INSCREVA-SE!

domingo, 15 de junho de 2014

I Reis 22:1-54 - A MORTE DE ACABE

Chegamos, finalmente, ao último capítulo de I Reis. Nós nos encontramos aqui, em nossa leitura e meditação:
Parte II – A monarquia dividida – 12:1 a II Re 17:41.
D. Em Israel (909-853 a.C.) – 15:25 a 22:40.
6. Acabe de Israel (874-853 a.C.) – 16:29 a 22:40 - continuação.
c. Acabe e a condenação profética – 17:1 – 22:38 - continuação.
Relembrando que essa parte “c”, em continuação sofreu divisões, em seis partes: 1. O ministério inicial de Elias – 17:1 – 24 – já vimos. 2. O confronto entre Elias e os sacerdotes de Baal – 18:1-46 – já vimos. 3. O encontro de Elias com o Senhor em Horebe – 19:1-21 – já vimos. 4. A guerra de Acabe com a Síria e a condenação profética – 20:1-43 – já vimos. 5. A vinha de Nabote e a condenação profética – 21:1-29 – já vimos. 6. A guerra de Acabe com a Síria e a condenação profética de Micaías – 22:1-38 – veremos agora.
6. A guerra de Acabe com a Síria e a condenação profética de Micaías – 22:1-38.
Depois da derrota dos sírios, por duas vezes, sendo que o Senhor os tinha ajudado e depois de Acabe ter acabado de deixar sair vivo o rei Ben-Hadade, agora, depois de três anos, novamente os sírios atacaram Israel, juntamente com seus trinta e dois reis.
Parecia que ainda estavam amargando a derrota antiga e agora querendo se vingar.
Na peleja que Acabe estava para fazer contra os sírios surgiu uma dúvida em seu coração se deveria ir pelejar ou não, e resolveu consultar os seus profetas. E como havia profetas!
Todos os profetas foram unânimes em lhe afirmar que sairia vitorioso se fosse. Josafá, rei de Judá, resolveu se ajuntar a Acabe nesta batalha e escutou as profecias relativas às vitórias anunciadas.
Ele questiona se ainda não havia outro profeta, mas eram tantos ali, por que ele queria ouvir mais um profeta?
A unanimidade deles não convencera a Josafá e ao rei  Acabe manda chamar um outro profeta que costumeiramente lhe falava coisas duras e este profeta vem e profetiza também a vitória certa para Acabe e Josafá.
Iremos ou não iremos pelejar contra os sírios? Era esse o dilema dos reis. A resposta unânime dos profetas era que fossem, pois voltariam em paz.
Acabe se aproxima então de Micaias e o exorta a falar a verdade em nome do Senhor. Ora, o restante das profecias já era conhecido como mentira? O fato é que então Maicaias fala a verdade e diz ver o povo disperso sem pastor e os sírios perseguindo Israel.
Falou mais ainda dizendo que os profetas falaram mentiras porque o Senhor tinha ordenado isso a fim de que o rei fosse enganado com as profecias e fosse afligido.
O relato de Maicaias descrevendo o acontecido com os profetas do ponto de vista de um narrador celeste é muito interessante e verdadeiro, mas jamais poderia ser copiado por alguém, a não ser que realmente presenciasse toda a cena para a depois narrar. Não sei o que dizer de toda cena celeste, mas sei que os propósitos de Deus sempre prevalecerão contra todo engano e mentira dos homens e de Satanás.
No entanto, não creram em Micaias e até um dos profetas o feriu na face enciumado pelo uso do Espírito Santo por Micaias e o desafiou. O rei Acabe não satisfeito ainda mandou prendê-lo até que pudesse voltar para depois dar um fim a ele.
Micaias então profetiza a sua morte e bem assim daquele profeta que o ferira. A palavra de Deus gerada pela boca do profeta de Deus tem sempre duas finalidades: a primeira é a salvação daqueles que creem e invocam ao Senhor, a segunda, é o endurecimento naqueles que não creem para vir sobre eles o juízo de Deus.
O juízo estava vindo sobre todos aqueles profetas, sobre Israel e sobre, principalmente, Acabe.
Acabe, por cautela, ainda se disfarça e vai a guerra de forma que ninguém percebe que ele é o rei de Israel. Josafá estava na carruagem real, mas os sírios que tinham recebido ordem expressa de matarem Acabe, depois de checarem que Josafá não era Acabe deixou ele escapar.
Isso foi um grande livramento de Deus na vida de Josafá, pois na verdade, quem teria tal cuidado no calor das batalhas?
Não encontrando o rei Acabe para o destruir, um soldado sírio, dispara uma flecha ao esmo e esta vai atingir fatalmente Acabe entre os vãos de sua armadura e o sangue começa a escorrer de forma que depois os cães o lambem, conforme palavra profética falada contra ele, por Elias – 21:19, II Re 9:25,26.
Quem é que disse que Deus não é imanente? Sim, Deus é transcendente, mas também imanente e participa da história de seu povo de forma muito especial. Na sua soberania, jamais Deus vai contra a livre vontade dos homens que são cem por cento responsáveis por todos os seus atos.
d) O final do reinado de Acabe – 22:39,40.
O escritor indica que Acabe era bastante conhecido pelos seus programas de construção, sugerindo que o seu próprio registro foi altamente seletivo – vs. 39 “Casa de Marfim”.
Escavações arqueológicas em Samaria encontraram ornamentos marchetados de marfim datados desse período e ainda revelaram que Samaria e Megido foram fortificadas nesse período. Apesar de indicarem prosperidade econômica para os ricos do período, o profeta Amós criticou essas extravagâncias – Am 3:15.

