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sábado, 29 de março de 2014

Rute 3:1-18 - Rute, Mulher virtuosa. Boaz, Homem de Deus.

Já vimos, nos dois primeiros capítulos: I. A amargura e o vazio de Noemi – 1:1-22 e a parte II. Rute descobre seu resgatador – 2:1-23. Hoje, veremos a terceira parte: III. Boaz promete a Rute um resgatador – 3:1-18. E, no próximo capítulo, concluiremos todo o pequeno livro de Rute com as partes: IV. Boaz se torna o resgatador de Rute – 4:1-12. E: V. A bênção de Noemi – 4:13-17. VI. Apêndice genealógico 4:18-22.
III. Boaz promete a Rute um resgatador – 3:1-18.
Muito esperta a Noemi e conhecia bem a alma masculina e também a feminina, pois vai dar uma dica para Rute que irá abalar todas as estruturas de ambos os corpos e entrarão em instabilidade temporária até que tudo se resolva e se unam para a glória de Deus: o amor está no ar!
Noemi sabia tudo o que iria se passar no campo e até a forma como iriam brincar, se divertir, alegrarem-se, comerem, beberem e depois irem dormir. Ela ensina tudo para Rute e dá sua dica de como conquistar Boaz.
Rute é mulher honesta, temente a Deus, cheia de fé, bonita, jovem, fiel e pronta para toda boa obra. Ela vai para o campo e faz exatamente tudo como fora instruída a fazer com sucesso total.
Boaz, cansado, dorme o sono dos anjos sem saber que seu coração está a poucos passos de uma jovem senhora armada até os dentes e pronta para guerrear por ele. Ela lhe descobre os pés e se deita ali. Será que ela dormiu? Talvez sim, talvez não. Boaz sim dormiu e muito.
Quando acorda, uma surpresa e seu coração começa a bater tão forte que a alma de Noemi sabe o que está para acontecer, em breve. Ele foi pego de surpresa e que boa surpresa! Ficou sem saber o que fazer, mas foi sensato e temente a Deus e teve a paciência e o bom-senso de esperar o momento certo.
Chama-a de filha e reconhece nela uma mulher de valor! Dá instruções a ela e, no seu zelo pela lei, aponta que há outro remidor que poderia desfazer um sonho que começava a criar forma envolvendo os dois.
Se fosse um homem não temente a Deus, teria se aproveitado da moça e a despedido como uma vadia, mas a respeitou e anunciou a Rute que por ela brigaria a briga de Deus. Se ele perdesse para seu parente mais próximo, entenderia que Deus quis assim.
No fundo, no fundo, ele já estava certo de que iria vencer o game e derrotar o vilão e viver depois feliz para sempre. No entanto, teria de lutar a luta certa e isso ficará para o próximo capítulo.
 Rt 3:1 E disse-lhe Noemi, sua sogra:
               Minha filha, não hei de buscar descanso, para que fiques bem?
               Rt 3:2 Ora, pois, não é Boaz, com cujas moças estiveste,
                              de nossa parentela? Eis que esta noite padejará a cevada
                                            na eira.
               Rt 3:3 Lava-te, pois, e unge-te, e veste os teus vestidos, e desce à eira;
                              porém não te dês a conhecer ao homem,
                                            até que tenha acabado de comer e beber.
               Rt 3:4 E há de ser que, quando ele se deitar, notarás o lugar
                              em que se deitar; então entrarás, e descobrir-lhe-ás os pés,
                                            e te deitarás, e ele te fará saber o que deves fazer.
Rt 3:5 E ela lhe disse:
               Tudo quanto me disseres, farei.
Rt 3:6 Então foi para a eira, e fez conforme a tudo quanto
               sua sogra lhe tinha ordenado.
Rt 3:7 Havendo, pois, Boaz comido e bebido, e estando já o seu coração
               alegre, veio deitar-se ao pé de um monte de grãos;
                              então veio ela de mansinho, e lhe descobriu os pés,
                                            e se deitou.
