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quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Deuteronômio 2: 1-37 – AS PEREGRINAÇÕES E O INÍCIO DAS VITÓRIAS NA TRANSJORDÂNIA.

Antes de prosseguirmos com o capítulo 2, destacamos que o propósito do livro de Deuteronômio é despertar, reeducar e estimular uma renovação da aliança mediada por Moisés à nova geração, quando Israel estava prestes a entrar na Terra Prometida sob a nova liderança de Josué.
Vamos recordar que a primeira geração foi rejeitada pelo Senhor porquanto eles rejeitaram ao Senhor por ocasião do evento de espiar a terra e trazer um relatório negativo influenciando toda a nação contra o Senhor.
Algumas verdades se destacam em Deuteronômio: 1. Os israelitas que se encontravam nas campinas de Moabe deveriam aprender, a partir das experiências da geração anterior, a importância da fidelidade à geração. 2. As leis de Moisés foram estabelecidas com a finalidade de beneficiar o povo de Deus em sua entrada na Terra Prometida sob a liderança de Josué. 3. A fidelidade à aliança seria recompensada com bênçãos, enquanto a desobediência seria castigada com maldições. 4. Os israelitas deveriam renovar o compromisso com a aliança enquanto esperavam nas campinas de Moabe e depois entrar na Terra Prometida.]
A questão de autoria do livro, partiremos do pressuposto que foi Moisés o autor dos discursos e do livro.
Não podemos deixar de nos atentar que Moisés, o fundador da teocracia de Israel, foi o mediador da antiga aliança e, como tal, prefigurou Jesus Cristo, o Filho de Deus e o mediador da nova aliança – Jr 31:31-34.
Feita essas considerações, estaremos, em continuação, vendo o primeiro discurso de Moisés – o prólogo histórico – 1:1 a 4:43 e dentro dele, a narração da história que ocupará todo este capítulo e ainda o próximo.
O capítulo 2, abaixo, o dividiremos em duas partes: as peregrinações – vs.. 1-23 e as vitórias na Transjordânia que vai dos vs.. 24 a 37. Essas vitórias ainda ocuparão o próximo capítulo do vs.. 1 ao 20.
Foi o próprio Senhor quem disse que o povo já tinha rodeado bastante a montanha de Seir e todos sabiam disso e isso deveria ser enfadonho, por isso os mandou ir para o norte.
Com relação à sua jornada em direção ao norte, o primeiro obstáculo foi o povo de Esaú, seus irmãos, mas Deus não permitiu que Israel se envolvesse com eles porque tinha dado a Esaú aquela terra. Houve neles temor dos israelitas.
O segundo obstáculo foi Moabe e o Senhor novamente impediu os israelitas de os atacarem por causa que ele tinha dado aos filhos de Ló aquela terra.
No vs.. 14 há menção do tempo em que em que caminharam desde Cades-Barnéia até passarem o ribeiro de Zerede: 38 anos! Objetivo: destruir toda aquela primeira geração dos homens de guerra.
Depois de consumidos todos daquela primeira geração, passaram por Ar, pelos filhos de Moabe, e chegaram até defronte dos filhos de Amon. Novamente aqui o Senhor deu a terra a eles e não permitiu Israel de atacá-los e tomar-lhes a terra.
O Senhor deu vitórias aos povos de Esaú de Moabe e de Amon sobre os gigantes que nelas havia permitindo assim a posse e o domínio da terra deles as quais Israel não pode se apossar, mas atravessar com cuidado.
Com relação à Hesbon, tudo foi feito de forma contraria. Primeiro os israelitas pediram permissão para passar por eles, mas Deus interviu e endureceu o coração deste povo para resistir a Israel porque Deus tinha outros planos.
Israel então destruiu todo o povo e o juízo de Deus caiu sobre eles, exterminando-os. Aproveitaram somente o gado e todo o despojo das cidades que tomaram para si.
Depois, desde Aroer, que está à borda do vale de Arnom, e a cidade que nele está, até Gileade nenhuma cidade houve alta demais para eles porque Deus tinha entregue tudo isso a eles.
Deuteronômio 2:1 Depois viramo-nos, e caminhamos ao deserto,
               caminho do Mar Vermelho, como o SENHOR me tinha dito,
                              e muitos dias rodeamos o monte Seir.
