domingo, 15 de junho de 2014
domingo, junho 15, 2014
Jamais Desista
I Reis 22:1-54 - A MORTE DE ACABE
Chegamos,
finalmente, ao último capítulo de I Reis. Nós nos encontramos aqui, em nossa
leitura e meditação:
O escritor indica
que Acabe era bastante conhecido pelos seus programas de construção, sugerindo
que o seu próprio registro foi altamente seletivo – vs. 39 “Casa de Marfim”.
E. Em Judá
(869-848 a.C.) – Josafá de Judá – 22:41-50.
F. Em
Israel (853-841 a.C.) – Josafá de Judá – 22:51 a II Reis 8:15.
Parte II
– A monarquia dividida – 12:1 a II Re 17:41.
D. Em
Israel (909-853 a.C.) – 15:25 a 22:40.
6. Acabe
de Israel (874-853 a.C.) – 16:29 a 22:40 - continuação.
c. Acabe
e a condenação profética – 17:1 – 22:38 - continuação.
Relembrando que essa
parte “c”, em continuação sofreu divisões, em seis partes: 1. O ministério
inicial de Elias – 17:1 – 24 – já vimos. 2. O confronto entre Elias e os
sacerdotes de Baal – 18:1-46 – já vimos. 3. O encontro de Elias com o Senhor em
Horebe – 19:1-21 – já vimos. 4. A guerra de Acabe com a Síria e a condenação
profética – 20:1-43 – já vimos. 5. A vinha de Nabote e a condenação profética –
21:1-29 – já vimos. 6. A guerra de Acabe com a Síria e a condenação profética
de Micaías – 22:1-38 – veremos agora.
6. A guerra de Acabe com a Síria e a
condenação profética de Micaías – 22:1-38.
Depois da derrota
dos sírios, por duas vezes, sendo que o Senhor os tinha ajudado e depois de Acabe
ter acabado de deixar sair vivo o rei Ben-Hadade, agora, depois de três anos,
novamente os sírios atacaram Israel, juntamente com seus trinta e dois reis.
Parecia que ainda
estavam amargando a derrota antiga e agora querendo se vingar.
Na peleja que Acabe
estava para fazer contra os sírios surgiu uma dúvida em seu coração se deveria
ir pelejar ou não, e resolveu consultar os seus profetas. E como havia
profetas!
Todos os profetas foram
unânimes em lhe afirmar que sairia vitorioso se fosse. Josafá, rei de Judá,
resolveu se ajuntar a Acabe nesta batalha e escutou as profecias relativas às
vitórias anunciadas.
Ele questiona se
ainda não havia outro profeta, mas eram tantos ali, por que ele queria ouvir
mais um profeta?
A unanimidade deles
não convencera a Josafá e ao rei Acabe
manda chamar um outro profeta que costumeiramente lhe falava coisas duras e
este profeta vem e profetiza também a vitória certa para Acabe e Josafá.
Iremos ou não iremos
pelejar contra os sírios? Era esse o dilema dos reis. A resposta unânime dos
profetas era que fossem, pois voltariam em paz.
Acabe se aproxima
então de Micaias e o exorta a falar a verdade em nome do Senhor. Ora, o
restante das profecias já era conhecido como mentira? O fato é que então
Maicaias fala a verdade e diz ver o povo disperso sem pastor e os sírios
perseguindo Israel.
Falou mais ainda
dizendo que os profetas falaram mentiras porque o Senhor tinha ordenado isso a
fim de que o rei fosse enganado com as profecias e fosse afligido.
O relato de Maicaias
descrevendo o acontecido com os profetas do ponto de vista de um narrador
celeste é muito interessante e verdadeiro, mas jamais poderia ser copiado por
alguém, a não ser que realmente presenciasse toda a cena para a depois narrar.
Não sei o que dizer de toda cena celeste, mas sei que os propósitos de Deus
sempre prevalecerão contra todo engano e mentira dos homens e de Satanás.
