Neste capítulo duas cidades são destruídas e dois
povos surgem de Ló e suas duas filhas: os moabitas e os amonitas.
Tudo começa com a visita dos anjos a cidade e logo
quem os vê é Ló, primeiro que qualquer um. Pareciam certos de irem a Ló com
precisão. Não creio ter sido acaso este encontro, mas de fato muito proposital,
no entanto pareceu ocasional e Ló os avista primeiro de todos e os recepciona.
Ele os convida para irem para sua casa porque já ia
anoitecer e era perigosa a cidade. Eles insistem que não, que iriam ficar na
praça da cidade, mas Ló foi muitíssimo persistente e os convenceu e eles foram
com ele para sua casa e os habitantes dali daquele lugar souberam e viram eles entrando
na casa de Ló.
Eram dois anjos, a Bíblia deixa isso bem claro, mas
não fala de seus nomes. Cada anjo tem o seu nome e poucos anjos tem nome na
Bíblia, entre eles encontraremos Gabriel, Miguel, Anjo do Senhor ou maravilhoso
– Jz 13:18, que não seria anjo propriamente dito, mas o próprio Senhor Jesus
Cristo, a segunda pessoa da Trindade.
Em fim há milhares deles ou milhões que seguem ao
Senhor e uma terça parte deles que seguem a satanás. Eles não procriam, são em
número certo e jamais morrem. A Bíblia é clara ao dizer que o inferno, o lugar
da ira de Deus, é destinado para o diabo e os seus anjos e, obviamente, todos
os seus seguidores.
Eles comeram. Estavam usando corpos e se deliciaram
com a comida preparada por Ló, curioso, não é? Os habitantes daquela cidade
queriam usar os corpos deles para praticarem coisas inconvenientes e Ló vai em
defesa deles com risco de sua própria vida e da vida de suas filhas as quais
chega a oferecer para aqueles homens em troca de deixar aqueles dois homens que
estavam em sua casa livres.
Era a hospitalidade antiga e a responsabilidade sobre
aqueles que estariam na sua casa, debaixo de sua proteção. Naquela época,
seriam capazes de matarem ou morrerem para defender a honra de seus hóspedes.
Muito interessante.
Então no auge do problema que ganhou proporções muito
grandes houve intervenção sobrenatural por parte daqueles anjos diante dos
moradores locais e lhes cegou a visão de forma que não conseguiam encontrar a
porta da casa para a arrombar e depois de muito procurarem, desistiram e foram
embora cansados e frustrados.
Aqueles anjos então fazem de tudo para apressarem Ló a
sair da cidade e numa tentativa de levar seus futuros genros conta-lhes o
sucedido, mas eles zombaram de Ló e não quiseram vir com ele. Os anjos então os
tiram da cidade e os direciona para um lugar – não sabiam eles o que estavam
fazendo, certamente sabiam, mas Ló os contestou e pediu para ir para outro
lugar, e eles cederam e Ló foi para este outro lugar.
Na fuga, a mulher de Ló tendo sido advertida para não
olhar para trás, não resiste e cai em tentação o que, em consequência a transforma
numa estátua de sal e ela perece ali. Fogo desce dos céus por parte do Senhor e
consome a cidade toda e todos os seus habitantes. A justiça e o juízo pertencem
a Deus, bem assim a vida e a morte estão com ele.
Passados uns tempos, as filhas de Ló se desesperam e
urdem um plano para embriagarem ao pai e dele extrair herança. Elas são bem
sucedidas em embriagá-lo e depois se deitarem com ele, uma numa noite e a outra
na outra noite. Ambas ficaram grávidas de seu pai. A bebida é mesmo uma tragédia.
Nem soube o bêbado o que fizera em sua bebedice...
Surgem dois povos disso os moabitas e os amonitas.
Eles foram rejeitados por Deus por haverem maltratado Israel – Dt 23:3-61. No entanto,
Rute era uma moabita e, posteriormente, participou fisicamente da linhagem
messiânica e assim foi contada na tribo de Judá. Ela foi bisavó de Davi. E foi
mesmo Davi quem os combateu e os subjugou.
De acordo com I Reis 14:21-31 e 2 Crônicas 12:13,
Naamã era uma amonita. Ela foi a primeira esposa do rei Salomão a ser mencionada
pelo nome no Tanakh como tendo um filho. Ela foi mãe do sucessor de Salomão,
Reoboão.
I
Reis 14:21Roboão,
filho de Salomão, reinou em Judá; de quarenta e um anos de idade era Roboão
quando começou a reinar e reinou dezessete anos em Jerusalém, na cidade que o
SENHOR escolhera de todas as tribos de Israel, para estabelecer ali o seu
nome.Naamáera o nome de sua mãe, amonita.
