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terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Jeremias 2:1-37 - JEREMIAS ADVERTE JUDÁ QUE ESTÁ FUGINDO DO SENHOR.

Entraremos agora na terceira parte, de nossa divisão proposta de dezoito delas, nos baseando na estruturação apresentada pela BEG.
III. PLEITO INICIAL CONTRA JUDÁ (2.1-3.5).
Nós já vimos, no preâmbulo, que Jeremias recebeu inspiração e autoridade do Senhor para ministrar ao povo de Deus durante os vários anos de sua vida como profeta. Vimos também, na parte dois que fala de seu chamado, que apesar da relutância de Jeremias em seu chamado, Deus o chamou para profetizar. Agora, na parte três, Jeremias vai relatar como Deus declarou Judá culpada de graves violações.
Dos versos de 2.1 até 33.26, que envolvem os capítulos de III a XIII, veremos os temas centrais do ministério do profeta. Ele anunciou a palavra de Deus com respeito:
·         Aos julgamentos vindouros.
·         Ao exílio.
·         À restauração do exílio.  
Dos versos de 2.1 até ao 6.30, que envolvem as partes III. PLEITO INICIAL CONTRA JUDÁ (2.1-3.5) e IV. OS PECADOS E JULGAMENTOS DE JUDÁ (3.6-6.30), os discursos do profeta correspondem ao seu ministério durante o reinado de Josias (3.6). Essas argumentações destacam os pecados repetidos de Judá (2.1-3.5) que levaram aos julgamentos divinos e, por fim, à invasão estrangeira (3.6-6.30).
Dos versos de 2.1 até ao 3.5, veremos a partir de agora. Trata-se da parte III - O pleito inicial contra Judá.
Essas profecias são feitas no contexto do tribunal divino, do qual é feita a convocação e as acusações. Como em muitos pleitos legais desse tipo, Deus ressalta os pecados do povo, enfatizando a sua bondade para com ele. O profeta emprega várias imagens sexuais vívidas a fim de chamar a atenção para o envolvimento dos judaístas com rituais de fertilidade cananeus.
Novamente veio ao profeta a palavra do Senhor que é como a uma vara de amendoeira, porque o Senhor vela sobre ela para a cumprir. (Jr 1:12; 2:1).
Deus ordena ao profeta que vá a Jerusalém e se dirija a ela. Na língua hebraica, o gênero das cidades é feminino, de modo que o poeta personifica Jerusalém como uma mulher (7.29).
O próprio Deus assume a posição de acusador; posteriormente, ele falará como juiz. A sua devoção da mocidade revela fidelidade dentro de um relacionamento — pessoal ou pactual —, como entre o Senhor e Israel/Judá (Lm 3.22). O relacionamento inicial de Israel com o Senhor (no deserto, depois de fugir do Egito) é lembrado como puro e dedicado, semelhante àquele de uma noiva com o seu noivo (cf. Os 2.14-16).
Israel era nesse tempo santo e primícias de sua novidade. Esses termos são extraídos do âmbito da adoração. Israel era "consagrado", ou seja, santo, dedicado ao Senhor (Ez 22.26). As ofertas ao Senhor deveriam consistir das "primícias" (Dt 26.2; Os 9.10) que eram consideradas de qualidade superior. Por isso que os que a devoravam eram tidos por culpados de manusearem coisas santas sem autorização.
A casa de Jacó e todas as famílias da casa de Israel estão sendo convocadas pelo “ouvi a palavra do Senhor” ao tribunal celestial de Deus e, possivelmente, a um julgamento (7.2; 17.20; 19.3; Is 1.10; Os 4.1; Am 7.16).
Que dizia profeticamente “Assim diz o SENHOR.” Que era uma fórmula típica de um mensageiro, empregada pelos profetas (cf. Is 7.7; Ez 2.4) para afirmar que estavam proferindo a palavra de Deus. Nietzsche, zombando e mesmo anunciando a morte de Deus, empregou uma frase semelhante, em parodia “Assim falou Zaratustra”.
O que o Senhor dizia? Que o povo estava vendo injustiças no Senhor e por isso indo após a vaidade – vs. 5 -, tornando-se desta forma levianos. Eles mesmos não perguntavam nem por ele, nem se lembravam dos grandes feitos – vs. 6 - que o Senhor tinha realizado há pouco com seu povo no deserto.
Esse era um típico comportamento evasivo de quem amava o pecado e procurava desculpas para cada vez mais se aprofundar nele, no pecado. Em função disso precisavam acusar a Deus pela sua situação difícil.
Apesar de tudo, Deus os introduziu numa terra fértil, na esperança de comerem o seu fruto e desfrutarem do seu bem, mas quando entraram procuraram ser como as outras nações. Há um grande contraste entre o deserto e a terra fértil em Dt 8.7-10,15-16. O povo santo de Deus (Dt 7.6) habitava na terra que Deus lhes havia dado como herança. A terra podia ser "contaminada" ou violada pelos pecados praticados dentro dela.
Os sacerdotes que tratavam da lei e que deveriam buscar ao Senhor não perguntavam por ele – vs. 8. É possível que esses sacerdotes se tratem de uma referência ao mesmo grupo de pessoas (18.18; Dt 31.9), ou que os últimos constituíssem um grupo de escribas (8.8).
