sexta-feira, 10 de maio de 2013
sexta-feira, maio 10, 2013
Jamais Desista
Salmo 113: 1-9 - LOUVAI E BENDIZEI AO SENHOR
Um
pequeno grande salmo... pequeno na quantidade de versículos, mas grande no
conteúdo que nos aponta o Deus bendito agora e para todo o sempre. Em todo
tempo, devemos estar louvando e bendizendo ao Senhor, por todo o dia e por toda
a noite.
Quem
assim faz e vive desta maneira terá pouco ou nenhum tempo para desperdiçar com
os queixumes e reclamações desta vida passageira da qual não temos controle
algum. Recebemos como dádiva a vida, fomos apresentados ao Senhor, o
reconhecemos e agora temos a missão de anunciar o evangelho até que ele venha.
Se
não fomos promovidos como esperávamos; se recebemos a injustiça ao invés do que
achávamos que merecíamos devido nosso esforço, dedicação, zelo e trabalho; se o
sentimento de injustiça e de abandono está em nós; se andamos tristes porque as
portas parecem fechadas para nós; se estamos atravessando lutas e andando nos
desertos da vida, não importa... devemos louvar e bendizer ao Senhor em todo o
tempo.
Desde
o nascimento do sol até ao ocaso e por toda a noite até o novo nascimento do
sol, louvado seja o Senhor. Quem o adora em todo tempo sabe que o tempo é feito
por ele e que no devido tempo haveremos de receber o que for justo. Deus não
nos desampara nem nos abandona e melhor do que isso estamos nos seus braços à
caminho de nossa verdadeira pátria.
E
os seus “amigos” que você agora vê prosperarem, estão seguindo para à pátria ou
estão perdidos em alta velocidade despenhadeiro abaixo, podendo a qualquer
momento despencarem de vez para o inferno?
Deus
está lá nos céus, nas alturas como este salmo diz, mas também se importa
conosco aqui onde estamos e tanto levanta do pó o desvalido fazendo assentar-se
entre os príncipes como abate o soberbo até ao pó. Isto é, ele faz a justiça!
TENHA PACIÊNCIA e espera no Senhor.
Calvino
faz a sua introdução em seu comentário acerca deste salmo. Ele destaca e
ressalta a soberania de Deus em sua providência.
Neste salmo, a providência de Deus fornece matéria
para louvá-lo, porque, embora a sua excelência esteja muito acima dos céus, no
entanto, ele se compromete a lançar os olhos sobre a terra para tomar
conhecimento da humanidade. E como poucos são desconcertados pelas vicissitudes
que eles contemplam que ocorrem no mundo, o profeta toma ocasião, a partir
dessas mudanças repentinas e inesperadas, para nos alertar para atender
expressamente à providência de Deus, para que não possamos duvidar que todas as
coisas são governados de acordo com sua vontade e prazer.
Louvai,
servos do SENHOR,
louvai
o nome do SENHOR.
Sl
113:2 Bendito seja o nome do SENHOR,
agora e para sempre.
Sl 113:3 Do nascimento do sol até ao
ocaso,
louvado seja o nome do SENHOR.
Sl
113:4 Excelso é o SENHOR,
acima de todas as nações,
e
a sua glória,
acima dos céus.
Sl
113:5 Quem há semelhante ao SENHOR,
nosso Deus,
cujo trono está nas alturas,
Sl 113:6 que se inclina para ver
o que se passa no céu e sobre a terra?
Sl 113:7 Ele ergue do pó
o desvalido
e
do monturo,
o necessitado,
Sl 113:8 para o assentar ao lado dos
príncipes,
sim, com os príncipes do seu povo.
Sl 113:9 Faz que a mulher estéril
viva em família
e seja alegre
mãe de filhos.
Aleluia!
São tantos os benefícios que o senhor nos proporciona todos os
dias... porque então desperdiçar nosso tempo com queixumes e reclamações sem
fim. Porque anda triste e cabisbaixo porque não recebestes aquilo ou aquilo
outro? E o que tens nas mãos? Olhe para sua família!!! É bênção, um presentão
que Deus te deu!
quinta-feira, 9 de maio de 2013
quinta-feira, maio 09, 2013
Jamais Desista
Salmo 112: 1-10 - OS BEM-AVENTURADOS
O
salmo que começa com um aleluia, logo proclama em alto e bom som quem são os
bem-aventurados: aqueles que temem ao Senhor e se comprazem em seus
mandamentos. Os bem-aventurados não são aqueles que tudo possuem ou aqueles que
estão nas mídias e são famosos ou os poderosos dentre todos de sua nação.