Rt 3:8 E sucedeu que, pela meia noite, o homem estremeceu, e se voltou;
               e eis que uma mulher jazia a seus pés.
Rt 3:9 E disse ele:
               Quem és tu?
E ela disse:
               Sou Rute, tua serva; estende pois tua capa sobre a tua serva,
                              porque tu és o remidor.
Rt 3:10 E disse ele:
               Bendita sejas tu do SENHOR, minha filha;
                              melhor fizeste esta tua última benevolência do que a
                                            primeira, pois após nenhum dos jovens foste,
                                                           quer pobre quer rico.
               Rt 3:11 Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseste
                              te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que
                                            és mulher virtuosa.
               Rt 3:12 Porém agora é verdade que eu sou remidor,
                              mas ainda outro remidor há mais chegado do que eu.
               Rt 3:13 Fica-te aqui esta noite, e será que, pela manhã,
                              se ele te redimir, bem está, que te redima;
                                            porém, se não quiser te redimir, vive o SENHOR,
                                                           que eu te redimirei.
                              Deita-te aqui até amanhã.
               Rt 3:14 Ficou-se, pois, deitada a seus pés até pela manhã,
                              e levantou-se antes que pudesse um conhecer o outro,
                                            porquanto disse:
                                            Não se saiba que alguma mulher veio à eira.
Rt 3:15 Disse mais:
               Dá-me a capa que tens sobre ti, e segura-a.
                              E ela a segurou; e ele mediu seis medidas de cevada,
                                            e lhas pôs em cima; então foi para a cidade.
Rt 3:16 E foi à sua sogra, que lhe disse:
               Como foi, minha filha?
E ela lhe contou tudo quanto aquele homem lhe fizera. Rt 3:17 Disse mais:
               Estas seis medidas de cevada me deu, porque me disse:
                              Não vás vazia à tua sogra.
Rt 3:18 Então disse ela:
               Espera, minha filha, até que saibas como irá o caso,
                              porque aquele homem não descansará
                                            até que conclua hoje este negócio.
Rute volta para casa feliz e sorrindo pelas paredes. Noemi quis saber de todos os detalhes e ela lhe conta tudo e Noemi já vislumbra a vitória chegando a passos bem largos, firmes e fortes.
Ela sabia que Boaz não teria descanso enquanto não resolvesse urgentemente essa causa. Rute volta também para casa com mantimentos o que era bom sinal de que Deus estava abençoando elas em tudo.
Qual seria o juiz que deveria estar julgando Israel nessa época? A história de Rute, provavelmente, conforme a BEOC (Bíblia de Estudo em Ordem Cronológica), se deu antes de Débora e Baraque como juiz de Israel, em cerca de 1249-1209(R) ou 1252-1212 (k) A.C.[1]
Vamos recordar quem foram os 12 juízes de Israel:
1.    Otniel (Judá) - Jz 1:11-15; Jz 3:7-11: o primeiro juiz, foi da geração seguinte à de Josué. Teve vitória sobre Cusã-Risataim.
2.    Eúde (Benjamim) - Jz 3:12-30; Jz 4:1: vitória sobre Eglom de Moabe.
3.    Sangar (desconhecido a origem) - Jz 3:31; Jz 5:6: vitória sobre os filisteus
4.    Débora (Efraim) e Baraque (Naftali) - Jz 4:1;4-6; Jz 5:31: vitória sobre Jabim e Sísera.
5.    Gideão (Manassés) - Jz 6:1-8; Jz 6:32: vitória sobre os midianitas e amalequitas.
6.    Tola (Issacar) - Jz 10:1-2.
7.    Jair (Manassés) - Jz 10:3-5.
8.    Jefté (Manassés) - Jz 10:6-12 a Jz 12:7 - vitória sobre os amonitas.
9.    Ibsã (Judá ou Zebulom) - Jz 12:8-9.
10. Elom (Zebulom) - Jz 12:11-12.
11. Abdon (Efraim) - Jz 12:13-15.
12. Sansão (Dã) - Jz 13-16 ; 15:20: vitória sobre os filisteus.

A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
[1] (R) e (k) são sistemas de contagem do tempo adotadas pela BEOC.

