Estamos chegando ao final do primeiro discurso de
Moisés, o prólogo histórico que foi do vs. 1:1 e terminará neste capítulo 4, no
vs. 43. Em seguida, veremos o segundo discurso de Moisés – as condições – que
começam no vs. 44, deste capítulo e terminará no 26:19.
O objetivo continua o mesmo de fazer com que os
israelitas deveriam aprender a gratidão e a fidelidade ao Senhor com base nas
suas próprias experiências e nas experiências da geração anterior.
O primeiro discurso que estaremos encerrando agora foi
dividido em três grandes partes, as quais já vimos: A. A narração da história –
1:5 a 3:29 e deste momento em diante, finalizaremos a segunda e a terceira
parte. Parte B: o chamado à fidelidade – 4:1-40. E, parte: C: Uma observação
sobre as cidades de refúgio na Transjordânia – 4:41-43. Do vs. 44 até o final
do capítulo 4, vs. 49, já estaremos na terceira parte do discurso de Moisés.
No chamado à fidelidade, Moisés está chamando o povo à
obediência e podemos dividir seu chamado em quatro partes:
1.Uma
descrição básica da fidelidade – vs. 1 e 2, onde Moisés apresenta à nação o
padrão básico de fidelidade.
Os estatutos e os juízos que Moisés está
ensinando foi direcionado aos israelitas com a fidelidade de que cumprissem –
obediência -, vivessem, entrassem e possuíssem a terra, mas não a terra que
eles haveriam de conquistar, mas a terra que Deus lhes daria. Que moleza! É
Deus já dando a vitória, antes da luta!!!
2.As
lições do passado – vs. 3-24, onde Moisés explicou com mais detalhes o tipo de
fidelidade exigido de Israel mostrando lições do passado do povo.
Ele mencionou acontecimentos:
üEm Baal-Peor – vs.
3-9, onde os israelitas sentiram na pele o modo dramático como a decisão de
abandonar a Deus pode ter consequências terríveis. Há o registro da morte de
24.000 pessoas – Nm 25 por conta da rejeição a Deus em favor de Baal-Peor.
üNo Sinai – vs.
10-20, onde Moisés mostrou que os acontecimentos cruciais no monte Sinai também
ensinavam à segunda geração de israelitas posterior ao êxodo sobre a necessidade
do povo de Deus permanecer fieis a ele.
üE em Meribá – vs.
21-24, onde Moisés relembrou os acontecimentos em Meribá, onde ele foi proibido
de entrar na Terra Prometida por causa da sua infidelidade. Isso deveria
instruir toda aquela segunda geração da necessidade e importância da fidelidade
diante de Deus. A rebelião deles, se houvesse, seria severamente punida e não
poderiam entrar na terra como eles não entrariam.
3.As
ameaças e a esperança para o futuro – vs. 25-31, onde Moisés deixou as lições
do passado para advertir e animar os israelitas quanto ao seu futuro, uma vez
que tomassem posse da terra.
Podemos ver um paralelo com Jeremias
29:11-14 que diz:
Jeremias 29:11 Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz
o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.
Jeremias 29:12 Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
Jeremias 29:13 E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o
vosso coração.
Jeremias 29:14 E serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei voltar os vossos
cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para
onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos
transportei.
Não há outro segredo ou mistério ou coisa
a ser revelada ou ainda a ser descoberta porque estava oculta: o segredo para
achar o Senhor é buscá-lo de todo coração e de toda alma. Ele ainda reforça a
promessa em Jeremias que diz que será achado de nós quando o buscarmos de todo
coração, alma, forças e entendimento. (Ver Dt 4:29-31 e Jr 29:11-14).
4.O
resumo – vs. 32-40, onde Moisés reuniu os princípios delineados nos versos
anteriores.
Há uma palavra de ânimo, de encorajamento,
de incentivo de Moisés fechando seu primeiro discurso. Nele, ele procura
mostrar ao povo o privilégio que eles estavam tendo de ter um Deus como nenhuma
nação na terra tinha e de serem eles muito especiais por causa da aliança de
Deus com seus pais.