Governadores ou pastores (um termo usado com frequência para governantes - 23.1-4 -, conforme a versão), e profetas (um grupo oficial ao qual Jeremias se opôs em várias ocasiões devido à apostasia desses indivíduos - 23.9-40; 28) prevaricaram e profetizaram por Baal gerando coisas de nenhum proveito.
Em razão disso o Senhor contenderia, pleitearia contra eles. A metáfora do tribunal é retomada (vs. 5; Os 4.1; Mq 6.1-2).
Foram orientados a passarem às ilhas, verem e atentarem bem. Ou seja, para Chipre e as regiões costeiras a oeste, lugares que representam o Oriente e o Ocidente, respectivamente. Deus considerava impensável que, enquanto outras nações eram fiéis aos seus falsos deuses, Judá era infiel a ele.
As nações que seguem deuses que não são deuses são fiéis a eles que nada podem fazer, enquanto Judá, que servia o Deus vivo, era infiel a ele. Trocaram a glória de Deus por nada, por algo que é de nenhum proveito.
No vs. 12, Jeremias convoca os céus e a terra para testemunharem no tribunal (Dt 30.19; 31.28; 32.1).
Jeremias enfatiza a seriedade do pecado de Judá, no vs. 13. Dois graves erros teriam eles cometido:
1.      Deixaram ao Senhor, o manancial de águas vivas.
2.      Cavaram, para si, cisternas rotas que não retêm água.
Os judaístas haviam abandonado a Deus e colocado outros deuses em seu lugar. Somente Deus provê a água vivificadora (Is 55.1; Jn 4.10; 7.37-39). Quando o reboco interno das cisternas se deteriorava, elas deixavam a água dentro delas vazar. Do mesmo modo, os falsos deuses não podiam suprir as necessidades do povo.
De filhos pela criação, Israel era agora escravo que estaria fugindo dos seus inimigos. No vs. 15, os leões, provavelmente são uma referência a inimigos (cf. 4.7) e um retrato introdutório da desolação provocada por mãos hostis.
Mênfis e Tafnes eram cidades do Egito e até os seus filhos quebraram o alto da cabeça ou "a coroa da cabeça". Possivelmente, uma referência a Josias, que foi morto pelo Faraó Neco em Megido em 609 a.C. (2Rs 23.29). O território de Canaã foi disputado pelo Egito e pela Babilônia de 609 a 605 a.C.
Essas coisas aconteceram por que deixaram o Senhor e lhes sobrevieram essas coisas por pura consequência de seus atos tresloucados.
E agora, o que adianta o Egito ou a Assíria? Israel e Judá persistiram no pecado de buscar socorro em alianças políticas e não no Senhor (Is 7.3-9).
Em 2Rs 18.31 o comandante de campo assírio se vangloria de que a Assíria é mais confiável do que o Senhor para suprir as necessidades básicas do seu povo.
Infidelidades, malícias, apostasias é o oposto de voltar-se para o Senhor, o cerne do arrependimento. Ao invés de se voltarem para Deus, eles repetidamente iriam se voltar para outros deuses. Em Os 14.4 a mesma palavra – infidelidade - é usada.
Eles mesmos quebraram o jugo, romperam as ataduras e disseram que não serviriam ao Senhor. Em lugares típicos de santuários dedicados aos deuses de Canaã (veja Dt 12.2; 1Rs 14.23) e debaixo de toda árvore frondosa, se deitaram para prostituições. O culto cananeu envolvia rituais de prostituição, de modo que o reino infiel de Judá é retratado como uma prostituta (cf. Ez 23.1-8; Os 3.1-5; 4.10-14) pelo seu envolvimento, interesse e busca.
Fora o Senhor que tinha plantado ela como uma vide excelente. Essa ilustração da vinha é usada com frequência para Israel (SI 80.8-16; Is 5.1-7; Ez 17.1-10). Somente Jesus Cristo é a videira verdadeira e aqueles que permanecem nele são os seus ramos (Jn 15.1-8). Os ramos que derem frutos, serão limpos para produzirem mais frutos ainda, mas os outros ramos que não derem frutos, os bravos, literalmente "estrangeira", são os que se tornaram para ele uma planta degenerada, de vida estranha, indicando as práticas religiosas pagãs.
A sua iniquidade é tão profunda que não adianta lavagem alguma.  Como tirar pecados de uma alma acostumada com eles? A lavagem dos pecados somente será eficaz se for acompanhada de fé e arrependimento sinceros, com base no sangue da aliança eterna (Is 53.4-6; Hb 9.11-15; 13.20).
No entanto, ela nem se sente contaminada e se justifica dizendo: - como andei eu após Baal? Mas, deixou seus rastros no vale, provavelmente uma referência ao vale de Hinom, logo ao sul de Jerusalém, onde ocorriam práticas cultuais abomináveis (cf. 7.31). Tal como uma dromedária, uma fêmea jovem, caracteristicamente irresoluta, estava pronta a seguir qualquer impulso novo. E, como uma jumenta selvagem – vs. 24 – seu desejo era mesmo insaciável.
Jeremias caracteriza com essas figuras a desobediência de Judá de modo bastante apropriado como desejos lascivos, pois o povo seguiu as práticas de fertilidade sensuais, imorais e indecentes dos cananeus. A nação que deveria ser modelo e copiada, imitava as outras nações. Ela estava se acostumando com suas práticas e prostituições, abandonando ao Senhor.
