Como já dissemos, Atos foi escrito para
orientar a igreja em sua missão permanente por meio do relato de como o
Espírito Santo capacitou os apóstolos para propagar o testemunho de Cristo ao
mundo gentio. Estamos no capítulo 11, da parte III.
Breve síntese do capítulo 11
A salvação não é somente dos judeus, mas
também dos gregos, ou melhor, dos gentios. Em um primeiro momento os que eram
da circuncisão ficaram perplexos em relação a Pedro e aos seis que com ele
estavam por terem entrado na casa de homens incircuncisos.
Pedro, porém lhes fala e demonstra, por
meio de sua visão que teve, de falas e direções do Espírito Santo e de anjos
que instruíram Cornélio por conta do acontecido com a consequente liberação da
parte de Deus do Espírito Santo que caiu sobre eles, que a salvação não é
somente dos judeus, mas também dos gentios.
Pedro fala que o Espírito Santo caiu sobre
eles, que se lembrou da experiência deles no início, que se lembrou da palavra
de Jesus que disse que seriam batizados com o Espírito Santo, que Deus lhes
concedeu o mesmo dom – deveria ser muito notório -, que não poderia resistir a
Deus em virtude de tantas coisas.
Depois de ouvirem Pedro, concordaram com
ele e ficaram pasmos! O evangelho assim ia se espalhando tanto sendo pregado
aos judeus como aos gentios e o Senhor os fazia prosperar.
Vejamos o presente capítulo com mais
detalhes, conforme ajuda da BEG:
III. O TESTEMUNHO APOSTÓLICO NA JUDEIA E EM SAMARIA (8.1-11.18) - continuação.
Nós já vimos que a perseguição causou o
deslocamento do testemunho apostólico de Jerusalém para a Judeia e Samaria,
como Jesus havia ordenado. Quanto a isso, dois acontecimentos importantes
possibilitaram que o testemunho dos apóstolos se propagasse geograficamente:
(1)A
conversão de Paulo ao Cristianismo.
(2)O
crescimento espiritual de Pedro (isto é, o seu entendimento de que os cristãos
gentios tinham tanto direito às promessas de Deus quanto os cristãos judeus).
Para melhor entendimento, dividimos esta
parte III em seis seções: A. O testemunho se propaga (8.1-40) – já vimos; B. A conversão de Paulo e o
crescimento da igreja (9.1-31) – já vimos;
C. O testemunho continua a se propagar (9.32-43) – já vimos; D. O testemunho alcança os gentios de Samaria
(10.1-11.18) – concluiremos agora; E.
A igreja em Antioquia da Síria (11.19-30) –
veremos agora; e, F. Perseguição e julgamento em Jerusalém (12.1-25).
D. O testemunho alcança os gentios de Samaria (10.1-11.18) - continuação.
Como falamos, Pedro foi o primeiro apóstolo
a vencer a barreira entre judeus e gentios, algo que conseguiu por ter
obedecido às ordens de Deus.
Pedro estava trazendo uma novidade à
igreja, pois a palavra, por seu intermédio, estava alcançando os gentios e
todos ficaram sabendo, principalmente os que eram da circuncisão, ou seja,
aqueles que criticavam Pedro e que eram também cristãos judeus.
Eles reclamaram para ele o fato de que ele
havia entrado e tido comunhão à mesa com homens incircuncisos. Isto é, gentios,
como Cornélio e os da sua casa.
Os primeiros cristãos judeus, que
observavam rigorosamente as restrições alimentares do Antigo Testamento (Lv
11), não aceitavam compartilhar refeições com os incircuncisos.
Pedro, então, narra a eles o que de fato
aconteceu, incluindo nisso suas visões, a visão de Cornélio, a fala e
instruções do Espírito Santo, o cair do Espírito Santo sobre os ouvintes, a
orientação do anjo a Cornélio.
Se não tivesse havido essas interferências,
jamais teria os fatos se desenrolado dessa maneira. Assim, entenderam todos que
Deus estava no negócio e a orientação maior era dele.