Moisés mostra por palavras a importância
do momento histórico e os exorta a obedecerem e serem fiéis porque haveria
grande recompensa na obediência.
Finalizando o primeiro discurso, há a
apresentação das 3 cidades de refúgio – Nm 35:9-15; Dt 19:1-3.
Dt
4:1 Agora, pois, ó Israel, ouve os estatutos e os juízos
que eu vos ensino,
para os
cumprirdes; para que vivais,
e
entreis, e possuais a terra
que
o SENHOR Deus de vossos pais vos dá.
Dt
4:2 Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela,
para que guardeis os mandamentos
do SENHOR vosso Deus,
que eu vos mando.
Dt
4:3 Os vossos olhos têm visto o que o SENHOR fez por causa de Baal-Peor;
pois a todo o homem que seguiu a
Baal-Peor o SENHOR teu Deus
consumiu do meio
de ti.
Dt
4:4 Porém vós, que vos achegastes ao SENHOR vosso Deus,
hoje todos estais vivos.
Dt
4:5 Vedes aqui vos tenho ensinado estatutos e juízos,
como me mandou o SENHOR meu Deus;
para que assim
façais no meio da terra a qual ides a herdar. Dt 4:6 Guardai-os pois, e
cumpri-os, porque isso será
a vossa sabedoria e o vosso entendimento
perante os olhos dos povos,
que ouvirão todos
estes estatutos, e dirão:
Este grande povo é nação sábia e
entendida.
Dt 4:7 Pois, que nação há tão
grande, que tenha deuses tão chegados
como o SENHOR
nosso Deus,
todas
as vezes que o invocamos?
Dt 4:8 E que nação há tão grande,
que tenha estatutos e juízos
tão justos como
toda esta lei que hoje ponho perante vós?
Dt 4:9 Tão-somente guarda-te a ti
mesmo, e guarda bem a tua alma,
que não te
esqueças daquelas coisas
que os teus olhos
têm visto, e não se apartem do teu coração
todos
os dias da tua vida; e as farás saber
a
teus filhos, e aos filhos de teus filhos.
Dt
4:10 O dia em que estiveste perante o SENHOR teu Deus em Horebe,
quando o SENHOR me disse:
Ajunta-me
este povo, e os farei ouvir as minhas palavras,
e aprendê-las-ão, para me temerem
todos os dias
que na terra
viverem, e as ensinarão a seus filhos;
Dt 4:11 E vós vos chegastes, e
vos pusestes ao pé do monte;
e o monte ardia em
fogo até ao meio dos céus, e havia trevas,
e
nuvens e escuridão;
Dt 4:12 Então o SENHOR vos falou
do meio do fogo;
a voz das palavras
ouvistes; porém, além da voz,
não
vistes figura alguma.
Dt 4:13 Então vos anunciou ele a
sua aliança
que vos ordenou
cumprir, os dez mandamentos,
e os
escreveu em duas tábuas de pedra.
Dt
4:14 Também o SENHOR me ordenou ao mesmo tempo que vos ensinasse
estatutos e juízos, para que os
cumprísseis na terra a qual passais
a possuir. Dt 4:15
Guardai, pois, com diligência
as
vossas almas, pois nenhuma figura vistes
no
dia em que o SENHOR, em Horebe,
falou
convosco do meio do fogo;
Dt 4:16 Para que não vos
corrompais, e vos façais alguma imagem
esculpida na forma
de qualquer figura,
semelhança
de homem ou mulher;
Dt 4:17 Figura de
algum animal que haja na terra;
figura de alguma
ave alada que vôa pelos céus;
Dt 4:18 Figura de
algum animal que se arrasta sobre a terra;
figura de algum
peixe que esteja nas águas debaixo da terra;
Dt 4:19 Que não levantes os teus
olhos aos céus e vejas o sol, e a lua,
e as estrelas,
todo o exército dos céus; e sejas impelido
a
que te inclines perante eles, e sirvas
àqueles que o
SENHOR teu Deus repartiu a todos os povos
debaixo
de todos os céus.