E. Em Judá (869-848 a.C.) – Josafá de Judá – 22:41-50.

O escritor volta ao Reino do Sul e nesses versículos veremos o resumo do reinado de Josafá. Como seu pai Asa, Josafá “fez o que era reto perante o Senhor” – vs. 43. Esse texto descreve o início de seu reinado, o misto de sucessos e de fracassos sob sua liderança e o final de seu reinado.
Percebe-se aqui no reinado de Josafá que nessa época eles viviam em paz com Israel. Desde o início da divisão dos reinos, sempre houve guerras entre eles e agora gozavam de relativa paz.

F. Em Israel (853-841 a.C.) – Josafá de Judá – 22:51 a II Reis 8:15.

Veremos, resumidamente, nesta parte, que o reinado de Josafá terminou em 841 a.C., depois do inicio do reinado de Acazias em 853 a.C. por esse motivo, o escritor volta agora à história do reino do norte.
Para melhor nos situarmos, ainda estamos na segunda parte de três que dividimos I e II Reis. Esta parte se chama II. A MONARQUIA DIVIDIDA que começou em I Reis 12:1 e terminará em II Reis 17:41.
Dentro desta segunda parte, bem extensa, estamos na parte “F” que vai de “A” até “Q”. Esta parte “F” estará sendo dividida, em três partes: 1. Acazias (853-852 a.C.) – 22:51 a II Reis 1:18 – veremos em seguida. 2. A transferência do ministério profético para Eliseu – 2:1-25. 3. Jorão (852-841 a.C.) – 3:1 – 8:15.
Josafá tido como bom rei e que fez o que agradou o Senhor, com certas exceções, foi enterrado junto com seus pais e Jeorão, seu filho, reinou em seu lugar. Observa-se que a dinastia de Davi prossegue, sem falhas, conforme prometera o Senhor a Davi, seu servo.
I Re 22:1 E estiveram quietos três anos,
            não havendo guerra entre a Síria e Israel.
            I Re 22:2 Porém no terceiro ano sucedeu que Jeosafá,
                        rei de Judá, desceu para avistar-se com o rei de Israel.
            I Re 22:3 E o rei de Israel disse aos seus servos:
                        Não sabeis vós que Ramote de Gileade é nossa,
                        e nós estamos quietos, sem a tomar da mão do rei da Síria?
            I Re 22:4 Então perguntou a Jeosafá:
                        Irás tu comigo à peleja a Ramote de Gileade?
            E disse Jeosafá ao rei de Israel:
                        Serei como tu, e o meu povo como o teu povo, e os meus cavalos
                                   como os teus cavalos.
            I Re 22:5 Disse mais Jeosafá ao rei de Israel:
                        Peço-te, consulta hoje a palavra do SENHOR.
            I Re 22:6 Então o rei de Israel reuniu os profetas até quase
                        quatrocentos homens, e disse-lhes:
                                   Irei à peleja contra Ramote de Gileade,
                                               ou deixarei de ir?
            E eles disseram:
                        Sobe, porque o Senhor a entregará na mão do rei.
            I Re 22:7 Disse, porém, Jeosafá:
                        Não há aqui ainda algum profeta do SENHOR,
                                   ao qual possamos consultar?
            I Re 22:8 Então disse o rei de Israel a Jeosafá:
                        Ainda há um homem por quem podemos consultar ao
                                   SENHOR; porém eu o odeio, porque nunca
                                   profetiza de mim o que é bom, mas só o mal;
                                               este é Micaías, filho de Inlá.
            E disse Jeosafá:
                        Não fale o rei assim.
            I Re 22:9 Então o rei de Israel chamou um oficial, e disse:
                        Traze-me depressa a Micaías, filho de Inlá.
            I Re 22:10 E o rei de Israel e Jeosafá, rei de Judá, estavam assentados
                        cada um no seu trono, vestidos de trajes reais, na praça,
                                   à entrada da porta de Samaria; e todos os profetas
                                               profetizavam na sua presença.
            I Re 22:11 E Zedequias, filho de Quenaaná, fez para si uns chifres de
                        ferro, e disse:
                                   Assim diz o SENHOR:
                                   Com estes ferirás aos sírios, até de todo os consumir. I
            Re 22:12 E todos os profetas profetizaram assim, dizendo:
                        Sobe a Ramote de Gileade, e triunfarás, porque o SENHOR
                                   a entregará na mão do rei.
            I Re 22:13 E o mensageiro que foi chamar a Micaías falou-lhe,
                        dizendo: Vês aqui que as palavras dos profetas a uma voz
                                   predizem coisas boas para o rei; seja, pois, a tua
                                   palavra como a palavra de um deles, e fala bem.
            I Re 22:14 Porém Micaías disse:
