeito de quaisquer interpretações possíveis aos juízos
proclamados, não vemos em Apocalipse uma guerra entre o bem e o mal, antes um
Governante e um único Senhor executando juízo e justiça em seu reino.
Obs.: O texto acima foi elaborado com base na Bíblia de Estudo de Genebra - disponível em nossa loja nas cores preta, vinho ou azul. Valor promocional R$ 145,00 (fev/2019 - preço sujeito a variações, conforme o mercado). Adquira conosco e ganhe um ebook da série Projeto 1189. Código: BRINDE_BEG. Envie-nos um email com o comprovante de sua compra na Semeadores: contato@ossemeadores.com.br.
Nos links abaixo, você encontrará, versículo x versículo, verdadeiros tesouros
de conhecimentos bíblicos valiosos e preciosos para sua edificação e
crescimento espiritual.
Para cada um dos 66 livros da Bíblia,
haverá uma sinopse de qualidade do livro, um sumário proposto,
comparativos e informações riquíssimas em detalhes edificadores. Além disso,
você encontrará inúmeras opções de downloads de Bíblias, imagens gráficas de
versículos bíblicos, de covers do FaceBook; também centenas de opções de download
de bibliotecas bíblicas dos escritos dos pais da igreja, de sacerdotes de
Nicéia e Pós-Nicéia, todos os apócrifos, textos apologéticos, históricos e
muitos outros valiosos estudos, credos, confissões, catecismos, ficções,
livros. Tudo grátis (free) bastando apenas solicitar um ID e uma Senha.
Cada versículo bíblico é apresentado em
dezenas de traduções para efeito de comparações, além de referências cruzadas,
estudos bíblicos, léxico, concordância de Strong (com 8674 radicais
hebraicos usados no AT e 5624 radicais gregos usados no NT), a tradução
interlinear do AT/NT, comentários, tesouros de conhecimentos bíblicos,
devocionais, planos de leitura bíblica e diversos links referentes. Ainda, para
cada versículo, é possível o download de dezenas de fotos de qualidade com o
versículo bíblico correspondente.
Veja ainda mais, as versões bíblicas de estudo em grego e hebraico/aramaico;
cronologia do AT e do NT; Linha de Tempo Completa da Bíblia; Bíblia Poliglota
Apostólica e muito, muito mais... Aproveite, conheça, estude, aprove e então
compartilhe/divulgue.
Como dissemos, o propósito de Apocalipse, conforme a BEG, é estimular a
fidelidade a Cristo em meio ao sofrimento pela afirmação de que Deus governa a
História e certamente a levará a uma gloriosa consumação de julgamento e bênção
em Cristo. Estamos vendo o capítulo 8/22.
Para um maior aprofundamento, vejam o vídeo do capítulo 8 explicado pelo
Rev. Leandro Lima - https://youtu.be/aPbGw-Xc77c.
Breve
síntese do capítulo 8.
A história de Apocalipse sendo desenrolada no céu ao qual João está
testemunhando, vendo, ouvindo e escrevendo tem continuação em sua sequência e
agora é aberto o sétimo selo que deles geram sete trombetas.
Neste capítulo, as trombetas são abertas até a quarta e anunciado, ao
final, que ai dos moradores da terra porque ainda faltam três trombetas para serem
tocadas. As trombetas são tocadas por cada um dos sete anjos que se acham em pé
diante de Deus.
Na abertura do sétimo selo não houve, como nas demais aberturas dos
outros selos que somente o Cordeiro poderia fazê-lo, juízo, mas um silêncio no
céu por cerca de meia hora e depois a entrega das trombetas aos anjos.
Também há outro anjo junto ao altar que fica de frente ao trono com um
incensário nas mãos que é oferecido junto com as orações de todos os santos.
Depois de ter subido à presença de Deus as orações e a fumaça do incenso, este
anjo, enche o incensário com fogo do altar e o lança à terra onde ocorrem
fenômenos da natureza, como trovões, relâmpagos, vozes e até terremoto.
