terça-feira, 10 de novembro de 2015
terça-feira, novembro 10, 2015
Jamais Desista
Atos 9.1-43 - DE SAULO, PERSEGUIDOR DOS CRENTES A PAULO, PREGADOR DO EVANGELHO.
Como já dissemos, Atos foi escrito para
orientar a igreja em sua missão permanente por meio do relato de como o
Espírito Santo capacitou os apóstolos para propagar o testemunho de Cristo ao
mundo gentio. Estamos no capítulo 9, da parte III.
Breve síntese do capítulo 9
Aqui vemos a história de Saulo que
perseguia os que eram do “Caminho”, mas converteu-se! Como é bom sermos do
Caminho! Você que curte o Caminho, faça como Paulo que dedicou sua vida para a
pregação do Evangelho a fim de que alcançasse muitas vidas para este Caminho
maravilhoso.
É subitamente, repentinamente, de repente,
que acontece...e foi assim com Saulo que logo viria a ser Paulo. Os seus
objetivos e planos eram outros e Deus mudou tudo.
A ordem da narrativa me impressiona com a
sua sequência lógica e consequências que vão desencadeando ações e reações que
somente Deus pode fazer.
Vejamos: primeiro, ele está em perseguição,
zeloso no cumprimento de sua missão; depois, o Senhor lhe aparece e ele vê, ouve
e dialoga com Jesus a quem perseguia em seu zelo; ele fica cego por conta da
visão, testemunhada em parte pelos seus companheiros; em seguida afasta-se em
orações e jejuns; Jesus levanta Ananias e o envia para curá-lo e também para
que ele fique cheio do Espírito Santo.
Ele é curado e logo começa a pregar
OUSADAMENTE procurando demonstrar que Jesus é o Cristo! Ah, meu Deus,
concede-me a ousadia de Paulo na pregação de sua palavra!
Vejamos o presente capítulo com mais
detalhes, conforme ajuda da BEG:
III. O TESTEMUNHO APOSTÓLICO NA JUDEIA E EM SAMARIA (8.1-11.18) - continuação.
Nós vimos que a perseguição causou o
deslocamento do testemunho apostólico de Jerusalém para a Judeia e Samaria,
como Jesus havia ordenado. Quanto a isso, dois acontecimentos importantes
possibilitaram que o testemunho dos apóstolos se propagasse geograficamente:
(1)
A
conversão de Paulo ao Cristianismo.
(2)
O
crescimento espiritual de Pedro (isto é, o seu entendimento de que os cristãos
gentios tinham tanto direito às promessas de Deus quanto os cristãos judeus).
Para melhor entendimento, dividimos esta
parte III em seis seções: A. O testemunho se propaga (8.1-40) – já vimos; B. A conversão de Paulo e o
crescimento da igreja (9.1-31) – veremos
agora; C. O testemunho continua a se propagar (9.32-43) – veremos agora; D. O testemunho alcança
os gentios de Samaria (10.1-11.18); E. A igreja em Antioquia da Síria
(11.19-30); e, F Perseguição e julgamento em Jerusalém (12.1-25).
B. A conversão de Paulo e o crescimento da igreja (9.1-31).
Lucas registra a extraordinária conversão
daquele que havia conduzido perseguições nas regiões de Samaria e Galileia
(7.58; 8.1) e acabou se tornando o grande apóstolo Paulo.
Esse registro demonstra a proteção e o
cuidado de Deus com sua igreja nessas regiões.
Saulo foi introduzido na narrativa em 7.58
e é o personagem principal em 9.1-31. Uma terceira e breve menção de Saulo
aparece em 11.25-30. Saulo, que mais tarde passou a ser chamado de Paulo, é o
personagem principal de 13.1-28.31.
Saulo participou do assassinato de Estêvão
e prosseguia em seus esforços para erradicar a fé cristã.
Foi ele que dirigindo-se ao sumo sacerdote
apanhou cartas para as sinagogas de Damasco para prender a todos que
encontrasse no e do Caminho. Um título que equivale aos vocábulos
·
"cristãos"
(usado apenas em At 11.26; 26.28; 1 Pe 4.16).
·
"discípulo"
(vs. 10,19).
·
"santos"
(vs. 13).
·
"todos
os que invocam o teu nome" (vs. 14).
·
"irmãos"
(vs. 17,30).
A expressão "do Caminho"
identifica a causa cristã, que é composta pelos seguidores de Jesus, que por
sua vez é "o caminho" (Jo 14.6). Essa expressão é empregada várias
vezes em Atos (19.9,23; 22.4; 24.14,22).