Porque
trabalhamos e nos levantamos cedinho e estudamos e nos aperfeiçoamos e
investimos na saúde, na educação, na formação? Não é para sermos melhores a
cada dia e termos melhores oportunidades dentro de um mundo globalizado e
competitivo? Com certeza!
Está
errado então buscarmos essas coisas? Não, não está; mas, o colocar os nossos
corações nelas e não na palavra de Deus que diz que são bem-aventurados os que
o temem e se comprazem em seus mandamentos, ai sim, estaremos em apuros.
Quando
o ladrão rouba e mata para possuir o que temos, o que ele está buscando de
fato? E o viciado em drogas, álcool e fumo, o que busca nas doses que
desesperado anseia? E o que se prostitui e vende o seu corpo ou que busca a
prostituta e seu corpo, o que de fato querem?
O
que busca o ser humano que não está em Deus que o satisfará? Nada! Tudo que o
homem necessita e precisa nesta vida para ser melhor e mais completo, satisfeito
e alegre em sua vida está na pessoa bendita do Filho de Deus, Jesus Cristo!
Alguns
resumem o bem de suas vidas na seguinte frase: EU QUERO MESMO É SER FELIZ! Como
ser feliz ou bem-aventurado como este salmo de nício nos ensina, nos esquecendo
de Deus? Ou colocando ele em segundo ou terceiro plano?
O
uso do mal para a prosperidade como o roubo e as práticas de coisas que Deus
condena, parecem ser um caminho mais fácil, no entanto, o que estamos fazendo
ao usar o mal assim é cavando a nossa própria sepultura para deitarmos no
inferno para todo o sempre.
Calvino
em seu comentário deste salmo, em sua introdução do seu comentário, fala de
como a maioria da humanidade espera prosperar por más ações, e como ela
geralmente esforça-se para enriquecer-se por roubo, fraude, e toda espécie de
injustiça, o salmista, profeta, enumera as bênçãos de Deus que atendem aqueles
que o adoram em pureza, a fim de que possamos saber que, ao visar uma vida de
piedade e moralidade, não devemos perder a nossa recompensa.
Como a maioria da humanidade espera prosperar por meio
de ações malévolas, e como eles geralmente se esforçam para se enriquecerem por
saque, fraude e toda espécie de injustiça, o profeta enumera as bênçãos de Deus
que atendem a quem o adoram em pureza, para que podemos saber que, no intuito
de uma vida de piedade e moral, não devemos perder a nossa recompensa.
Bem-aventurado
o
homem que teme ao SENHOR
e
se compraz nos seus mandamentos.
Sl 112:2 A sua descendência será poderosa
na terra;
será abençoada a geração dos justos.
Sl 112:3 Na sua casa
há prosperidade e riqueza,
e
a sua justiça
permanece para sempre.
Sl
112:4 Ao justo,
nasce luz nas trevas;
ele
é
benigno, misericordioso e justo.
Sl 112:5 Ditoso o homem
que se compadece e empresta;
ele defenderá a sua causa em juízo;
Sl
112:6 não será jamais abalado;
será tido em memória eterna.
Sl
112:7 Não se atemoriza de más notícias;
o seu coração é firme,
confiante no SENHOR.
Sl
112:8 O seu coração,
bem firmado,
não teme,
até ver cumprido,
nos seus adversários,
o seu desejo.
Sl 112:9 Distribui,
dá
aos pobres;
a sua justiça permanece para sempre,
e
o seu poder
se exaltará em glória.
Sl 112:10 O perverso
vê isso
e se enraivece;
range os dentes
e se consome;
o desejo dos perversos
perecerá.
