INSCREVA-SE!

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Salmo 84: 1-12 - SAUDADES DO TEMPLO

Um pequeno, mas grande salmo de Davi, no entanto, sendo proclamado pelos filhos de Corá que apresenta a Deus a sua oração na qual podemos tomar por modelo, principalmente pela abordagem que faz em sua introdução antes mesmo de fazer o seu pedido.
Todos nós sabemos, por exemplo, que uma boa abordagem pode nos conduzir ao êxito em nosso empreendimento e uma abordagem relaxada pode nos trazer problemas. Até o ímpio quando vai realizar o seu assalto ele precisa de saber abordar a sua vítima. Ele não assalta a pessoa do outro lado da rua anunciando o assalto, antes, ela procura por oportunidade para bem se aproximar e quando se sente seguro anuncia seu assalto.
Este salmista nos dá exemplo de uma excelente abordagem. Primeiro, ele se aproxima de Deus o exaltando, o adorando e mostrando seu coração desejoso de Deus, mais desejoso do que Deus pode fazer por ele. Seu exemplo das andorinhas e do pardal refletem qual deve ser o propósito do homem pelo qual Deus o criou.
Deus nos criou para estarmos diante dele em adoração! Por isso que o homem encontra sua segurança, abrigo, conforto somente nos átrios do Senhor. Isso é muito profundo. Longe do Senhor, seremos como esses pássaros do exemplo, longe de seus ninhos, perdidos e abandonados, podendo ser tragados pelos predadores naturais.
Nós também temos um predador que tem interesse em acabar com a nossa imagem e semelhança de Deus, Satanás, a antiga serpente, o diabo. Ele está ávido por acabar conosco. Antes, ele perseguia a semente para evitar que ela nascesse e cumprisse a profecia de Deus de que ela esmagaria a sua cabeça. Agora, ele faz guerra aos santos procurando devorar os filhos da mulher.
Depois de falar de duas bem aventuranças destinadas aos que habitam na casa de Deus e tem nele a sua força, ai sim, que ele apresenta sua oração, seu pedido para que Deus escute sua oração: olha, Deus e contempla o rosto do teu ungido. Contempla também meu rosto Senhor e permita que eu não saia de seus átrios perpetuamente.
Calvino contextualiza e dá maiores detalhes sobre o salmo.
O salmista reclama que nada lhe provocou uma fonte de maior sofrimento do que o impedimento de chegar ao tabernáculo, e que ele foi banido da assembléia dos santos, onde Deus foi chamado. E, no entanto, ele mostra que nada pode resistir aos anseios dos piedosos; e, superando todos os obstáculos, estarão constantemente envolvidos na busca de Deus e, por assim dizer, farão um caminho para eles mesmos, onde não há nenhum. Por fim, ele expressa seu desejo de ser restaurado no tabernáculo de Deus, e novamente testifica que um dia passado no tabernáculo era mais estimado para ser estimado do que viver por um longo tempo na sociedade de incrédulos.
Para o músico-chefe da Gittith. Um salmo de [454] os filhos de Corá. [455]
O título deste salmo não tem o nome de Davi; mas, como seu objeto é aplicável a ele, ele provavelmente foi seu autor. Alguns pensam que foi composto pelos filhos de Corá, para seu uso particular; mas para provar a falta de fundamento desta opinião, só é necessário advertir a essa consideração, que Davi, em seu tempo, se distinguiu tão eminentemente pelo dom da profecia quanto a não ser necessário empregar os levitas para realizar um serviço para o qual ele próprio estava tão bem qualificado. A única dificuldade para atribuí-lo a Davi é que a menção é feita do monte Sião, a que a arca da aliança não foi levada até que ele tenha sido posto em paz pelo reino. Como depois disso, ele nunca foi privado da liberdade de aparecer antes da arca com os outros, exceto uma vez, e depois só por um curto período de tempo; ou seja, quando ele estava sob a necessidade de fazer-se fugir por causa da rebelião levantada contra ele por seu filho Absalão. O conteúdo do salmo, no entanto, indica que, no momento da sua composição, ele tinha sido obrigado a vagar por muito tempo em diferentes lugares como um exílio. Se refletimos que Davi registrou nos salmos as perseguições que ele suportou sob Saul muito depois que ele foi libertado deles, não nos surpreenderemos ao encontrá-lo fazendo menção de Sião em conexão com eles. Da palavra Gittith, já falei no oitavo salmo.
Sl 84:1 Quão amáveis são os teus tabernáculos,
SENHOR dos Exércitos!
Sl 84:2 A minha alma suspira
e desfalece pelos átrios do SENHOR;
o meu coração e a minha carne
exultam pelo Deus vivo!
Sl 84:3 O pardal
encontrou casa,
e a andorinha,
ninho para si, onde acolha os seus filhotes;
eu,
os teus altares, SENHOR dos Exércitos,
Rei meu
e Deus meu!
Sl 84:4 Bem-aventurados
os que habitam em tua casa;
louvam-te perpetuamente.
Sl 84:5 Bem-aventurado
o homem cuja força está em ti,
em cujo coração se encontram os caminhos aplanados,
Sl 84:6 o qual,
passando pelo vale árido,
faz dele um manancial;
de bênçãos
o cobre a primeira chuva.
Sl 84:7 Vão indo
de força em força;
cada um deles aparece diante de Deus em Sião.
Sl 84:8 SENHOR, Deus dos Exércitos,
escuta-me a oração;
presta ouvidos,
ó Deus de Jacó!
Sl 84:9 Olha,
ó Deus, escudo nosso,
e contempla o rosto do teu ungido.
Sl 84:10 Pois um dia nos teus átrios
vale mais que mil;
prefiro estar à porta da casa do meu Deus,
a permanecer nas tendas da perversidade.
Sl 84:11 Porque o SENHOR Deus
é sol e escudo;
o SENHOR
dá graça e glória;
nenhum bem sonega
aos que andam retamente.
Sl 84:12 Ó SENHOR dos Exércitos,
feliz o homem que em ti confia.