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SWIFT / Routing number / IBAN para o BAnco do Brasil e uso no KOBO writinglife

SWIFT / Routing number / IBAN
Eu estava tentando cadastrar meus dados para fins de recebimento de royalties pelas vendas de meus livros na KOBO e não conseguia descobrir qual meu SWIFT / Routing number / IBAN. Depois de muito pesquisar e sofrer, consegui a solução, como segue abaixo neste mini tutorial. Espero que seja útil para você.

Reparem que não precisei de fazer cálculos, nem usar máscara, nem instalar APPs que descobrem meu IBAN de 29 dígitos.

Simples:

  1. 1.       em NAME  ACCOUNT IS REGISTERED TO - digitei meu nome completo e sem sinais gráficos.
  2. 2.       em ACCOUNT NUMBER: digitei meu número de conta corrente sem hifem e com o último digito verificador.
  3. 3.       em TAX REGISTRATION NUMBER - deixei em branco.
  4. 4.       em CURRENCY - escolhi USD- Us Dollars.
  5. 5.       em COUNTRY - escolhi Brazil.
  6. 6.       em CITY - digitei Brasilia, sem uso de acentos.
  7. 7.       Finalmente em SWIFT/ROUNTIG NUMBER/IBAN - digitei BRASBRRJXXX (isso é válido somente para os correntistas do Banco do Brasil).
8.      Cliquei, por último em Search e "bingo"= veio meus dados bancários e ai selecionei ele e cliquei em Save Changes. Pronto!
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sexta-feira, 28 de março de 2014

Rute 2:1-23 - Rute, mulher de Deus, descobre seu resgatador

Nós dividimos o livro de Rute em seis partes, seguindo a divisão proposta pela  Bíblia de Estudo de Genebra - BEG: I. A amargura e o vazio de Noemi – 1:1-22 (já visto). Agora, iremos ver a parte II. Rute descobre seu resgatador – 2:1-23. E, depois: III. Boaz promete a Rute um resgatador – 3:1-18. IV. Boaz se torna o resgatador de Rute – 4:1-12. V. A bênção de Noemi – 4:13-17. VI. Apêndice genealógico 4:18-22.
II. Rute descobre seu resgatador – 2:1-23.
É de Rute a iniciativa do trabalho para apanhar o sustento da casa e ela, sem saber de nada, apenas indo fazer a sua parte e trabalhar para o sustento do lar, que era necessário, sai para os campos a fim de apanhar espigas que vão caindo pelo caminho que era destinada, pela lei, aos pobres.
Quando estavam na sua própria colheita, os israelitas eram zelosos para coletarem tudo que fosse possível e de direito deles, mas sempre ocorriam acidentes e alguns desses caiam no caminho e, pela lei, não poderiam ser apanhados de volta, mas deixados para o sustento daqueles que não tinham condições alguma.
Assim, era a condição de Rute e de Noemi, naquela época e Rute foi trabalhar dessa forma indo para campos junto com homens que não conhecia correndo sérios riscos de abusos de qualquer natureza.
Essa benevolência da lei está registrada em Lv 19:9,10; 23:22; Dt 24:19.
Rute saiu a trabalhar com a bênção de Noemi: “Vai, minha filha”. Minha filha aqui indica um tratamento afetuoso para com Rute em reconhecimento ao que ela era e representava para Noemi. Nesta pequena narrativa da história de Rute, Noemi a chamará de “minha filha” por cinco vezes. (vs. 22; 3:1, 16, 18).