Por causa de seu pecado e apego às suas práticas, rejeitariam ao Senhor, trocando-o pelo pau, seu pai e pela pedra, sua mãe, mas quando vier a perseguição, procurarão por ele e ainda pedirá para o Senhor se despertar, se levantar e os salvar.
Uma característica das religiões pagãs era a grande quantidade de deuses, cada um à semelhança de quem os criou. Na hora do aperto, que eles se levantem para salvar e livrar. A teimosia do povo era muito grande a ponto de disputarem com o Senhor e assim aumentarem suas transgressões.
O Senhor por seu amor, graça e misericórdia ainda castigou os seus filhos, mas nem aceitaram a sua correção. Ao invés de se arrependerem e se voltarem para o Senhor, preferiram devorarem os profetas como um leão destruidor – vs. 30.
Por que Israel insistia em continuar a fugir do Senhor? Seria o Senhor um deserto para eles ou uma terra de espessa escuridão – vs. 31? A resposta deles era que estavam à vontade e não mais tornariam ao Senhor.
Nem a virgem esquece dos seus enfeites, nem a esposa de seus cendais, pois esquecer de tais coisas é praticamente impossível e, no entanto, Judá fez algo impensável: se esqueceu de Deus e isso por dias sem conta! Deus não se queixa apenas de que os judaístas pecaram, mas de que se esqueceram dele por um longo tempo, depois de advertências repetidas.
Então o que ainda fazem além de esquecerem do Senhor? Ela ornamenta o seu caminho para se doar ao amor! Ela agora passa a ser mestra de prostituições e ensina os seus caminhos até para as malignas.
Até nas orlas de seus vestidos – vs. 34 – foi encontrado sangue dos pobres. Essa terminologia se refere à perseguição dos fracos pelos fortes, um tema proeminente no livro do profeta Amos (Am 2.6-8; 4.1).
Ela continua a alegar inocência e a dizer para si mesma que a fúria do Senhor se desviou dela. É como a prostituta que come e bebe, depois lava a sua boca e diz para si mesma, não fiz nada de mal – “Tal é o caminho da mulher adúltera: ela come, e limpa a sua boca, e diz: não pratiquei iniquidade.” – Pv 30:20.
Jr 2:1 Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
                Jr 2:2 Vai, e clama aos ouvidos de Jerusalém, dizendo:
                               Assim diz o Senhor:
                Lembro-me, a favor de ti, da devoção da tua mocidade,
                               do amor dos teus desposórios,
                                               de como me seguiste no deserto,
                                                               numa terra não semeada.
                Jr2:3 Então Israel era santo para o Senhor,
                               primícias da sua novidade;
                                               todos os que o devoravam eram tidos por culpados;
                                                               o mal vinha sobre eles, diz o Senhor.
                Jr2:4 Ouvi a palavra do Senhor, ó casa de Jacó,
                               e todas as famílias da casa de Israel;
                Jr 2:5 assim diz o Senhor:
                               Que injustiça acharam em mim vossos pais,
                                               para se afastarem de mim, indo após a vaidade,
                                                               e tornando-se levianos?
                Jr 2:6 Eles não perguntaram:
                               Onde está o Senhor, que nos fez subir da terra do Egito?
                                               que nos enviou através do deserto,
                                                               por uma terra de charnecas e de covas,
                                                               por uma terra de sequidão e densas trevas,
                                                               por uma terra em que ninguém transitava,
                                                                              nem morava?
                Jr 2:7 E eu vos introduzi numa terra fértil,
                               para comerdes o seu fruto e o seu bem;
                                               mas quando nela entrastes,
                               contaminastes a minha terra,
                                               e da minha herança fizestes uma abominação.
                Jr2:8 Os sacerdotes não disseram:
                               Onde está o Senhor?
                               E os que tratavam da lei não me conheceram,
                                               e os governadores prevaricaram contra mim,
                                                               e os profetas profetizaram por Baal,
                                               e andaram após o que é de nenhum proveito.
                Jr2:9 Portanto ainda contenderei convosco, diz o Senhor;
                               e até com os filhos de vossos filhos contenderei.
                Jr2:10 Pois passai às ilhas de Quitim, e vede;
                               enviai a Quedar, e atentai bem;
                                               vede se jamais sucedeu coisa semelhante.
                Jr2:11 Acaso trocou alguma nação os seus deuses,
                               que contudo não são deuses?
                                               Mas o meu povo trocou a sua glória
                                                               por aquilo que é de nenhum proveito.
                Jr2:12 Espantai-vos disto, ó céus, e horrorizai-vos!
                               ficai verdadeiramente desolados, diz o Senhor.
                Jr2:13 Porque o meu povo fez duas maldades:
                               a mim me deixaram, o manancial de águas vivas,
                               e cavaram para si cisternas, cisternas rotas,
                                               que não retêm as águas.
                Jr2:14 Acaso é Israel um servo? E ele um escravo nascido em casa?
                               Por que, pois, veio a ser presa?
                15 Os leões novos rugiram sobre ele, e levantaram a sua voz;
                               e fizeram da terra dele uma desolação;
                                               as suas cidades se queimaram,
                                                               e ninguém habita nelas.
