terça-feira, 19 de março de 2013
terça-feira, março 19, 2013
Jamais Desista
Salmo 61: 1-8 - AO DEUS QUE POR MIM TUDO EXECUTA...
Outro dos salmos de
Davi no qual ele começa invocando o seu Deus que por ele tudo executa. Ele
exclama com veemência não dando ordens a Deus mas entendendo que ele o escuta e
o atenderá logo.
Ouve ó Deus é a minha
oração também! Este é um início de oração de quem sabe que suas orações estão
sendo ouvidas por quem tem de ouvi-las e a resposta é certa. A alma que clama
deve ter certeza de que Deus a ouve. Eu sei que Deus ouve as minhas orações,
apesar de mim.
Apesar de mim,
Senhor, ouve as minhas orações! Depois, ele logo completa com “atende a minha
oração”. Primeiro, Senhor, ouve, depois atende. Porquê? Ele explica que desde
os confins da terra ele tem clamado por ele no abatimento do seu coração.
Percebe-se que está
angustiado e aflito e pede que Deus o leve à Rocha! Jesus Cristo é a rocha! Em
seguida após adorar o seu Deus, neste salmo, ele já diz que Deus já o ouviu. Eu
quero orar como Davi orava! Cada vez mais que me dedico a segmentar e a
comentar os salmos, eu fico encantado com essa pessoa que tinha um coração que
era segundo o seu Deus.
Calvino faz um
comentário sobre este salmo em sua introdução explicando os motivos de sua
confecção e sempre apontando para Deus, o autor de toda a vida.
Este salmo começa com a
oração, ou, pelo menos, com o breve registro de uma oração, que Davi preferiu a
Deus em uma estação de profunda angústia. No entanto, está ocupado
principalmente com os louvores de Deus, expressando sua gratidão por uma
libertação milagrosa que ele experimentou de algum perigo iminente e por seu
estabelecimento no trono.
Ao músico chefe sobre
Neginoth, um salmo de David ...
ó Deus,
a minha
súplica;
atende
à minha
oração.
Sl 61:2
Desde os confins da terra
clamo por
ti,
no
abatimento do meu coração.
Leva-me
para a rocha
que é alta
demais para mim;
Sl 61:3
pois tu me tens sido refúgio
e torre
forte contra o inimigo.
Sl 61:4
Assista eu no teu tabernáculo,
para
sempre;
no esconderijo das tuas asas,
eu me
abrigo.
Sl 61:5
Pois ouviste, ó Deus,
os meus
votos
e me deste
a herança dos que temem
o teu
nome.
Sl 61:6
Dias sobre dias
acrescentas
ao rei;
duram os
seus anos gerações após gerações.
Sl 61:7 Permaneça para sempre
diante de
Deus;
concede-lhe
que a
bondade e a fidelidade o preservem.
Sl 61:8
Assim, salmodiarei o teu nome para sempre,
para
cumprir, dia após dia, os meus votos.
Sempre, aprenderemos
com Davi, suas orações eram encerradas exaltando a Deus e proclamando as suas
maravilhas. Ele conclui com o verbo no futuro do presente dizendo
salmodiarei... e você, leitor: salmodiará também o seu nome para sempre, para
cumprir, dia após dia, os seus votos! Espero que sim!
segunda-feira, 18 de março de 2013
segunda-feira, março 18, 2013
Jamais Desista
Salmo 60: 1-12 - ORAÇÃO EM TEMPOS DE GUERRA
Outro
dos salmos de Davi feito, conforme título do salmo, para o músico-chefe de
Susã-eduth, Michtam de Davi, para ensinar, quando ele lutou com os sírios da
Mesopotâmia, e com os sírios de Zobá, e quando Joabe voltou, e feriu 12.000
edomitas no vale do Sal.
Davi
entende que tudo vem de Deus e é por ele controlado. Davi crê na soberania de
Deus e na sua providência. Por isso que começa seu salmo com um lamento por
algum tipo de perda. Ele não somente atribui a vitória a Deus, como atribui a
Deus também a derrota.