Boas também, por três vezes a tratará de “minha filha” reconhecendo assim a sua juventude e também seu caráter bom por causa de Noemi. (vs. 8; 3:10,11). Rute não era como era a fama de serem as mulheres moabitas, antes se dava ao respeito e respeitava também.
Por acaso, que realmente de acaso nada tinha, mas por providencia, Rute irá colher os seus grãos justamente no campo de Boaz um futuro, possível resgatador.
Boaz ao ver a jovem bonita, honesta, trabalhadora e cheia de graça em seus campos, logo se acendeu em seu coração uma chama diferente, mas ficou reservado e aproveitou para ser educado, gentil e atencioso para com a jovem moabita que também retribuiu da mesma forma, uma vez que seu coração também disparou, mas conteve-se.
Estava ali começando o nascimento de uma relação duradoura e abençoada por Deus que trará para a vida, Obede, que gerará Jessé, o pai de Davi! A nossa semente que estamos pesquisando desde o início da Bíblia se encontra aqui na época dos juízes.
Boaz conhece a jovem por acaso, explico: nenhum dos dois ou três, se pensarmos em Noemi, planejou qualquer coisa nesse sentido, mas simplesmente aconteceu. E depois de conhece-la, reconhece que ela era a nora de Noemi e com ela foi gentil e deixou-a apanhar o melhor das espigas.
Também deixou ela comer com eles até que se fartasse e ao final da jornada, Rute volta para casa com abastança de mantimento e todas comem, conversam e Noemi percebe tudo o que estava por acontecer e entente e vê, em tudo isso, a mão poderosa de Deus a seu favor.
Rt 2:1 E tinha Noemi um parente de seu marido, homem valente e poderoso,
                da família de Elimeleque; e era o seu nome Boaz.
Rt 2:2 E Rute, a moabita, disse a Noemi:
                Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele em cujos
                               olhos eu achar graça.
E ela disse:
                Vai, minha filha.
Rt 2:3 Foi, pois, e chegou, e apanhava espigas no campo após os segadores;
                e caiu-lhe em sorte uma parte do campo de Boaz,
                               que era da família de Elimeleque.
Rt 2:4 E eis que Boaz veio de Belém, e disse aos segadores:
                O SENHOR seja convosco.
E disseram-lhe eles:
                O SENHOR te abençoe.
Rt 2:5 Depois disse Boaz a seu moço, que estava posto sobre os segadores:
                De quem é esta moça?
Rt 2:6 E respondeu o moço, que estava posto sobre os segadores, e disse:
                Esta é a moça moabita que voltou com Noemi dos campos de Moabe.
Rt 2:7 Disse-me ela:
                Deixa-me colher espigas, e ajuntá-las entre as gavelas
                                após os segadores. Assim ela veio, e desde pela manhã
                                               está aqui até agora, a não ser um pouco que esteve
                                                               sentada em casa.
Rt 2:8 Então disse Boaz a Rute:
                Ouves, filha minha; não vás colher em outro campo,
                               nem tampouco passes daqui; porém aqui ficarás com as                                                        minhas moças. Rt 2:9 Os teus olhos estarão atentos
                                                               no campo que segarem, e irás após elas;
                               não dei ordem aos moços, que não te molestem?
                               Tendo tu sede, vai aos vasos, e bebe do que os moços tirarem.
Rt 2:10 Então ela caiu sobre o seu rosto, e se inclinou à terra; e disse-lhe:
                Por que achei graça em teus olhos, para que faças caso de mim,
                               sendo eu uma estrangeira?
Rt 2:11 E respondeu Boaz, e disse-lhe:
                Bem se me contou quanto fizeste à tua sogra, depois da morte
                               de teu marido; e deixaste a teu pai e a tua mãe, e a terra onde
                               nasceste, e vieste para um povo que antes não conheceste.