Quanto aos perversos, ao contrário dos justos,
àqueles que não tem Deus em seu coração e não atentam às obras do Criador e que
vivem como se fossem deuses dando ouvidos mais e mais aos desejos malignos que
brotam de sua alma, o fim destes será terrível e seus desejos perecerão com
ele.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete –
quarta-feira, 8 de maio de 2013
quarta-feira, maio 08, 2013
Jamais Desista
Salmo 111.1-10 - AS MAGNÍFICAS OBRAS DE DEUS
Aleluias!!!
É assim que começa este salmo que o Espírito Santo nos deixou para nossa
reflexão e aprendizado. É de todo o coração que devemos render graças ao Senhor
na companhia dos justos e na assembleia.
Um
coração agradecido diante de Deus é um coração sábio porque tudo vem dele para
nós e nós somos sustentados pela sua grande graça e misericórdia. A gratidão
deveria fazer parte de tudo em nossas vidas. Não significa que eu deva dar
graças pelas tragédias, como aquele que diz: “obrigado Senhor pela morte de meu
irmão...”. Isso não é sábio!
Eu
sou crente na soberania de Deus e sei que tudo o que acontecesse não acontece
por acaso, mas por ação ou permissão de Deus, inclusive a morte de meu irmão.
Eu não irei agradecer a morte que não faz parte do reino de Deus, mas eu irei
agradecer a Deus a vida. Mas como, se ele morreu? Meu irmão não morreu, meu
irmão passou para o Senhor e agora vive eternamente com ele, assim como será
com cada um de nós.
Haverá
sempre um ou mais motivos pelos quais devemos dar graças a Deus inclusive nas
calamidades, não pelas calamidades... nunca! Por isso, devemos confiar em Deus
e fazer como o salmista que escolheu render graças a Deus de todo coração.
Eu
também resolvo, doravante, dar graças a Deus não somente de todo coração, mas
de toda alma, forças e entendimento... é o CAFÉ! C = coração; A = alma; F =
forças e E = entendimento. Sim, é de todo CAFÉ que iremos dar graças a Deus,
como este salmista sábio.
Calvino
comenta este salmo, na sua introdução. Ele fala dos 11 versos como um apócrifo
que em cada verso há duas letras na ordem alfabética hebraica.
O título deste salmo fornece o lugar de um argumento;
e, para que outros possam ser induzidos a se engajar nos louvores de Deus, o
salmista aponta a maneira de fazê-lo pelo seu próprio exemplo. Então ele dá um
breve relato dos múltiplos benefícios que, antigamente, ele conferiu aos fiéis
e confere diariamente sobre eles. O salmo é composto em ordem alfabética, cada
verso contendo duas letras. O primeiro versículo começa com um aleph, enquanto
a letra b, v beth, é colocada no início da próxima metade do verso. Os dois
últimos versos apenas não são divididos em hemistiches; mas cada um deles tem
três letras. Se, no entanto, qualquer um examinar atentamente os conteúdos, ele
descobrirá que isso ocorreu por erro ou inadvertidamente; pois se fazemos estes
dois versículos em três, a construção das frases corresponde muito bem uma com
a outra; e consequentemente, os transcritores erraram ao não atender a
distinção do profeta.
De todo o
coração
renderei
graças ao SENHOR,
na companhia dos justos
e na assembléia.
Sl 111:2
Grandes são as obras do SENHOR,
consideradas
por todos os que nelas se comprazem.
Sl 111:3
Em suas obras
há
glória e majestade,
e
a sua justiça
permanece para sempre.
Sl 111:4
Ele fez memoráveis
as
suas maravilhas;
benigno e misericordioso
é o SENHOR.
Sl 111:5
Dá sustento
aos
que o temem;
lembrar-se-á
sempre
da
sua aliança.
Sl 111:6
Manifesta ao seu povo
o
poder das suas obras,
dando-lhe a herança das nações.
Sl 111:7
As obras de suas mãos
são
verdade e justiça;
fiéis,
todos os seus preceitos.
Sl
111:8 Estáveis são eles
para todo o sempre,
instituídos
em fidelidade
e retidão.
Sl
111:9 Enviou ao seu povo
a redenção;
estabeleceu
para sempre
a sua aliança;
santo e tremendo
é o seu nome.
Sl 111:10
O temor do SENHOR
é
o princípio da sabedoria;
revelam
prudência
todos
os que o praticam.
O seu
louvor
permanece
para sempre.