É
preciso cuidado para não confundirmos as coisas, principalmente quando digo que
tanto a vitória quanto a derrota vieram de Deus como se nada pudessem fazer ou
tivesse significado sendo os homens marionetes nas mãos de um deus estranho. Eu
não disse isso.
Eu
disse que tudo vem de Deus, inclusive as nossas derrotas. Quando ele não sai
com nossos exércitos, a derrota é certa. No entanto, ele está nos controlando?
Não, não está! Somos os únicos responsáveis e seremos punidos por isso. Por
todos os nossos atos haveremos de dar contas a Deus.
Como
então iremos convencer Deus a sair com nossos exércitos sempre? Ora é somente
SEMPRE estarmos em completa obediência a ele.
No
comentário de Calvino, apenas na sua introdução, há um aprofundamento da
contextualização deste salmo e a boa explicação de suas razões.
Para o músico-chefe de Shushan-eduth, Michtam de Davi,
ensinar; quando ele se esforçou com os sírios da Mesopotâmia, e com os sírios
de Zoba, e quando Joabe voltou, e feriu os edomitas no vale do sal, doze mil.
Da primeira parte deste título, falei em outro lugar,
e não insisto em mais do que repetir, que Shushan-eduth, o lírio de testemunho,
ou de beleza, parecem ter sido as primeiras palavras de Uma canção que era
comummente conhecida na época. É adicionado, para ensinar; e isso, como alguns
pensaram, porque o salmo foi dado aos levitas, para que pudessem aprender. Mas
outros rejeitaram muito bem essa idéia, pois não podemos supor que um título,
que seja igualmente aplicável a todos os salmos, teria sido usado aqui como um
termo de distinção. Mais provavelmente, ele aponta para uma determinada
instrução ou doutrina, que seria ensinada pelo seguinte salmo. Podemos supor
que Davi, que ganhou tantas vitórias decisivas, mas ainda não teve a satisfação
de ver o reino finalmente se estabelecer sob ele, emprega a palavra para
denotar que ele tinha uma lição especial para impor, o que era o dever de todos
que até então se opuseram a ele para pôr fim às facções e, depois de tais
evidências convincentes, reconheceram que ele era seu rei divinamente
designado. Que experimente, pelo menos, como se ele tivesse dito, provar que a
soberania que mantenho se encontra com a aprovação de Deus, coroada, como é,
aos olhos de todos, com tantos tokens de seu favor. O salmo é descrito como
sendo uma espécie de canção de triunfo para vitórias obtidas sobre os sírios e
outras nações aliadas. Como os judeus consideram a Mesopotâmia e outros países
serem incluídos na Síria, que eles chamam de Aram, eles são forçados
posteriormente a distingui-lo em partes diferentes, pois aqui encontramos a
Síria Naharim colocada para a Mesopotâmia, que alguns dos latinos chamaram de
Interamis (ou entre dois rios), seguindo a etimologia grega; Para a Mesopotâmia
em grego, significa entre dois rios, isto é, entre o Tigres e o Eufrates. Em
seguida, temos a Síria Soba mencionada, que alguns consideraram em boas bases
para ser Sophene, porque adjacente à margem do Eufrates; e disse Davi (2 Samuel
8: 3) ter ferido Rehob, rei de Soba, quando ele foi para recuperar sua
fronteira no rio. Na mesma passagem, lemos sobre uma terceira Síria, a de
Damasco, mais próxima da Judéia, e quase tocada nela. A Síria é, em outros
lugares da Escritura, representada ainda mais extensa, e tem epítetos anexados
a ela de acordo com os diferentes territórios que devem ser apontados. Como
Davi teve guerra com a parte mais adjacente da Síria e derrotou o exército que
saiu dela para a assistência dos amonitas, pode-se perguntar por que ele fala
apenas dos habitantes da Mesopotâmia e Soba. Eu acho provável que ele
especifique as nações mais distantes, como sendo a mais formidável, e
oferecendo uma prova mais ilustre do favor Divino que acompanhou seus braços.