Foi Pedro que trouxe a eles a mensagem de
salvação a eles e a toda a casa deles “serás salvo, tu e toda a tua casa” - a
graça da salvação de Deus com frequência é estendida a todos os familiares, um
conceito embutido na mensagem do Antigo Testamento (p. ex., Abraão, Isaque,
Jacó e suas famílias) e no Novo Testamento (p. ex., Lc 19.9; At 2.38-39;
16.31).
Após expor, Pedro conclui entendendo que
ele não poderia resistir a Deus – vs. 17. Pedro salientou o propósito soberano
de Deus em salvar tanto judeus como gentios.
Sem dúvida, alguns dos presentes se
lembraram da promessa de Deus a Abraão: “em
ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gn 12.3; cf. Gl 3.8).
Pedro foi altamente competente e assim,
ninguém mais apresentou objeções. Eles puderam louvar a Deus pelo arrependimento
para vida.
O arrependimento bíblico inclui:
üContrição
pelos pecados.
üMudança
de vida e atitude (26.20).
üCondução
da pessoa:
•A
confiar em Jesus Cristo (20.21).
•A
receber perdão dos pecados (Mc 1.4; Lc 24.47).
•A
herdar a vida eterna (11.18).
•A
viver de maneira a manifestar o fruto do arrependimento (26.20; Lc 3.8).
E. A igreja em Antioquia da Síria (11.19-30).
Lucas descreveu acontecimentos que
ocorreram na igreja de Antioquia, não apenas continuando o seu registro sobre o
ministério de Paulo (Saulo), mas também relatando como as igrejas espalhadas
pelas regiões auxiliavam a igreja-mãe em Jerusalém.
A igreja crescia e aqueles que tinham sido
dispersos por causa da perseguição devido à morte de Estevão chegaram à
Fenícia, Chipre e Antioquia e anunciavam a mensagem de salvação somente aos
judeus.
A mão do Senhor era com eles. Embora
tivessem sido os homens que pregaram o evangelho, foi a soberania de Deus que
os salvou, chamando-os à fé e à conversão ao Senhor (2.38; c-f. Is 55.6-7).
As notícias se espalharam até chegar aos
ouvidas da igreja em Jerusalém, que comovidos, enviaram barnabé a Antioquia.
Barnabé chegou ali e pode contemplar a graça de Deus e muito se alegrou no
Senhor.
Pode ele animá-los a permanecerem fiéis ao
Senhor, de todo o coração. Barnabé era um homem bom, cheio do Espírito Santo e
de fé; e muitas pessoas foram acrescentadas ao Senhor.
Depois disso, Barnabé foi a Tarso procurar
Saulo. Quando o encontrou o levou para a Antioquia. Assim, por um ano inteiro,
puderam ministrar, pregar, ensinar o povo daquela região. Foi justamente na
Antioquia que, pela primeira vez, os discípulos de Jesus foram chamados
cristãos.
No Novo Testamento, o termo "cristão"
aparece apenas aqui, em 26.28 e em 1 Pe 4.16. Josefo (Antiguidades, 18.64)
define o termo como alguém que pertence ou segue a Cristo ("tribos de
Cristo").
Pode ter sido um termo que os primeiros
cristãos usaram para se distinguirem dos seguidores de outras religiões, ou
talvez tenha sido um termo criado pelos inimigos do Cristianismo, com a intenção
de escarnecer.
Foi naqueles dias que surgiu um profeta
chamado de Ágabo que predisse uma grande fome a caminho do mundo romano que
veio a cumprir-se durante o reinado de Cláudio.
Isso motivou os cristãos daquele lugar a
enviar ajuda, conforme suas possibilidades, aos irmãos que viviam na Judéia e
juntando tudo, entregaram nas mãos de Paulo e Barnabé para enviarem suas
ofertas aos presbitérios necessitados.
At 11:1 Chegou ao conhecimento dos
apóstolos
e dos irmãos
que estavam na Judéia
que também os gentios haviam recebido a
palavra de Deus.
