Estamos no capítulo 5 e até o capítulo 9,
estaremos na:
Parte I – AS GENEALOGIAS DO POVO DE DEUS –
1:1 a 9:34.
Estamos vendo - nesta primeira parte, como
já falamos anteriormente -, que além de revelarem os privilégios e as
responsabilidades daqueles que regressaram do exílio e explicar a eleição e a
organização do povo de Deus ao longo da História, elas – as genealogias do povo
de Deus - também estariam preservando, de certa forma, a mensagem messiânica
originada lá em Gn 3:15 quando Deus falou à serpente.
A Parte I, como já vimos, foi dividida em
três: A. As raízes de Israel – 1:1 a 2:2 – já vista. B. A extensão e a ordem do
povo de Deus – 2:3 a 9:1a – estamos dando continuidade a ela. C. A continuidade
de Israel – 9:1b a 34.
B. A extensão e a ordem do povo de Deus – 2:3 a 9:1a - continuação.
Até o capítulo 9, estaremos vendo essas
pessoas proeminentes de todas as tribos, exceto das tribos de Dã e de Zebulom.
Com destaque, em primeiro lugar para o registro dos descendentes de Judá, por
causa do reino e por causa também do Messias.
No capítulo anterior, foram apresentados
relatos curtos sobre Judá – 1-23 e Simeão – 4:24-43.
Neste capítulo continuarão sendo
apresentados outros relatos curtos sobre as tribos da Transjordânia: Rúben –
5:1-10 –, Gade – 5:11-17 – e resumos de todas as tribos da Transjordânia –
5:18-22 - e da meia tribo de Manassés – 5:23-26.
O propósito do cronista na inclusão dessas
tribos no povo de Deus certamente faz parte da esperança dele de repovoamento e
posse territorial no período após o exílio e também faz parte dos propósitos de
Deus com a nação escolhida da qual viria em breve o Messias.
E assim, como estamos vendo, o cronista vai
acrescentando mais material à linhagem do povo eleito restabelecendo nele os
vínculos perdidos por causa de seus desterros.
No verso primeiro, o cronista fala de uma
genealogia da primogenitura e que portanto Rubén não fora contado nela por
causa de sua grave transgressão envolvendo a mulher de seu pai – Gn 35:22; 49:4.
Havia um propósito nesse primogenitura e
todos sabiam disso em Israel. Era interessante para o primeiro filho por causa
das heranças – porção dupla (Dt 21:15-17) e também por causa da promessa
messiânica que, de certa forma, estava apontando para o Messias.
Foi José quem acabou recebendo a porção
dupla de Rúben, pois seus filhos Efraim e Manassés foram considerados tribos
separadas – Gn 48:1-22.
No entanto, embora a primogenitura
estivesse com José, foi de Judá que veio Davi – o soberano – e, por implicação,
Zorobabel, seus descendente pós-exílio – 11:2; 17:7; II Sm 5:2; 6:21. Isso já
era o Espírito Santo apontando para o Messias, Jesus Cristo, o descendente
real, a semente messiânica.
Vemos que a escolha de Deus prevalece sobre
aspectos humanos e de leis, ou seja, Deus não está preso e limitado a elas, mas
sobre elas toma as decisões justas e corretas, perfeitas para ser mais exato,
mesmo que aos nossos olhos não pareça.
Já a lista dos gaditas não possui paralelos
bíblicos e se concentra nos elementos geográficos – 11 ao 16.
Novamente vemos aqui em Crônicas – vs 20 -,
o cronista preocupado em demonstrar exemplos da vida de oração e da confiança
em Deus nas batalhas, o que não tinha sido realidade das tribos na época dos
juízes e dos reis de Israel até o cativeiro, embora fosse isso desejado e
incentivado constantemente pelos homens de Deus que ele levantara durante todo
esse tempo.
Assim, as tribos da Transjordânia foram
capazes de vencerem um exército muito maior do que o seu quando clamaram e
confiaram em Deus, conforme vs 20. Muitos inimigos caíram na peleja, diz o
narrador, feridos à espada porque a peleja era de Deus! “...de Deus era a
peleja...” –vs 22.
Lembrei-me de um verso e de um livro, em meu KINDLE: “The Battle Belongs
to the Lord: The Power of Scripture for Defending Our Faith” [Paperback], K.
