Romanos 8:28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Romanos 8:29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
Romanos 8:30 E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.
Henry Barthes (Adrien Brody) é professor de liceu e possui um talento nato para criar empatia com jovens. Porém, decidido a não criar vínculos com nenhum, optou por uma carreira de substituição, orientando, por curtos períodos, turmas que por um motivo ou outro ficaram sem docente. Até ao dia em que é colocado numa problemática escola pública, onde o corpo de professores se debate com adolescentes desmotivados e violentos. Ao descobrir uma ligação improvável com os seus novos alunos, com uma professora da escola e uma jovem problemática que recolhe das ruas, Henry apercebe-se que o seu dom natural pode realmente fazer diferença nas vidas de algumas pessoas e que, mesmo que o preço seja a perda de alguma paz de espírito, vale a pena o envolvimento...
Realizado por Tony Kaye ("América Proibida", "Lake of Fire", "Black Water Transit"), "O Substituto" conta ainda com a colaboração de Christina Hendricks, James Caan, Marcia Gay Harden, Lucy Liu, Blythe Danner, Tim Blake Nelson, Bryan Cranston, William Petersen e dos estreantes Betty Kaye e Sami Gayle. PÚBLICO
Parte I – AS GENEALOGIAS DO POVO DE DEUS –
1:1 a 9:34.
Como havíamos dito, além de revelarem os
privilégios e as responsabilidades daqueles que regressaram do exílio e
explicar a eleição e a organização do povo de Deus ao longo da História, elas –
as genealogias do povo de Deus - também preservam, de certa forma, a mensagem
messiânica originada lá em Gn 3:15 quando Deus falou à serpente.
Assim, essa Parte I foi dividida em três:
A. As raízes de Israel – 1:1 a 2:2 – concluiremos agora. B. A extensão e a
ordem do povo de Deus – 2:3 a 9:1ª – iniciaremos neste capítulo. C. A
continuidade de Israel – 9:1b a 34.
A. As raízes de Israel – 1:1 a 2:2 - continuação.
O verso 1 e 2 deste capítulo fala dos
filhos de Israel e os cita, sendo eles 12:
1.Rúben
2.Simeão
3.Levi
4.Judá
5.Issacar
6.Zebulom
7.Dã
8.José
9.Benjamim
10.Naftali
11.Gade
12.Aser
São eles as 12 tribos dos quais geraram os
77 que foram para o Egito em busca de pão e lá foram recepcionados por José que,
esperando por eles pela providência divina, os acolheu em Gosén e lá cresceram
e se multiplicaram a ponto de tornarem-se numerosa multidão, que na época do
êxodo já havia mais ou menos 5 milhões de pessoas.
Como cresceu o povo de Deus vindo de Abraão
e de Sara que geraram Isaque em sua velhice, tendo Sara uns 90 anos e Abraão
uns 100 anos. Quem diria que dali sairia uma grande multidão?
Deus tinha prometido para Abraão que sua descendência
seria tão numerosa como os grãos de areia da terra ou como os números de
estrelas nos céus – Gn 22:17.
Todos eles tem a sua importância e geraram
ilustres homens de Deus em suas épocas, mas Judá, o quarto, possuía a semente
messiânica, aquela semente que Deus estava preservando desde Gênesis e iria até
Jesus Cristo, o Messias.
B. A extensão e a ordem do povo de Deus – 2:3 a 9:1a.
Essa passagem abrange pessoas proeminentes
de todas as tribos, exceto das tribos de Dã e de Zebulom.
Conforme a BEG, o escritor apresenta um registro
extenso sobre Judá – 2:3 a 4:23. Ele tinha citado tudo numa certa ordem até o
presente momento e interrompe essa ordem das tribos apresentadas em 2:1,2 para
colocar Judá em primeiro lugar.
A prioridade de Judá reflete a importância do
trono de Davi para a esperança de bênçãos da comunidade pós-exílio. O texto
sobre os descendentes de Judá segue um padrão quiásmico[1] –
A B C D D’C’ B’ A’.
