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quinta-feira, 21 de março de 2013

Salmo 63: 1-11 - BUSCANDO A DEUS


Salmo feito por Davi enquanto estava no deserto de Judá. Como sempre, sempre uma grande lição para nós que estamos aqui na terra sujeitos a tantas coisas. Davi escreveu no deserto este salmo e eu comento aqui dos ares, pois estou a cerca de uns 10.000 metros de altura do chão, em voo para São Paulo para a obra que Deus quer fazer por meu intermédio que eu ainda nem sei.
Para Davi, Deus é seu Deus forte e por isso que ele o buscava ansiosamente. Para mim que estou, no momento, enfrentando uma pequena tempestade, também é o meu Deus forte que busco ansiosamente, todos os dias.
Davi, você tirou as palavras de minha boca por que meu coração e alma tem sede de Deus, e meu corpo anseia por ele. Davi, aqui no Salmo 63, compara seu corpo com a terra árida, exausta e sem água, por que ele estava no deserto de onde, pelo Santo Espírito de Deus,  escreveu este salmo para mim e para você ...
No momento, podemos estar como Davi em terra árida cercada de inimigos e aproveitadores querendo nos devorar como o calor escaldante, a falta de água e a areia fazem com toda vida que nela está.
No entanto, o Deus de Davi é o nosso Deus. Davi não entendia por que sofria tanto tendo tantas promessas, mas jamais atribuiu a Deus culpa alguma, antes teve paciência e compôs salmos belíssimos que servem hoje para nos abrigar do sol do deserto, às vezes, de nossas próprias ações...
Ele não se entregava ao inimigo, antes lutava e Deus o cercava de vitórias. Embora no deserto, ele se colocava no santuário de Deus e assim, recebia força e via a glória de Deus onde conclui que a graça de Deus é melhor do que a vida, por isso, mesmo no deserto, louvava a Deus.
Não chores o choro da derrota, nem do desespero nesta hora difícil. Confie em Deus e faça como Davi e como eu, entre no santuário, e chore as pés do Senhor para que a sua alma se apegue a ele e a destra dele, o salve. Em breve, diz a palavra, os seus inimigos abismar-se-ão das profundezas! Terrível coisa é afrontar o Deus de Israel.
Vamos agir sim, buscar nossos direitos, lutar, mas jamais nos desesperarmos como são os que não conhecem o Deus que servimos, diante do qual estamos em paz. Deus nos dará vitórias... Receba esta palavra profética pai como verdadeira. Em breve, nos veremos.
O seguinte salmo não pode ser dito como consistente em orações como uma variedade de meditações piedosas, o que consolou a mente de Davi sob perigos, ansiedades e problemas de uma descrição diferente. Contém também os votos que ele fez para Deus no sofrimento ocorrido pelas circunstâncias alarmantes em que ele foi colocado.
Um salmo de Davi, quando ele estava no deserto de Judá.
Sl 63:1 Ó Deus,
tu és o meu Deus forte;
eu te busco ansiosamente;
a minha alma tem sede de ti;
meu corpo te almeja,
como terra árida, exausta, sem água.
Sl 63:2 Assim,
eu te contemplo no santuário,
para ver a tua força e a tua glória.
Sl 63:3 Porque a tua graça é melhor do que a vida;
os meus lábios te louvam.
Sl 63:4 Assim,
cumpre-me bendizer-te enquanto eu viver;
em teu nome, levanto as mãos.
Sl 63:5 Como de banha e de gordura farta-se a minha alma;
e, com júbilo nos lábios,
a minha boca te louva,
Sl 63:6 no meu leito, quando de ti me recordo
e em ti medito,
durante a vigília da noite.
Sl 63:7 Porque tu
me tens sido auxílio;
à sombra das tuas asas,
eu canto jubiloso.
Sl 63:8 A minha alma
apega-se a ti;
a tua destra me ampara.
Sl 63:9 Porém os que me procuram a vida para a destruir
abismar-se-ão nas profundezas da terra.
Sl 63:10 Serão entregues ao poder da espada
e virão a ser pasto dos chacais.
Sl 63:11 O rei, porém,
se alegra em Deus;
quem por ele jura
gloriar-se-á,
pois se tapará a boca dos que proferem mentira.
Por fim, como sempre, sempre Davi se alegrando e falando palavras de vitórias e de esperança e alegria em Deus. A boca dos mentirosos será tapada! Sejamos como Davi! Obrigado Espírito Santo por este salmo e por esta palavra que trouxe alento ao nosso coração.