Dt
4:20 Mas o SENHOR vos tomou, e vos tirou da fornalha de ferro do Egito,
para que lhe sejais por povo
hereditário, como neste dia se vê.
Dt
4:21 Também o SENHOR se indignou contra mim
por causa das vossas palavras, e
jurou que eu não passaria o Jordão,
e que não entraria
na boa terra que o SENHOR teu Deus
te
dará por herança.
Dt 4:22 Porque eu nesta terra
morrerei, não passarei o Jordão;
porém vós o
passareis, e possuireis aquela boa terra.
Dt 4:23 Guardai-vos e não vos esqueçais
da aliança do SENHOR
vosso Deus, que
tem feito convosco, e não façais para vós
escultura
alguma, imagem de alguma coisa
que
o SENHOR vosso Deus vos proibiu.
Dt 4:24 Porque o SENHOR teu Deus
é um fogo que consome,
um Deus zeloso. Dt
4:25 Quando, pois, gerardes filhos,
e
filhos de filhos, e vos envelhecerdes na terra,
e
vos corromperdes, e fizerdes alguma escultura,
semelhança
de alguma coisa,
e fizerdes o que é
mau aos olhos do SENHOR teu Deus,
para
o provocar à ira;
Dt 4:26 Hoje tomo por testemunhas
contra vós o céu e a terra,
que certamente
logo perecereis da terra,
a
qual passais o Jordão para a possuir;
não prolongareis
os vossos dias nela,
antes
sereis de todo destruídos.
Dt 4:27 E o SENHOR vos espalhará
entre os povos, e ficareis poucos
em número entre as
nações às quais o SENHOR
vos
conduzirá.
Dt 4:28 E ali servireis a deuses
que são obra de mãos de homens,
madeira e pedra,
que não vêem, nem ouvem, nem comem,
nem
cheiram.
Dt 4:29 Então dali buscarás ao
SENHOR teu Deus, e o acharás,
quando o buscares
de todo o teu coração
e de
toda a tua alma.
Dt 4:30 Quando estiverdes em
angústia, e todas estas coisas
te alcançarem,
então nos últimos dias voltarás
para
o SENHOR teu Deus, e ouvirás a sua voz.
Dt 4:31 Porquanto o SENHOR teu
Deus é Deus misericordioso,
e não te
desamparará, nem te destruirá, nem se esquecerá
da
aliança que jurou a teus pais.
Dt
4:32 Agora, pois, pergunta aos tempos passados, que te precederam
desde o dia em que Deus criou o
homem sobre a terra,
desde uma extremidade do céu até
à outra,
se sucedeu jamais
coisa tão grande como esta,
ou se jamais se
ouviu coisa como esta?
Dt 4:33 Ou se
algum povo ouviu a voz de Deus
falando
do meio do fogo, como tu a ouviste,
e
ficou vivo?
Dt 4:34 Ou se Deus
intentou ir tomar para si um povo do
meio
de outro povo com provas, com sinais,
e
com milagres, e com peleja, e com mão forte,
e
com braço estendido, e com grandes espantos,
conforme a tudo
quanto o SENHOR vosso Deus vos fez
no
Egito aos vossos olhos?
Dt 4:35 A ti te foi mostrado para
que soubesses que o SENHOR
é Deus; nenhum
outro há senão ele.
Dt 4:36 Desde os céus te fez
ouvir a sua voz, para te ensinar,
e sobre a terra te
mostrou o seu grande fogo,
e
ouviste as suas palavras do meio do fogo.
Dt 4:37 E, porquanto amou teus
pais, e escolheu a sua descendência
depois deles, te
tirou do Egito diante de si,
com
a sua grande força.
Dt 4:38 Para lançar fora de
diante de ti
nações maiores e
mais poderosas do que tu,
para
te introduzir e te dar a sua terra por herança,
como
neste dia se vê.
Dt 4:39 Por isso hoje saberás, e refletirás
no teu coração,
que só o SENHOR é
Deus, em cima no céu
e em
baixo na terra; nenhum outro há.
Dt 4:40 E guardarás os seus
estatutos e os seus mandamentos,
que te ordeno hoje
para que te vá bem a ti,
e a
teus filhos depois de ti, e para que prolongues
os
dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá
para
todo o sempre.
