Um
belíssimo salmo feito por Davi que fala da união e exalta o nosso
relacionamento horizontal de como devem os homens criados por Deus se
relacionarem com os outros homens também criados e mantidos por Deus.
Conforme
Calvino e Abraham Kuyper, em o Calvinismo, a vida de todo ser vivente
basicamente deve se fundamentar em três pilares:
Primeiro,
vertical: como o homem deve se relacionar com Deus.
Segundo,
horizontal: como o homem criado por Deus deve se relacionar com os outros
homens criados à imagem e à semelhança de Deus.
Terceiro,
circular: como que o homem, criado por Deus que se relaciona com os outros
homens criados por Deus, deve se relacionar com a cultura, seus dons e
talentos.
Davi
neste salmo que tem um forte relacionamento com Deus, sadio e maduro, vai agora
falar de apenas um aspecto desse segundo pilar. Sua fala é recheada com poesia
e arte usando as figuras bem características da região onde habitava e de onde
podia contemplar o orvalho de Hebron descendo sobre os montes de Sião.
Ele
compara a unção com óleo sobre a cabeça de Arão que desce pela sua barba e vai
até as orlas das suas vestes com o cenário geográfico desse orvalho de Hebrom
que desce pelo Monte Sião e vai seguindo o curso até chegar e desaguar no Mar
Morto.
A
oração sacerdotal de Jesus no livro de João, capítulo 17, explorará bem o tema
da unidade e ela – a unidade - irá se concretizar no seu devido tempo que Deus
tem preparado para todos os propósitos que ele tem estabelecido.
No
comentário de Calvino, apenas a sua introdução, encontraremos apenas a menção
de tratar-se o salmo de um salmo de ações de graça para que laços santos de
afeição mútuos prevaleçam no país, e para que o povo do Senhor seja seriamente
exortado a manter essa união.
Um salmo de ação de graças para aquela concórdia
sagrada prevaleça na nação, e para que o povo do Senhor seja fiel em cumpri-la.
Uma canção de graus de Davi.
Sl 133:1
<<Cântico dos degraus, de Davi>>
Oh!
quão
bom
e
quão suave é
que os irmãos vivam em união.
Sl
133:2 É
como o óleo precioso sobre a cabeça,
que desce sobre a barba,
a barba de Arão,
e
que desce à orla das suas vestes.
Sl 133:3 Como o orvalho de Hermom,
e como o que desce sobre os montes de
Sião,
porque ali o SENHOR ordena
a bênção e a vida para sempre.
A oração de Jesus em João 17, conhecida como oração sacerdotal,
deu tremenda ênfase na unidade. Era o desejo de Jesus que todos fossem um,
assim como ele era um só com o Pai e o Espírito Santo. As desavenças que temos
são decorrentes de nossas falhas em nossos relacionamentos horizontais.
Não sabemos nos relacionar com os outros homens criados por Deus
e nessa ganância nos tornamos “cada um por si” e “Deus para todos”. Jesus
jamais desejou isso, pelo contrário, orou e deu a sua vida para sermos um só no
Senhor.
O
autor começa o salmo com uma intercessão por Davi. Se foi mesmo Davi o seu
autor, ele fala de si mesmo e assim intercede por si mesmo na pessoa que ele
representaria como servo de Deus que está diante do povo de Deus com a missão
de governar e administrar.
Muitas
eram as aflições de Davi tanto antes de tornar-se rei como depois quando veio a
pecar gravemente assassinando a Urias, o Heteu e ficando com sua esposa com a
qual tinha adulterado. A perseguição a ele era de fato muito forte por causa da
semente messiânica que nele estava.
A
oração deste salmo logo lembra o juramento e os votos feitos por Davi que não
daria descanso a ele mesmo antes que fizesse uma casa, uma habitação para Deus
que vivia em uma tenda enquanto o povo em casas. Deus aprovou sua iniciativa,
mas não o deixou construir, mas escolheu seu filho Salomão para edificar essa
casa.