                        Vive o SENHOR que o que o SENHOR me disser isso
                                   falarei. I Re 22:15 E, vindo ele ao rei, o rei lhe disse:
                        Micaías, iremos a Ramote de Gileade à peleja,
                                   ou deixaremos de ir?
            E ele lhe disse:
                        Sobe, e serás bem sucedido; porque o SENHOR a entregará
                                   na mão do rei.
            I Re 22:16 E o rei lhe disse:
                        Até quantas vezes te conjurarei, que não me fales senão a
                                   verdade em nome do SENHOR?
            I Re 22:17 Então disse ele:
                        Vi a todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não
                                   têm pastor; e disse o SENHOR:
                        Estes não têm senhor; torne cada um em paz para sua casa.
            I Re 22:18 Então o rei de Israel disse a Jeosafá:
                        Não te disse eu, que nunca profetizará de mim o que é bom,
                                   senão só o que é mal?
            I Re 22:19 Então ele disse:
                        Ouve, pois, a palavra do SENHOR:
                        Vi ao SENHOR assentado sobre o seu trono,
                                   e todo o exército do céu estava junto a ele, à sua mão
                                               direita e à sua esquerda.
                        I Re 22:20 E disse o SENHOR:
                                   Quem induzirá Acabe, para que suba, e caia em
                                               Ramote de Gileade?
                                   E um dizia desta maneira e outro de outra.
                        I Re 22:21 Então saiu um espírito, e se apresentou diante do
                                   SENHOR, e disse:
                                               Eu o induzirei.
                        E o SENHOR lhe disse:
                                   Com quê?
                        I Re 22:22 E disse ele:
                                   Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de
                                               todos os seus profetas.
                        E ele disse:
                                   Tu o induzirás, e ainda prevalecerás; sai e faze assim.
            I Re 22:23 Agora, pois, eis que o SENHOR pôs o espírito de
                        mentira na boca de todos estes teus profetas, e o SENHOR
                                   falou o mal contra ti.
            I Re 22:24 Então Zedequias, filho de Quenaaná, chegou,
                        e feriu a Micaías no queixo, e disse:
                                   Por onde saiu de mim o Espírito do SENHOR
                                               para falar a ti?
            I Re 22:25 E disse Micaías:
                        Eis que o verás naquele mesmo dia, quando entrares de
                                   câmara em câmara, para te esconderes.
            I Re 22:26 Então disse o rei de Israel:
                        Tomai a Micaías, e tornai a levá-lo a Amom,
                                   o governador da cidade, e a Joás filho do rei.
            I Re 22:27 E direis:
                        Assim diz o rei:
                                   Colocai este homem na casa do cárcere, e sustentai-o
                                   com o pão de angústia, e com água de amargura, até
                                               que eu venha em paz.
            I Re 22:28 E disse Micaías:
                        Se tu voltares em paz, o SENHOR não tem falado por mim.
            Disse mais:
                        Ouvi, povos todos!
I Re 22:29 Assim o rei de Israel e Jeosafá, rei de Judá, subiram
            a Ramote de Gileade.
            I Re 22:30 E disse o rei de Israel a Jeosafá:
                        Eu me disfarçarei, e entrarei na peleja;
                                   tu porém veste as tuas roupas.
                        Disfarçou-se, pois, o rei de Israel, e entrou na peleja.
            I Re 22:31 E o rei da Síria dera ordem aos capitães dos carros,
                        que eram trinta e dois, dizendo:
                        Não pelejareis nem contra pequeno nem contra grande,
                                   mas só contra o rei de Israel.
            I Re 22:32 Sucedeu que, vendo os capitães dos carros a Jeosafá,
                        disseram eles:
                                   Certamente este é o rei de Israel.
            E chegaram-se a ele, para pelejar com ele;
                        porém Jeosafá gritou.
            I Re 22:33 E sucedeu que, vendo os capitães dos carros
                        que não era o rei de Israel, deixaram de segui-lo.
