quarta-feira, 11 de novembro de 2015
quarta-feira, novembro 11, 2015
Jamais Desista
Atos 10.1-48 - DEUS NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS.
Como já dissemos, Atos foi escrito para
orientar a igreja em sua missão permanente por meio do relato de como o Espírito
Santo capacitou os apóstolos para propagar o testemunho de Cristo ao mundo
gentio. Estamos no capítulo 10, da parte III.
Breve síntese do capítulo 10
Atos 10 é a história de Pedro que fora
enviado pelo Espírito Santo por meio de anjos que apareceram a Cornélio para
que este e os seus recebessem a salvação e o dom do Espírito Santo que causou
espécie nos fiéis da circuncisão que vieram com Pedro.
Chama a atenção o fato de que são
aceitáveis a Deus em todos os lugares deste planeta, independentemente de qualquer
coisa (religiões, credos, filosofias, sociedades, políticas), àqueles que o
temem e faz o que é justo porque Deus não faz, como nós, acepção de pessoas.
Outro fato curioso era a prontidão do
batismo nas águas daqueles que criam. Não havia cursinho preparatório nem
cerimônias mil que antecedessem o batismo, mas somente a crença em Jesus Cristo
como único Senhor e Salvador. O mesmo ocorreu ontem quando falávamos de Filipe
e do eunuco. Filipe, prontamente batizou o eunuco e considerou que era lícito
se ele cresse.
Nós vivemos um cristianismo muito formal e
distante daquele de Atos dos Apóstolos... Até os dons do Espírito Santo hoje
entre os teólogos ou é visto de forma exagerada ou totalmente desprezada...
Vejamos o presente capítulo com mais
detalhes, conforme ajuda da BEG:
III. O TESTEMUNHO APOSTÓLICO NA JUDEIA E EM SAMARIA (8.1-11.18) - continuação.
Nós já vimos que a perseguição causou o
deslocamento do testemunho apostólico de Jerusalém para a Judeia e Samaria,
como Jesus havia ordenado. Quanto a isso, dois acontecimentos importantes
possibilitaram que o testemunho dos apóstolos se propagasse geograficamente:
(1)
A
conversão de Paulo ao Cristianismo.
(2)
O
crescimento espiritual de Pedro (isto é, o seu entendimento de que os cristãos
gentios tinham tanto direito às promessas de Deus quanto os cristãos judeus).
Para melhor entendimento, dividimos esta
parte III em seis seções: A. O testemunho se propaga (8.1-40) – já vimos; B. A conversão de Paulo e o
crescimento da igreja (9.1-31) – já vimos;
C. O testemunho continua a se propagar (9.32-43) – já vimos; D. O testemunho alcança os gentios de Samaria
(10.1-11.18) – começaremos a ver agora;
E. A igreja em Antioquia da Síria (11.19-30) – veremos agora; e, F Perseguição e julgamento em Jerusalém
(12.1-25).
D. O testemunho alcança os gentios de Samaria (10.1-11.18).
Pedro foi o primeiro apóstolo a vencer a
barreira entre judeus e gentios, algo que conseguiu por ter obedecido às ordens
de Deus.
Alguns gentios sempre foram contados como
parte do povo de Deus (p. ex., Rute, em Rt 4.13-22; os queneus, em 1Sm 15.6;
Naamã, em 2Rs 5; Lc 4.27).
Todavia, durante o período do Novo
Testamento, o reino de Deus foi aberto para receber gentios em maior quantidade
e o evangelho passou a conceder total igualdade entre judeus e gentios.
Pedro foi o precursor desse processo, porém
mais tarde Paulo lutou pela causa dos gentios.
O capítulo começa narrando a história de um
homem chamado Cornélio que vivia na Cesareia.
A Cesareia marítima (isto é, a cidade que
ficava no litoral) estava localizada na planície de Sarona, aproximadamente 105
km a noroeste de Jerusalém. Era uma cidade portuária que foi modernizada por
Herodes, o Grande, que a reconstruiu.
Cornélio era um oficial do exército romano piedoso
– vs. 2. Cornélio era um homem que praticava uma vida de oração e boas obras
aos necessitados. Ele era temente a Deus. Ele era quase um prosélito do
judaísmo, isto é, um gentio que adorava a Deus, mas que não queria ser
circuncidado (13.16,26).
Cornélio teve uma experiência singular com
Deus envolvendo a visão nítida de um anjo de Deus que lhe aparecera e que tinha
dito a ele que aquilo que fazia pensando nos pobres tinha subido a Deus de
forma agradável, mas que era necessário ele chamar um homem conhecido como
Pedro.
Aquele anjo dá o endereço de Pedro e suas
características e Cornélio foi obediente e logo encarregou dois de seus
soldados para irem procurarem por Pedro.