(A)
as famílias judaicas (2:3-9)
(B) os descendentes de Rão (2:10-17)
(C) os descendentes
de Calebe (2:18-24)
(D)
os descendentes de Jerameel (2:25-33)
(D') detalhes adicionais sobre os descendentes de Jerameel (2:34-41)
(C’) informações complementares sobre
os descendentes de Calebe (2:42-55)
(B') mais detalhes sobre os
descendentes de Rão depois de Davi (3:1-24)
(A)
detalhes adicionais sobre as famílias judaístas (4:1-23)
Depois são feitos registros mais curtos
sobre Simeão, Rúben, Gade e a meia tribo de Manassés – 4:24 a 5:26.
Na sequência, apresenta um registro extenso
sobre Manassés, Efraim e Manassés e Aser – 7:1-40 – e conclui com um registro
intenso sobre Benjamim – 8:1 a 9:1a.
As listas não se concentram apenas nas
pessoas das tribos, mas também em várias de suas posses territoriais. Esse arranjo
revela o zelo do cronista pela expansão que poderia ocorrer na comunidade
pós-exílio de modo a incluir todas as tribos e seus territórios.
A preocupação do cronista é de resgatar
toda a história e todos os fatos visando uma unidade dos filhos de Israel que
passarão ainda pelos domínios dos gregos e dos romanos, preparando assim o
terreno para a manifestação do Messias que estava próxima.
Tudo estava sendo preparado na história, na
geografia, na política, nas línguas com o grego e o latim, nas artes, ciência,
etc... Logo, logo o Filho de Deus estaria vindo ao mundo!
E os tempos presentes? Não será do mesmo
modo sendo preparado para a segunda vinda do Senhor?
Na linhagem dos filhos de Davi dá para
notar da parte do cronista mais interesses em Perez e seu filho Hezrom que são
os antepassados de Davi. Veja que dos versos 9 ao 17, o cronista interrompe a
ordem dos filhos de Judá como estes são apresentados no v. 9 e coloca Rão em
primeiro lugar a fim de dar proeminência à linhagem de Davi.
Ao que parece, o cronista obteve essa
informação genealógica do texto de Rt 4:18-22. Esse interesse particular
demonstrado por Davi vem mesmo dos tempos dos juízes quando sinais foram
deixados em relação à rejeição dos benjamitas a favor dos de Judá. Em Samuel e
em Reis isso fica ainda muito mais claro.
Assim como a linhagem de Rão deu origem a
Davi, o monarca, a linhagem de Calebe deu origem a Bezalel, o supervisor da
construção do tabernáculo no tempo de Moisés (Ex 31.1-5:35.30-36.7). A
proximidade entre a família monárquica (vs. 10-17) e a família do artesão do
tabernáculo reflete o interesse conjunto do cronista pelo trono de Davi e pela
adoração no templo no período posterior ao exílio.
Quanto a Etã, Hemã, Calcol e Dara – vs 6 –
são sábios tradicionais com os quais Salomão é comparado em I Rs 4.31: E era ele ainda mais sábio do que todos os
homens, e do que Etã, ezraíta, e Hemã, e Calcol, e Darda, filhos de Maol; e
correu o seu nome por todas as nações em redor.
I
Cr 2:1 Estes são os filhos de Israel:
Rúben,
Simeão, Levi, Judá, Issacar e Zebulom;
I
Cr 2:2 Dã, José e Benjamim, Naftali, Gade e Aser.
I Cr 2:3 Os filhos de Judá foram Er, e
Onã, e Selá,
estes
três lhe nasceram da filha de Suá, a cananéia;
e
Er, o primogênito de Judá, foi mau aos olhos do SENHOR,
pelo
que o matou.
I
Cr 2:4 Porém Tamar, sua nora, lhe deu à luz Perez e Zerá;
todos
os filhos de Judá foram cinco.
I
Cr 2:5 Os filhos de Perez
foram
Hezrom e Hamul. I Cr 2:6 E os filhos de Zerá:
Zinri,
e Etã, e Hemã, e Calcol, e Dara:
cinco
ao todo.
I
Cr 2:7 E os filhos de Carmi foram Acar,
o perturbador de Israel, que
pecou no anátema.
I Cr 2:8 E o filho de Etã foi
Azarias.
