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quarta-feira, 15 de maio de 2013

Salmo 118: 1-26 - A ALEGRIA DOS JUSTOS PELO SALVADOR

Particularmente, gosto dos salmos de Davi pela sua postura diante de Deus de extrema fé, confiança e certeza de que era amado por Deus e não vivia a crise de identidade, apesar de tudo parecer contrário a ele por causa de tantas perseguições estando ele inocente em todas elas.
Este é mais um salmo de Davi e se percebe a sua alegria de ver os planos de Deus se cumprirem nele, apesar dele. Ele era humilde e andava com Deus em constante oração e espera. Seu jeito especial de orar é para nós um modelo de oração e confiança em Deus. Eu quero aprender a orar e a ter fé como Davi.
Há uma curiosidade sobre este salmo...
Se eu fosse Gregório e pudesse voltar no tempo e tivesse o encargo de organizar e arrumar o calendário, eu marcaria aquele domingo da ressurreição como o primeiro dia de uma nova era. No entanto, foi o nascimento de Jesus Cristo que dividiu a história em Antes de Cristo e Depois de Cristo. Gregório errou nos cálculos e na data de nascimento de Cristo.
O erro humano tem significado diante de Deus que tudo criou. Deus permitiu que o erro ficasse registrado para mostrar ao homem que ele, o homem, é falível e que sem Deus não pode fazer coisa alguma de valor e de significado. O Sl 118:8 e o 9, em resumo, diz que é melhor confiar em Deus do que nos homens.
A Bíblia possui 1189 capítulos. Antes do salmo 118, que é o capítulo central da Bíblia, há 594 capítulos e depois do salmo 118, há 594 capítulos. Logo o Salmo 118 é o capítulo central da Bíblia. O Salmo 117 é o menor capítulo da Bíblia, com somente 2 versículos e o Salmo 119, o maior capítulo, com 176 versículos. Já o versículo central da Bíblia é Salmo 118:8. O conteúdo deste versículo central é “é melhor confiar em Deus do que nos homens”. O versículo seguinte quase é uma repetição do anterior “é melhor confiar em Deus do que nos príncipes”. Repare: Salmo 118:8 e 118:9 com 1189 capítulos ou com 594+594 = 1188.
Creio que Deus permitiu o erro gregoriano em nosso calendário para ficar estampado ao homem quem ele é: falível, pecador, carente da graça de Deus.
Calvino, na sua introdução deste salmo belíssimo de Davi, comenta o momento exato em que este salmo foi escrito. Davi tinha sido apossado como rei, e consciente de que ele reinava para a segurança comum do povo judeu, convida todos os filhos de Abraão a ponderar atentamente esta graça. Ele também relata seus perigos, a magnitude e os grandes livramentos do Senhor. Ele teria sido morto umas cem vezes se não tivesse Deus maravilhosamente o socorrido.
Foi Deus mesmo quem o levou a ser rei e subir ao trono e não por sua própria política, nem pelo favor dos homens, nem por quaisquer meios humanos. Mesmo sabendo da promessa de Deus e nele esperando não usurpou o trono que era de Saul, ele tinha certeza de que seria estabelecido pelo próprio Deus. Lembremo-nos de que era o projeto do Espírito Santo, sob a figura deste reino temporal, para descrever o reino eterno e espiritual do Filho de Deus, assim como Davi representou sua pessoa.