Você tem falta de algum bem? A palavra de Deus diz que Deus não sonega bem algum aos que andam retamente e além disso dá de sua graça e glória, sendo dos seus um grande escudo. A estes que assim confiam em Deus, a Escritura diz, neste salmo 84, que são felizes. Deus é tremendo!
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete
http://www.jamaisdesista.com.br

...


quarta-feira, 10 de abril de 2013

Salmo 83: 1-26 - JULGAMENTO DE DEUS CONTRA AS NAÇÕES INIMIGAS

Salmo de Asafe que começa clamando a Deus para que ele não se cale, nem se emudeça, nem fique inativo por causa dos inimigos cruéis que estão tramando astutamente contra o povo que leva o nome de Deus, contra os inocentes para poderem ficarem com suas riquezas. Deus é maior e não permitirá tanto mal.
Ele fala então da ação do inimigo e como eles estão agindo em afronta a Deus. Eles usam de astúcia e de malícia e não têm escrúpulos por que estão cegados pelo ódio oriundo da serpente que somente quer uma coisa exterminar o povo crente da face da terra.
Quantas não foram as nações e povos que foram levantados para exterminarem os judeus/crentes da face da terra? Na mesma história que temos acesso por meio dos livros há o registro da intervenção de Deus fazendo com que os laços que estavam preparados se voltassem contra esses que assim agiam.
Na minha maneira de ver, Deus mesmo já tem determinado o juízo sobre esses e permite que eles se levantem justamente para os fazerem cair. Não estou dizendo isso por que somos privilegiados ou melhores do que os que se opõem, mas por que esses não estão se levantando contra o povo em si, mas contra Deus!
Na nossa moderna sociedade onde os costumes são outros, há um claro levante contra Deus e óbvio, a perseguição se estende contra os que são de Deus, os crentes. Banalizaram o pecado para cometerem com mais avidez o próprio pecado.
Calvino faz seu comentário e explica a razão de ser do salmo de Asafe que o fez crendo que Deus irá intervir na história de seu povo justamente por causa de que ele já o fez antes quando o povo foi oprimido por causa do nome do Deus de Israel:
< Salmo de Asafe. > Não guarde silêncio, ó Deus: não segure a paz e não fique quieto, ó Deus.
Ó Deus! não segure a paz. É geralmente acordado entre os comentadores, que este salmo foi composto durante o reinado do rei Josafá; e nesta opinião concordo prontamente. Esse rei piedoso, como é sabido, teve que se envolver em terríveis guerras contra as hostes de inimigos multiplicados. Embora os amonitas e os moabitas fossem os criadores da guerra principal em que ele estava noivo, eles reuniram forças não só da Síria, mas também de países distantes, e as tropas assim reunidas quase dominaram a Judeia com sua multidão.
Sl 83:1 Ó Deus,
não te cales;
não te emudeças,
nem fiques inativo,
ó Deus!
Sl 83:2 Os teus inimigos se alvoroçam,
e os que te odeiam levantam a cabeça.
Sl 83:3 Tramam astutamente contra o teu povo
e conspiram contra os teus protegidos.
Sl 83:4 Dizem:
Vinde,
risquemo-los de entre as nações;
e não haja mais memória do nome de Israel.
Sl 83:5 Pois tramam concordemente
e firmam aliança contra ti
Sl 83:6 as tendas de Edom e os ismaelitas,
Moabe e os hagarenos,
Sl 83:7 Gebal, Amom e Amaleque,
a Filístia como os habitantes de Tiro;
Sl 83:8 também a Assíria se alia com eles,
e se constituem braço forte aos filhos de Ló.
Sl 83:9 Faze-lhes
como fizeste a Midiã,
como a Sísera,
como a Jabim na ribeira de Quisom;
Sl 83:10 os quais pereceram em En-Dor;
tornaram-se adubo para a terra.
Sl 83:11 Sejam os seus nobres como Orebe e como Zeebe,
e os seus príncipes, como Zeba e como Zalmuna, Sl 83:12 que disseram:
Apoderemo-nos das habitações de Deus.
Sl 83:13 Deus meu,
faze-os como folhas impelidas por um remoinho,
como a palha ao léu do vento.
Sl 83:14 Como o fogo devora um bosque
e a chama abrasa os montes,
Sl 83:15 assim,
persegue-os com a tua tempestade
e amedronta-os com o teu vendaval.
Sl 83:16 Enche-lhes o rosto de ignomínia,
para que busquem o teu nome, SENHOR.
Sl 83:17 Sejam envergonhados
e confundidos perpetuamente;
perturbem-se
e pereçam.
Sl 83:18 E reconhecerão que só tu,
cujo nome é SENHOR,
és o Altíssimo sobre toda a terra.

Ao final, quer queiram, quer não queiram, terão de admitir que só o Senhor é Deus e é o Altíssimo sobre toda a terra! Pode o planeta todo se levantar em uníssono contra Deus e contra os que o seguem. A palavra é clara contra esses: serão eles perseguidos, amedrontados, cobrir-se-ão de ignomínia, serão envergonhados, perturbados e perecerão em seus próprios pecados que com avidez praticam.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
http://www.jamaisdesista.com.br

...


