segunda-feira, 15 de abril de 2013
segunda-feira, abril 15, 2013
Jamais Desista
Salmo 88: 1-18 - O LAMENTO DE UM HOMEM EM TRIBULAÇÃO
É
interessante neste salmo dos filhos de Corá que o salmista conhece bem ao
Senhor e reconhecia nele a salvação, por isso clamava e insistia na sua própria
oração apresentando o seu estado atual desesperador que era decorrente das iras
do Senhor sobre ele.
No
entanto, apesar de sua dor e insistência e aparente e tardia a ajuda do Senhor,
ele jamais atribui culpa a Deus ou procura pressioná-lo como se Deus tivesse a
obrigação de ser gracioso e de torcer toda a justiça. Ele reconhece a soberania
de Deus em tudo e sabe que o mal que enfrenta não tem poder sobre ele, mas sim
o Senhor.
Há
momentos em que clamamos e clamamos e o Senhor parece que nem está perto e que
realmente se esqueceu da gente ou que não se importa. É a fase do silêncio do
Senhor que tem propósitos até nisto por que em todo o tempo o Senhor está a nos
amar, a ensinar e a cuidar.
Somos
como crianças mimadas que se recusam a crescer. Mesmo adultos temos
comportamentos de meninos e, por natureza, somos muito instáveis
emocionalmente, logo não sabemos lidar com nossas perdas e ganhos. Por este
motivo é que há tantos crimes passionais, surtos, crises, vinganças nos
relacionamentos e até suicídio e assassinato.
Este
salmista nos ensina a chorar diante de Deus e devemos aprender a fazer isso
como ele, pois a seu tempo o Senhor manifestará a sua ajuda e o seu socorro
para nós.
Calvino
contextualiza e explica detalhes importantes sobre as circunstâncias em que
este salmo foi escrito e fala também de seu autor como sendo Heman, mencionado
em I Re 4:31, homem sábio e contemporâneo de Salomão.
Este salmo contém lamentos muito dolorosos, derramados
por seu escritor inspirado quando sob uma aflição muito severa e quase no ponto
de desespero. Mas ele, ao mesmo tempo, enquanto luta com tristeza, declara a
invencibilidade da firmeza de sua fé; que ele mostrou ao invocar a Deus para
livrá-lo, mesmo quando ele estava na profunda escuridão da morte.
Uma canção ou salmo dos filhos de Corá. Ao
músico-chefe sobre Machalath, para tornar humilde. Uma instrução de Heman, o
Ezrahite.
Heman, cujo nome aparece na inscrição, é provavelmente
a mesma pessoa que é mencionada na história sagrada, 1 Reis 4:31, onde Salomão,
quando recomendado por sua sabedoria, é comparado com Ethan, Heman, Chalcol e
Darda. Portanto, não é surpreendente que um homem, tão altamente distinguido
pelo espírito de sabedoria, fosse o autor deste salmo. Alguns traduzem l-mhlt,
al-machalath, em enfermidade; mas é provável, de acordo com o uso comum da
palavra, que denota algum instrumento da música, ou o início de alguma música. Das
outras palavras, eu já havia falado o suficiente em outro lugar. Além disso, é
importante ter em mente que, na pessoa de um homem, é apresentado a nossa visão
um exemplo de uma aflição rara e de uma paciência singular. Deus, no exercício
tão doloroso de Heman, a quem ele tinha adornado com presentes tão excelentes
para ser um exemplo para os outros, não fez isso por causa de seu servo
somente. Seu objetivo era apresentar uma questão comum de instrução a todos os
seus povos. Realizando este objeto, Heman subindo, por assim dizer, um estágio
elevado, atesta a toda a Igreja suas enfermidades, bem como sua fé e
constância. Nos preocupa muito olhar um servo tão distinto de Deus, e aquele
que foi tão eminentemente adornado com as graças do Espírito Santo, assim
dominado por uma carga tão pesada de aflições que o fez reclamar tristemente
que não diferiu nada de um morto homem, muito nos preocupa, eu digo, para olhar
esse espetáculo, que nossas angústias, por mais penosas que sejam, não podem
nos dominar com desespero; ou se devemos, às vezes, estar prontos para desmaiar
por cansaço, cuidado, tristeza, tristeza ou medo, para que não possamos
desesperar, especialmente quando vemos que não é sem o maior esforço que o santo
profeta emerge desta profunda escuridão na luz desejosa da esperança. Devemos
ter a certeza de que o Espírito de Deus, pela boca de Heman, nos forneceu uma
forma de oração para encorajar todos os aflitos que estão, de certa maneira, a
abandonar o desespero para se achegarem a si mesmo.