A finalização deste salmo é interessante por causa do destaque
ao temor do Senhor que é o princípio da sabedoria e que revelam prudência todos
os que o praticam, assim, seu louvor permanece para sempre.
terça-feira, 7 de maio de 2013
terça-feira, maio 07, 2013
Jamais Desista
Salmo 110.1-7 - O REINO E O SACERDÓCIO DO MESSIAS
Salmo
de Davi, muito profundo, profético, messiânico, comentado pelo Senhor e citado
em diversas partes pelos apóstolos, especialmente por quem escreveu o livro de
Hebreus.
Já
no verso primeiro deste salmo, citado por Jesus quando ensinava no templo, fez
uma pergunta sobre como os escribas explicavam o fato de que Cristo era filho
de Davi porque Davi, pelo Espírito Santo, disse: “Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu
ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés.”? Jesus ali explicava que o
mesmo Davi de quem o Cristo era, chamava o Cristo de Senhor. (Mc 12:35-37).
Também
de outra feita, certamente, os fariseus estavam interrogando Jesus, mas com o
propósito de o apanhar em algum deslize, no entanto, sabiamente, escapava de
todas as armadilhas montadas e ele mesmo faz a pergunta aos fariseus sobre a
declaração de Davi, neste salmo, sobre o Cristo ser filho de Davi e eles
ficaram sem palavras. (Mt 22: 41-46).
Nós
entendemos a declaração porque nos foi revelado a Trindade de Deus com o Pai, o
Filho e o Espírito Santo.
Em
seguida, o salmista fala do domínio deste Cristo que se estenderá por toda parte
e dominará sobre tudo e todos. Nada irá escapar ou ficar de fora.
Também
ele é o sumo-sacerdote que entrou uma única vez no santuário, no santo dos
santos, e se rasgou o véu que fazia a separação do homem que se aproximava de
Deus, do próprio Deus. Seu sacerdócio não decorreu de ordem humana, mas foi
segundo a ordem de Melquisedeque, uma figura enigmática que conforme Hebreus,
permanece também sacerdote para sempre.
Hebreus 7:1 Porque este Melquisedeque, rei de Salém,
sacerdote do Deus Altíssimo, que saiu ao encontro de Abraão, quando voltava
da matança dos reis, e o abençoou,
|
Hebreus 7:2 para o qual também Abraão separou o dízimo
de tudo (primeiramente se interpreta rei de justiça, depois também é rei de
Salém, ou seja, rei de paz;
|
Hebreus 7:3 sem pai, sem mãe, sem genealogia; que não
teve princípio de dias, nem fim de existência, entretanto, feito semelhante
ao Filho de Deus), permanece sacerdote perpetuamente.
|
Calvino
faz na introdução sobre este salmo, em seus comentários, algumas colocações importantes
para o entendimento do salmo. Em primeiro lugar fala que Davi coloca Cristo
como aquele a quem Deus constituiu sobre todos, tendo domínio supremo e poder e
força e em segundo lugar, que Deus expandiu seu reinado além de todos os
limites, constituindo-o em sacerdote eterno diante de Deus a favor dos homens
e, finalmente, que assim, ele estabelecerá uma nova ordem pondo fim nas coisas
antigas e fazendo tudo novo.
Neste salmo, Davi estabelece a perpetuidade do reinado
de Cristo e a eternidade do seu sacerdócio; e, em primeiro lugar, ele afirma
que Deus conferiu a Cristo o supremo domínio, combinado com o poder invencível,
com o qual ele conquista todos os seus inimigos, ou os obriga a submeter-se a
ele. Em segundo lugar, ele acrescenta: que Deus estenderia os limites deste
reino; E, em terceiro lugar, que Cristo, tendo sido instalado no recinto
sacerdotal com toda a solenidade de um juramento, sustenta as honras disso
igualmente com as de seu sacerdócio real. Finalmente, que esta seja uma nova
ordem de sacerdócio, cuja introdução deve pôr fim ao sacerdócio levítico, que
foi temporário, e que será eterna.
Um salmo de David.