I
Cr 2:9 E os filhos de Hezrom, que lhe nasceram,
foram Jerameel, e Rão, e
Quelubai.
I Cr 2:10 E Rão gerou a
Aminadabe,
e Aminadabe gerou a Naassom,
príncipe
dos filhos de Judá.
I Cr 2:11 E
Naassom gerou a Salma,
e Salma gerou a
Boaz.
I Cr 2:12 E Boaz gerou a Obede,
e Obede gerou a
Jessé.
I Cr 2:13 E Jessé gerou a
Eliabe, seu primogênito,
e Abinadabe, o segundo, e
Siméia, o terceiro.
I Cr 2:14
Natanael, o quarto, Radai, o quinto.
I
Cr 2:15 Ozem, o sexto, Davi, o sétimo.
I Cr 2:16 E foram suas irmãs
Zeruia e Abigail;
e foram os filhos
de Zeruia:
Abisai
e Joabe, e Asael, três.
I Cr 2:17 E Abigail deu à luz a
Amasa;
e o pai de Amasa
foi Jeter, o ismaelita.
I
Cr 2:18 E Calebe, filho de Hezrom, gerou filhos de Azuba,
sua
mulher, e de Jeriote;
e
os filhos desta foram estes:
Jeser,
Sobabe, e Ardom.
I
Cr 2:19 E morreu Azuba; e Calebe tomou para si a Efrate,
da
qual lhe nasceu Hur.
I
Cr 2:20 E Hur gerou a Uri, e Uri gerou a Bezaleel.
I
Cr 2:21 Então Hezrom coabitou com a filha de Maquir,
pai
de Gileade, e, sendo ele de sessenta anos,
a
tomou; e ela deu à luz a Segube.
I
Cr 2:22 E Segube gerou a Jair;
e
este tinha vinte e três cidades na terra de Gileade.
I
Cr 2:23 E Gesur e Arã tomaram deles as aldeias de Jair,
e
Quenate, e seus lugares, sessenta cidades;
todos
estes foram filhos de Maquir, pai de Gileade.
I
Cr 2:24 E, depois da morte de Hezrom, em Calebe de Efrata,
Abia,
mulher de Hezrom, deu à luz a Asur, pai de Tecoa.
I
Cr 2:25 E os filhos de Jerameel, primogênito de Hezrom,
foram
Rão, o primogênito, Buna, Orem, Ozem e Aías.
I
Cr 2:26 Teve também Jerameel ainda outra mulher
cujo
nome era Atara; esta foi a mãe de Onã.
I
Cr 2:27 E foram os filhos de Rão, primogênito de Jerameel:
Maaz,
Jamim, e Equer.
I
Cr 2:28 E foram os filhos de Onã:
Samai
e Jada; e os filhos de Samai: Nadabe e Abisur.
I
Cr 2:29 E o nome da mulher de Abisur era Abiail,
que
lhe deu a Abã e a Molide.
I
Cr 2:30 E foram os filhos de Nadabe, Selede e Apaim;
e
Selede morreu sem filhos.
I
Cr 2:31 E o filho de Apaim foi Isi; e o filho de Isi, Sesã.
E
o filho de Sesã, Alai.
I
Cr 2:32 E os filhos de Jada, irmão de Samai,
foram
Jeter e Jônatas; e Jeter morreu sem filhos.
I
Cr 2:33 E os filhos de Jônatas foram:
Pelete
e Zaza; estes foram os filhos de Jerameel.
I
Cr 2:34 E Sesã não teve filhos, mas filhas;
e
tinha Sesã um servo egípcio, cujo nome era Jará.
I
Cr 2:35 Deu, pois, Sesã sua filha por mulher
a
Jará, seu servo; e lhe deu à luz a Atai.
I
Cr 2:36 E Atai gerou a Natã,
e
Natã gerou a Zabade.
I
Cr 2:37 E Zabade gerou a Eflal,
e
Eflal gerou a Obede.
I
Cr 2:38 E Obede gerou a Jeú,
e
Jeú gerou a Azarias.
I
Cr 2:39 E Azarias gerou a Helez,
e
Helez gerou a Eleasá.
I
Cr 2:40 E Eleasá gerou a Sismai,
e
Sismai gerou a Salum.