No entanto, não
creram em Micaias e até um dos profetas o feriu na face enciumado pelo uso do
Espírito Santo por Micaias e o desafiou. O rei Acabe não satisfeito ainda
mandou prendê-lo até que pudesse voltar para depois dar um fim a ele.
Micaias então
profetiza a sua morte e bem assim daquele profeta que o ferira. A palavra de
Deus gerada pela boca do profeta de Deus tem sempre duas finalidades: a
primeira é a salvação daqueles que creem e invocam ao Senhor, a segunda, é o
endurecimento naqueles que não creem para vir sobre eles o juízo de Deus.
O juízo estava vindo
sobre todos aqueles profetas, sobre Israel e sobre, principalmente, Acabe.
Acabe, por cautela,
ainda se disfarça e vai a guerra de forma que ninguém percebe que ele é o rei
de Israel. Josafá estava na carruagem real, mas os sírios que tinham recebido
ordem expressa de matarem Acabe, depois de checarem que Josafá não era Acabe
deixou ele escapar.
Isso foi um grande
livramento de Deus na vida de Josafá, pois na verdade, quem teria tal cuidado
no calor das batalhas?
Não encontrando o
rei Acabe para o destruir, um soldado sírio, dispara uma flecha ao esmo e esta
vai atingir fatalmente Acabe entre os vãos de sua armadura e o sangue começa a
escorrer de forma que depois os cães o lambem, conforme palavra profética
falada contra ele, por Elias – 21:19, II Re 9:25,26.
Quem é que disse que
Deus não é imanente? Sim, Deus é transcendente, mas também imanente e participa
da história de seu povo de forma muito especial. Na sua soberania, jamais Deus
vai contra a livre vontade dos homens que são cem por cento responsáveis por
todos os seus atos.
d) O final do reinado de Acabe –
22:39,40.
Escavações
arqueológicas em Samaria encontraram ornamentos marchetados de marfim datados
desse período e ainda revelaram que Samaria e Megido foram fortificadas nesse
período. Apesar de indicarem prosperidade econômica para os ricos do período, o
profeta Amós criticou essas extravagâncias – Am 3:15.
E. Em Judá
(869-848 a.C.) – Josafá de Judá – 22:41-50.
O escritor volta ao
Reino do Sul e nesses versículos veremos o resumo do reinado de Josafá. Como seu
pai Asa, Josafá “fez o que era reto perante o Senhor” – vs. 43. Esse texto
descreve o início de seu reinado, o misto de sucessos e de fracassos sob sua
liderança e o final de seu reinado.
Percebe-se aqui no
reinado de Josafá que nessa época eles viviam em paz com Israel. Desde o início
da divisão dos reinos, sempre houve guerras entre eles e agora gozavam de
relativa paz.
F. Em
Israel (853-841 a.C.) – Josafá de Judá – 22:51 a II Reis 8:15.
Veremos,
resumidamente, nesta parte, que o reinado de Josafá terminou em 841 a.C.,
depois do inicio do reinado de Acazias em 853 a.C. por esse motivo, o escritor
volta agora à história do reino do norte.
Para melhor nos
situarmos, ainda estamos na segunda parte de três que dividimos I e II Reis.
Esta parte se chama II. A MONARQUIA DIVIDIDA que começou em I Reis 12:1 e
terminará em II Reis 17:41.
Dentro desta segunda
parte, bem extensa, estamos na parte “F” que vai de “A” até “Q”. Esta parte “F”
estará sendo dividida, em três partes: 1. Acazias (853-852 a.C.) – 22:51 a II
Reis 1:18 – veremos em seguida. 2. A transferência do ministério profético para
Eliseu – 2:1-25. 3. Jorão (852-841 a.C.) – 3:1 – 8:15.
Josafá tido como bom
rei e que fez o que agradou o Senhor, com certas exceções, foi enterrado junto
com seus pais e Jeorão, seu filho, reinou em seu lugar. Observa-se que a
dinastia de Davi prossegue, sem falhas, conforme prometera o Senhor a Davi, seu
servo.
