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terça-feira, 19 de março de 2013

Salmo 61: 1-8 - AO DEUS QUE POR MIM TUDO EXECUTA...

Outro dos salmos de Davi no qual ele começa invocando o seu Deus que por ele tudo executa. Ele exclama com veemência não dando ordens a Deus mas entendendo que ele o escuta e o atenderá logo.
Ouve ó Deus é a minha oração também! Este é um início de oração de quem sabe que suas orações estão sendo ouvidas por quem tem de ouvi-las e a resposta é certa. A alma que clama deve ter certeza de que Deus a ouve. Eu sei que Deus ouve as minhas orações, apesar de mim.
Apesar de mim, Senhor, ouve as minhas orações! Depois, ele logo completa com “atende a minha oração”. Primeiro, Senhor, ouve, depois atende. Porquê? Ele explica que desde os confins da terra ele tem clamado por ele no abatimento do seu coração.
Percebe-se que está angustiado e aflito e pede que Deus o leve à Rocha! Jesus Cristo é a rocha! Em seguida após adorar o seu Deus, neste salmo, ele já diz que Deus já o ouviu. Eu quero orar como Davi orava! Cada vez mais que me dedico a segmentar e a comentar os salmos, eu fico encantado com essa pessoa que tinha um coração que era segundo o seu Deus.
Calvino faz um comentário sobre este salmo em sua introdução explicando os motivos de sua confecção e sempre apontando para Deus, o autor de toda a vida.
Este salmo começa com a oração, ou, pelo menos, com o breve registro de uma oração, que Davi preferiu a Deus em uma estação de profunda angústia. No entanto, está ocupado principalmente com os louvores de Deus, expressando sua gratidão por uma libertação milagrosa que ele experimentou de algum perigo iminente e por seu estabelecimento no trono.
Ao músico chefe sobre Neginoth, um salmo de David ...
Sl 61:1 Ouve,
ó Deus,
a minha súplica;
atende
à minha oração.
Sl 61:2 Desde os confins da terra
clamo por ti,
no abatimento do meu coração.
Leva-me para a rocha
que é alta demais para mim;
Sl 61:3 pois tu me tens sido refúgio
e torre forte contra o inimigo.
Sl 61:4 Assista eu no teu tabernáculo,
para sempre;
no esconderijo das tuas asas,
eu me abrigo.
Sl 61:5 Pois ouviste, ó Deus,
os meus votos
e me deste a herança dos que temem
o teu nome.
Sl 61:6 Dias sobre dias
acrescentas ao rei;
duram os seus anos gerações após gerações.
Sl 61:7 Permaneça para sempre
diante de Deus;
concede-lhe
que a bondade e a fidelidade o preservem.
Sl 61:8 Assim, salmodiarei o teu nome para sempre,
para cumprir, dia após dia, os meus votos.

Sempre, aprenderemos com Davi, suas orações eram encerradas exaltando a Deus e proclamando as suas maravilhas. Ele conclui com o verbo no futuro do presente dizendo salmodiarei... e você, leitor: salmodiará também o seu nome para sempre, para cumprir, dia após dia, os seus votos! Espero que sim!
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete  
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segunda-feira, 18 de março de 2013