I
Cr 2:41 E Salum gerou a Jecamias,
e
Jecamias gerou a Elisama.
I
Cr 2:42 E foram os filhos de Calebe, irmão de Jerameel,
Messa,
seu primogênito (este foi o pai de Zife),
e
os filhos de Maressa, pai de Hebrom.
I
Cr 2:43 E foram os filhos de Hebrom:
Coré,
Tápua, Requém e Sema.
I
Cr 2:44 E Sema gerou a Raão, pai de Jorqueão;
e
Requém gerou a Samai.
I
Cr 2:45 E foi o filho de Samai, Maom;
e
Maom foi pai de Bete-Zur.
I
Cr 2:46 E Efá, a concubina de Calebe, deu à luz
a
Harã, a Mosa, e a Gazez;
e
Harã gerou a Gazez.
I
Cr 2:47 E foram filhos de Jadai:
Regém,
Jotão, Gesã, Pelete, Efá e Saafe.
I
Cr 2:48 De Maaca, concubina,
Calebe
gerou a Seber e a Tiraná.
I
Cr 2:49 E a mulher de Saafe, pai de Madmana,
deu
à luz a Seva, pai de Macbena e pai de Gibeá;
e
foi a filha de Calebe, Acsa.
I
Cr 2:50 Estes foram os filhos de Calebe, filho de Hur,
o
primogênito de Efrata:
Sobal,
pai de Quiriate-Jearim,
I
Cr 2:51 E Salma, pai dos belemitas,
Harefe,
pai de Bete-Gader.
I
Cr 2:52 E foram os filhos de Sobal, pai de Quiriate-Jearim:
Haroé
e metade dos menuítas.
I
Cr 2:53 E as famílias de Quiriate-Jearim foram os jitreus,
e
os puteus, e os sumateus, e os misraeus;
destes
saíram os zorateus, e os estaoleus.
I
Cr 2:54 Os filhos de Salma foram Belém e os netofatitas,
Atarote,
Bete-Joabe, e metade dos manaatitas, e os zoritas.
I
Cr 2:55 E as famílias dos escribas que habitavam em Jabez
foram
os tiratitas, os simeatitas e os sucatitas;
estes
são os queneus, que vieram de Hamate,
pai
da casa de Recabe.
Quanto aos queneus, esses estrangeiros eram
parentes de Moisés por matrimônio e se tornaram parte de Judá – Jz 1:16; 4:11.
Assim, o cronista os inclui como membros legítimos do povo de Deus.
Tudo isso nada mais é do que a graça e a
misericórdia de Deus preservando as coisas e reconstruindo a história de seu
povo que dali sairia o Messias esperado e desejado desde o princípio das
coisas.
[1]Quiasmo ou
Quiasma (em grego: χιάζω, chiátsō, "formar como a letra Χ") é uma
figura de linguagem ou uma figura de música em que elementos são dispostos de
forma cruzada. O nome se deriva da letra grega X (Chi), e é em latim chiasmus,
como ainda hoje no inglês, alemão e outras línguas, e sofreu uma alteração no
português por causa da pronúncia do italiano, que pronuncia o ch como k.
Exemplo:
A "Torna
insensível o coração deste povo,
B
endurece-lhe os ouvidos
C e
fecha-lhe os olhos,
C’ para
que não venha ele a ver com os olhos,
B’ a ouvir
com os ouvidos
A’ e a
entender com o coração, e se converta e seja salvo." (Is 6:10)
O livro de I e II de Crônicas foi escrito –
desconhece-se o autor, embora a tradição judaica atribua ela a Esdras e a
Neemias que os teriam redigido na época um pouco depois da libertação dos
exilados da Babilônia (538 a.C.) - para orientar a restauração do reino depois
do exílio, enfatizando especialmente a unidade de Israel, o rei, o templo e as
bênçãos e as maldições imediatas da aliança.
São verdades fundamentais que se sobressaem
no livro, bem capturado pela Bíblia de Estudo de Genebra - BEG, a qual
estaremos nos orientando por seus comentários: - o povo de Deus tem nos reinos
unidos de Davi e de Salomão o modelo sobre como buscar as bênçãos divinas. – o destino
de cada geração de Israel era determinado pela fidelidade aos ideais de Deus
quanto à monarquia, ao templo e à unidade do seu povo. – as gerações futuras do
povo de Deus devem aprender, por meio da história de Israel, as prioridades e
os padrões de fidelidade esperados delas.