                Jr2:16 Até os filhos de Mênfis e de Tapanes te quebraram
                               o alto da cabeça.
                Jr2:17 Porventura não trouxeste isso sobre ti mesmo,
                               deixando o Senhor teu Deus no tempo
                                               em que ele te guiava pelo caminho?
                18 Agora, pois, que te importa a ti o caminho do Egito,
                               para beberes as águas do Nilo?
                                               e que te importa a ti o caminho da Assíria,
                                                               para beberes as águas do Eufrates?
                19 A tua malícia te castigará, e as tuas apostasias te repreenderão;
                               sabe, pois, e vê, que má e amarga coisa é
                                               o teres deixado o Senhor teu Deus,
                                               e o não haver em ti o temor de mim,
                                                               diz o Senhor Deus dos exércitos.
                Jr2:20 Já há muito quebraste o teu jugo, e rompeste as tuas ataduras,
                               e disseste:
                                               Não servirei:
                                                               Pois em todo outeiro alto e debaixo de toda
                                                                              árvore frondosa te deitaste,
                                                                                              fazendo-te prostituta.
                Jr2:21 Todavia eu mesmo te plantei como vide excelente,
                               uma semente inteiramente fiel;
                                               como, pois, te tornaste para mim uma planta
                                                               degenerada, de vida estranha?
                22 Pelo que, ainda que te laves com salitre, e uses muito sabão,
                               a mancha da tua iniqüidade está diante de mim,
                                               diz o Senhor Deus.
                Jr2:23 Como dizes logo:
                               Não estou contaminada nem andei após Baal?
                                               Vê o teu caminho no vale, conhece o que fizeste;
                                                               dromedária ligeira és,
                                                               que anda torcendo os seus caminhos;
                                               24 asna selvagem acostumada ao deserto
                                                               e que no ardor do cio sorve o vento;
                                                                              quem lhe pode impedir o desejo?
                                               Dos que a buscarem, nenhum precisa cansar-se;
                                                               pois no mês dela, achá-la-ão.
                Jr2:25 Evita que o teu pé ande descalço,
                               e que a tua garganta tenha sede. Mas tu dizes:
                                               Não há esperança;
                                                               porque tenho amado os estranhos,
                                                                              e após eles andarei.
                Jr2:26 Como fica confundido o ladrão quando o apanham,
                               assim se confundem os da casa de Israel;
                                               eles, os seus reis, os seus príncipes,
                                                               e os seus sacerdotes, e os seus profetas,
                27 que dizem ao pau:
                               Tu és meu pai;
                e à pedra:
                               Tu me geraste.
                                               Porque me viraram as costas, e não o rosto;
                                                               mas no tempo do seu aperto dir-me-ão:
                                                                              Levanta-te, e salvamos.
                Jr2:28 Mas onde estão os teus deuses que fizeste para ti?
                               Que se levantem eles, se te podem livrar no tempo
                                               da tua tribulação; porque os teus deuses, ó Judá,
                                                               são tão numerosos como as tuas cidades.
                Jr2:29 Por que disputais comigo?
                               Todos vós transgredistes contra mim diz o Senhor.
                Jr2:30 Em vão castiguei os vossos filhos;
                               eles não aceitaram a correção;
                                               a vossa espada devorou os vossos profetas
                                                               como um leão destruidor.
                Jr2:31 Ó geração, considerai vós a palavra do Senhor:
                               Porventura tenho eu sido para Israel um deserto?
                                               ou uma terra de espessa escuridão?
                               Por que pois diz o meu povo:
                                               Andamos à vontade; não tornaremos mais a ti?
                32 Porventura esquece-se a virgem dos seus enfeites,
                               ou a esposa dos seus cendais?
                                               todavia o meu povo se esqueceu de mim
                                                               por inumeráveis dias.
                Jr2:33 Como ornamentas o teu caminho, para buscares o amor!
                               de sorte que até às malignas ensinaste os teus caminhos.
                Jr2:34 Até nas orlas dos teus vestidos se achou o sangue
                               dos pobres inocentes; e não foi no lugar do arrombamento
                                               que os achaste; mas apesar de todas estas coisas,                                                                    35 ainda dizes:
                               Eu sou inocente; certamente a sua ira se desviou de mim.
                               Eis que entrarei em juízo contigo, porquanto dizes:
                                               Não pequei.
                Jr2:36 Por que te desvias tanto, mudando o teu caminho?
                               Também pelo Egito serás envergonhada,
                                               como já foste envergonhada pela Assíria.
                Jr2:37 Também daquele sairás com as mãos sobre a tua cabeça;
                               porque o Senhor rejeitou as tuas confianças,
                                               e não prosperarás com elas.
Ela se desvia tanto mudando o seu caminho e qual seria a razão disso? Estaria ela confiando no Egito ou na Assíria? A palavra de juízo contra ela é que será envergonhada por um e por outro. E com as mãos sobre as cabeças sairá delas, como os cativos de guerra. Foi o Senhor quem rejeitou as suas confianças e deu a ordem de que não prosperará com elas.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete
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segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Genealogia Bíblica - Adauto Lourenço

Jeremias1:1-19 - JEREMIAS, O PROFETA CHORÃO.

Sobre o livro de Jeremias
Em nosso pequeno e humilde trabalho, estaremos agora entrando,  no segundo livro (Jeremias), dos últimos 17 livros da Bíblia do Antigo Testamento que, justamente são os livros proféticos.