terça-feira, 9 de abril de 2013

Salmo 82: 1- 8 - MALDITA SEJA A INJUSTIÇA E A PARCIALIDADE DOS JUÍZES

Asafe, inspirado pelo Espírito Santo, compôs este belo salmo no qual Jesus citou quando falava  com os judeus na ocasião da celebração, em Jerusalém, da Festa da Dedicação e era inverno. Jesus estava passeando no templo, no Pórtico de Salomão, quando eles rodeando-o, o interpelaram: Até quando nos deixarás a mente em suspenso? Se tu és o Cristo, dize-o francamente. Jesus vai e responde, entre outras coisas “EU E O PAI SOMOS UM”.
Eles se iraram grandemente e quiseram apedrejá-lo e começa-se uma nova discussão e nela Jesus cita este salmo e explica o versículo.
João 10:34 Replicou-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: sois deuses?
João 10:35 Se ele chamou deuses àqueles a quem foi dirigida a palavra de Deus, e a Escritura não pode falhar,
João 10:36 então, daquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo, dizeis: Tu blasfemas; porque declarei: sou Filho de Deus?
João 10:37 Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis;
João 10:38 mas, se faço, e não me credes, crede nas obras; para que possais saber e compreender que o Pai está em mim, e eu estou no Pai.
Quando começamos a ler este salmo, achamos estranho que Deus se encontra no meio da congregação dos deuses. Ora, existem deuses? Não, não existem deuses que possam ser juntamente com Deus, Deus. Ele é único! No entanto, Jesus mesmo explica que somos filhos de Deus e que a palavra de Deus foi a nós dirigida.
Deuses aqui tem o sentido de filhos de Deus. Em Cristo, agora somos da família de Deus. Coerdeiros com Cristo. Ele é nosso Deus na segunda pessoa da Trindade e, também, nosso irmão, como homem que deu a sua vida por nós e nos resgatou pelo seu sangue para nos fazer, por adoção, filhos de Deus.
Deus está na congregação divina estabelecendo o seu julgamento e vendo a injustiça e a covardia das autoridades, principalmente dos juízes que se tornaram parciais e não socorrem os necessitados, antes julgam injustamente. O apelo principal deste salmo é que se execute a justiça e o juízo na terra, pois certa é a vinda do Senhor para isso.
No comentário de Calvino, na sua introdução, ele fala que o salmo é composto de um pedido insistente do profeta por ajuda contra os inimigos da igreja e como argumento para melhorar seu convencimento ele enumera as nações as quais tem conspirado juntas no firme propósito de exterminar Israel e talvez extinguir o nome de Deus da face da terra.
O profeta implora o auxílio divino contra os inimigos da Igreja e, como argumento para obter isso com mais facilidade, ele enumera as muitas nações que conspiraram juntos com o propósito expresso de exterminar o povo de Israel e, assim, extinguir o mesmo Nome da Igreja de Deus. Para incentivar a si mesmo e aos outros a maior fervor e confiança na oração, ele mostra, por muitos exemplos, quão poderosamente Deus costumava socorrer seus servos.
Uma Canção ou Salmo de Asaph.
Sl 82:1 Deus assiste na congregação divina;
no meio dos deuses,
estabelece o seu julgamento.
Sl 82:2 Até quando julgareis injustamente
e tomareis partido pela causa dos ímpios?
Sl 82:3 Fazei justiça
ao fraco e ao órfão,
procedei retamente
para com o aflito e o desamparado.
Sl 82:4 Socorrei
o fraco e o necessitado;
tirai-os das mãos dos ímpios.
Sl 82:5 Eles nada sabem,
nem entendem;
vagueiam em trevas;
vacilam todos os fundamentos da terra.
Sl 82:6 Eu disse:
sois deuses,
sois todos filhos do Altíssimo.
Sl 82:7 Todavia,
como homens, morrereis
e, como qualquer dos príncipes,
haveis de sucumbir.
Sl 82:8 Levanta-te, ó Deus,
julga a terra,
pois a ti compete a herança de todas as nações.

O que vocês acham disso: queremos a verdade e buscamos o entendimento. Deus nos vê lá do alto e sabe que apesar de nossos esforços, não chegaremos até ele. Ele então se revela a nós. Como um de nós enfrenta, por amor, a morte para nos dar a vida. Ele nos dá sua palavra e nos envia Jesus Cristo. Nós o desprezamos e continuamos em nossos caminhos... para onde?
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
http://www.jamaisdesista.com.br

...


