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sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Neemias 3:1-32 - NEEMIAS ENVOLVE O POVO DE DEUS NA RESTAURAÇÃO DOS MUROS - AS PORTAS DA CIDADE!

Muros2
Estamos vendo o livro de Neemias nessa Parte III e este é nossa mapinha de leitura:
Parte III. O REGRESSO DE NEEMIAS E A RECONSTRUÇÃO DO MURO – 1:1 a 7:3.
B. A reconstrução do muro – 2:11 a 7:3.
Como já dissemos, Neemias se dedicou a reconstruir os muros de Jerusalém visando não apenas à estabilidade política, mas também a criação de uma cidade santa para o templo de Deus.
Essa parte “B” foi, assim, dividia em oito etapas para melhor compreendermos o assunto da reconstrução de Neemias: 1. A reconstrução é proposta – 2:11-18 – já vimos. 2. Oposição externa - 2:19-20 – já vimos. 3. A reconstrução é iniciada - 3:1-32 – veremos agora. 4. Mais oposições externas - 4:1-15. 5. A reconstrução tem continuidade - 4:15-23. 6. Oposições internas - 5:1-19. 7. Oposição final - 6:1-14. 8. A reconstrução é concluída - 6:15-7:3.
3. A reconstrução é iniciada - 3:1-32.
A despeito de todas as provocações e ameaças, Neemias permaneceu firme em seu propósito.
O relato da construção do muro tem seu prosseguimento com uma relação das pessoas responsáveis pelos diferentes partes do muro. Nesse capítulo, veremos que a abrangência dos trabalhos envolve todo o perímetro da cidade e ainda ressalta a participação de todo o povo de Deus, como o próprio livro enfatiza em várias passagens.
Havia um grande lidera à frente dos trabalhos, tinha o apoio do rei Artaxerxes, contava com a simpatia do povo e estavam todos animados nos trabalhos que não eram fáceis de serem realizados á época.
Elisabe, o sumo sacerdote mencionado no vs 1, era neto de Josué, o sumo sacerdote no tempo de Zorobabel. Ele envolveu os outros sacerdotes e já trataram de reedificar a Porta das Ovelhas.
A Porta das Ovelhas ficava situada na extremidade nordeste da cidade – Jn 5:2. Podemos ver na narrativa que a sequência dos reparos se dará no sentido anti-horário. No vs 1, eles começaram com a Porta das Ovelhas e no vs 32, voltam a ela. Eles continuaram o reparo dessa porta até as torres dos Cem e de Hananel, bem do lado norte do muro, onde as defesas naturais eram bem menores.
A Porta do Peixe – vs 3 – era uma porta principal do lado norte – II Cr 33:14; Sf 1:10 – por onde entravam, provavelmente, os comerciantes. No verso 5, vemos que embora esse capítulo realçasse a unanimidade comunitária, ele observa que alguns dos líderes (alguns nobres, os seus senhores ou o governador) se opuseram por inveja política a Neemias.
A Porta Velha foi reparada por Joiada e ela ficava na extremidade noroeste da cidade.
Foram desse modo se fazendo os reparos no Muro Largo (noroeste), na Torre dos Fornos (lado leste), na Porta do Vale (lado leste também, voltado para o vale de Tiropeão), na Porta do Monturo (sudoeste), na Porta da Fonte (sudeste), na Porta das Águas (parte central do lado leste, voltado para o vale de Cedrom e para a Fonte de Gion – a principal fonte de água da cidade!), na Porta dos Cavalos (nordeste), na Porta Oriental (norte), na Porta da Guarda (imediatamente ao norte da Porta Oriental e ao sul da Porta das Ovelhas) e, finalmente, volta a narrativa, no vs 32, na Porta das Ovelhas (norte).
Se destacam nos trabalhos a participação de mulheres – as filhas de Salum, o envolvimento geral do povo de Deus e a liderança exemplar de Neemias que soube enfrentar todo tipo de oposição sem largar a sua missão a qual entendia ser abençoada por Deus e garantida por seu rei.
Apesar de estar em ruínas, a Cidade de Davi, Jerusalém,  ainda era a capital real onde o Filho de Davi reinaria no futuro. Essa referência mostra que o escritor confiava plenamente na promessa de Deus à dinastia davídica – II Sm 7; I Cr 17; Sl 89; 132.
Ne 3:1 E levantou-se Eliasibe, o sumo sacerdote, com os seus irmãos,
                os sacerdotes, e reedificaram a porta das ovelhas,
                               a qual consagraram; e levantaram as suas portas,
                               e até à torre de Meá consagraram, e até à torre de Hananel.