            I Re 22:34 Então um homem armou o arco,
                        e atirou a esmo, e feriu o rei de Israel por entre as fivelas
                                   e as couraças; então ele disse ao seu carreteiro:
                        Dá volta, e tira-me do exército, porque estou gravemente ferido.
            I Re 22:35 E a peleja foi crescendo naquele dia, e o rei foi sustentado
                        no carro defronte dos sírios; porém ele morreu à tarde;
                                   e o sangue da ferida corria para o fundo do carro.
            I Re 22:36 E depois do sol posto passou um pregão pelo exército,
                        dizendo:
                        Cada um para a sua cidade, e cada um para a sua terra!
            I Re 22:37 E morreu o rei, e o levaram a Samaria;
                        e sepultaram o rei em Samaria.
            I Re 22:38 E, lavando-se o carro no tanque de Samaria,
                        os cães lamberam o seu sangue (ora as prostitutas se lavavam
                                   ali), conforme à palavra que o SENHOR
                                               tinha falado.
I Re 22:39 Quanto ao mais dos atos de Acabe, e a tudo quanto fez,
            e à casa de marfim que edificou, e a todas as cidades que edificou,
            porventura não está escrito no livro das crônicas dos reis de Israel?
            I Re 22:40 Assim dormiu Acabe com seus pais;
                        e Acazias, seu filho, reinou em seu lugar.
            I Re 22:41 E Jeosafá, filho de Asa, começou a reinar sobre Judá
                        no quarto ano de Acabe, rei de Israel.
            I Re 22:42 E era Jeosafá da idade de trinta e cinco anos quando
                        começou a reinar;
                        e vinte e cinco anos reinou em Jerusalém;
                                   e era o nome de sua mãe Azuba, filha de Sili.
                        I Re 22:43 E andou em todos os caminhos de seu pai Asa,
                                   não se desviou deles, fazendo o que era reto aos olhos
                                               do SENHOR.
                        I Re 22:43 Todavia os altos não se tiraram;
                                   ainda o povo sacrificava e queimava incenso nos altos.
            I Re 22:45 E Jeosafá esteve em paz com o rei de Israel.
I Re 22:46 Quanto ao mais dos atos de Jeosafá, e ao poder que mostrou,
            e como guerreou, porventura não está escrito no livro das crônicas dos
                        reis de Judá?
            I Re 22:47 Também expulsou da terra o restante dos sodomitas,
                        que ficaram nos dias de seu pai Asa.
            I Re 22:48 Então não havia rei em Edom, porém um vice-rei.
            I Re 22:49 E fez Jeosafá navios de Társis, para irem a Ofir
                        por causa do ouro; porém não foram, porque os navios se
                                   quebraram em Eziom-Geber.
            I Re 22:50 Então Acazias, filho de Acabe, disse a Jeosafá:
                        Vão os meus servos com os teus servos nos navios.
                                   Porém Jeosafá não quis.
            I Re 22:51 E Jeosafá dormiu com seus pais,
                        e foi sepultado junto a eles, na cidade de Davi, seu pai;
                                   e Jeorão, seu filho, reinou em seu lugar.
            I Re 22:52 E Acazias, filho de Acabe, começou a reinar sobre Israel,
                        em Samaria, no ano dezessete de Jeosafá, rei de Judá;
                                   e reinou dois anos sobre Israel.
                        I Re 22:53 E fez o que era mau aos olhos do SENHOR;
                                   porque andou no caminho de seu pai, como também
                                   no caminho de sua mãe, e no caminho de Jeroboão,
                                               filho de Nebate, que fez pecar a Israel. 
                        I Re 22:54 E serviu a Baal, e adorou-o,
                            e provocou a ira do Senhor Deus de Israel, 
                                    conforme a tudo quanto fizera seu pai.
1. Acazias (853-852 a.C.) – 22:52 a II Reis 1:18.
Acazias, rei de Israel, foi tão perverso quanto ao seu pai e a sua mãe haviam sido –vs. 52. Aliás, nenhum rei de Israel terá uma menção de que fez o que era reto diante do Senhor, pois todos foram excessivamente maus aos olhos do Senhor.
Esse relato descreve o início do seu reinado – 22:52-54 -, se concentra nas suas interações com Elias, explicando a sua condenação – II Re 1:17a – e apresenta o final de seu reinado – II Re 1:17b-18, como teremos a oportunidade de ver em seguida.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
http://www.jamaisdesista.com.br
...