Dt
4:41 Então Moisés separou três cidades além do Jordão,
do lado do nascimento do sol;
Dt 4:42 Para que ali se acolhesse
o homicida que involuntariamente
matasse o seu
próximo a quem dantes não tivesse ódio algum;
e se
acolhesse a uma destas cidades, e vivesse;
Dt 4:43 A Bezer, no deserto, no
planalto, para os rubenitas;
e a Ramote, em
Gileade, para os gaditas; e a Golã, em Basã,
Agora veremos o segundo discurso de Moisés – as
condições – que começam no vs. 44, abaixo, e terminará no 26:19.
Esta parte de Deuteronômio, nas palavras da BEG,
corresponde, aproximadamente, à série de regras e condições encontradas nos
tratados entre um suserano e seus vassalos.
Na verdade, ela contém o segundo discurso de Moisés,
que se concentra na origem e no conteúdo das leis da aliança no Sinai e na
necessidade do seu público original de reafirmar sua fidelidade a essas leis.
Vamos então dividir esse segundo discurso em quatro
seções: a introdução 4:44-49, abaixo; uma orientação geral acerca das condições
– 5:1 ao 11:32; uma lista mais detalhada das leis – 12:1 ao 26:15; e, uma
conclusão – 26:16-19.
Nessa introdução, Moisés fornece um contexto histórico
para a entrega da lei de Deus a essa segunda geração. Moisés fala de lei,
testemunhos, estatutos e juízos – linguagem pactual - que foram entregues aos
filhos de Israel quando saíram do Egito.
Dt
4:44 Esta é, pois, a lei que Moisés propôs aos filhos de Israel.
Dt
4:45 Estes são os testemunhos, e os estatutos, e os juízos,
que Moisés falou aos filhos de
Israel, havendo saído do Egito;
Dt
4:46 Além do Jordão, no vale defronte de Bete-Peor, na terra de Siom,
rei dos amorreus, que habitava em
Hesbom, a quem feriu Moisés
e os filhos de
Israel, havendo eles saído do Egito.
Dt 4:47 E tomaram a sua terra em
possessão, como também
a terra de Ogue,
rei de Basã, dois reis dos amorreus,
que
estavam além do Jordão,
do
lado do nascimento do sol.
Dt 4:48 Desde Aroer, que está à
margem do ribeiro de Arnom,
até ao monte Sião,
que é Hermom,
Dt 4:49 E toda a campina além do
Jordão, do lado do oriente,
até ao mar da
campina, abaixo de Asdote-Pisga.
A partir do próximo capítulo, começaremos com a
repetição dos dez mandamentos.
Este primeiro discurso de Moisés - O prólogo histórico
– 1:1 a 4:43 - ainda ocupa todo o capítulo 3 e termina com o capítulo 4.
Este primeiro discurso, como já vimos, foi dividido em
três grandes partes e estamos concluindo hoje a primeira parte: A narração da
história – 1:5 a 3:29. Em seguida, com o capítulo 4, terminaremos o primeiro
discurso.
Até o vs. 20 deste, terminaremos as vitórias na
Transjordânia que começamos no capítulo anterior e do 21 ao 29; depois, a
recusa e censura de Deus a Moisés em seu insistente pedido de passar o Jordão e
veremos também Josué sendo por Deus colocado no lugar de Moisés.
Em sua narrativa, Moisés faz lembrar o povo da
conquista que fizeram sobre Ogue, rei de Basã – ver Nm 21:31-35 - a qual o
Senhor entregou nas mãos dos israelitas dizendo que eles fariam a Basã o mesmo
que fizeram a Hesbom.
As palavras de Deus foram: não temas, porque a ele e
todo o seu povo, e sua terra dei na tua mão e far-lhe-ás como fizestes a Seom.
Então não foi Israel que derrotou Basã, mas Basã foi
derrotada por Deus e entregue nas mãos de Israel. Embora a vitória fosse certa
e realmente era, Israel teve de combater e enfrentar o inimigo e sair à peleja.