I
Re 22:1 E estiveram quietos três anos,
não havendo guerra entre a Síria e
Israel.
I Re 22:2 Porém no terceiro ano
sucedeu que Jeosafá,
rei de Judá, desceu para
avistar-se com o rei de Israel.
I Re 22:3 E o rei de Israel disse
aos seus servos:
Não sabeis vós que Ramote
de Gileade é nossa,
e nós estamos quietos,
sem a tomar da mão do rei da Síria?
I Re 22:4 Então perguntou a Jeosafá:
Irás tu comigo à peleja
a Ramote de Gileade?
E disse Jeosafá ao rei de Israel:
Serei como tu, e o meu
povo como o teu povo, e os meus cavalos
como os teus
cavalos.
I Re 22:5 Disse mais Jeosafá ao rei
de Israel:
Peço-te, consulta hoje a
palavra do SENHOR.
I Re 22:6 Então o rei de Israel
reuniu os profetas até quase
quatrocentos homens, e
disse-lhes:
Irei à peleja
contra Ramote de Gileade,
ou
deixarei de ir?
E eles disseram:
Sobe, porque o Senhor a
entregará na mão do rei.
I Re 22:7 Disse, porém, Jeosafá:
Não há aqui ainda algum
profeta do SENHOR,
ao qual
possamos consultar?
I Re 22:8 Então disse o rei de
Israel a Jeosafá:
Ainda há um homem por
quem podemos consultar ao
SENHOR; porém
eu o odeio, porque nunca
profetiza de
mim o que é bom, mas só o mal;
este
é Micaías, filho de Inlá.
E disse Jeosafá:
Não fale o rei assim.
I Re 22:9 Então o rei de Israel
chamou um oficial, e disse:
Traze-me depressa a
Micaías, filho de Inlá.
I Re 22:10 E o rei de Israel e
Jeosafá, rei de Judá, estavam assentados
cada um no seu trono,
vestidos de trajes reais, na praça,
à entrada da
porta de Samaria; e todos os profetas
profetizavam
na sua presença.
I Re 22:11 E Zedequias, filho de
Quenaaná, fez para si uns chifres de
ferro, e disse:
Assim diz o
SENHOR:
Com estes
ferirás aos sírios, até de todo os consumir. I
Re 22:12 E todos os profetas
profetizaram assim, dizendo:
Sobe a Ramote de
Gileade, e triunfarás, porque o SENHOR
a entregará
na mão do rei.
I Re 22:13 E o mensageiro que foi
chamar a Micaías falou-lhe,
dizendo: Vês aqui que as
palavras dos profetas a uma voz
predizem
coisas boas para o rei; seja, pois, a tua
palavra como
a palavra de um deles, e fala bem.
I Re 22:14 Porém Micaías disse:
Vive o SENHOR que o que
o SENHOR me disser isso
falarei. I Re
22:15 E, vindo ele ao rei, o rei lhe disse:
Micaías, iremos a Ramote
de Gileade à peleja,
ou deixaremos
de ir?
E ele lhe disse:
Sobe, e serás bem
sucedido; porque o SENHOR a entregará
na mão do
rei.
I Re 22:16 E o rei lhe disse:
Até quantas vezes te
conjurarei, que não me fales senão a
verdade em
nome do SENHOR?
I Re 22:17 Então disse ele:
Vi a todo o Israel
disperso pelos montes, como ovelhas que não
têm pastor; e
disse o SENHOR:
Estes não têm senhor;
torne cada um em paz para sua casa.
I Re 22:18 Então o rei de Israel
disse a Jeosafá:
Não te disse eu, que
nunca profetizará de mim o que é bom,
senão só o
que é mal?
I Re 22:19 Então ele disse:
Ouve, pois, a palavra do
SENHOR:
Vi ao SENHOR assentado
sobre o seu trono,
e todo o exército
do céu estava junto a ele, à sua mão
direita
e à sua esquerda.