I
Reis 14:31Roboão
descansou com seus pais e com eles foi sepultado na Cidade de Davi.Naamá era o nome de sua mãe, amonita; e
Abias, filho de Roboão, reinou em seu lugar.
II
Crônicas 12:13Fortificou-se,
pois, o rei Roboão em Jerusalém e continuou reinando. Tinha Roboão quarenta e
um anos de idade quando começou a reinar e reinou dezessete anos em
Jerusalém, cidade que o SENHOR escolheu dentre todas as tribos de Israel,
para ali estabelecer o seu nome. Sua mãe se chamavaNaamá, amonita.
Gn
19:1 E vieram os dois anjos a Sodoma à tarde,
e estava Ló assentado à porta de Sodoma;
e
vendo-os Ló,
levantou-se ao seu encontro
e inclinou-se com o rosto à terra;
Gn
19:2 E disse:
Eis agora, meus senhores,
entrai, peço-vos, em casa de vosso servo,
e passai nela a noite,
e lavai os vossos pés;
e de madrugada vos levantareis
e ireis vosso caminho.
E
eles disseram:
Não,
antes na rua passaremos a noite.
Gn
19:3 E porfiou com eles muito,
e vieram com ele,
e entraram em sua casa;
e fez-lhes banquete,
e cozeu bolos sem levedura,
e comeram.
Gn
19:4 E antes que se deitassem,
cercaram a casa, os homens daquela cidade,
os homens de Sodoma,
desde o moço até ao velho;
todo o povo de todos os bairros.
Gn 19:5 E chamaram a Ló, e disseram-lhe:
Onde estão os homens que a ti vieram nesta
noite?
Traze-os fora a nós,
para que os conheçamos.
Gn
19:6 Então saiu Ló a eles à porta,
e fechou a porta atrás de si, Gn 19:7 E disse:
Meus irmãos, rogo-vos que não façais mal;
Gn 19:8 Eis aqui, duas filhas tenho,
que ainda não conheceram homens;
fora vo-las trarei,
e fareis delas como bom for aos vossos olhos;
somente nada façais a estes homens,
porque por isso vieram à sombra do meu
telhado.
Gn
19:9 Eles, porém, disseram:
Sai daí. Disseram mais:
Como estrangeiro este indivíduo veio aqui
habitar,
e quereria ser juiz em tudo?
Agora te faremos mais mal a ti do que a eles.
E arremessaram-se sobre o homem,
sobre Ló,
e aproximaram-se para arrombar a porta.
Gn 19:10 Aqueles homens porém
estenderam as suas mãos
e fizeram entrar a Ló consigo na casa,
e fecharam a porta;
Gn 19:11 E feriram de cegueira os homens que estavam à
porta da casa,
desde o menor até ao maior,
de maneira que se cansaram para achar a
porta.
Gn
19:12 Então disseram aqueles homens a Ló:
Tens alguém mais aqui?
Teu genro, e teus filhos, e tuas filhas,
e todos quantos tens nesta cidade,
tira-os fora deste lugar;
Gn 19:13 Porque nós vamos destruir este lugar,
porque o seu clamor tem aumentado diante
da face do SENHOR,
e o SENHOR nos enviou a destruí-lo.
Gn
19:14 Então saiu Ló,
e falou a seus genros,
aos que haviam de tomar as suas filhas, e
disse:
Levantai-vos,
saí deste lugar,
porque o SENHOR há de destruir a cidade.
Foi tido porém por zombador aos olhos de seus genros.
Gn
19:15 E ao amanhecer os anjos apertaram com Ló, dizendo:
Levanta-te,
toma tua mulher e tuas duas filhas que
aqui estão,
para que não pereças na injustiça desta
cidade.
Gn 19:16 Ele, porém,
demorava-se,
e aqueles homens lhe pegaram pela mão,
e pela mão de sua mulher e de suas duas filhas,
sendo-lhe o SENHOR misericordioso,
e tiraram-no,
e puseram-no fora da cidade.
Gn
19:17 E aconteceu que, tirando-os fora, disse:
Escapa-te por tua vida;
não olhes para trás de ti,
e não pares em toda esta campina;
escapa lá para o monte,
para que não pereças.
Gn
19:18 E Ló disse-lhe:
Ora, não, meu Senhor!
Gn 19:19 Eis que agora o teu servo tem
achado graça aos teus olhos,
e engrandeceste a tua misericórdia que a mim me
fizeste,
para guardar a minha alma em vida;
mas eu não posso escapar no monte,
para que porventura não me apanhe este mal,
e eu morra.