Tendo o testemunho de Cristo de que este salmo foi
escrito em referência a si mesmo, não precisamos de nenhum outro para
corroborar esta afirmação; e, mesmo admitindo que não tivéssemos autoridade,
nem o testemunho do apóstolo, o próprio salmo não admitiria nenhuma outra
interpretação; pois, embora tenhamos uma disputa com os judeus, as pessoas mais
obstinadas do mundo, sobre a aplicação correta dela, somos capazes, pelos
argumentos mais irresistíveis, de obrigá-los a admitir que as verdades aqui
referidas se relacionam nem para David nem para qualquer outra pessoa além do
Mediador. É reconhecido que o reino de Cristo é tipificado na pessoa de Davi,
mas não pode ser afirmado dele, nem de nenhum dos seus sucessores, que ele deve
ser um rei cujo domínio deve ser amplamente estendido e quem, no mesmo tempo era sacerdote, não de acordo com a lei,
mas de acordo com a ordem de Melquisedeque, e para sempre; pois, naquela época,
nenhuma dignidade sacerdotal nova e incomum poderia ser instituída, sem privar
a casa de Levi dessa honra peculiar. Além disso, a perpetuidade atribuída ao
ofício sacerdotal não pode pertencer a nenhum homem, porque, com exceção do
homem Cristo Jesus, esta honra termina imediatamente no fim do curso curto e
incerto da vida presente. Mas, como esses tópicos serão considerados, em maior
proporção, em seu devido lugar, basta que, neste momento, façamos alusão a eles
em breve.
ao
meu senhor:
Assenta-te à minha direita,
até que eu ponha os teus inimigos
debaixo dos teus pés.
Sl 110:2
O SENHOR
enviará
de Sião o cetro do seu poder, dizendo:
Domina entre os teus inimigos.
Sl
110:3 Apresentar-se-á voluntariamente o teu povo,
no dia do teu poder;
com santos ornamentos,
como o orvalho emergindo da aurora,
serão os teus jovens.
Sl 110:4
O SENHOR
jurou
e não se arrependerá:
Tu és sacerdote para sempre,
segundo a ordem de Melquisedeque.
Sl 110:5
O Senhor,
à
tua direita,
no dia da sua ira,
esmagará os reis.
Sl
110:6 Ele julga entre as nações;
enche-as
de cadáveres;
esmagará
cabeças por toda a terra.
Sl 110:7 De caminho,
bebe na torrente
e passa de cabeça erguida.
Jesus Cristo é o Senhor para sempre! Por isso Deus o exaltou
acima de tudo e de todos e a ele deu todas as coisas, nos céus e na terra.
Agora, ele julga e brevemente se completará o tempo dos gentios e todas as
coisas serão reconciliadas com Deus e com Cristo.
segunda-feira, 6 de maio de 2013
segunda-feira, maio 06, 2013
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Salmo 109: 1-31 - DAVI ORA A DEUS POR SOCORRO, SALVAÇÃO E JUSTIÇA
Dividimos
este salmo em três partes. Onde na primeira veremos a queixa de Davi, o autor
deste salmo, seguidas de diversas imprecações. Davi não se sente errado ou em
dívida para com ninguém e a sua queixa não é bem um queixume, uma murmuração,
mas uma oração a Deus.
É
como se ele estivesse intercedendo e orando a Deus de forma que Deus pudesse
ser dele o seu vingador, pois que Deus tudo vê e sabe que ele, seu escolhido,
não têm abusado de nada, mas esperado com paciência e está ainda em confiança
total com Deus.
É
como se ele dissesse, meu Deus estou limpo, mas estão vindo contra mim e de
forma tão cruel, ajude-me e me de vitórias. Davi sente o peso ali porque também
ele é um tipo de Cristo que sofreu injustamente pelos pecadores.
A
sua invocação inicial é digna de imitação: ó Deus do meu louvor! Sim, Davi sabe
que quem está por trás de todas as coisas permitindo ou refreando as coisas é
Deus. Ele não questiona a justiça de Deus, mas sente o peso injusto de uma
perseguição absurda e injusta. Não é por menos que ele sofre porque ele traz em
si a semente messiânica.
Eu
vi a primeira parte como tendo a queixa de Davi e as suas imprecações fortes
que servem de sinal a todos os que desprezam a Deus, pois este será o fim dos
que insistem em rejeitar o conhecimento de Deus.