Muitas vitórias que temos de Deus são de fato bênçãos
de Deus, mas ele quer que saiamos à luta com nossos exércitos. Sairemos então à
luta como se estivéssemos sozinhos – mas não estamos – voltaremos da luta como
se tivéssemos ido de carona – mas não fomos.
Basã hoje é uma área de lavouras de trigo, mas, na
época, era conhecida como lugar de criação de gado e outros rebanhos – 32:14;
Sl 22:12.
Feita a conquista, foi feita a distribuição da Transjordânia
– ver também Nm 32:33-42 – entre as tribos dos rubenitas e gaditas e a meia
tribo de Manassés.
Moisés chama a atenção de seu substituto futuro,
Josué, e lhe diz que assim como foi feito a esses dois reis, assim, Josué faria
a todos os reinos que passará por causa do Senhor.
Dt
3:1 Depois nos viramos e subimos o caminho de Basã;
e Ogue, rei de Basã, nos saiu ao
encontro,
ele e todo o seu
povo, à peleja em Edrei.
Dt
3:2 Então o SENHOR me disse:
Não o temas, porque a ele e a
todo o seu povo, e a sua terra,
tenho dado na tua
mão; e far-lhe-ás como fizeste a Siom,
rei
dos amorreus, que habitava em Hesbom.
Dt
3:3 E também o SENHOR nosso Deus nos deu na nossa mão a Ogue,
rei de Basã, e a todo o seu povo;
de maneira que o ferimos
até que não lhe
ficou sobrevivente algum.
Dt 3:4 E naquele tempo tomamos
todas as suas cidades;
nenhuma cidade
houve que lhes não tomássemos;
sessenta cidades, toda a região
de Argobe, o reino de Ogue em Basã.
Dt
3:5 Todas estas cidades eram fortificadas com altos muros,
portas e ferrolhos; e muitas
outras cidades sem muros.
Dt 3:6 E destruímo-las como
fizemos a Siom, rei de Hesbom,
destruindo todas
as cidades, homens, mulheres e crianças.
Dt 3:7 Porém todo o gado, e o
despojo das cidades,
tomamos para nós
por presa.
Dt 3:8 Assim naquele tempo
tomamos a terra das mãos daqueles
dois reis dos
amorreus, que estavam além do Jordão;
desde
o rio de Arnom, até ao monte de Hermom.
Dt 3:9 (A Hermom os sidônios
chamam Siriom;
porém os amorreus
o chamam Senir);
Dt 3:10 Todas as cidades do
planalto, e todo o Gileade, e todo o Basã,
até Salcá e Edrei,
cidades do reino de Ogue em Basã.
Dt 3:11 Porque só Ogue, o rei de
Basã, restou dos gigantes;
eis que o seu
leito, um leito de ferro, não está porventura em
Rabá
dos filhos de Amom?
De nove côvados, o
seu comprimento, e de quatro côvados,
a
sua largura, pelo côvado comum.
Dt 3:12 Tomamos, pois, esta terra
em possessão naquele tempo:
Desde Aroer, que
está junto ao ribeiro de Arnom,
e a
metade da montanha de Gileade,
com as suas
cidades, tenho dado aos rubenitas e gaditas.
Dt 3:13 E o restante de Gileade,
como também todo o Basã,
o reino de Ogue,
dei à meia tribo de Manassés;
toda
aquela região de Argobe, por todo o Basã,
se
chamava a terra dos gigantes.
Dt 3:14 Jair, filho de Manassés,
alcançou toda a região de Argobe,
até ao termo dos
gesuritas, e maacatitas,
e a
chamou de seu nome, Havote-Jair até este dia.
Dt 3:15 E a Maquir dei Gileade. Dt
3:16 Mas aos rubenitas e gaditas
dei desde Gileade
até ao ribeiro de Arnom,
cujo
meio serve de limite;
e até ao ribeiro
de Jaboque, o termo dos filhos de Amom.
Dt 3:17 Como também a campina, e
o Jordão por termo;
desde Quinerete
até ao mar da campina, o Mar Salgado,
abaixo
de Asdote-Pisga para o oriente.