                Ne 3:2 E junto a ele edificaram os homens de Jericó;
                               também ao seu lado edificou Zacur, filho de Imri.
                Ne 3:3 E a porta do peixe edificaram os filhos de Hassenaá;
                               a qual emadeiraram, e levantaram as suas portas com as suas
                                               fechaduras e os seus ferrolhos.
                Ne 3:4 E ao seu lado reparou Meremote, filho de Urias,
                               o filho de Coz; e ao seu lado reparou Mesulão,
                                               filho de Berequias, o filho de Mesezabeel;
                                               e ao seu lado reparou Zadoque, filho de Baana.
                Ne 3:5 E ao seu lado repararam os tecoítas;
                               porém os seus nobres não submeteram a cerviz
                                               ao serviço de seu senhor.
                Ne 3:6 E a porta velha repararam-na Joiada, filho de Paséia,
                               e Mesulão, filho de Besodias; estes a emadeiraram,
                                               e levantaram as suas portas com as suas fechaduras
                                                               e os seus ferrolhos.
                Ne 3:7 E ao seu lado repararam Melatias, o gibeonita, e Jadom,
                               meronotita, homens de Gibeom e Mizpá, que pertenciam ao
                                               domínio do governador dalém do rio.
                Ne 3:8 Ao seu lado reparou Uziel, filho de Haraías, um dos ourives;
                               e ao seu lado reparou Hananias, filho de um dos boticários;
                                               e fortificaram a Jerusalém até ao muro largo.
                Ne 3:9 E ao seu lado reparou Refaías, filho de Hur,
                               líder da metade de Jerusalém.
                Ne 3:10 E ao seu lado reparou Jedaías, filho de Harumafe,
                               e defronte de sua casa e ao seu lado reparou Hatus,
                                               filho de Hasabnéias.
                Ne 3:11 A outra porção reparou Malquias, filho de Harim,
                               e Hasube, filho de Paate-Moabe;
                                               como também a torre dos fornos.
                Ne 3:12 E ao seu lado reparou Sallum, filho de Haloés,
                               líder da outra meia parte de Jerusalém, ele e suas filhas.
                Ne 3:13 A porta do vale reparou-a Hanum e os moradores de Zanoa;
                               estes a edificaram, e lhe levantaram as portas com as suas
                                               fechaduras e os seus ferrolhos, como também mil
                                                               côvados do muro, até a porta do monturo.
                Ne 3:14 E a porta do monturo reparou-a Malquias, filho de Recabe,
                               líder do distrito de Bete-Haquerem; este a edificou, e lhe
                                               levantou as portas com as suas fechaduras e os seus
                                                               ferrolhos.
                Ne 3:15 E a porta da fonte reparou-a Salum, filho de Col-Hosé,
                               líder do distrito de Mizpá; este a edificou, e a cobriu,
                                               e lhe levantou as portas com as suas fechaduras
                                               e os seus ferrolhos, como também o muro do tanque
                                               de Hasselá, ao pé do jardim do rei, e até aos degraus
                                                               que descem da cidade de Davi.
                Ne 3:16 Depois dele edificou  Ne, filho de Azbuque,
                               líder da metade de Bete-Zur, até defronte dos sepulcros de
                               Davi, até ao tanque artificial e até à casa dos valentes.
                Ne 3:17 Depois dele repararam os levitas, Reum, filho de Bani;
                               ao seu lado reparou Hasabias, líder da metade de Queila,
                                               no seu distrito.
                Ne 3:18 Depois dele repararam seus irmãos, Bavai,
                               filho de Henadade, líder da outra meia parte de Queila.
                Ne 3:19 Ao seu lado reparou Ezer, filho de Jesuá, líder de Mizpá,
                               outra porção, defronte da subida à casa das armas,
                                               à esquina.
                Ne 3:20 Depois dele reparou com grande ardor Baruque,
                               filho de Zabai, outra medida, desde a esquina até à porta
                                               da casa de Eliasibe, o sumo sacerdote.
                Ne 3:21 Depois dele reparou Meremote, filho de Urias, o filho de Coz,
                               outra porção, desde a porta da casa de Eliasibe,
                                               até à extremidade da casa de Eliasibe.
                Ne 3:22 E depois dele repararam os sacerdotes que habitavam na
                               campina.