sábado, 14 de junho de 2014

I Reis 21:1-29 - JEZABEL, UMA MULHER MALIGNA

Nos encontramos aqui, em nossa leitura e meditação:
Parte II – A monarquia dividida – 21:1 a II Re 17:41.
D. Em Israel (909-853 a.C.) – 15:25 a 22:40.
6. Acabe de Israel (874-853 a.C.) – 16:29 a 22:40 - continuação.
c. Acabe e a condenação profética – 17:1 – 22:38 - continuação.
Essa parte “c”, em continuação sofreu divisões, em seis partes: 1. O ministério inicial de Elias – 17:1 – 24 – já vimos. 2. O confronto entre Elias e os sacerdotes de Baal – 18:1-46 – já vimos. 3. O encontro de Elias com o Senhor em Horebe – 19:1-21 – já vimos. 4. A guerra de Acabe com a Síria e a condenação profética – 20:1-43 – já vimos. 5. A vinha de Nabote e a condenação profética – 21:1-29 – veremos agora. 6. A guerra de Acabe com a Síria e a condenação profética de Micaías – 22:1-38.
5. A vinha de Nabote e a condenação profética – 21:1-29
Agora surge um desejo no coração de Acabe porque a sua casa era vizinha à casa de Nabote e este desejou-a para servir a ele de horta.
Acabe era o rei de Israel e Nabote um humilde servo que tinha aquele bem como herança recebida de seu pai e gostava dela e ali vivia pacificamente.
Acabe manifestou seu desejo para Nabote que imediatamente recusou qualquer oferta e preço pelas suas terras alegando justamente tratar-se de um bem valioso, sentimental e recebido em herança de seu pai.
Acabe se entristece a ponto de sua esposa perceber em seu semblante o seu desânimo e frustração. Talvez a sua abordagem a Nabote não fora bem elaborada, nem soubera ele negociar. Como era muito rico e o rei em Israel, certamente conseguiria o que pretendia se tivesse mais tato e paciência.
A sua esposa tomou as suas dores e ainda lhe deu uma bronca, pois sendo ele rei poderia, se quisesse, tomar inclusive o bem de Nabote. Ela não aceitou a recusa da venda do bem e partiu para um plano maligno.
Ela tinha decidido em seu coração que aquela vinha iria ser de seu marido e contratou filhos de Belial para justamente mentirem acerca de Nabote o acusando de blasfêmia, crime esse punido por morte e apedrejamento, conforme a lei mosaica – Ex 22:28; Lv 24:10-16.
Para seus crimes, a lei era útil, mas para seguir ao Senhor, aquela mulher não queria, pois era sacerdotisa de Baal e extremamente maligna em seu proceder e vida. Aqui se aplica o dito popular, provavelmente de origem brasileira: “aos amigos, tudo; aos inimigos, a lei”.
Vamos recordar quem são os filhos de Belial: os filhos do sacerdote Eli, Hofni e Fineias, foram chamados de filhos de Belial. A própria palavra explica o ser “filho de Belial”: eles não conheciam ao Senhor – I Sm 2:12.
O verbo conhecer aqui não é no sentido de ter ciência e saber de Deus ou sobre Deus, mas o manter-se em relacionamento com Deus. Eles sabiam quem era Deus, mas não o respeitavam nem com ele mantinham comunhão, antes o desprezavam.
Assim, o plano desta mulher do inferno era acusar o inocente Nabote do crime de blasfêmia e imediatamente sobre ele exercer o juízo que é a sentença de morte por apedrejamento. Desta forma fizeram o teatro e Nabote morreu.
Jezabel cumpriu sua palavra e deu a seu marido a vinha tão desejada. Acabe era outro monstro. Primeiro, ele temeu ao Senhor e não agiu, apesar de ser o rei, mas foi passivo ao aceitar o presente de sua esposa que usara de violência contra um inocente.
O que Acabe não tinha era coragem e não o temor de Deus. Ele não agira violentamente porque também era covarde. Tanto era um covarde que aceitou o presente de sua esposa e para a sua vinha se foi, agora alegre e com bom semblante.
Que figura terrível este Acabe! Deus envia Elias, o profeta, o tesbita, para ir ao encontro de Acabe e lhe pronunciar sentenças terríveis por causa do acontecido.
Aquele profeta de Deus deveria ser um tormento para aquela mente doentia. Ele também temia Elias e ouviu toda palavra contra ele, palavra dura que logo se cumpriria em sua vida.
Assim como acontecera com a casa de Jeroboão, filho de Nebate, e com a casa de Baasa, filho de Aías, assim aconteceria com a casa de Acabe que seria toda destruída. No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote, ali lamberiam o sangue de Acabe e dentro dos muros de Jezreel, devorariam os cães a carne de Jezabel.