Somente após isso é que ocorrem os toques das trombetas onde cada uma
começa a trazer novos juízos como acontecia com os selos.
Vejamos o presente capítulo com mais
detalhes, conforme ajuda da BEG:
C. Visões celestiais (4.1-22.5) - continuação.
Como já falamos, dos vs. 4.1 ao 22.5,
estamos vendo essas visões celestiais de João. Por meio de Cristo e seus anjos
(22 8-9,16) João recebeu uma série de sete ciclos de visões:
(1)Sete
selos do rolo (4.1-8.1) – concluiremos
agora.
(2)Sete
anjos e trombetas (8.2-11.19) – começaremos
agora.
(3)Sete
histórias simbólicas (12.1-14.20).
(4)Sete
taças de ira (15.1-16.21).
(5)Babilônia
e a igreja (17.1-19.10).
(6)A
batalha final (19.11-21).
(7)O
reino dos santos e o julgamento final (20.1-21.8), seguidos por uma visão da
nova Jerusalém.
Essas visões tinham a intenção de advertir
e encorajar as igrejas ao abrir seus olhos para a realeza e majestade de Deus,
para a natureza da guerra espiritual, o julgamento de Deus sobre o mal e o
resultado do conflito.
(1) O primeiro ciclo: O rolo e seus sete selos (4.1-8.1) - continuação.
Como dissemos, dos vs. 4.1 ao 8.1, estamos
vendo o primeiro ciclo: o rolo e seus sete selos. Há diversas características
que se percebem nesse primeiro ciclo de visões (veja o capítulo 4).
d. A abertura do sétimo selo (8.1).
Quando ele (o Cordeiro) abriu o sétimo
selo, houve silêncio no céu por volta de meia hora. O próximo acontecimento
depois de 6.12-17 seria, muito naturalmente, o aparecimento do próprio Cristo
como o Guerreiro e Juiz final (Mc 13.24-26), mas as certezas de 7.1-17
intervêm. Ao voltar aos selos, a suposição seria que o retorno de Cristo está à
vista.
Embora a passagem não indique
explicitamente o retorno de Cristo quando o sétimo selo é quebrado, o silêncio
pode indicar que o céu permanece em êxtase diante de sua presença (Hc 2.20; Sf
1.7).
Nesse ponto, João não recebe uma figura
mais completa descrevendo os acontecimentos do julgamento final e da recriação.
Essa demora mantém o interesse do leitor nos ciclos posteriores de julgamento
durante os quais esses detalhes serão revelados.
(2) O segundo ciclo: Sete anjos com sete trombetas (8.2-11.19).
Com a abertura do sétimo selo, temos o
início de um novo ciclo que vai dos vs. 8.2 ao 11.19 – é o segundo ciclo: sete
anjos com sete trombetas. Sete anjos tocam sete trombetas.
As trombetas põem em movimento sete
julgamentos que levam à segunda vinda, descrevendo o governo de Deus sobre a
História a partir de vários ângulos.
Assim como as trombetas usadas na batalha
de Jericó (Js 6), essas trombetas levam à queda da cidade mundana (11.13) e, na
sétima trombeta, à vitória total de Deus.
As pragas das trombetas lembram as pragas
do Egito, significando o castigo de Deus sobre o poder idólatra.
Os sete selos começaram com o anúncio de
cavaleiros comissionados para trazer calamidades (6.1-8.1). A sétima trombeta,
ao contrário, contém descrições das próprias calamidades.
A intensidade do castigo é acelerada. Ainda
assim, parte da criação é poupada: a maioria das pragas da trombeta cai sobre
um terço do povo ou da terra, e não sobre toda ela.
Por exemplo, a praga dos gafanhotos termina
após cinco meses e algumas pessoas sobrevivem ao colapso da cidade em 11.13. Em
contraste, os castigos posteriores com as taças (15.1-16.21) são totalmente
devastadores.
a. Setes anjos diante de Deus (8.2-6).
Os julgamentos da trombeta partem dos anjos
de Deus que estão diante do seu trono (vs. 2). A visão de 4.1-5.14 permanece
como uma âncora para esse novo ciclo de visões.