Salmo 60: 1-12 - ORAÇÃO EM TEMPOS DE GUERRA

Outro dos salmos de Davi feito, conforme título do salmo, para o músico-chefe de Susã-eduth, Michtam de Davi, para ensinar, quando ele lutou com os sírios da Mesopotâmia, e com os sírios de Zobá, e quando Joabe voltou, e feriu 12.000 edomitas no vale do Sal.
Davi entende que tudo vem de Deus e é por ele controlado. Davi crê na soberania de Deus e na sua providência. Por isso que começa seu salmo com um lamento por algum tipo de perda. Ele não somente atribui a vitória a Deus, como atribui a Deus também a derrota.
É preciso cuidado para não confundirmos as coisas, principalmente quando digo que tanto a vitória quanto a derrota vieram de Deus como se nada pudessem fazer ou tivesse significado sendo os homens marionetes nas mãos de um deus estranho. Eu não disse isso.
Eu disse que tudo vem de Deus, inclusive as nossas derrotas. Quando ele não sai com nossos exércitos, a derrota é certa. No entanto, ele está nos controlando? Não, não está! Somos os únicos responsáveis e seremos punidos por isso. Por todos os nossos atos haveremos de dar contas a Deus.
Como então iremos convencer Deus a sair com nossos exércitos sempre? Ora é somente SEMPRE estarmos em completa obediência a ele.
No comentário de Calvino, apenas na sua introdução, há um aprofundamento da contextualização deste salmo e a boa explicação de suas razões.
Davi, que estava agora empossado no trono, e que ganhou várias vitórias de sinal, que serviram para confirmá-lo no reino, neste Salmo, ele exalta a bondade de Deus e possa a expressar sua gratidão e, ao conciliar todos, unia a comunidade, que havia sido dividida em facções. Tendo anunciado primeiro as indicações claras do favor divino, que provava que Deus o havia escolhido para ser rei, mais particularmente ele chama a atenção dos fiéis para o próprio oráculo, a fim de convencê-los de que só poderiam cumprir os propósitos de Deus, cedendo seu consentimento e aprovação à unção que havia recebido de Samuel. As orações também são oferecidas em todo o salmo, exortando Deus a aperfeiçoar o que ele começou.
Para o músico-chefe de Shushan-eduth, Michtam de Davi, ensinar; quando ele se esforçou com os sírios da Mesopotâmia, e com os sírios de Zoba, e quando Joabe voltou, e feriu os edomitas no vale do sal, doze mil.
Da primeira parte deste título, falei em outro lugar, e não insisto em mais do que repetir, que Shushan-eduth, o lírio de testemunho, ou de beleza, parecem ter sido as primeiras palavras de Uma canção que era comummente conhecida na época. É adicionado, para ensinar; e isso, como alguns pensaram, porque o salmo foi dado aos levitas, para que pudessem aprender. Mas outros rejeitaram muito bem essa idéia, pois não podemos supor que um título, que seja igualmente aplicável a todos os salmos, teria sido usado aqui como um termo de distinção. Mais provavelmente, ele aponta para uma determinada instrução ou doutrina, que seria ensinada pelo seguinte salmo. Podemos supor que Davi, que ganhou tantas vitórias decisivas, mas ainda não teve a satisfação de ver o reino finalmente se estabelecer sob ele, emprega a palavra para denotar que ele tinha uma lição especial para impor, o que era o dever de todos que até então se opuseram a ele para pôr fim às facções e, depois de tais evidências convincentes, reconheceram que ele era seu rei divinamente designado. Que experimente, pelo menos, como se ele tivesse dito, provar que a soberania que mantenho se encontra com a aprovação de Deus, coroada, como é, aos olhos de todos, com tantos tokens de seu favor. O salmo é descrito como sendo uma espécie de canção de triunfo para vitórias obtidas sobre os sírios e outras nações aliadas. Como os judeus consideram a Mesopotâmia e outros países serem incluídos na Síria, que eles chamam de Aram, eles são forçados posteriormente a distingui-lo em partes diferentes, pois aqui encontramos a Síria Naharim colocada para a Mesopotâmia, que alguns dos latinos chamaram de Interamis (ou entre dois rios), seguindo