Acabe foi mesmo muito terrível principalmente por ter seguido e temido sua mulher Jezabel, ninguém houve como ele, diz as Escrituras, vs 25, que se vendeu para fazer o que era mau perante o Senhor, por causa das instigações de sua mulher.
Ouvindo Acabe as palavras de Elias, temeu muito e se humilhou perante o Senhor, dormindo em panos de saco, andando cabisbaixo e aterrorizado.
I Re 21:1 E sucedeu depois destas coisas que, Nabote,
            o jizreelita, tinha uma vinha em Jizreel junto ao palácio de Acabe,
                        rei de Samaria.
            I Re 21:2 Então Acabe falou a Nabote, dizendo:
                        Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta,
                                   pois está vizinha ao lado da minha casa;
                                               e te darei por ela outra vinha melhor:
                        ou, se for do teu agrado, dar-te-ei o seu valor em dinheiro.
            I Re 21:3 Porém Nabote disse a Acabe:
                        Guarde-me o SENHOR de que eu te dê
                                   a herança de meus pais.
            I Re 21:4 Então Acabe veio desgostoso e indignado à sua casa,
                        por causa da palavra que Nabote, o jizreelita, lhe falara,
                                   quando disse: Não te darei a herança de meus pais.
                        E deitou-se na sua cama, e voltou o rosto, e não comeu pão.
I Re 21:5 Porém, vindo a ele Jezabel, sua mulher, lhe disse:
            Que há, que está tão desgostoso o teu espírito, e não comes pão?
            I Re 21:6 E ele lhe disse:
                        Porque falei a Nabote, o jizreelita, e lhe disse:
                                   Dá-me a tua vinha por dinheiro; ou, se te apraz, te
                                               darei outra vinha em seu lugar.
            Porém ele disse:
                        Não te darei a minha vinha.
            I Re 21:7 Então Jezabel, sua mulher lhe disse:
                        Governas tu agora no reino de Israel? Levanta-te, come pão,
                                   e alegre-se o teu coração; eu te darei a vinha de
                                               Nabote, o jizreelita.
            I Re 21:8 Então escreveu cartas em nome de Acabe,
                        e as selou com o seu sinete; e mandou as cartas aos anciãos
                        e aos nobres que havia na sua cidade
                                   e habitavam com Nabote.
            I Re 21:9 E escreveu nas cartas, dizendo:
                        Apregoai um jejum, e ponde Nabote diante do povo.
                        I Re 21:10 E ponde defronte dele dois filhos de Belial,
                                   que testemunhem contra ele, dizendo:
                                               Blasfemaste contra Deus e contra o rei;
                                               e trazei-o fora, e apedrejai-o para que morra.
            I Re 21:11 E os homens da sua cidade, os anciãos e os nobres que
                        habitavam na sua cidade, fizeram como Jezabel lhes ordenara,
                                   conforme estava escrito nas cartas que lhes mandara.
            I Re 21:12 Apregoaram um jejum,
                        e puseram a Nabote diante do povo.
            I Re 21:13 Então vieram dois homens, filhos de Belial,
                        e puseram-se defronte dele; e os homens, filhos de Belial,
                                   testemunharam contra ele, contra Nabote, perante o
                                               povo, dizendo:
                                   Nabote blasfemou contra Deus e contra o rei.
                        E o levaram para fora da cidade, e o apedrejaram, e morreu.
            I Re 21:14 Então mandaram dizer a Jezabel:
                        Nabote foi apedrejado, e morreu.
            I Re 21:15 E sucedeu que, ouvindo Jezabel que já fora apedrejado