At 11:2 Quando Pedro subiu a Jerusalém,
os que eram
da circuncisão o argüiram, dizendo:
At
11:3 Entraste em casa de homens incircuncisos
e
comeste com eles.
At 11:4 Então, Pedro passou a fazer-lhes
uma exposição por ordem, dizendo:
At 11:5 Eu
estava na cidade de Jope orando
e, num
êxtase, tive uma visão em que
observei
descer um objeto como se fosse um grande lençol
baixado
do céu pelas quatro pontas
e vindo até
perto de mim.
At 11:6 E,
fitando para dentro dele os olhos,
vi
quadrúpedes da terra, feras, répteis e aves do céu.
At 11:7 Ouvi
também uma voz que me dizia:
Levanta-te,
Pedro! Mata e come.
At 11:8 Ao
que eu respondi:
de
modo nenhum, Senhor;
porque
jamais entrou em minha boca
qualquer
coisa comum ou imunda.
At 11:9
Segunda vez, falou a voz do céu:
Ao
que Deus purificou não consideres comum.
At 11:10 Isto
sucedeu por três vezes,
e, de novo,
tudo se recolheu para o céu.
At 11:11 E
eis que, na mesma hora,
pararam
junto da casa em que estávamos
três
homens enviados de Cesareia
para
se encontrarem comigo.
At 11:12
Então, o Espírito me disse que eu fosse com eles,
sem
hesitar.
Foram comigo
também estes seis irmãos;
e entramos na
casa daquele homem.
At 11:13 E
ele nos contou como vira o anjo em pé em sua casa
e
que lhe dissera: Envia a Jope e manda chamar Simão,
por
sobrenome Pedro,
At
11:14 o qual te dirá palavras mediante
as
quais serás salvo,
tu
e toda a tua casa.
At 11:15
Quando, porém, comecei a falar,
caiu
o Espírito Santo sobre eles,
como
também sobre nós, no princípio.
At 11:16
Então, me lembrei da palavra do Senhor, quando disse:
João,
na verdade, batizou com água,
mas
vós sereis batizados
com
o Espírito Santo.
At 11:17
Pois, se Deus lhes concedeu o mesmo dom
que
a nós nos outorgou
quando
cremos no Senhor Jesus,
quem era eu
para que
pudesse
resistir a Deus?
At 11:18 E, ouvindo eles estas coisas,
apaziguaram-se
e
glorificaram a Deus, dizendo:
Logo,
também aos gentios
foi
por Deus concedido o arrependimento para vida.
At 11:19 Então, os que foram dispersos
por causa da tribulação
que sobreveio
a Estêvão
se espalharam
até à Fenícia, Chipre e Antioquia,
não
anunciando a ninguém a palavra,
senão
somente aos judeus.
At 11:20 Alguns deles, porém,
que eram de
Chipre e de Cirene e que foram até Antioquia,
falavam
também aos gregos,
anunciando-lhes
o evangelho do Senhor Jesus.
At 11:21 A mão do Senhor estava com
eles,
e muitos,
crendo,
se
converteram ao Senhor.
At 11:22 A notícia a respeito deles
chegou aos
ouvidos da igreja que estava em Jerusalém;
e
enviaram Barnabé até Antioquia.
At 11:23 Tendo ele chegado e, vendo a graça
de Deus,
alegrou-se
e exortava a
todos a que,
com
firmeza de coração,
permanecessem
no Senhor.
At
11:24 Porque era
homem
bom,
cheio
do Espírito Santo
e
de fé.
E
muita gente se uniu ao Senhor.
At 11:25 E partiu Barnabé para Tarso
à procura de
Saulo;
At 11:26 tendo-o encontrado,
levou-o para
Antioquia.
E, por todo um ano,
se reuniram
naquela igreja
e ensinaram
numerosa multidão.
Em Antioquia,
foram os
discípulos,
pela
primeira vez,
chamados
cristãos.
At 11:27 Naqueles dias,
desceram
alguns profetas de Jerusalém para Antioquia,
At 11:28 e,
apresentando-se um deles, chamado Ágabo,
dava
a entender,
pelo
Espírito,
que estava
para vir grande fome por todo o mundo,
a qual
sobreveio nos dias de Cláudio.