Dt 2:1 Depois viramo-nos, e caminhamos ao deserto,
               caminho do Mar Vermelho, como o SENHOR me tinha dito,
                              e muitos dias rodeamos o monte Seir.
Dt 2:2 Então o SENHOR me falou, dizendo:
               Dt 2:3 Tendes rodeado bastante esta montanha;
                              virai-vos para o norte.
               Dt 2:4 E dá ordem ao povo, dizendo:
                              Passareis pelos termos de vossos irmãos, os filhos de Esaú,
                                            que habitam em Seir; e eles terão medo de vós;
                                                           porém guardai-vos bem.
               Dt 2:5 Não vos envolvais com eles, porque não vos darei da sua terra
                              nem ainda a pisada da planta de um pé; porquanto a Esaú
                                            tenho dado o monte Seir por herança.
               Dt 2:6 Comprareis deles, por dinheiro, comida para comerdes;
                              e também água para beber deles comprareis por dinheiro.
               Dt 2:7 Pois o SENHOR teu Deus te abençoou
                              em toda a obra das tuas mãos; ele sabe que andas por este                                                 grande deserto;
                              estes quarenta anos o SENHOR teu Deus esteve contigo,
                                            coisa nenhuma te faltou.
Dt 2:8 Passando, pois, por nossos irmãos, os filhos de Esaú,
               que habitavam em Seir, desde o caminho da planície de Elate
                              e de Eziom-Geber, nos viramos e passamos o caminho do
                                            deserto de Moabe.
Dt 2:9 Então o SENHOR me disse:
               Não molestes aos de Moabe, e não contendas com eles em peleja,
                              porque não te darei herança da sua terra;
                              porquanto tenho dado a Ar por herança aos filhos de Ló.
               Dt 2:10 (Os emins dantes habitaram nela; um povo grande
                              e numeroso, e alto como os gigantes.
               Dt 2:11 Também estes foram considerados gigantes
                              como os anaquins; e os moabitas os chamavam emins.
               Dt 2:12 Outrora os horeus também habitaram em Seir;
                              porém os filhos de Esaú os lançaram fora,
                              e os destruíram de diante de si, e habitaram no seu lugar,
                                            assim como Israel fez à terra da sua herança,
                                                           que o SENHOR lhes tinha dado).
Dt 2:13 Levantai-vos agora, e passai o ribeiro de Zerede.
               Assim passamos o ribeiro de Zerede.
Dt 2:14 E os dias que caminhamos, desde Cades-Barnéia
               até que passamos o ribeiro de Zerede, foram trinta e oito anos,
                              até que toda aquela geração dos homens de guerra
                                            se consumiu do meio do arraial,
                                                           como o SENHOR lhes jurara.
               Dt 2:15 Assim também foi contra eles a mão do SENHOR,
                              para os destruir do meio do arraial até os haver consumido.
Dt 2:16 E sucedeu que, sendo já consumidos todos os homens de guerra,
               pela morte, do meio do povo, Dt 2:17 O SENHOR me falou, dizendo:
Dt 2:18 Hoje passarás a Ar, pelos termos de Moabe;
               Dt 2:19 E chegando até defronte dos filhos de Amom, não os molestes,
                              e com eles não contendas; porque da terra
                                            dos filhos de Amom não te darei herança,
                              porquanto aos filhos de Ló a tenho dado por herança.
               Dt 2:20 (Também essa foi considerada terra de gigantes;
                              antes nela habitavam gigantes, e os amonitas os chamavam
                                            zamzumins; Dt 2:21 Um povo grande, e numeroso,
                              e alto, como os gigantes; e o SENHOR os destruiu de diante
                                            dos amonitas, e estes os lançaram fora,
                                                           e habitaram no seu lugar;
               Dt 2:22 Assim como fez com os filhos de Esaú, que habitavam em Seir,
                              de diante dos quais destruiu os horeus, e eles os lançaram
                                            fora, e habitaram no lugar deles até este dia;
               Dt 2:23 Também os caftorins, que saíram de Caftor,
                              destruíram os avins, que habitavam em Cazerim até Gaza,
                                            e habitaram no lugar deles).
Dt 2:24 Levantai-vos, parti e passai o ribeiro de Arnom;
               eis aqui na tua mão tenho dado a Siom, amorreu, rei de Hesbom,
               e a sua terra; começa a possuí-la, e contende com eles em peleja.