                        Nabote, e morrera, disse a Acabe:
                                   Levanta-te, e possui a vinha de Nabote, o jizreelita,
                                               a qual te recusou dar por dinheiro;
                                               porque Nabote não vive, mas é morto.
I Re 21:16 E sucedeu que, ouvindo Acabe, que Nabote já era morto,
            levantou-se para descer para a vinha de Nabote, o jizreelita,
                        para tomar posse dela.
            I Re 21:17 Então veio a palavra do SENHOR a Elias,
                        o tisbita, dizendo:
            I Re 21:18 Levanta-te, desce para encontrar-te com Acabe,
                        rei de Israel, que está em Samaria; eis que está na vinha de
                                   Nabote, aonde tem descido para possuí-la.
            I Re 21:19 E falar-lhe-ás, dizendo:
                        Assim diz o SENHOR:
                                   Porventura não mataste e tomaste a herança?
                                               Falar-lhe-ás mais, dizendo:
                        Assim diz o SENHOR:
                                   No lugar em que os cães lamberam o sangue de
                                   Nabote lamberão também o teu próprio sangue.
            I Re 21:20 E disse Acabe a Elias:
                        Já me achaste, inimigo meu?
            E ele disse:
                        Achei-te; porquanto já te vendeste para fazeres o que é mau
                                   aos olhos do SENHOR.
                        I Re 21:21 Eis que trarei mal sobre ti, e arrancarei a tua
                                   posteridade, e arrancarei de Acabe a todo o homem,
                                               tanto o escravo como o livre em Israel;
                        I Re 21:22 E farei a tua casa como a casa de Jeroboão,
                                   filho de Nebate, e como a casa de Baasa,
                                               filho de Aías; por causa da provocação,
                                   com que me provocaste e fizeste pecar a Israel.
                        I Re 21:23 E também acerca de Jezabel falou o SENHOR,
                                   dizendo:
                                               Os cães comerão a Jezabel junto ao antemuro
                                                           de Jizreel.
                        I Re 21:24 Aquele que morrer dos de Acabe, na cidade,
                                   os cães o comerão; e o que morrer no campo as aves do
                                               céu o comerão.
                        I Re 21:25 Porém ninguém fora como Acabe,
                                   que se vendera para fazer o que era mau aos olhos do
                                   SENHOR; porque Jezabel, sua mulher, o incitava.
I Re 21:26 E fez grandes abominações, seguindo os ídolos,
            conforme a tudo o que fizeram os amorreus,
                        os quais o SENHOR lançou fora da sua possessão,
                                   de diante dos filhos de Israel.
            I Re 21:27 Sucedeu, pois, que Acabe, ouvindo estas palavras,
                        rasgou as suas vestes, e cobriu a sua carne de saco, e jejuou;
                                   e jazia em saco, e andava mansamente.
I Re 21:28 Então veio a palavra do SENHOR a Elias tisbita, dizendo:
            I Re 21:29 Não viste que Acabe se humilha perante mim?
                        Por isso, porquanto se humilha perante mim,
                                   não trarei este mal nos seus dias,
                                   mas nos dias de seu filho o trarei sobre a sua casa.
O Senhor se agradou de sua humilhação e resolveu que todo mal pronunciado contra ele não viria em sua própria época, mas quando o seu filho – Jorão, II Re 9:25,26 - o estivesse substituindo no reinado de Israel.
Acabe não viveu para ver o fim de sua dinastia, ambos morreram mortes ignominiosas – 22:37,38 (veremos em seguida); II Re 9:10, 34-37.