At 11:29 Os discípulos,
cada um
conforme as suas posses,
resolveram
enviar socorro aos irmãos que moravam na Judéia;
At
11:30 o que eles, com efeito, fizeram,
enviando-o
aos presbíteros
por
intermédio de Barnabé e de Saulo.
Barnabé então é enviado a Antioquia, mas
antes se encontra com Paulo e ambos vão para lá fazerem a obra do Senhor. Lucas
ressalta que Barnabé era homem bom, cheio do Espírito Santo e cheio de fé.
Em Antioquia, pela primeira vez os que
seguem a Cristo são chamados de cristãos!
Entre eles se destaca Ágabo que fizera uma
previsão de fome que viria por todo o mundo. Os discípulos, conforme as suas
posses, se organizam e enviam socorro aos irmãos que moravam na Judeia.
Como já dissemos, Atos foi escrito para
orientar a igreja em sua missão permanente por meio do relato de como o Espírito
Santo capacitou os apóstolos para propagar o testemunho de Cristo ao mundo
gentio. Estamos no capítulo 10, da parte III.
Breve síntese do capítulo 10
Atos 10 é a história de Pedro que fora
enviado pelo Espírito Santo por meio de anjos que apareceram a Cornélio para
que este e os seus recebessem a salvação e o dom do Espírito Santo que causou
espécie nos fiéis da circuncisão que vieram com Pedro.
Chama a atenção o fato de que são
aceitáveis a Deus em todos os lugares deste planeta, independentemente de qualquer
coisa (religiões, credos, filosofias, sociedades, políticas), àqueles que o
temem e faz o que é justo porque Deus não faz, como nós, acepção de pessoas.
Outro fato curioso era a prontidão do
batismo nas águas daqueles que criam. Não havia cursinho preparatório nem
cerimônias mil que antecedessem o batismo, mas somente a crença em Jesus Cristo
como único Senhor e Salvador. O mesmo ocorreu ontem quando falávamos de Filipe
e do eunuco. Filipe, prontamente batizou o eunuco e considerou que era lícito
se ele cresse.
Nós vivemos um cristianismo muito formal e
distante daquele de Atos dos Apóstolos... Até os dons do Espírito Santo hoje
entre os teólogos ou é visto de forma exagerada ou totalmente desprezada...
Vejamos o presente capítulo com mais
detalhes, conforme ajuda da BEG:
III. O TESTEMUNHO APOSTÓLICO NA JUDEIA E EM SAMARIA (8.1-11.18) - continuação.
Nós já vimos que a perseguição causou o
deslocamento do testemunho apostólico de Jerusalém para a Judeia e Samaria,
como Jesus havia ordenado. Quanto a isso, dois acontecimentos importantes
possibilitaram que o testemunho dos apóstolos se propagasse geograficamente:
(1)A
conversão de Paulo ao Cristianismo.
(2)O
crescimento espiritual de Pedro (isto é, o seu entendimento de que os cristãos
gentios tinham tanto direito às promessas de Deus quanto os cristãos judeus).
Para melhor entendimento, dividimos esta
parte III em seis seções: A. O testemunho se propaga (8.1-40) – já vimos; B. A conversão de Paulo e o
crescimento da igreja (9.1-31) – já vimos;
C. O testemunho continua a se propagar (9.32-43) – já vimos; D. O testemunho alcança os gentios de Samaria
(10.1-11.18) – começaremos a ver agora;
E. A igreja em Antioquia da Síria (11.19-30) – veremos agora; e, F Perseguição e julgamento em Jerusalém
(12.1-25).
D. O testemunho alcança os gentios de Samaria (10.1-11.18).
Pedro foi o primeiro apóstolo a vencer a
barreira entre judeus e gentios, algo que conseguiu por ter obedecido às ordens
de Deus.
Alguns gentios sempre foram contados como
parte do povo de Deus (p. ex., Rute, em Rt 4.13-22; os queneus, em 1Sm 15.6;
Naamã, em 2Rs 5; Lc 4.27).
