Que lindo capítulo de Êxodo! Que fantástico o
relacionamento do Criador com a criatura. Percebe-se que o Criador quer se
revelar ainda mais e andar no meio do povo, mas o povo é de dura cerviz. Deus
então se revela aos que creem e se oculta dos incrédulos.
Aquela quebra das duas tábuas da lei por Moisés
representavam a quebra da aliança de Deus com o povo por isso estava a coisa
toda tomando este rumo. O episódio do bezerro de ouro foi um episódio que
trouxe juízo aos desobedientes, ou seja aos incrédulos.
Hebreus 3:11Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no
meudescanso.
Hebreus 3:18E contra quem jurou que não entrariam no
seudescanso,
senão contra os que foram desobedientes?
Hebreus 4:1Temamos, portanto, que, sendo-nos deixada
a promessa de entrar nodescansode
Deus, suceda parecer que algum de vós tenha falhado.
Hebreus 4:3Nós, porém, que cremos, entramos nodescanso,
conforme Deus tem dito: Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meudescanso.
Embora, certamente, as obras estivessem concluídas desde a fundação do mundo.
Hebreus 4:5E novamente, no mesmo lugar: Não entrarão
no meudescanso.
Hebreus 4:8Ora, se Josué lhes houvesse dadodescanso,
não falaria, posteriormente, a respeito de outro dia.
Hebreus 4:10Porque aquele que entrou nodescansode Deus, também ele mesmo descansou
de suas obras, como Deus das suas.
Hebreus 4:11Esforcemo-nos, pois, por entrar naqueledescanso,
a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência.
Não mais a nação seria uma nação de sacerdotes,
desfrutando da comunhão contínua com Deus – 19:3-6; 29:45-46. Era este um
momento de grande crise na nação israelita.
Deus continua a insistir com Moisés - apesar de ele
ter retrucado que ele -, que foi ele, Moisés, quem fez o povo subir da terra do
Egito quando diz, vs. 1: “tu e o teu povo que fizeste subir da terra do
Egito” – g.n.
Ele fala a eles para subirem à terra que ele jurou aos
seus antepassados Abraão, Isaque e Jacó. Isso indicando que Deus preserva a sua
promessa e guarda a sua palavra zelando por ela para a cumprir, mas a sua
aliança seria exclusiva para os que buscassem ao Senhor, vs. 7.
A palavra falada do Senhor é nossa garantia e penhor
que tudo que ele prometeu se cumprirá no seu devido tempo e nossa fé se baseia
não em vento ou é cega, antes é firmada e fundamentada na palavra daquele que
prometeu. Ele falou, nós cremos. E ai faremos como o apóstolo Paulo, “cri, por isso falei”.
Eu agora parafraseio ambos e digo: cri, porque ele
falou, por isso falarei também. Explicando: a minha fé tem origem na fala de
Deus e por causa disso ela gera a fala do meu testemunho. Ele falou, eu cri. Eu
cri, por isso falarei!
Veja este “espírito da fé” de que fala Paulo: II
Coríntios 4:13 “Tendo, porém, o mesmo
espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei. Também nós
cremos; por isso, também falamos,”.
E Deus promete enviar um anjo poderoso para ir a
frente deles expulsando da terra deles – uma terra especial que mana leite e mel
-, dadas por Deus, os cananeus, e os amorreus, e os heteus, e os perizeus, e os
heveus, e os jebuseus.
E Deus declara claramente que não subirá no meio deles
por serem eles povo de dura cerviz. O povo se entristece, mas reconhece que é
assim. Se Deus fica no meio deles, eles seriam consumidos e assim ficam tristes
por serem o que são, de dura cerviz.
Foi mesmo uma má notícia o fato de que Deus não
poderia estar no meio deles. Hoje, graças ao Cristo, somos nós o próprio Templo
e Tabernáculo do Senhor que carrega a sua própria presença por onde quer que
vamos.
A garantia de que também não seremos destruídos não
está na nossa santidade e porque somos melhores do que o povo de dura cerviz,
mas por que o sumo sacerdote está conosco, o Mediador, o Messias. Ele morreu a
nossa morte para nos dar a sua vida!