A fonte principal de nossas pesquisas, nas quais seguiremos sua divisão proposta, com ligeiras alterações, é a Bíblia de Estudo de Genebra – BEG.
Autores: Jeremias e Baruque, seu aluno e/ou escriba.
Conforme o preâmbulo, o livro contém as "Palavras de Jeremias, filho de Hilquias" (1.1) que pode ter sido ajudado por Baruque em sua compilação e organização, mas não em seu conteúdo. Uma indicação do procedimento usado para reunir as várias profecias e sermões num único livro pode ser encontrada no cap. 36, onde é dito que Baruque escreveu todas as palavras ditas pelo profeta até então e as leu em público. Quando o rolo foi destruído por Jeoaquim, outro rolo mais completo foi redigido (veja 51.60).
Propósito: Lembrar aos exilados na Babilônia os motivos de suas provações e garantir-lhes que, ao se arrepender, o povo de Deus voltaria para a Terra Prometida com grandes bênçãos.
Data: 580-539 a.C.
Verdades fundamentais: O exílio na Babilônia foi merecido, pois o povo de Judá e Jerusalém persistiu no pecado. O templo em Jerusalém não protegeria os habitantes de Judá do julgamento de Deus contra eles por sua hipocrisia. O povo deveria recusar os falsos profetas que proclamavam paz e segurança e aceitar a mensagem dos verdadeiros profetas. A decisão divina de mandar o seu povo para o exílio seria seguida de restauração maravilhosa sob uma nova aliança.
Contextualização: Jeremias profetizou durante o reinado dos últimos monarcas de Judá:
·         Josias (640-609 a.C.).
·         Jeoacaz (609 a.C.).
·         Jeoaquim (609-598 a.C.).
·         Joaquim (598-597 a C.).
·         Zedequias (597-586 a.C.).
Israel, o Reino do Norte, já havia sido exilado em 722 a.C. pela Assíria que, em 612 a.C., foi conquistada pela Babilônia.
Judá, o reino sul, caiu quando a maior parte do seu povo foi exilada na Babilônia em decorrência de deportações iniciadas em 605 a.C. e duas invasões (597 e 586 a.C.) comandadas pelo rei Nabucodonosor.
Jeremias anunciou ao povo que essas decisões divinas estavam para acontecer e viu o cumprimento delas.
Ele era sacerdote originário da cidade sacerdotal de Anatote no território de Benjamim. Teve uma vida solitária devido à sua mensagem impopular (15.17) e foi proibido por Deus de se casar como um sinal da cessação iminente da vida normal por causa do exílio (16.2).
O profeta teve a sua vida ameaçada em várias ocasiões (11.18-23; 18.18; 26.8; 36.19; 38.6), pois a mensagem recebida de Deus o levou a se opor às autoridades da Terra Prometida e a praticamente todas as classes de Judá (26.8).
Jeremias também foi procurado por alguns, especialmente pelo rei Zedequias, em razão do seu comentário sobre o provável resultado do investida violenta final dos exércitos babilônios (37.3,17).
Era uma época de grande instabilidade política em que o Egito e a Babilônia estavam disputando o domínio sobre aquela região.
Jeremias profetizou repetidamente a vitória da Babilônia, proclamando que o Senhor usaria Nabucodonosor como instrumento do seu castigo.
Quando Jerusalém caiu, o comandante babilônio foi incumbido por Nabucodonosor de cuidar do profeta cuja fama havia se espalhado até o centro do império (39.1 1-14).
Jeremias permaneceu na Terra Prometida até que o governador Gedalias foi assassinado.
Ignorando as advertências de Jeremias (42.1ss.) e temendo uma represália, muitos judaítas fugiram para o Egito e obrigaram o profeta a acompanhá-los (43.1ss.).
Enquanto estava no Egito, Jeremias pregou a palavra de Deus aos refugiados de Judá.
Na época, o profeta estava com pelo menos setenta anos de idade e é bem provável que tenha morrido no Egito pouco tempo depois..
Data e ocasião - O livro foi escrito no contexto do longo conflito em Judá entre o culto idólatra a deuses estrangeiros e a adoração verdadeira e exclusiva ao Senhor, a fé legítima que Josias tentou restaurar em sua reforma (2Rs 22-23).
Essa reforma de Josias teve início em 628 a.C. e ganhou novo ímpeto com a descoberta do Livro de Lei em 621 a.C. (2Rs 22.8).
Jeremias recebeu o seu chamado em 626 a.C. (1.2). Assim, o início do seu ministério coincide com a reforma promovida pelo rei.
No entanto, como as suas profecias dão testemunho, a reforma não exerceu um impacto duradouro sobre a vida do povo.
Jeremias advertiu que a desobediência repetida de Judá acabaria levando o seu povo ao exílio, mas também ofereceu a esperança da volta à Terra Prometida no devido tempo.
É provável que a edição final do livro tenha sido realizada durante o exílio, uma vez que ele é o fato histórico mais recente de seus registros.
 Propósito e características
As fases da mensagem de Jeremias.
(1)   Ele chamou Judá a se arrepender a fim de evitar o julgamento que, de outro modo, certamente lhe sobreviria (p. ex., 7.1-15).