Pedro utilizou a expressão "o caminho
da verdade" (2Pe 2.2; cf. SI 119.30), uma descrição apropriada da fé
cristã em contraste com "o caminho que conduz para a perdição" (Mt
7.13).
No entanto, havia algo em sua viagem que
mudaria tudo isso. Em Provérbios está escrito que o homem faz os seus planos,
mas a resposta certa vem do Senhor – Pv 16.1. Ele estava já próximo de Damasco
quando aconteceu algo incrível que iria mudar a sua vida para sempre.
Uma luz do céu brilhou, uma luz
sobrenatural, mais brilhante do que o sol (26.13). Ele caiu por terra – não diz
que ele caiu do cavalo, embora pudesse estar montado – e ouviu uma voz que lhe
chamava pelo seu nome de Saulo e que lhe fazia uma pergunta do por que ele o
estava perseguindo.
A voz foi repetida ao pronunciar o seu nome
“Saulo, Saulo”. A repetição indica uma forma de tratamento íntimo e pessoal
(cf. Gn 22.11; 46.2; Ex 3.4; 1Sm 3.10; Lc 10.41; 22.31). Perseguir os
discípulos de Jesus é o mesmo que perseguir o próprio Jesus (Mt 5.10-12; Jo
15.19-20).
A voz continuou a falar com ele e
orientou-o a se levantar, entrar na cidade que alguém iria vir falar com ele
explicando o que seria feito doravante.
Paulo afirma que "viram a luz, sem,
contudo, perceberem o sentido da voz" (22.9). A palavra grega para
"voz", phone, também pode significar "som". Os companheiros
de Paulo ouviram algum tipo de som parecido com uma voz, mas não conseguiram
entender o significado das palavras.
É impressionante como Deus trata com a
gente. Ele escolhe um outro discípulo chamado Ananias para ir até Paulo e
ministrar na vida dele. Ananias ficou assustado com o pedido do Senhor e tentou
até argumentar, mas o Senhor foi preciso em suas instruções.
Paulo, doravante, seria um instrumento
escolhido para levar o seu nome perante os gentios e reis, bem como perante os
filhos de Israel. Paulo foi um apóstolo enviado para pregar aos gentios, assim
como Pedro foi enviado aos judeus (GI 2.7-8), porém Paulo também pregou muitas
vezes para os judeus, particularmente nas sinagogas (v. 20; Rm 1.16; 1Co 9.20).
Ananias depois de questionar com o Senhor,
obedece e vai até Saulo, seguindo as instruções que recebera da parte do Senhor.
Ele impôs as mãos sobre ele e lhe diz que o próprio Jesus, que lhe aparecera no
caminho era aquele que o enviara a ele.
Saulo não teve apenas uma visão ou um
sonho, mas viu o Senhor com seus próprios olhos (cf. Is 6.1,5). Ele já o chama
de irmão e anuncia a ele que ficará cheio do Espírito Santo e passará a ver.
Compare com 2.38. O registro não traz nenhuma informação sobre qualquer dom
sobrenatural, porém coloca ênfase em sua vigorosa pregação de Jesus como o
Filho de Deus (vs. 20).
Foi de imediato que caíram dos seus olhos
umas escamas e recuperou a vista. Levantou-se e foi batizado. Com frequência,
os escritos de Lucas chamam a atenção para aflições físicas (13.11; 28.3-8).
Paulo ficou ali com os crentes de Damasco
por alguns dias e já começou a pregar e a ensinar sobre Cristo. Ele estava
tendo a mesma ousadia e disposição que tinha só que não para perseguir, mas
para pregar o evangelho.
Isso despertou nos judeus grande inveja e
ele começou a ser alvo deles para ser morto.
De acordo com Cl 1.18-19, Paulo
encontrou-se em Jerusalém somente com Pedro e Tiago, o irmão de Jesus. Os
outros apóstolos podem ter recusado encontrar-se com ele ou talvez estivessem
pregando o evangelho em outras regiões.
C. O testemunho continua a se propagar (9.32-43).
Dos vs. 32 ao 43, o testemunho continua a
se propagar. Lucas continua registrando o modo como Pedro levou o evangelho
para as regiões da Judeia e Samaria.
Pedro anuncia a Eneias, paralisado e
incapaz de sair do leito havia oito anos, que Jesus estava dando a ele perfeita
saúde e ordenou a ele a se levantar e fazer a sua própria cama.