Por esta razão, ele passa sobre as nações mais vizinhas, e menciona aqueles que
estavam situados à distância, cujo terror era conhecido apenas pelo relatório,
e cuja queda era algo inaudito e quase incrivel. Na história inspirada, muitos teriam
sido mortos, (1 Crônicas 18:12), no título deste salmo apenas doze mil; mas a
aparente inconsistência é facilmente explicada. É Abishai quem a história
representa como vencendo as forças, que aqui são dito ter sido derrubado por
Joabe. Devemos considerar que o exército foi dividido entre os dois irmãos.
Abishai sendo inferior em grau e autoridade, não precisamos imaginar que o
louvor da vitória seja atribuído a ele quem era o comandante-chefe, embora
ambos tivessem compartilhado em ganhá-lo; como em 1 Samuel 18: 7, Davi é
descrito como tendo toda a honra da vitória, porque ele era o indivíduo sob os
auspícios dos quais tinha sido cumprido. É provável que cerca de metade do
número mencionado na história caiu durante o noivado principal, e que o resto
tenha fugido do campo, foram colocados à espada por Joabe em seu retiro.
Sl 60:1 Ó
Deus,
tu
nos rejeitaste e nos dispersaste;
tens estado indignado;
oh! Restabelece-nos!
Sl
60:2 Abalaste a terra,
fendeste-a;
repara-lhe as brechas,
pois ela ameaça ruir.
Sl
60:3 Fizeste o teu povo experimentar reveses
e nos deste a beber vinho que atordoa.
Sl
60:4 Deste um estandarte aos que te temem,
para fugirem de diante do arco.
Sl 60:5 Para que os teus amados sejam
livres,
salva com a tua destra
e responde-nos.
Sl 60:6 Falou Deus na sua santidade:
Exultarei;
dividirei Siquém
e medirei o vale de Sucote.
Sl
60:7 Meu é Gileade,
meu
é Manassés;
Efraim
é a defesa de minha cabeça;
Judá
é o meu cetro.
Sl
60:8 Moabe, porém, é a minha bacia de lavar;
sobre
Edom atirarei a minha sandália;
sobre
a Filístia jubilarei.
Sl
60:9 Quem me conduzirá à cidade fortificada?
Quem
me guiará até Edom?
Sl 60:10 Não nos rejeitaste, ó Deus?
Tu não sais,
ó Deus,
com os nossos exércitos!
Sl
60:11 Presta-nos auxílio na angústia,
pois vão é o socorro do homem.
Sl
60:12 Em Deus faremos proezas,
porque ele mesmo calca aos pés os nossos
adversários.
Ele pede auxílio e socorro a Deus, ao único que pode auxiliar
na angústia, calcar aos pés os nossos adversários e nos permitir fazer proezas,
em seu nome. Eu entendo nesse belo salmo que Deus tem compromisso com a minha
pessoa enquanto a minha pessoa tiver compromissos com ele e permanecer fiel, do contrário, Deus não será
conivente com qualquer ato tresloucado de minha parte.
Até o ímpio quando dá ouvidos à obediência e segue a verdade é
beneficiado e mais agraciado. Apesar de tudo, não recebemos tudo o que
merecemos por causa da longanimidade de Deus e
de sua infinita misericórdia que nos estende o manto da sua graça nos
concedendo novas oportunidades todos os dias. Davi sabia disso! E você?
domingo, 17 de março de 2013
domingo, março 17, 2013
Jamais Desista
Salmo 59: 1-17 - SÚPLICA EM PROL DE LIBERTAÇÃO
Não
haveria como Davi escapar de Saul que estava determinado a exterminá-lo. Para
Saul, Davi era aquele que iria tomar o seu lugar no seu reino. Ele já sabia que
isso iria acontecer, mas ele lutava contra isso e se esforçava para dar tudo
errado para Davi. Para Satanás, Davi era aquele que carregava a semente
messiânica que iria esmagar a sua cabeça.