A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 

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quarta-feira, 20 de março de 2013

Salmo 62: 1-12 - SOMENTE EM DEUS ESPERA, Ó MINHA ALMA...

Outro dos salmos de Davi no qual ele se apresenta diante de Deus em orações e meditações que o  encorajavam e também servem para nos encorajar. Eu tenho o costume de me encorajar diante de Deus escrevendo e meditando nele e em sua palavra.
Davi era realmente muito dependente de Deus e nele esperava sempre, e não nas riquezas. Jamais Davi atribuiu a si mesmo qualquer glória por qualquer conquista sua ou vitórias nas guerras ou livramentos. Sua mente era disciplinada para glorificar a Deus sempre e a sempre nele colocar a sua esperança.
Se estamos meditando em salmos, veremos que ficaremos imbuídos desse espírito, assim como Davi era cheio do Espírito Santo. Ele sofria muito e muitos dos sofrimentos dele eram gratuitos por que ele não os merecia, nem eram consequências de seus comportamentos, mesmo assim, ele confiava em Deus. Suas orações sempre são um pedido de socorro e de livramento seguidos de ações de graça pela operação de Deus lhe dando vitórias.
No comentário de Calvino, em sua introdução sobre este salmo, veremos as razões explicadas para Davi escrever e uma pequena contextualização para nos situarmos em relação ao salmo em questão.
A maior parte deste salmo está ocupada com meditações, em que Davi encoraja a si mesmo e aos outros a esperar em Deus, e fortifica sua mente contra os assaltos à tentação. E como sempre somos propensos a ser afastados de Deus pela influência que os objetos mundanos exercem sobre nossos sentidos, perecendo e evanescentes como estes, a ocasião é levada a mostrar a loucura disso, e nos leva a uma dependência única e inteira de Deus.
Ao músico-chefe de Jeduthun, um salmo de David.
Com efeito, verificou-se que havia um dos principais cantores que tinham o nome de Jeduthun, alguns pensaram que este salmo foi feito por suas mãos para ser cantado (1 Crônicas 9:16; 1 Crônicas 16:38, 41 e 25: 1) No título do Salmo 39, é suficientemente provável que a alusão seja para algum músico daquela família. Mas isso não parece ser o caso aqui; pois o salmo não é dito, mas sim a Jeduthun. Isso levou à opinião de que formou o início de uma música comumente conhecida naquela época. Ainda a partícula hebraica l, al, sobre a qual nos tornamos, significa frequentemente para, para ou antes; e consistirá nas palavras a serem supostas, que este salmo foi posto nas mãos da posteridade de Jeduthun
Sl 62:1 Somente em Deus,
ó minha alma,
espera silenciosa;
dele vem a minha salvação.
Sl 62:2 Só ele
é a minha rocha,
e a minha salvação,
e o meu alto refúgio;
não serei muito abalado.