Scott Oliphint (K. Scott Oliphint is professor of apologetics and systematic
theology at Westminster Theological Seminary in Philadelphia and has written
three books and numerous scholarly articles. See http://wts.edu/faculty/profiles/ksoliphint/kso_writings.html
).
Apologética não é apenas para os filósofos,
defendo o autor acima. Todos nós precisamos de sabedoria para defender a nossa
fé. Assim, este livro, continua o autor, nos prepara para responder a
incredulidade por meio de nossa arma mais poderosa.
K. Scott Oliphint investiga seis textos
bíblicos sobre o assunto. Ele resume a mensagem como se segue:
Uma vez que Cristo é o Senhor, e a batalha
é dele, devemos:
üSempre
estarmos prontos para lutar pela fé que uma vez por todas foi entregue aos
santos.
üTemos
que usar armas, mas não as que são deste mundo e sim do Senhor.
üPorque
as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para
destruição das fortalezas; Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se
levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à
obediência de Cristo. (II Co 10:4,5).
O livro de K. Scott Oliphint está baseado
neste versículo de I Samuel 17:47, do qual ele somente apanhou o trecho: “the
battle is the Lord’s”, em português: “A batalha pertence ao Senhor”. E aqui em
I Crônicas esse achado interessante (I Cr 5.22) que diz claramente que de Deus é a peleja,
ou batalha!
O motivo pelo qual as tribos da
Transjordânia foram exiladas está descrito nesses versos de 23 a 26. A infidelidade
da meia tribo de Manassés resultou em retribuição divina o que contrastam com a
narrativa anterior de oração e bênção –
4:9 a 10.
I Cr 5:1 Quanto aos filhos de Rúben, o
primogênito de Israel
(pois
ele era o primogênito; mas porque profanara a cama de seu pai,
deu-se
a sua primogenitura aos filhos de José, filho de Israel;
de
modo que não foi contado,
na
genealogia da primogenitura,
I
Cr 5:2 Porque Judá foi poderoso entre seus irmãos,
e
dele veio o soberano; porém a primogenitura foi de José).
I
Cr 5:3 Foram, pois, os filhos de Rúben, o primogênito de Israel:
Enoque,
Palu, Hezrom, e Carmi. I Cr 5:4 Os filhos de Joel:
Semaías,
seu filho; Gogue, seu filho; Simei, seu
filho;
I Cr 5:5 Mica, seu filho; Reaías, seu filho;
Baal,
seu filho; I Cr 5:6 Beera, seu filho,
o
qual Tiglate-Pilneser, rei da Assíria, levou preso;
este
foi príncipe dos rubenitas.
I
Cr 5:7 Quanto a seus irmãos pelas suas famílias,
quando
foram postos nas genealogias, segundo as suas
descendências,
tiveram por chefes Jeiel e Zacarias,
I
Cr 5:8 E Bela, filho de Azaz, filho de Sema, filho de Joel,
que
habitou em Aroer, até Nebo e Baal-Meom,
I
Cr 5:9 Também habitou do lado do oriente,
até
à entrada do deserto, desde o rio Eufrates;
porque
seu gado se tinha multiplicado
na
terra de Gileade.
I
Cr 5:10 E nos dias de Saul fizeram guerra aos hagarenos,
que
caíram pela sua mão; e eles habitaram nas suas tendas
defronte
de todo o lado oriental de Gileade.
I Cr 5:11 E os filhos de Gade habitaram
defronte deles, na terra de Basã,
até
Salca. I Cr 5:12 Joel foi chefe, e Safã o segundo; também Janai e
Safate
etavam em Basã.
I
Cr 5:13 E seus irmãos, segundo as suas casas paternas, foram:
Micael,
Mesulão, Seba, Jorai, Jacã, Zia, e Éber, sete.
I
Cr 5:14 Estes foram os filhos de Abiail filho de Huri, filho de Jaroa,
filho
de Gileade, filho de Micael, filho de Jesisai,
filho
de Jado, filho de Buz;
I
Cr 5:15 Aí, filho de Abdiel, filho de Guni,
foi
chefe da casa de seus pais. I Cr 5:16 E habitaram em
Gileade,
em Basã e nos lugares da sua jurisdição;
como
também em todos os arrabaldes de Sarom,
até
aos seus termos.
I
Cr 5:17 Todos estes foram registrados, segundo as suas genealogias,
nos
dias de Jotão, rei de Judá, e nos dias de Jeroboão,
rei
de Israel.