Assim
a perseguição era cruel e tudo estava certo para a derrota final de Davi, mas
não podemos esquecer daquele que escreve a história dos homens sem se quer
destruir a vontade deles ou anular a sua liberdade de escolha que irá gerar o
pecado pelo qual irão ter de prestar contas.
Deus
não permitiu que fosse apanhado e proveu livramento espetacular para Davi.
Durante muito tempo Davi foi perseguido, mas em nenhum momento foram bem sucedidos
os seus inimigos. Assim como Davi não perdia uma batalha se quer e sempre era o
vencedor, mesmo estando contra ele todos os fatores, assim, quando perseguido,
também escapava sem ser apanhado.
Ele
então escreve este salmo que é uma oração ao seu Deus que nos ensina a clamar,
a esperar e a ter fé e confiança que Deus no seu tempo proverá o que tiver de
ser provido para sua honra e glória e nosso gozo nele.
No
comentário de Calvino, apenas a sua introdução, vemos a contextualização deste
salmo e sua explicação que nos ajudam a entender um pouco melhor. Somos gratos
por Calvino que estudou e produziu excelentes comentários.
Para o principal músico, Al-taschith, [destrua não],
Michtam de David, quando Saul enviou, e eles sitiaram a casa para matá-lo.
O incidente na história de Davi, aqui referido, é
aquele com o qual todos estamos familiarizados, (1 Samuel 19:11.) Assediado em
sua própria casa por uma tropa de soldados e sem ter oportunidade de sair da
cidade, todas as avenidas para o qual foi posto de posse pelos guardas de Saul,
parecia impossível que ele pudesse escapar com sua vida. Ele era agradecido por
sua libertação à ingenuidade de sua esposa, mas era no amor divino que ele
procurava segurança. Mical pode ter inventado o artifício que enganou os
soldados enviados por seu pai, mas ele nunca poderia ter sido salvo senão pela
maravilhosa preservação de Deus. Dizem-se nas palavras do título que sua casa estava
sendo sitiada, e isso equivale, nas circunstâncias, a ser dito que ele estava com
seus dias contados; pois os emissários de Saul foram enviados com ordens não só
por sua apreensão, mas sua morte.
Sl 59:1
Livra-me,
Deus
meu,
dos meus inimigos;
põe-me
acima do alcance
dos
meus adversários.
Sl 59:2
Livra-me
dos
que praticam a iniquidade
e
salva-me
dos
homens sanguinários,
Sl 59:3 pois que armam ciladas à minha
alma;
contra mim se reúnem os fortes,
sem transgressão minha,
ó SENHOR,
ou
pecado meu.
Sl
59:4 Sem culpa minha,
eles se apressam e investem;
desperta,
vem ao meu encontro
e vê.
Sl 59:5
Tu, SENHOR, Deus dos Exércitos,
és
o Deus de Israel;
desperta, pois,
e vem de encontro a todas as nações;
não te compadeças de nenhum
dos que traiçoeiramente praticam a iniquidade.
Sl 59:6 Ao anoitecer,
uivam como cães, à volta da cidade.
Sl
59:7 Alardeiam de boca;
em seus lábios há espadas.
Pois
dizem eles:
Quem há que nos escute?
Sl 59:8
Mas tu, SENHOR,
te
rirás deles;
zombarás
de todas as nações.
Sl 59:9
Em ti,
força
minha,
esperarei;
pois Deus é meu alto refúgio.
Sl
59:10 Meu Deus virá ao meu encontro
com a sua benignidade,
Deus
me fará ver o meu desejo
sobre os meus inimigos.
Sl
59:11 Não os mates,
para que o meu povo não se esqueça;
dispersa-os
pelo teu poder
e
abate-os,
ó Senhor,
escudo nosso.
Sl 59:12 Pelo pecado de sua boca,
pelas palavras dos seus lábios,
na sua própria soberba
sejam enredados
e pela abominação
e mentiras que proferem.