Por outro lado, quem estava orando por
volta da hora sexta, isto é, perto do meio-dia, era Pedro que também teve uma
visão quando subiu ao eirado a fim de orar. Pedro provavelmente orava três
vezes por dia (cf. Dn 6.10). No antigo Oriente Médio, o telhado das casas era
plano e uma escada externa dava acesso a ele.
Pedro estava com fome e queria comer, mas
enquanto aguardava a comida foi orar e nesse momento é que teve sua experiência,
um um êxtase – vs. 10. Do grego ekstasis.
O termo se refere a uma condição em que a consciência sobre o mundo exterior
fica suspensa, fornecendo a condição ideal para receber a visão e compreender a
mensagem de Deus.
Em sua visão quadrúpedes, répteis e aves
estavam todos envolvidos num grande lençol que descia à terra, preso nas quatro
pontas. Ali havia tanto animais limpos como imundos (Lv 11).
Uma voz dizia para ele se levantar, matar e
comer – vs. 13. Pedro estava com fome; porém, como bom judeu, não estava
disposto a violar a lei do Antigo Testamento quanto aos animais imundos (vs.
14).
A voz, no entanto, orientava-o que não era
para ele considerar impuro o que Deus tinha abençoado ou purificado. Parece que
um dos propósitos principais das restrições alimentares do Antigo Testamento
era fazer distinção entre Israel e os gentios.
Porém, agora que Deus estava chamando
gentios cerimonialmente impuros para serem salvos em grande quantidade, essas
regras que visavam distinguir judeus de gentios não eram mais apropriadas.
Por três vezes Pedro teve a mesma visão. A
visão foi repetida com o objetivo de subjugar as objeções de Pedro. Também nos
faz lembrar que ele por três vezes negou ao Senhor e que por três vezes o
Senhor lhe perguntou se ele o amava.
Pedro ainda estava refletindo na visão
quando aqueles homens enviados por Cornélio chegaram à sua casa. Eles estavam
justamente procurando por Pedro.
Nisso, o Espírito Santo adverte Pedro dos
homens que estavam à sua porta e fala para ele os seguir, sem nada duvidar.
Pedro os recebeu, os hospedou naquele dia e no dia imediato partiram. O grupo
levou dois dias para viajar quase 50 km entre Jope e Cesareia.
Pedro avançou muito em sua compreensão
espiritual, tanto que entrou numa casa gentia (vs. 28). Ao entrar, correu
Cornélio a se prostrar aos seus pés, para o adorar, mas Pedro mandou que se
levantasse e disse que era homem como ele.
Cornélio ficou muito emocionado diante da
presença de Pedro, o apóstolo que Deus lhe havia pedido para chamar.
Pedro lhes explica sua condição de judeu,
sua visão e interpretação e como resolvera seguir aqueles homens que Cornélio
tinha enviado. Ele lhes fala de sua visão e que por meio da imagem dos animais
que eram baixados num lençol e pela voz de Deus dizendo "O que Deus
purificou não consideres comum" (vs. 15), Pedro percebeu que a visão ia
além das restrições alimentares.
Cornélio também explica sua visão e a
origem do chamado de Pedro.
Ele havia reunido, em sua casa, muitas
pessoas para ouvirem o que Pedro tinha para falar.
Feita as apresentações, saudações iniciais,
explicações dos fatos e experiências vividas entre eles, Pedro começa seu
discurso falando que Deus não faz acepção de pessoas. O evangelho é tanto para
os judeus como para os gentios (1.8; Rm 1.16).
Para Deus o que importa é aquele que o teme
e faz o que é justo. O temor do Senhor conduz à fé e confiança em Deus, bem
como a uma vida piedosa.
Pedro então lhes anuncia as boas novas do
evangelho, do evangelho da paz, por meio de Jesus Cristo. A paz da reconciliação
com Deus, por meio do sangue de Jesus, que é a nossa paz (Ef 2.13-14). Foi o
Pai quem ungiu seu Filho e o fez Senhor de todos. Jesus é Senhor tanto de
judeus como de gentios.
Pedro diz que ele e os demais cristãos eram
testemunhas dos fatos que envolveram a vida e a obra de Jesus no qual Deus
ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, e como ele, Jesus,
andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo,
porque Deus estava com ele.
Pedro declara que eles eram testemunhas de
tudo o que ele fizera na terra dos judeus e em Jerusalém, onde o mataram,
suspendendo-o num madeiro. Ele continua a esclarecer a eles que Deus, porém, o
ressuscitou no terceiro dia e fez que ele fosse visto, não por todo o povo, mas
por testemunhas que designara de antemão, principalmente por aqueles que comiam
e bebiam com ele depois que ressuscitou dos mortos.