a etimologia grega; Para a Mesopotâmia em grego, significa entre dois rios, isto é, entre o Tigres e o Eufrates. Em seguida, temos a Síria Soba mencionada, que alguns consideraram em boas bases para ser Sophene, porque adjacente à margem do Eufrates; e disse Davi (2 Samuel 8: 3) ter ferido Rehob, rei de Soba, quando ele foi para recuperar sua fronteira no rio. Na mesma passagem, lemos sobre uma terceira Síria, a de Damasco, mais próxima da Judéia, e quase tocada nela. A Síria é, em outros lugares da Escritura, representada ainda mais extensa, e tem epítetos anexados a ela de acordo com os diferentes territórios que devem ser apontados. Como Davi teve guerra com a parte mais adjacente da Síria e derrotou o exército que saiu dela para a assistência dos amonitas, pode-se perguntar por que ele fala apenas dos habitantes da Mesopotâmia e Soba. Eu acho provável que ele especifique as nações mais distantes, como sendo a mais formidável, e oferecendo uma prova mais ilustre do favor Divino que acompanhou seus braços. Por esta razão, ele passa sobre as nações mais vizinhas, e menciona aqueles que estavam situados à distância, cujo terror era conhecido apenas pelo relatório, e cuja queda era algo inaudito e quase incrivel. Na história inspirada, muitos teriam sido mortos, (1 Crônicas 18:12), no título deste salmo apenas doze mil; mas a aparente inconsistência é facilmente explicada. É Abishai quem a história representa como vencendo as forças, que aqui são dito ter sido derrubado por Joabe. Devemos considerar que o exército foi dividido entre os dois irmãos. Abishai sendo inferior em grau e autoridade, não precisamos imaginar que o louvor da vitória seja atribuído a ele quem era o comandante-chefe, embora ambos tivessem compartilhado em ganhá-lo; como em 1 Samuel 18: 7, Davi é descrito como tendo toda a honra da vitória, porque ele era o indivíduo sob os auspícios dos quais tinha sido cumprido. É provável que cerca de metade do número mencionado na história caiu durante o noivado principal, e que o resto tenha fugido do campo, foram colocados à espada por Joabe em seu retiro.
Sl 60:1 Ó Deus,
tu nos rejeitaste e nos dispersaste;
tens estado indignado;
oh! Restabelece-nos!
Sl 60:2 Abalaste a terra,
fendeste-a;
repara-lhe as brechas,
pois ela ameaça ruir.
Sl 60:3 Fizeste o teu povo experimentar reveses
e nos deste a beber vinho que atordoa.
Sl 60:4 Deste um estandarte aos que te temem,
para fugirem de diante do arco.
Sl 60:5 Para que os teus amados sejam livres,
salva com a tua destra
e responde-nos.
Sl 60:6 Falou Deus na sua santidade:
Exultarei;
dividirei Siquém
e medirei o vale de Sucote.
Sl 60:7 Meu é Gileade,
meu é Manassés;
Efraim é a defesa de minha cabeça;
Judá é o meu cetro.
Sl 60:8 Moabe, porém, é a minha bacia de lavar;
sobre Edom atirarei a minha sandália;
sobre a Filístia jubilarei.
Sl 60:9 Quem me conduzirá à cidade fortificada?
Quem me guiará até Edom?
Sl 60:10 Não nos rejeitaste, ó Deus?
Tu não sais,
ó Deus,
com os nossos exércitos!
Sl 60:11 Presta-nos auxílio na angústia,
pois vão é o socorro do homem.
Sl 60:12 Em Deus faremos proezas,
porque ele mesmo calca aos pés os nossos adversários.
Ele pede auxílio e socorro a Deus, ao único que pode auxiliar na angústia, calcar aos pés os nossos adversários e nos permitir fazer proezas, em seu nome. Eu entendo nesse belo salmo que Deus tem compromisso com a minha pessoa enquanto a minha pessoa tiver compromissos com ele e permanecer fiel, do contrário, Deus não será conivente com qualquer ato tresloucado de minha parte.
Até o ímpio quando dá ouvidos à obediência e segue a verdade é beneficiado e mais agraciado. Apesar de tudo, não recebemos tudo o que merecemos por causa da longanimidade de Deus e  de sua infinita misericórdia que nos estende o manto da sua graça nos concedendo novas oportunidades todos os dias. Davi sabia disso! E você?
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
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domingo, 17 de março de 2013