A origem do nome desses livros
provavelmente veio de Lutero que ao estudar as Escrituras, concluiu junto com
Jerônimo que I e II Crônicas era uma espécie de complemento das histórias de
Samuel e de Reis. Ou seja, alguns textos da Septuaginta – a tradução grega do
AT – chamavam esse complemento de “as coisas omitidas”, assim Lutero as chamou
de “a crônica de toda a história sagrada”. Daí seu nome atual “Crônicas” a qual
se dividiu em I e II.
Ao redigir I e II Crônicas, o cronista se
valeu de diversas fontes escritas, entre elas:
Baseia-se em diversos textos bíblicos. Usa extensivamente Samuel e Reis e segue partes do Pentateuco, Juízes, Rute, Salmos, (Isaías, Jeremias e Zacarias.
Cita várias fontes reais que são desconhecidas: "história do rei Davi" (27.24), "Livro da História dos Reis" (2Cr 24.27), "Livro [História] dos Reis de Israel" (9.1; 2Cr 20.34), 'Livro da História dos Reis de Judá e Israel" (2Cr 16.11; 25.26; 28.26; 32.32) e "Livro da História dos Reis de Israel e Judá" (2Cr 27.7; 35.27; 36.8).
Refere-se explicitamente a várias fontes proféticas: os escritos de Samuel (29.29), Natã (2Cr 9.29), Gade (29.29), Aías (2Cr 9.29), Ido (2Cr 9.29; 12.15; 13.22), Semaías (2Cr 12.15), Isaías (2Cr 26.22) e "videntes" anônimos (2Cr 33.19).
O estilo e o conteúdo de várias passagens também sugerem que o cronista usou fontes não especificadas.
Fonte: BEG.
Iremos também seguir a divisão de capítulos
proposta pela BEG para termos um referencial de qualidade em nossos estudos e
reflexões.
Parte I – AS GENEALOGIAS DO POVO DE DEUS –
1:1 a 9:34.
Parte II – O REINO UNIDO – 9:35 a II CR
9:31.
Parte III – O REINO DIVIDIDO – 10:1 a 28:27.
Parte IV – O REINO UNIFICADO – 29:1 a 36:23.
I Crônicas 1:1-54 - GENEALOGIAS - A SEMENTE MESSIÂNICA
Parte I – AS GENEALOGIAS DO POVO DE DEUS – 1:1 a 9:34.
Além de revelarem os privilégios e as
responsabilidades daqueles que regressaram do exílio e explicar a eleição e a
organização do povo de Deus ao longo da História, elas também preservam, de
certa forma, a mensagem messiânica originada lá em Gn 3:15 quando Deus falou à
serpente.
Nada terá sentido algum se não for essa
linhagem messiânica que sai de Adão, passa por Sete, depois Enos e segue até
Abraão, Davi e acaba em Cristo. São 77 gerações desde o primeiro Adão até ao
último Adão, conforme vemos a genealogia de Cristo no Evangelho de Lucas.
O cronista irá descrever a separação de
Israel dentre as nações da terra pela escolha soberana de Deus, a organização
determinada por Deus para o seu povo e a continuidade do seu povo eleito por
meio daqueles que haviam regressado do exílio.
Nunca é tarde para recordar que a questão
do exílio se deu pela insistente desobediência do povo de Deus e o seu regresso,
por pura graça, misericórdia e fidelidade de Deus que iria trazer a semente
messiânica prometida em Gênesis.
Essa Parte I será também dividida em três:
A. As raízes de Israel – 1:1 a 2:2. B. A extensão e a ordem do povo de Deus – 2:3
a 9:1a. C. A continuidade de Israel – 9:1b a 34.
A. As raízes de Israel – 1:1 a 2:2.
Aqui o Cronista parece se valer de Gn
5:1-32 e passa rapidamente pela história que antecede o dilúvio, mencionando
apenas alguns representantes proeminentes da linhagem messiânica escolhida.