Pedro esclarece que foi Jesus quem mandou
pregar ao povo e testemunhar que o Filho de Deus é aquele a quem Deus
constituiu juiz de vivos e de mortos. Todos os profetas dão testemunho dele, de
que todo aquele que nele crê, recebe o perdão dos pecados mediante o seu nome –
vs. 38-43
Pedro estava ainda falando quando caiu o
Espírito Santo sobre todos – vs. 44. Todos foram ungidos com o poder do
Espírito, falaram em línguas e louvaram a Deus (v. 46).
Os judeus que acompanhavam a Pedro, os
fiéis que eram da circuncisão, admiraram-se de que o dom do Espírito Santo
fosse derramado até sobre os gentios. Deve ter sido difícil para os esses judeus
que observavam a lei com rigor, e que não haviam tido a mesma visão de Pedro,
perceberem que Deus não mostra favoritismo em sua oferta.
Em seguida, foram todos batizados em nome
de Jesus Cristo (a remissão de pecados ocorre por meio do nome de Jesus - vs.
43), por iniciativa de Pedro e dos demais.
A genuína regeneração, o arrependimento, a
fé e o testemunho, tudo isso conduz naturalmente ao privilégio do batismo, que
é o testemunho tangível da operação interior da salvação do Espírito Santo.
Depois disso, eles pediram ainda que Pedro
se demorasse mais algum tempo, certamente para ajudá-los nessa fase inicial da
igreja ali em Cesareia.
centurião da
coorte chamada Italiana,
At 10:2
piedoso
e temente a
Deus com toda a sua casa
e que fazia
muitas esmolas ao povo
e, de
contínuo, orava a Deus.
At 10:3 Esse homem observou claramente
durante uma visão,
cerca da hora
nona do dia,
um
anjo de Deus que se aproximou dele e lhe disse:
At
10:4 Cornélio!
Este, fixando nele os olhos e possuído
de temor, perguntou:
Que é,
Senhor?
E o anjo lhe disse:
As tuas
orações
e as tuas
esmolas subiram para memória diante de Deus.
At 10:5 Agora, envia mensageiros a Jope
e manda chamar Simão,
que tem por
sobrenome Pedro.
At 10:6 Ele está hospedado com Simão,
curtidor,
cuja residência está situada à beira-mar.
At 10:7 Logo que se retirou o anjo que
lhe falava,
chamou dois
dos seus domésticos
e um soldado
piedoso dos que estavam a seu serviço
At 10:8 e,
havendo-lhes contado tudo,
enviou-os
a Jope.
At 10:9 No dia seguinte,
indo eles de
caminho
e estando já
perto da cidade,
subiu
Pedro ao eirado,
por
volta da hora sexta,
a
fim de orar.
At 10:10 Estando com fome, quis comer;
mas, enquanto
lhe preparavam a comida,
sobreveio-lhe
um êxtase;
At
10:11 então, viu
o
céu aberto
e
descendo um objeto como se fosse
um
grande lençol,
o qual era
baixado à terra
pelas
quatro pontas,
At
10:12 contendo toda sorte de quadrúpedes,
répteis
da terra
e
aves do céu.
At
10:13 E ouviu-se
uma
voz que se dirigia a ele:
Levanta-te,
Pedro! Mata e come.
At 10:14 Mas
Pedro replicou:
De
modo nenhum, Senhor!
Porque
jamais comi coisa
alguma
comum e imunda.
At
10:15 Segunda vez, a voz lhe falou:
Ao
que Deus purificou
não
consideres comum.
At
10:16 Sucedeu isto por três vezes,
e,
logo, aquele objeto foi recolhido ao céu.
At 10:17 Enquanto Pedro estava perplexo
sobre qual
seria o significado da visão,
eis que os
homens enviados da parte de Cornélio,
tendo
perguntado pela casa de Simão,
pararam
junto à porta;
At
10:18 e, chamando,
indagavam
se estava ali hospedado Simão,
por sobrenome
Pedro.
At 10:19 Enquanto meditava Pedro acerca
da visão,
disse-lhe o
Espírito:
Estão
aí dois homens que te procuram;
At
10:20 levanta-te, pois,
desce
e
vai com eles,
nada
duvidando;
porque
eu os enviei.
At 10:21 E, descendo Pedro para junto
dos homens, disse:
Aqui me
tendes;
sou
eu a quem buscais?
A
que viestes?
At 10:22 Então, disseram:
O centurião
Cornélio,
homem
reto e temente a Deus
e
tendo bom testemunho de toda a nação judaica,
foi
instruído por um santo anjo
para
chamar-te a sua casa
e
ouvir as tuas palavras.