                Ne 3:23 Depois reparou Benjamim e Hasube,
                               defronte da sua casa; depois dele reparou Azarias,                                                 
                                                 filho de Maaséias, o filho de Ananias, junto à sua casa.
                Ne 3:24 Depois dele reparou Binui, filho de Henadade, outra porção,
                               desde a casa de Azarias até à esquina, e até ao canto.
                Ne 3:25 Palal, filho de Uzai, reparou defronte da esquina,
                               e a torre que sai da casa real superior, que está junto ao
                                               pátio da prisão; depois dele Pedaías, filho de Parós.
                Ne 3:26 E os servidores do templo que habitavam em Ofel,
                               até defronte da porta das águas, para o oriente,
                                               e até à torre alta.
                Ne 3:27 Depois repararam os tecoítas outra porção, defronte da torre
                               grande e alta, e até ao muro de Ofel.
                Ne 3:28 Desde acima da porta dos cavalos repararam os sacerdotes,
                               cada um defronte da sua casa.
                Ne 3:29 Depois deles reparou Zadoque, filho de Imer,
                               defronte da sua casa; e depois dele reparou Semaías,
                                               filho de Secanias, guarda da porta oriental.
                Ne 3:30 Depois dele reparou Hananias, filho de Selemias, e Hanum,
                               filho de Zalafe, o sexto, outra porção; depois dele reparou
                               Mesulão, filho de Berequias, defronte da sua câmara.
                Ne 3:31 Depois dele reparou Malquias, filho de um ourives,
                               até à casa dos servidores do templo e mercadores,
                                               defronte da porta de Mifcade,
                                                               e até à câmara do canto.
                Ne 3:32 E entre a câmara do canto e a porta das ovelhas,
                                repararam os ourives e os mercadores.
Neemias aqui está reconstruindo os muros com a participação de todo o Israel e ainda enfrentando algumas oposições. A cidade é constituída de um muro ao redor no qual há diversas portas. Os reparos começaram na Porta das ovelhas, seguiram no sentido anti-horário até retornarem à Porta das Ovelhas, novamente.
Há muitas portas mencionadas na Bíblia, vejamos algumas delas com suas referências bíblicas:
As mencionadas no capítulo 3 de Neemias:
·         Porta das Ovelhas, Ne 3:1; 12:39; Jo 10:7.
·         Porta do Peixe, II Cr 33:14; Ne 3:3; Sf 1:10.
·         Porta Velha, Ne 3:6.
·         Porta do Vale, II Cr 26:9; Ne 3:13.
·         Porta do Monturo, Ne 2:13.
·         Porta da Fonte, Ne 2:14.
·         Porta das Águas, Ne 3:26.
·         Porta dos Cavalos, Jr 31:40; Ne 3:28.
·         Porta Oriental, Ne 3:29.
·         Porta da Guarda, Ne 3:31.
Outras portas com suas referências (apenas são lembretes, não se trata de uma pesquisa exaustiva de toda a Bíblia):
·         Porta de Benjamim, Jr 37:13.
·         Porta de Efraim, II Re 14:13; Ne 8:16.
·         Porta da Esquina, Jr 31:38.
·         As portas da cidade em Ezequiel - Ez 48:30-45
Jesus Cristo, o Messias esperado, aquele que entraria nessa cidade que estava sendo reconstruída por Neemias e todo povo de Deus, ele mesmo se chamou de a Porta das Ovelhas!
João 10:7 Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que EU SOU A PORTA DAS OVELHAS. (g.n.)
João 10:8 Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram.
João 10:9 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
A Nova Jerusalém que descerá dos céus, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo – Ap 21:2 - é conhecida como a cidade das 12 portas.
Apocalipse 21:12 Tinha grande e alta muralha, doze portas, e, junto às portas, doze anjos, e, sobre elas, nomes inscritos, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.
Apocalipse 21:21 As doze portas são doze pérolas, e cada uma dessas portas, de uma só pérola. A praça da cidade é de ouro puro, como vidro transparente.
O assunto das portas dos muros sendo restaurados aqui, em Neemias 3, e as portas da Nova Jerusalém e o fato de Jesus ser a Porta das Ovelhas merece, de nossa parte, uma dedicação maior ao assunto a fim de estudá-lo adequadamente. Esperamos fazê-lo em breve.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
http://www.jamaisdesista.com.br
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quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Neemias 2:1-20 - NEEMIAS ANIMA O POVO A REEDIFICAR OS MUROS

Estamos vendo o livro de Neemias nessa Parte III e este é nossa mapinha de leitura:
Parte III. O REGRESSO DE NEEMIAS E A RECONSTRUÇÃO DO MURO – 1:1 a 7:3.