Até
o verso 10 deste salmo, o salmista pede insistentemente para Deus se lembrar,
levantar-se e não virar seu rosto contra o seu ungido, mas ter misericórdia e
concluir a sua obra começada na vida deste servo de Deus. Percebe-se aqui força
de vontade incomum e determinada de alguém que crê realmente estar diante de
Deus e sendo ouvido em sua súplica.
Sua
oração é forte, digo, insistente, perseverante, decidida, precisa como alguém
que clama já esperando a resposta certa.
Em
seguida, eles se lembram da promessa do próprio Deus e nele se agarram com
unhas e dentes dispostos a perderem os maxilares, mas não perderem a bênção
visualizada pela fé nas promessas de Deus. A oportunidade da oração está agora
em favor de Davi e suas aflições.
No
comentário de Calvino, em sua introdução, o autor deste Salmo, quem quer seja aqui,
em nome de todos os fiéis, coloca Deus em memória de sua promessa, que ele
nunca faria sofrer sua casa ou seu reino vir a falhar, mas apoiar e defender
ambos.
Sl 132:1
<<Cântico dos degraus>> Lembra-te, SENHOR,
de
Davi,
e de todas as suas aflições.
Sl
132:2 Como jurou ao SENHOR,
e fez votos ao poderoso Deus de Jacó,
dizendo:
Sl 132:3 Certamente que não entrarei na
tenda de minha casa,
nem subirei à minha cama,
Sl 132:4 Não darei sono aos meus olhos,
nem repouso às minhas pálpebras,
Sl 132:5 Enquanto não achar lugar para o
SENHOR,
uma morada para o poderoso Deus de Jacó.
Sl 132:6 Eis que ouvimos falar dela em
Efrata,
e a achamos no campo do bosque.
Sl
132:7 Entraremos nos seus tabernáculos;
prostrar-nos-emos ante o escabelo de seus
pés.
Sl
132:8 Levanta-te, SENHOR,
ao teu repouso,
tu e a arca da tua força.
Sl
132:9 Vistam-se os teus sacerdotes de justiça,
e alegrem-se os teus santos.
Sl 132:10 Por amor de Davi,
teu servo,
não faças virar o rosto do teu ungido.
Sl
132:11 O SENHOR jurou com verdade a Davi,
e não se apartará dela:
Do fruto do teu ventre porei sobre o teu
trono.
Sl
132:12 Se os teus filhos guardarem a minha aliança,
e os meus testemunhos,
que eu lhes hei de ensinar,
também os seus filhos se assentarão
perpetuamente
no teu trono.
Sl
132:13 Porque o SENHOR escolheu a Sião;
desejou-a para a sua habitação, dizendo:
Sl 132:14 Este é o meu repouso para
sempre;
aqui habitarei,
pois o desejei.
Sl 132:15 Abençoarei abundantemente o seu
mantimento;
fartarei de pão os seus necessitados.
Sl 132:16 Vestirei os seus sacerdotes de
salvação,
e os seus santos saltarão de prazer.
Sl
132:17 Ali farei brotar a força de Davi;
preparei uma lâmpada para o meu ungido.
Sl
132:18 Vestirei os seus inimigos de vergonha;
mas sobre ele florescerá a sua coroa.
Como é bom nos lembrarmos das promessas de Deus e bem aplica-las
às nossas vidas e esperar com paciência a resposta de Deus. Aquele que assim
espera, jamais será confundido.
Foram palestras muito elucidativas e cativantes sobre a relação entre fé e ciência, proferias por cientistas brasileiros que são cristãos comprometidos com a visão cristã de mundo inclusive na academia.
Enquanto aguardamos o II Encontro a se realizar em 2014, seguem os vídeos:
Começamos
este salmo com a invocação do Senhor. Nossa primeira palavra ao sair da nossa
boca para nosso Deus, é Senhor. Como Senhor reconhecemos que ele está
governando e no controle de todas as coisas. Se ele é o Senhor, eu sou o seu
servo.