Todavia, durante o período do Novo
Testamento, o reino de Deus foi aberto para receber gentios em maior quantidade
e o evangelho passou a conceder total igualdade entre judeus e gentios.
Pedro foi o precursor desse processo, porém
mais tarde Paulo lutou pela causa dos gentios.
O capítulo começa narrando a história de um
homem chamado Cornélio que vivia na Cesareia.
A Cesareia marítima (isto é, a cidade que
ficava no litoral) estava localizada na planície de Sarona, aproximadamente 105
km a noroeste de Jerusalém. Era uma cidade portuária que foi modernizada por
Herodes, o Grande, que a reconstruiu.
Cornélio era um oficial do exército romano piedoso
– vs. 2. Cornélio era um homem que praticava uma vida de oração e boas obras
aos necessitados. Ele era temente a Deus. Ele era quase um prosélito do
judaísmo, isto é, um gentio que adorava a Deus, mas que não queria ser
circuncidado (13.16,26).
Cornélio teve uma experiência singular com
Deus envolvendo a visão nítida de um anjo de Deus que lhe aparecera e que tinha
dito a ele que aquilo que fazia pensando nos pobres tinha subido a Deus de
forma agradável, mas que era necessário ele chamar um homem conhecido como
Pedro.
Aquele anjo dá o endereço de Pedro e suas
características e Cornélio foi obediente e logo encarregou dois de seus
soldados para irem procurarem por Pedro.
Por outro lado, quem estava orando por
volta da hora sexta, isto é, perto do meio-dia, era Pedro que também teve uma
visão quando subiu ao eirado a fim de orar. Pedro provavelmente orava três
vezes por dia (cf. Dn 6.10). No antigo Oriente Médio, o telhado das casas era
plano e uma escada externa dava acesso a ele.
Pedro estava com fome e queria comer, mas
enquanto aguardava a comida foi orar e nesse momento é que teve sua experiência,
um um êxtase – vs. 10. Do grego ekstasis.
O termo se refere a uma condição em que a consciência sobre o mundo exterior
fica suspensa, fornecendo a condição ideal para receber a visão e compreender a
mensagem de Deus.
Em sua visão quadrúpedes, répteis e aves
estavam todos envolvidos num grande lençol que descia à terra, preso nas quatro
pontas. Ali havia tanto animais limpos como imundos (Lv 11).
Uma voz dizia para ele se levantar, matar e
comer – vs. 13. Pedro estava com fome; porém, como bom judeu, não estava
disposto a violar a lei do Antigo Testamento quanto aos animais imundos (vs.
14).
A voz, no entanto, orientava-o que não era
para ele considerar impuro o que Deus tinha abençoado ou purificado. Parece que
um dos propósitos principais das restrições alimentares do Antigo Testamento
era fazer distinção entre Israel e os gentios.
Porém, agora que Deus estava chamando
gentios cerimonialmente impuros para serem salvos em grande quantidade, essas
regras que visavam distinguir judeus de gentios não eram mais apropriadas.
Por três vezes Pedro teve a mesma visão. A
visão foi repetida com o objetivo de subjugar as objeções de Pedro. Também nos
faz lembrar que ele por três vezes negou ao Senhor e que por três vezes o
Senhor lhe perguntou se ele o amava.
Pedro ainda estava refletindo na visão
quando aqueles homens enviados por Cornélio chegaram à sua casa. Eles estavam
justamente procurando por Pedro.
Nisso, o Espírito Santo adverte Pedro dos
homens que estavam à sua porta e fala para ele os seguir, sem nada duvidar.
Pedro os recebeu, os hospedou naquele dia e no dia imediato partiram. O grupo
levou dois dias para viajar quase 50 km entre Jope e Cesareia.
Pedro avançou muito em sua compreensão
espiritual, tanto que entrou numa casa gentia (vs. 28). Ao entrar, correu
Cornélio a se prostrar aos seus pés, para o adorar, mas Pedro mandou que se
levantasse e disse que era homem como ele.