Salmo 59: 1-17 - SÚPLICA EM PROL DE LIBERTAÇÃO

Não haveria como Davi escapar de Saul que estava determinado a exterminá-lo. Para Saul, Davi era aquele que iria tomar o seu lugar no seu reino. Ele já sabia que isso iria acontecer, mas ele lutava contra isso e se esforçava para dar tudo errado para Davi. Para Satanás, Davi era aquele que carregava a semente messiânica que iria esmagar a sua cabeça.
Assim a perseguição era cruel e tudo estava certo para a derrota final de Davi, mas não podemos esquecer daquele que escreve a história dos homens sem se quer destruir a vontade deles ou anular a sua liberdade de escolha que irá gerar o pecado pelo qual irão ter de prestar contas.
Deus não permitiu que fosse apanhado e proveu livramento espetacular para Davi. Durante muito tempo Davi foi perseguido, mas em nenhum momento foram bem sucedidos os seus inimigos. Assim como Davi não perdia uma batalha se quer e sempre era o vencedor, mesmo estando contra ele todos os fatores, assim, quando perseguido, também escapava sem ser apanhado.
Ele então escreve este salmo que é uma oração ao seu Deus que nos ensina a clamar, a esperar e a ter fé e confiança que Deus no seu tempo proverá o que tiver de ser provido para sua honra e glória e nosso gozo nele.
No comentário de Calvino, apenas a sua introdução, vemos a contextualização deste salmo e sua explicação que nos ajudam a entender um pouco melhor. Somos gratos por Calvino que estudou e produziu excelentes comentários.
O título, que segue imediatamente, nos informa sobre a ocasião em que este salmo foi escrito, o que tem uma semelhança considerável com o precedente. Ele começa insistindo na injustiça dessa cruel hostilidade que seus inimigos lhe mostraram, e que ele não fez nada para merecer. Sua queixa é seguida por oração a Deus por ajuda; e depois, à medida que suas esperanças revivem no exercício da meditação devotada, ele profetiza sua destruição calamitosa. No final, ele se compromete a preservar uma lembrança agradecida de sua libertação e a louvar a bondade de Deus.
Para o principal músico, Al-taschith, [destrua não], Michtam de David, quando Saul enviou, e eles sitiaram a casa para matá-lo.
O incidente na história de Davi, aqui referido, é aquele com o qual todos estamos familiarizados, (1 Samuel 19:11.) Assediado em sua própria casa por uma tropa de soldados e sem ter oportunidade de sair da cidade, todas as avenidas para o qual foi posto de posse pelos guardas de Saul, parecia impossível que ele pudesse escapar com sua vida. Ele era agradecido por sua libertação à ingenuidade de sua esposa, mas era no amor divino que ele procurava segurança. Mical pode ter inventado o artifício que enganou os soldados enviados por seu pai, mas ele nunca poderia ter sido salvo senão pela maravilhosa preservação de Deus. Dizem-se nas palavras do título que sua casa estava sendo sitiada, e isso equivale, nas circunstâncias, a ser dito que ele estava com seus dias contados; pois os emissários de Saul foram enviados com ordens não só por sua apreensão, mas sua morte.
Sl 59:1 Livra-me,
Deus meu,
dos meus inimigos;
põe-me acima do alcance
dos meus adversários.
Sl 59:2 Livra-me
dos que praticam a iniquidade
e salva-me
dos homens sanguinários,
Sl 59:3 pois que armam ciladas à minha alma;
contra mim se reúnem os fortes,
sem transgressão minha,
ó SENHOR,
ou pecado meu.
Sl 59:4 Sem culpa minha,
eles se apressam e investem;
desperta,
vem ao meu encontro
e vê.
Sl 59:5 Tu, SENHOR, Deus dos Exércitos,
és o Deus de Israel;
desperta, pois,
e vem de encontro a todas as nações;
não te compadeças de nenhum
dos que traiçoeiramente praticam a iniquidade.
Sl 59:6 Ao anoitecer,
uivam como cães, à volta da cidade.
Sl 59:7 Alardeiam de boca;
em seus lábios há espadas.
Pois dizem eles:
Quem há que nos escute?
Sl 59:8 Mas tu, SENHOR,
te rirás deles;
zombarás de todas as nações.
Sl 59:9 Em ti,
força minha,
esperarei;
pois Deus é meu alto refúgio.
Sl 59:10 Meu Deus virá ao meu encontro
com a sua benignidade,
Deus me fará ver o meu desejo
sobre os meus inimigos.
Sl 59:11 Não os mates,
para que o meu povo não se esqueça;
dispersa-os
pelo teu poder
e abate-os,
ó Senhor,
escudo nosso.
Sl 59:12 Pelo pecado de sua boca,
pelas palavras dos seus lábios,
na sua própria soberba
sejam enredados
e pela abominação
e mentiras que proferem.
Sl 59:13 Consome-os com indignação,
consome-os,
de sorte que jamais existam
e se saiba que reina Deus em Jacó,
até aos confins da terra.
Sl 59:14 Ao anoitecer,
uivam como cães,
à volta da cidade.
Sl 59:15 Vagueiam à procura de comida
e, se não se fartam, então, rosnam.
Sl 59:16 Eu, porém,
cantarei a tua força;
pela manhã louvarei com alegria
a tua misericórdia;
pois tu me tens sido
alto refúgio
e proteção
no dia da minha angústia.
Sl 59:17 A ti,
força minha,
cantarei louvores,
porque Deus é meu alto refúgio,
é o Deus da minha misericórdia.