Sl 59:13 Consome-os com indignação,
consome-os,
de sorte que jamais existam
e se saiba que reina Deus em Jacó,
até aos confins da terra.
Sl
59:14 Ao anoitecer,
uivam como cães,
à volta da cidade.
Sl
59:15 Vagueiam à procura de comida
e, se não se fartam, então, rosnam.
Sl 59:16
Eu, porém,
cantarei
a tua força;
pela manhã louvarei com alegria
a tua misericórdia;
pois
tu me tens sido
alto refúgio
e proteção
no dia da minha angústia.
Sl
59:17 A ti,
força minha,
cantarei louvores,
porque Deus é meu alto refúgio,
é o Deus da minha misericórdia.
sábado, 16 de março de 2013
sábado, março 16, 2013
Jamais Desista
Salmo 58: 1-11 - DEUS JULGA NA TERRA
O
salmo é um apelo e uma certeza de que haverá justiça na terra, pois no presente
momento não há. Assim é o que vê o salmista ao analisar a conduta dos ímpios. O
salmo é também de Davi que deseja a justiça que demonstra a sua integridade e
que anuncia o fim dos ímpios e todos os injustos de sobre a terra.
Quando
alguns discípulos querendo arranjar um lugar de destaque diante de Jesus no seu
reino o procuraram em particular e ainda levaram uma intercessora que por eles
falasse, a própria mãe deles, seu pedido foi muito claramente censurado por
Jesus. O sentar-se à sua direita cabia tão-somente ao Pai designar e não seria
assim escolhido ali. Os demais discípulos se indignaram com esses dois e
começou uma pequena confusão e disputa.
Jesus
aproveita para ensinar a todos eles algo muito profundo. No reino de Deus as
coisas são diferentes das coisas feitas e arranjadas na terra. Querendo
destaque na terra, os homens se aproximam das autoridades e fazem conchaves,
acordos, tramoias e há muitas brigas, disputas, enganos, mentiras e falsidades.
Querendo destaque nos céus, Jesus os orientou a ser o último e não o primeiro;
Jesus ensinou a serem servos e não líderes; Jesus ensinou eles a serem humildes
e terem confiança em Deus.
A
injustiça ocorre aonde se não entre os homens? Assim, não devemos ser como os
outros homens que não conhecem a Deus, não o temem e querem se dar bem a todo
custo passando por cima dos outros. Somos diferentes e agora somos filhos de
Deus: eu tenho certeza de quem me defende é Deus e que por fim se levantará a
meu favor. Não preciso de políticos, de favores, de homens influentes, eu
preciso é de Deus! Davi entendia isso neste salmo.
Calvino
em seu comentário, apenas na introdução diz que o salmo está dividido em duas
partes onde na primeira entende Davi falando de sua integridade diante das
calúnias lançadas por seus inimigos diante dele e depois de ter assim
expressado ele conclui apelando a Deus que execute a justiça na terra.
Para o principal músico, não destrua, Michtam de
David..
Sl 58:1
Falais verdadeiramente justiça,
ó
juízes?
Julgais
com retidão
os
filhos dos homens?
Sl 58:2
Longe disso;
antes,
no íntimo engendrais iniqüidades
e distribuís na terra a violência de
vossas mãos.
Sl
58:3 Desviam-se os ímpios
desde a sua concepção;
nascem
e já se desencaminham,
proferindo mentiras.
Sl
58:4 Têm peçonha
semelhante à peçonha da serpente;
são como a víbora surda,
que tapa os ouvidos,
Sl 58:5 para não ouvir a voz dos
encantadores,
do mais fascinante em encantamentos.
Sl 58:6 Ó
Deus,
quebra-lhes
os dentes na boca;
arranca,
SENHOR,
os
queixais aos leõezinhos.
Sl 58:7
Desapareçam como águas que se escoam;
ao
dispararem flechas,
fiquem elas embotadas.