Precisamos
fazer mais de nossas vidas como estes salmista faziam que diante da situação
que fosse, seus corações estavam preparados e disciplinados para invocar o
único que os poderia livrar do que fosse. Deus ainda continua operando suas
obras misteriosas nesse mundão tão vasto.
Em
seguida à sua invocação simples, mas bem dirigida, ele começa a falar daquilo
que está trazendo a perda da paz para ele que se vê em guerra com a sua alma.
Ele está querendo forçá-la, domesticá-la, vencê-la e dobrá-la aos pés do
Senhor.
Ele
explica para Deus que não tem se deixado levar pelo orgulho, nem tem se
entregado à vaidade. Por isso que ele tem se sossegado e se portado como uma
criança diante de seu pai pronta para receber dele o apoio de que tanto
precisa.
Sua
palavra final é de exortação para o povo ainda esperar mais um pouco.
Neste
salmo, conforme a introdução apenas do comentário de Calvino sobre salmos, Davi
fez este Salmo para incentivar o povo a lutar tenazmente sob sua bandeira, e
para exortar e excitar o piedoso para reconhecê-lo como direito à sua
obediência. Finalmente, declara que ele sempre se submeteu à orientação de Deus,
e não tinha feito nada sem a sua chamada e comissão.
Davi, tendo como objeto dele neste Salmo
encorajar o povo a lutar intensamente sob sua bandeira, e exortar e excitar os
piedosos para reconhecê-lo como direito a sua obediência, declara que ele
sempre se submeteu à orientação de Deus, e não tinha feito nada sem o seu
chamado e comissão.
Uma canção de graus de Davi.
Sl 131:1
<<Cântico dos degraus, de Davi>>
SENHOR,
o meu coração não se elevou
nem os meus olhos se levantaram;
não me exercito em grandes matérias,
nem em coisas muito elevadas para mim.
Sl
131:2 Certamente que me tenho
portado e sossegado
como uma criança desmamada de sua mãe;
a minha alma está como uma criança
desmamada.
Sl
131:3 Espere Israel no SENHOR,
desde agora e para sempre.
Então vamos esperar e descansar que o Senhor nos livrará de todo
o mal.
Podemos
clamar a Deus hoje de qualquer lugar, em qualquer situação. Basta estarmos
ligados que já teremos acesso ao Trono Celestial e assim apresentaremos ao
Senhor nossas orações, clamores, pedidos desesperados de livramentos. Na
situação deste salmo, o salmista fala das profundezas.
Ele
está clamando a Deus das profundezas! Pedindo ao Senhor que o escute e lhe dê a
devida atenção à situação que ele está enfrentando. Então ele se lembra das
iniquidades e nessa lembrança vem à sua mente que ele é pecador.
Como
pode um pecador ter acesso ao Trono da graça a fim de achar socorro em tempos
oportunos? Ele não pode! É necessário um mediador, um sacerdote que apresente a
Deus em seu lugar sacrifícios pela sua condição de pecador.
O
homem tinha um sacerdote e um sistema de sacrifícios que ano a ano se repetia
para que o sumo-sacerdote pudesse entrar no Santo dos Santos para fazer
expiação pelos pecados do povo. Mas este sacerdote também era pecador e para
entrar na presença de Deus uma vez ao ano e uma única vez na sua vida – no ano
seguinte ter-se-ia de trocar o sacerdote -, tinha que ter amarrado na sua
cintura uma corda.
Se
morresse na ministração era somente puxar a corda e retirar o sumo-sacerdote.
Havia um ritual todo cheio de detalhes acerca disso. Ano a ano eram então
oferecidos sacrifícios sem conta ao Senhor pelos nossos pecados, até que veio
Jesus Cristo, nosso Mediador, nosso Sacerdote e Sumo-sacerdote para sempre.
Ele
lançou fora as nossas iniquidades e pela sua vida nos justificou diante de Deus
nos tornando aceitáveis à presença de Deus, no Santo dos Santos, em sua máxima
presença. Somente um homem poderia morrer por outro homem: Jesus Cristo era
esse homem. Somente um Deus poderia satisfazer a Deus: Jesus Cristo era esse
Deus. Tornou-se, então, nosso Sumo-Sacerdote, eterno.