No momento em que este salmo foi escrito, sempre que era, Davi alcançou a posse do poder real e ciente de que ele reinava pela segurança comum da Igreja, exorta todos os filhos de Abraão a ponderar atentamente essa graça. Ele também relata seus perigos, cuja magnitude e variedade o teriam matado cem vezes, se Deus não o tivesse socorrido maravilhosamente. Deste modo, é óbvio que ele chegou ao trono do reino, nem por sua própria política, nem pelo favor dos homens, nem por qualquer meio humano. Ao mesmo tempo, ele nos informa que ele não imprevisivelmente ou por intrigas perversas se apressou e tomou a posse forçada do reino de Saul, mas que ele foi nomeado e estabelecido rei pelo próprio Deus. Lembremos que foi o propósito do Espírito, sob a figura deste reino temporal, descrever o reino eterno e espiritual do Filho de Deus, assim como Davi representou sua pessoa.
Sl 118:1 Rendei graças ao SENHOR,
porque ele é bom,
porque a sua misericórdia dura para sempre.
Sl 118:2 Diga, pois, Israel:
Sim, a sua misericórdia dura para sempre.
Sl 118:3 Diga, pois, a casa de Arão:
Sim, a sua misericórdia dura para sempre.
Sl 118:4 Digam, pois, os que temem ao SENHOR:
Sim, a sua misericórdia dura para sempre.
Sl 118:5 Em meio à tribulação,
invoquei o SENHOR,
e o SENHOR me ouviu
e me deu folga.
Sl 118:6 O SENHOR está comigo;
não temerei.
Que me poderá fazer o homem?
Sl 118:7 O SENHOR está comigo
entre os que me ajudam;
por isso,
verei cumprido o meu desejo nos que me odeiam.
Sl 118:8 Melhor é buscar refúgio no SENHOR
do que confiar no homem.
Sl 118:9 Melhor é buscar refúgio no SENHOR
do que confiar em príncipes.
Sl 118:10 Todas as nações me cercaram,
mas em nome do SENHOR as destruí.
Sl 118:11 Cercaram-me,
cercaram-me de todos os lados;
mas em nome do SENHOR as destruí.
Sl 118:12 Como abelhas me cercaram,
porém como fogo em espinhos foram queimadas;
em nome do SENHOR as destruí.
Sl 118:13 Empurraram-me violentamente
para me fazer cair,
porém o SENHOR me amparou.
Sl 118:14 O SENHOR é a minha força
e o meu cântico,
porque ele me salvou.
Sl 118:15 Nas tendas dos justos
há voz de júbilo
e de salvação;
a destra do SENHOR
faz proezas.
Sl 118:16 A destra do SENHOR
se eleva,
a destra do SENHOR
faz proezas.
Sl 118:17 Não morrerei;
antes,
viverei
e contarei as obras do SENHOR.
Sl 118:18 O SENHOR me castigou severamente,
mas não me entregou à morte.
Sl 118:19 Abri-me as portas da justiça;
entrarei por elas
e renderei graças ao SENHOR.
Sl 118:20 Esta é a porta do SENHOR;
por ela entrarão os justos.
Sl 118:21 Render-te-ei graças
porque me acudiste
e foste a minha salvação.
Sl 118:22 A pedra que os construtores rejeitaram,
essa veio a ser a principal pedra,
angular;
Sl 118:23 isto procede do SENHOR
e é maravilhoso aos nossos olhos.
Sl 118:24 Este é o dia que o SENHOR fez;
regozijemo-nos
e alegremo-nos nele.
Sl 118:25 Oh! Salva-nos,
SENHOR,
nós te pedimos;
oh! SENHOR,
concede-nos prosperidade!
Sl 118:26 Bendito
o que vem em nome do SENHOR.
A vós outros da Casa do SENHOR,
nós vos abençoamos.
Sl 118:27 O SENHOR é Deus,
ele é a nossa luz;
adornai a festa com ramos
até às pontas do altar.
Sl 118:28 Tu és o meu Deus,
render-te-ei graças;
tu és o meu Deus,
quero exaltar-te.
Sl 118:29 Rendei graças ao SENHOR,
porque ele é bom,
porque a sua misericórdia
dura para sempre.