segunda-feira, 8 de abril de 2013

Salmo 81: 1-16 - EXORTAÇÃO A LOUVAR E A OBEDECER AO SENHOR

Asafe aqui é usado por Deus para dar um recado ao povo de Deus que se encontra, para variar, encrencado e atribulado. Meus Deus por que somos tão teimosos em nossos corações e ouvimos outra voz, quando a voz do Senhor está a nos chamar, a nos chamar?
Asafe começa dizendo para cantar de júbilo a Deus por que ele é a nossa força! E o que temos feito se não reclamarmos e chorarmos? Parece até uma ofensa contra o Espírito Santo que nos pede para cantar e não chorar, lamuriar, prantear e reclamar.
Ele nos pede para celebrarmos, mas o que temos feito? Ele nos pede para salmodiarmos e ainda fazer soar o tamboril. Ele nos pede para tocarmos a trombeta nas festas que ele instituiu. E disse que isso não era opcional, mas lei para ser cumprida pelo povo seu que se chama pelo seu nome.
Vejamos os verbos de ação: cantar, celebrar, salmodiar, fazer soar, tocar. Era para fazer isso nas festas que ele tinha instituído. Um belo salmo para iniciarmos a semana afastando de nós a ingratidão e se deixando levar pelo Espírito Santo que sempre nos conduz dia a dia para sermos mais aperfeiçoados em Cristo Jesus.
Calvino, em sua introdução, fala de alguns detalhes deste salmo. Por exemplo, de que é composto de duas partes. Sem afirmar ser Asafe o autor, ele exorta o povo a lembrar a graça incomparável de Deus para com eles e de escolhê-los para ser um reino de sacerdotes e uma Igreja peculiar a si mesmo, para que, assim, eles se animem devotadamente a honrar seu libertador, celebrar louvores e serem conduzidos a uma vida santa.
Deus está próximo e os censura por sua ingratidão e por continuarem obstinadamente a se recusarem a submeter-se ao jugo da lei, não obstante a sua graça e sua forma graciosa de ser que os seduz para ele mesmo.
Este salmo consiste em duas partes. Seja quem fosse seu autor, ele exorta o povo a lembrar a graça incomparável de Deus para com eles, ao entregá-los pelo braço estendido e escolhendo-os para ser um reino de sacerdotes e uma Igreja peculiar para si mesmo; para que, assim, possam estar empolgados devidamente por honrar o seu libertador, tanto celebrando seus louvores quanto conduzindo à uma vida santa. Deus é introduzido no futuro, enquanto os censura por sua ingratidão ao continuar obstinadamente a se recusarem a submeter-se ao jugo da lei, apesar da maneira terna e graciosa em que ele os seduziu para si mesmo.
Para o músico-chefe da Gittith. Um salmo de Asafe.
Sl 81:1 Cantai de júbilo a Deus,
força nossa;
celebrai
o Deus de Jacó.
Sl 81:2 Salmodiai
e fazei soar o tamboril,
a suave harpa com o saltério.
Sl 81:3 Tocai a trombeta
na Festa da Lua Nova,
na lua cheia, dia da nossa festa.
Sl 81:4 É preceito para Israel,
é prescrição do Deus de Jacó.
Sl 81:5 Ele o ordenou,
como lei,
a José, ao sair contra a terra do Egito.
Ouço uma linguagem que eu não conhecera.
Sl 81:6 Livrei os seus ombros do peso,
e suas mãos foram livres dos cestos.
Sl 81:7 Clamaste na angústia,
e te livrei;
do recôndito do trovão
eu te respondi
e te experimentei
junto às águas de Meribá.
Sl 81:8 Ouve, povo meu,
quero exortar-te.
Ó Israel, se me escutasses!
Sl 81:9 Não haja no meio de ti deus alheio,
nem te prostres ante deus estranho.
Sl 81:10 Eu sou o SENHOR,
teu Deus,
que te tirei da terra do Egito.
Abre bem a boca,
e ta encherei.
Sl 81:11 Mas o meu povo não me quis escutar a voz,
e Israel não me atendeu.
Sl 81:12 Assim,
deixei-o andar na teimosia do seu coração;
siga os seus próprios conselhos.
Sl 81:13 Ah! Se o meu povo me escutasse,
se Israel andasse nos meus caminhos!
Sl 81:14 Eu, de pronto,
lhe abateria o inimigo
e deitaria mão contra os seus adversários.
Sl 81:15 Os que aborrecem ao SENHOR
se lhe submeteriam,
e isto duraria para sempre.
Sl 81:16 Eu o sustentaria
com o trigo mais fino
e o saciaria
com o mel que escorre da rocha.

Deus exclama dizendo ah se meu povo me ouvisse... Eu acho engraçado por que está é a pergunta que mais faço a Deus, mas de forma contrária. Como estou errado... Como estou longe do meu Senhor! Senhor, não permitas que em me afaste de ti, nem me lances de tua presença. Se deixe achar por mim, Senhor e eu te acharei! Este belo salmo dá uma linda e boa pregação.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
http://www.jamaisdesista.com.br

...