Por meio dos filhos de Noé, o cronista
mostra como Deus escolheu algumas nações e não outras. A sua escolha é soberana
e não baseada em obras. Os filhos de Noé são considerados individualmente: Jafé
– vs 5-7; Cam – vs 8-16; e Sem – vs 17-27.
Todos nós descendemos hoje ou de Noé, ou de
seus filhos, Sem, Cam ou Jafé. A Bíblia não relata que haja outros filhos de
Noé, mas a possibilidade existe, uma vez que ambos eram sadios e nenhuma menção
há de que tinham cessado os tempos e as estações para produzirem novos filhos.
Valendo-se seletivamente de Gn 10:1-32, o
cronista coloca a linhagem messiânica no final. Dentre os descendentes de Noé,
somente a descendência de Sem, que são os semitas, se encontrava numa relação
especial de aliança com Deus – Gn 9:24.
Além dos descendentes pertencentes à
linhagem da aliança, o cronista fala de descendentes paralelos que por uma
razão ou outra se aproximavam muito deles quase que querendo mesmo ocupar seus
lugares e obter suas bênçãos e promessas. São eles os descendentes de Cam e
Jafé, de Ismael, de Abraão com Quetura, de Esaú, de Seir e os reis e príncipes
de Edom.
I Cr 1:1 Adão, Sete, Enos,
I
Cr 1:2 Cainã, Maalaleel, Jerede,
I
Cr 1:3 Enoque, Metusalém,
Lameque,
I
Cr 1:4 Noé, Sem, Cão e Jafé.
I
Cr 1:5 Os filhos de Jafé foram:
Gomer,
Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras.
I
Cr 1:6 E os filhos de Gomer:
Asquenaz,
Rifate, Togarma.
I Cr 1:7 E os filhos de Javã:
Elisá,
Társis, Quitim e Dodanim.
I
Cr 1:8 Os filhos de Cão:
Cuxe,
Mizraim, Pute e Canaã.
I
Cr 1:9 E os filhos de Cuxe eram:
Seba,
Havilá, Sabtá, Raamá e Sabtecá;
os
filhos de Raamá: Sebá e Dedã.
I
Cr 1:10 E Cuxe gerou a Ninrode,
que
começou a ser poderoso na terra.
I
Cr 1:11 E Mizraim gerou aos ludeus e aos anameus
e
aos leabeus e aos naftueus,
I
Cr 1:12 E aos patruseus e aos caslueus
(dos
quais procedem os filisteus)
e
aos caftoreus.
I
Cr 1:13 E Canaã gerou a Sidom seu primogênito, e a Hete,
I
Cr 1:14 E aos jebuseus e aos amorreus e aos girgaseus,
I
Cr 1:15 E aos heveus e aos arqueus e aos sineus,
I
Cr 1:16 E aos arvadeus e aos zemareus
e
aos hamateus.
I
Cr 1:17 E foram os filhos de Sem:
Elão,
Assur, Arfaxade, Lude, Arã, Uz, Hul, Geter e Meseque.
I
Cr 1:18 E Arfaxade gerou a Selá e Selá gerou a Éber.
I
Cr 1:19 E a Éber nasceram dois filhos:
o
nome de um foi Pelegue, porquanto nos
seus
dias se repartiu a terra,
e
o nome de seu irmão era Joctã.
I
Cr 1:20 E Joctã gerou a Almoda, a Selefe, a Hazarmavé,
e
a Jerá, I Cr 1:21 E a Hadorão, a Usal, e a Dicla,
I
Cr 1:22 E a Obal, a Abimael, a Sebá,
I
Cr 1:23 E a Ofir, a Havilá, e a Jobabe:
todos
estes foram filhos de Joctã.
I
Cr 1:24 Sem, Arfaxade, Selá, I Cr 1:25 Éber, Pelegue, Reú,
I
Cr 1:26 Serugue, Naor, Terá,
I
Cr 1:27 Abrão, que é Abraão.
I
Cr 1:28 Os filhos de Abraão foram:
Isaque
e Ismael.