Deus não poderia subir no meio deles porque se não
poderia destruí-los, assim ele fala a Moisés para dizer ao povo para o povo tirar
os seus atavios, para que ele, o Senhor, saiba o que se há de fazer.
Eles tiram os seus atavios ou seja as vestes festivas
associadas à idolatria – Gn 35:4 – e assumem uma postura de pranteadores, mas
isso não era arrependimento, antes remorsos, já que eram e continuavam a ser um
povo teimoso. No entanto, havia uma palavra e um sinal de esperança nas
palavras “para que eu saiba o que te hei
de fazer”. Aqui estava instalada uma grande crise em Israel por causa do grande
pecado cometido.
A promessa de Deus seria mantida com ele lançando fora
os cananeus e dando a terra a seu povo, mas ele, o Senhor, não seria o Senhor
que habitaria no meio deles, ao contrário, outro acordo já estava em operação –
veja vs. 7 a 11 – e tendo continuidade.
Deus se encontraria com Moisés, e com os israelitas
interessados, numa tenda “fora, bem longe
do arraial” – vs. 7. Essa “Tenda da
Congregação” – vs. 7 – não era a habitação de Deus; Josué vivia lá – vs.
11. Deus ia apenas à entrada da tenda numa coluna de nuvem para falar com
Moisés – vs. 9 e 10.
O povo obedece e Moisés entra na tenda.
O relacionamento de Moisés com o Senhor nos
impressiona e, diz a palavra, que ele lhe falava como qualquer um fala ao seu
amigo, face-a-face! Aqui agora começa um pedido especial de Moisés a Deus e ele
insiste nele com muita sutileza.
Moisés quer a garantia de que Deus vá com ele e quer
uma prova disso, ou seja, ele estava buscando uma revelação maior de Deus, ele queria
ver a glória do Senhor. Havia pouco tempo quase que o Senhor destruiria todo o
povo e dele, de Moisés, levantaria uma outra nação. Moisés estava inseguro e
precisava de algo mais de Deus.
Moisés vai se aproximando de Deus cada vez mais e o
Senhor vai lhe permitindo e ambos vão travando um diálogo que nos empolga e nos
incentiva a buscar ao Senhor mais e mais.
A nuvem desce e os cobre. O povo entra em adoração.
Moisés faz o seu pedido e Deus não permite que ele veja a sua face porque homem
nenhum verá a face de Deus e viverá e assim lhe promete passar diante dele a
sua bondade onde ele proclamaria seu nome e no momento certo protegeria ele da
sua glória com suas próprias mãos e assim Moisés o veria pelas costas.
Deus diz nesse momento e afirma que ele terá
misericórdia de quem ele tiver misericórdia, que ele se compadecerá de quem ele
se compadecer. Não há aqui em Deus protecionismo ou favoritismo ou predileção
nem preconceito da parte de Deus porque Deus é justo, santo, verdadeiro e
perfeito em todos os seus caminhos.
Assim quando ele diz que terá misericórdia e se
compadecerá de quem ele quer, ele está sendo justo, santo, bom e verdadeiro. Eu
entendo aqui que Deus havia rejeitado os incrédulos e cedido a sua presença aos
da fé, os que creem, conforme bem nos explica o autor de Hebreus ao comentar
sobre o assunto.
Ex
33:1 Disse mais o SENHOR a Moisés:
Vai, sobe daqui,
tu e o povo que fizeste subir da terra do
Egito,
à terra que jurei a Abraão, a Isaque, e a Jacó,
dizendo:
A tua descendência a darei.
Ex 33:2 E enviarei um anjo adiante de ti,
e lançarei fora os cananeus, e os
amorreus, e os heteus,
e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus,
Ex 33:3 A uma terra que mana leite e mel;
porque eu não subirei no meio de ti,
porquanto és povo de dura cerviz,
para que te não consuma eu no caminho.
Ex 33:4
E, ouvindo o povo esta má notícia,
pranteou-se e ninguém pôs sobre si os seus atavios.