Dt
3:18 E no mesmo tempo vos ordenei, dizendo:
O SENHOR vosso Deus vos deu esta
terra, para possuí-la;
passai, pois,
armados vós, todos os homens valentes,
diante
de vossos irmãos, os filhos de Israel.
Dt 3:19 Tão-somente vossas
mulheres, e vossas crianças, e vosso gado
(porque eu sei que
tendes muito gado), ficarão nas vossas
cidades,
que já vos tenho dado.
Dt 3:20 Até que o SENHOR dê
descanso a vossos irmãos como a vós;
para que eles
herdem também a terra que o SENHOR
vosso
Deus lhes há de dar além do Jordão;
então voltareis cada qual à sua
herança que já vos tenho dado.
Dt
3:21 Também dei ordem a Josué no mesmo tempo, dizendo:
Os teus olhos têm visto tudo o
que o SENHOR vosso Deus tem feito
a estes dois reis;
assim fará o SENHOR a todos os reinos,
a
que tu passarás.
Dt 3:22 Não os temais, porque o
SENHOR vosso Deus
é o que peleja por
vós.
Dt
3:23 Também eu pedi graça ao SENHOR no mesmo tempo, dizendo:
Dt 3:24 Senhor DEUS! já começaste
a mostrar ao teu servo
a tua grandeza e a
tua forte mão; pois, que Deus há nos céus
e na
terra, que possa fazer segundo as tuas obras,
e
segundo os teus grandes feitos?
Dt 3:25 Rogo-te que me deixes
passar, para que veja esta boa terra
que está além do
Jordão; esta boa montanha, e o Líbano!
Dt 3:26 Porém o SENHOR
indignou-se muito contra mim
por causa de vós,
e não me ouviu;
antes
o SENHOR me disse:
Basta; não me fales mais deste
assunto;
Dt 3:27 Sobe ao cume de Pisga, e
levanta os teus olhos ao ocidente,
e ao norte, e ao
sul, e ao oriente, e vê com os teus olhos;
porque
não passarás este Jordão.
Dt 3:28 Manda, pois, a Josué, e
anima-o, e fortalece-o;
porque ele passará
adiante deste povo,
e o
fará possuir a terra que verás.
Dt 3:29 Assim ficamos neste vale,
defronte de Bete-Peor.
Moisés busca a Deus e procura em oração obter perdão
pelo erro cometido que o impediu de subir à Terra Prometida, mas Deus se mostra
irredutível e lhe diz veementemente: Basta! Não me fales mais nisto.
Temos de tomar cuidado com nossas vidas e decisões
tomadas que uma vez assumidas, não importando a sua motivação, está tomada e as
consequências farão parte dela.
Ah, se pudéssemos voltar no tempo para corrigirmos as
coisas... ah, se pudéssemos “desrasgar” os papéis que rasgamos ou os vidros que
quebramos ou os corações que afligimos, enganamos, matamos, roubamos...
Foi ainda Deus muito tolerante e paciente com Moisés
ao lhe permitir ver a terra a partir do cimo de Pisga. Em seguida, Deus fala
claramente – ... dá ordens a Josué... - a ele para preparar Josué, animando-o e
o fortalecendo.
É bem provável que Deuteronômio seja uma dessas
tentativas de Moisés de bem instruí-lo e animá-lo e fortalecê-lo.
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As mensagens do JAMAIS DESISTA do caminho do Senhor são diárias, inéditas, baseadas na Bíblia e buscando sua conformação máxima à teologia reformada e representam o pensamento do autor na sua contínua busca das coisas pertencentes ao reino de Deus e a sua justiça.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita - com gráficos, tabelas, imagens e textos - e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
Paulo Freire – Uma avaliação relâmpago
-
É sempre surpreendente, para mim, ver que a maioria das referências feitas
ao professor Paulo Freire (1921-1997) são benevolentes e eivadas de
admiração. ...
TRANSTORNANDO O CALVINISMO
-
A doutrina Calvinista é a mais bela expressão do ensino bíblico
transmitida a nós pelo seu maior representante - João Calvino. É claro, a
de se ori...