Davi pode começar seus salmos com lutas e sofrimentos, mas sempre os termina com palavras de vitórias e de esperança de que a luta continuará e, no final, Deus triunfará. 
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
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terça-feira, 14 de maio de 2013

Salmo 117: 1-2 - UM CONVITE PARA TODOS OS POVOS

Chegamos ao menor capítulo da Bíblia que fisicamente está anes do capítulo central, salmo 118 e antes do maior capítulo da Bíblia, salmo 119. Amanhã, comentaremos isso, é interessante.
Como diz Calvino em seu comentário, o convite é feito pelo Espírito Santo para todas as nações, todos os gentios e todos os povos, inclusive os ímpios que certamente não irão louvá-lo por que estão entregues a si mesmos para realizarem seus próprios desejos, certamente malignos.
O apóstolo Paulo usa este salmo de forma indireta em Romanos porque está claro que o conhecimento de Deus está manifesto aos homens em toda parte pelas coisas que foram criadas e que permanecem até hoje como prova e evidência da criação.
Assim, mares, rios, montes, montanhas, desertos, ventos, tempestade, toda criação louva a Deus, mas somente a criatura racional ousa dizer em seu coração de que não há Deus ou que não há conhecimento no Altíssimo.
Enquanto, no menor capítulo da Bíblia, o verso 1 é a solicitação de todos no mundo para louvarem a Deus, o verso 2, explica porque devemos louvá-lo: por causa de sua misericórdia e fidelidade que sustenta na sua graça todas as coisas criadas e ainda provê a salvação ao homem por meio de seu Filho amado.
Tudo temos recebido de Deus e nada está conosco por causa de nosso grande esforço ou labuta diária, pois a mesma força que temos para adquirir as coisas vem do Senhor e nada do que temos por enquanto é mesmo nossa uma vez que ao morrermos nada levamos conosco se não quem somos e a nossa experiência com relação a sua misericórdia e fidelidade.
Ele nos prometeu vida eterna! É a sua promessa! Esta eu levarei comigo para meu túmulo, a vida eterna, pois no tempo certo, a voz da trombeta soará e eu a ouvirei e sairei com milhares de milhares e milhões de milhões que guardaram a aliança com Deus e têm o penhor do Espírito Santo em seus corações.
O comentário de Calvino não possui introdução para este salmo, antes já começa a discutir e apresentar análise de seus únicos dois versículos.
1 Louvado seja o Senhor, todas as nações. O Espírito Santo tendo, pela boca do profeta, exortado todas as nações a celebrar os lábios da misericórdia e fidelidade de Deus, Paulo, em sua Epístola aos Romanos, considera justamente isso como uma previsão respeitando o chamado do mundo inteiro ( Romanos 15:11.) Como os incrédulos podem ser qualificados para louvar a Deus, que, apesar de não ser totalmente destituído de sua misericórdia, é insensível a isso e ignora sua verdade? Por conseguinte, não servia de propósito para o profeta dirigir-se às nações pagãs, a menos que fossem reunidos na unidade da fé com os filhos de Abraão. Não há motivo para a tentativa censurável, por seus argumentos sofisticados, refutar o raciocínio de Paulo. Eu entendo que o Espírito Santo em outros lugares invoque os montes, os rios, as árvores, a chuva, os ventos e os trovões, para ressoar os louvores de Deus, porque toda a criação proclama silenciosamente que ele é o seu Criador. É de uma maneira diferente que ele é louvado por suas criaturas racionais. A razão atribuída é que a misericórdia e a verdade de Deus fornecem materiais para celebrar seus louvores. Além disso, o profeta não significa que Deus seja louvado em todos os lugares pelos gentios, porque o conhecimento de seu caráter se limita a uma pequena porção da terra da Judéia, mas porque deve ser espalhado por todo o mundo.
Primeiro, ele exige que Deus seja louvado, porque a sua bondade é aumentada ou reforçada, pois o termo hebraico admite ambos os significados.
Em segundo lugar, porque sua verdade permanece firme para sempre. Como, então, são aqueles qualificados para celebrar seus lábios, que, com insensibilidade brutal, passam sua bondade e fecham os ouvidos contra sua doutrina celestial?
A verdade de Deus, nesta passagem, é devidamente apresentada como um atestado de sua graça. Pois ele pode ser verdade mesmo quando ameaça o mundo inteiro com perdição e ruína. O profeta, no entanto, colocou a sua misericórdia primeiro para que a sua fidelidade e verdade, que comprovem a sua bondade paterna, possam encorajar os corações dos piedosos. Seu poder e justiça são igualmente louváveis; Mas como os homens nunca louvam cordialmente a Deus até que sejam atraídos por um antecipado de sua bondade, o profeta escolhe muito justamente a misericórdia e a verdade de Deus, que só abre as bocas daqueles que são mudo para se envolver nesse exercício. Quando sua verdade é dita eterna, não se opõe à sua misericórdia, como se, depois de florescer por um período de tempo, faleceu instantaneamente. O mesmo motivo seria provar que era pequeno em comparação com a sua misericórdia, o qual é dito ser abundante. O significado é que a misericórdia de Deus é rica para nós, fluindo em um fluxo perene, unido a sua verdade eterna. Se lemos, sua misericórdia é confirmada, todas as dificuldades serão removidas, pois tanto a constância quanto a estabilidade adornarão sua misericórdia e sua verdade.
Salmos 117:1 Louvai ao SENHOR,
vós todos os gentios,
louvai-o,
todos os povos.
Salmos 117:2 Porque mui grande
é a sua misericórdia para conosco,
e a fidelidade do SENHOR
subsiste para sempre.
Aleluia!