I Cr 5:18 Dos filhos de Rúben, e dos
gaditas, e da meia tribo de Manassés,
homens
muito valentes, que traziam escudo e espada, e entesavam o
arco,
e eram destros na guerra;
houve
quarenta e quatro mil e setecentos e sessenta,
que
saíam à peleja.
I
Cr 5:19 E fizeram guerra aos hagarenos, como a Jetur,
e
a Nafis e a Nodabe. I Cr 5:20 E foram ajudados contra eles,
e
os hagarenos e todos quantos estavam com eles
foram
entregues em sua mão; porque, na peleja,
clamaram
a Deus que lhes deu ouvidos,
porquanto
confiaram nele.
I
Cr 5:21 E levaram preso o seu gado; seus camelos,
cinqüenta
mil, e duzentas e cinqüenta mil ovelhas, e dois mil
jumentos,
e cem mil homens.
I
Cr 5:22 Porque muitos caíram feridos,
porque
de Deus era a peleja;
e
habitaram em seu lugar, até ao cativeiro.
I Cr 5:23 E os filhos da meia tribo de
Manassés habitaram naquela terra;
multiplicaram-se
desde Basã até Baal-Hermom, e Senir,
e
o monte de Hermom.
I
Cr 5:24 E estes foram cabeças de suas casas paternas, a saber:
Hefer,
Isi, Eliel, Azriel, Jeremias, Hodavias, e Jadiel, homens
valentes,
homens de nome, e chefes das casas de seus pais.
I
Cr 5:25 Porém transgrediram contra o Deus de seus pais;
e
se prostituíram, seguindo os deuses dos povos da terra,
os
quais Deus destruíra de diante deles.
I
Cr 5:26 Por isso o Deus de Israel suscitou o espírito de Pul,
rei
da Assíria, e o espírito de Tiglate-Pilneser, rei da Assíria,
que
os levaram presos, a saber:
os
rubenitas e gaditas, e a meia tribo de
Manassés;
e os trouxeram a Hala,
e
a Habor, e a Hara, e ao rio de Gozã,
até
ao dia de hoje.
A batalha pertence ao Senhor! Mas nosso
inimigo não é o outro que se nos opõe até com seu sistema de crenças, mas sua
ideologia que o sustenta. Não é contra ele que devemos lutar, mas contra o que
o faz ser opositor a Deus e à vida, mesmo que pense estar servindo a Deus e a
vida!
Quando olhamos os vídeos feitos pelos
grupos altamente radicais e ortodoxos de extermínio de cristãos e de todos os
que se opõe à fé islâmica e também os vídeos reais de exemplos de violências em
nosso país, nossa tendência natural é o ódio extremado e a vontade de fazer
justiça a qualquer custo, mas aí esta o nosso erro e a conquista do outro lado:
o cultivo do ódio!
Nossas armas são outras e poderosas em Deus
contra todas as fortalezas do mal e do ódio – II Co 10:3-6.
Estamos no capítulo 4 e até o capítulo 9,
estaremos na:
Parte I – AS GENEALOGIAS DO POVO DE DEUS –
1:1 a 9:34.
Estamos vendo nesta primeira parte, como já
falamos anteriormente, que além de revelarem os privilégios e as
responsabilidades daqueles que regressaram do exílio e explicar a eleição e a
organização do povo de Deus ao longo da História, elas – as genealogias do povo
de Deus - também estariam preservando, de certa forma, a mensagem messiânica
originada lá em Gn 3:15 quando Deus falou à serpente.
A Parte I, como já vimos, foi dividida em
três: A. As raízes de Israel – 1:1 a 2:2 – já vista. B. A extensão e a ordem do
povo de Deus – 2:3 a 9:1a – estamos vendo ela agora. C. A continuidade de
Israel – 9:1b a 34.
B. A extensão e a ordem do povo de Deus – 2:3 a 9:1a - continuação.
Como já vimos, essa passagem abrange
pessoas proeminentes de todas as tribos, exceto das tribos de Dã e de Zebulom.
Com destaque, em primeiro lugar para o registro dos descendentes de Judá, por
causa do reino e por causa também do Messias.
Nesse capítulo serão apresentados os
descendentes de Judá.
Dos versos 1 ao 23, onde o cronista se volta
às informações adicionais sobre os clãs judaístas. Nomes pessoais e de clãs são
misturados com nomes de lugares, sendo que alguns destes se encontram além das
fronteiras do território pós-exílio. Essa seção trata de Perez (vs. 1-20) e
Selá (vs. 21-23), filhos de Judá.