(2)   Anunciou que o tempo de arrependimento havia passado e que a decisão divina contra o povo já havia sido tomada (19.10-11). O julgamento é o tema dominante do livro, sendo entendido como a invocação da maldição mais grave da aliança, ou seja, a perda da Terra Prometida (Lv 26.31-33; Dt 28.49-68).
(3)   O Senhor salvaria o seu povo, ou um remanescente do mesmo, por meio do exílio (24:4-7). Os babilônios prevaleceriam sobre Judá segundo a ordem do Senhor, mas só por algum tempo. A Babilônia também cairia (25.9,11-12), o que de fato ocorreu em 539 a.C. quando os babilônios foram derrotados por uma coalizão de persas e medos sob o comando de Ciro, preparando o caminho para a volta dos exilados (50 3; 51.1,27-28; 2Cr 36 20-23). Essa foi a resposta de Jeremias aos falsos profetas que contestavam a sua mensagem de julgamento (28.2-4).
Jeremias também anunciou uma mensagem de salvação, dirigida apenas àqueles que sobreviveriam ao julgamento (29.11-14).
·         Essa mensagem se consolidou na profecia da nova aliança (31.31-34) que é estruturada em torno dos elementos principais da aliança mosaica no Sinai.
·         Esses elementos expressam o desejo de Deus de ter um relacionamento com o seu povo escolhido e a exigência de reciprocidade por meio da obediência (Êx 19.3-6; Dt 7.6-11).
·         A nova aliança diz respeito à capacitação do povo de Deus para obedecê-lo (31.33; 32.39-40), e o Novo Testamento afirma explicitamente que essa promessa só se cumpre em Cristo (31.33; cf. Lc 22.20; 1Co 11.25; Hb 8.6; 9 15; 12.24).
Jeremias, um profeta emotivo - (Is 15:7; 22:4; Mq 1:8-9).
Ele sentiu a agonia do povo diante da aproximação dos exércitos babilônios mesmo antes que o próprio povo a sentisse (4.19-21; 10.19-22; 14.19-22).
·         Sentiu a fúria do Senhor diante do pecado do povo (8.21-9.3).
·         Expressou angústia diante do fardo opressivo do seu chamado profético, pediu ao Senhor que o vingasse dos seus inimigos pessoais e chegou até a acusar o Senhor de tê-lo forçado ou enganado (15.18; 20.7).
Jeremias como mediador
·         Seu papel de mediador é revelado de modo extremamente comovente na série de passagens chamadas (de modo impróprio) de "confissões" do profeta (11.18-23; 12.1-6; 15.10-21; 17.12-18; 18.19-23; 20.7-18).
·         Algumas dessas orações são respondidas por Deus com uma combinação de repreensão e tranquilização (12.5-6; 15.19-21).
·         As palavras de incentivo dadas por Deus a Jeremias em 15.19-21 são repetidas posteriormente numa oração de Efraim, que recebeu a sua própria resposta (31.18-20).
·         As boas intenções do Senhor para com Jeremias se tornam, portanto, uma garantia da fidelidade que ele planeja demonstrar para com todo o seu povo, tanto durante o julgamento vindouro como depois do mesmo.
Estilos literários em Jeremias
·         Oráculos poéticos anunciados pelo profeta (caps. 2-6).
·         Sermão ou prosa (7.1-15).
·         Narrativas na terceira pessoa do singular (caps. 37-45), e um anexo editorial (p. ex., cap. 52; 51.64).
Organização do livro
·         Temática e não cronológica.
Por exemplo, os caps. 21-24 mostram profecias de Josias até Zedequias, mas sem incluir este último. Do mesmo modo, os caps. 35-36 voltam a Jeoaquim, depois de apresentar cenas envolvendo Zedequias, seu sucessor.
Cristo em Jeremias
·         Na certeza de restauração do exílio expressada pelo profeta.
·         Na entrada do povo de Deus num novo período da aliança repleto de bênçãos de Deus, onde Jesus:
ü  É o Senhor da nova aliança (Lc 22.20; Hb 8.8; 9.5; 12.24).
ü  É o filho de Davi. 
ü  É o Sacerdote que deu início às maravilhas dos últimos dias com o seu ministério aqui na terra. Nos dias de hoje, ele continua realizando essa obra de restauração que será completada quando ele voltar em glória.
Divisão proposta do livro de Jeremias
Seguiremos a mesma estruturação proposta pela BEG para a divisão do livro de Jeremias ao qual iniciaremos hoje.