A conclusão de seus salmos são todas iguais: apontam para uma porta de esperança, uma resposta divina, uma bênção anunciada, uma declaração de amor e de adoração a Deus que jamais nos desamparará diante de quaisquer situação.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
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sábado, 16 de março de 2013

Salmo 58: 1-11 - DEUS JULGA NA TERRA

O salmo é um apelo e uma certeza de que haverá justiça na terra, pois no presente momento não há. Assim é o que vê o salmista ao analisar a conduta dos ímpios. O salmo é também de Davi que deseja a justiça que demonstra a sua integridade e que anuncia o fim dos ímpios e todos os injustos de sobre a terra.
Quando alguns discípulos querendo arranjar um lugar de destaque diante de Jesus no seu reino o procuraram em particular e ainda levaram uma intercessora que por eles falasse, a própria mãe deles, seu pedido foi muito claramente censurado por Jesus. O sentar-se à sua direita cabia tão-somente ao Pai designar e não seria assim escolhido ali. Os demais discípulos se indignaram com esses dois e começou uma pequena confusão e disputa.
Jesus aproveita para ensinar a todos eles algo muito profundo. No reino de Deus as coisas são diferentes das coisas feitas e arranjadas na terra. Querendo destaque na terra, os homens se aproximam das autoridades e fazem conchaves, acordos, tramoias e há muitas brigas, disputas, enganos, mentiras e falsidades. Querendo destaque nos céus, Jesus os orientou a ser o último e não o primeiro; Jesus ensinou a serem servos e não líderes; Jesus ensinou eles a serem humildes e terem confiança em Deus.
A injustiça ocorre aonde se não entre os homens? Assim, não devemos ser como os outros homens que não conhecem a Deus, não o temem e querem se dar bem a todo custo passando por cima dos outros. Somos diferentes e agora somos filhos de Deus: eu tenho certeza de quem me defende é Deus e que por fim se levantará a meu favor. Não preciso de políticos, de favores, de homens influentes, eu preciso é de Deus! Davi entendia isso neste salmo.
Calvino em seu comentário, apenas na introdução diz que o salmo está dividido em duas partes onde na primeira entende Davi falando de sua integridade diante das calúnias lançadas por seus inimigos diante dele e depois de ter assim expressado ele conclui apelando a Deus que execute a justiça na terra.
O seguinte salmo consiste em duas partes. No começo, Davi reivindica sua integridade pessoal das calúnias lançadas sobre ele por seus inimigos. Tendo expressado o sentimento das graves feridas que haviam infligido, a sua crueldade e sua traição, ele conclui com um apelo ao julgamento de Deus e orando para que possam ser visitados com a devida destruição.
Para o principal músico, não destrua, Michtam de David..
Sl 58:1 Falais verdadeiramente justiça,
ó juízes?
Julgais com retidão
os filhos dos homens?
Sl 58:2 Longe disso;
antes,
no íntimo engendrais iniqüidades
e distribuís na terra a violência de vossas mãos.
Sl 58:3 Desviam-se os ímpios
desde a sua concepção;
nascem
e já se desencaminham,
proferindo mentiras.
Sl 58:4 Têm peçonha
semelhante à peçonha da serpente;
são como a víbora surda,
que tapa os ouvidos,
Sl 58:5 para não ouvir a voz dos encantadores,
do mais fascinante em encantamentos.
Sl 58:6 Ó Deus,
quebra-lhes os dentes na boca;
arranca, SENHOR,
os queixais aos leõezinhos.
Sl 58:7 Desapareçam como águas que se escoam;
ao dispararem flechas,
fiquem elas embotadas.
Sl 58:8 Sejam como a lesma,
que passa diluindo-se;
como o aborto de mulher,
não vejam nunca o sol.
Sl 58:9 Como espinheiros,
antes que vossas panelas sintam deles o calor,
tanto os verdes como os que estão em brasa
serão arrebatados como por um redemoinho.
Sl 58:10 Alegrar-se-á o justo
quando vir a vingança;
banhará os pés
no sangue do ímpio.
Sl 58:11 Então, se dirá:
Na verdade,
há recompensa para o justo;
há um Deus,
com efeito,
que julga na terra.