Sl 58:8
Sejam como a lesma,
que
passa diluindo-se;
como o
aborto de mulher,
não
vejam nunca o sol.
Sl 58:9
Como espinheiros,
antes
que vossas panelas sintam deles o calor,
tanto os verdes como os que estão em brasa
serão arrebatados como por um redemoinho.
Sl 58:10
Alegrar-se-á o justo
quando
vir a vingança;
banhará
os pés
no
sangue do ímpio.
Sl 58:11
Então, se dirá:
Na
verdade,
há recompensa para o justo;
há
um Deus,
com efeito,
que julga na terra.
O fim desse salmo é a minha crença! Ainda que eu não seja visto
diante do reino dos homens e não tenha tido as oportunidades que são compradas
por um pedaço ou uma parte de nossas honras, ainda assim, eu creio que há
recompensa para o justo e que há um Deus que julga na terra.
sexta-feira, 15 de março de 2013
sexta-feira, março 15, 2013
Jamais Desista
Salmo 57: 1-11 - DAVI CLAMA A DEUS NA CAVERNA QUANDO FUGIA DE SAUL
Salmo
de Davi feito quando fugia da perseguição cruel e implacável de Saul quando
estava na caverna. Calvino o divide em duas partes, sendo a primeira um momento
de extravasamento de Davi como era de seu costume diante de Deus e a segunda
expressando sua confiança e tendo a expectativa de seu livramento daquela
situação complicada.
Davi
clama ao Deus Altíssimo, como ele mesmo diz, ao Deus que por ele tudo executa.
Sim, Deus por nós tudo executa. Davi sabia disso e por isso confiava em seu
Deus e jamais precipitou-se em comportamentos errados por causa das promessas
de Deus que havia em sua vida.
A
oração de Davi nos salmos que ele compôs refletem o relacionamento que ele
tinha com o Espírito Santo. Apesar de Deus ser espírito e invisível aos nossos
olhos e ouvidos, Davi caminhava sempre lado a lado com ele. Isso fazia toda a
diferença em sua vida e não o deixava jamais se desesperar, mas esperar em Deus
com calma.
Calvino
em seu comentário, na introdução vai contextualizar o feitura deste salmo e nos
dar mais informações sobre ele.
Este salmo consiste em duas partes. Na primeira, Davi
expressa a ansiedade que sentiu, implorando assistência divina contra Saul e
seus outros inimigos. Na segunda, ele prossegue com a expectativa confiante de
libertação e agita sua alma para o exercício do louvor.
Para o principal músico, Al-tascheth, [335] Michtam de
David, quando ele fugiu do rosto de Saul na caverna.
Nos deixamos inteiramente conjeturar quanto ao
significado da palavra Michtam; e a igualdade de incerteza prevalece entre os
intérpretes quanto ao motivo da inscrição dada ao salmo, Al-tascheth, ou seja,
não destrua. Alguns são de opinião que isso formou o início de uma música bem
conhecida no momento; outros levam a ser uma expressão proferida por Davi na
exigência desesperada a que ele foi reduzido, ó Deus! Não me destrua, outros
entendem que a palavra está inscrita no salmo em louvor pelo alto princípio demonstrado
por Davi quando impediu Abishai de matar Saul e são confirmados em sua opinião
pelo fato de que esta é a própria expressão que o historiador inspirado
representa-o como tendo usado (1 Samuel 26: 9). Mas como as orações que se
seguem devem ter sido oferecidas antes de dar qualquer injunção a Abishai, esta
explicação não é satisfatória; e devemos adotar um ou outro das duas anteriores
suposições, ou seja, que o salmo foi composto com base em alguma música
geralmente conhecida na época, ou que a palavra expressa uma breve oração, que
Davi anota como tendo sido proferida em circunstâncias memoráveis e em
circunstâncias de grande perigo.
ó
Deus,
tem
misericórdia,
pois
em ti a minha alma se refugia;
à sombra das tuas asas me abrigo,
até que passem as calamidades.