Depois
de expor o mal, na segunda parte, ele ainda se dirigindo a Deus faz uma oração
pedindo a justiça de Deus a seu favor e não é isso favorecimento, mas justiça
mesmo. Ai ele se justifica diante de Deus a quem ora, jejua e espera o socorro.
Na
terceira parte vem o seu pedido de socorro e de salvação.
Calvino
comenta deste salmo em sua introdução dizendo que ele está dividido em três
partes. Que começa com o salmista se queixando, em seguida enumera uma série de
imprecações e e então vem a oração com uma expressão de gratidão.
Sl 109:1
Ó Deus do meu louvor,
não
te cales!
Sl 109:2 Pois contra mim se desataram
lábios maldosos e fraudulentos;
com mentirosa língua falam contra mim.
Sl
109:3 Cercam-me com palavras odiosas
e sem causa me fazem guerra.
Sl
109:4 Em paga do meu amor,
me hostilizam;
eu,
porém,
oro.
Sl
109:5 Pagaram-me
o bem com o mal;
o amor, com ódio.
Sl
109:6 Suscita contra ele um ímpio,
e à sua direita esteja um acusador.
Sl
109:7 Quando o julgarem,
seja condenado;
e, tida como pecado, a sua oração.
Sl 109:8 Os seus dias sejam poucos,
e tome outro o seu encargo.
Sl
109:9 Fiquem órfãos os seus filhos,
e viúva, a sua esposa.
Sl 109:10 Andem errantes os seus filhos
e mendiguem;
e sejam expulsos das ruínas de suas casas.
Sl 109:11 De tudo o que tem,
lance mão o usurário;
do fruto do seu trabalho,
esbulhem-no os estranhos.
Sl
109:12 Ninguém tenha misericórdia dele,
nem haja quem se compadeça dos seus
órfãos.
Sl
109:13 Desapareça a sua posteridade,
e na seguinte geração se extinga o seu
nome.
Sl
109:14 Na lembrança do SENHOR,
viva a iniquidade de seus pais,
e não se apague o pecado de sua mãe.
Sl 109:15 Permaneçam ante os olhos do
SENHOR,
para que faça desaparecer da terra a
memória deles.
Sl
109:16 Porquanto não se lembrou de usar de misericórdia,
mas perseguiu
o aflito
e o necessitado,
como também o quebrantado de coração,
para os entregar à morte.
Sl 109:17 Amou a maldição;
ela o apanhe;
não
quis a bênção;
aparte-se dele.
Sl
109:18 Vestiu-se de maldição
como de uma túnica:
penetre, como água,
no seu interior
e nos seus ossos,
como azeite.
Sl 109:19 Seja-lhe
como a roupa que o cobre
e como o cinto com que sempre se cinge.
Sl
109:20 Tal seja,
da parte do SENHOR,
o galardão dos meus contrários
e dos que falam mal contra a minha alma.
Sl 109:21
Mas tu, SENHOR Deus,
age
por mim,
por amor do teu nome;
livra-me,
porque é grande a tua misericórdia.
Sl 109:22 Porque estou aflito e
necessitado
e, dentro de mim, sinto ferido o coração.
Sl
109:23 Vou passando,
como a sombra que declina;
sou
atirado para longe,
como um gafanhoto.
Sl
109:24 De tanto jejuar,
os joelhos me vacilam,
e de magreza
vai mirrando a minha carne.
Sl
109:25 Tornei-me para eles
objeto de opróbrio;
quando me vêem,
meneiam a cabeça.
Sl 109:26
Socorre,
SENHOR,
Deus meu!
Salva-me
segundo
a tua misericórdia.
Sl 109:27 Para que saibam vir isso das
tuas mãos;
que tu, SENHOR, o fizeste.
Sl
109:28 Amaldiçoem eles,
mas tu, abençoa;
sejam
confundidos
os que contra mim se levantam;
alegre-se,
porém,
o teu servo.
Sl
109:29 Cubram-se de ignomínia
os meus adversários,
e
a sua própria confusão
os envolva como uma túnica.
Sl
109:30 Muitas graças darei ao SENHOR
com os meus lábios;
louvá-lo-ei
no meio da multidão;
Sl 109:31 porque ele se põe à direita do
pobre,
para o livrar dos que lhe julgam a alma.