O fim desse salmo é a minha crença! Ainda que eu não seja visto diante do reino dos homens e não tenha tido as oportunidades que são compradas por um pedaço ou uma parte de nossas honras, ainda assim, eu creio que há recompensa para o justo e que há um Deus que julga na terra.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
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sexta-feira, 15 de março de 2013

Salmo 57: 1-11 - DAVI CLAMA A DEUS NA CAVERNA QUANDO FUGIA DE SAUL

Salmo de Davi feito quando fugia da perseguição cruel e implacável de Saul quando estava na caverna. Calvino o divide em duas partes, sendo a primeira um momento de extravasamento de Davi como era de seu costume diante de Deus e a segunda expressando sua confiança e tendo a expectativa de seu livramento daquela situação complicada.
Davi clama ao Deus Altíssimo, como ele mesmo diz, ao Deus que por ele tudo executa. Sim, Deus por nós tudo executa. Davi sabia disso e por isso confiava em seu Deus e jamais precipitou-se em comportamentos errados por causa das promessas de Deus que havia em sua vida.
A oração de Davi nos salmos que ele compôs refletem o relacionamento que ele tinha com o Espírito Santo. Apesar de Deus ser espírito e invisível aos nossos olhos e ouvidos, Davi caminhava sempre lado a lado com ele. Isso fazia toda a diferença em sua vida e não o deixava jamais se desesperar, mas esperar em Deus com calma.
Calvino em seu comentário, na introdução vai contextualizar o feitura deste salmo e nos dar mais informações sobre ele.
Este salmo consiste em duas partes. Na primeira, Davi expressa a ansiedade que sentiu, implorando assistência divina contra Saul e seus outros inimigos. Na segunda, ele prossegue com a expectativa confiante de libertação e agita sua alma para o exercício do louvor.
Para o principal músico, Al-tascheth, [335] Michtam de David, quando ele fugiu do rosto de Saul na caverna.
Nos deixamos inteiramente conjeturar quanto ao significado da palavra Michtam; e a igualdade de incerteza prevalece entre os intérpretes quanto ao motivo da inscrição dada ao salmo, Al-tascheth, ou seja, não destrua. Alguns são de opinião que isso formou o início de uma música bem conhecida no momento; outros levam a ser uma expressão proferida por Davi na exigência desesperada a que ele foi reduzido, ó Deus! Não me destrua, outros entendem que a palavra está inscrita no salmo em louvor pelo alto princípio demonstrado por Davi quando impediu Abishai de matar Saul e são confirmados em sua opinião pelo fato de que esta é a própria expressão que o historiador inspirado representa-o como tendo usado (1 Samuel 26: 9). Mas como as orações que se seguem devem ter sido oferecidas antes de dar qualquer injunção a Abishai, esta explicação não é satisfatória; e devemos adotar um ou outro das duas anteriores suposições, ou seja, que o salmo foi composto com base em alguma música geralmente conhecida na época, ou que a palavra expressa uma breve oração, que Davi anota como tendo sido proferida em circunstâncias memoráveis ​​e em circunstâncias de grande perigo.
Sl 57:1 Tem misericórdia de mim,
ó Deus,
tem misericórdia,
pois em ti a minha alma se refugia;
à sombra das tuas asas me abrigo,
até que passem as calamidades.
Sl 57:2 Clamarei ao Deus Altíssimo,
ao Deus que por mim tudo executa.
Sl 57:3 Ele
dos céus me envia o seu auxílio e me livra;
cobre de vergonha os que me ferem.
Envia a sua misericórdia
e a sua fidelidade.
Sl 57:4 Acha-se a minha alma entre leões,
ávidos de devorar os filhos dos homens;
lanças e flechas são os seus dentes,
espada afiada, a sua língua.
Sl 57:5 Sê exaltado,
ó Deus,
acima dos céus;
e em toda a terra
esplenda a tua glória.
Sl 57:6 Armaram rede aos meus passos,
a minha alma está abatida;
abriram cova diante de mim,
mas eles mesmos caíram nela.
Sl 57:7 Firme está o meu coração,
ó Deus,
o meu coração está firme;
cantarei e entoarei louvores.
Sl 57:8 Desperta, ó minha alma!
Despertai, lira e harpa!
Quero acordar a alva.
Sl 57:9 Render-te-ei graças entre os povos;
cantar-te-ei louvores entre as nações.
Sl 57:10 Pois a tua misericórdia se eleva até aos céus,
e a tua fidelidade, até às nuvens.
Sl 57:11 Sê exaltado,
ó Deus,
acima dos céus;
e em toda a terra
esplenda a tua glória.