domingo, 7 de abril de 2013

Salmo 80: 1-19 - ORAÇÃO BUSCANDO RESTAURAÇÃO

Asafe busca a Deus neste salmo por causa das muitas perseguições que o povo está sofrendo. O inimigo cruel está sem freios em suas maldades e o povo sofrendo. Deus está no controle de tudo e ele ora pedindo ao Senhor misericórdia e contemplação de sua graça.
Somos afligidos por causa de nossos pecados e nosso endurecimento de coração diante das tantas maravilhas que nos faz Deus a todo instante. Se o salmista encontra forças para fazer a sua oração e ainda consegue analisar a situação é por que a graça de Deus está sobre ele, sem medida.
Somente nos queixamos de nossos próprios pecados, diz o profeta, em Lamentações de Jeremias. (Lamentações de Jeremias 3:39 Por que, pois, se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados.). Embora Deus tenha o controle sobre tudo, ele não é o responsável por estarmos sofrendo. Deus também é justo!
Ele começa clamando a Deus e exaltando seus grandes feitos. Ele sabe que somente Deus pode livrá-los, por isso, que recorre a Deus. ele pergunta para Deus até quando Deus estará indignado com eles. Assim, ele desabafa, fala com Deus, confessa seus pecados, promete uma vida renovada.
Neste salmo inteiro Asafe não faz outra coisa se não clamar e clamar ainda mais um pouco. Deus certamente ouvirá e responderá. Essa é nossa certeza quando oramos.
Calvino também comenta este salmo, alias, comenta todos os salmos, abaixo ele irá contextualizar a história deste salmo e dar mais detalhes.
Esta é uma oração dolorosa, na qual os fiéis pedem a Deus que ficaria graciosamente satisfeito por socorrer a Igreja aflita. Para convencê-lo mais prontamente para lhes dar alívio em suas circunstâncias angustiantes, eles comparam essas circunstâncias com a condição da Igreja em seus primórdios, quando o favor Divino foi claramente manifestado em sua direção.
Ao músico-chefe de Sosannim Eduth. Um salmo de Asafe.
Este salmo é quase semelhante ao precedente; mas, em minha apreensão, foi composto em nome das dez tribos, depois que esse reino começou a ser desperdiçado por várias calamidades. Não é sem razão que se menciona expressamente José, Efraim e Manassés. Alguns expositores alegam que, nisso, há uma alusão à situação e ordem dos campos das tribos escolhidas no deserto, conforme descrito por Moisés em Números 2: 18-21; para Manassés e Efraim marcharam juntos de um lado. Mas teria sido estranho ter passado em silêncio a tribo de Judá, e também a cidade santa, e ter trazido as tribos de José, Manassés, Efraim e Benjamim, se não tivesse a intenção de falar especialmente do reino de Israel. Se se objeta, as dez tribos desde o momento em que foram cortadas da casa de Davi tornaram-se degeneradas, e que a adoração de Deus foi corrompida entre elas, eu respondo, que ali morava, apesar de muitos adoradores devotos de Deus, que não haviam curvado o joelho antes de Baal, nem se abandonaram à superstição predominante (1 Reis 19:18). Assim, Amós (Amós 6: 6) cometeu culpa do coração duro que existia na tribo de Judá, porque não havia nenhum entre eles que se "entristeceu pela aflição de José". Também é bem sabido que, durante o tempo desta deserção, alguns profetas foram enviados a eles para inspirá-los com a esperança de libertação. Embora, então, a grande proporção deles