Dt 2:25 Neste dia começarei a pôr um terror e um medo de ti diante dos povos
               que estão debaixo de todo o céu; os que ouvirem a tua fama tremerão
                              diante de ti e se angustiarão. Dt 2:26 Então mandei
                                            mensageiros desde o deserto de Quedemote a Siom,
                                            rei de Hesbom, com palavras de paz, dizendo:
Dt 2:27 Deixa-me passar pela tua terra; somente pela estrada irei;
               não me desviarei para a direita nem para a esquerda.
               Dt 2:28 A comida, para que eu coma, vender-me-ás por dinheiro,
                              e dar-me-ás por dinheiro a água para que eu beba;
                                            tão-somente deixa-me passar a pé;
               Dt 2:29 Como fizeram comigo os filhos de Esaú, que habitam em Seir,
                              e os moabitas que habitam em Ar; até que eu passe o Jordão,
                                            à terra que o SENHOR nosso Deus nos há de dar.
               Dt 2:30 Mas Siom, rei de Hesbom, não nos quis deixar passar
                              por sua terra, porquanto o SENHOR teu Deus endurecera
                                            o seu espírito, e fizera obstinado o seu coração
                                                           para to dar na tua mão, como hoje se vê.
Dt 2:31 E o SENHOR me disse:
               Eis aqui, tenho começado a dar-te Siom, e a sua terra;
                              começa, pois, a possuí-la para que herdes a sua terra.
Dt 2:32 E Siom saiu-nos ao encontro, ele e todo o seu povo,
               à peleja, em Jaza; Dt 2:33 E o SENHOR nosso Deus
                              no-lo entregou, e o ferimos a ele, e a seus filhos,
                                            e a todo o seu povo.
               Dt 2:34 E naquele tempo tomamos todas as suas cidades,
                              e cada uma destruímos com os seus homens,
                                            mulheres e crianças; não deixamos a ninguém.
               Dt 2:35 Somente tomamos por presa o gado para nós,
                              e o despojo das cidades que tínhamos tomado.
               Dt 2:36 Desde Aroer, que está à margem do ribeiro de Arnom,
                              e a cidade que está junto ao ribeiro, até Gileade,
                                            nenhuma cidade houve que de nós escapasse;
                                            tudo isto o SENHOR nosso Deus nos entregou.
Dt 2:37 Somente à terra dos filhos de Amom não chegastes;
nem a toda a margem do ribeiro de Jaboque,
nem às cidades da montanha,
nem a coisa alguma que nos proibira*
               o SENHOR nosso Deus.
Como é incrível vermos como Deus é imanente e não somente transcendente. Ele realmente é quem abate, quem exalta, quem permite, quem destrói por meio dos seus juízos.

Ai daqueles que usam de seu poder e força e domínio para perverter o direito e conquistarem para si mais riquezas e bens sobre a terra.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
http://www.jamaisdesista.com.br
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terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Deuteronômio 1: 1-46 - O PRIMEIRO DISCURSO DE MOISÉS.

Deuteronômio, o quinto livro da Bíblia, também começou e terminou no deserto. Não posso precisar que tenha sido concluído no deserto, mas sua história que ele narra, que são os discursos de Moisés, sim, foram todos produzidos no deserto. Vejam o que está escrito em Dt 31:24 e confiram.
Uma segunda geração então é preparada em substituição à primeira geração para sob a liderança também de um novo líder, Josué, entrar e tomar posse da terra prometida por Deus a Abraão, Isaque e Jacó.
Deuteronômio começa com estas palavras:  “Estas são as palavras que Moisés falou a todo o Israel...” e, então, teremos os seus quatro discursos pronunciados com o objetivo de orientar e preparar o povo da segunda geração para entrarem e possuírem a Terra Prometida, conforme promessa do Senhor.
Estaremos seguindo aqui a proposta divisória do livro conforme a Bíblia de Estudo de Genebra – BEG, de onde tirei muito dos seus comentários citados neste estudo.