O vs. 5 e o 11 se repetem neste salmo belíssimo desejando que o nome de Deus e sua glória sejam exaltados por toda a terra. Nós não vivemos para dar glória a Deus e se alegrar nele para sempre? A oportunidade que estamos tendo no dia de hoje não é para negociarmos, comprarmos, vendermos, etc... ainda que venhamos a fazer todas essas coisas e muito mais, mas é para glorificarmos o nome de Deus em todas essas situações.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 

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quinta-feira, 14 de março de 2013

Salmo 56: 1-13 - CONFORTO NAS PERSEGUIÇÕES

Salmo de Davi onde ele mistura suas queixas com suas orações. É engraçado como ele enfrenta as adversidades que vem sobre ele. Ele entende que Deus está no controle de tudo, mas não entende por que tem de ser perseguido e viver assim encurralado não tendo feito nada que merecesse isso.
Então ele invoca a Deus e apresenta suas queixas. Ele não cobra nada de Deus como se Deus lhe fosse um devedor de bênçãos. As bênçãos de Deus não são dívidas, mas dádivas gratuitas dele para nós, no presente momento.
Saul o perseguia como louco. Satanás tinha em mente somente uma coisa destruir aquele que era o portador da semente messiânica, por isso, ferozmente e cruelmente o perseguia e tentava o oprimir de forma que ele pudesse se desesperar e cair em seus laços.
Davi era o escolhido de Deus e bem poderia ter se levantado contra Saul e o derrotado, mas sua visão não era comum, humana. Ele temia a Deus e isso fez a diferença. Quem iria cuidar de Saul e exterminá-lo não seria ele, apesar de todas as promessas, mas o próprio Deus, no seu tempo certo.
Veja que Calvino fala com propriedade sobre a introdução deste salmo além de procurar contextualizá-lo para melhor aprendermos com o Espírito Santo. Ele fala de Aquis, conforme Samuel: I Sm 21:10 Levantou-se Davi, naquele dia, e fugiu de diante de Saul, e foi a Aquis, rei de Gate, e do comportamento estranho de Davi se fazendo passar por louco. Isso tudo por que fugia de Saul.
Neste salmo, Davi mistura queixa com a oração e suprime a angústia de sua mente pela meditação sobre a misericórdia de Deus. Ele ora para que possa experimentar a ajuda divina sob as perseguições a que foi submetido por Saul e seus outros inimigos; e expressa sua confiança no sucesso. É possível, no entanto, que o salmo tenha sido escrito depois dos perigos a que ele alude foi passado e em ação de graças por uma libertação que ele já havia recebido.
Ao músico-chefe sobre a pomba silenciosa em lugares distantes, Michtam de Davi, quando os filisteus o levaram a Gath.
A parcela da história referida no título é registrada em 1 Samuel 21. Sendo expulsos de todos os esconderijos em que ele até então encontrou segurança, ele fugiu para o rei Aquis. Ele fala aqui de ter sido apreendido; e que ele era assim, pode ser recolhido a partir da narrativa inspirada, onde Aquis é representado como dizendo: "Eis que vês o homem ficar louco; por isso, então, você o trouxe para mim?" É provável que eles suspeitassem de algum comportamento sinistro na visita. Ele escapou dessa ocasião fingindo loucura; mas este salmo prova que