Gn 19:20 Eis que agora aquela cidade está perto,
para fugir para lá, e é pequena;
ora, deixe-me escapar para lá (não é
pequena?),
para que minha alma viva.
Gn 19:21
E disse-lhe:
Eis aqui, tenho-te aceitado também neste negócio,
para não destruir aquela cidade, de que
falaste;
Gn 19:22 Apressa-te,
escapa-te para ali;
porque nada poderei fazer, enquanto não tiveres ali
chegado.
Por isso se chamou o nome da cidade Zoar.
Gn
19:23 Saiu o sol sobre a terra,
quando Ló entrou em Zoar.
Gn 19:24 Então o SENHOR fez chover enxofre
e fogo,
do SENHOR desde os céus,
sobre Sodoma e Gomorra;
Gn 19:25 E destruiu aquelas cidades
e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas
cidades,
e o que nascia da terra.
Gn 19:26 E a mulher de Ló olhou para trás
e ficou convertida numa estátua de sal.
Gn
19:27 E Abraão levantou-se aquela mesma manhã,
de madrugada,
e foi para aquele lugar onde estivera diante da face
do SENHOR;
Gn 19:28 E olhou para Sodoma e Gomorra
e para toda a terra da campina;
e viu, que a fumaça da terra subia,
como a de uma fornalha.
Gn
19:29 E aconteceu que,
destruindo Deus as cidades da campina,
lembrou-se Deus de Abraão,
e tirou a Ló do meio da destruição,
derrubando aquelas cidades em que Ló habitara.
Gn
19:30 E subiu Ló de Zoar,
e habitou no monte,
e as suas duas filhas com ele;
porque temia habitar em Zoar;
e habitou numa caverna,
ele e as suas duas filhas.
Gn
19:31 Então a primogênita disse à menor:
Nosso pai já é velho,
e não há homem na terra que entre a nós,
segundo o costume de toda a terra;
Gn 19:32 Vem,
demos de beber vinho a nosso pai,
e deitemo-nos com ele,
para que em vida conservemos a
descendência de nosso pai.
Gn 19:33 E deram de beber vinho a seu pai naquela
noite;
e veio a primogênita
e deitou-se com seu pai,
e não sentiu ele quando ela se deitou,
nem quando se levantou.
Gn 19:34 E sucedeu, no outro dia,
que a primogênita disse à menor:
Vês aqui,
eu já ontem à noite me deitei com meu pai;
demos-lhe de beber vinho também esta
noite,
e então entra tu,
deita-te com ele,
para que em vida
conservemos a descendência
de nosso pai.
Gn 19:35 E deram de beber vinho a seu pai também
naquela noite;
e levantou-se a menor,
e deitou-se com ele;
e não sentiu ele quando ela se deitou,
nem quando se levantou.
Gn 19:36 E conceberam as duas filhas de Ló
de seu pai.
Gn 19:37 E a primogênita deu à luz um
filho,
e chamou-lhe Moabe;
este é o pai dos moabitas até ao dia de
hoje.
Gn 19:38 E a menor também deu à luz um
filho,
e chamou-lhe Ben-Ami;
este é o pai dos filhos de Amom até o dia
de hoje.
Apesar de tudo, a graça e a misericórdia de Deus
prevaleceram na vida desses dois povos que acabaram participando da genealogia
de Cristo, sendo Rute, moabita, bisavó de Davi e Naamá, esposa de Salomão, mãe
de Roboão.
Que capítulo gostoso de ler e de meditar. Abraão,
amigo de Deus, o pai de todos nós que somos da fé, recebe mais uma vez uma
visita muito especial, especialíssima.
Apareceu-lhe o Senhor! Agora foi nos Carvalhais de
Manre... Manre tinha sido um amorreu que buscava alianças com Abraão. Foi
nestes carvalhais que Abraão tinha ido, conforme Gn 13:18 e ali tinha edificado
um altar ao Senhor. E o Senhor aparece aonde? Aonde ele tinha lhe edificado um
altar.
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meu JAMAIS DESISTA – www.jamaisdesista.com.br - que mantenho
todos os dias com mensagens de Deus é o meu altar escolhido para eu todos os
dias estar na presença do Senhor em oração, adoração e na pregação de sua
palavra a todos os povos. Senhor aparece para mim também aqui! Pode vir com
esses dois que estavam contigo quando apareceu para Abraão.
Era dia e o calor devia estar insuportável naquela
região quente e Abraão estava ali assentado pensando na vida quando avista três
homens que de imediato os reconhece sem os conhecer, ou então porque era constume
da época ser tão prestativo com estrangeiros que chegavam.