Sl 57:2
Clamarei ao Deus Altíssimo,
ao
Deus que por mim tudo executa.
Sl 57:3
Ele
dos
céus me envia o seu auxílio e me livra;
cobre
de vergonha os que me ferem.
Envia
a sua misericórdia
e a sua fidelidade.
Sl
57:4 Acha-se a minha alma entre leões,
ávidos de devorar os filhos dos homens;
lanças e flechas são os seus dentes,
espada afiada, a sua língua.
Sl 57:5
Sê exaltado,
ó
Deus,
acima dos céus;
e
em toda a terra
esplenda a tua glória.
Sl 57:6
Armaram rede aos meus passos,
a
minha alma está abatida;
abriram
cova diante de mim,
mas
eles mesmos caíram nela.
Sl 57:7
Firme está o meu coração,
ó
Deus,
o meu coração está firme;
cantarei e entoarei louvores.
Sl
57:8 Desperta, ó minha alma!
Despertai,
lira e harpa!
Quero acordar a alva.
Sl
57:9 Render-te-ei graças entre os povos;
cantar-te-ei
louvores entre as nações.
Sl 57:10 Pois a tua misericórdia se eleva
até aos céus,
e a tua fidelidade, até às nuvens.
Sl 57:11
Sê exaltado,
ó
Deus,
acima dos céus;
e
em toda a terra
esplenda a tua glória.
O vs. 5 e o 11 se repetem neste salmo belíssimo desejando que o
nome de Deus e sua glória sejam exaltados por toda a terra. Nós não vivemos
para dar glória a Deus e se alegrar nele para sempre? A oportunidade que
estamos tendo no dia de hoje não é para negociarmos, comprarmos, vendermos,
etc... ainda que venhamos a fazer todas essas coisas e muito mais, mas é para
glorificarmos o nome de Deus em todas essas situações.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete –
...
quinta-feira, 14 de março de 2013
quinta-feira, março 14, 2013
CrerParaVer
Salmo 56: 1-13 - CONFORTO NAS PERSEGUIÇÕES
Salmo
de Davi onde ele mistura suas queixas com suas orações. É engraçado como ele
enfrenta as adversidades que vem sobre ele. Ele entende que Deus está no
controle de tudo, mas não entende por que tem de ser perseguido e viver assim
encurralado não tendo feito nada que merecesse isso.
Então
ele invoca a Deus e apresenta suas queixas. Ele não cobra nada de Deus como se
Deus lhe fosse um devedor de bênçãos. As bênçãos de Deus não são dívidas, mas
dádivas gratuitas dele para nós, no presente momento.
Saul
o perseguia como louco. Satanás tinha em mente somente uma coisa destruir
aquele que era o portador da semente messiânica, por isso, ferozmente e
cruelmente o perseguia e tentava o oprimir de forma que ele pudesse se
desesperar e cair em seus laços.
Davi
era o escolhido de Deus e bem poderia ter se levantado contra Saul e o
derrotado, mas sua visão não era comum, humana. Ele temia a Deus e isso fez a
diferença. Quem iria cuidar de Saul e exterminá-lo não seria ele, apesar de
todas as promessas, mas o próprio Deus, no seu tempo certo.
Veja
que Calvino fala com propriedade sobre a introdução deste salmo além de
procurar contextualizá-lo para melhor aprendermos com o Espírito Santo. Ele
fala de Aquis, conforme Samuel: I Sm 21:10 Levantou-se
Davi, naquele dia, e fugiu de diante de Saul, e foi a Aquis, rei de Gate, e
do comportamento estranho de Davi se fazendo passar por louco. Isso tudo por que fugia de Saul.
Ao músico-chefe sobre a pomba silenciosa em lugares
distantes, Michtam de Davi, quando os filisteus o levaram a Gath.