I Re 22:20 E disse o
SENHOR:
Quem induzirá
Acabe, para que suba, e caia em
Ramote
de Gileade?
E um dizia
desta maneira e outro de outra.
I Re 22:21 Então saiu um
espírito, e se apresentou diante do
SENHOR, e
disse:
Eu
o induzirei.
E o SENHOR lhe disse:
Com quê?
I Re 22:22 E disse ele:
Eu sairei, e
serei um espírito de mentira na boca de
todos
os seus profetas.
E ele disse:
Tu o induzirás,
e ainda prevalecerás; sai e faze assim.
I Re 22:23 Agora, pois, eis que o
SENHOR pôs o espírito de
mentira na boca de todos
estes teus profetas, e o SENHOR
falou o mal
contra ti.
I Re 22:24 Então Zedequias, filho de
Quenaaná, chegou,
e feriu a Micaías no
queixo, e disse:
Por onde saiu
de mim o Espírito do SENHOR
para
falar a ti?
I Re 22:25 E disse Micaías:
Eis que o verás naquele
mesmo dia, quando entrares de
câmara em
câmara, para te esconderes.
I Re 22:26 Então disse o rei de
Israel:
Tomai a Micaías, e
tornai a levá-lo a Amom,
o governador
da cidade, e a Joás filho do rei.
I Re 22:27 E direis:
Assim diz o rei:
Colocai este
homem na casa do cárcere, e sustentai-o
com o pão de
angústia, e com água de amargura, até
que
eu venha em paz.
I Re 22:28 E disse Micaías:
Se tu voltares em paz, o
SENHOR não tem falado por mim.
Disse mais:
Ouvi, povos todos!
I
Re 22:29 Assim o rei de Israel e Jeosafá, rei de Judá, subiram
a Ramote de Gileade.
I Re 22:30 E disse o rei de Israel a
Jeosafá:
Eu me disfarçarei, e
entrarei na peleja;
tu porém
veste as tuas roupas.
Disfarçou-se, pois, o
rei de Israel, e entrou na peleja.
I Re 22:31 E o rei da Síria dera
ordem aos capitães dos carros,
que
eram trinta e dois, dizendo:
Não pelejareis nem
contra pequeno nem contra grande,
mas só contra
o rei de Israel.
I Re 22:32 Sucedeu que, vendo os
capitães dos carros a Jeosafá,
disseram eles:
Certamente
este é o rei de Israel.
E chegaram-se a ele, para pelejar
com ele;
porém Jeosafá gritou.
I Re 22:33 E sucedeu que, vendo os
capitães dos carros
que não era o rei de
Israel, deixaram de segui-lo.
I Re 22:34 Então um homem armou o
arco,
e atirou a esmo, e feriu
o rei de Israel por entre as fivelas
e as
couraças; então ele disse ao seu carreteiro:
Dá volta, e tira-me do
exército, porque estou gravemente ferido.
I Re 22:35 E a peleja foi crescendo
naquele dia, e o rei foi sustentado
no carro defronte dos
sírios; porém ele morreu à tarde;
e o sangue da
ferida corria para o fundo do carro.
I Re 22:36 E depois do sol posto
passou um pregão pelo exército,
dizendo:
Cada um para a sua
cidade, e cada um para a sua terra!
I Re 22:37 E morreu o rei, e o
levaram a Samaria;
e sepultaram o rei em
Samaria.
I Re 22:38 E, lavando-se o carro no
tanque de Samaria,
os cães lamberam o seu
sangue (ora as prostitutas se lavavam
ali),
conforme à palavra que o SENHOR
tinha
falado.
I
Re 22:39 Quanto ao mais dos atos de Acabe, e a tudo quanto fez,
e à casa de marfim que edificou, e a
todas as cidades que edificou,
porventura não está escrito no livro
das crônicas dos reis de Israel?
I Re 22:40 Assim dormiu Acabe com
seus pais;
e Acazias, seu filho,
reinou em seu lugar.