fosse apóstata, mas Deus não cessou de exercer seu cuidado sobre a semente que permaneceu no meio deles. E, como antigamente, mitigara as calamidades vindouras, prometendo de antemão sua graça; então, ao ditar ao povo uma forma de oração, ele os confirma e encoraja na esperança de obter a sua graça, até encontrarem, a partir da experiência real, que não foram enganados por vãs promessas. Com isso, percebemos em que respeito este e o salmo anterior diferem um do outro. Se alguém considerar o que eu disse agora insatisfatório, ele tem a liberdade de adotar uma visão diferente. Mas eu me adormeço, que quem pesa cuidadosamente todas as circunstâncias, prontamente concordará em minha opinião. Não insistirei nas palavras que Sosannim e Eduth, já tendo, no Salmo 45, declararam as opiniões dos intérpretes a respeito delas; nem é uma questão de tão grande importância que torna necessário gastar muito trabalho sobre isso. Além disso, aqueles que são mais conhecidos nas antiguidades não aduzem senão prováveis conjecturas.
Sl 80:1 Dá ouvidos,
ó pastor de Israel,
tu que conduzes a José como um rebanho;
tu que estás entronizado acima dos querubins,
mostra o teu esplendor.
Sl 80:2 Perante Efraim, Benjamim e Manassés,
desperta o teu poder
e vem salvar-nos.
Sl 80:3 Restaura-nos, ó Deus;
faze resplandecer o teu rosto,
e seremos salvos.
Sl 80:4 Ó SENHOR, Deus dos Exércitos,
até quando estarás indignado contra a oração do teu povo?
Sl 80:5 Dás-lhe a comer pão de lágrimas
e a beber copioso pranto.
Sl 80:6 Constituis-nos em contendas
para os nossos vizinhos,
e os nossos inimigos
zombam de nós a valer.
Sl 80:7 Restaura-nos, ó Deus dos Exércitos;
faze resplandecer o teu rosto,
e seremos salvos.
Sl 80:8 Trouxeste uma videira do Egito,
expulsaste as nações e a plantaste.
Sl 80:9 Dispuseste-lhe o terreno,
ela deitou profundas raízes e encheu a terra.
Sl 80:10 Com a sombra dela
os montes se cobriram,
e, com os seus sarmentos,
os cedros de Deus.
Sl 80:11 Estendeu ela a sua ramagem
até ao mar
e os seus rebentos,
até ao rio. Sl 80:12
Por que lhe derribaste as cercas,
de sorte que a vindimam todos os que passam pelo caminho?
Sl 80:13 O javali da selva a devasta,
e nela se repastam os animais que pululam no campo.
Sl 80:14 Ó Deus dos Exércitos,
volta-te,
nós te rogamos,
olha do céu,
e vê,
e visita esta vinha;
Sl 80:15 protege
o que a tua mão direita plantou,
o sarmento que para ti fortaleceste.
Sl 80:16 Está queimada,
está decepada.
Pereçam os nossos inimigos pela repreensão do teu rosto.
Sl 80:17 Seja a tua mão
sobre o povo da tua destra,
sobre o filho do homem que fortaleceste para ti.
Sl 80:18 E assim não nos apartaremos de ti;
vivifica-nos,
e invocaremos o teu nome.
Sl 80:19 Restaura-nos,
ó SENHOR,
Deus dos Exércitos,
faze resplandecer o teu rosto,
e seremos salvos.
Se a mão do Senhor for sobre o povo de sua destra e sobre o filho do homem que Deus fortaleceu para si, então não nos apartaremos do Senhor e ainda iremos ser vivificados, invocaremos a ele e seremos restaurados tendo os nossos rostos resplandecido pela sua tão grande salvação. Isto me lembrou Romanos 10 onde Deus salva e envia aqueles que ouviram, creram e invocaram o Senhor depois que alguém que foi salvo e enviado pregou o evangelho.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
http://www.jamaisdesista.com.br