                Rt 2:12 O SENHOR retribua o teu feito; e te seja concedido pleno
                               galardão da parte do SENHOR Deus de Israel,
                                               sob cujas asas te vieste abrigar.
Rt 2:13 E disse ela:
                Ache eu graça em teus olhos, senhor meu, pois me consolaste,
                               e falaste ao coração da tua serva, não sendo eu ainda como
                                               uma das tuas criadas.
Rt 2:14 E, sendo já hora de comer, disse-lhe Boaz:
                Achega-te aqui, e come do pão, e molha o teu bocado no vinagre.
E ela se assentou ao lado dos segadores, e ele lhe deu do trigo tostado,
                e comeu, e se fartou, e ainda lhe sobejou.
Rt 2:15 E, levantando-se ela a colher, Boaz deu ordem aos seus moços,
                dizendo:
                               Até entre as gavelas deixai-a colher, e não a censureis.
                Rt 2:16 E deixai cair alguns punhados, e deixai-os ficar,
                               para que os colha, e não a repreendais.
                Rt 2:17 E esteve ela apanhando naquele campo até à tarde;
                               e debulhou o que apanhou, e foi quase um efa de cevada.
                Rt 2:18 E tomou-a, e veio à cidade; e viu sua sogra o que tinha
                               apanhado; também tirou, e deu-lhe o que sobejara
                                               depois de fartar-se.
Rt 2:19 Então disse-lhe sua sogra:
                Onde colheste hoje, e onde trabalhaste?
                               Bendito seja aquele que te reconheceu.
                E relatou à sua sogra com quem tinha trabalhado, e disse:
                               O nome do homem com quem hoje trabalhei é Boaz.
Rt 2:20 Então Noemi disse à sua nora:
                Bendito seja ele do SENHOR, que ainda não tem deixado a sua
                               beneficência nem para com os vivos nem para com os mortos.
Disse-lhe mais Noemi:
                Este homem é nosso parente chegado,
                               e um dentre os nossos remidores.
Rt 2:21 E disse Rute, a moabita:
                Também ainda me disse:
                               Com os moços que tenho te ajuntarás, até que acabem toda a
                                               sega que tenho.
Rt 2:22 E disse Noemi a sua nora:
                Melhor é, filha minha, que saias com as suas moças,
                               para que noutro campo não te encontrem.
Rt 2:23 Assim, ajuntou-se com as moças de Boaz,
                para colher até que a sega das cevadas e dos trigos se acabou;
                               e ficou com a sua sogra.
Agora, sabendo de tudo e entendendo os planos de Deus e tendo renovada dentro dela a esperança e a fé em Deus, planeja sutilmente uma abordagem de Rute para com Boaz, seu futuro resgatador.
Noemi, agora devia estar alegre, feliz e dando graças a Deus. Muitas vezes, estamos assim como Noemi que não enxerga um passo a frente e tudo imagina que é difícil e que não há mais saída alguma para as crises que enfrentamos, mas Deus sempre nos surpreende. Por isso que é importante não desanimarmos, nem desistirmos nunca, nem deixarmos de manter nossa guarda.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
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quinta-feira, 27 de março de 2014

Rute 1:1-22 - Rute, mulher de fé

A época é a dos Juízes e o que surge nesse cenário de instabilidade dos filhos de Israel, sem rei e cada um fazendo o que bem entendia ser o certo? Surge a história da semente messiânica.
Aqui o narrador bíblico vai colocar a figura central de juízes que estava sendo preservada e guardada de Satanás que também queria destruí-la.
A Bíblia tem diversas narrativas, histórias sem fim, ensinamentos profundos, entrega da lei, aliança com o homem e muitos outros assuntos importantes e interessantes para formar nossa cultura e conhecermos mais a Deus, no entanto, o ponto vital dela é quando ela fala da semente messiânica que estamos seguindo e perseguindo desde Gênesis e que irá culminar em Cristo Jesus.