Isso trouxe um grande alvoroço em Lide e
Sarona. As notícias sobre a cura do paralítico exerciam enorme impacto à medida
que se espalhava pela planície de Sarona, que se estendia cerca de 80 km ao
norte de Jope - uma cidade portuária muito antiga (atual Jaffa, logo ao sul de
Tel Aviv), cerca de 60 km a noroeste de Jerusalém. Foi a cidade onde Jonas
embarcou com destino a Társis (Jn 1.3).
Pedro também se encontra, em Jope, com uma discípula
chamada de Tabita que adoecendo veio à óbito. Ela era piedosa e estava cheia de
obras e esmolas que fazia. Eles a lavaram e estavam indo colocá-la no cenáculo.
Esse lavar do corpo era um procedimento que
ocorreu provavelmente antes da unção com os aromas (d. Jo 19.40). Em Jerusalém,
o corpo de Jesus foi sepultado no mesmo dia de sua morte; porém, fora da cidade
era permitido que o sepultamento fosse adiado por um período maior (até três
dias).
Eles sabiam que Pedro estava por ali por
perto e mandaram chamá-lo com urgência. Pedro se levantou e foi. Quando chegou
o levaram ao cenáculo e passaram a falar dela para Pedro e a mostrarem a ele
suas obras e darem sobre ela bons testemunhos.
Pedro então pede para ficar só e ora por
ela pedindo ao senhor a sua vida de volta. Depois, Pedro se dirige ao corpo sem
vida dela e fala com ele dando uma ordem de vida, chamando-a pelo seu nome: “Tabita, levanta-te!” – vs. 40.
Ela obedeceu e abriu os olhos e, vendo a
Pedro, sentou-se. Pedro estendeu suas mãos para ela e a entregou viva aos
santos e as viúvas. Toda Jope soube disso e o evangelho encontrou portas
abertas onde muitos creram no Senhor.
Pedro ainda ficou muitos dias em Jope na
casa de um curtidor chamado Simão. A disposição de Pedro para pousar na casa de
um curtidor, uma profissão que os judeus consideravam como impura porque
envolvia contato com animais mortos (Lv 5.2), indica que a mensagem do
evangelho já estava começando a derrubar algumas barreiras entre as pessoas.
Esse episódio também antecipa a visão de
Pedro em 10.9-23.
respirando
ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor,
dirigiu-se
ao sumo sacerdote
At
9:2 e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco,
a
fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho,
assim
homens como mulheres,
os
levasse presos para Jerusalém.
At 9:3 Seguindo ele estrada fora,
ao
aproximar-se de Damasco,
subitamente
uma
luz do céu brilhou ao seu redor,
At
9:4 e, caindo por terra,
ouviu
uma voz que lhe dizia:
Saulo,
Saulo, por que me persegues?
At
9:5 Ele perguntou:
Quem
és tu, Senhor?
E
a resposta foi:
Eu
sou Jesus,
a
quem tu persegues; At 9:6 mas
levanta-te
e
entra na cidade,
onde
te dirão o que te convém fazer.
At 9:7 Os seus companheiros de viagem
pararam emudecidos,
ouvindo
a voz,
não
vendo, contudo, ninguém.
At 9:8 Então, se levantou Saulo da terra
e, abrindo os olhos,
nada
podia ver.
E, guiando-o pela mão,
levaram-no
para Damasco.
At 9:9 Esteve três dias sem ver,
durante
os quais nada comeu,
nem
bebeu.
At 9:10 Ora, havia em Damasco um
discípulo chamado Ananias.
Disse-lhe o Senhor numa visão:
Ananias!
Ao que respondeu:
Eis-me
aqui, Senhor!
At 9:11 Então, o Senhor lhe ordenou:
Dispõe-te,
e
vai à rua que se chama Direita,
e,
na casa de Judas,
procura
por Saulo,
apelidado
de Tarso;
pois
ele está orando
At
9:12 e viu entrar um homem,
chamado
Ananias,
e
impor-lhe as mãos,
para
que recuperasse a vista.
At 9:13 Ananias, porém, respondeu:
Senhor,
de muitos tenho ouvido a respeito desse homem,
quantos
males tem feito aos teus santos em Jerusalém;
At
9:14 e para aqui trouxe autorização
dos
principais sacerdotes
para
prender a todos
os
que invocam o teu nome.