At 10:23 Pedro, pois, convidando-os a
entrar,
hospedou-os.
No dia seguinte,
levantou-se
e partiu com
eles;
também
alguns irmãos dos que habitavam em Jope
foram
em sua companhia.
At 10:24 No dia imediato, entrou em Cesareia.
Cornélio
estava esperando por eles,
tendo
reunido seus parentes
e
amigos íntimos.
At 10:25 Aconteceu que, indo Pedro a
entrar,
lhe saiu
Cornélio ao encontro
e,
prostrando-se-lhe aos pés,
o
adorou.
At 10:26 Mas Pedro o levantou, dizendo:
Ergue-te,
que
eu também sou homem.
At 10:27 Falando com ele,
entrou,
encontrando muitos reunidos ali,
At
10:28 a quem se dirigiu, dizendo:
Vós bem sabeis que é proibido a um judeu
ajuntar-se
ou mesmo
aproximar-se a alguém de outra raça;
mas
Deus me demonstrou que a nenhum homem
considerasse
comum ou imundo;
At 10:29 por isso, uma vez chamado,
vim sem
vacilar.
Pergunto, pois: por que razão me
mandastes chamar?
At 10:30 Respondeu-lhe Cornélio:
Faz, hoje,
quatro dias que,
por
volta desta hora,
estava
eu observando em minha casa
a
hora nona de oração,
e
eis que se apresentou diante de mim
um
varão de vestes resplandecentes At 10:31 e disse:
Cornélio, a tua oração foi ouvida,
e as tuas esmolas, lembradas na presença
de Deus.
At 10:32
Manda, pois, alguém a Jope a chamar Simão,
por
sobrenome Pedro;
acha-se
este hospedado em casa de Simão, curtidor,
à
beira-mar.
At 10:33 Portanto, sem demora,
mandei
chamar-te,
e fizeste bem
em vir.
Agora, pois, estamos todos aqui, na
presença de Deus,
prontos para
ouvir tudo o que te foi ordenado da parte do Senhor.
At 10:34 Então, falou Pedro, dizendo:
Reconheço,
por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas;
At
10:35 pelo contrário, em qualquer nação,
aquele
que o teme
e
faz o que é justo lhe é aceitável.
At 10:36 Esta é a palavra que Deus enviou
aos filhos de Israel,
anunciando-lhes
o evangelho da paz,
por
meio de Jesus Cristo.
Este
é o Senhor de todos.
At 10:37 Vós conheceis a palavra que se
divulgou por toda a Judéia,
tendo
começado desde a Galiléia,
depois
do batismo que João pregou,
At
10:38 como Deus ungiu a Jesus de Nazaré
com
o Espírito Santo
e
com poder,
o
qual andou por toda parte,
fazendo
o bem
e
curando a todos
os oprimidos
do diabo,
porque Deus
era com ele;
At
10:39 e nós somos testemunhas
de
tudo o que ele fez na terra dos judeus
e
em Jerusalém;
ao
qual também tiraram a vida,
pendurando-o
no madeiro.
At 10:40 A este ressuscitou Deus
no terceiro
dia
e concedeu
que fosse manifesto,
At
10:41 não a todo o povo,
mas
às testemunhas que foram anteriormente
escolhidas
por Deus, isto é, a nós
que
comemos
e
bebemos com ele,
depois
que ressurgiu dentre os mortos;
At
10:42 e nos mandou pregar ao povo
e
testificar que ele é quem foi constituído
por
Deus
Juiz
de vivos e de mortos.
At 10:43 Dele
todos os
profetas dão testemunho de que,
por
meio de seu nome,
todo
aquele que nele crê recebe
remissão
de pecados.
At 10:44 Ainda Pedro falava estas coisas
quando caiu o
Espírito Santo
sobre
todos os que ouviam a palavra.
At 10:45 E os fiéis que eram da
circuncisão,
que vieram
com Pedro,
admiraram-se,
porque
também sobre os gentios
foi
derramado
o
dom do Espírito Santo;
At 10:46 pois
os ouviam
falando
em línguas
e
engrandecendo a Deus.
Então, perguntou Pedro:
At 10:47
Porventura, pode alguém recusar a água,
para
que não sejam batizados estes que, assim como nós,
receberam
o Espírito Santo?
At 10:48 E ordenou que fossem batizados
em nome de
Jesus Cristo.
Então, lhe pediram
que
permanecesse com eles por alguns dias.
Houve um momento na fala de Pedro quando
pregava a Jesus Cristo que interrompeu tudo e todos ficaram atônitos porque
viam que eles falavam em línguas glorificando a Deus.
A Deus toda glória! p/ pr. Daniel Deusdete.