Dentro da seção que trata de Perez,
encontraremos nos versos de 9 a 10 a história de Jabes, em exemplo bem sucinto
de piedade extraordinária na linhagem judaísta.
O seu nascimento deve ter sido muito
difícil e com dores sua mãe lhe deu a luz, por isso que lhe deu esse nome de Jabes.
Diz também as Escrituras que ele foi o mais ilustre de todos os seus irmãos,
mas não explica o que fez, nem como viveu.
A sua vida de oração foi ouvida e ele invocou
ao Senhor manifestando o seu desejo:
·De
ser muitíssimo abençoado.
·De
ter os seus termos ampliados.
·De
ter a mão de Deus com ele.
·De
Deus não permitir que o mal o afligisse
A
benção decorrente da confiança depositada em Deus era um tema muito importante
em Crônicas:
·I
Cr 5:18 a 22; 17:16 a 27; 21:1 a 22:1;
·II
Cr 6: 12 a 42; 7:11 a 16; 13:14; 14:11 a 13; 18:31; 20:5 a 30; 30:18 a 20;
32:20 a 24; 33:12 a 13.
Por
isso que também incentivava e ensinava à nova geração, àaqueles que estavam
vindo dos seus cativeiros.
Aqui as bênçãos estavam relacionadas à
expansão geográfica e territorial – vs 10 -, vitória e segurança por meio da
oração. Jabes era assim esse exemplo para todos.
Desde esse verso o 24 até o final do próximo
capítulo 5, verso 26, são apresentados relatos curtos sobre Simeão – 4:24-43 –,
sobre Rúben – 5:1-10 –, Gade – 5:11-17 – e resumos de todas as tribos da
Transjordânia – 5:18-22 - e da meia tribo de Manassés – 5:23-26.
A razão para ela vir citada bem próxima de Judá
era porque Simeão era estreitamente relacionada com a tribo de Judá – GN 34:25-31;
49:5-12; Js 19:1-9; Jz 1:3. Desta forma, dividiu-se essa parte em três.
Dos versos 24 ao 27, a genealogia
propriamente dita. Dos versos 28 ao 33, informações geográficas importantes. Já
dos versos 34 ao 43, notas históricas sobre a expansão territorial. Sobre esta
tribo há ainda outros registros importantes em Gn 46:10; Ex 6:15; Nm 26:12-14.
E assim, o cronista vai acrescentando mais
material à linhagem do povo eleito restabelecendo nele os vínculos perdidos por
causa de seus desterros.
I Cr 4:1 Os filhos de Judá foram:
Perez,
Hezrom, Carmi, Hur, e Sobal.
I
Cr 4:2 E Reaías, filho de Sobal gerou a Jaate,
e
Jaate gerou a Aumai e a Laade;
estas
são as famílias dos zoratitas.
I
Cr 4:3 E estes foram os filhos do pai de Etã:
Jizreel,
Isma e Idbas; e era o nome de sua irmã Hazelelponi.
I
Cr 4:4 E mais Penuel, pai de Gedor, e Ezer, pai de Husá;
estes
foram os filhos de Hur, o primogênito de Efrata,
pai
de Belém.
I
Cr 4:5 E tinha Asur, pai de Tecoa, duas mulheres: Helá e Naará.
I
Cr 4:6 E Naará deu à luz a Auzão, e a Hefer, e a Temeni,
e
a Haastari; estes foram os filhos de Naará.
I
Cr 4:7 E os filhos de Helá: Zerete, Izar e Etnã.
I
Cr 4:8 E Coz gerou a Anube e a Zobeba e as famílias de Aarel,
filho
de Harum.
I
Cr 4:9 E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos;
e
sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo:
Porquanto
com dores o dei à luz.
I
Cr 4:10 Porque Jabez invocou o Deus de Israel,
dizendo:
Se
me abençoares muitíssimo,
e
meus termos ampliares,
e
a tua mão for comigo,
e
fizeres que do mal não seja afligido!
E
Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.
I
Cr 4:11 E Quelube, irmão de Suá, gerou a Meir;
este
é o pai de Estom. I Cr 4:12 E Estom gerou a Bete-Rafa,
a
Pasea, e a Teina, pai de Ir-Naás;
estes
foram os homens de Reca.