Cornélio ficou muito emocionado diante da
presença de Pedro, o apóstolo que Deus lhe havia pedido para chamar.
Pedro lhes explica sua condição de judeu,
sua visão e interpretação e como resolvera seguir aqueles homens que Cornélio
tinha enviado. Ele lhes fala de sua visão e que por meio da imagem dos animais
que eram baixados num lençol e pela voz de Deus dizendo "O que Deus
purificou não consideres comum" (vs. 15), Pedro percebeu que a visão ia
além das restrições alimentares.
Cornélio também explica sua visão e a
origem do chamado de Pedro.
Ele havia reunido, em sua casa, muitas
pessoas para ouvirem o que Pedro tinha para falar.
Feita as apresentações, saudações iniciais,
explicações dos fatos e experiências vividas entre eles, Pedro começa seu
discurso falando que Deus não faz acepção de pessoas. O evangelho é tanto para
os judeus como para os gentios (1.8; Rm 1.16).
Para Deus o que importa é aquele que o teme
e faz o que é justo. O temor do Senhor conduz à fé e confiança em Deus, bem
como a uma vida piedosa.
Pedro então lhes anuncia as boas novas do
evangelho, do evangelho da paz, por meio de Jesus Cristo. A paz da reconciliação
com Deus, por meio do sangue de Jesus, que é a nossa paz (Ef 2.13-14). Foi o
Pai quem ungiu seu Filho e o fez Senhor de todos. Jesus é Senhor tanto de
judeus como de gentios.
Pedro diz que ele e os demais cristãos eram
testemunhas dos fatos que envolveram a vida e a obra de Jesus no qual Deus
ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, e como ele, Jesus,
andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo,
porque Deus estava com ele.
Pedro declara que eles eram testemunhas de
tudo o que ele fizera na terra dos judeus e em Jerusalém, onde o mataram,
suspendendo-o num madeiro. Ele continua a esclarecer a eles que Deus, porém, o
ressuscitou no terceiro dia e fez que ele fosse visto, não por todo o povo, mas
por testemunhas que designara de antemão, principalmente por aqueles que comiam
e bebiam com ele depois que ressuscitou dos mortos.
Pedro esclarece que foi Jesus quem mandou
pregar ao povo e testemunhar que o Filho de Deus é aquele a quem Deus
constituiu juiz de vivos e de mortos. Todos os profetas dão testemunho dele, de
que todo aquele que nele crê, recebe o perdão dos pecados mediante o seu nome –
vs. 38-43
Pedro estava ainda falando quando caiu o
Espírito Santo sobre todos – vs. 44. Todos foram ungidos com o poder do
Espírito, falaram em línguas e louvaram a Deus (v. 46).
Os judeus que acompanhavam a Pedro, os
fiéis que eram da circuncisão, admiraram-se de que o dom do Espírito Santo
fosse derramado até sobre os gentios. Deve ter sido difícil para os esses judeus
que observavam a lei com rigor, e que não haviam tido a mesma visão de Pedro,
perceberem que Deus não mostra favoritismo em sua oferta.
Em seguida, foram todos batizados em nome
de Jesus Cristo (a remissão de pecados ocorre por meio do nome de Jesus - vs.
43), por iniciativa de Pedro e dos demais.
A genuína regeneração, o arrependimento, a
fé e o testemunho, tudo isso conduz naturalmente ao privilégio do batismo, que
é o testemunho tangível da operação interior da salvação do Espírito Santo.
Depois disso, eles pediram ainda que Pedro
se demorasse mais algum tempo, certamente para ajudá-los nessa fase inicial da
igreja ali em Cesareia.
At 10:1 Morava em Cesareia um homem de
nome Cornélio,
centurião da
coorte chamada Italiana,
At 10:2
piedoso
e temente a
Deus com toda a sua casa
e que fazia
muitas esmolas ao povo
e, de
contínuo, orava a Deus.
At 10:3 Esse homem observou claramente
durante uma visão,
cerca da hora
nona do dia,
um
anjo de Deus que se aproximou dele e lhe disse:
At
10:4 Cornélio!