...
terça-feira, 10 de novembro de 2015
terça-feira, novembro 10, 2015
Jamais Desista
APRENDA A PEDIR DESCULPAS NO HEBRAICO
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terça-feira, novembro 10, 2015
Jamais Desista
Atos 9.1-43 - DE SAULO, PERSEGUIDOR DOS CRENTES A PAULO, PREGADOR DO EVANGELHO.
Como já dissemos, Atos foi escrito para
orientar a igreja em sua missão permanente por meio do relato de como o
Espírito Santo capacitou os apóstolos para propagar o testemunho de Cristo ao
mundo gentio. Estamos no capítulo 9, da parte III.
Breve síntese do capítulo 9
Aqui vemos a história de Saulo que
perseguia os que eram do “Caminho”, mas converteu-se! Como é bom sermos do
Caminho! Você que curte o Caminho, faça como Paulo que dedicou sua vida para a
pregação do Evangelho a fim de que alcançasse muitas vidas para este Caminho
maravilhoso.
É subitamente, repentinamente, de repente,
que acontece...e foi assim com Saulo que logo viria a ser Paulo. Os seus
objetivos e planos eram outros e Deus mudou tudo.
A ordem da narrativa me impressiona com a
sua sequência lógica e consequências que vão desencadeando ações e reações que
somente Deus pode fazer.
Vejamos: primeiro, ele está em perseguição,
zeloso no cumprimento de sua missão; depois, o Senhor lhe aparece e ele vê, ouve
e dialoga com Jesus a quem perseguia em seu zelo; ele fica cego por conta da
visão, testemunhada em parte pelos seus companheiros; em seguida afasta-se em
orações e jejuns; Jesus levanta Ananias e o envia para curá-lo e também para
que ele fique cheio do Espírito Santo.
Ele é curado e logo começa a pregar
OUSADAMENTE procurando demonstrar que Jesus é o Cristo! Ah, meu Deus,
concede-me a ousadia de Paulo na pregação de sua palavra!
Vejamos o presente capítulo com mais
detalhes, conforme ajuda da BEG:
III. O TESTEMUNHO APOSTÓLICO NA JUDEIA E EM SAMARIA (8.1-11.18) - continuação.
Nós vimos que a perseguição causou o
deslocamento do testemunho apostólico de Jerusalém para a Judeia e Samaria,
como Jesus havia ordenado. Quanto a isso, dois acontecimentos importantes
possibilitaram que o testemunho dos apóstolos se propagasse geograficamente:
(1)
A
conversão de Paulo ao Cristianismo.
(2)
O
crescimento espiritual de Pedro (isto é, o seu entendimento de que os cristãos
gentios tinham tanto direito às promessas de Deus quanto os cristãos judeus).
Para melhor entendimento, dividimos esta
parte III em seis seções: A. O testemunho se propaga (8.1-40) – já vimos; B. A conversão de Paulo e o
crescimento da igreja (9.1-31) – veremos
agora; C. O testemunho continua a se propagar (9.32-43) – veremos agora; D. O testemunho alcança
os gentios de Samaria (10.1-11.18); E. A igreja em Antioquia da Síria
(11.19-30); e, F Perseguição e julgamento em Jerusalém (12.1-25).
B. A conversão de Paulo e o crescimento da igreja (9.1-31).
Lucas registra a extraordinária conversão
daquele que havia conduzido perseguições nas regiões de Samaria e Galileia
(7.58; 8.1) e acabou se tornando o grande apóstolo Paulo.
Esse registro demonstra a proteção e o
cuidado de Deus com sua igreja nessas regiões.
Saulo foi introduzido na narrativa em 7.58
e é o personagem principal em 9.1-31. Uma terceira e breve menção de Saulo
aparece em 11.25-30. Saulo, que mais tarde passou a ser chamado de Paulo, é o
personagem principal de 13.1-28.31.
Saulo participou do assassinato de Estêvão
e prosseguia em seus esforços para erradicar a fé cristã.
Foi ele que dirigindo-se ao sumo sacerdote
apanhou cartas para as sinagogas de Damasco para prender a todos que
encontrasse no e do Caminho. Um título que equivale aos vocábulos
·
"cristãos"
(usado apenas em At 11.26; 26.28; 1 Pe 4.16).
·
"discípulo"
(vs. 10,19).
·
"santos"
(vs. 13).
·
"todos
os que invocam o teu nome" (vs. 14).
·
"irmãos"
(vs. 17,30).
A expressão "do Caminho"
identifica a causa cristã, que é composta pelos seguidores de Jesus, que por
sua vez é "o caminho" (Jo 14.6). Essa expressão é empregada várias
vezes em Atos (19.9,23; 22.4; 24.14,22).