Sl 62:3 Até quando acometereis vós
a um homem, todos vós,
para o derribardes,
como se fosse uma parede pendida
ou um muro prestes a cair?
Sl 62:4 Só pensam em derribá-lo da sua dignidade;
na mentira
se comprazem;
de boca bendizem,
porém no interior maldizem.
Sl 62:5 Somente em Deus,
ó minha alma,
espera silenciosa,
porque dele vem a minha esperança.
Sl 62:6 Só ele
é a minha rocha,
e a minha salvação,
e o meu alto refúgio;
não serei jamais abalado.
Sl 62:7 De Deus dependem
a minha salvação
e a minha glória;
estão em Deus
a minha forte rocha
e o meu refúgio.
Sl 62:8 Confiai nele,
ó povo,
em todo tempo;
derramai perante ele o vosso coração;
Deus é o nosso refúgio.
Sl 62:9 Somente vaidade
são os homens plebeus;
falsidade,
os de fina estirpe;
pesados em balança,
eles juntos são mais leves que a vaidade.
Sl 62:10 Não confieis naquilo que extorquis,
nem vos vanglorieis na rapina;
se as vossas riquezas prosperam,
não ponhais nelas o coração.
Sl 62:11 Uma vez
falou Deus,
duas vezes ouvi isto:
Que o poder pertence a Deus,
Sl 62:12 e a ti, Senhor,
pertence a graça,
pois a cada um retribuis
segundo as suas obras.
Se nossas riquezas prosperarem, não devemos por nelas a nossa confiança! Isso nos lembra Deuteronômio:
Deuteronômio 8:11 Guarda-te não te esqueças do SENHOR, teu Deus, não cumprindo os seus mandamentos, os seus juízos e os seus estatutos, que hoje te ordeno;
Deuteronômio 8:12 para não suceder que, depois de teres comido e estiveres farto, depois de haveres edificado boas casas e morado nelas;
Deuteronômio 8:13 depois de se multiplicarem os teus gados e os teus rebanhos, e se aumentar a tua prata e o teu ouro, e ser abundante tudo quanto tens,
Deuteronômio 8:14 se eleve o teu coração, e te esqueças do SENHOR, teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão,
Deuteronômio 8:15 que te conduziu por aquele grande e terrível deserto de serpentes abrasadoras, de escorpiões e de secura, em que não havia água; e te fez sair água da pederneira;
Deuteronômio 8:16 que no deserto te sustentou com maná, que teus pais não conheciam; para te humilhar, e para te provar, e, afinal, te fazer bem.
Deuteronômio 8:17 Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas.
Deuteronômio 8:18 Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê.
Deuteronômio 8:19 Se te esqueceres do SENHOR, teu Deus, e andares após outros deuses, e os servires, e os adorares, protesto, hoje, contra vós outros que perecereis.
Deuteronômio 8:20 Como as nações que o SENHOR destruiu de diante de vós, assim perecereis; porquanto não quisestes obedecer à voz do SENHOR, vosso Deus.
É o Senhor quem nos dá forças! A glória será sempre toda dele, do Senhor! Por isso que SEMPRE o agradecemos por tudo! Sugestão de reflexão:

A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 

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terça-feira, 19 de março de 2013

Salmo 61: 1-8 - AO DEUS QUE POR MIM TUDO EXECUTA...

Outro dos salmos de Davi no qual ele começa invocando o seu Deus que por ele tudo executa. Ele exclama com veemência não dando ordens a Deus mas entendendo que ele o escuta e o atenderá logo.
Ouve ó Deus é a minha oração também! Este é um início de oração de quem sabe que suas orações estão sendo ouvidas por quem tem de ouvi-las e a resposta é certa. A alma que clama deve ter certeza de que Deus a ouve. Eu sei que Deus ouve as minhas orações, apesar de mim.
Apesar de mim, Senhor, ouve as minhas orações! Depois, ele logo completa com “atende a minha oração”. Primeiro, Senhor, ouve, depois atende. Porquê? Ele explica que desde os confins da terra ele tem clamado por ele no abatimento do seu coração.
Percebe-se que está angustiado e aflito e pede que Deus o leve à Rocha! Jesus Cristo é a rocha! Em seguida após adorar o seu Deus, neste salmo, ele já diz que Deus já o ouviu. Eu quero orar como Davi orava! Cada vez mais que me dedico a segmentar e a comentar os salmos, eu fico encantado com essa pessoa que tinha um coração que era segundo o seu Deus.
Calvino faz um comentário sobre este salmo em sua introdução explicando os motivos de sua confecção e sempre apontando para Deus, o autor de toda a vida.
Este salmo começa com a oração, ou, pelo menos, com o breve registro de uma oração, que Davi preferiu a Deus em uma estação de profunda angústia. No entanto, está ocupado principalmente com os louvores de Deus, expressando sua gratidão por uma libertação milagrosa que ele experimentou de algum perigo iminente e por seu estabelecimento no trono.
Ao músico chefe sobre Neginoth, um salmo de David ...
Sl 61:1 Ouve,
ó Deus,
a minha súplica;
atende
à minha oração.
Sl 61:2 Desde os confins da terra
clamo por ti,
no abatimento do meu coração.
Leva-me para a rocha
que é alta demais para mim;
Sl 61:3 pois tu me tens sido refúgio
e torre forte contra o inimigo.
Sl 61:4 Assista eu no teu tabernáculo,
para sempre;
no esconderijo das tuas asas,
eu me abrigo.
Sl 61:5 Pois ouviste, ó Deus,
os meus votos
e me deste a herança dos que temem
o teu nome.
Sl 61:6 Dias sobre dias
acrescentas ao rei;
duram os seus anos gerações após gerações.
Sl 61:7 Permaneça para sempre
diante de Deus;
concede-lhe
que a bondade e a fidelidade o preservem.
Sl 61:8 Assim, salmodiarei o teu nome para sempre,
para cumprir, dia após dia, os meus votos.