Deus
da minha salvação,
dia e noite clamo diante de ti.
Sl
88:2 Chegue à tua presença
a minha oração,
inclina
os ouvidos
ao meu clamor.
Sl
88:3 Pois a minha alma
está farta de males,
e
a minha vida
já se abeira da morte.
Sl
88:4 Sou contado
com os que baixam à cova;
sou
como um homem
sem força,
Sl 88:5 atirado entre os mortos;
como os feridos de morte que jazem na
sepultura,
dos quais já não te lembras;
são desamparados de tuas mãos.
Sl
88:6 Puseste-me na mais profunda cova,
nos lugares tenebrosos,
nos abismos.
Sl
88:7 Sobre mim
pesa a tua ira;
tu
me abates
com todas as tuas ondas.
Sl
88:8 Apartaste de mim
os meus conhecidos
e me fizeste
objeto de abominação para com eles;
estou
preso
e não vejo como sair.
Sl
88:9 Os meus olhos
desfalecem de aflição;
dia
após dia,
venho clamando a ti, SENHOR,
e te levanto as minhas mãos.
Sl
88:10 Mostrarás tu
prodígios aos mortos
ou
os finados
se levantarão para te louvar?
Sl
88:11 Será referida
a tua bondade na sepultura?
A
tua fidelidade,
nos abismos?
Sl
88:12 Acaso,
nas trevas se manifestam as tuas
maravilhas?
E
a tua justiça,
na terra do esquecimento?
Sl
88:13 Mas eu,
SENHOR,
clamo a ti por socorro,
e antemanhã
já se antecipa diante de ti a minha
oração.
Sl
88:14 Por que rejeitas,
SENHOR,
a minha alma
e
ocultas de mim
o rosto?
Sl
88:15 Ando aflito
e prestes a expirar desde moço;
sob
o peso dos teus terrores,
estou desorientado.
Sl
88:16 Por sobre mim
passaram as tuas iras,
os
teus terrores
deram cabo de mim.
Sl
88:17 Eles me rodeiam como água, de contínuo;
a um tempo me circundam.
Sl
88:18 Para longe de mim
afastaste amigo
e companheiro;
os
meus conhecidos
são trevas.
O salmo termina sem sinais de que o salmista fora atendido,
também não se vê que houve nele mudanças de atitude passando agora a ter
esperanças na vitória e a declarar palavras de vitórias, no entanto, em todo
tempo, os seus olhos estão postos no Senhor. Isso, este salmo ensina!
domingo, 14 de abril de 2013
domingo, abril 14, 2013
Jamais Desista
Salmo 87: 1-7 - JERUSALÉM, AMADA DE DEUS
Salmo
feito pelos filhos de Corá que enaltece a cidade de Sião. Ela foi escolhida por
Deus Pai para ser a cidade do grande Rei que ali também foi crucificado por
amor de nós. As outras nações do mundo por conta disso sentem inveja e caçoam
de Jerusalém ou mesmo muitos querem exterminá-la para porem fim a história dos
judeus.
Quem
é que pode exterminar aquilo que o Senhor quer preservar? Vejamos a história
dos povos que todos que quiseram arruiná-la sofreram grande destruição e algumas
até já sumiram de nossos mapas restando apenas a lembrança por causa dos
registros bíblicos.
O
último e mais cruel homem e nação que se levantou contra os judeus foi Hitler
que conseguiu causar grande estrago e exterminar milhares e milhões de pessoas
de descendência dos judeus. Essa nação teve a sua glória, mas foi destruída, o
povo judeu, pelo contrário, continua firme, forte e crescendo cada vez mais.
Deus
tem levantado tantos homens ilustres e poderosos nesta face da terra de origem
judia que isso já deveria ser um sinal para o incrédulo da predileção de Sião
por parte de Deus. Satanás até hoje e até o final de sua existência procurará
apagar Israel e os judeus da face da terra por causa de Deus, mas JAMAIS
prosperará.
O
levante moderno de homens e mulheres em todo o mundo, exceto nos países
muçulmanos, a favor de práticas sexuais que o Senhor reprova com veemência
esbarra justamente no Deus que ama Sião, que preserva Jerusalém, que escolheu
um povo, os judeus, que criou a igreja e que breve voltará para ser sobre todos
Senhor.
Não
há como crescerem e ficarem tranquilos com suas práticas por causa de Deus; o
que farão então? De todos os modos acabarão tendo de ir de encontro ao Senhor.