Eu te louvarei Senhor de todo meu coração porque a sua misericórdia dura para sempre e a sua fidelidade de geração a geração.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
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segunda-feira, 13 de maio de 2013

Salmo 116: 1-19 - AÇÕES DE GRAÇA PORQUE O SENHOR NOS OUVE

O salmista declara que ama ao Senhor porque ele o ouve e está atento às suas súplicas, porque ele inclina os seus ouvidos para ele e assim ele o invocará sempre, enquanto viver. Ah, como é bom ter Deus e dele depender e nele viver.
Tem tanta gente por aí, correndo de um lado para o outro, procurando a tal da felicidade que nunca parece existir por causa de tantas lutas que o povo enfrenta. Quando resolvem lutar limpo, os seus adversários jogam sujo e ele desanima. Quando usa as armas do adversário e também joga sujo para alcançar a tal da felicidade, ele se sente mal com isso por causa da lei interior no coração de todos os homens.
Tão melhor e bom se ele simplesmente temesse ao Senhor e nele confiasse. Este salmista não tem essa crise porque ele está acostumado com Deus e sabe que ele o ouve quando ele clama. “AS ORAÇÕES FAZEM AS COISAS ACONTECEREM QUE SE NÃO ORÁSSEMOS, ELAS NÃO ACONTECERIAM”, diz John Piper, teólogo puritano e pastor nos EUA.
Este salmista é Davi, aquele que contém a semente messiânica, cuja linhagem está sendo preservada até a chegada do Messias e que Satanás está perseguindo para por um fim a ele e aos planos de Deus, como se isso fosse possível.
Ele, então passa a relatar os laços de morte que o cercaram, e as angustias que viveu, mas em momento algum ele desanimou e se desesperou porque sua confiança estava firmada no Senhor e dele esperava o socorro, na hora certa e oportuna.
Também é certo que presenciou a morte de homens bons e justos vitimados pela violência e pela injustiça, principalmente quando reflete, pelo Espírito de Deus, de que preciosa é a morte do justo para o Senhor. A gente pensa que é o fim, mas não é. Deus tem preparado para esses algo que somente saberemos em nossa chegada ao final desta nossa caminhada.
O comentário de Calvino, na sua introdução, faz uma breve explicação deste salmo de Davi que suportou tanto amargor, mas que foi preservado por Deus em toda circunstância.
Davi, sendo libertado de grandes perigos, relata o tormento cruel e a angústia de mente que ele suportou, e então, explica como ele foi preservado por Deus. O estado desesperado de assuntos com ele tendia a tornar o poder de Deus em sua preservação mais notável; pois se Deus não tivesse interposto sua libertação, toda esperança teria falhado. Desta forma, ele se agita com gratidão e reconhece que ele não pode fazer nenhum outro retorno para ele por seus inúmeros benefícios.
 Sl 116:1 Amo o SENHOR,
porque ele ouve
a minha voz e as minhas súplicas.
Sl 116:2 Porque
inclinou para mim os seus ouvidos,
invocá-lo-ei enquanto eu viver.
Sl 116:3 Laços de morte me cercaram,
e angústias do inferno se apoderaram de mim;
caí em tribulação e tristeza.
Sl 116:4 Então,
invoquei o nome do SENHOR:
ó SENHOR,
livra-me a alma.
Sl 116:5 Compassivo e justo é o SENHOR;
o nosso Deus é misericordioso.
Sl 116:6 O SENHOR vela pelos simples;
achava-me prostrado,
e ele me salvou.
Sl 116:7 Volta,
minha alma,
ao teu sossego,
pois o SENHOR tem sido generoso para contigo.
Sl 116:8 Pois livraste da morte
a minha alma,
das lágrimas,
os meus olhos,
da queda,
os meus pés.
Sl 116:9 Andarei na presença do SENHOR,
na terra dos viventes.
Sl 116:10 Eu cria,
ainda que disse:
estive sobremodo aflito.
Sl 116:11 Eu disse na minha perturbação:
todo homem é mentiroso.
Sl 116:12 Que darei ao SENHOR
por todos os seus benefícios para comigo?
Sl 116:13 Tomarei o cálice da salvação
e invocarei o nome do SENHOR.
Sl 116:14 Cumprirei os meus votos ao SENHOR,
na presença de todo o seu povo.
Sl 116:15 Preciosa é aos olhos do SENHOR
a morte dos seus santos.
Sl 116:16 SENHOR,
deveras sou teu servo,
teu servo, filho da tua serva;
quebraste as minhas cadeias.
Sl 116:17 Oferecer-te-ei
sacrifícios de ações de graças
e invocarei o nome do SENHOR.
Sl 116:18 Cumprirei os meus votos ao SENHOR,
na presença de todo o seu povo,
Sl 116:19 nos átrios da Casa do SENHOR,
no meio de ti, ó Jerusalém. Aleluia!