É
por isso que com Deus está o perdão. Ele nos perdoou, mas colocou uma condição
para recebermos o perdão: perdoarmos nossos irmãos!
Calvino
em seu comentário, na sua introdução, comenta dizendo que se o Profeta neste
Salmo ora em seu próprio nome, em particular, ou representa toda a Igreja, é
manifesto, que se encontrando sobrecarregado com as adversidades, ele suplica a
libertação com ardor apaixonado.
Apesar
de reconhecer que ele é justamente castigado pela mão de Deus, ele incentiva a
si mesmo e todos os crentes genuínos para acalentar boa esperança, pois Deus é
o libertador eterno de seu povo, e tem sempre em prontidão os meios de efetuar
o resgate da morte.
Se o Profeta neste Salmo ora em
particular em seu próprio nome, ou representa toda a Igreja, é manifesto, que
se encontra subjugado com adversidades, ele suplica a libertação com ardor
apaixonado. E, embora reconheça que ele é justamente castigado pela mão de
Deus, ele encoraja a si mesmo e a todos os crentes genuínos a apreciar a boa
esperança, já que Deus é o libertador eterno de seu povo, e sempre está
preparado para impedir o resgate da morte.
Uma canção de graus.
Sl 130:1 Das profundezas
clamo
a ti, SENHOR.
Sl 130:2
Escuta,
Senhor,
a minha voz;
estejam
alertas os teus ouvidos
às
minhas súplicas.
Sl 130:3
Se observares,
SENHOR,
iniqüidades,
quem, Senhor, subsistirá?
Sl
130:4 Contigo, porém,
está o perdão,
para que te temam.
Sl
130:5 Aguardo o SENHOR,
a minha alma o aguarda;
eu espero na sua palavra.
Sl
130:6 A minha alma anseia pelo Senhor
mais do que os guardas pelo romper da
manhã.
Mais do que os guardas pelo romper da
manhã,
Sl
130:7 espere Israel no SENHOR,
pois no SENHOR há misericórdia;
nele, copiosa redenção.
Sl
130:8 É ele quem redime
a Israel de todas as suas iniqüidades.
Finalmente, pede para esperarmos com paciência porque no Senhor
há misericórdia e graça abundante para nossa redenção total. Deus seja louvado!
Passar
pelo sofrimento muitas vezes não é fácil. Logo nos vem à mente que Deus está
nos castigando, nos punindo como se fosse alguém sem compaixão que faz o que
faz apenas pelo prazer de nos ver sofrer. Eu não conheço Deus dessa forma. Meu
Deus não é assim.
Também
não é do tipo que fica espionando com uma luneta gigante pronto para nos pegar
no flagrante. Deus é amor. Deus é verdade. Deus é justiça. Ele não negocia com
ninguém seus atributos. Não encontraremos a verdade, a justiça e o amor por ai,
mas somente em Deus.
Assim
o sofrimento não é uma forma de punição de um déspota. Se estamos passando por
elas, devemos ter paciência e agirmos com cautela porque o mal dia não
permanecerá para sempre. Sabemos que ele pode vir, mas não dura para sempre. A
hora mais escura da noite é a mais próxima do alvorecer.
Hoje,
o convite de Deus para nós é para que o adoremos e o louvemos com todo nosso
ser, vontade, forças e energia.
Podemos
passar pelo que for, mas Deus, como neste salmo, irá nos preservar e nos poupar
não porque sejamos merecedores ou porque somos os filhos do Rei, antes por
causa de sua misericórdia e graça, sempre abundante sobre todos nós.
Calvino
comenta em sua introdução do seu comentário que o presente salmo ensina, em
primeiro lugar, que Deus submete sua Igreja em profundas tribulações para depois
agir como seu libertador e defensor.