A parcela da história referida no título é registrada
em 1 Samuel 21. Sendo expulsos de todos os esconderijos em que ele até então
encontrou segurança, ele fugiu para o rei Aquis. Ele fala aqui de ter sido
apreendido; e que ele era assim, pode ser recolhido a partir da narrativa
inspirada, onde Aquis é representado como dizendo: "Eis que vês o homem
ficar louco; por isso, então, você o trouxe para mim?" É provável que eles
suspeitassem de algum comportamento sinistro na visita. Ele escapou dessa
ocasião fingindo loucura; mas este salmo prova que ele deve estar envolvido em
uma súplica fervorosa, e que a fé estava secretamente em exercício, mesmo
quando ele traiu essa fraqueza. Ele não parece ter estado sob essa agitação
desordenada, que instiga os homens a adotar métodos de alívio que são
positivamente pecaminosos; mas na emergência desesperada a que ele foi
reduzido, ele foi obrigado pelo medo a empregar um dispositivo habilidoso, que
poderia salvar sua vida, embora reduza sua dignidade aos olhos do mundo. Se ele
perdeu o louvor da magnanimidade, é aparentemente aparente desse salmo, que
culpa extenuante havia entre fé e medo em seu coração. As palavras, sobre a
pomba silenciosa, são supostas por alguns ter formado o início de uma música
bem conhecida na época. Outros pensaram que Davi está aqui em comparação com
uma pomba; e esta conjectura é corroborada pela propriedade da metáfora em suas
circunstâncias atuais, especialmente quando é adicionado, em lugares distantes,
pois ele foi levado para o país de um inimigo pela fúria de seus perseguidores.
O significado que alguns atribuíram à palavra, traduzindo-o num palácio, é
farfetched. Já dei minhas opiniões sobre o termo Michtam. Eu não pretendi dizer
nada dogmaticamente sobre um ponto em que mesmo os intérpretes hebraicos não
estão de acordo em opinião; Mas a probabilidade é que era um tipo particular de
música, ou um instrumento musical.
Salmos
56:1 Tem misericórdia de mim, ó Deus,
porque
o homem procura ferir-me;
e
me oprime pelejando todo o dia.
Sl 56:1
Tem misericórdia de mim,
ó
Deus,
porque o homem procura ferir-me;
e me oprime pelejando todo o dia.
Sl
56:2 Os que me espreitam
continuamente querem ferir-me;
e são muitos os que atrevidamente me
combatem.
Sl
56:3 Em me vindo o temor,
hei de confiar em ti.
Sl 56:4 Em Deus,
cuja palavra eu exalto,
neste
Deus
ponho a minha confiança
e nada temerei.
Que me pode fazer um mortal?
Sl 56:5
Todo o dia
torcem
as minhas palavras;
os seus
pensamentos
são
todos contra mim para o mal.
Sl 56:6 Ajuntam-se,
escondem-se,
espionam os meus passos,
como aguardando a hora de me darem cabo da
vida.
Sl
56:7 Dá-lhes a retribuição
segundo a sua iniquidade.
Derriba
os povos,
ó Deus, na tua ira!
Sl
56:8 Contaste os meus passos
quando sofri perseguições;
recolheste
as minhas lágrimas no teu odre;
não estão elas inscritas no teu livro?
Sl 56:9 No
dia em que eu te invocar,
baterão
em retirada os meus inimigos;
bem sei isto:
que Deus é por mim.
Sl
56:10 Em Deus,
cuja palavra eu louvo,
no
SENHOR,
cuja palavra eu louvo,
Sl
56:11 neste Deus
ponho a minha confiança
e nada temerei.
Que me pode fazer o homem?
Salmos 56:12 Os votos que fiz,
eu os manterei, ó Deus;
render-te-ei ações de graças.
Salmos
56:13 Pois da morte me livraste a alma,
sim,
livraste da queda os meus pés,
para que eu ande na presença de Deus,
na
luz da vida.
Com certeza as orações de Davi em forma de salmos o ajudava a
enfrentar tantos momentos difíceis. Ele estava sempre certo de que no final
iria prevalecer a vontade de Deus, assim vive a render graças e a declarar
palavras de vitórias para ele mesmo.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete –
...