Sempre, aprenderemos com Davi, suas orações eram encerradas exaltando a Deus e proclamando as suas maravilhas. Ele conclui com o verbo no futuro do presente dizendo salmodiarei... e você, leitor: salmodiará também o seu nome para sempre, para cumprir, dia após dia, os seus votos! Espero que sim!
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete  
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segunda-feira, 18 de março de 2013

Salmo 60: 1-12 - ORAÇÃO EM TEMPOS DE GUERRA

Outro dos salmos de Davi feito, conforme título do salmo, para o músico-chefe de Susã-eduth, Michtam de Davi, para ensinar, quando ele lutou com os sírios da Mesopotâmia, e com os sírios de Zobá, e quando Joabe voltou, e feriu 12.000 edomitas no vale do Sal.
Davi entende que tudo vem de Deus e é por ele controlado. Davi crê na soberania de Deus e na sua providência. Por isso que começa seu salmo com um lamento por algum tipo de perda. Ele não somente atribui a vitória a Deus, como atribui a Deus também a derrota.
É preciso cuidado para não confundirmos as coisas, principalmente quando digo que tanto a vitória quanto a derrota vieram de Deus como se nada pudessem fazer ou tivesse significado sendo os homens marionetes nas mãos de um deus estranho. Eu não disse isso.
Eu disse que tudo vem de Deus, inclusive as nossas derrotas. Quando ele não sai com nossos exércitos, a derrota é certa. No entanto, ele está nos controlando? Não, não está! Somos os únicos responsáveis e seremos punidos por isso. Por todos os nossos atos haveremos de dar contas a Deus.
Como então iremos convencer Deus a sair com nossos exércitos sempre? Ora é somente SEMPRE estarmos em completa obediência a ele.
No comentário de Calvino, apenas na sua introdução, há um aprofundamento da contextualização deste salmo e a boa explicação de suas razões.
Davi, que estava agora empossado no trono, e que ganhou várias vitórias de sinal, que serviram para confirmá-lo no reino, neste Salmo, ele exalta a bondade de Deus e possa a expressar sua gratidão e, ao conciliar todos, unia a comunidade, que havia sido dividida em facções. Tendo anunciado primeiro as indicações claras do favor divino, que provava que Deus o havia escolhido para ser rei, mais particularmente ele chama a atenção dos fiéis para o próprio oráculo, a fim de convencê-los de que só poderiam cumprir os propósitos de Deus, cedendo seu consentimento e aprovação à unção que havia recebido de Samuel. As orações também são oferecidas em todo o salmo, exortando Deus a aperfeiçoar o que ele começou.
Para o músico-chefe de Shushan-eduth, Michtam de Davi, ensinar; quando ele se esforçou com os sírios da Mesopotâmia, e com os sírios de Zoba, e quando Joabe voltou, e feriu os edomitas no vale do sal, doze mil.
Da primeira parte deste título, falei em outro lugar, e não insisto em mais do que repetir, que Shushan-eduth, o lírio de testemunho, ou de beleza, parecem ter sido as primeiras palavras de Uma canção que era comummente conhecida na época. É adicionado, para ensinar; e isso, como alguns pensaram, porque o salmo foi dado aos levitas, para que pudessem aprender. Mas outros rejeitaram muito bem essa idéia, pois não podemos supor que um título, que seja igualmente aplicável a todos os salmos, teria sido usado aqui como um termo de distinção. Mais provavelmente, ele aponta para uma determinada instrução ou doutrina, que seria ensinada pelo seguinte salmo. Podemos supor que Davi, que ganhou tantas vitórias decisivas, mas ainda não teve a satisfação de ver o reino finalmente se estabelecer sob ele, emprega a palavra para denotar que ele tinha uma lição especial para impor, o que era o dever de todos que até então se opuseram a ele para pôr fim às facções e, depois de tais evidências convincentes, reconheceram que ele era seu rei divinamente designado. Que experimente, pelo menos, como se ele tivesse dito, provar que a soberania que mantenho se encontra com a aprovação de Deus, coroada, como é, aos olhos de todos, com tantos tokens de seu favor. O salmo é descrito como sendo uma espécie de canção de triunfo para vitórias obtidas sobre os sírios e outras nações aliadas. Como os judeus consideram a Mesopotâmia e outros países serem incluídos na Síria, que eles