Como os julgamentos dos selos em 6.1-8.1,
esses julgamentos são executados de acordo com os planos de Deus e segundo as
suas ordens.
As orações dos santos representam uma parte
notável na iniciação dos julgamentos (vs. 3-4).
b. Seis anjos tocam suas trombetas (8.7-9.21).
Dos vs. 8.7 ao 9.21, seis anjos tocam suas
trombetas.
As primeiras quatro pragas das trombetas
(vs. 7-12) atacam os quatro aspectos mais importantes da criação:
·Terra.
·Mar.
·Água
fresca.
·Céu
(firmamento).
Depois, veremos que as quatro primeiras
taças afetam as mesmas quatro regiões (16.1-9).
Dentro do período da igreja primitiva,
essas visões foram cumpridas tanto por meio de calamidades naturais quanto por
meio de calamidades espirituais semelhantes que afligiam a alma dos ímpios (no
simbolismo apocalíptico, o natural pode representar o espiritual).
Os princípios gerais podem ser mais amplamente.
Tanto os seres humanos como o mundo natural sofrem aflição até o momento da
renovação final (Rm 8.18-25).
Reparem nos paralelos do vs. 7, da Saraiva
e fogo com Êx 9.23-24; do vs. 8, da água se transformando em sangue, com Êx
7.14-24; do vs. 12, da escuridão, com Êx 10.21-23.
No vs. 13 os “Ai!” - típico início de um
oráculo profético (p. ex., Am 5.18; 6.1). As três últimas trombetas são agrupadas
como três "ais" (9.12; 11.14). Essas pragas discriminam
especificamente entre justos e ímpios, como aconteceu com as pragas finais do
Egito (p. ex., Êx 9.4-6; 10.22-23; 11.1-7).
O que aconteceu
Os efeitos
As consequências
O primeiro anjo tocou a sua trombeta
granizo e fogo misturado com sangue foram lançados
sobre a terra
Foi queimado
um terço da terra
um terço das árvores e toda a planta verde
O segundo anjo tocou a sua trombeta
algo como um grande monte em chamas foi lançado ao
mar
Um terço do mar transformou-se em sangue
morreu um terço das criaturas vivas do mar e foi
destruído um terço das embarcações.
O terceiro anjo tocou a sua trombeta
caiu do céu uma grande estrela (o nome da estrela é
Absinto), queimando como tocha
sobre um terço dos rios e das fontes de águas
Tornou-se amargo um terço das águas, e muitos
morreram pela ação das águas que se tornaram amargas
O quarto anjo tocou a sua trombeta
foi ferido um terço do sol, um terço da lua e um
terço das estrelas
de forma que um terço deles escureceu
Um terço do dia ficou sem luz, e também um terço da
noite
(Ap 8.7-12)
Como já dissemos, quer entender bem o
presente e saber como será o futuro, estude a história e seja sábio na
aplicação, pois, embora os tempos e as estações sejam diferentes, o modo
operante parece igual.
No vs. 13, enquanto João olhava, ele ouviu
uma águia que voava pelo meio do céu e dizia em alta voz: - "Ai, ai, ai
dos que habitam na terra, por causa do toque das trombetas que está prestes a
ser dado pelos três outros anjos!".
Ap 8:1 Quando o Cordeiro abriu o sétimo selo,
houve silêncio no céu cerca de meia hora.
Ap 8:2 Então, vi
os sete anjos
que se acham em pé diante
de Deus,
e lhes foram dadas sete
trombetas.
Ap 8:3 Veio outro anjo e
ficou de pé junto ao altar,
com um incensário de ouro,
e foi-lhe dado muito
incenso para oferecê-lo
com as orações de todos os
santos
sobre o altar de ouro que
se acha diante do trono;
Ap 8:4 e da mão do anjo
subiu à presença de Deus
a fumaça do incenso,
com as orações dos santos.
Ap 8:5 E o anjo tomou o
incensário,
encheu-o do fogo do altar
e o atirou à terra.