O curioso é que ele logo se curvou diante deles. Quem
seriam estes três? Um com certeza sabemos se tratar do Senhor numa manifestação
teofânica a Abraão em forma humana que inclusive come e saboreia o delicioso
prato servido com esmero por Abraão. Então eles comem, bebem, conversam.
Interessante! Os outros dois, provavelmente eram anjos em forma humana.
“De pé em frente dele” também pode significar que
“bateu a porta”, isto é aquela cena era clara de uma visita e uma manifestação
exclusiva e intencional para Abraão por parte do Senhor da glória. Abraão se
oferece todo e com gentilezas e serviço hospitaleiro presta-lhes assistência e
estes aceitam sua oferta.
Depois da boa refeição, o Senhor lhe pergunta por Sara
e ele responde e o Senhor entrega a ele a sua palavra de que Sara terá
finalmente seu filho. Ela que escutava tudo e por ter já cessado o seu costume,
o costume das mulheres de ovulação e por ser seu senhor Abraão já velho, se ri
e deixa se dominar pela dúvida.
Ambos riram do que o Senhor estava a fazer com eles.
Primeiro se riu Abraão, mas não foi punido nem advertido, mas Sara fora
advertida e repreendida. Ela até ficou com tanto medo que negou tudo diante de
Abraão que a repreendeu novamente porque estava mentindo.
Abraão não foi repreendido porque se riu da história
porque de fato ela é cômica, engraçada, mas Sara não riu somente por isso, mas
por duvidar. A própria resposta do Senhor ao exclamar se haveria coisa alguma
demasiadamente difícil para ele é uma confirmação de que Sara tinha se deixado
levar pela dúvida.
Eu não entendo porque o Senhor tinha deixado eles
ficarem tão velhinhos para cumprir essa sua palavra. Eu vejo em Deus mistério e
senso de humor. O fato é que a história é cômica e tanto é engraçada que o
menino que nasceu recebeu o nome de Isaque “risos”. Quem deu a sugestão do nome
aos pais? O próprio Senhor. Realmente é muito engraçado tudo isso.
Em seguida, depois disso tudo, Abraão percebe que eles
estão olhando para o lado de Sodoma e sente em seu coração que algo terrível
está por acontecer. Ele os segue e começa a interceder ao Senhor pelos justos
da cidade.
É de se notar que o Senhor tomou a iniciativa de
contar previamente a Abraão o que estaria por acontecer com Sodoma e Gomorra e
assim explica os motivos a ele. Ocultaria o que estou por fazer a Abraão, disse
o Senhor e explica porque não ocultaria:
a.Porque
Abraão virá a ser uma grande e poderosa nação onde nele serão benditas todas as
nações da terra.
b.Porque
o tinha conhecido, e sabido que ele irá ordenar a seus filhos e à sua casa
depois dele:
·Para que guardem o
caminho do SENHOR,
·Para agir com
justiça e juízo;
·Para que o SENHOR
faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado
Em seguida, começa a oração intercessória de Abraão
porque sabia que em Sodoma e Gomorra estaria seu sobrinho Ló e quem sabe mais
algum justo. É interessante acompanhar seu pleito que começa com cinquenta e
termina com 10, dando a entender o texto que se a conversa continuasse até apenas
um justo, o Senhor não destruiria a cidade por causa deste justo. Então o
Senhor envia aqueles dois anjos a Sodoma, o que veremos no próximo capítulo.
Gn
18:1 Depois
apareceu-lhe o SENHOR nos carvalhais de Manre,
estando ele assentado à porta da tenda,
no calor do dia.
Gn
18:2 E levantou os seus olhos,
e olhou,
e eis três homens em pé junto a ele.
E vendo-os,
correu da porta da tenda ao seu encontro
e inclinou-se à terra,
Gn 18:3 E disse:
Meu Senhor,
se agora tenho achado graça aos teus olhos,
rogo-te que não passes de teu servo.
Gn 18:4 Que se traga já um pouco de água,
e lavai os vossos pés,
e recostai-vos debaixo desta árvore;
Gn 18:5 E trarei um bocado de pão,
para que esforceis o vosso coração;
depois passareis adiante,
porquanto
por isso chegastes até vosso servo.
E disseram:
Assim faze como disseste.
Gn 18:6 E Abraão apressou-se em ir ter com Sara à
tenda, e disse-lhe:
Amassa depressa três medidas de flor de
farinha,
e faze bolos.
Gn 18:7 E correu Abraão às vacas,
e tomou uma vitela tenra e boa,
e deu-a ao moço,
que se apressou em prepará-la.
Gn 18:8 E tomou manteiga e leite,
e a vitela que tinha preparado,
e pôs tudo diante deles,
e ele estava em pé junto a eles debaixo da
árvore;
e comeram.