Davi encerra o salmo de forma como sempre fez com palavras de esperanças e de vitórias que no fim se chegariam a ele, por isso que ele está a oferecer sacrifícios de ações de graças, por isso que ele está invocando o Senhor, por isso que ele está cumprindo seus votos na presença de todo o povo. E, você, tem a certeza de que Deus para contigo é bom e graciosos também?
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 

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domingo, 12 de maio de 2013

Salmo 115: 1-18 - HONRAS SOMENTE A DEUS

Quem dera controlássemos as coisas ou pensássemos e disséssemos e tudo fosse feito. Não é por falta de oração e assistência que alguém enfrente agora a sua crise. Todos nós passamos por ela, mas o que nos anima a prosseguir é saber que o Deus dos Exércitos está conosco todo o tempo, apesar de acharmos que estamos sós e abandonados.
Não controlamos nossas circunstâncias pelas quais somos forçados a vivê-las, mas somos convidados a nelas glorificarmos, com sabedoria e inteligência, a Deus e gozá-lo para sempre em todo tempo e caso.
O salmista deste salmo começa exatamente assim, atribuindo a glória devida ao nome do Senhor e não a nós e nossos feitos que alias são realizados por seu intermédio e com sua ajuda.
Por causa da luta que podemos estar enfrentando zombam de nós perguntando para nós onde está o nosso Deus, como se ele tivesse nos abandonado e nos entregue a sua sorte. Nosso Deus continua nos céus e em nossos corações, pelo Espírito Santo que nos ortogou em Cristo Jesus. Quando Moisés dividiu a carga que estava em seus ombros, a qual era mui pesada, o Espírito Santo pousou em 70 deles, ajudando-o assim na caminhada.
Cristo, muito mais excelente, enviou o seu Espírito Santo não mais para 70, mas para milhares de milhares e milhões de milhões em toda a terra e em todos os tempos. Nós temos o penhor do Espírito e estamos cheios dele e não de nós mesmos por isso abominamos as obras feitas por mãos humanas e usadas na adoração de Deus.
Quem cria os seus ídolos que não vêem, não escutam, não sentem, não cheiram, não caminham, se tornam semelhantes a eles tanto os que o fazem como os que neles confiam. Mas os que confiam no Senhor são cheios do seu Espírito e aptos para toda boa obra que o Senhor nos confiar.
Calvino em seu comentário, na sua introdução comenta acerca disso.