E a história, o que nos ensina? Então você que é crente em todo o mundo,
aproveite o momento para orar ainda mais, pois Deus está no controle de tudo e
de todos.
Calvino
explica e contextualiza o cenário em que o salmo foi redigido e dá outros
esclarecimentos. O texto é longo para sua própria introdução, mas interessante.
É evidente, a partir de uma observação atenta, que,
enquanto os filhos deste mundo estão em prosperidade, parecem estar bem
satisfeitos com essa condição e, assim, eles se exaltam com força, enquanto
olham para a Igreja com orgulhoso desprezo; e mesmo depois de terem sofrido calamidades,
eles não parecem tão afligidos por elas e assim não renunciam à presunção tola
pela qual eles estão intoxicados. Também, desprezam tajentemente toda religião
e adoração de Deus, porque, contentando-se com os prazeres, as riquezas e o
esplendor dessas coisas, acham-se felizes sem ele (Deus). Assim, muitas vezes,
o Senhor os aborrece com todo o tipo de coisas, a fim de infligir-lhes punição
por sua ingratidão, até que a época dos ajustes chegará. Às vezes, Deus deixa
sua Igreja com aflições diversas e penosas, ou, pelo menos, a mantém em
condições humildes e desprezadas, para que ela pareça ser miserável, ou ela é
pelo menos exposta ao desprezo de outros.
]Para que os fiéis não sejam enganados com essa
aparência sombria das coisas, é importante chamar a atenção para um assunto
diferente, para que possam ser persuadidos da verdade do que é dito no Salmo 33:12:
- "Bem-aventurada a nação cujo Deus é o Senhor, e as pessoas que ele
escolheu para a sua própria herança". (Salmo 33:12)
O que nos ensina este salmo pode resumir-se nisso, de que
a Igreja de Deus vencerá todos os reinos e as políticas do mundo, na medida em
que ela for vigiada e protegida por Ele em todos os seus interesses e colocada
sob o seu governo. Ela vencerá, em primeiro lugar, em meio às violentas
agitações e terríveis tempestades com as quais o mundo inteiro é muitas vezes
abalado, pois ela pode continuar segura; e, em segundo lugar, e principalmente,
porque que está maravilhosamente preservada pela proteção do mesmo Deus, ela
pode, por fim, após o trabalho e a luta de uma guerra prolongada, ser coroada
com os louros triunfantes de sua alta vocação.
É, na verdade, um benefício singular de Deus e, ao
mesmo tempo, um sinal milagroso, que, em meio às grandes e diversas revoluções
dos reinos deste mundo, ele a sustenta continuamente de tempos e tempos e a
preserva da destruição; de modo que em todo o mundo não há nada duradoura, exceto
a Igreja. No entanto, muitas vezes acontece que, enquanto os ímpios abundam em
riquezas e sobre eles se derramam bens mundanos e autoridade, a Igreja aflita é
lançada em meio a muitos perigos, ou melhor, está tão sobrecarregada com
inundações impetuosas que parece ser inteiramente naufragada. A sua felicidade parece
ser considerada como consistindo principalmente nisso, que ele reservou para
ela um estado eterno no céu.
Uma atenção ao tempo em que este salmo foi composto
contribuirá, em menor grau, para uma compreensão clara de seus conteúdos.
Embora o povo tivesse retornado do seu cativeiro na Babilônia; embora a Igreja
de Deus tenha sido novamente reunida e unida em um só corpo após uma longa
dispersão; embora o templo tenha sido reconstruído, o altar montado e o serviço
de Deus restaurado; ainda, como de uma vasta multidão de pessoas, havia apenas
uma pequena porção, o que tornava a condição da Igreja muito fraca e
desprezada, - como o número deixado diminuiu diariamente por seus inimigos - e
como o templo era muito inferior em magnificência ao que era originalmente; -
tudo isso sendo considerado, os fiéis não tinham nenhum motivo para terem
esperanças favoráveis quanto ao futuro.
Certamente parecia impossível que eles mais uma vez
fossem restaurados para o estado anterior do qual eles haviam caído. Havia,
portanto, razão para entenderem que as mentes dos piedosos, tanto da lembrança
da queda que já tinham experimentado, quanto do peso das misérias atuais com as
quais estavam oprimidas, desfaleceriam e, finalmente, afundariam em desespero.
Para que não se sucumbissem sob tão pesadas adversidades, o Senhor não só
prometeu neste salmo que recuperaria o que perderam, como também os encorajou
na esperança de uma incomparável glória com a qual a Igreja ainda deveria ser
investida, de acordo com aquilo profecia de Haggai,
"A glória desta última casa será maior que a
primeira". (Ageu 2: 9).