Ex
33:5 Porquanto o SENHOR tinha dito a Moisés:
Dize aos filhos de Israel:
És povo de dura cerviz;
se por um momento subir no meio de ti,
te consumirei;
porém agora tira os teus atavios,
para que eu saiba o que te hei de fazer.
Ex
33:6 Então os filhos de Israel se despojaram
dos seus atavios, ao pé do monte Horebe.
Ex
33:7 E tomou Moisés a tenda,
e a estendeu para si fora do arraial,
desviada longe do arraial,
e chamou-lhe
a tenda da congregação.
E
aconteceu que todo aquele que buscava o SENHOR
saía à tenda da congregação,
que estava fora do arraial.
Ex
33:8 E acontecia que, saindo Moisés à tenda,
todo o povo se levantava,
e cada um ficava em pé à porta da sua
tenda;
e olhava para Moisés pelas costas,
até ele entrar na tenda.
Ex
33:9 E sucedia que, entrando Moisés na tenda,
descia a coluna de nuvem,
e punha-se à porta da tenda;
e o SENHOR falava com Moisés.
Ex
33:10 E, vendo todo o povo a coluna de nuvem que estava à porta da tenda,
todo o povo se levantava e cada um, à porta da sua
tenda,
adorava.
Ex
33:11 E falava o SENHOR a Moisés
face a face,
como qualquer fala com o seu amigo;
depois tornava-se ao arraial;
mas o seu servidor, o jovem Josué, filho
de Num,
nunca se apartava do meio da tenda.
Ex
33:12 E Moisés disse ao SENHOR:
Eis que tu me dizes:
Faze subir a este povo,
porém não me fazes saber
a quem hás de enviar comigo;
e tu disseste:
Conheço-te por teu nome,
também achaste graça aos meus olhos.
Ex 33:13 Agora, pois, se tenho achado graça aos teus
olhos,
rogo-te
que me faças saber o teu caminho,
e conhecer-te-ei,
para que ache graça aos teus olhos;
e considera que esta nação é o teu povo.
Ex
33:14 Disse pois:
Irá a minha presença contigo para te fazer descansar.
Ex
33:15 Então lhe disse:
Se tu mesmo não fores conosco,
não nos faças subir daqui.
Ex 33:16 Como, pois, se saberá agora
que tenho achado graça aos teus olhos, eu
e o teu povo?
Acaso não é por andares tu conosco,
de modo a sermos separados,
eu e o teu povo,
de todos os povos que há sobre a face da
terra?
Ex
33:17 Então disse o SENHOR a Moisés:
Farei também isto, que tens dito;
porquanto achaste graça aos meus olhos,
e te conheço por nome.
Ex
33:18 Então ele disse:
Rogo-te
que me mostres a tua glória.
Ex
33:19 Porém ele disse:
Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti,
e proclamarei o nome do SENHOR diante de ti;
e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia,
e me compadecerei de quem eu me compadecer.
Ex
33:20 E disse mais:
Não poderás ver a minha face,
porquanto homem nenhum verá a minha face,
e viverá.
Ex
33:21 Disse mais o SENHOR:
Eis aqui um lugar junto a mim;
aqui te porás sobre a penha.
Ex
33:22 E acontecerá que, quando a minha glória passar,
pôr-te-ei numa fenda da penha,
e te cobrirei com a minha mão,
até que eu haja passado.
Ex
33:23 E, havendo eu tirado a minha mão,
me verás pelas costas;
mas
a minha face
não se verá.
No próximo capítulo nos aprofundaremos no que Deus
falou e declarou baseado no que diz Gerard Van Groningen.
A bondade do Senhor velou aquilo que Moisés não
suportaria ver e revelou tudo o que ele suportaria. Com Jesus Cristo, a glória
velada a Moisés é revelada ao crente – Jo 1:14, 18; 2 Co 3:18 – por meio do
Espírito Santo. (BEG).