...


sábado, 6 de abril de 2013

Salmo 79: 1-13 - O POVO PEDE CASTIGO CONTRA OS INIMIGOS

Asafe começa seu salmo falando com Deus da dor que estão sentindo quando da ocasião da invasão dos Assírios após terem queimado o templo, destruído a cidade e arrastado o povo em cativeiro.
Ele abre a sua boca e seu coração se encontra muito afligido com tudo que está acontecendo a ele e a todo povo por conta de inimigos que não conhecem se quer ao Senhor. Eles foram cruéis na invasão e não tiveram respeito por nada, nem ninguém, pelo contrário, zombaram e profanaram os lugares sagrados para o povo com maldade.
Às vezes é desse jeito: o inimigo nos assola, as perseguições vêm, o desespero quer entrar em nossa casa, as lutas aumentam, a dor fica insuportável e a vontade é de desaparecer. Como pode, Deus - é o nosso questionamento – o Senhor permitir isso? Por quê?
Não é Deus soberano e não controla ele todas as coisas? Por que então nos sobrevêm tantas circunstâncias contrárias e por que somos vítimas de tanta violência?
Naquela situação em especial, tudo isso ocorreu conforme foi previamente profetizado, mas o povo não tinha ouvido o Senhor. No entanto, há dessas situações que eu chamaria de gratuitas e que ocorrem mesmo assim nos forçando a passar por tantos apertos. O que fazer?
Vamos fazer como fez Asafe, primeiramente nos elevarmos a Deus em oração. Na sequência, ele fala com o Senhor para que o tempo da tempestade seja abreviado, por isso pergunta até quando, Senhor? Nós também podemos pedir ao Senhor que abrevie os tempos das tribulações.
Agora, ele entra no pedido de socorro e sabe que o Senhor irá ajudá-los, tanto que termina o salmo diferentemente do que começou. Começou com a luta e agora já está louvando o Senhor que irá ajudá-los. Deus é sempre nosso socorro no meio das angústias! Aleluias!
Calvino em seu comentário contextualiza a situação do salmo e dá outras explicações:
Esta é uma queixa e lamentação da Igreja quando severamente afligida; em que, enquanto os fiéis lamentam suas miserias e, em um sentido, calamidades imerecidas e acusam seus inimigos de crueldade, eles reconhecem que, em outro sentido, foram justamente castigados e se comprometeram humildemente com a misericórdia divina. Sua confiança descansa principalmente no fato de que viram o desígnio de Deus unido às suas calamidades, na medida em que o ímpio, ao oprimir a Igreja, blasfemou seu nome sagrado.
Um salmo de Asafe.