Por último, aprendemos a usar este salmo para nossas
próprias circunstâncias, e o estudamos para aprender lições. A consolação
contida deveria ter tido tal influência sobre os piedosos daquela época, de
modo a torná-los não só a se erguer no meio de suas adversidades, mas também a
levantá-los do túmulo e levá-los ao céu . Nos dias de hoje, quando sabemos que
tudo o que foi predito pelo Espírito foi cumprido, somos mais do que ingratos
se a experiência dos pais, acrescentada às palavras do Espírito, não confirma
mais poderosamente a nossa fé.
É impossível expressar em linguagem adequada ao
sujeito a glória com que Cristo embelezou sua Igreja pelo seu advento. Então, a
verdadeira religião que antes tinha sido encerrada nos limites estreitos da
Judéia foi espalhada pelo mundo inteiro. Então Deus, conhecido apenas por uma
família, começou a ser chamado nas diferentes línguas de todas as nações.
Então, o mundo, que foi miseravelmente alugado por inúmeras seitas de
superstição e erro, foi reunido em uma santa unidade de fé. Então todos os
homens, vivendo um com o outro, se associaram em empresas à sociedade dos judeus,
que antes tinham abominado. Então os reis da terra e seu povo se renderam
voluntariamente ao jugo de Cristo; lobos e leões foram convertidos em
cordeiros; os dons do Espírito Santo foram derramados sobre os fiéis, presentes
que superaram a glória, todas as riquezas e grandezas e os ornamentos preciosos
do mundo. O corpo da Igreja também foi reunido fora de países distantes uns dos
outros, e foi aumentado e preservado de uma maneira maravilhosa. O evangelho
foi espalhado por um período de tempo incrivelmente curto, e igualmente
extraordinário foi a rica colheita de frutos com a qual a pregação foi bem
sucedida. Embora, portanto, o renome da Igreja nunca tenha sido celebrado por
esta profecia, mas a condição boa e inigualável dessa idade, que pode ser
chamada de Idade de Ouro, demonstra claramente que ela era verdadeiramente o
reino celestial de Deus. No entanto, era necessário, mesmo naquele período, que
os fiéis formassem sua estimativa de sua excelência por algo mais elevado do
que o sentido ou razão carnal. No momento em que ela floresceu mais, não era
ouro e pedras preciosas, o que lhe conferia o esplendor que a fazia brilhar,
mas o sangue dos mártires. Rica, ela estava nas graças do Espírito, e ainda
pobre e destituída de bens terrenos. Bela e gloriosa em santidade diante de
Deus e dos anjos, ela era, no entanto, desprezível aos olhos do mundo. Sem que
ela tivesse muitos inimigos declarados, que se exercitavam em direção a sua
perseguição feroz e cruel, ou por atos indiretos praticados contra ela, o pior
que poderia sugerir; enquanto estavam dentro eram alarmes e traição. Em suma,
sua dignidade, venerável, mas ainda espiritual, ainda estava escondida sob a
cruz de Cristo. O consolo, portanto, contido neste salmo foi muito sazonável,
mesmo naquela época, para encorajar os fiéis a esperar um estado mais perfeito
da Igreja, mas o caso está de outra forma conosco. Já aconteceu há muito tempo,
através do padrão de nossos pais, que a beleza de renome da Igreja está
contaminada e desfigurada sob os pés dos ímpios. E no dia de hoje, dominado
pela carga de nossos pecados, ela geme sob uma miserável desolação, sob as
reprovadoras derrotas do diabo e do mundo, sob a crueldade dos tiranos e sob as
perversas calúnias dos inimigos; para que os filhos deste mundo, que desejam
viver à vontade, não desejam nada menos do que ser considerados entre o povo de
Deus. De onde podemos perceber com maior clareza quanto disso pode ser derivado
desse salmo; e, ao mesmo tempo, como é necessário meditar continuamente sobre
isso. O título não se refere tanto aos autores do salmo quanto aos principais
músicos a quem se comprometeu a ser cantado. No entanto, é possível que algum
levita da família de Korah o compôs.
Sl 87:1
Fundada por ele
sobre
os montes santos,
Sl 87:2 o SENHOR
ama as portas de Sião
mais do que as habitações todas de Jacó.
Sl 87:3
Gloriosas coisas
se
têm dito de ti,
ó cidade de Deus!
Sl 87:4
Dentre os que me conhecem,
farei
menção de Raabe
e
da Babilônia;
eis
aí Filístia
e
Tiro com Etiópia;
lá, nasceram.