I
Cr 4:13 E foram os filhos de Quenaz: Otniel e Seraías;
o
filho de Otniel: Hatate. I Cr 4:14 E Meonotai gerou a Ofra,
e
Seraías gerou a Joabe, pai dos do vale dos
artífices;
porque os dali eram artífices.
I
Cr 4:15 E foram os filhos de Calebe, filho de Jefoné:
Iru,
Elá e Naã; e o filho de Elá: Quenaz.
I
Cr 4:16 E os filhos de Jealelel: Zife, Zifa, Tiria
e
Asareel.
I
Cr 4:17 E os filhos de Ezra: Jeter, Merede, Efer, e Jalom;
e
teve mais a Miriã, e Samai, e Isbá, pai de Estemoa.
I
Cr 4:18 E sua mulher, Judia, deu à luz a Jerede,
pai
de Gedor, e a Héber, pai de Socó,
e
a Jecutiel, pai de Zanoa;
e
estes foram os filhos de Bitia, filha de Faraó,
que
Merede tomou.
I
Cr 4:19 E foram os filhos da mulher de Hodias, irmã de Naã:
Abiqueila,
o garmita, Estemoa, o maacatita.
I
Cr 4:20 E os filhos de Simeão: Amom, Rina, Bene-Hanã, e Tilom;
e
os filhos de Isi: Zoete e Bene-Zoete.
I Cr 4:21 Os filhos de Selá, filho de
Judá:
Er,
pai de Leca, e Lada, pai de Maressa,
e
as famílias da casa dos que fabricavam linho fino,
em
casa de Asbéia.
I
Cr 4:22 Como também Joquim, e os homens de Cozeba,
e
Joás, e Sarafe (que dominaram sobre os moabitas),
e
Jasubi-Leém; porém estas coisas já são antigas.
I
Cr 4:23 Estes foram oleiros, e habitavam nas hortas e nos cerrados;
estes
ficaram ali com o rei na sua obra.
I Cr 4:24 Os filhos de Simeão foram
Nemuel, Jamim, Jaribe, Zerá, e Saul,
I
Cr 4:25 Cujo filho foi Salum, de quem foi filho Mibsão,
de
quem foi filho Misma.
I
Cr 4:26 E os filhos de Misma foram:
Hamuel,
de quem foi filho Zacur, de quem foi filho Simei.
I
Cr 4:27 E Simei teve dezesseis filhos, e seis filhas, porém seus irmãos
não
tiveram muitos filhos; e toda a sua família não se
multiplicou
tanto como as dos filhos de Judá.
I
Cr 4:28 E habitaram em Berseba, e em Moladá, e em Hazar-Sual,
I
Cr 4:29 E em Bila, e em Ezém, e em Tolade,
I
Cr 4:30 E em Betuel, e em Hormá, e em Ziclague,
I
Cr 4:31 E em Bete-Marcabote, e em Hazar-Susim,
e
em Bete-Biri, e em Saaraim;
estas
foram as suas cidades, até que Davi reinou.
I Cr 4:32 E foram as suas
aldeias:
Etã,
Aim, Rimom, Toquém, e Asã, cinco cidades,
I
Cr 4:33 E todas as suas aldeias, que estavam em redor
destas
cidades, até Baal. Estas foram as suas
habitações
e suas genealogias.
I
Cr 4:34 Porém Mesobabe, e Janleque e Josa, filho de Amazias,
I
Cr 4:35 E Joel, e Jeú, filho de Josibias, filho de Seraías,
filho
de Asiel,
I
Cr 4:36 E Elioenai e Jaacobá, Jesoaías, Asaías,
Adiel,
Jesimiel, Benaias,
I
Cr 4:37 E Ziza, filho de Sifi, filho de Alom, filho de Jedaías,
filho
de Sinri, filho de Semaías;
I
Cr 4:38 Estes, registrados por seus nomes, foram príncipes
nas
suas famílias; e as famílias de seus pais se
multiplicaram
abundantemente.
I
Cr 4:39 E chegaram até à entrada de Gedor, ao oriente do
vale,
a buscar pasto para os seus rebanhos.
I
Cr 4:40 E acharam pasto fértil e terra espaçosa, e quieta, e
descansada;
porque os de Cão haviam habitado ali antes. I Cr 4:41 Estes, pois, que estão descritos por
seus
nomes, vieram nos dias de Ezequias, rei de
Judá,
e derrubaram as tendas e habitações dos que se acharam ali, e as destruíram
totalmente até o dia de
hoje, e habitaram em seu
lugar;
porque
ali havia pasto para os seus rebanhos.