Ele
encerra, como sempre, dando graças a Deus no meio da multidão, isto é, fazendo
questão de que suas graças sejam públicas e notórias entre o seu povo.
domingo, 5 de maio de 2013
domingo, maio 05, 2013
Jamais Desista
Salmo 108: 1-13 - DEUS CONCEDE VITÓRIAS AO SEU POVO - NÃO GUARDE MÁGOAS
Com
Deus em nossas vidas poderá haver situações que não sejamos capazes de
vivenciar sem perdermos nossas forças? Não! Por isso que o salmista começa este
salmo dizendo que está firme o seu coração e assim, ele irá cantar e entoar
louvores de toda a sua alma.
Sendo
assim, ele quer despertar a alva e seus instrumentos para estarem todos prontos
para o momento de louvar, adorar, render graças ao nosso Deus porque ele é bom
e a sua misericórdia dura para sempre.
Eu
mesmo quero ter uma disposição desta dos salmistas que conseguiam colocar de
lado toda chateação, toda dor, todo problema, toda angústia para somente adorar
a Deus que está nos sustentando e nos dando mais um dia de vida para nos alegrarmos
em Deus.
Nada
adianta você guardar mágoa em seu coração contra o seu próximo. Aprenda a se
livrar disso confiando em Deus e não se entregando ao desespero como se tudo
estivesse acabado ou como se não houvesse mais jeito. Também a vingança não te
levará a lugar algum, antes destruirá você que a possui.
Quem
guarda mágoas em seu coração e dá lugar aos pensamentos decorrentes é como
aquele que segura em suas mãos brasas quentes prontas para atirar em alguém na
primeira oportunidade, mas quem está sendo destruído primeiro é o próprio agressor. Antes mesmo de atirá-las, ele estará já todo ferido.
Havia
um desespero no salmista quando ele dizia para Deus que ele, Deus, já o tinha
esquecido e que não saia mais com seus exércitos. Há momentos em nossas vidas
que as coisas parecem ter chegado a um fim não desejado, no entanto é
exatamente nestes momentos que Deus nos conduz em seus braços.
Calvino
nada quis comentar sobre este salmo porque já o fez nos salmos 57 e 60 e ele
entende que o salmo 108 é uma mistura destes dois salmos.
Porque este salmo é composto por partes retiradas dos
salmos do século cinquenta e sexagésimo, seria supérfluo repetir, neste lugar,
o que já dissemos por meio da exposição nesses salmos.
Cantarei
e entoarei louvores de toda a minha alma.
Sl 108:2
Despertai, saltério e harpa!
Quero
acordar a alva.
Sl 108:3
Render-te-ei graças
entre
os povos, ó SENHOR!
Cantar-te-ei
louvores
entre
as nações.
Sl 108:4 Porque acima dos céus
se eleva a tua misericórdia,
e
a tua fidelidade,
para além das nuvens.
Sl 108:5
Sê exaltado, ó Deus,
acima
dos céus;
e
em toda a terra
esplenda a tua glória,
Sl 108:6 para que os teus amados sejam
livres;
salva
com a tua destra
e responde-nos.
Sl 108:7
Disse Deus na sua santidade:
Exultarei;
dividirei
Siquém
e
medirei o vale de Sucote.
Sl 108:8 Meu é Gileade,
meu é Manassés;
Efraim é a defesa de minha cabeça;
Judá é o meu cetro.
Sl 108:9 Moabe, porém, é a minha bacia de
lavar;
sobre Edom atirarei a minha sandália;
sobre
a Filístia jubilarei.
Sl 108:10
Quem me conduzirá à cidade fortificada?
Quem me
guiará até Edom?
Sl
108:11 Não nos rejeitaste, ó Deus?
Tu não sais, ó Deus, com os nossos
exércitos!
Sl
108:12 Presta-nos auxílio na angústia,
pois vão é o socorro do homem.
Sl
108:13 Em Deus faremos proezas,
porque ele mesmo calca aos pés os nossos
adversários.
Sim, o socorro do homem é vão e somente em Deus encontraremos
refúgio e abrigo. O salmista então termina seu salmo com uma palavra de
esperança e de vitórias pois sabe que em Deus fará proezas.