Pedro utilizou a expressão "o caminho
da verdade" (2Pe 2.2; cf. SI 119.30), uma descrição apropriada da fé
cristã em contraste com "o caminho que conduz para a perdição" (Mt
7.13).
No entanto, havia algo em sua viagem que
mudaria tudo isso. Em Provérbios está escrito que o homem faz os seus planos,
mas a resposta certa vem do Senhor – Pv 16.1. Ele estava já próximo de Damasco
quando aconteceu algo incrível que iria mudar a sua vida para sempre.
Uma luz do céu brilhou, uma luz
sobrenatural, mais brilhante do que o sol (26.13). Ele caiu por terra – não diz
que ele caiu do cavalo, embora pudesse estar montado – e ouviu uma voz que lhe
chamava pelo seu nome de Saulo e que lhe fazia uma pergunta do por que ele o
estava perseguindo.
A voz foi repetida ao pronunciar o seu nome
“Saulo, Saulo”. A repetição indica uma forma de tratamento íntimo e pessoal
(cf. Gn 22.11; 46.2; Ex 3.4; 1Sm 3.10; Lc 10.41; 22.31). Perseguir os
discípulos de Jesus é o mesmo que perseguir o próprio Jesus (Mt 5.10-12; Jo
15.19-20).
A voz continuou a falar com ele e
orientou-o a se levantar, entrar na cidade que alguém iria vir falar com ele
explicando o que seria feito doravante.
Paulo afirma que "viram a luz, sem,
contudo, perceberem o sentido da voz" (22.9). A palavra grega para
"voz", phone, também pode significar "som". Os companheiros
de Paulo ouviram algum tipo de som parecido com uma voz, mas não conseguiram
entender o significado das palavras.
É impressionante como Deus trata com a
gente. Ele escolhe um outro discípulo chamado Ananias para ir até Paulo e
ministrar na vida dele. Ananias ficou assustado com o pedido do Senhor e tentou
até argumentar, mas o Senhor foi preciso em suas instruções.
Paulo, doravante, seria um instrumento
escolhido para levar o seu nome perante os gentios e reis, bem como perante os
filhos de Israel. Paulo foi um apóstolo enviado para pregar aos gentios, assim
como Pedro foi enviado aos judeus (GI 2.7-8), porém Paulo também pregou muitas
vezes para os judeus, particularmente nas sinagogas (v. 20; Rm 1.16; 1Co 9.20).
Ananias depois de questionar com o Senhor,
obedece e vai até Saulo, seguindo as instruções que recebera da parte do Senhor.
Ele impôs as mãos sobre ele e lhe diz que o próprio Jesus, que lhe aparecera no
caminho era aquele que o enviara a ele.
Saulo não teve apenas uma visão ou um
sonho, mas viu o Senhor com seus próprios olhos (cf. Is 6.1,5). Ele já o chama
de irmão e anuncia a ele que ficará cheio do Espírito Santo e passará a ver.
Compare com 2.38. O registro não traz nenhuma informação sobre qualquer dom
sobrenatural, porém coloca ênfase em sua vigorosa pregação de Jesus como o
Filho de Deus (vs. 20).
Foi de imediato que caíram dos seus olhos
umas escamas e recuperou a vista. Levantou-se e foi batizado. Com frequência,
os escritos de Lucas chamam a atenção para aflições físicas (13.11; 28.3-8).
Paulo ficou ali com os crentes de Damasco
por alguns dias e já começou a pregar e a ensinar sobre Cristo. Ele estava
tendo a mesma ousadia e disposição que tinha só que não para perseguir, mas
para pregar o evangelho.
Isso despertou nos judeus grande inveja e
ele começou a ser alvo deles para ser morto.
De acordo com Cl 1.18-19, Paulo
encontrou-se em Jerusalém somente com Pedro e Tiago, o irmão de Jesus. Os
outros apóstolos podem ter recusado encontrar-se com ele ou talvez estivessem
pregando o evangelho em outras regiões.
C. O testemunho continua a se propagar (9.32-43).
Dos vs. 32 ao 43, o testemunho continua a
se propagar. Lucas continua registrando o modo como Pedro levou o evangelho
para as regiões da Judeia e Samaria.
Pedro anuncia a Eneias, paralisado e
incapaz de sair do leito havia oito anos, que Jesus estava dando a ele perfeita
saúde e ordenou a ele a se levantar e fazer a sua própria cama.
Isso trouxe um grande alvoroço em Lide e
Sarona. As notícias sobre a cura do paralítico exerciam enorme impacto à medida
que se espalhava pela planície de Sarona, que se estendia cerca de 80 km ao
norte de Jope - uma cidade portuária muito antiga (atual Jaffa, logo ao sul de
Tel Aviv), cerca de 60 km a noroeste de Jerusalém. Foi a cidade onde Jonas
embarcou com destino a Társis (Jn 1.3).