Assim, esse estudo foi dividido em quatro grandes partes, com suas partes tendo suas subpartes e seções:
I.                O primeiro discurso de Moisés – o prólogo histórico - 1:1 a 4:43.
II.             O segundo discurso de Moisés – as condições da aliança - 4:44 a 26:19.
III.           O terceiro discurso de Moisés – bênçãos e maldições – 27:1 a 30:20.
IV.          O encerramento do ministério de Moisés – sucessão na liderança – 31:1 a 34:12.
Se eu fosse dar um nome a toda a história de Deuteronômio, eu não daria a palavra latina que lhe deu origem o nome “Deuteronômio”, ou seja, a segunda lei, nem daria a palavra hebraica, a primeira que aparece (Devarim = palavras; "Elleh ha-devarim" – הַדְּבָרִ֗י - Estas são as palavras). mas daria o seguinte nome: Moisés, o pregador!
Nas histórias da Bíblia o que mais vejo é Deus falando, Deus fazendo, Deus mostrando, Deus instruindo, Deus aparecendo, Deus se revelando, Deus fazendo alianças, Deus se aproximando, Deus conduzindo. E o homem? Este sendo convidado a pregar a palavra de Deus e não suas opiniões e filosofias.

I.   O PRIMEIRO DISCURSO DE MOISÉS – o prólogo histórico - 1:1 A 4:43. 

דברים - (Devarim)
O termo Deuteronômio vem de Deuteronomium, dado na Vulgata, baseado na Septuaginta – a tradução grega do Antigo Testamento -, deuteros = segunda; nomos = lei, segunda lei. Com certeza não se tratava de uma segunda lei porque não era assim, antes são explicações em forma de discursos feitas por Moisés que estava interpretando e ensinando a lei à segunda geração.
Dessa forma seu nome mais apropriado seria não segunda, mas a repetição da lei.
No hebraico, era o costume judaico dividir seus livros e citar como nome do capítulo, o nome de sua primeira palavra: דברים - (Devarim = palavras; "Elleh ha-devarim" – הַדְּבָרִ֗י - Estas são as palavras).

Deuteronômio 1: 1-46 - O primeiro discurso de Moisés

Nas palavras de meu amigo e irmão em Cristo, Pb. Gilson Souza, “Deuteronômio é uma palavra grega formada de duas outras palavras, "deutero" que significa "segunda" e "nomos" " lei", portanto deuteronômio significa, "segunda lei".
Na septuaginta o livro recebe esse nome porque é a reapresentação da lei para a nova geração dos israelitas, pois a primeira havia morrido no deserto e a segunda estava se preparando para entrar em Canaã.
No hebraico, o livro é chamado de "debarim" que significa "palavras”. Este livro foi escrito por Moisés provavelmente no ano 1405 a.C. O último capítulo narra a sua morte e foi escrito por Josué (de acordo com a tradição).
Este livro faz uma retomada ao passado fazendo uma retrospectiva da história de Israel. Moisés também fala de profecias que vão desde os seus dias até o retorno final de Israel a Palestina e sua exaltação, são escritos os discursos finais de Moisés onde se retrata com grande beleza poética o amor de Deus.
Foi o livro mais citado por Cristo em seu ministério, sendo também o mais lembrado no Novo Testamento.
Deuteronômios 28 e 30 se cumpriram diversas vezes e em muitos sentidos na história de Israel que torna sua força profética impressionante. Alerta o povo contra práticas ocultistas e artes divinatórias em geral, que são explicitamente condenáveis por Deus.
O texto que fala do grande profeta que haveria de se levantar no meio de Israel (Dt 18. 15-19) se refere ao Messias, cumprido na pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo (At 3.22-26).
Dai meu estimado amigo estude com muita atenção e carinho esse precioso livro da Bíblia e com certeza Deus o abençoará abundantemente levando-o a uma grande reflexão e transformação, certamente movido pelo Poder do Espírito Santo. Deus te abençoe poderosamente.”
Depois de um breve resumo geral do livro pelo meu amigo, iremos dar ao presente livro a mesma sequência que estamos dando aos demais livros que temos tido a oportunidade de segmentar e comentar.
Quero me valer nesta hora da Bíblia de Estudo de Genebra – BEG e aproveitar a sua divisão para seguirmos nosso caminho.
Deuteronômio é, praticamente, o livro dos discursos de Moisés e nele encontraremos, como já mencionado acima, 3 discursos principais e uma conclusão: I. O primeiro discurso de Moisés – o prólogo histórico – 1:1 a 4:43. II. O segundo discurso de Moisés – as condições – 4:44 a 26:19. III. O terceiro discurso de Moisés – maldições e bênçãos – 27:1 a 30:20. IV. O encerramento do ministério de Moisés – a sucessão na liderança – 31:1 a 34:12.