Mais de cinquenta por cento dos acidentes de trânsito e dos crimes passionais estão ligados ao consumo de álcool e outras drogas. O álcool é um ladrão de cérebros. Não é um estimulante, mas um depressivo. As cadeias estão lotadas de seus "heróis" e os cemitérios de suas vítimas. É doloroso ver uma mulher tendo que buscar o marido bêbado na sarjeta. É dramático ver um pai tendo que buscar os filhos nos antros das drogas. Precisamos dizer não ao álcool. Precisamos fugir dessa sedução perigosa. O álcool é um grande embusteiro. O álcool promete alegria e produz tristeza; promete liberdade e escraviza; promete vida e mata!
Que história terrível a deste capítulo quando se narra
que o povo de Moisés, ou seja, o povo do Senhor, se corrompeu ao se inclinar
para adorar o deus feito de ouro, um bezerro, construído por Arão e depois se
entregaram a orgia.
Tudo porque viram que Moisés tardava a descer do
monte. É uma impaciência e falta de controle do tamanho do universo. Era algo
que consumia o povo e o deixava instável e ai procuram por Arão para ver o que
fariam, mas Arão, sem qualquer dúvida, sem pestanejar, sem nenhum amor pelo
povo ou por Deus, atende ao povo.
Orienta-lhes a obterem objetos de ouro para que ele
pudesse fazer algo e o povo atende Arão e trazem aos seus pés ouro que, segundo
Arão, explicando a pergunta incisiva feita por Moisés no vs. 21 - Que te tem feito este povo, que sobre ele
trouxeste tamanho pecado? - responde-lhe,
na maior tranquilidade: eu joguei no fogo e virou isso ai.
O bezerro de ouro formado como símbolo da divindade
era muito comum no Egito. Talvez fosse o símbolo de Ápis, o deus-touro egípcio.
Quem sabe Arão tenha identificado o bezerro de ouro com o Senhor, porque
declarou o dia como de “festa ao Senhor” – vs. 5. O certo mesmo era que isso indicava
algo muito sério: o sacerdócio intermediado pelos homens era falho!
A pergunta de Moisés já colocava Arão em mal lençóis e
a sua resposta então, nada explica, apenas complica.
Tamanha impaciência do povo sendo resolvida por atos
estultos e tresloucados que somente levariam o povo a uma situação muito
perigosa. Deus queria já destruir o povo e falou com Moisés de sua pretensão,
mas Moisés, o homem mais manso da terra, age como um perfeito sacerdote e
mediador entre o povo e Deus.
O fracasso de Arão diante disso foi um indicativo de
que este sacerdócio era imperfeito e portanto, ao seu tempo, deveria ser substituído
por uma que fosse perfeita, o qual foi realizado por Cristo Jesus.
Ele não justifica a loucura do povo, mas intercede por
ele a ponto de se oferecer para ter seu nome retirado do livro de Deus. Isso
que é sacerdote, profeta, mediador e homem temente a Deus. Poderia ter levado
vantagem da situação e ser uma figura muito importante com uma nação começando
dele, mas preferiu ter paciência que o povo não teve.
Engraçado que no início deste capítulo quando Deus dá
ciência do ocorrido ele diz para Moisés no vs. 7 que o povo dele, de Moisés,
que ele tinha feito subir do deserto tinha se corrompido.
Moisés ao interceder pelo povo diz, reconhecendo a soberania
de Deus, vs. 11, exatamente o contrário ao lembrar a Deus que ele, o Senhor,
tinha feito subir o povo do deserto e que não era para ele deixar que sua ira
se acendesse contra eles.
É interessante observar essas narrativas porque ambas,
na verdade, são verdadeiras e curiosas por estarem sendo citadas quase que
juntas e como se fossem uma provocando a outra.
Soberanamente, Moisés nada fez mesmo e Deus tirou o
povo do Egito com sua forte mão, no entanto, para executar seu propósito, Deus
levantou Moisés que agindo livremente e responsavelmente – não estou falando
nem defendendo o livre-arbítrio o qual não creio – tirou o seu povo que
liderava, fazendo-o subir do Egito.