Este salmo, como outros, contém evidências internas de que ele foi composto muito depois da morte de Davi. Alguns que lhe atribuem alegam, em apoio desta opinião, que as aflições da Igreja foram previstas pelo espírito de profecia, para encorajar os fiéis a levar a cruz quando essas aflições deveriam chegar. Mas não parece haver nenhum fundamento para tal suposição. Não é costume que os profetas falem historicamente em suas profecias. Quem refletir com justiça sobre o escopo do poema perceberá facilmente que foi composto quando os assírios, após ter queimado o templo, e destruído a cidade, arrastaram o povo para o cativeiro, ou quando o templo foi contaminado por Antíoco, depois que ele teve matou um grande número de habitantes de Jerusalém. Seu assunto concorda muito bem com qualquer um desses períodos. Consideremos, então, como um ponto admitido, que essa queixa foi dita ao povo de Deus no momento em que a Igreja foi submetida à opressão, e quando os assuntos foram reduzidos à condição mais desesperadora. Quão cruelmente os assírios se conduziram são bem conhecidos. E, sob a tirania de Antíoco, se um homem ousasse simplesmente abrir a boca em defesa da adoração pura de Deus, ele o fazia com o risco de perder sua vida imediatamente.
Sl 79:1 Ó Deus, as nações
invadiram a tua herança,
profanaram o teu santo templo,
reduziram Jerusalém a um montão de ruínas.
Sl 79:2 Deram os cadáveres dos teus servos
por cibo às aves dos céus
e a carne dos teus santos,
às feras da terra.
Sl 79:3 Derramaram como água
o sangue deles ao redor de Jerusalém,
e não houve quem lhes desse sepultura.
Sl 79:4 Tornamo-nos
o opróbrio dos nossos vizinhos,
o escárnio e a zombaria dos que nos rodeiam.
Sl 79:5 Até quando, SENHOR?
Será para sempre a tua ira?
Arderá como fogo o teu zelo?
Sl 79:6 Derrama o teu furor
sobre as nações que te não conhecem
e sobre os reinos que não invocam o teu nome.
Sl 79:7 Porque eles devoraram a Jacó
e lhe assolaram as moradas.
Sl 79:8 Não recordes contra nós
as iniqüidades de nossos pais;
apressem-se ao nosso encontro
as tuas misericórdias,
pois estamos sobremodo abatidos.
Sl 79:9 Assiste-nos,
ó Deus e Salvador nosso,
pela glória do teu nome;
livra-nos
e perdoa-nos os pecados,
por amor do teu nome.
Sl 79:10 Por que diriam as nações:
Onde está o seu Deus?
Seja,
à nossa vista,
manifesta entre as nações
a vingança do sangue
que dos teus servos é derramado.
Sl 79:11 Chegue
à tua presença
o gemido do cativo;
consoante a grandeza do teu poder,
preserva os sentenciados à morte.
Sl 79:12 Retribui, Senhor,
aos nossos vizinhos,
sete vezes tanto,
o opróbrio com que te vituperaram.
Sl 79:13 Quanto a nós,
teu povo
e ovelhas do teu pasto,
para sempre te daremos graças;
de geração em geração
proclamaremos os teus louvores.

Eu também. Eu e minha casa, como Asafe neste salmo, proclamaremos os teus louvores, ó Deus. Por que a tua ira dura apenas um segundo, mas a tua misericórdia é de geração em geração para os que te amam e são chamados a glorificar o teu nome nas suas vidas.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
http://www.jamaisdesista.com.br

...