O
salmista recorda, pois, à memória dos fiéis de como tão terrivelmente o povo de
Deus tinha sido perseguido em todas as idades, e de como maravilhosamente
haviam sido preservados. Isso aconteceu para servirem de exemplos visando
fortalecer a esperança do povo em relação ao futuro.
Na
segunda parte, sob a forma de uma imprecação, ele mostra que a vingança divina
está pronta para cair em cima de todos os ímpios, que sem justa causa afligem o
povo de Deus. Confira:
Este Salmo ensina, em primeiro lugar, a
que Deus sujeite sua Igreja a vários problemas e afeições, até o fim ele melhor
se provar seu libertador e defensor. O salmista, portanto, lembra a lembrança
dos fiéis com que, com tristeza, o povo de Deus foi perseguido em todas as
idades e quão lindamente foram preservadas, para que tais exemplos fortaleçam a
esperança em referência ao futuro. Na segunda parte, sob a forma de uma
imprecação, ele mostra que a vingança divina está pronta para cair sobre todos
os ímpios, que sem causa angustia ao povo de Deus.
Uma canção de graus.
Sl 129:1
Muitas vezes me angustiaram
desde
a minha mocidade,
Israel que o diga;
Sl
129:2 desde a minha mocidade,
me angustiaram,
todavia,
não prevaleceram contra mim.
Sl
129:3 Sobre o meu dorso
lavraram os aradores;
nele abriram longos sulcos.
Sl 129:4 Mas o SENHOR é justo;
cortou as cordas dos ímpios.
Sl 129:5 Sejam envergonhados
e repelidos todos os que aborrecem a Sião!
Sl 129:6 Sejam como a erva dos telhados,
que seca antes de florescer,
Sl 129:7 com a qual não enche
a mão o ceifeiro,
nem os braços,
o que ata os feixes!
Sl 129:8 E também os que passam não dizem:
A bênção do SENHOR seja convosco!
Nós vos
abençoamos em nome do SENHOR!
A bênção do Senhor é sobre os que o temem e o seguem. A promessa
do Filho em relação ao Pai é que ele nos deu vida eterna. Quanto aos ímpios, o seu
fim será a segunda-morte. Como o salmista, eu quero aproveitar essa
oportunidade para também abençoá-lo em nome do Senhor.
Sem
dúvidas um salmo magnífico que exalta o Senhor mostrando todos os benefícios
daqueles que o temem e guardam a sua aliança. É bem-aventurado tanto o que teme
quanto o que anda nos seus caminhos.
Ao
anunciar os benefícios e bênçãos que estão sobre os bem-aventurados temos por
tabela uma demonstração da graça de Deus nessas vidas como exemplo às demais
pessoas que vivem nesse mundo. O caminho para o sucesso necessariamente deve passar
pelo Senhor e quanto mais intimidades eu tiver com Deus, melhor será para mim.
Por
exemplo, no filme EM BUSCA DA FELICIDADE, o autor principal tem um sonho e para
realizá-lo vai atrás de tudo e sacrifica todas as coisas, mas chega lá. O custo
de sua conquista é um rastro de destruição. Será, então, que vale a pena uma
conquista assim?
Eu
sempre tenho dito a qualquer um, inclusive em minhas raras oportunidades de
prédicas, que não somos administradores de contingências de forma que
escolheremos as circunstâncias que iremos enfrentar, viver e passar por elas,
mas nelas, no meio do fogo, somos convidados sim a darmos glórias a Deus, a
reconhecê-lo em tudo, a termos corações agradecidos nele e a confiar cabalmente
em seu socorro quer ele aconteça, quer não aconteça.
É
como os três rapazes diante da fornalha de fogo em Daniel. Não havia como
escapar da fornalha, exceto renunciando as suas crenças, razão das suas vidas.
Eles não renunciaram e tiveram que enfrentar uma fornalha aquecida sete vezes
mais. Os que os lançaram na fornalha, foram de imediato sacrificados pelo fogo
ardente.