Gn 18:9 E disseram-lhe:
Onde está Sara, tua mulher?
E ele disse:
Ei-la aí na tenda.
Gn 18:10 E disse:
Certamente tornarei a ti por este tempo da
vida;
e eis que Sara tua mulher terá um filho.
E Sara escutava à porta da tenda,
que estava atrás dele.
Gn 18:11 E eram Abraão e Sara já velhos,
e adiantados em idade;
já a Sara havia cessado o costume das
mulheres.
Gn 18:12 Assim, pois,
riu-se Sara consigo, dizendo:
Terei ainda deleite depois de haver
envelhecido,
sendo também o meu senhor já velho?
Gn 18:13 E disse o SENHOR a Abraão:
Por que se riu Sara, dizendo:
Na verdade darei eu à luz ainda,
havendo já envelhecido?
Gn 18:14 Haveria coisa alguma difícil ao
SENHOR?
Ao tempo determinado tornarei a ti por este
tempo da vida,
e Sara terá um filho.
Gn 18:15 E Sara negou, dizendo:
Não me ri;
porquanto temeu.
E ele disse:
Não digas isso,
porque te riste.
Gn 18:16 E levantaram-se aqueles homens dali,
e olharam para o lado de Sodoma;
e Abraão ia com eles,
acompanhando-os.
Gn 18:17 E disse o SENHOR:
Ocultarei eu a Abraão o que faço,
Gn 18:18 Visto que Abraão certamente virá
a ser
uma grande e poderosa nação,
e nele serão benditas todas as nações da
terra?
Gn 18:19 Porque eu o tenho conhecido,
e sei que ele há de ordenar a seus filhos
e à sua casa depois dele,
para que guardem o caminho do SENHOR,
para agir com justiça e juízo;
para que o SENHOR faça vir sobre Abraão
o que acerca dele tem falado.
Gn 18:20 Disse mais o SENHOR:
Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem
multiplicado,
e porquanto o seu pecado se tem agravado
muito,
Gn 18:21 Descerei agora,
e verei se com efeito têm praticado
segundo o seu clamor,
que é vindo até mim;
e se não,
sabê-lo-ei.
Gn 18:22 Então viraram aqueles homens os rostos dali,
e foram-se para Sodoma;
mas Abraão ficou ainda em pé diante da face do SENHOR.
Gn 18:23 E chegou-se Abraão, dizendo:
Destruirás também o justo com o ímpio?
Gn 18:24 Se porventura houver cinqüenta justos na
cidade,
destruirás também,
e não pouparás o lugar por causa dos
cinqüenta justos
que estão dentro dela?
Gn 18:25 Longe de ti que faças tal coisa,
que mates o justo com o ímpio;
que o justo seja como o ímpio, longe de
ti.
Não faria justiça o Juiz de toda a terra?
Gn 18:26 Então disse o SENHOR:
Se eu em Sodoma achar cinqüenta justos
dentro da cidade,
pouparei a todo o lugar por amor deles.
Gn 18:27 E respondeu Abraão dizendo:
Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor,
ainda que sou pó e cinza.
Gn 18:28 Se porventura de cinqüenta justos faltarem
cinco,
destruirás por aqueles cinco toda a cidade?
E disse:
Não a destruirei,
se eu achar ali quarenta e cinco.
Gn 18:29 E continuou ainda a falar-lhe, e
disse:
Se porventura se acharem ali quarenta?
E disse:
Não o farei por amor dos quarenta.
Gn 18:30 Disse mais:
Ora, não se ire o Senhor, se eu ainda
falar:
Se porventura se acharem ali trinta?
E disse:
Não o farei se achar ali trinta.
Gn 18:31 E disse:
Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor:
Se porventura se acharem ali vinte?
E disse:
Não a destruirei por amor dos vinte.
Gn 18:32 Disse mais:
Ora, não se ire o Senhor,
que ainda só mais esta vez falo:
Se porventura se acharem ali dez?
E disse:
Não a destruirei por amor dos dez.
Gn
18:33 E retirou-se o SENHOR,
quando acabou de falar a Abraão;
e Abraão tornou-se ao seu lugar.
O Senhor ficou ali com Abraão até sua oração ser
concluída e Abraão ficar satisfeito com a resposta de Deus que lhe aparecera e
com ele banqueteou em sua própria mesa. Que comunhão e relacionamento
abençoado. Serviu ao Senhor com o prato que o Senhor sempre o abençoou, e o
Senhor se deliciou. Linda história que deve nos inspirar a sermos hospitaleiros
e prestativos porque quem recebe aquele que é enviado do Senhor, ao Senhor
recebe.