Sl 87:5 E
com respeito a Sião se dirá:
Este
e aquele nasceram nela;
e o próprio Altíssimo a estabelecerá.
Sl 87:6 O
SENHOR,
ao
registrar os povos, dirá:
Este nasceu lá.
Sl
87:7 Todos os cantores,
saltando de júbilo, entoarão:
Todas as minhas fontes são em ti.
Eu ainda sonho em ir visitar os montes de Sião e andar por onde
andou aquele que adoro todos os dias e que me escolheu para dele ser seu arauto
em todo o mundo. Maranata! Volta logo Senhor.
sábado, 13 de abril de 2013
sábado, abril 13, 2013
Jamais Desista
Salmo 86: 1-17 - ORAÇÃO DE DAVI: SÚPLICA E CONFIANÇA
Mais
um belo salmo de Davi que nos ensina a orar e a se derramar diante de Deus como
a cera diante do fogo. Essa intimidade que Davi tinha, transparece em suas
palavras. Ao ouvi-lo, ficamos cheios do Espírito Santo e com vontade de orar e
passamos a acreditar, como ele, que Deus está nos ouvindo, apesar de nós.
Sl 86:1 Inclina,
A
forma como ele se dirige ao Senhor é espetacular. Olha, Senhor, eu estou muito
aflito, necessitado e já rodei por ai tudinho e não encontrei qualquer consolo,
assim, por favor, inclina aqui os seus ouvidos para ouvir a minha oração e
responder-me. Ele tem intimidade com o Senhor e sabe quem é Deus e quem é ele
mesmo.
Quem
não sabe quem é Deus e quem não sabe quem é, como irá se relacionar com Deus e
consigo mesmo e ter esta intimidade que Davi tinha com a qual se dirigia ao
Senhor apresentando suas orações?
Como
Davi, no Senhor confiamos, clamamos, esperamos e sabemos que ele não nos
desapontará nunca. Não que estejamos interessados apenas no que ele pode fazer
por nós e na nossa vida. Não precisamos de saber isso por que sabemos o quanto
Deus é bom de mais para nós, apesar de nós.
Contemplando
as maravilhas da criação de Deus, que no dia de hoje sejamos inundados de sua
graça e de seu favor a fim de que glorifiquemos ainda mais o seu nome e possamos
contar seus grandes feitos àqueles que por nós cruzarem no dia de hoje.
Calvino
faz a sua introdução e explica como Davi pediu e por que pediu que fosse
colocado firmemente em seu coração o temor de Deus.
Nestas orações de salmo e meditações sagradas,
envolvidas com a visão de nutrir e confirmar fé, juntamente com louvores e
ações de graças, estão misturadas. Tendo sido difícil, no julgamento da razão
carnal de Davi, escapar das angústias com as quais ele estava cercado, ele opõe
a suas conclusões o infinito bem e o poder de Deus. Nem ele simplesmente
solicita a libertação de seus inimigos; mas ele também ora para que o medo de
Deus possa ser implantado e firmemente estabelecido no coração.
Uma Oração de Davi.
SENHOR,
os ouvidos
e responde-me,
pois estou aflito
e necessitado.
Sl
86:2 Preserva a minha alma,
pois eu sou piedoso;
tu,
ó Deus meu,
salva o teu servo que em ti confia.
Sl
86:3 Compadece-te de mim,
ó Senhor,
pois a ti clamo de contínuo.
Sl
86:4 Alegra a alma do teu servo,
porque a ti, Senhor,
elevo a minha alma.
Sl
86:5 Pois tu,
Senhor,
és bom e compassivo;
abundante em benignidade
para com todos os que te invocam.
Sl
86:6 Escuta,
SENHOR,
a minha oração
e
atende à voz das minhas súplicas.
Sl
86:7 No dia da minha angústia,
clamo a ti,
porque me respondes.
Sl
86:8 Não há entre os deuses
semelhante a ti, Senhor;
e
nada existe
que se compare às tuas obras.
Sl
86:9 Todas as nações que fizeste
virão,
prostrar-se-ão diante de ti, Senhor,
e glorificarão o teu nome.
Sl
86:10 Pois tu és grande
e operas maravilhas;
só tu és Deus!
Sl
86:11 Ensina-me,
SENHOR,
o teu caminho,
e andarei na tua verdade;
dispõe-me
o coração
para só temer o teu nome.
Sl
86:12 Dar-te-ei graças,
Senhor, Deus meu,
de todo o coração,
e glorificarei para sempre
o teu nome.
Sl 86:13 Pois grande é a tua misericórdia
para comigo,
e me livraste a alma do mais profundo
poder da morte.