São ao todo 77 gerações e aqui, na época dos juízes, o livro de Rute trazendo à tona o verdadeiro sentido de toda história bíblica. A semente está aqui com uma moabita! Vamos com calma, vendo cada detalhe desta linda história também de amor, paixão e fidelidade.
Autoria, propósito e verdades fundamentais de Rute
Não se sabe quem é o autor deste livro. A tradição rabínica aponta como autor o profeta Samuel que também teria escrito Juízes e I e II Samuel, mas nada podemos afirmar. Outros há que afirmam que Rute foi escrito durante o reinado de Davi, principalmente por causa de Rute 4:17, 22.
O propósito de Rute, conforme estamos vendo pela BEG, é demonstrar a legitimidade do reinado de Davi apesar de sua ancestral moabita, Rute. Eu, no entanto, vejo algo maior que isso, pois a Bíblia é o registro de todas as coisas que estão relacionadas à semente messiânica que estava por vir.
O livro irá registrar Rute como uma mulher virtuosa e como uma verdadeira convertida – 1:16 -, que passou a fazer parte de Israel pela providência divina – 1:1-7 -  e da prática legal do casamento levirato – 3:1-8. Além disso, Deus a aprovará ao lhe conceder a sua bênção – 4:13-17.
Suas verdades fundamentais: a providência de Deus algumas vezes é severa, mas ela sempre opera pelo bem do seu povo; que o amor e a devoção familiar que são orientados pela lei de Deus trazem alegria e felicidade; e, que a família de Davi foi a nobre linhagem real escolhida por Deus.
Ao legitimar Davi – um dos propósitos deste livro -, este livro estava legitimando a semente messiânica e, naturalmente, a Cristo como o grande Messias. Jesus obteve o trono de Israel porque era o filho totalmente fiel de Davi – Mac 10:47-48; At 2:22-36; Rm 1:2-4.
Na genealogia de Mateus e Lucas, podemos ter a certeza da afirmação do Novo Testamento de que o Messias Jesus inaugurou o reino de Davi em seu ministério na terra.
Conforme a BEG, hoje, ele reina e expande o seu reinado e um dia retornará para trazer o domínio mundial para a linhagem de Davi (Am 9.11; At 15.1419).
A inclusão de Rute, uma gentia, antecipa a expansão do reino de Deus aos gentios durante o período do Novo Testamento. E Rute, ao exibir uma fé como a de Abraão e ao deixar seu pais e parentes para viajar sob os cuidados do Senhor para uma terra estrangeira, encontrou a bênção prometida para todas as nações na descendência de Abraão (Gn 12.3).
Assim como ela se tornou parte de Israel, gentios e judeus estão agora reconciliados com Deus num só corpo, por meio de sua união com Cristo (Ef 2.16; 3.6).
O retrato ideal de Boaz, o resgatador de Rute, fornece consistência à declaração do Novo Testamento de que a Igreja é a noiva de Cristo (Ef 5.25-27; Ap 191-8; 22.17).
Divisão didática do livro de Rute
Podemos dividir o livro de Rute em seis partes, seguindo a divisão proposta pela BEG: I. A amargura e o vazio de Noemi – 1:1-22. II. Rute descobre seu resgatador – 2:1-23. III. Boaz promete a Rute um resgatador – 3:1-18. IV. Boaz se torna o resgatador de Rute – 4:1-12. V. A bênção de Noemi – 4:13-17. VI. Apêndice genealógico 4:18-22.
I. A amargura e o vazio de Noemi – 1:1-22.
Noemi não estava na Terra Prometida, pelo contrário, estava seguindo seu marido que foi buscar pão longe de Belém de Judá, onde vivia e foi morar na terra de Moabe.