Vamos para nossa primeira parte, o primeiro discurso de Moisés que apresenta um prólogo histórico – 1:1 a 4:43.
Nos primeiros 4 versículos Moisés se identifica como o autor, como aquele que mediou a aliança de Israel com Deus. Ele faz um resumo das circunstâncias a que estavam enfrentando um pouco antes de sua morte e de Israel atravessar o Jordão.
O livro começa com “estas são as palavras que Moisés falou a todo Israel”. De Horebe, caminho do Monte Seir até Cades-Barnéia temos uns 280 km que se foram feitos em onze jornadas ou dias, foi algo muito rápido.
O livro registra de forma precisa o dia, mês e ano em que Moisés falou aos filhos de Israel: 01/11/40 (no ano quadragésimo, no mês undécimo, no primeiro dia do mês). O último evento registrado assim com precisão foi a morte de Arão, por exemplo, ele morreu dia primeiro, no quinto mês, no quadragésimo ano (05/01/40), com 123 anos de idade.
A precisão dos eventos e fatos registrados somente comprova o zelo que Israel tinha com sua história a qual era passada de pai para filho e de geração à geração.
O livro de Números deve ter sido interrompido entre essas duas datas e Deuteronômio começa bem próximo a este 5/1/40. No verso 5, Moisés começa a falar do seu primeiro discurso. O objetivo era fazer com que os israelitas deveriam aprender a gratidão e a fidelidade ao Senhor com base nas suas próprias experiências e nas experiências da geração anterior.
Este primeiro discurso será dividido em três grandes partes:
A.   A narração da história – 1:5 a 3:29.
B.   O chamado à fidelidade – 4:1-40.
C.   Uma observação sobre as cidades de refúgio na Transjordânia – 4:41-43.
Nesta primeira parte, teremos uma introdução – vs 5, o chamado para deixar o Sinai – vs 6-8, a instituição dos juízes – vs 9-18 e os fatos em Cades-Barnéia – vs. 19-46.
Moisés lembra o fato da péssima escolha dos israelitas da primeira geração e narra de forma meticulosa os fatos que culminaram com o grande tempo que passaram no deserto.
O fato é que a palavra era do Senhor. Ele estava dando garantias de conquistas, de vitórias e de sucesso, mas o povo simplesmente rejeitou o Senhor de forma bruta, grosseira, ignorante e desprezível.
Fizeram suas próprias escolhas e rejeitaram o Senhor com veemência. Moisés explica para a segunda geração esse péssimo caminho da primeira geração na expectativa de que eles agora não mais teriam comportamento similar.
Reparem nos vs 29 a 31 a grande ênfase da palavra do Senhor: “Então eu vos disse: Não vos espanteis, nem os temais. O SENHOR vosso Deus que vai adiante de vós, ele pelejará por vós, conforme a tudo o que fez convosco, diante de vossos olhos, no Egito; Como também no deserto, onde vistes que o SENHOR vosso Deus nele vos levou, como um homem leva seu filho, por todo o caminho que andastes, até chegardes a este lugar.”
Ainda assim, rejeitaram o Senhor e as consequências todos sabemos. Mesmo tendo levantados os principais juízes entre eles, escolhidos os melhores, os príncipes de Israel, o trabalho que fizeram, com exceção de Josué e Calebe, foi apenas desmotivar todo o povo que já tinha a tendência negativa.
Eles e todo o povo eram um só e como um só sofreram o juízo de Deus por causa do desprezo que tiveram à palavra de Deus.
Dt 1:1 Estas são as palavras que Moisés falou a todo o Israel além do Jordão,
               no deserto, na planície defronte do Mar Vermelho, entre Parã e Tófel,
                              e Labã, e Hazerote, e Di-Zaabe.
               Dt 1:2 Onze jornadas há desde Horebe, caminho do monte Seir,
                              até Cades-Barnéia.
Dt 1:3 E sucedeu que, no ano quadragésimo, no mês undécimo,
               no primeiro dia do mês, Moisés falou aos filhos de Israel,
                              conforme a tudo o que o SENHOR lhe mandara acerca deles.               