Este, fixando nele os olhos e possuído
de temor, perguntou:
Que é,
Senhor?
E o anjo lhe disse:
As tuas
orações
e as tuas
esmolas subiram para memória diante de Deus.
At 10:5 Agora, envia mensageiros a Jope
e manda chamar Simão,
que tem por
sobrenome Pedro.
At 10:6 Ele está hospedado com Simão,
curtidor,
cuja residência está situada à beira-mar.
At 10:7 Logo que se retirou o anjo que
lhe falava,
chamou dois
dos seus domésticos
e um soldado
piedoso dos que estavam a seu serviço
At 10:8 e,
havendo-lhes contado tudo,
enviou-os
a Jope.
At 10:9 No dia seguinte,
indo eles de
caminho
e estando já
perto da cidade,
subiu
Pedro ao eirado,
por
volta da hora sexta,
a
fim de orar.
At 10:10 Estando com fome, quis comer;
mas, enquanto
lhe preparavam a comida,
sobreveio-lhe
um êxtase;
At
10:11 então, viu
o
céu aberto
e
descendo um objeto como se fosse
um
grande lençol,
o qual era
baixado à terra
pelas
quatro pontas,
At
10:12 contendo toda sorte de quadrúpedes,
répteis
da terra
e
aves do céu.
At
10:13 E ouviu-se
uma
voz que se dirigia a ele:
Levanta-te,
Pedro! Mata e come.
At 10:14 Mas
Pedro replicou:
De
modo nenhum, Senhor!
Porque
jamais comi coisa
alguma
comum e imunda.
At
10:15 Segunda vez, a voz lhe falou:
Ao
que Deus purificou
não
consideres comum.
At
10:16 Sucedeu isto por três vezes,
e,
logo, aquele objeto foi recolhido ao céu.
At 10:17 Enquanto Pedro estava perplexo
sobre qual
seria o significado da visão,
eis que os
homens enviados da parte de Cornélio,
tendo
perguntado pela casa de Simão,
pararam
junto à porta;
At
10:18 e, chamando,
indagavam
se estava ali hospedado Simão,
por sobrenome
Pedro.
At 10:19 Enquanto meditava Pedro acerca
da visão,
disse-lhe o
Espírito:
Estão
aí dois homens que te procuram;
At
10:20 levanta-te, pois,
desce
e
vai com eles,
nada
duvidando;
porque
eu os enviei.
At 10:21 E, descendo Pedro para junto
dos homens, disse:
Aqui me
tendes;
sou
eu a quem buscais?
A
que viestes?
At 10:22 Então, disseram:
O centurião
Cornélio,
homem
reto e temente a Deus
e
tendo bom testemunho de toda a nação judaica,
foi
instruído por um santo anjo
para
chamar-te a sua casa
e
ouvir as tuas palavras.
At 10:23 Pedro, pois, convidando-os a
entrar,
hospedou-os.
No dia seguinte,
levantou-se
e partiu com
eles;
também
alguns irmãos dos que habitavam em Jope
foram
em sua companhia.
At 10:24 No dia imediato, entrou em Cesareia.
Cornélio
estava esperando por eles,
tendo
reunido seus parentes
e
amigos íntimos.
At 10:25 Aconteceu que, indo Pedro a
entrar,
lhe saiu
Cornélio ao encontro
e,
prostrando-se-lhe aos pés,
o
adorou.
At 10:26 Mas Pedro o levantou, dizendo:
Ergue-te,
que
eu também sou homem.
At 10:27 Falando com ele,
entrou,
encontrando muitos reunidos ali,
At
10:28 a quem se dirigiu, dizendo:
Vós bem sabeis que é proibido a um judeu
ajuntar-se
ou mesmo
aproximar-se a alguém de outra raça;
mas
Deus me demonstrou que a nenhum homem
considerasse
comum ou imundo;
At 10:29 por isso, uma vez chamado,
vim sem
vacilar.
Pergunto, pois: por que razão me
mandastes chamar?