Agora que estava feita a porcaria, começavam a vir as
consequências disso e foi que houve mortes, juízo e grande peso e tristeza no
acampamento. Os levitas executaram a ordem de Moisés e se levantaram contra os
mal feitores e foram executadas 3000 mortes.
Vê-se na narrativa que Josué estava com Moisés e não
tinha participado dessa coisa terrível e desajuizada do povo de dura cerviz. Um
povo endurecido pelo pecado e impaciente com o coração cheio de adultério e
porcarias que se irromperam na noite maldita do bezerro de ouro.
Eles não queriam deuses, nem Deus, eles queriam é
deixar que seus corpos fossem possuídos pela luxúria que estava neles e que
encontrou uma desculpa para vir à tona. Precisamos ter muito cuidado com a
idolatria em nossa natureza adâmica que desperta em nós desejos malignos que uma
vez saciados nos trazem grande problemas.
Ex
32:1 Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte,
acercou-se de Arão, e disse-lhe:
Levanta-te, faze-nos deuses, que vão
adiante de nós;
porque quanto a este Moisés,
o homem que nos tirou da terra do Egito,
não sabemos o que lhe sucedeu.
Ex
32:2 E Arão lhes disse:
Arrancai os pendentes de ouro,
que estão nas orelhas de vossas mulheres,
e de vossos filhos,
e de vossas filhas,
e trazei-mos.
Ex
32:3 Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro,
que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão.
Ex
32:4 E ele os tomou das suas mãos,
e trabalhou o ouro com um buril,
e fez dele um bezerro de fundição.
Então
disseram:
Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do
Egito.
Ex
32:5 E Arão,
vendo isto,
edificou um altar diante dele;
e apregoou Arão, e disse:
Amanhã será festa ao SENHOR.
Ex
32:6 E no dia seguinte madrugaram, e ofereceram holocaustos,
e trouxeram ofertas pacíficas;
e o povo assentou-se a comer e a beber;
depois levantou-se a folgar.
Ex
32:7 Então disse o SENHOR a Moisés:
Vai, desce;
porque o teu povo, que fizeste subir do
Egito,
se tem corrompido,
Ex 32:8 E depressa se tem desviado do caminho
que eu lhe tinha ordenado;
eles fizeram para si um bezerro de fundição,
e perante ele se inclinaram,
e ofereceram-lhe sacrifícios, e disseram:
Este é o teu deus, ó Israel,
que te tirou da terra do Egito.
Ex
32:9 Disse mais o SENHOR a Moisés:
Tenho visto a este povo,
e eis que é povo de dura cerviz.
Ex 32:10 Agora, pois, deixa-me, para que o meu furor
se acenda contra ele, e o consuma;
e eu farei de ti uma grande nação.
Ex
32:11 Moisés, porém, suplicou ao SENHOR seu Deus e disse:
O SENHOR, por que se acende o teu furor contra
o teu povo,
que tiraste da terra do Egito
com grande força e com forte mão?
Ex 32:12 Por que hão de falar os egípcios, dizendo:
Para mal os tirou, para matá-los nos
montes,
e para destruí-los da face da terra?
Torna-te do furor da tua ira,
e arrepende-te deste mal contra o teu
povo.
Ex 32:13 Lembra-te de Abraão, de Isaque, e de Israel,
os teus servos, aos quais por ti mesmo
tens jurado,
e lhes disseste:
Multiplicarei a vossa descendência como as estrelas
dos céus,
e darei à vossa descendência toda esta
terra,
de que tenho falado,
para que a possuam por herança eternamente.
Ex
32:14 Então o SENHOR
arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer ao
seu povo.
Ex
32:15 E virou-se Moisés e desceu do monte
com as duas tábuas do testemunho na mão,
tábuas escritas de ambos os lados;
de um e de outro lado estavam escritas.
Ex 32:16 E aquelas tábuas eram obra de Deus;
também a escritura era a mesma escritura
de Deus,
esculpida nas tábuas.
Ex
32:17 E, ouvindo Josué a voz do povo que jubilava, disse a Moisés:
Alarido de guerra há no arraial.