Os moabitas eram parentes próximos de Israel por meio de Ló – Gn 19:37 – e várias vezes ocuparam partes da Transjordânia central, a qual tinha sido protegida por Deus da invasão dos israelitas conquistadores – Dt 2:9. Ao longo da história, eles serão subjugados por Saul – I Sm 14:47 -, Davi – II Sm 8:2 -, no entanto, houve tempos de parceria quando, por exemplo, Davi precisou refugiar seus pais da perseguição de Saul – I Sm 22:3.
Elimeleque com sua família foi um desses que buscou refúgio em Moabe por causa da fome. O curioso é que Belém significa a casa do pão. Deixaram, pois a casa do pão para procurarem por pão na terra estrangeira de Moabe.
De repente morre Elimeleque e nada se diz de sua morte, simplesmente morreu. Seus filhos se casam com moças moabitas. Não era proibido – Dt 23:3-6 apenas restringe a participação dos homens moabitas no templo -, mas isso era o que provavelmente aconteceria e aconteceu.
Cada um de seus dois filhos se casam com moabitas. Dez anos após a morte de Elimeleque, morre também seus dois filhos e Noemi – significado ditosa – fica viúva. Ela estava já de idade e agora com duas noras, sem filhos. Resolveu ela voltar para a terra de seus pais a fim de terminar os seus dias.
Despede-se das suas noras e as libera para irem tocarem suas vidas, no entanto, uma delas, Rute se afeiçoa a Noemi e ao Deus de Noemi e faz uma escolha que irá mudar a sua vida para sempre.
Noemi ainda tentou dissuadi-la, mas ela estava mesmo resolvida a seguir sua sogra e assim voltam as duas, sem heranças, sem dinheiro, sem bens para Belém.
O caso de Rute é muito interessante. Essa menina era mesmo uma mulher de fé e coragem. Ao ouvir a sua sogra lhe contar as suas histórias e a história de seu povo, por Deus se afeiçoou de tal maneira que arriscou tudo que tinha por causa de sua fé.
Ela ainda devia ser bonita, vistosa, e com um futuro que poderia ter construído em Moabe, mas segue o caminho da fé, crendo no Deus invisível de Israel. O fato é que Deus já a tinha chamado e nela gerado a sua fé salvadora e mais do que isso, a tinha escolhido para ser a transportadora da semente messiânica.
Como Abraão, partiu para uma terra sem saber de nada, apenas confiando em Deus e nas palavras que ouvira Noemi falar.
Na verdade, para que os fatos fiquem bem esclarecidos, Noemi tinha primeiro decidido a voltar para Judá levando suas duas noras e no caminho foi que mudou de ideia e resolveu deixar as duas escolherem seu próprio caminho. Ela mesma, Noemi, estava, de fato, disposta a voltar sozinha.
No entanto, agora, ambas estavam viajando de volta para Judá. Noemi e Rute. Orfa escolheu Moabe e retornou dali para sua própria terra.
Noemi deixou claro para Rute que seria difícil e ela não saberia como resolver o seu caso, uma vez que não poderia mais gerar filhos e ainda que os gerasse, demoraria muito para tomarem seus papeis de resgatadores.
Rute seguiu Noemi sem interesse algum, apenas confiando na providência divina e ela tinha fé para isso. Elas, sem maridos, ficariam sem o provedor da família ou o protetor legal. Fica evidente que Rute se converteu totalmente à fé de Israel. Dedicadamente, ela viajou para Judá com Noemi, que enfrentava a amargura e a solidão.
Rt 1:1 E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam,
               houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá
                              saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher,
                                            e seus dois filhos;
               Rt 1:2 E era o nome deste homem Elimeleque,
                              e o de sua mulher Noemi, e os de seus dois filhos
                                            Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá;
                              e chegaram aos campos de Moabe, e ficaram ali.
Rt 1:3 E morreu Elimeleque, marido de Noemi;
               e ficou ela com os seus dois filhos, Rt 1:4 Os quais tomaram para si
                              mulheres moabitas; e era o nome de uma Orfa,
                                             e o da outra  Rute; e ficaram ali quase dez anos.