At 10:30 Respondeu-lhe Cornélio:
Faz, hoje,
quatro dias que,
por
volta desta hora,
estava
eu observando em minha casa
a
hora nona de oração,
e
eis que se apresentou diante de mim
um
varão de vestes resplandecentes At 10:31 e disse:
Cornélio, a tua oração foi ouvida,
e as tuas esmolas, lembradas na presença
de Deus.
At 10:32
Manda, pois, alguém a Jope a chamar Simão,
por
sobrenome Pedro;
acha-se
este hospedado em casa de Simão, curtidor,
à
beira-mar.
At 10:33 Portanto, sem demora,
mandei
chamar-te,
e fizeste bem
em vir.
Agora, pois, estamos todos aqui, na
presença de Deus,
prontos para
ouvir tudo o que te foi ordenado da parte do Senhor.
At 10:34 Então, falou Pedro, dizendo:
Reconheço,
por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas;
At
10:35 pelo contrário, em qualquer nação,
aquele
que o teme
e
faz o que é justo lhe é aceitável.
At 10:36 Esta é a palavra que Deus enviou
aos filhos de Israel,
anunciando-lhes
o evangelho da paz,
por
meio de Jesus Cristo.
Este
é o Senhor de todos.
At 10:37 Vós conheceis a palavra que se
divulgou por toda a Judéia,
tendo
começado desde a Galiléia,
depois
do batismo que João pregou,
At
10:38 como Deus ungiu a Jesus de Nazaré
com
o Espírito Santo
e
com poder,
o
qual andou por toda parte,
fazendo
o bem
e
curando a todos
os oprimidos
do diabo,
porque Deus
era com ele;
At
10:39 e nós somos testemunhas
de
tudo o que ele fez na terra dos judeus
e
em Jerusalém;
ao
qual também tiraram a vida,
pendurando-o
no madeiro.
At 10:40 A este ressuscitou Deus
no terceiro
dia
e concedeu
que fosse manifesto,
At
10:41 não a todo o povo,
mas
às testemunhas que foram anteriormente
escolhidas
por Deus, isto é, a nós
que
comemos
e
bebemos com ele,
depois
que ressurgiu dentre os mortos;
At
10:42 e nos mandou pregar ao povo
e
testificar que ele é quem foi constituído
por
Deus
Juiz
de vivos e de mortos.
At 10:43 Dele
todos os
profetas dão testemunho de que,
por
meio de seu nome,
todo
aquele que nele crê recebe
remissão
de pecados.
At 10:44 Ainda Pedro falava estas coisas
quando caiu o
Espírito Santo
sobre
todos os que ouviam a palavra.
At 10:45 E os fiéis que eram da
circuncisão,
que vieram
com Pedro,
admiraram-se,
porque
também sobre os gentios
foi
derramado
o
dom do Espírito Santo;
At 10:46 pois
os ouviam
falando
em línguas
e
engrandecendo a Deus.
Então, perguntou Pedro:
At 10:47
Porventura, pode alguém recusar a água,
para
que não sejam batizados estes que, assim como nós,
receberam
o Espírito Santo?
At 10:48 E ordenou que fossem batizados
em nome de
Jesus Cristo.
Então, lhe pediram
que
permanecesse com eles por alguns dias.
Houve um momento na fala de Pedro quando
pregava a Jesus Cristo que interrompeu tudo e todos ficaram atônitos porque
viam que eles falavam em línguas glorificando a Deus.
Esta semana meu filho me perguntou sobre uma palavra que ele escutou na escola: "Mãe, o que são Slichot"? Eu expliquei para ele que Slichot- סליחות é uma palavra geral para descrever orações masoréticas que têm como objetivo expressar arrependimento antes de "Rosh Hashaná", o Ano Novo (as slichot são feitas durante o mês judaico de Elul que começou esta semana). Isso me levou a pensar na maneira que utilizamos a palavra "slichá"-סליחה hoje em dia. Um dos seus usos é pedir perdão ou dizer que sentimos muito. Mas, assim como outras palavras em Hebraico, o significado desta palavra depende do contexto. Como podemos ser educados em Hebraico?
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