I Re 22:41 E Jeosafá, filho de Asa,
começou a reinar sobre Judá
no quarto ano de Acabe,
rei de Israel.
I Re 22:42 E era Jeosafá da idade de
trinta e cinco anos quando
começou a reinar;
e vinte e cinco anos
reinou em Jerusalém;
e era o nome
de sua mãe Azuba, filha de Sili.
I Re 22:43 E andou em
todos os caminhos de seu pai Asa,
não se
desviou deles, fazendo o que era reto aos olhos
do
SENHOR.
I Re 22:43 Todavia os
altos não se tiraram;
ainda o povo
sacrificava e queimava incenso nos altos.
I Re 22:45 E Jeosafá esteve em paz
com o rei de Israel.
I
Re 22:46 Quanto ao mais dos atos de Jeosafá, e ao poder que mostrou,
e como guerreou, porventura não está
escrito no livro das crônicas dos
reis de Judá?
I Re 22:47 Também expulsou da terra
o restante dos sodomitas,
que ficaram nos dias de
seu pai Asa.
I Re 22:48 Então não havia rei em
Edom, porém um vice-rei.
I Re 22:49 E fez Jeosafá navios de
Társis, para irem a Ofir
por causa do ouro; porém
não foram, porque os navios se
quebraram em
Eziom-Geber.
I Re 22:50 Então Acazias, filho de
Acabe, disse a Jeosafá:
Vão os meus servos com
os teus servos nos navios.
Porém Jeosafá
não quis.
I Re 22:51 E Jeosafá dormiu com seus
pais,
e foi sepultado junto a
eles, na cidade de Davi, seu pai;
e Jeorão, seu
filho, reinou em seu lugar.
I Re 22:52 E Acazias, filho de
Acabe, começou a reinar sobre Israel,
em Samaria, no ano
dezessete de Jeosafá, rei de Judá;
e reinou dois
anos sobre Israel.
I Re 22:53 E fez o que
era mau aos olhos do SENHOR;
porque andou
no caminho de seu pai, como também
no caminho de
sua mãe, e no caminho de Jeroboão,
filho
de Nebate, que fez pecar a Israel.
I Re 22:54 E serviu a Baal, e adorou-o,
e provocou a ira do Senhor Deus de Israel,
conforme a tudo quanto fizera seu pai.
1. Acazias (853-852 a.C.) – 22:52 a II
Reis 1:18.
Acazias, rei de
Israel, foi tão perverso quanto ao seu pai e a sua mãe haviam sido –vs. 52.
Aliás, nenhum rei de Israel terá uma menção de que fez o que era reto diante do
Senhor, pois todos foram excessivamente maus aos olhos do Senhor.
Esse relato descreve
o início do seu reinado – 22:52-54 -, se concentra nas suas interações com
Elias, explicando a sua condenação – II Re 1:17a – e apresenta o final de seu
reinado – II Re 1:17b-18, como teremos a oportunidade de ver em seguida.
...
sábado, 14 de junho de 2014
sábado, junho 14, 2014
Jamais Desista
I Reis 21:1-29 - JEZABEL, UMA MULHER MALIGNA
Nos
encontramos aqui, em nossa leitura e meditação:
D.
Em Israel (909-853 a.C.) – 15:25 a 22:40.
6.
Acabe de Israel (874-853 a.C.) – 16:29 a 22:40 - continuação.
c.
Acabe e a condenação profética – 17:1 – 22:38 - continuação.
Essa
parte “c”, em continuação sofreu divisões, em seis partes: 1. O ministério
inicial de Elias – 17:1 – 24 – já vimos. 2. O confronto entre Elias e os
sacerdotes de Baal – 18:1-46 – já vimos. 3. O encontro de Elias com o Senhor em
Horebe – 19:1-21 – já vimos. 4. A guerra de Acabe com a Síria e a condenação profética
– 20:1-43 – já vimos. 5. A vinha de Nabote e a condenação profética – 21:1-29 –
veremos agora. 6. A guerra de Acabe com a Síria e a condenação profética de
Micaías – 22:1-38.