I. PREÂMBULO (1.1-3).
II. O CHAMADO DE JEREMIAS (1.4-19).
III. PLEITO INICIAL CONTRA JUDÁ (2.1-3.5).
IV. OS PECADOS E JULGAMENTOS DE JUDÁ (3.6-6.30).
V. O TEMPLO (7.1-10.25).
VI. A QUEBRA DA ALIANÇA (11.1-13.27).
VII. O JULGAMENTO POR MEIO DA SECA (14.1-15.21).
VIII. SÍMBOLOS DO JULGAMENTO VINDOURO (16.1-17.18).
IX. UM SERMÃO SOBRE O SÁBADO (17.19-27).
X. DEUS COMO OLEIRO (18.1-20.18).
XI. JULGAMENTO E ESPERANÇA NOS ÚLTIMOS DIAS DE JUDÁ (21.1-24.10).
XII. A SEVERIDADE E DURAÇÃO DO EXÍLIO (25.1-29.32).
XIII. A CERTEZA DE RESTAURAÇÃO (30.1-33.26).
XIV. TRANSGRESSÕES E JULGAMENTOS REPRESENTATIVOS (34.1-36.32).
XV. OS ENCONTROS FINAIS E A QUEDA DE JERUSALÉM (37.1-39.18).
XVI. DEPOIS DA QUEDA (40.1-45.5).
XVII. ORÁCULOS CONTRA AS NAÇÕES (46.1-51.64).
XVIII. EXÍLIO E LIBERTAÇÃO DA PRISÃO (52.1-34)
Jeremias 1:1-19 - JEREMIAS, O PROFETA CHORÃO
Começaremos, doravante, a ver os 57 capítulos de Jeremias., sendo 52 de seu livro e 5 de Lamentações de Jeremias. Será um grande desafio e uma opurtinidade ímpar de crescimento bíblico.
I. PREÂMBULO (1.1-3).
O ministério profético de Jeremias se estendeu por um período de quarenta anos que se encerrou durante o exílio do povo de Judá na Babilônia. Ao longo desses anos, a palavra do Senhor veio ao profeta repetidamente (25.3).
Essas "palavras" incluem os oráculos anunciados pelo profeta (cf. Dt 1.1; Am 1.1).
Jeremias era filho de Hilquias, um dos sacerdotes que estavam em Anatote. Anatote era uma cidade de sacerdotes desde tempos remotos (Js 21.17-18; cf. Jr 11.21-23). Jeremias era, portanto, tanto profeta como sacerdote.
A ele, Jeremias, veio a palavra do Senhor (expressão comum no início dos livros proféticos - cf. Os 1.1; JI 1.1; Mq 1.1):
·         Nos dias do rei Josias (13º ano de seu reinado, por volta de 626 a.C.), um rei piedoso que em 628 a.C. iniciou uma grande reforma religiosa (2Rs 22-23; 2Cr 34-35).
·         Nos dias dos reis Jeoaquim e Zedequias – não se menciona os reis Jeoacaz e Joaquim - até que Jerusalém foi levada cativa no quinto mês. Todos eles rejeitaram as palavras de Jeremias (veja os caps. 24; 36).
II. O CHAMADO DE JEREMIAS (1.4-19).
O livro começa com um relato da ocasião em que Deus conferiu autoridade a Jeremias. Deus chamou Jeremias para o ministério profético de anunciar o julgamento divino sobre Judá por causa da idolatria.
A criação e a eleição de Jeremias por Deus estavam associadas. A posição profética de Jeremias era fundamentada no fato de ele ter sido escolhido por Deus antes do seu nascimento.
Observar o mesmo significado no relato do nascimento de Moisés (Êx 2) e nas palavras de Paulo (Gl 1.15).
Em geral, um profeta era uma pessoa que anunciava as palavras de Deus. Moisés foi o profeta prototípico (Dt 18.14-22). No tempo de Jeremias, o termo profeta havia adquirido o significado de um representante de Deus, o Rei, junto aos seus servos.
Embora a mensagem de Jeremias fosse dirigida principalmente a Judá, ele também proferiu palavras de julgamento para outras nações (25.8-37; caps. 46-51).
Jeremias objeta ao Senhor da mesma forma que Moisés. (Êx 4.10). Assim, como Moisés, Jeremias era humilde, e não autoconfiante. Ele se achava criança, no sentido de se sentir imaturamente desqualificado para sua missão. (1 Rs 3.7).
Porém, Deus o consola, o conforta e o tranquiliza com uma expressão muito comum de Deus para aqueles a quem ele chama ou se manifesta “Não Temas”, “eu sou contigo”. Deus ainda o tranquilizará em outras oportunidades (10.5; 30.10; cf. Is 43.1; 1.c 12.32).
O Senhor prometeu acompanhar o seu povo em tempos de guerra e, como no caso de Jeremias, em tempos de aflição (Êx 3.12; Is 7.14; Mt 1.23; 28.20).  
Depois, toca-lhe na boca, simbolizando a sua consagração para anunciar as palavras do Senhor (Is 6.7). É na boca de Jeremias que Deus coloca as suas palavras. (Êx 4.15; 2Pe 1.21).
Jeremias seria portador de palavras de salvação, mas também de juízo. Essas imagens enfatizam a mensagem de destruição, mas também preveem a reconstrução a ser feita pelo Senhor. A narrativa do chamado prepara para o ministério do profeta em sua totalidade variada. Ele pronunciaria palavras de julgamento que levariam à destruição e ao exílio, mas também diria palavras auspiciosas de retorno e restauração após o exílio.
A primeira palavra que lhe vem é uma palavra sobre a própria palavra – vs. 11. Palavra essa também associada à uma visão (Am 7.8). Ele viu bem. Ele viu como Deus é zeloso para fazer cumprir toda a sua palavra, quer isso agradasse ou não quem fosse recebê-las.
Ele também vê uma panela ao fogo, derramando-se para o norte. Como a primeira visão, a segunda também declara o julgamento vindouro. Jeremias precisava crer na mensagem a fim de proclamá-la.
Deus lhe explica as visões e significados: seria do norte que viria o mal. Embora a Babilônia ficasse a leste, os seus exércitos avançariam sobre Judá pelo norte, porque essa era a via de acesso natural.