I
Cr 1:29 Estas são as suas gerações:
o
primogênito de Ismael foi Nebaiote,
e,
depois, Quedar, Adbeel, Mibsão,
I
Cr 1:30 Misma, Dumá, Massá, Hadade, Tema,
I
Cr 1:31 Jetur, Nafis e Quedemá;
estes
foram os filhos de Ismael.
I
Cr 1:32 Quanto aos filhos de Quetura,
concubina
de Abraão, esta deu à luz a Zinrã,
a
Jocsã, a Medã, a Midiã, a Jisbaque
e
a Suá; e os filhos de Jocsã foram
Seba
e Dedã.
I Cr 1:33 E os
filhos de Midiã:
Efá,
Efer, Enoque, Abida e Elda;
todos
estes foram filhos de Quetura.
I
Cr 1:34 Abraão, pois, gerou a Isaque;
e
foram os filhos de Isaque: Esaú e Israel.
I
Cr 1:35 Os filhos de Esaú:
Elifaz,
Reuel, Jeús, Jalão e Coré.
I
Cr 1:36 Os filhos de Elifaz:
Temã,
Omar, Zefi, Gaetã, Quenaz, Timna
e
Amaleque.
I
Cr 1:37 Os filhos de Reuel:
Naate,
Zerá, Samá e Mizá.
I
Cr 1:38 E os filhos de Seir:
Lotã,
Sobal, Zibeão, Aná, Disom, Eser e Disã.
I
Cr 1:39 E os filhos de Lotã: Hori e Homã; e a irmã
de
Lotã foi Timna.
I
Cr 1:40 Os filhos de Sobal eram Alvã,
Manaate,
Ebal, Sefi e Onã;
e
os filhos de Zibeão eram Aiá e Aná.
I
Cr 1:41 O filho de Aná foi Disom;
e
os filhos de Disom foram Hanrão, Esbã,
Itrã
e Querã.
I
Cr 1:42 Os filhos de Eser eram:
Bilã,
Zaavã e Jaacã;
os
filhos de Disã eram: Uz e Arã.
I Cr 1:43 E estes são os reis que
reinaram na terra de Edom,
antes
que reinasse rei sobre os filhos de Israel:
Bela,
filho de Beor, e era o nome da sua cidade Dinabá.
I
Cr 1:44 E morreu Bela, e reinou em seu lugar
Jobabe, filho de Zerá, de Bozra.
I
Cr 1:45 E morreu Jobabe, e reinou em seu lugar Husão,
da
terra dos temanitas.
I
Cr 1:46 E morreu Husão, e reinou em seu lugar Hadade,
filho
de Bedade; este feriu os midianitas no campo de Moabe;
e
era o nome da sua cidade Avite.
I
Cr 1:47 E morreu Hadade, e reinou em seu lugar Samlá,
de
Masreca.
I
Cr 1:48 E morreu Samlá, e reinou em seu lugar Saul,
de
Reobote, junto ao rio.
I
Cr 1:49 E morreu Saul, e reinou em seu lugar Baal-Hanã,
filho
de Acbor.
I
Cr 1:50 E, morrendo Baal-Hanã,
Hadade
reinou em seu lugar;
e
era o nome da sua cidade Paí;
e
o nome de sua mulher era Meetabel,
filha
de Matrede, filha de Me-Zaabe.
I
Cr 1:51 E, morrendo Hadade, foram príncipes em Edom
o
príncipe Timna, o príncipe Alva, o príncipe Jetete,
I
Cr 1:52 O príncipe Oolibama, o príncipe Elá,
o
príncipe Pinom, I Cr 1:53 O príncipe Quenaz,
o
príncipe Temã, o príncipe Mibzar,
I
Cr 1:54 O príncipe Magdiel, o príncipe Irã,
estes
foram os príncipes de Edom.
Com as Crônicas, agora iremos completar as
histórias já narradas e comentadas em Samuel e em Reis acrescentando detalhes
do pós exílio, onde o templo estará sendo preparado para ser restaurado para a
recepção do Messias, da semente messiânica, do escolhido, do filho da promessa,
do descendente que irá esmagar a cabeça da serpente e esta, e não os seus
descendentes, lhe ferirá seu calcanhar.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita podendo conter gráficos, tabelas, imagens e textos e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
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