5. A vinha de Nabote e a
condenação profética – 21:1-29
Agora
surge um desejo no coração de Acabe porque a sua casa era vizinha à casa de
Nabote e este desejou-a para servir a ele de horta.
Acabe
era o rei de Israel e Nabote um humilde servo que tinha aquele bem como herança
recebida de seu pai e gostava dela e ali vivia pacificamente.
Acabe
manifestou seu desejo para Nabote que imediatamente recusou qualquer oferta e
preço pelas suas terras alegando justamente tratar-se de um bem valioso,
sentimental e recebido em herança de seu pai.
Acabe
se entristece a ponto de sua esposa perceber em seu semblante o seu desânimo e
frustração. Talvez a sua abordagem a Nabote não fora bem elaborada, nem soubera
ele negociar. Como era muito rico e o rei em Israel, certamente conseguiria o
que pretendia se tivesse mais tato e paciência.
A
sua esposa tomou as suas dores e ainda lhe deu uma bronca, pois sendo ele rei
poderia, se quisesse, tomar inclusive o bem de Nabote. Ela não aceitou a recusa
da venda do bem e partiu para um plano maligno.
Ela
tinha decidido em seu coração que aquela vinha iria ser de seu marido e
contratou filhos de Belial para justamente mentirem acerca de Nabote o acusando
de blasfêmia, crime esse punido por morte e apedrejamento, conforme a lei
mosaica – Ex 22:28; Lv 24:10-16.
Vamos
recordar quem são os filhos de Belial: os filhos do sacerdote Eli, Hofni e
Fineias, foram chamados de filhos de Belial. A própria palavra explica o ser
“filho de Belial”: eles não conheciam ao Senhor – I Sm 2:12.
O
verbo conhecer aqui não é no sentido de ter ciência e saber de Deus ou sobre
Deus, mas o manter-se em relacionamento com Deus. Eles sabiam quem era Deus,
mas não o respeitavam nem com ele mantinham comunhão, antes o desprezavam.
Assim,
o plano desta mulher do inferno era acusar o inocente Nabote do crime de
blasfêmia e imediatamente sobre ele exercer o juízo que é a sentença de morte
por apedrejamento. Desta forma fizeram o teatro e Nabote morreu.
Jezabel
cumpriu sua palavra e deu a seu marido a vinha tão desejada. Acabe era outro
monstro. Primeiro, ele temeu ao Senhor e não agiu, apesar de ser o rei, mas foi
passivo ao aceitar o presente de sua esposa que usara de violência contra um
inocente.
O
que Acabe não tinha era coragem e não o temor de Deus. Ele não agira
violentamente porque também era covarde. Tanto era um covarde que aceitou o
presente de sua esposa e para a sua vinha se foi, agora alegre e com bom
semblante.
Que
figura terrível este Acabe! Deus envia Elias, o profeta, o tesbita, para ir ao
encontro de Acabe e lhe pronunciar sentenças terríveis por causa do acontecido.
Aquele
profeta de Deus deveria ser um tormento para aquela mente doentia. Ele também
temia Elias e ouviu toda palavra contra ele, palavra dura que logo se cumpriria
em sua vida.
Assim
como acontecera com a casa de Jeroboão, filho de Nebate, e com a casa de Baasa,
filho de Aías, assim aconteceria com a casa de Acabe que seria toda destruída. No
lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote, ali lamberiam o sangue de
Acabe e dentro dos muros de Jezreel, devorariam os cães a carne de Jezabel.
Acabe
foi mesmo muito terrível principalmente por ter seguido e temido sua mulher
Jezabel, ninguém houve como ele, diz as Escrituras, vs 25, que se vendeu para
fazer o que era mau perante o Senhor, por causa das instigações de sua mulher.
Ouvindo
Acabe as palavras de Elias, temeu muito e se humilhou perante o Senhor,
dormindo em panos de saco, andando cabisbaixo e aterrorizado.