A. O regresso de Neemias – 1:1 a 2:10.
Depois de ser informado das condições em que Jerusalém se encontrava, Neemias tomou o firme propósito de regressar.
Como já vimos, dividimos também essa parte “A” em duas outras. 1. Os preparativos para o regresso de Neemias – 1:1 a 2:8 2. Neemias finalmente regressa – 2:9 a 10.
1. Os preparativos para o regresso de Neemias – 1:1 a 2:8 - continuação
Como já dissemos, Neemias descreve aqui como resolveu acompanhar os judeus que estavam regressando. Ele era um membro da corte real cuja responsabilidade era escolher o vinho (2:1) e evitar que o rei fosse envenenado, mas cuja proximidade com o rei acarretava prestígio e influência na corte.
Ele primeiro recebeu um relato (1:1-3) – já visto -, reagiu ao que ouviu (1:4-11) – também já visto - e pediu permissão ao rei Artaxerxes I para ir (2:1-8) – veremos agora.
c. O pedido perante o rei – 2:1-8.
A autorização de Deus para o regresso de Neemias foi confirmada pela resposta inesperada do rei.
O mês era de nisã e o ano era o vigésimo, próximo de março-abril de 445 a.C., quatro meses depois de Neemias ter recebido aquelas notícias terríveis de Jerusalém onde ele buscou a Deus em orações e jejuns. Era também o ano-novo persa, um tempo de comemoração, talvez aludido pela referência ao vinho (1:11).
O rei era Artaxerxes, o que substituiu a Xerxes – o qual foi o vilão no filme “OS 300”.  Portanto, não eram um povo temente a Deus e pouco poderia se esperar deles, mas estava ali Neemias com seu semblante triste servindo ao rei.
Estranhou o rei que estava acostumado com Neemias e notou que seu semblante estava caído e, pelo que parece, tinha por ele grande afeição, pois, mostrando interesse, perguntou-lhe por que estava ele tão triste e cabisbaixo.
Neemias ao notar que o rei tinha percebido aquele comportamento estranho nele e que ainda tinha notado que ele estava com boa e perfeita saúde aparente, logo concluiu que sua tristeza era de coração e acertou.
Neemias tremeu muito de medo, mas não há explicações para essa razão desse medo e logo procurou dar ao rei conhecimento do que se passava com ele e tudo lhe falou sem ocultar nadinha.
No verso 3, ele lhe explica “Como não estaria triste o meu rosto, estando a cidade, o lugar dos sepulcros de meus pais, assolada, e tendo sido consumidas as suas portas a fogo?”. Então o rei mostrando ainda mais sensibilidade para o seu caso se oferece a ele para ajudá-lo – vs 4.
A reconstrução da cidade era um aspecto da reconstrução da “Casa de Deus” muito importante em Esdras e central em Neemias – 1:1 a 7:3. Assim, no vs 5, Neemias faz o seu pedido ao rei.
Ele pede um afastamento temporário para cuidar dessas questões, mas esse trabalho levou cerca de doze anos e não parece muito certo que ele tenha pedido tão longo afastamento, mas deixou ao rei clara a questão de que seria algo demorado – vs 5 e 6.
Neemias fez vários pedidos específicos. As duas referências a cartas nos vs 7 e 8 fazem parte de um tema importante em Esdras-Neemias.
O projeto de reconstrução era muito extenso, ousado e complicado envolvendo muitas decisões e relacionamentos exteriores. O seu projeto envolvia a cidade, os muros e o palácio do governador. Neemias estava indo bem por conta do beneplácito de Deus – Ed 7:6 – e indicava que Deus aprovava o papel de Neemias no programa de restauração.
2. Neemias finalmente regressa – 2:9 a 10.
Neemias tinha partido para a Terra Prometida por conta de tantos trabalhos, mas seu regresso trouxe alguns problemas.
Doravante, vale o registro, a expressão "ficarem sabendo" formam uma espécie de refrão (2:19; 4:1,5,15; 6:1 16) como referências aos inimigos de Israel. O que veremos é que o conflito se intensificará gradualmente, até ser resolvido (6:16).
Sambalate é um nome babilônio que significa "Sin [o deus da Lua] concede vida". Ele era o governador de Sarmaria, a região ao norte de Judá. O fato de ele adorar, de algum modo, a Yahweh, o Deus de Israel (II Re 17:24-41) é sugerido pelos nomes de seus filhos, Delias e Selemias, que contêm uma forma abreviada de "Yahweh", Tobias. No entanto, coo era de costume, eles adoravam cada entidade conforme os benefícios e interesses que eles tinham nela.