Dt 1:4 Depois que feriu a Siom, rei dos amorreus,
                              que habitava em Hesbom,
               e a Ogue, rei de Basã, que habitava em Astarote, em Edrei.
Dt 1:5 Além do Jordão, na terra de Moabe, começou Moisés
               a declarar esta lei, dizendo:
Dt 1:6 O SENHOR nosso Deus nos falou em Horebe, dizendo:
               Assaz vos haveis demorado neste monte.
               Dt 1:7 Voltai-vos, e parti, e ide à montanha dos amorreus,
                              e a todos os seus vizinhos, à planície, e à montanha,
                              e ao vale, e ao sul, e à margem do mar; à terra dos cananeus,
                              e ao Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates.
               Dt 1:8 Eis que tenho posto esta terra diante de vós;
                              entrai e possuí a terra que o SENHOR jurou a vossos pais,
                                            Abraão, Isaque e Jacó, que a daria a eles
                                                           e à sua descendência depois deles.
Dt 1:9 E no mesmo tempo eu vos falei, dizendo:
               Eu sozinho não poderei levar-vos. Dt 1:10 O SENHOR vosso Deus
                              já vos tem multiplicado; e eis que em multidão sois hoje
                                            como as estrelas do céu.
               Dt 1:11 O SENHOR Deus de vossos pais vos aumente,
                              ainda mil vezes mais do que sois; e vos abençoe,
                                            como vos tem falado.
               Dt 1:12 Como suportaria eu sozinho os vossos fardos,
                              e as vossas cargas, e as vossas contendas?
               Dt 1:13 Tomai-vos homens sábios e entendidos, experimentados
                              entre as vossas tribos, para que os ponha por chefes
                                            sobre vós.
Dt 1:14 Então vós me respondestes, e dissestes:
               Bom é fazer o que tens falado.
Dt 1:15 Tomei, pois, os chefes de vossas tribos,
               homens sábios e experimentados, e os tenho posto por cabeças
                              sobre vós, por capitães de milhares, e por capitães de cem,
                                            e por capitães de cinqüenta, e por capitães de dez,
                                                           e por governadores das vossas tribos.
Dt 1:16 E no mesmo tempo mandei a vossos juízes, dizendo:
               Ouvi a causa entre vossos irmãos, e julgai justamente entre
                              o homem e seu irmão, e entre o estrangeiro que está com ele.
               Dt 1:17 Não discriminareis as pessoas em juízo;
                              ouvireis assim o pequeno como o grande;
                              não temereis a face de ninguém, porque o juízo é de Deus;
               porém a causa que vos for difícil fareis vir a mim, e eu a ouvirei.
Dt 1:18 Assim naquele tempo vos ordenei todas as coisas que havíeis de fazer. 
Dt 1:19 Então partimos de Horebe, e caminhamos por todo aquele grande
               e tremendo deserto que vistes, pelo caminho das montanhas
                              dos amorreus, como o SENHOR nosso Deus nos ordenara;
                                            e chegamos a Cades-Barnéia.
Dt 1:20 Então eu vos disse:
               Chegados sois às montanhas dos amorreus,
                              que o SENHOR nosso Deus nos dá.
               Dt 1:21 Eis aqui o SENHOR teu Deus tem posto esta terra
                              diante de ti; sobe, toma posse dela, como te falou o SENHOR
                                            Deus de teus pais; não temas, e não te assustes.
Dt 1:22 Então todos vós chegastes a mim, e dissestes:
               Mandemos homens adiante de nós, para que nos espiem a terra e,
                              de volta, nos ensinem o caminho pelo qual devemos subir,
                                            e as cidades a que devemos ir.
Dt 1:23 Isto me pareceu bem; de modo que de vós tomei doze homens,
               de cada tribo um homem. Dt 1:24 E foram-se, e subiram à montanha,
                              e chegaram até ao vale de Escol, e o espiaram.
               Dt 1:25 E tomaram do fruto da terra nas suas mãos,
                              e no-lo trouxeram e nos informaram, dizendo:
                                            Boa é a terra que nos dá o SENHOR nosso Deus.
               Dt 1:26 Porém vós não quisestes subir;
                              mas fostes rebeldes ao mandado do SENHOR nosso Deus.
               Dt 1:27 E murmurastes nas vossas tendas, e dissestes:
                              Porquanto o SENHOR nos odeia, nos tirou da terra do Egito
                                            para nos entregar nas mãos dos amorreus,
                                                           para destruir-nos.