I
Cr 4:42 Também deles, dos filhos de Simeão,
quinhentos
homens foram às montanhas de Seír;
levaram
por cabeças a Pelatias, e a Nearias,
e
a Refaías, e a Uziel, filhos de Isi.
I
Cr 4:43 E feriram o restante dos que escaparam dos amalequitas, e habitaram ali até o dia de hoje.
A história dessa forma está sendo
preservada e registrada para a posteridade a fim de ser consultada e formar a
base e a cultura da nação pós-exílio.
Desde Moisés, passando por Josué, depois os
juízes, Eli, Samuel, Saul, Davi, Salomão o povo vivia unido, mas em Roboão se
separaram e depois cada um foi para um exílio, agora estavam retornando para
formar uma nação unida, mas não sem sequelas.
Estamos no capítulo 3 e até o capítulo 9,
estaremos na:
Parte I – AS GENEALOGIAS DO POVO DE DEUS –
1:1 a 9:34.
Estamos vendo nesta primeira parte, como já
falamos anteriormente que além de revelarem os privilégios e as
responsabilidades daqueles que regressaram do exílio e explicar a eleição e a
organização do povo de Deus ao longo da História, elas – as genealogias do povo
de Deus - também preservam, de certa forma, a mensagem messiânica originada lá
em Gn 3:15 quando Deus falou à serpente.
A Parte I foi dividida em três: A. As
raízes de Israel – 1:1 a 2:2 – já vista. B. A extensão e a ordem do povo de
Deus – 2:3 a 9:1a – estamos vendo ela agora. C. A continuidade de Israel – 9:1b
a 34.
B. A extensão e a ordem do povo de Deus – 2:3 a 9:1a.
Como já vimos, essa passagem abrange
pessoas proeminentes de todas as tribos, exceto das tribos de Dã e de Zebulom. Com
destaque, em primeiro lugar para o registro dos descendentes de Judá, por causa
do reino e por causa também do Messias.
Aqui o cronista acrescenta mais material à
linhagem de Rão, antepassado de Davi, conforme vimos o quiasmo ABCDD’C’B’A’.
Depois de relacionar os antepassados de Davi - 2:10-17 -, volta-se agora para
os seus descendentes.
Seu registro se divide em três seções:
Dos versos de 1 ao 9, veremos os filhos de
Davi nascidos em Hebrom e Jerusalém, lista essa providenciada, provavelmente,
de II Sm 3:2-5; 5:13-16; 13:1. Dos versos de 10 a 16, os descendentes de
Salomão e finalmente, dos versos de 17 a 24, os descendentes de Jeoaquim. Essa
passagem apresenta Zorobael, o governador pós-exílio – vs 19 -, na qualidade de
herdeiro legítimo da linhagem de Davi.
Embora Davi tenha tido muitos filhos e
filhas, todos são deixados de lado para se concentrar em Salomão, o descendente
escolhido e aprovado por Deus.
Caso não houvessem esses cuidados que o
cronista estava tendo para preservar esses descendentes deixando tudo registrado,
muito provavelmente ter-se-ia perdido o elo com o descendente mencionado por
Paulo – Gl 3:16 - e citado por Deus quando este falou com à serpente em Gn
3:15.
Joanã (que só aparece aqui no vs 15), o
primogênito de Josias, não o sucedeu. Salum (Jeoacaz) foi o sucessor de Josias
(2Cr 36.1,2; 2Rs 23.30-31).
Faraó Neco, recordando, foi quem tirou
Salum do poder e colocou em seu lugar seu irmão Eliaquim (Jeoaquim) (2Cr
36.3-4; 2Rs 23.32-34). Jeoaquim foi sucedido pelo seu filho Joaquim (2Cr
36.9-10; 2Rs 24.8-16), mas Nabucodonosor colocou em seu lugar Zedequias, o
terceiro filho de Josias (2Cr 36.10-14; 2Rs 24.18-20).
Dos versos 17 ao 24 temos Jeconias, também
chamado de Joaquim. O cronista descreve a continuidade da linhagem real por
meio de Joaquim. O profeta Jeremias, cuja vida e palavras o cronista conhecia
(2Cr 35.25; 36.12,21-22), anunciou que Deus havia rejeitado a família de
Joaquim para ocupar o trono.