É óbvio que este salmo foi escrito quando a Igreja estava profundamente afligida. Como poderíamos ser ouvidos por Deus sendo indignos? Os fiéis, no entanto, oferecem súplicas a ele por libertação, para que o seu santo nome não seja exposto ao desprezo e ao opróbrio entre os pagãos. Então, reunindo coragem, zombam da loucura de todos os que são viciados na adoração dos ídolos; e, com júbilo sagrado, eles ampliam a própria felicidade, na medida em que foram adotados por Deus; e disso também eles tomam a ocasião para estimular uns aos outros a reconhecer a bondade que receberam dele.
Sl 115:1 Não a nós,
SENHOR,
não a nós,
mas ao teu nome
dá glória,
por amor da tua misericórdia
e da tua fidelidade.
Sl 115:2 Por que diriam as nações:
Onde está o Deus deles?
Sl 115:3 No céu está o nosso Deus
e tudo faz como lhe agrada.
Sl 115:4 Prata e ouro são os ídolos deles,
obra das mãos de homens.
Sl 115:5 Têm boca e não falam;
têm olhos e não vêem;
Sl 115:6 têm ouvidos e não ouvem;
têm nariz e não cheiram.
Sl 115:7 Suas mãos não apalpam;
seus pés não andam;
som nenhum lhes sai da garganta.
Sl 115:8 Tornem-se semelhantes a eles
os que os fazem
e quantos neles confiam.
Sl 115:9 Israel confia no SENHOR;
ele é o seu amparo e o seu escudo.
Sl 115:10 A casa de Arão
confia no SENHOR;
ele é o seu amparo e o seu escudo.
Sl 115:11 Confiam no SENHOR
os que temem o SENHOR;
ele é o seu amparo e o seu escudo.
Sl 115:12 De nós
se tem lembrado o SENHOR;
ele nos abençoará;
abençoará a casa de Israel,
abençoará a casa de Arão.
Sl 115:13 Ele abençoa
os que temem o SENHOR,
tanto pequenos como grandes.
Sl 115:14 O SENHOR
vos aumente bênçãos mais e mais,
sobre vós e sobre vossos filhos.
Sl 115:15 Sede benditos do SENHOR,
que fez os céus e a terra.
Sl 115:16 Os céus são os céus do SENHOR,
mas a terra,
deu-a ele aos filhos dos homens.
Sl 115:17 Os mortos não louvam o SENHOR,
nem os que descem à região do silêncio.
Sl 115:18 Nós, porém,
bendiremos o SENHOR,
desde agora e para sempre.
Aleluia!

Aqui estamos nós abençoados por Deus e benditos por causa do sangue de Jesus derramado por nós. Foi Deus quem fez todas as coisas, os céus e a terra e tudo o que neles há, assim bendiremos o Senhor desde agora para todo o sempre. Já os mortos, a palavra é clara, não louvam, nem podem louvar.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
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A BÍBLIA VERSÍCULO X VERSÍCULO
Estudos em Salmos 115 versículo x versículo

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Obs.: todos os estudos abaixo são em inglês. O Exemplo abaixo é do Salmo 115 com 18 versículos, mas se você tiver paciência e souber pesquisar achará todos os versículos da Bíblia comentados por grandes homens de Deus contemporâneos e da nossa história. Bons estudos. 




sábado, 11 de maio de 2013

Salmo 114: 1-8 - FOI DEUS QUEM FEZ...