O apóstolo Paulo menciona três disposições inabaláveis do seu coração em relação ao evangelho: "Eu estou pronto" (Rm 1.14); "eu sou devedor" (Rm 1.15) e "eu não me envergonho" (Rm 1.16). Temos aqui três verdades: A obrigação do evangelho: "sou devedor"; a dedicação ao evangelho: "estou pronto"; e a inspiração do evangelho: "não me envergonho". Vamos examinar esses três compromissos com o evangelho.
Em primeiro lugar, eu estou pronto a pregar o Evangelho (Rm 1.14). A demora de Paulo em ir a Roma não era falta de desejo do apóstolo, mas impedimentos circunstanciais alheios à sua vontade. Esse atraso, na verdade, enquadra-se no sábio arbítrio de Deus, pois resultou na escrita desta epístola, que tem merecido o encômio de ser "o principal livro do Novo Testamento e o evangelho perfeito". Paulo sempre esteve pronto a pregar. Ele pregava em prisão e em liberdade; nas sinagogas e nas cortes; nos lares e nas praças. Pregava em pobreza ou com fartura. Ele chegou a dizer: "ai de mim, se não pregar o evangelho" (1Co 9.16). Pregar o evangelho era a razão da sua vida.
Em segundo lugar, eu sou devedor do Evangelho (1.15). Há duas maneiras de alguém se endividar. A primeira é emprestando dinheiro de alguém; a segunda é quando alguém nos dá dinheiro para uma terceira pessoa. É no segundo caso que Paulo se refere aqui. Deus havia confiado o evangelho a Paulo como um tesouro que ele tinha que entregar em Roma e no mundo inteiro. Ele não podia reter esse tesouro. Ele precisava entregá-lo com fidelidade. Deus nos confiou sua Palavra. Ele nos entregou um tesouro. Precisamos ir e anunciar. Sonegar o evangelho é como um crime de apropriação indébita. O evangelho não é para ser retido, mas para ser proclamado. Ninguém pode reivindicar o monopólio do evangelho. A boa nova de Deus é para ser repartida. É nossa obrigação fazê-la conhecida de outros. Proclamar este evangelho em todo o mundo e a toda criatura não é questão de sentimento ou preferência; é uma obrigação moral; é um dever sagrado.
Em terceiro lugar, eu não me envergonho do Evangelho (1.16). Paulo se gloria no evangelho e considera alta honra proclamá-lo. Ao considerarmos, porém, todos os fatores que circundavam o apóstolo, nós poderíamos perguntar: Por que Paulo seria tentado a envergonhar-se do evangelho ao planejar sua viagem para Roma? Porque o evangelho era identificado com um carpinteiro judeu que fora crucificado. Porque naquela época como ainda hoje os sábios do mundo nutriam desprezo pelo evangelho.
Porque o evangelho, centralizado na cruz de Cristo, era visto com desdém tanto pelos judeus como pelos gentios. Porque pelo evangelho Paulo já havia enfrentado muitas dificuldades. Porém, a despeito dessas e outras razões, Paulo pode afirmar, com entusiasmo: "Porque não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê" (Rm 1.16).
Hoje há três grupos bem distintos:
Primeiro, aqueles que se envergonham do evangelho.
Segundo, aqueles que são a vergonha do evangelho.
Terceiro, aqueles que não se envergonham do evangelho.
Em quais desses grupos você se enquadra? Qual tem sido o seu compromisso com a proclamação do evangelho? Que Deus desperte sua igreja, para que como um exército poderoso, cheio do Espírito Santo, se levante para proclamar com fidelidade o evangelho da graça. Pregar outro evangelho ou sonegar o evangelho é um grave pecado; porém, anunciar o evangelho, é o maior de todos os privilégios!
Treze anos havia se passado desde quando Abrão e
Sarai tentaram ajudar a Deus no cumprimento de suas promessas por impaciência e
desvario com a geração de Ismael cujo nome fora sugerido pelo próprio Senhor.
Ele agora estava com 99 e Sarai com 89 anos, dez
anos de diferença entre eles. Estavam velhos e o ventre de Sarai também estava
já murcho. Ela com certeza já tinha encerrado o ciclo natural das mulheres e
não poderia naturalmente gerar filhos, a não ser que este viesse mesmo de Deus,
de forma não natural.
Muitas vezes estamos nós do mesmo jeito deles e as
promessas de Deus em nossas vidas não aconteceram. Teria Deus que não falha,
falhado ou se esquecido ou, pior, cremos iludidamente em promessas vazias e
fomos enganados? As coisas de Deus são loucura para nós porque não seguem
padrões humanos.