Pedro também se encontra, em Jope, com uma discípula
chamada de Tabita que adoecendo veio à óbito. Ela era piedosa e estava cheia de
obras e esmolas que fazia. Eles a lavaram e estavam indo colocá-la no cenáculo.
Esse lavar do corpo era um procedimento que
ocorreu provavelmente antes da unção com os aromas (d. Jo 19.40). Em Jerusalém,
o corpo de Jesus foi sepultado no mesmo dia de sua morte; porém, fora da cidade
era permitido que o sepultamento fosse adiado por um período maior (até três
dias).
Eles sabiam que Pedro estava por ali por
perto e mandaram chamá-lo com urgência. Pedro se levantou e foi. Quando chegou
o levaram ao cenáculo e passaram a falar dela para Pedro e a mostrarem a ele
suas obras e darem sobre ela bons testemunhos.
Pedro então pede para ficar só e ora por
ela pedindo ao senhor a sua vida de volta. Depois, Pedro se dirige ao corpo sem
vida dela e fala com ele dando uma ordem de vida, chamando-a pelo seu nome: “Tabita, levanta-te!” – vs. 40.
Ela obedeceu e abriu os olhos e, vendo a
Pedro, sentou-se. Pedro estendeu suas mãos para ela e a entregou viva aos
santos e as viúvas. Toda Jope soube disso e o evangelho encontrou portas
abertas onde muitos creram no Senhor.
Pedro ainda ficou muitos dias em Jope na
casa de um curtidor chamado Simão. A disposição de Pedro para pousar na casa de
um curtidor, uma profissão que os judeus consideravam como impura porque
envolvia contato com animais mortos (Lv 5.2), indica que a mensagem do
evangelho já estava começando a derrubar algumas barreiras entre as pessoas.
Esse episódio também antecipa a visão de
Pedro em 10.9-23.
respirando
ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor,
dirigiu-se
ao sumo sacerdote
At
9:2 e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco,
a
fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho,
assim
homens como mulheres,
os
levasse presos para Jerusalém.
At 9:3 Seguindo ele estrada fora,
ao
aproximar-se de Damasco,
subitamente
uma
luz do céu brilhou ao seu redor,
At
9:4 e, caindo por terra,
ouviu
uma voz que lhe dizia:
Saulo,
Saulo, por que me persegues?
At
9:5 Ele perguntou:
Quem
és tu, Senhor?
E
a resposta foi:
Eu
sou Jesus,
a
quem tu persegues; At 9:6 mas
levanta-te
e
entra na cidade,
onde
te dirão o que te convém fazer.
At 9:7 Os seus companheiros de viagem
pararam emudecidos,
ouvindo
a voz,
não
vendo, contudo, ninguém.
At 9:8 Então, se levantou Saulo da terra
e, abrindo os olhos,
nada
podia ver.
E, guiando-o pela mão,
levaram-no
para Damasco.
At 9:9 Esteve três dias sem ver,
durante
os quais nada comeu,
nem
bebeu.
At 9:10 Ora, havia em Damasco um
discípulo chamado Ananias.
Disse-lhe o Senhor numa visão:
Ananias!
Ao que respondeu:
Eis-me
aqui, Senhor!
At 9:11 Então, o Senhor lhe ordenou:
Dispõe-te,
e
vai à rua que se chama Direita,
e,
na casa de Judas,
procura
por Saulo,
apelidado
de Tarso;
pois
ele está orando
At
9:12 e viu entrar um homem,
chamado
Ananias,
e
impor-lhe as mãos,
para
que recuperasse a vista.
At 9:13 Ananias, porém, respondeu:
Senhor,
de muitos tenho ouvido a respeito desse homem,
quantos
males tem feito aos teus santos em Jerusalém;
At
9:14 e para aqui trouxe autorização
dos
principais sacerdotes
para
prender a todos
os
que invocam o teu nome.
At 9:15 Mas o Senhor lhe disse:
Vai,
porque este é para mim um instrumento escolhido
para
levar o meu nome
perante
os gentios e reis,
bem
como perante os filhos de Israel;
At 9:16 pois eu lhe mostrarei
quanto
lhe importa sofrer pelo meu nome.
At 9:17 Então, Ananias foi
e, entrando na casa,
impôs
sobre ele as mãos, dizendo:
Saulo,
irmão, o Senhor me enviou, a saber,
o
próprio Jesus que te apareceu
no
caminho por onde vinhas,
para
que recuperes a vista
e
fiques cheio do Espírito Santo.