Quanto a Tobias, ao que tudo indica, era o governador de Amam, a região a leste de Judá. Seu nome significa "O SENHOR é bom", sugerindo que seus pais e provavelmente ele próprio adoravam ao Deus de Israel (6:17-18; 13:4).
Ambos, Sambalate e Tobias ficaram muito tristes com a iniciativa de Neemias e essa notícia muito lhes desagradou – vs 10. A oposição, aparentemente parecia ter um aspecto político, mas era de origem religiosa (vs 20; Ed 4:3,4).
Essa oposição experimentada aqui, incentivava os leitores do livro de Neemias a perseverar contra os oponentes em sua época.
B. A reconstrução do muro – 2:11 a 7:3.
Neemias se dedicou a reconstruir os muros de Jerusalém visando não apenas à estabilidade política, mas também a criação de uma cidade santa para o templo de Deus.
Iremos dividir essa parte “A” em oito etapas para melhor compreendermos o assunto da reconstrução de Neemias: 1. A reconstrução é proposta – 2:11-18. 2. Oposição externa - 2:19-20. 3. A reconstrução é iniciada - 3:1-32. 4. Mais oposições externas - 4:1-15. 5. A reconstrução tem continuidade - 4:15-23. 6. Oposições internas - 5:1-19. 7. Oposição final - 6:1-14. 8. A reconstrução é concluída - 6:15-7:3.
1. A reconstrução é proposta – 2:11-18.
Neemias não veio para brincar ali naquele lugar e seu foco era o trabalho e o resultado esperado. Ao chegar em Jerusalém, imediatamente, fez um levantamento da situação e propôs a reconstrução dos muros da cidade.
Neemias estava agindo com muita cautela. Ao chegar em Jerusalém não tratou imediatamente de tocar trombeta e anunciar seus negócios, mas esperou três dias.
Essa espera de três dias de Neemias depois de chegar a Jerusalém é comparável à espera dos três dias de Esdras (Ed 8:32), sendo que Esdras agiu publicamente, mas Neemias, secretamente.
Ainda agindo com cautela ele sai de noite para uma porta chamada de a Porta do Vale. Arqueólogos descobriram uma porta do período persa e a identificaram como sendo essa porta.
O que ele viu foi mesmo terrível, pois a cidade estava em ruínas havia quase cento e cinquenta anos. Uma tentativa anterior de reconstruir os muros havia sido interrompida (Ed 4:7-23).
Neemias reconheceu a soberania de Deus como fonte suprema de seu plano e fundamento para as ações do rei humano. Foi por isso que depois de chamar a atenção dos líderes de Judá e dizer a eles que tinha o apoio do rei Artaxerxes que eles lhe responderam afirmativamente e se dispondo – vs 18 – ao serviço, ou seja “a boa obra”.
A iniciativa de Neemias foi recebida com apoio sincero da parte dos líderes de Judá. Essa atitude dos líderes redundou em sucesso e na bênção de Deus.
Ne 2:1 Sucedeu, pois, no mês de Nisã,
                no ano vigésimo do rei Artaxerxes,
                               que estava posto vinho diante dele,
                                               e eu peguei o vinho e o dei ao rei;
                                                               porém eu nunca estivera triste diante dele.
                Ne 2:2 E o rei me disse:
                               Por que está triste o teu rosto, pois não estás doente?
                                               Não é isto senão tristeza de coração;
                                                               então temi sobremaneira.
                Ne 2:3 E disse ao rei:
                               Viva o rei para sempre! Como não estaria triste o meu rosto,
                                               estando a cidade, o lugar dos sepulcros de meus
                                               pais, assolada, e tendo sido consumidas
                                                               as suas portas a fogo?
                Ne 2:4 E o rei me disse:
                               Que me pedes agora?
                                               Então orei ao Deus dos céus,
                Ne 2:5 E disse ao rei:
                               Se é do agrado do rei, e se o teu servo é aceito
                                               em tua presença, peço-te que me envies a Judá,
                                                               à cidade dos sepulcros de meus pais,
                                                                              para que eu a reedifique.
                Ne 2:6 Então o rei me disse, estando a rainha assentada junto a ele:
                               Quanto durará a tua viagem, e quando voltarás?