A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
http://www.jamaisdesista.com.br
...

sexta-feira, 13 de junho de 2014

LIVRO TOP DA SEMANA NO AGBOOK

Vamos conhecer esta obra? Sinopse:

Trata-se, sem dúvida, o livro de Eclesiastes, de um livro inspirado, escrito por Salomão, como teremos a oportunidade de vermos mais a frente, que reflete sobre diversas coisas relacionadas à vida e à morte, às suas experiências, às suas aventuras e desventuras, em fim, ao significado, ao sentido e à maneira de conduzirmos as nossas vidas aqui nesta terra, debaixo do sol.

Ao escrever Eclesiastes, Salomão já deveria ser adiantado em dias e nas suas reflexões e meditações deixa passar um ponto de vista negativo, pois suas conclusões desembocam na ideia de que tudo é vaidade e correr atrás do vento ou nada há de novo debaixo do sol e o fim de todas as coisas é temer a Deus.
A proposição do presente trabalho está na exegese do versículo bíblico Ec 7:29 que diz que o homem foi concebido reto, mas que depois este se meteu em muitas astúcias.

Ao escrever este versículo, Salomão provavelmente falara de si mesmo e ao assim fazê-lo falou de todos os homens, começando por Adão.

Neste trabalho exegético, estudaremos a fundo essa ideia que diz respeito ao homem e ao seu estado original.
Encerrando o livro, entraremos na segmentação comentada do livro base de referência deste estudo, o livro de Eclesiastes.