No entanto, em sua misericórdia, Deus
retirou a sua maldição e restabeleceu a linhagem de Joaquim como objeto das
esperanças de Israel quanto a um rei. O próprio Joaquim foi liberto da prisão
na Babilônia (2Rs 25.27-30).
Sesbazar (grafado Senazar no v. 18) levou
os tesouros do templo de volta a Judá (Ed 1.11; 5.14-16). Zorobabel (v. 19) foi
governador da primeira comunidade pós-exílio e reconstruiu o templo (Ed
3.1-13).
Deus declarou que Zorobabel era seu
"anel de selar" (Ag 2.23), revogando a maldição sobre Joaquim (Jr
22.24). Zorobabel nunca se tornou rei, mas a sua linhagem representava as
esperanças da comunidade pós-exílio quanto a um rei.
Apesar disso seu nome constou dos
ascendentes de Jesus, veja quadro abaixo conforme Mateus 1:1-17.
A LINHAGEM DA SEMENTE DE
ABRAÃO ATÉ JESUS POR MATEUS
1
ABRAÃO
15
SALOMÃO
29
JECONIAS
2
ISAQUE
16
ROBOÃO
30
SALATIEL
3
JACÓ
17
ABIAS
31
ZOROBABEL
4
JUDÁ
18
ASA
32
ÁBIÚDE
5
PÉRES
19
JOSAFÁ
33
ELIAQUIM
6
ESROM
20
JORÃO
34
AZOR
7
ARÃO
21
UZIAS
35
SADOQUE
8
AMINADABE
22
JOTÃO
36
AQUIM
9
NAASSOM
23
ACAZ
37
ÉLIÚDE
10
SALMOM
24
EZEQUIAS
38
ELEAZAR
11
BOAZ
25
MANASSÉS
39
MATÃ
12
OBEDE
26
AMOM
40
JACÓ
13
JESSÉ
27
JOSIAS
41
JOSÉ
14
DAVI
28
JECONIAS
42
JESUS CRISTO
Referência: Mateus
1:1-17
obs.:
Jeconias
ou Jeoaquim tanto é o primeiro, depois do exílio, como é o 14 até o exílio.
Ele gerou Salatiel depois do exílio da Babilônia.
Tanto Mateus (Mt 1.12-13) quanto Lucas (Lc
3.27) identificam Jesus, o herdeiro definitivo do rei Davi, com essa linhagem.
É interessante observar, conforme a BEG,
que ali se fala de Pedaías. Em outras passagens (Ed 3.2,8; Ne 12.1; Ag 1.12,14;
2.2,23; Mt 1.12; Lc 3.27), Zorobabel é chamado de filho de Sealtiel (v. 17). É
possível que Pedaías tenha se tornado o chefe da família com o falecimento de
Sealtiel, tendo adotado Zorobabel como seu próprio filho. Se esse não foi o
caso, talvez que Pedaías tenha se casado com a viúva de Sealtiel pelo sistema
de levirato (Dt 25.5-6), o que tornou Zorobabel filho legal de Sealtiel.
I Cr 3:1 E estes foram os filhos de
Davi, que lhe nasceram em Hebrom:
o
primogênito, Amnom, de Ainoã, a jizreelita;
o
segundo Daniel, de Abigail, a carmelita;
I
Cr 3:2 O terceiro, Absalão, filho de Maaca, filha de Talmai,
rei de Gesur;
o
quarto, Adonias, filho de Hagite;
I
Cr 3:3 O quinto, Sefatias, de Abital;
o
sexto, Itreão, de Eglá, sua mulher.
I
Cr 3:4 Seis filhos lhe nasceram em Hebrom,
porque
ali reinou sete anos e seis meses;
e
trinta e três anos reinou em Jerusalém.
I Cr 3:5 E estes lhe nasceram em
Jerusalém:
Siméia,
e Sobabe, e Natã, e Salomão;
estes
quatro lhe nasceram de Bate-Sua, filha de Amiel.
I
Cr 3:6 Nasceram-lhe mais Ibar, Elisama, Elifelete,
I
Cr 3:7 Nogá, Nefegue, Jafia, I Cr 3:8 Elisama, Eliada,
e
Elifelete, nove.
I
Cr 3:9 Todos estes foram filhos de Davi,
afora
os filhos das concubinas e Tamar, irmã deles.