Queremos que as coisas aconteçam dessa e desta outra
maneira e até impomos a Deus limites, mas as coisas de Deus não são assim. Eu
mesmo, repito, já não me tenho “amaldiçoado” dizendo que já não quero mais
porque já passou o meu tempo e Deus se esqueceu de mim? Você já ficou,
tolamente, com raivinha de Deus? Isso se chama imaturidade, criancice, meninice
que realmente provam que o tempo ainda não é chegado.
Quando tudo parece perdido e já se esgotaram todas
as forças e a espera agora deles é pela última viagem, eis que aparece o Senhor
a Abrão. Sim, aparece... Aparece e lhe diz que ele é o Todo-Poderoso. Incrível
que a primeira coisa que ele diz a ele, Abrão, é exatamente isso que ele é o
Todo-Poderoso.
Em seguida o adverte veementemente com uma forte
censura obviamente se reportando àquela ajudazinha que tentaram dar a Deus,
desrespeitando-o de forma grosseira. ANDA NA MINHA PRESENÇA E SÊ PERFEITO!
Depois ele começa a estabelecer a sua aliança com ele.
A palavra dirigida exclusivamente a Abrão naquela
época, eu aplico ela agora a nós todos os crentes filhos da fé, filhos de
Abrão, para também andarmos na sua presença e sermos perfeitos. Quem é seguidor
de Deus ou despenseiro dele deve ter essa mentalidade de andar em sua presença
e, portanto ser perfeito.
É óbvio que consequentemente Abrão caísse com seu
rosto em terra, em pó. Deus aproveita a situação e lhe fala de sua aliança e
das suas promessas. Uma das primeiras coisas que Deus faz é já mudar o nome
dele e de sua esposa e agora não mais Abrão e Sarai, mas Abraão e Sara porque
serão pai e mãe de muitas gerações.
A mudança de nome é algo impressionante e sinal para
todos nós de que quando Deus entra na nossa vida a nossa vida que levávamos
muda totalmente e somos transformados agora para nos conformarmos mais ainda à
sua imagem e à sua semelhança. Como está escrito em Coríntios: E todos nós, com o rosto desvendado,
contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de
glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito. – II
Co 3:18.
Depois de um encontro com Deus tudo muda, inclusive
nosso nome que é nossa marca na nossa sociedade e em nosso mundo pelo qual
somos também conhecidos. Deus estava dando a ele uma nova marca, um novo nome,
um novo sentido na sua vida. O mesmo se dá quando recebemos a Cristo em nossas
vidas.
Abraão, agora de novo nome, não resiste e se ri... Realmente
era incrível aquela história toda, principalmente porque ele já estava com seus
quase 100 anos e sua esposa com 90. Eu também teria rido e talvez até
gargalhado com tudo aquilo. Deus não o puniu porque se riu, mas sua reação será
contrária quando Sara rir. Veremos isso no próximo capítulo.
Abraão ainda não tinha entendido que a promessa iria
se cumprir na vida dele e de Sara e menciona Ismael, mas Deus deixa tudo bem
claro a ele dizendo que será o seu descendente, Isaque, que será seu herdeiro.
O nome Isaque foi sugestão do próprio Deus. Isaque significa risos... Vejo
muito senso de humor em Deus.
Institui a circuncisão como selo e sinal da aliança
ali sendo feita. Sobre este assunto dos sacramentos de Deus do Antigo e do novo
Testamento, há um artigo muito bom no site do monergismo[1].
Cito um pequeno trecho dele abaixo:
A circuncisão
(sacramento de admissão na igreja visível) transformou-se no batismo cristão,
visto que não mais havia necessidade de derramamento de sangue, pois o Cordeiro
Pascal estava preste a ser imolado. Em Colossenses 2:11-12, o batismo cristão é
chamado explicitamente de ‘‘circuncisão de Cristo’’ (o mesmo que circuncisão
cristã):
Nele também
fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo
da carne que é a circuncisão de Cristo; tendo sido sepultados juntamente com
ele no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados, mediante a fé no poder
de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.
O argumento do
Apóstolo Paulo é evidente: nós cristãos também fomos circuncidados, não com o
corte do prepúcio, mas com o batismo cristão que tem a mesma função da
circuncisão judaica, podendo portanto até mesmo ser chamado de circuncisão
cristã.
Gn
17:1 Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos,
apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe:
Eu sou o Deus Todo-Poderoso,
anda em minha presença
e sê perfeito.
Gn 17:2 E porei a minha aliança
entre mim e ti,
e te multiplicarei grandissimamente.