Ex
32:18 Porém ele respondeu:
Não é alarido dos vitoriosos, nem alarido dos
vencidos,
mas o alarido dos que cantam, eu ouço.
Ex
32:19 E aconteceu que, chegando Moisés ao arraial,
e vendo o bezerro e as danças,
acendeu-se-lhe o furor,
e arremessou as tábuas das suas mãos,
e quebrou-as ao pé do monte;
Ex 32:20 E tomou o bezerro que tinham feito,
e queimou-o no fogo,
moendo-o até que se tornou em pó;
e o espargiu sobre as águas,
e deu-o a beber aos filhos de Israel.
Ex
32:21 E Moisés perguntou a Arão:
Que te tem feito este povo,
que sobre ele trouxeste tamanho pecado?
Ex
32:22 Então respondeu Arão:
Não se acenda a ira do meu senhor;
tu sabes que este povo é inclinado ao mal;
Ex
32:23 E eles me disseram:
Faze-nos um deus que vá adiante de nós;
porque não sabemos o que sucedeu a este
Moisés,
a este homem que nos tirou da terra do
Egito.
Ex
32:24 Então eu lhes disse:
Quem tem ouro, arranque-o; e deram-mo, e lancei-o no
fogo,
e saiu este bezerro.
Ex
32:25 E, vendo Moisés que o povo estava despido,
porque Arão o havia deixado despir-se
para vergonha entre os seus inimigos,
Ex
32:26 Pôs-se em pé Moisés na porta do arraial e disse:
Quem é do SENHOR, venha a mim.
Então se ajuntaram a ele todos os filhos
de Levi.
Ex
32:27 E disse-lhes:
Assim diz o SENHOR Deus de Israel:
Cada um ponha a sua espada sobre a sua
coxa;
e passai e tornai pelo arraial de porta em
porta,
e mate cada um a seu irmão,
e cada um a seu amigo,
e cada um a seu vizinho.
Ex
32:28 E os filhos de Levi fizeram conforme à palavra de Moisés;
e caíram do povo aquele dia uns três mil homens.
Ex
32:29 Porquanto Moisés tinha dito:
Consagrai hoje as vossas mãos ao SENHOR;
porquanto cada um será contra o seu filho
e contra o seu irmão;
e isto, para que ele vos conceda hoje uma
bênção.
Ex
32:30 E aconteceu que no dia seguinte Moisés disse ao povo:
Vós cometestes grande pecado.
Agora, porém, subirei ao SENHOR;
porventura farei propiciação por vosso
pecado.
Ex
32:31 Assim tornou-se Moisés ao SENHOR, e disse:
Ora, este povo cometeu grande pecado fazendo para si
deuses de ouro.
Ex 32:32 Agora, pois,
perdoa o seu pecado,
se não,
risca-me,
peço-te,
do teu livro, que tens escrito.
Ex
32:33 Então disse o SENHOR a Moisés:
Aquele que pecar contra mim,
a este riscarei do meu livro.
Ex 32:34 Vai, pois, agora,
conduze este povo para onde te tenho dito;
eis que o meu anjo irá adiante de ti;
porém no dia da minha visitação
visitarei neles o seu pecado.
Ex
32:35 Assim feriu o SENHOR o povo,
por ter sido feito o bezerro que Arão tinha formado.
Moisés pretendeu controlar o livro de Deus, mas Deus
disse que não seria assim; não seria ele quem decidiria que nome ficaria ali ou
não, pois isso pertencia, exclusivamente, ao Senhor. E ele nos disse a regra
áurea: aquele que pecar contra ele!
Estão, portanto, de fora, os pecadores! Exceto, óbvio,
os pecadores remidos que Cristo Jesus deu a sua vida por eles.
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Paulo Freire – Uma avaliação relâmpago
-
É sempre surpreendente, para mim, ver que a maioria das referências feitas
ao professor Paulo Freire (1921-1997) são benevolentes e eivadas de
admiração. ...
TRANSTORNANDO O CALVINISMO
-
A doutrina Calvinista é a mais bela expressão do ensino bíblico
transmitida a nós pelo seu maior representante - João Calvino. É claro, a
de se ori...