E houve trovões,
vozes,
relâmpagos
e terremoto.
Ap 8:6 Então, os sete anjos
que tinham as sete
trombetas
prepararam-se para tocar.
Ap 8:7 O primeiro anjo tocou a trombeta,
e houve saraiva
e fogo de mistura com sangue,
e foram atirados à terra.
Foi, então, queimada a
terça parte
da terra,
e das árvores,
e também toda erva verde.
Ap 8:8 O segundo anjo tocou a trombeta,
e uma como que grande montanha ardendo em chamas
foi atirada ao mar,
cuja terça parte se tornou
em sangue,
Ap 8:9 e morreu a terça
parte da criação
que tinha vida, existente
no mar,
e foi destruída a terça
parte das embarcações.
Ap 8:10 O terceiro anjo tocou a trombeta,
e caiu do céu
sobre a terça parte dos
rios,
e sobre as fontes das águas
uma grande estrela, ardendo
como tocha.
Ap 8:11 O nome da estrela é Absinto;
e a terça parte das águas
se tornou em absinto,
e muitos dos homens morreram por causa dessas
águas,
porque se tornaram
amargosas.
Ap 8:12 O quarto anjo tocou a trombeta,
e foi ferida a terça parte
do sol,
da lua
e das estrelas,
para que a terça parte
deles escurecesse
e, na sua terça parte, não
brilhasse,
tanto o dia como também a
noite.
Ap 8:13 Então, vi e ouvi
uma águia que,
voando pelo meio do céu,
dizia em grande voz:
Ai! Ai! Ai dos que moram na
terra,
por causa das restantes
vozes da trombeta
dos três anjos
que ainda têm de tocar!
João subiu ao céu por convite quando ele olhou e viu uma porta aberta no
céu e ouviu a voz como de trombeta ao falar com ele, dizendo para ele subir a
fim de que fosse a ele mostrado as coisas que deviam acontecer depois e,
imediatamente, ele se achou lá em espírito onde viu, armado no céu, um trono –
isso ocorreu no capítulo 4.
João ainda está no céu e já estamos na abertura da quarta trombeta, no
capítulo 8 que começou com a cena do Cordeiro abrindo o sétimo selo e revelando
as sete trombetas, não sem antes ocorrer um silêncio no céu de cerca de meia
hora.
Obs.: O texto acima foi elaborado com base na Bíblia de Estudo de Genebra - disponível em nossa loja nas cores preta, vinho ou azul. Valor promocional R$ 145,00 (fev/2019 - preço sujeito a variações, conforme o mercado). Adquira conosco e ganhe um ebook da série Projeto 1189. Código: BRINDE_BEG. Envie-nos um email com o comprovante de sua compra na Semeadores: contato@ossemeadores.com.br.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita podendo conter gráficos, tabelas, imagens e textos e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
Colabore: faça sua oferta voluntária! Entre em contato conosco para isso: +55-61-995589682
Nosso Projeto 1189 no YouTube começou em 21/04/2016 e foi concluído em 23/07/2019.
Não esqueça de citar a fonte quando for fazer citações, referências em seus posts, pregações e livros. Acompanhe-nos no YouTube e em nossas redes e mídias sociais. Ajude-nos com suas orações!
As mensagens do JAMAIS DESISTA do caminho do Senhor são diárias, inéditas, baseadas na Bíblia e buscando sua conformação máxima à teologia reformada e representam o pensamento do autor na sua contínua busca das coisas pertencentes ao reino de Deus e a sua justiça.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita - com gráficos, tabelas, imagens e textos - e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
O Nascimento e a Infância de Jesus
-
*O NASCIMENTO E A INFÂNCIA DE JESUS*
Neste breve sumário iremos ver os fatos relacionados com o nascimento de
Jesus. Eles estão ausentes no Evangelho de...
TRANSTORNANDO O CALVINISMO
-
A doutrina Calvinista é a mais bela expressão do ensino bíblico
transmitida a nós pelo seu maior representante - João Calvino. É claro, a
de se ori...