Gn
17:3 Então caiu Abrão sobre o seu rosto,
e falou Deus com ele, dizendo:
Gn 17:4 Quanto a mim, eis a minha
aliança contigo:
serás o pai de muitas nações;
Gn 17:5 E não se chamará mais o teu nome
Abrão,
mas Abraão será o teu nome;
porque por pai de muitas nações te tenho
posto;
Gn 17:6 E te farei frutificar
grandissimamente,
e de ti farei nações,
e reis sairão de ti;
Gn 17:7 E estabelecerei a minha aliança
entre mim e ti
e a tua descendência depois de ti em suas gerações,
por aliança perpétua,
para te ser a ti por Deus,
e à tua descendência
depois de ti.
Gn 17:8 E te darei
a ti e à tua descendência depois de ti,
a terra de tuas peregrinações,
toda a terra de Canaã em perpétua
possessão
e ser-lhes-ei o seu Deus.
Gn 17:9 Disse mais Deus a Abraão:
Tu, porém,
guardarás a minha aliança,
tu, e a tua descendência depois de ti,
nas suas gerações.
Gn 17:10 Esta é a minha aliança,
que guardareis entre mim e vós,
e a tua descendência depois de ti:
Que todo o homem entre vós será
circuncidado.
Gn 17:11 E circuncidareis a carne do
vosso prepúcio;
e isto será por sinal da aliança entre
mim e vós.
Gn 17:12 O filho de oito dias, pois,
será circuncidado,
todo o homem nas vossas gerações;
o nascido na casa,
e o comprado por dinheiro a qualquer
estrangeiro,
que não for da tua descendência.
Gn 17:13 Com efeito será circuncidado
o nascido em tua casa,
e o comprado por teu dinheiro;
e estará a minha aliança na vossa carne
por aliança perpétua.
Gn 17:14 E o homem incircunciso,
cuja carne do prepúcio não estiver
circuncidada,
aquela alma será extirpada do seu povo;
quebrou a minha aliança.
Gn 17:15 Disse Deus mais a Abraão:
A Sarai tua mulher não chamarás mais
pelo nome de Sarai,
mas Sara será o seu nome.
Gn 17:16 Porque eu a hei de abençoar,
e te darei dela um filho;
e a abençoarei,
e será mãe das nações;
reis de povos sairão dela.
Gn 17:17 Então caiu Abraão sobre o seu rosto,
e riu-se, e disse no seu coração:
A um homem de cem anos há de nascer um
filho?
E dará à luz Sara da idade de noventa
anos?
Gn 17:18 E disse Abraão a Deus:
Quem dera que viva Ismael diante de teu
rosto!
Gn 17:19 E disse Deus:
Na verdade, Sara, tua mulher,
te dará um filho,
e chamarás o seu nome Isaque,
e com ele estabelecerei a minha aliança,
por aliança perpétua
para a sua descendência depois dele.
Gn 17:20 E quanto a Ismael,
também te tenho ouvido;
eis aqui o tenho abençoado,
e fá-lo-ei frutificar,
e fá-lo-ei multiplicar grandissimamente;
doze príncipes gerará,
e dele farei uma grande nação.
Gn 17:21 A minha aliança, porém,
estabelecerei com Isaque,
o qual Sara dará à luz
neste tempo determinado,
no ano seguinte.
Gn
17:22 Ao acabar de falar com Abraão,
subiu Deus de diante dele.
Gn
17:23 Então tomou Abraão a seu filho Ismael,
e a todos os nascidos na sua casa,
e a todos os comprados por seu dinheiro,
todo o homem entre os da casa de Abraão;
e circuncidou a carne do seu prepúcio,
naquele mesmo dia,
como Deus falara com ele.
Gn
17:24 E era Abraão
da idade de noventa e nove anos,
quando lhe foi circuncidada a carne do
seu prepúcio.
Gn 17:25 E Ismael, seu filho,
era da idade de treze anos,
quando lhe foi circuncidada a carne do seu prepúcio.
Gn
17:26 Naquele mesmo dia
foram circuncidados Abraão e Ismael seu filho.
Gn 17:27 E todos os homens da sua casa,
os nascidos em casa,
e os comprados por dinheiro ao estrangeiro,
foram circuncidados com ele.
Também Deus faz promessas de abençoar a Ismael, mas
deixa claro que a aliança dele com ele será estabelecida em Isaque que ainda
viria nascer no ano seguinte. Ainda Abraão e Sara teriam de esperar mais um
ano. Eu, particularmente, creio que se eles não tivessem feito aquela besteira
envolvendo Hagar, já de há muito teriam tido o seu descendente legítimo.
Quando Deus termina de lhe ministrar, ele sobe
diante de Abraão. Em seguida, Abraão cumpre a sua parte circuncidando todos de
sua casa. Abraão exemplo de homem de fé e obediência.
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