Sl
86:14 Ó Deus,
os soberbos
se têm levantado contra mim,
e um bando de violentos
atenta contra a minha vida;
eles não te consideram.
Sl
86:15 Mas tu, Senhor,
és Deus compassivo
e cheio de graça,
paciente
e grande
em misericórdia
e em verdade.
Sl
86:16 Volta-te para mim
e compadece-te de mim;
concede
a tua força
ao teu servo
e salva o filho da tua serva.
Sl
86:17 Mostra-me
um sinal do teu favor,
para que o vejam
e se envergonhem
os que me aborrecem;
pois tu, SENHOR,
me ajudas
e me consolas.
Iremos concluir esta pequena meditação colocando também diante
do nosso Deus e Senhor o nosso pedido por um sinal do seu favor. Se bem que
pelo seu favor, somos continuamente assistidos de dia e de noite. Mas queremos
isso para mostrar aos que zombam de nós por causa de nossa fé no Senhor que
temos. Sabemos que ele é um Deus Zeloso e que se importa conosco. Quem irá ver
o nosso triunfo e se envergonhar são os que aborrecem ao Senhor que nos ajuda e
nos consola.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete –
...
sexta-feira, 12 de abril de 2013
sexta-feira, abril 12, 2013
Jamais Desista
1º Congresso Mais de Deus - 2013
Primeiro Congresso Mais de Deus 2013
Dias 26, 27 e 28 de abril, na Primeira Igreja PResbiteriana de Taguatinga
Presenças: Pr. Silmar Coeljho, Pra. Janice Coelho, Pr. Felipe Valadão, Pra. MAriana Valaão, Rev. Saulo e moderadores: Pr. Sabino e Leila.
sexta-feira, abril 12, 2013
Jamais Desista
Salmo 85: 1-13 - VAMOS PEDIR O PERDÃO A DEUS?
Salmo
dos filhos de Corá que começa com afirmações sobre o que Deus fez por nós:
favorecimento, restauração, perdão, encobrimento dos pecados, retenção da ira
divina, desvio de furor.
Tudo isso são ações tomadas por Deus a nosso favor que nos permitem receber mais ainda de sua graça. O salmo foi escrito após o retorno do povo do cativeiro na Babilônia.
Tudo isso são ações tomadas por Deus a nosso favor que nos permitem receber mais ainda de sua graça. O salmo foi escrito após o retorno do povo do cativeiro na Babilônia.
Somos
ingratos de natureza e somente sentimos que algo da graça de Deus nos falta
quando ela nos falta e ai sim, sofremos. Ninguém se lembra de dar graças a
Deus, por exemplo, pelo alimento do dia por que temos a ilusão de que o
alimento foi provido por nossa própria força e poder quando na verdade é a
graça de Deus que nos faz alimentarmos bem.
O
salmista tem a visão de Deus muito bem construída em sua mente e coração e
reconhece a graça abundante de Deus na sua vida, por isso fala dos favores de
Deus, por isso começa falando do que Deus fez por nós e ainda continua fazendo.
Ele também tem firme a ideia da soberania de Deus, pois tudo vem dele.
É
somente depois disso que ele pede a Deus o restabelecimento do povo de Deus, a
retirada de sua ira. É engraçada a sua declaração no verso 5: “Estarás para sempre irado contra nós? Prolongarás
a tua ira por todas as gerações?”. A sensação do salmista é que a dor do
sofrimento decorrente da ira divina está durando muito... No entanto, como é
pequena a sua ira comparada a sua graça e misericórdia!
O
livro de salmos é um depositório eterno de orações nas quais meditando nelas de
dia e de noite aprenderemos também a orar como oravam esses grandes homens de
Deus que o Espírito Santo preservou para nossa orientação e ensino.
Olha
que engraçado, primeiro ele reconhece as ações da graça de Deus, depois pede a
Deus essa graça por causa da ira divina e por fim exalta e adora a Deus pela
certeza do socorro que virá.
Ele
fala do encontro da verdade com a justiça! Embora eu entenda o conceito
absoluto da verdade, eu vejo nessa declaração do verso 10 esse encontro das
duas pessoas que estão em Cristo Jesus. Uma procedente da terra e outra do céu.
Saiu
no post do “O Tempora, O Mores” (http://tempora-mores.blogspot.com.br/):
“Esta raiva que determinados liberais têm
contra a ideia de que existe verdade absoluta e que a mesma pode ser entendia e
transmitida mediante conceitos, argumentos, declarações e proposições chega ao
ponto de quererem separar Jesus do registro que foi feito dele pelos seus próprios
apóstolos, a mando e orientação do próprio Jesus.”