Quem libertou o povo da escravidão do Egito? Muitos poderiam responder que foi devido a grande liderança de um grande homem, estadista como Moisés que soube conduzir e liderar um povo ávido pela liberdade e cheio de garra e força.
No entanto, todos nós sabemos, pelos registros da Bíblia que não foi bem assim. Deus está envolvido nesta libertação desde quando preparou Moisés para futuramente se tornar o líder que libertaria a nação de Israel do Egito enfrentando Faraó e todo seu exército, sem exército algum, antes com homens que eram escravos e acostumados tão somente ao trabalho servil.
Foi Deus quem enviou o povo para o Egito. Foi Deus quem escolheu e preparou Moisés. Foi Deus quem chamou Moisés, sendo que este quis cair fora: “envias a quem has de enviar, menos a mim”. Foi assim que Moisés respondeu ao Senhor quando este o chamou: Êxodo 4:13 Ele, porém, respondeu: Ah! Senhor! Envia aquele que hás de enviar, menos a mim.
Foi Deus quem convenceu Moisés a ir, depois de preparar seu irmão Aarão para ir com ele. Foi Deus quem convenceu o povo. Foi Deus quem endureceu o coração de Faraó para realizar as 10 pragas, todas com propósito específico. Foi Deus quem convenceu o povo do Egito a doar presentes caríssimos para o povo de Israel para não irem embora de mãos vazias. Foi Deus quem libertou o povo!
Na nossa vida, tudo é do mesmo jeito. Temos a ilusão de que somos e de que podemos muita coisa, mas não, é a pura graça e a misericórdia de Deus quem nos garante a vitória sobre tudo. Depois ainda ficamos reclamando, lamentando, murmurando e se queixando da nossa sorte. Quando iremos aprender a confiar em Deus?
Neste salmo o convite do Espírito Santo vai além dos homens e chama a adoração de Deus, do Senhor, Rocha de nossa salvação, toda a natureza juntamente: mares, rios, montes, montanhas, desertos, colinas, toda a terra. Como iremos viver diante desse Deus?
Calvino, em sua introdução, de seus comentários acerca dos salmos, vai nos falar sobre este pequeno salmo cheio de figuras que requerem muita atenção. Este salmo contém um breve relato da libertação que Deus preparou para seu povo da escravidão do Egito e como os conduziu para a herança prometida, dando provas de seu poder e graça.
A celebração dessa libertação deve ser realizada em memória eterna. A concepção de que a libertação foi maravilhosa, que a descendência de Abraão poderia render-se totalmente a Deus, que, recebendo-os por um ato gracioso de adoção, propôs que eles deveriam ser para ele um povo santo e peculiar.
Este salmo contém um breve relato da libertação através da qual Deus, ao tirar o povo do Egito, e conduzindo-os para a herança prometida, deu uma prova de seu poder e graça, que deve ser realizada na lembrança eterna. O propósito dessa libertação maravilhosa era que a semente de Abraão poderia render-se inteiramente a Deus, que, recebendo-os por um ato gracioso de adoção, propôs que fossem para ele um povo santo e peculiar.
Sl 114:1 Quando saiu Israel
do Egito,
e a casa de Jacó,
do meio de um povo de língua estranha,
Sl 114:2 Judá
se tornou o seu santuário,
e Israel,
o seu domínio.
Sl 114:3 O mar
viu isso e fugiu;
o Jordão
tornou atrás.
Sl 114:4 Os montes
saltaram como carneiros,
e as colinas,
como cordeiros do rebanho.
Sl 114:5 Que tens,
ó mar, que assim foges?
E tu, Jordão,
para tornares atrás?
Sl 114:6 Montes,
por que saltais como carneiros?
E vós, colinas,
como cordeiros do rebanho?
Sl 114:7 Estremece,
ó terra,
na presença do Senhor,
na presença do Deus de Jacó,
Sl 114:8 o qual converteu a rocha
em lençol de água
e o seixo,
em manancial.

A rocha simboliza a Jesus Cristo que é a água da vida que sacia a nossa sede e nos cumula de bênçãos e de vida. Como poderia de rochas e de seixos surgir água? É Deus quem prepara a salvação do seu povo e a faz forte e poderosa como a rocha e cheia de vida como a água.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
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