Diante
daquela situação difícil, eles não recuaram e preferiram enfrentar o fogo sem
ao menos saber se iriam sair vivos ou não. Eles disseram ao rei: - Ó Nabucodonosor, quanto a isto não
necessitamos de te responder. Se o nosso Deus, a quem servimos, quer
livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei.
Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a
imagem de ouro que levantaste. (Dn 3:16-18).
Neste
caso específico, Deus os livrou e o quarto homem da fornalha era sim Jesus
Cristo, a segunda pessoa da Trindade, na sua forma divina. De uma coisa estou
certo: - quer nos livrando, quer não nos livrando, jamais sairemos perdendo,
mesmo que enfrentando a morte cruel como tantos de nossos irmãos enfrentaram e
não receberam as suas recompensas.
Deus
tem preparado o momento certo quando receberemos dele nosso galardão. Por isso
que a Bíblia também chama de bem-aventurados os que dormem no Senhor para que
descansem de suas obras, pois as suas obras os acompanham.
Apocalipse
14:13Então,
ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve:Bem-aventuradosos mortos que, desde agora, morrem no
Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas
obras os acompanham.
Calvino
em seu comentário, apenas falando de sua introdução, não entra muito em
detalhes. Ele comenta ser este salmo semelhante ao anterior e, por assim dizer,
uma espécie de apêndice dele, pois declara que a bênção divina, para a difusão
do que entre toda a raça humana Salomão declarou, é para ser visto mais
visivelmente na facilidade de verdadeiros e sinceros servos de Deus.
Este salmo é semelhante ao precedente e, por assim
dizer, uma espécie de apêndice para ele; pois declara que a benção divina, cuja
difusão entre todo a raça humana, Salomão testificou, deve ser vista de forma
mais visível na facilidade dos verdadeiros e sinceros servos de Deus.
Uma canção de degraus.
Sl 128:1
Bem-aventurado
aquele
que teme ao SENHOR
e anda nos seus caminhos!
Sl
128:2 Do trabalho de tuas mãos comerás,
feliz serás,
e tudo te irá bem.
Sl
128:3 Tua esposa,
no interior de tua casa,
será como a videira frutífera;
teus
filhos,
como rebentos da oliveira,
à roda da tua mesa.
Sl
128:4 Eis como será abençoado
o homem que teme ao SENHOR!
Sl
128:5 O SENHOR te abençoe desde Sião,
para que vejas a prosperidade de Jerusalém
durante os dias de tua vida,
Sl 128:6 vejas os filhos de teus filhos.
Paz sobre
Israel!
Sim, o homem que teme ao Senhor não deve ter medo de nada mais e
ainda será abençoado por Deus. Meus queridos, vale a pena continuarmos firmes e
fortes sem desanimar em nossa caminhada rumo à glória. Tenhamos paciência que
nosso dia está chegando! Um bom dia a todos e até amanhã.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita podendo conter gráficos, tabelas, imagens e textos e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
Colabore: faça sua oferta voluntária! Entre em contato conosco para isso: +55-61-995589682
Nosso Projeto 1189 no YouTube começou em 21/04/2016 e foi concluído em 23/07/2019.
Não esqueça de citar a fonte quando for fazer citações, referências em seus posts, pregações e livros. Acompanhe-nos no YouTube e em nossas redes e mídias sociais. Ajude-nos com suas orações!
As mensagens do JAMAIS DESISTA do caminho do Senhor são diárias, inéditas, baseadas na Bíblia e buscando sua conformação máxima à teologia reformada e representam o pensamento do autor na sua contínua busca das coisas pertencentes ao reino de Deus e a sua justiça.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita - com gráficos, tabelas, imagens e textos - e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
O Nascimento e a Infância de Jesus
-
*O NASCIMENTO E A INFÂNCIA DE JESUS*
Neste breve sumário iremos ver os fatos relacionados com o nascimento de
Jesus. Eles estão ausentes no Evangelho de...
TRANSTORNANDO O CALVINISMO
-
A doutrina Calvinista é a mais bela expressão do ensino bíblico
transmitida a nós pelo seu maior representante - João Calvino. É claro, a
de se ori...