chamam de Aram, eles são forçados posteriormente a distingui-lo em partes diferentes, pois aqui encontramos a Síria Naharim colocada para a Mesopotâmia, que alguns dos latinos chamaram de Interamis (ou entre dois rios), seguindo a etimologia grega; Para a Mesopotâmia em grego, significa entre dois rios, isto é, entre o Tigres e o Eufrates. Em seguida, temos a Síria Soba mencionada, que alguns consideraram em boas bases para ser Sophene, porque adjacente à margem do Eufrates; e disse Davi (2 Samuel 8: 3) ter ferido Rehob, rei de Soba, quando ele foi para recuperar sua fronteira no rio. Na mesma passagem, lemos sobre uma terceira Síria, a de Damasco, mais próxima da Judéia, e quase tocada nela. A Síria é, em outros lugares da Escritura, representada ainda mais extensa, e tem epítetos anexados a ela de acordo com os diferentes territórios que devem ser apontados. Como Davi teve guerra com a parte mais adjacente da Síria e derrotou o exército que saiu dela para a assistência dos amonitas, pode-se perguntar por que ele fala apenas dos habitantes da Mesopotâmia e Soba. Eu acho provável que ele especifique as nações mais distantes, como sendo a mais formidável, e oferecendo uma prova mais ilustre do favor Divino que acompanhou seus braços. Por esta razão, ele passa sobre as nações mais vizinhas, e menciona aqueles que estavam situados à distância, cujo terror era conhecido apenas pelo relatório, e cuja queda era algo inaudito e quase incrivel. Na história inspirada, muitos teriam sido mortos, (1 Crônicas 18:12), no título deste salmo apenas doze mil; mas a aparente inconsistência é facilmente explicada. É Abishai quem a história representa como vencendo as forças, que aqui são dito ter sido derrubado por Joabe. Devemos considerar que o exército foi dividido entre os dois irmãos. Abishai sendo inferior em grau e autoridade, não precisamos imaginar que o louvor da vitória seja atribuído a ele quem era o comandante-chefe, embora ambos tivessem compartilhado em ganhá-lo; como em 1 Samuel 18: 7, Davi é descrito como tendo toda a honra da vitória, porque ele era o indivíduo sob os auspícios dos quais tinha sido cumprido. É provável que cerca de metade do número mencionado na história caiu durante o noivado principal, e que o resto tenha fugido do campo, foram colocados à espada por Joabe em seu retiro.
Sl 60:1 Ó Deus,
tu nos rejeitaste e nos dispersaste;
tens estado indignado;
oh! Restabelece-nos!
Sl 60:2 Abalaste a terra,
fendeste-a;
repara-lhe as brechas,
pois ela ameaça ruir.
Sl 60:3 Fizeste o teu povo experimentar reveses
e nos deste a beber vinho que atordoa.
Sl 60:4 Deste um estandarte aos que te temem,
para fugirem de diante do arco.
Sl 60:5 Para que os teus amados sejam livres,
salva com a tua destra
e responde-nos.
Sl 60:6 Falou Deus na sua santidade:
Exultarei;
dividirei Siquém
e medirei o vale de Sucote.
Sl 60:7 Meu é Gileade,
meu é Manassés;
Efraim é a defesa de minha cabeça;
Judá é o meu cetro.
Sl 60:8 Moabe, porém, é a minha bacia de lavar;
sobre Edom atirarei a minha sandália;
sobre a Filístia jubilarei.
Sl 60:9 Quem me conduzirá à cidade fortificada?
Quem me guiará até Edom?
Sl 60:10 Não nos rejeitaste, ó Deus?
Tu não sais,
ó Deus,
com os nossos exércitos!
Sl 60:11 Presta-nos auxílio na angústia,
pois vão é o socorro do homem.
Sl 60:12 Em Deus faremos proezas,
porque ele mesmo calca aos pés os nossos adversários.
Ele pede auxílio e socorro a Deus, ao único que pode auxiliar na angústia, calcar aos pés os nossos adversários e nos permitir fazer proezas, em seu nome. Eu entendo nesse belo salmo que Deus tem compromisso com a minha pessoa enquanto a minha pessoa tiver compromissos com ele e permanecer fiel, do contrário, Deus não será conivente com qualquer ato tresloucado de minha parte.
Até o ímpio quando dá ouvidos à obediência e segue a verdade é beneficiado e mais agraciado. Apesar de tudo, não recebemos tudo o que merecemos por causa da longanimidade de Deus e  de sua infinita misericórdia que nos estende o manto da sua graça nos concedendo novas oportunidades todos os dias. Davi sabia disso! E você?
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
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domingo, 17 de março de 2013