Deus mesmo estaria chamando eles para executarem o juízo sobre as cidades de Judá. Uma referência à obra Deus em relação ao seu povo da aliança (11.2) pela qual ele invocava as maldições da aliança (Dt 28.15-68).
Eles tinham deixado o Deus vivo para irem atrás de deuses estranhos. Judá havia abandonado o Deus verdadeiro para servir a ídolos. Jeremias volta a esse tema repetidamente.
Eles queimaram incenso a deuses estranhos e adoraram as obras das suas mãos. A argumentação é clara. O culto prestado a deuses feitos por mãos humanas era o cúmulo da insensatez (Is 46.6).
Deus lhe manda então cingir os lombos, ou melhor, estar preparado para a batalha ou para algum trabalho vigoroso (1 Rs 18.46; cf. Is 5.27). Jeremias estava prestes a ingressar num ministério extremamente difícil.
Deus estaria revestindo o profeta e tornando-o forte contra toda a terra e contra os reis de Judá. As acusações de Jeremias abrangeriam a sociedade de Judá como um todo, desde as classes mais altas até as mais baixas.
Por isso, haveriam de pelejarem contra ele, mas Deus seria com o profeta. Jeremias está prestes a ingressar numa guerra pessoal, mas não precisava temer a derrota, pois Deus promete acompanhá-lo.
Jr 1:1 As palavras de Jeremias,
                filho de Hilquias,
                               um dos sacerdotes que estavam em Anatote,
                                               na terra de Benjamim;
                Jr 1:2 ao qual veio a palavra do Senhor,
                               nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá,
                                               no décimo terceiro ano do seu reinado;
                Jr 1: 3 e lhe veio também nos dias de Jeoiaquim, filho de Josias,
                               rei de Judá, até o fim do ano undécimo de Zedequias,
                                               filho de Josias, rei de Judá, até que Jerusalém
                                                               foi levada em cativeiro no quinto mês
Jr 1:4 Ora veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
                Jr 1:5 Antes que eu te formasse no ventre te conheci,
                               e antes que saísses da madre te santifiquei;
                                               às nações te dei por profeta
                Jr 1:6 Então disse eu:
                               Ah, Senhor Deus! Eis que não sei falar;
                                               porque sou um menino
                Jr 1:7 Mas o Senhor me respondeu:
                               Não digas: Eu sou um menino; porque a todos
                                               a quem eu te enviar, irás;
                                                               e tudo quanto te mandar dirás
                Jr 1:8 Não temas diante deles; pois eu seu contigo para te livrar,
                               diz o Senhor
                Jr 1:9 Então estendeu o Senhor a mão, e tocou-me na boca;
                               e disse-me o Senhor:
                                               Eis que ponho as minhas palavras na tua boca
                Jr 1:10 Olha, ponho-te neste dia sobre as nações,
                               e sobre os reinos, para arrancares e derribares,
                                               para destruíres e arruinares;
                                                               e também para edificares e plantares
                Jr 1:11 E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
                               Que é que vês, Jeremias?
                                               Eu respondi: Vejo uma vara de amendoeira
                Jr 1:12 Então me disse o Senhor:
                               Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra
                                               para a cumprir
                Jr 1:13 Veio a mim a palavra do Senhor segunda vez, dizendo:
                               Que é que vês?
                                               E eu disse: Vejo uma panela a ferver,
                                                               que se apresenta da banda do norte
                Jr 1:14 Ao que me disse o Senhor:
                               Do norte se estenderá o mal
                                               sobre todos os habitantes da terra
                Jr 1:15 Pois estou convocando todas as famílias dos reinos do norte,
                               diz o Senhor; e, vindo, porá cada um o seu trono
                                               à entrada das portas de Jerusalém,
                                                               e contra todos os seus muros em redor
                                                                              e contra todas as cidades de Judá
                Jr 1:16 E pronunciarei contra eles os meus juízos,
                               por causa de toda a sua malícia;
                                               pois me deixaram a mim, e queimaram incenso
                                                               a deuses estranhos,
                                                               e adoraram as obras das suas mãos
                Jr 1:17 Tu, pois, cinge os teus lombos, e levanta-te,
                               e dêem-lhes tudo quanto eu te ordenar;
                                               não desanimes diante deles,
                                                               para que eu não te desanime diante deles
                Jr 1:18 Eis que hoje te ponho como cidade fortificada,
                               e como coluna de ferro e muros de bronze
                                               contra toda a terra, contra os reis de Judá,
                                               contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes,
                                               e contra o povo da terra
                Jr 1:19 E eles pelejarão contra ti, mas não prevalecerão;
                               porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar.
Jeremias estaria assumindo um papel muito difícil em sua época onde procurariam de todas as formas calar a sua voz profética. Jeremias seria essa cidade fortificada com colunas de ferro e muros de bronze, não só contra Judá, mas contra toda a terra, contra os reis, contra os príncipes, contra os sacerdotes, contra todo o povo da terra.
Eles não iriam se contentar em se lhe opor, mas pelejariam contra ele, no entanto, Deus não permitirá que prevaleçam, porque ele é com o profeta que ele está enviando, por sua pura graça e misericórdia.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete
http://www.jamaisdesista.com.br
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