                                               E aprouve ao rei enviar-me,
                                                               apontando-lhe eu um certo tempo.
                Ne 2:7 Disse mais ao rei:
                               Se ao rei parece bem, dêem-se-me cartas
                                               para os governadores dalém do rio, para que me
                                                               permitam passar até que chegue a Judá.
                Ne 2:8 Como também uma carta para Asafe, guarda da floresta do rei,
                               para que me dê madeira para cobrir as portas
                                               do paço da casa, para o muro da cidade
                                                               e para a casa em que eu houver de entrar.
                               E o rei mas deu, segundo a boa mão de Deus sobre mim.
                Ne 2:9 Então fui aos governadores dalém do rio, e dei-lhes as cartas
                               do rei; e o rei tinha enviado comigo capitães do exército
                                               e cavaleiros.
                Ne 2:10 O que ouvindo Sambalate, o horonita,
                               e Tobias, o servo amonita, lhes desagradou extremamente
                                               que alguém viesse a procurar o bem
                                                               dos filhos de Israel.
                Ne 2:11 E cheguei a Jerusalém, e estive ali três dias.
                Ne 2:12 E de noite me levantei, eu e poucos homens comigo,
                               e não declarei a ninguém o que o meu Deus me pôs
                                               no coração para fazer em Jerusalém;
                                               e não havia comigo animal algum,
                                                               senão aquele em que estava montado.
                Ne 2:13 E de noite saí pela porta do vale, e para o lado da fonte
                               do dragão, e para a porta do monturo, e contemplei os muros
                               de Jerusalém, que estavam fendidos, e as suas portas,
                                               que tinham sido consumidas pelo fogo.
                Ne 2:14 E passei à porta da fonte, e ao tanque do rei;
                               e não havia lugar por onde pudesse passar o animal
                                               em que estava montado.
                Ne 2:15 Ainda, de noite subi pelo ribeiro e contemplei o muro;
                               e, virando entrei pela porta do vale; assim voltei.
                Ne 2:16 E não souberam os magistrados aonde eu fora
                               nem o que eu fazia; porque ainda nem aos judeus,
                                               nem aos sacerdotes, nem aos nobres,
                                               nem aos magistrados, nem aos mais que faziam
                                               a obra, até então tinha declarado coisa alguma.
                Ne 2:17 Então lhes disse:
                               Bem vedes vós a miséria em que estamos,
                                               que Jerusalém está assolada, e que as suas portas
                                                               têm sido queimadas a fogo; vinde, pois,
                                                               e reedifiquemos o muro de Jerusalém,
                                                                              e não sejamos mais um opróbrio.
                Ne 2:18 Então lhes declarei como a mão do meu Deus
                               me fora favorável, como também as palavras do rei,
                                               que ele me tinha dito; então disseram:
                                                               Levantemo-nos, e edifiquemos.
                                                               E esforçaram as suas mãos para o bem.
                Ne 2:19 O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias,
                               o servo amonita, e Gesém, o árabe, zombaram de nós,
                                               e desprezaram-nos, e disseram:
                               Que é isto que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei?
                Ne 2:20 Então lhes respondi, e disse:
                               O Deus dos céus é o que nos fará prosperar:
                                               e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos;
                                                               mas vós não tendes parte, nem justiça,
                                                                              nem memória em Jerusalém.
2. Oposição externa - 2:19-20.
Ao ficarem sabendo do trabalho de Neemias, as nações ao redor de Judá se opuseram a ele, mas Neemias expressou a sua confiança em Deus.
Se não bastassem Sambalate e Tobias, agora se opõem Gesém, o arábio. Era esse um terceiro oponente de Neemias, juntamente com Sambalate e Tobias (v. 10). É provável que fosse um líder árabe que controlava a região ao sul de Judá.
Neemias aqui é retratado como estando praticamente cercado pelos seus opositores: Sambalate, ao norte; Tobias, ao leste; Gesém, ao sul.
A resposta de Neemias demonstra novamente a fé e a certeza da vitória do povo de Deus diante de todos os seus opositores. Ele novamente invoca o Deus transcendente, mas sem perder a certeza de sua imanência. O Deus dos céus é quem nos dará bom êxito, ele exclama.
Em seguida, diz que eles eram os seus servos, os servos do Deus transcendente. Como seus servos, ele resgata a sua imanência e pode dizer que teriam disposição e força para reedificarem esses muros.
Quanto aos que se opõe, uma palavra firme e de convicção: vocês não tem parte, nem direito, nem memorial em Jerusalém.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
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