ele deve estar envolvido em uma súplica fervorosa, e que a fé estava secretamente em exercício, mesmo quando ele traiu essa fraqueza. Ele não parece ter estado sob essa agitação desordenada, que instiga os homens a adotar métodos de alívio que são positivamente pecaminosos; mas na emergência desesperada a que ele foi reduzido, ele foi obrigado pelo medo a empregar um dispositivo habilidoso, que poderia salvar sua vida, embora reduza sua dignidade aos olhos do mundo. Se ele perdeu o louvor da magnanimidade, é aparentemente aparente desse salmo, que culpa extenuante havia entre fé e medo em seu coração. As palavras, sobre a pomba silenciosa, são supostas por alguns ter formado o início de uma música bem conhecida na época. Outros pensaram que Davi está aqui em comparação com uma pomba; e esta conjectura é corroborada pela propriedade da metáfora em suas circunstâncias atuais, especialmente quando é adicionado, em lugares distantes, pois ele foi levado para o país de um inimigo pela fúria de seus perseguidores. O significado que alguns atribuíram à palavra, traduzindo-o num palácio, é farfetched. Já dei minhas opiniões sobre o termo Michtam. Eu não pretendi dizer nada dogmaticamente sobre um ponto em que mesmo os intérpretes hebraicos não estão de acordo em opinião; Mas a probabilidade é que era um tipo particular de música, ou um instrumento musical.
Salmos 56:1 Tem misericórdia de mim, ó Deus,
porque o homem procura ferir-me;
e me oprime pelejando todo o dia.
Sl 56:1 Tem misericórdia de mim,
ó Deus,
porque o homem procura ferir-me;
e me oprime pelejando todo o dia.
Sl 56:2 Os que me espreitam
continuamente querem ferir-me;
e são muitos os que atrevidamente me combatem.
Sl 56:3 Em me vindo o temor,
hei de confiar em ti.
Sl 56:4 Em Deus,
cuja palavra eu exalto,
neste Deus
ponho a minha confiança
e nada temerei.
Que me pode fazer um mortal?
Sl 56:5 Todo o dia
torcem as minhas palavras;
os seus pensamentos
são todos contra mim para o mal.
Sl 56:6 Ajuntam-se,
escondem-se,
espionam os meus passos,
como aguardando a hora de me darem cabo da vida.
Sl 56:7 Dá-lhes a retribuição
segundo a sua iniquidade.
Derriba os povos,
ó Deus, na tua ira!
Sl 56:8 Contaste os meus passos
quando sofri perseguições;
recolheste as minhas lágrimas no teu odre;
não estão elas inscritas no teu livro?
Sl 56:9 No dia em que eu te invocar,
baterão em retirada os meus inimigos;
bem sei isto:
que Deus é por mim.
Sl 56:10 Em Deus,
cuja palavra eu louvo,
no SENHOR,
cuja palavra eu louvo,
Sl 56:11 neste Deus
ponho a minha confiança
e nada temerei.
Que me pode fazer o homem?
Salmos 56:12 Os votos que fiz,
eu os manterei, ó Deus;
render-te-ei ações de graças.
Salmos 56:13 Pois da morte me livraste a alma,
sim,
livraste da queda os meus pés,
para que eu ande na presença de Deus,
 na luz da vida.
Com certeza as orações de Davi em forma de salmos o ajudava a enfrentar tantos momentos difíceis. Ele estava sempre certo de que no final iria prevalecer a vontade de Deus, assim vive a render graças e a declarar palavras de vitórias para ele mesmo.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 

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