At 9:18 Imediatamente,
lhe
caíram dos olhos como que umas escamas,
e
tornou a ver.
A seguir,
levantou-se
e
foi batizado.
At 9:19 E, depois de ter-se alimentado,
sentiu-se
fortalecido.
Então, permaneceu em Damasco alguns dias
com os discípulos.
At 9:20 E logo
pregava,
nas sinagogas,
a
Jesus, afirmando que este é o Filho de Deus.
At 9:21 Ora, todos os que o ouviam
estavam atônitos e diziam:
Não
é este o que exterminava em Jerusalém
os
que invocavam o nome de Jesus
e
para aqui veio precisamente com o fim de
os
levar amarrados aos principais sacerdotes?
At 9:22 Saulo, porém, mais e mais se
fortalecia
e confundia os judeus que moravam em
Damasco,
demonstrando
que
Jesus
é o Cristo.
At 9:23 Decorridos muitos dias,
os
judeus deliberaram entre si
tirar-lhe
a vida;
At
9:24 porém o plano deles
chegou
ao conhecimento de Saulo.
Dia e noite guardavam também as portas,
para
o matarem.
At 9:25 Mas os seus discípulos
tomaram-no de noite
e, colocando-o num cesto,
desceram-no
pela muralha.
At 9:26 Tendo chegado a Jerusalém,
procurou
juntar-se com os discípulos;
todos,
porém, o temiam,
não
acreditando que ele fosse discípulo.
At 9:27 Mas Barnabé, tomando-o consigo,
levou-o
aos apóstolos;
e
contou-lhes como ele vira o Senhor no caminho,
e
que este lhe falara,
e
como em Damasco
pregara
ousadamente
em
nome de Jesus.
At 9:28 Estava com eles em Jerusalém,
entrando
e saindo,
pregando
ousadamente
em
nome do Senhor.
At 9:29 Falava e discutia com os
helenistas;
mas
eles procuravam tirar-lhe a vida.
At 9:30 Tendo, porém, isto chegado ao
conhecimento dos irmãos,
levaram-no
até Cesaréia
e
dali o enviaram para Tarso.
At 9:31 A igreja, na verdade,
tinha
paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria,
edificando-se
e
caminhando no temor do Senhor,
e,
no conforto do Espírito Santo,
crescia
em número.
At 9:32 Passando Pedro por toda parte,
desceu
também aos santos que habitavam em Lida.
At 9:33 Encontrou ali certo homem,
chamado
Enéias, que havia oito anos jazia de cama,
pois
era paralítico.
At 9:34 Disse-lhe Pedro:
Enéias,
Jesus
Cristo te cura!
Levanta-te
e arruma o teu leito.
Ele, imediatamente,
se
levantou.
At 9:35 Viram-no todos os habitantes de
Lida e Sarona,
os
quais se converteram ao Senhor.
At 9:36 Havia em Jope uma discípula por
nome Tabita,
nome
este que, traduzido, quer dizer Dorcas;
era
ela notável pelas boas obras e esmolas que fazia.
At 9:37 Ora, aconteceu, naqueles dias,
que
ela adoeceu
e
veio a morrer;
e,
depois de a lavarem,
puseram-na
no cenáculo.
At 9:38 Como Lida era perto de Jope,
ouvindo
os discípulos que Pedro estava ali,
enviaram-lhe
dois homens que lhe pedissem:
Não
demores em vir ter conosco.
At 9:39 Pedro atendeu
e
foi com eles.
Tendo chegado,
conduziram-no
para o cenáculo;
e
todas as viúvas
o
cercaram,
chorando
e
mostrando-lhe túnicas e vestidos
que
Dorcas fizera enquanto estava com elas.
At 9:40 Mas Pedro,
tendo
feito sair a todos,
pondo-se
de joelhos,
orou;
e,
voltando-se para o corpo, disse:
Tabita,
levanta-te!
Ela abriu os olhos
e, vendo a Pedro,
sentou-se.
At 9:41 Ele, dando-lhe a mão,
levantou-a;
e,
chamando os santos,
especialmente
as viúvas,
apresentou-a
viva.
At 9:42 Isto se tornou conhecido por
toda Jope,
e
muitos creram no Senhor.
At 9:43 Pedro ficou em Jope muitos dias,
em
casa de um curtidor chamado Simão.
A partir do verso 32, vemos parte da
história de Pedro e os casos da cura de Enéias, paralítico já há 8 anos e da
ressurreição de uma jovem chamada Tabita que trouxe para cidade de Jope grande
alegria.
Havia neles uma onda de poder e força que
pelo nome de Jesus era a eles permitido a realização de grandes sinais,
milagres e maravilhas.
A Deus toda glória! p/ pr. Daniel Deusdete.
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