Salmo 59: 1-17 - SÚPLICA EM PROL DE LIBERTAÇÃO

Não haveria como Davi escapar de Saul que estava determinado a exterminá-lo. Para Saul, Davi era aquele que iria tomar o seu lugar no seu reino. Ele já sabia que isso iria acontecer, mas ele lutava contra isso e se esforçava para dar tudo errado para Davi. Para Satanás, Davi era aquele que carregava a semente messiânica que iria esmagar a sua cabeça.
Assim a perseguição era cruel e tudo estava certo para a derrota final de Davi, mas não podemos esquecer daquele que escreve a história dos homens sem se quer destruir a vontade deles ou anular a sua liberdade de escolha que irá gerar o pecado pelo qual irão ter de prestar contas.
Deus não permitiu que fosse apanhado e proveu livramento espetacular para Davi. Durante muito tempo Davi foi perseguido, mas em nenhum momento foram bem sucedidos os seus inimigos. Assim como Davi não perdia uma batalha se quer e sempre era o vencedor, mesmo estando contra ele todos os fatores, assim, quando perseguido, também escapava sem ser apanhado.
Ele então escreve este salmo que é uma oração ao seu Deus que nos ensina a clamar, a esperar e a ter fé e confiança que Deus no seu tempo proverá o que tiver de ser provido para sua honra e glória e nosso gozo nele.
No comentário de Calvino, apenas a sua introdução, vemos a contextualização deste salmo e sua explicação que nos ajudam a entender um pouco melhor. Somos gratos por Calvino que estudou e produziu excelentes comentários.
O título, que segue imediatamente, nos informa sobre a ocasião em que este salmo foi escrito, o que tem uma semelhança considerável com o precedente. Ele começa insistindo na injustiça dessa cruel hostilidade que seus inimigos lhe mostraram, e que ele não fez nada para merecer. Sua queixa é seguida por oração a Deus por ajuda; e depois, à medida que suas esperanças revivem no exercício da meditação devotada, ele profetiza sua destruição calamitosa. No final, ele se compromete a preservar uma lembrança agradecida de sua libertação e a louvar a bondade de Deus.
Para o principal músico, Al-taschith, [destrua não], Michtam de David, quando Saul enviou, e eles sitiaram a casa para matá-lo.
O incidente na história de Davi, aqui referido, é aquele com o qual todos estamos familiarizados, (1 Samuel 19:11.) Assediado em sua própria casa por uma tropa de soldados e sem ter oportunidade de sair da cidade, todas as avenidas para o qual foi posto de posse pelos guardas de Saul, parecia impossível que ele pudesse escapar com sua vida. Ele era agradecido por sua libertação à ingenuidade de sua esposa, mas era no amor divino que ele procurava segurança. Mical pode ter inventado o artifício que enganou os soldados enviados por seu pai, mas ele nunca poderia ter sido salvo senão pela maravilhosa preservação de Deus. Dizem-se nas palavras do título que sua casa estava sendo sitiada, e isso equivale, nas circunstâncias, a ser dito que ele estava com seus dias contados; pois os emissários de Saul foram enviados com ordens não só por sua apreensão, mas sua morte.
Sl 59:1 Livra-me,
Deus meu,
dos meus inimigos;
põe-me acima do alcance
dos meus adversários.
Sl 59:2 Livra-me
dos que praticam a iniquidade
e salva-me
dos homens sanguinários,
Sl 59:3 pois que armam ciladas à minha alma;
contra mim se reúnem os fortes,
sem transgressão minha,
ó SENHOR,
ou pecado meu.
Sl 59:4 Sem culpa minha,
eles se apressam e investem;
desperta,
vem ao meu encontro
e vê.
Sl 59:5 Tu, SENHOR, Deus dos Exércitos,
és o Deus de Israel;
desperta, pois,
e vem de encontro a todas as nações;
não te compadeças de nenhum
dos que traiçoeiramente praticam a iniquidade.
Sl 59:6 Ao anoitecer,
uivam como cães, à volta da cidade.
Sl 59:7 Alardeiam de boca;
em seus lábios há espadas.
Pois dizem eles:
Quem há que nos escute?
Sl 59:8 Mas tu, SENHOR,
te rirás deles;
zombarás de todas as nações.
Sl 59:9 Em ti,
força minha,
esperarei;
pois Deus é meu alto refúgio.
Sl 59:10 Meu Deus virá ao meu encontro
com a sua benignidade,
Deus me fará ver o meu desejo
sobre os meus inimigos.
Sl 59:11 Não os mates,
para que o meu povo não se esqueça;
dispersa-os
pelo teu poder
e abate-os,
ó Senhor,
escudo nosso.
Sl 59:12 Pelo pecado de sua boca,
pelas palavras dos seus lábios,
na sua própria soberba
sejam enredados
e pela abominação
e mentiras que proferem.
Sl 59:13 Consome-os com indignação,
consome-os,
de sorte que jamais existam
e se saiba que reina Deus em Jacó,
até aos confins da terra.
Sl 59:14 Ao anoitecer,
uivam como cães,
à volta da cidade.
Sl 59:15 Vagueiam à procura de comida
e, se não se fartam, então, rosnam.
Sl 59:16 Eu, porém,
cantarei a tua força;
pela manhã louvarei com alegria
a tua misericórdia;
pois tu me tens sido
alto refúgio
e proteção
no dia da minha angústia.
Sl 59:17 A ti,
força minha,
cantarei louvores,
porque Deus é meu alto refúgio,
é o Deus da minha misericórdia.

A conclusão de seus salmos são todas iguais: apontam para uma porta de esperança, uma resposta divina, uma bênção anunciada, uma declaração de amor e de adoração a Deus que jamais nos desamparará diante de quaisquer situação.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
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