               Dt 1:28 Para onde subiremos? Nossos irmãos fizeram
                              com que se derretesse o nosso coração, dizendo:
                                            Maior e mais alto é este povo do que nós,
                                            as cidades são grandes e fortificadas até aos céus;
                                            e também vimos ali filhos dos gigantes.
Dt 1:29 Então eu vos disse:
               Não vos espanteis, nem os temais. Dt 1:30 O SENHOR vosso Deus
                              que vai adiante de vós, ele pelejará por vós,
                                            conforme a tudo o que fez convosco,
                                                           diante de vossos olhos, no Egito;
Dt 1:31 Como também no deserto, onde vistes que o SENHOR vosso Deus
               nele vos levou, como um homem leva seu filho,
                              por todo o caminho que andastes, até chegardes a este lugar. 
Dt 1:32 Mas nem por isso crestes no SENHOR vosso Deus,
               Dt 1:33 Que foi adiante de vós por todo o caminho,
                              para vos achar o lugar onde vós deveríeis acampar;
               de noite no fogo,
                              para vos mostrar o caminho por onde havíeis de andar,
               e de dia na nuvem.
Dt 1:34 Ouvindo, pois, o SENHOR a voz das vossas palavras,
               indignou-se, e jurou, dizendo:
Dt 1:35 Nenhum dos homens desta maligna geração verá esta boa terra
               que jurei dar a vossos pais.
                              Dt 1:36 Salvo Calebe, filho de Jefoné; ele a verá,
                                            e a terra que pisou darei a ele e a seus filhos;
                                            porquanto perseverou em seguir ao SENHOR.
Dt 1:37 Também o SENHOR se indignou contra mim por causa de vós,
               dizendo:
                              Também tu lá não entrarás.
               Dt 1:38 Josué, filho de Num, que está diante de ti, ele ali entrará;
                              fortalece-o, porque ele a fará herdar a Israel.
Dt 1:39 E vossos meninos, de quem dissestes:
               Por presa serão; e vossos filhos, que hoje não conhecem
                              nem o bem nem o mal, eles ali entrarão, e a eles a darei,
                                            e eles a possuirão.
               Dt 1:40 Porém vós virai-vos, e parti para o deserto,
                              pelo caminho do Mar Vermelho.
Dt 1:41 Então respondestes, e me dissestes:
               Pecamos contra o SENHOR; nós subiremos e pelejaremos,
                              conforme a tudo o que nos ordenou o SENHOR nosso Deus.
               E armastes-vos, cada um de vós, dos seus instrumentos de guerra,
                              e estivestes prestes para subir à montanha.
Dt 1:42 E disse-me o SENHOR:
               Dize-lhes:
                              Não subais nem pelejeis, pois não estou no meio de vós;
                              para que não sejais feridos diante de vossos inimigos.
               Dt 1:43 Porém, falando-vos eu, não ouvistes;
                              antes fostes rebeldes ao mandado do SENHOR,        
                                            e vos ensoberbecestes, e subistes à montanha.
               Dt 1:44 E os amorreus, que habitavam naquela montanha,
                              vos saíram ao encontro; e perseguiram-vos
                                            como fazem as abelhas e vos derrotaram
                                                           desde Seir até Horma.
               Dt 1:45 Tornando, pois, vós, e chorando perante o SENHOR,
                              o SENHOR não ouviu a vossa voz, nem vos escutou.
               Dt 1:46 Assim permanecestes muitos dias em Cades,
                              pois ali vos demorastes muito.
O povo tinha feito a sua escolha ao não subir e foram rebeldes e murmuraram e passaram a dizer que o Senhor os odiava e que os tirou do Egito para os entregarem nas mãos dos Amorreus a fim de destruí-los.
A consequência dessa escolha foi pesada para eles e Deus os rejeitou mesmo a ponto de os querer eliminar. Se não fosse Moisés intercedendo por eles, todos teriam sido destruídos.
Perceberam então a grande furada que deram e tentaram se retratar ao seu modo, novamente desprezando ao Senhor que os queria punir e se foram, por sua própria conta e risco contra os amorreus, mas o Senhor não estava com eles e voltaram e choraram. O Senhor não os ouviu, nem os escutou, por isso permaneceram muitos dias em Cades.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
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