Calvino
contextualiza e explica nessa introdução alguns detalhes importantes deste
salmo:
Deus tendo afligido o seu povo com novos problemas e
calamidades, depois de retornarem do seu cativeiro na Babilônia, eles, em
primeiro lugar, fazem menção de sua libertação como argumento por que ele não
deve deixar inacabada a obra de sua graça. Então eles se queixam da longa
continuação de suas aflições. E, em terceiro lugar, inspirados com esperança e
confiança, triunfam com a bem-aventurança prometida; por sua restauração em seu
próprio país estava ligado ao reino de Cristo, do qual eles anteciparam uma
abundância de todas as coisas boas.
Para o principal músico, um salmo dos filhos de Corá.
SENHOR,
a tua terra;
restauraste
a
prosperidade de Jacó.
Sl 85:2
Perdoaste
a
iniquidade de teu povo,
encobriste
os
seus pecados todos.
Sl 85:3 A
tua indignação,
reprimiste-a
toda,
do furor
da tua ira
te
desviaste.
Sl 85:4
Restabelece-nos,
ó
Deus da nossa salvação,
e retira de sobre nós a tua ira.
Sl
85:5 Estarás para sempre
irado contra nós?
Prolongarás
a tua ira
por todas as gerações?
Sl 85:6 Porventura,
não tornarás a vivificar-nos,
para que em ti se regozije o teu povo?
Sl 85:7
Mostra-nos, SENHOR,
a
tua misericórdia
e concede-nos a tua salvação.
Sl 85:8
Escutarei o que Deus, o SENHOR, disser,
pois
falará de paz ao seu povo
e aos seus santos;
e que jamais caiam em insensatez.
Sl
85:9 Próxima está a sua salvação
dos que o temem,
para que a glória assista em nossa terra.
Sl 85:10
Encontraram-se
a
graça e a verdade,
a
justiça e a paz se beijaram.
Sl 85:11 Da terra
brota a verdade,
dos
céus
a justiça baixa o seu olhar.
Sl 85:12
Também o SENHOR
dará
o que é bom,
e a nossa terra produzirá o seu fruto.
Sl
85:13 A justiça irá adiante dele,
cujas pegadas ela transforma em caminhos.
Neste lindo salmo, a graça e a verdade e a justiça e a paz se
encontrando e andando na terra transformando suas pegadas em caminhos e
abençoando a terra para que produza frutos. Jesus Cristo é a resposta de Deus
ao homem em todas as gerações. Tudo o que você precisa para viver e viver bem
nesta terra, estão em Jesus Cristo.
quinta-feira, 11 de abril de 2013
quinta-feira, abril 11, 2013
Jamais Desista
Salmo 84: 1-12 - SAUDADES DO TEMPLO
Um
pequeno, mas grande salmo de Davi, no entanto, sendo proclamado pelos filhos de
Corá que apresenta a Deus a sua oração na qual podemos tomar por modelo,
principalmente pela abordagem que faz em sua introdução antes mesmo de fazer o
seu pedido.
Todos
nós sabemos, por exemplo, que uma boa abordagem pode nos conduzir ao êxito em
nosso empreendimento e uma abordagem relaxada pode nos trazer problemas. Até o
ímpio quando vai realizar o seu assalto ele precisa de saber abordar a sua
vítima. Ele não assalta a pessoa do outro lado da rua anunciando o assalto,
antes, ela procura por oportunidade para bem se aproximar e quando se sente
seguro anuncia seu assalto.
Este
salmista nos dá exemplo de uma excelente abordagem. Primeiro, ele se aproxima
de Deus o exaltando, o adorando e mostrando seu coração desejoso de Deus, mais desejoso
do que Deus pode fazer por ele. Seu exemplo das andorinhas e do pardal refletem
qual deve ser o propósito do homem pelo qual Deus o criou.
Deus
nos criou para estarmos diante dele em adoração! Por isso que o homem encontra
sua segurança, abrigo, conforto somente nos átrios do Senhor. Isso é muito
profundo. Longe do Senhor, seremos como esses pássaros do exemplo, longe de
seus ninhos, perdidos e abandonados, podendo ser tragados pelos predadores
naturais.
Nós
também temos um predador que tem interesse em acabar com a nossa imagem e
semelhança de Deus, Satanás, a antiga serpente, o diabo. Ele está ávido por
acabar conosco. Antes, ele perseguia a semente para evitar que ela nascesse e
cumprisse a profecia de Deus de que ela esmagaria a sua cabeça. Agora, ele faz
guerra aos santos procurando devorar os filhos da mulher.