I
Re 21:1 E sucedeu depois destas coisas que, Nabote,
o jizreelita, tinha uma vinha em Jizreel
junto ao palácio de Acabe,
rei de Samaria.
I Re 21:2 Então Acabe falou a
Nabote, dizendo:
Dá-me a tua vinha, para
que me sirva de horta,
pois está
vizinha ao lado da minha casa;
e
te darei por ela outra vinha melhor:
ou, se for do teu
agrado, dar-te-ei o seu valor em dinheiro.
I Re 21:3 Porém Nabote disse a
Acabe:
Guarde-me o SENHOR de
que eu te dê
a herança de
meus pais.
I Re 21:4 Então Acabe veio
desgostoso e indignado à sua casa,
por causa da palavra que
Nabote, o jizreelita, lhe falara,
quando disse:
Não te darei a herança de meus pais.
E deitou-se na sua cama,
e voltou o rosto, e não comeu pão.
I
Re 21:5 Porém, vindo a ele Jezabel, sua mulher, lhe disse:
Que há, que está tão desgostoso o
teu espírito, e não comes pão?
I Re 21:6 E ele lhe disse:
Porque falei a Nabote, o
jizreelita, e lhe disse:
Dá-me a tua
vinha por dinheiro; ou, se te apraz, te
darei
outra vinha em seu lugar.
Porém ele disse:
Não te darei a minha
vinha.
I Re 21:7 Então Jezabel, sua mulher
lhe disse:
Governas tu agora no
reino de Israel? Levanta-te, come pão,
e alegre-se o
teu coração; eu te darei a vinha de
Nabote,
o jizreelita.
I Re 21:8 Então escreveu cartas em
nome de Acabe,
e as selou com o seu
sinete; e mandou as cartas aos anciãos
e aos nobres que havia
na sua cidade
e habitavam
com Nabote.
I Re 21:9 E escreveu nas cartas,
dizendo:
Apregoai um jejum, e
ponde Nabote diante do povo.
I Re 21:10 E ponde
defronte dele dois filhos de Belial,
que
testemunhem contra ele, dizendo:
Blasfemaste
contra Deus e contra o rei;
e
trazei-o fora, e apedrejai-o para que morra.
I Re 21:11 E os homens da sua
cidade, os anciãos e os nobres que
habitavam na sua cidade,
fizeram como Jezabel lhes ordenara,
conforme
estava escrito nas cartas que lhes mandara.
I Re 21:12 Apregoaram um jejum,
e puseram a Nabote
diante do povo.
I Re 21:13 Então vieram dois homens,
filhos de Belial,
e puseram-se defronte
dele; e os homens, filhos de Belial,
testemunharam
contra ele, contra Nabote, perante o
povo,
dizendo:
Nabote
blasfemou contra Deus e contra o rei.
E o levaram para fora da
cidade, e o apedrejaram, e morreu.
I Re 21:14 Então mandaram dizer a
Jezabel:
Nabote foi apedrejado, e
morreu.
I Re 21:15 E sucedeu que, ouvindo
Jezabel que já fora apedrejado
Nabote, e morrera, disse
a Acabe:
Levanta-te, e
possui a vinha de Nabote, o jizreelita,
a
qual te recusou dar por dinheiro;
porque
Nabote não vive, mas é morto.
I
Re 21:16 E sucedeu que, ouvindo Acabe, que Nabote já era morto,
levantou-se para descer para a vinha
de Nabote, o jizreelita,
para tomar posse dela.
I Re 21:17 Então veio a palavra do
SENHOR a Elias,
o tisbita, dizendo:
I Re 21:18 Levanta-te, desce para
encontrar-te com Acabe,
rei de Israel, que está
em Samaria; eis que está na vinha de
Nabote, aonde
tem descido para possuí-la.
I Re 21:19 E falar-lhe-ás, dizendo:
Assim diz o SENHOR:
Porventura
não mataste e tomaste a herança?