I Cr 3:10 E o filho de Salomão foi
Roboão;
de
quem foi filho Abias; de quem foi filho Asa;
de
quem foi filho Jeosafá; I Cr 3:11 De quem foi filho Jorão;
de
quem foi filho Acazias; de quem foi filho Joás;
I
Cr 3:12 De quem foi filho Amazias; de quem foi filho Jotão;
I
Cr 3:13 De quem foi filho Acaz; de quem foi filho Ezequias;
de
quem foi filho Manassés; I Cr 3:14 De quem foi filho Amom;
de
quem foi filho Josias.
I
Cr 3:15 E os filhos de Josias foram:
o
primogênito, Joanã: o segundo, Jeoiaquim;
o
terceiro, Zedequias; o quarto, Salum.
I
Cr 3:16 E os filhos de Jeoiaquim:
Jeconias,
seu filho, e Zedequias, seu filho.
I
Cr 3:17 E os filhos de Jeconias:
Assir,
e seu filho Sealtiel.
I
Cr 3:18 Os filhos deste foram:
Malquirão,
Pedaías, Senazar, Jecamias, Hosama,
e
Nedabias.
I
Cr 3:19 E os filhos de Pedaías: Zorobabel e Simei;
e
os filhos de Zorobabel: Mesulão, Hananias, e Selomite,
sua
irmã, I Cr 3:20 E Hasubá, Oel, Berequias,
Hasadias,
Jusabe-Hesede, cinco.
I
Cr 3:21 E os filhos de Hananias: Pelatias e Jesaías;
os
filhos de Refaías, os filhos de Arnã, os filhos de Obadias,
e
os filhos de Secanias.
I
Cr 3:22 E o filho de Secanias foi Semaías;
e
os filhos de Semaías: Hatus, e Jigeal, e Bariá, e Nearias,
e
Safate, seis.
I
Cr 3:23 E os filhos de Nearias: Elioenai, e Ezequias,
e
Azricão, três.
I
Cr 3:24 E os filhos de Elioenai; Hodavias, Eliasibe, Pelaías,
Acube,
Joanã, Delaías, e Anani, sete.
Há muita coisa para aprendermos ao
estudarmos as genealogias. Elas ficaram registradas para nos mostrar como Deus
vem conduzindo o seu povo ao longo da história, coisa que homem algum
conseguiria fazer ao longo dos tempos, por lhe faltar informações e mesmo
capacidade de entendimento dos propósitos de Deus.
Quando colocados na Bíblia e disponíveis
para nós estudarmos, vemos o quanto Deus é maravilhoso e o quanto há para
aprendermos. Fico impressionado com isso e como Deus preservou a sua semente
messiânica até chegar em Cristo Jesus.
Ele já veio e cumpriu sua primeira missão,
agora estamos aguardando o seu retorno para continuidade de sua história
envolvendo o resgate do homem perdido.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita podendo conter gráficos, tabelas, imagens e textos e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
Colabore: faça sua oferta voluntária! Entre em contato conosco para isso: +55-61-995589682
Nosso Projeto 1189 no YouTube começou em 21/04/2016 e foi concluído em 23/07/2019.
Não esqueça de citar a fonte quando for fazer citações, referências em seus posts, pregações e livros. Acompanhe-nos no YouTube e em nossas redes e mídias sociais. Ajude-nos com suas orações!
As mensagens do JAMAIS DESISTA do caminho do Senhor são diárias, inéditas, baseadas na Bíblia e buscando sua conformação máxima à teologia reformada e representam o pensamento do autor na sua contínua busca das coisas pertencentes ao reino de Deus e a sua justiça.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita - com gráficos, tabelas, imagens e textos - e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
"OS IDOSOS"
-
"Nascemos nos anos 30-40-50-60-70."
"Nós crescemos nos anos 50-60-70-80."
"Estudamos nos anos 60-70-80-90."
"Estávamos namorando nos anos 70-80-90."...
O Nascimento e a Infância de Jesus
-
*O NASCIMENTO E A INFÂNCIA DE JESUS*
Neste breve sumário iremos ver os fatos relacionados com o nascimento de
Jesus. Eles estão ausentes no Evangelho de...
TRANSTORNANDO O CALVINISMO
-
A doutrina Calvinista é a mais bela expressão do ensino bíblico
transmitida a nós pelo seu maior representante - João Calvino. É claro, a
de se ori...