Depois
de falar de duas bem aventuranças destinadas aos que habitam na casa de Deus e
tem nele a sua força, ai sim, que ele apresenta sua oração, seu pedido para que
Deus escute sua oração: olha, Deus e contempla o rosto do teu ungido. Contempla
também meu rosto Senhor e permita que eu não saia de seus átrios perpetuamente.
Calvino
contextualiza e dá maiores detalhes sobre o salmo.
O salmista reclama que nada lhe provocou uma fonte de
maior sofrimento do que o impedimento de chegar ao tabernáculo, e que ele foi
banido da assembléia dos santos, onde Deus foi chamado. E, no entanto, ele
mostra que nada pode resistir aos anseios dos piedosos; e, superando todos os
obstáculos, estarão constantemente envolvidos na busca de Deus e, por assim
dizer, farão um caminho para eles mesmos, onde não há nenhum. Por fim, ele
expressa seu desejo de ser restaurado no tabernáculo de Deus, e novamente
testifica que um dia passado no tabernáculo era mais estimado para ser estimado
do que viver por um longo tempo na sociedade de incrédulos.
Para o músico-chefe da Gittith. Um salmo de [454] os
filhos de Corá. [455]
O título deste salmo não tem o nome de Davi; mas, como
seu objeto é aplicável a ele, ele provavelmente foi seu autor. Alguns pensam
que foi composto pelos filhos de Corá, para seu uso particular; mas para provar
a falta de fundamento desta opinião, só é necessário advertir a essa
consideração, que Davi, em seu tempo, se distinguiu tão eminentemente pelo dom
da profecia quanto a não ser necessário empregar os levitas para realizar um
serviço para o qual ele próprio estava tão bem qualificado. A única dificuldade
para atribuí-lo a Davi é que a menção é feita do monte Sião, a que a arca da
aliança não foi levada até que ele tenha sido posto em paz pelo reino. Como
depois disso, ele nunca foi privado da liberdade de aparecer antes da arca com
os outros, exceto uma vez, e depois só por um curto período de tempo; ou seja,
quando ele estava sob a necessidade de fazer-se fugir por causa da rebelião
levantada contra ele por seu filho Absalão. O conteúdo do salmo, no entanto,
indica que, no momento da sua composição, ele tinha sido obrigado a vagar por
muito tempo em diferentes lugares como um exílio. Se refletimos que Davi
registrou nos salmos as perseguições que ele suportou sob Saul muito depois que
ele foi libertado deles, não nos surpreenderemos ao encontrá-lo fazendo menção
de Sião em conexão com eles. Da palavra Gittith, já falei no oitavo salmo.
SENHOR
dos Exércitos!
Sl 84:2 A
minha alma suspira
e
desfalece pelos átrios do SENHOR;
o meu
coração e a minha carne
exultam
pelo Deus vivo!
Sl 84:3 O
pardal
encontrou
casa,
e a andorinha,
ninho
para si, onde acolha os seus filhotes;
eu,
os
teus altares, SENHOR dos Exércitos,
Rei
meu
e
Deus meu!
Sl 84:4
Bem-aventurados
os
que habitam em tua casa;
louvam-te perpetuamente.
Sl 84:5
Bem-aventurado
o
homem cuja força está em ti,
em cujo coração se encontram os caminhos
aplanados,
Sl 84:6 o qual,
passando pelo vale árido,
faz dele um manancial;
de
bênçãos
o cobre a primeira chuva.
Sl
84:7 Vão indo
de força em força;
cada um deles aparece diante de Deus em
Sião.
Sl 84:8
SENHOR, Deus dos Exércitos,
escuta-me
a oração;
presta
ouvidos,
ó Deus de Jacó!
Sl
84:9 Olha,
ó Deus, escudo nosso,
e contempla o rosto do teu ungido.
Sl
84:10 Pois um dia nos teus átrios
vale mais que mil;
prefiro
estar à porta da casa do meu Deus,
a permanecer nas tendas da perversidade.
Sl
84:11 Porque o SENHOR Deus
é sol e escudo;
o
SENHOR
dá graça e glória;
nenhum bem sonega
aos que andam retamente.
Sl 84:12
Ó SENHOR dos Exércitos,
feliz
o homem que em ti confia.
Você tem falta de algum bem? A palavra de Deus diz que Deus não
sonega bem algum aos que andam retamente e além disso dá de sua graça e glória,
sendo dos seus um grande escudo. A estes que assim confiam em Deus, a Escritura
diz, neste salmo 84, que são felizes. Deus é tremendo!