Falar-lhe-ás
mais, dizendo:
Assim diz o SENHOR:
No lugar em
que os cães lamberam o sangue de
Nabote
lamberão também o teu próprio sangue.
I Re 21:20 E disse Acabe a Elias:
Já me achaste, inimigo
meu?
E ele disse:
Achei-te; porquanto já
te vendeste para fazeres o que é mau
aos olhos do
SENHOR.
I Re 21:21 Eis que
trarei mal sobre ti, e arrancarei a tua
posteridade,
e arrancarei de Acabe a todo o homem,
tanto
o escravo como o livre em Israel;
I Re 21:22 E farei a tua
casa como a casa de Jeroboão,
filho de
Nebate, e como a casa de Baasa,
filho
de Aías; por causa da provocação,
com que me
provocaste e fizeste pecar a Israel.
I Re 21:23 E também
acerca de Jezabel falou o SENHOR,
dizendo:
Os
cães comerão a Jezabel junto ao antemuro
de
Jizreel.
I Re 21:24 Aquele que
morrer dos de Acabe, na cidade,
os cães o
comerão; e o que morrer no campo as aves do
céu
o comerão.
I Re 21:25 Porém ninguém
fora como Acabe,
que se
vendera para fazer o que era mau aos olhos do
SENHOR;
porque Jezabel, sua mulher, o incitava.
I
Re 21:26 E fez grandes abominações, seguindo os ídolos,
conforme a tudo o que fizeram os
amorreus,
os quais o SENHOR lançou
fora da sua possessão,
de diante dos
filhos de Israel.
I Re 21:27 Sucedeu, pois, que Acabe,
ouvindo estas palavras,
rasgou as suas vestes, e
cobriu a sua carne de saco, e jejuou;
e jazia em
saco, e andava mansamente.
I
Re 21:28 Então veio a palavra do SENHOR a Elias tisbita, dizendo:
I Re 21:29 Não viste que Acabe se
humilha perante mim?
Por isso, porquanto se
humilha perante mim,
não trarei
este mal nos seus dias,
mas nos dias
de seu filho o trarei sobre a sua casa.
O
Senhor se agradou de sua humilhação e resolveu que todo mal pronunciado contra
ele não viria em sua própria época, mas quando o seu filho – Jorão, II Re
9:25,26 - o estivesse substituindo no reinado de Israel.
Acabe
não viveu para ver o fim de sua dinastia, ambos morreram mortes ignominiosas –
22:37,38 (veremos em seguida); II Re 9:10, 34-37.
...
sexta-feira, 13 de junho de 2014
sexta-feira, junho 13, 2014
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LIVRO TOP DA SEMANA NO AGBOOK
Vamos conhecer esta obra? Sinopse:
Trata-se, sem dúvida, o livro de Eclesiastes, de um livro inspirado, escrito por Salomão, como teremos a oportunidade de vermos mais a frente, que reflete sobre diversas coisas relacionadas à vida e à morte, às suas experiências, às suas aventuras e desventuras, em fim, ao significado, ao sentido e à maneira de conduzirmos as nossas vidas aqui nesta terra, debaixo do sol.
Ao escrever Eclesiastes, Salomão já deveria ser adiantado em dias e nas suas reflexões e meditações deixa passar um ponto de vista negativo, pois suas conclusões desembocam na ideia de que tudo é vaidade e correr atrás do vento ou nada há de novo debaixo do sol e o fim de todas as coisas é temer a Deus.
A proposição do presente trabalho está na exegese do versículo bíblico Ec 7:29 que diz que o homem foi concebido reto, mas que depois este se meteu em muitas astúcias.
Ao escrever este versículo, Salomão provavelmente falara de si mesmo e ao assim fazê-lo falou de todos os homens, começando por Adão.
Neste trabalho exegético, estudaremos a fundo essa ideia que diz respeito ao homem e ao seu estado original.
Encerrando o livro, entraremos na segmentação comentada do livro base de referência deste estudo, o livro de Eclesiastes.