Rt 1:5 E morreram também ambos, Malom e Quiliom,
               ficando assim a mulher desamparada dos seus dois filhos
                              e de seu marido.
Rt 1:6 Então se levantou ela com as suas noras,
               e voltou dos campos de Moabe, porquanto na terra de Moabe
                              ouviu que o SENHOR tinha visitado o seu povo,
                                            dando-lhe pão.
               Rt 1:7 Por isso saiu do lugar onde estivera, e as suas noras com ela.
                              E, indo elas caminhando, para voltarem para a terra de Judá.
Rt 1:8 Disse Noemi às suas noras:
               Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe;
                              e o SENHOR use convosco de benevolência, como vós usastes
                                            com os falecidos e comigo.
               Rt 1:9 O SENHOR vos dê que acheis descanso cada uma em casa
                              de seu marido. E, beijando-as ela, levantaram a sua voz
                                            e choraram.
Rt 1:10 E disseram-lhe:
               Certamente voltaremos contigo ao teu povo.
Rt 1:11 Porém Noemi disse:
               Voltai, minhas filhas. Por que iríeis comigo?
                              Tenho eu ainda no meu ventre mais filhos,
                                            para que vos sejam por maridos?
               Rt 1:12 Voltai, filhas minhas, ide-vos embora,
                              que já mui velha sou para ter marido;
                                            ainda quando eu dissesse:
               Tenho esperança, ou ainda que esta noite tivesse marido
                              e ainda tivesse filhos, Rt 1:13 Esperá-los-íeis até que viessem
                                            a ser grandes? Deter-vos-íeis por eles,
                                                           sem tomardes marido?
               Não, filhas minhas, que mais amargo me é a mim
                              do que a vós mesmas; porquanto a mão do SENHOR
                                            se descarregou contra mim.
               Rt 1:14 Então levantaram a sua voz, e tornaram a chorar;
                              e Orfa beijou a sua sogra, porém  Rute se apegou a ela.
Rt 1:15 Por isso disse Noemi:
               Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses;
                              volta tu também após tua cunhada.
Rt 1:16 Disse, porém, Rute:
               Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te;
               porque aonde quer que tu fores irei eu,
               e onde quer que pousares, ali pousarei eu;
               o teu povo é o meu povo,
               o teu Deus é o meu Deus;
               Rt 1:17 Onde quer que morreres morrerei eu,
                              e ali serei sepultada.
               Faça-me assim o SENHOR, e outro tanto,
                              se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.
Rt 1:18 Vendo Noemi, que de todo estava resolvida a ir com ela,
               deixou de lhe falar.
Rt 1:19 Assim, pois, foram-se ambas, até que chegaram a Belém;
               e sucedeu que, entrando elas em Belém, toda a cidade se comoveu
                              por causa delas, e diziam:
               Não é esta Noemi?
Rt 1:20 Porém ela lhes dizia:
               Não me chameis Noemi; chamai-me Mara;
                              porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso.
               Rt 1:21 Cheia parti, porém vazia o SENHOR me fez tornar;
                              por que pois me chamareis Noemi?
               O SENHOR testifica contra mim, e o Todo-Poderoso me tem feito mal.
Rt 1:22 Assim Noemi voltou, e com ela Rute a moabita, sua nora,
               que veio dos campos de Moabe;
                              e chegaram a Belém no princípio da colheita das cevadas.
O discurso de Noemi e sua visão das coisas era muito pessimista como se percebe em seu desabafo de que partira cheia e voltara vazia. Ela parece um pouco revoltada com sua sorte, embora tenha uma noção fantástica da soberania de Deus.
Para o propósito da história era crucial que Rute fosse identificada e lembrada como estrangeira – vs. 4; 2:2,6,21; 4:5,10, em especial, 2:10.
Elas chegaram em Belém no princípio da sega da cevada, onde a história tomará uma guinada incrível.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
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