At 9:15 Mas o Senhor lhe disse:
Vai,
porque este é para mim um instrumento escolhido
para
levar o meu nome
perante
os gentios e reis,
bem
como perante os filhos de Israel;
At 9:16 pois eu lhe mostrarei
quanto
lhe importa sofrer pelo meu nome.
At 9:17 Então, Ananias foi
e, entrando na casa,
impôs
sobre ele as mãos, dizendo:
Saulo,
irmão, o Senhor me enviou, a saber,
o
próprio Jesus que te apareceu
no
caminho por onde vinhas,
para
que recuperes a vista
e
fiques cheio do Espírito Santo.
At 9:18 Imediatamente,
lhe
caíram dos olhos como que umas escamas,
e
tornou a ver.
A seguir,
levantou-se
e
foi batizado.
At 9:19 E, depois de ter-se alimentado,
sentiu-se
fortalecido.
Então, permaneceu em Damasco alguns dias
com os discípulos.
At 9:20 E logo
pregava,
nas sinagogas,
a
Jesus, afirmando que este é o Filho de Deus.
At 9:21 Ora, todos os que o ouviam
estavam atônitos e diziam:
Não
é este o que exterminava em Jerusalém
os
que invocavam o nome de Jesus
e
para aqui veio precisamente com o fim de
os
levar amarrados aos principais sacerdotes?
At 9:22 Saulo, porém, mais e mais se
fortalecia
e confundia os judeus que moravam em
Damasco,
demonstrando
que
Jesus
é o Cristo.
At 9:23 Decorridos muitos dias,
os
judeus deliberaram entre si
tirar-lhe
a vida;
At
9:24 porém o plano deles
chegou
ao conhecimento de Saulo.
Dia e noite guardavam também as portas,
para
o matarem.
At 9:25 Mas os seus discípulos
tomaram-no de noite
e, colocando-o num cesto,
desceram-no
pela muralha.
At 9:26 Tendo chegado a Jerusalém,
procurou
juntar-se com os discípulos;
todos,
porém, o temiam,
não
acreditando que ele fosse discípulo.
At 9:27 Mas Barnabé, tomando-o consigo,
levou-o
aos apóstolos;
e
contou-lhes como ele vira o Senhor no caminho,
e
que este lhe falara,
e
como em Damasco
pregara
ousadamente
em
nome de Jesus.
At 9:28 Estava com eles em Jerusalém,
entrando
e saindo,
pregando
ousadamente
em
nome do Senhor.
At 9:29 Falava e discutia com os
helenistas;
mas
eles procuravam tirar-lhe a vida.
At 9:30 Tendo, porém, isto chegado ao
conhecimento dos irmãos,
levaram-no
até Cesaréia
e
dali o enviaram para Tarso.
At 9:31 A igreja, na verdade,
tinha
paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria,
edificando-se
e
caminhando no temor do Senhor,
e,
no conforto do Espírito Santo,
crescia
em número.
At 9:32 Passando Pedro por toda parte,
desceu
também aos santos que habitavam em Lida.
At 9:33 Encontrou ali certo homem,
chamado
Enéias, que havia oito anos jazia de cama,
pois
era paralítico.
At 9:34 Disse-lhe Pedro:
Enéias,
Jesus
Cristo te cura!
Levanta-te
e arruma o teu leito.
Ele, imediatamente,
se
levantou.
At 9:35 Viram-no todos os habitantes de
Lida e Sarona,
os
quais se converteram ao Senhor.
At 9:36 Havia em Jope uma discípula por
nome Tabita,
nome
este que, traduzido, quer dizer Dorcas;
era
ela notável pelas boas obras e esmolas que fazia.
At 9:37 Ora, aconteceu, naqueles dias,
que
ela adoeceu
e
veio a morrer;
e,
depois de a lavarem,
puseram-na
no cenáculo.
At 9:38 Como Lida era perto de Jope,
ouvindo
os discípulos que Pedro estava ali,
enviaram-lhe
dois homens que lhe pedissem:
Não
demores em vir ter conosco.
At 9:39 Pedro atendeu
e
foi com eles.
Tendo chegado,
conduziram-no
para o cenáculo;
e
todas as viúvas
o
cercaram,
chorando
e
mostrando-lhe túnicas e vestidos
que
Dorcas fizera enquanto estava com elas.
At 9:40 Mas Pedro,
tendo
feito sair a todos,
pondo-se
de joelhos,
orou;
e,
voltando-se para o corpo, disse:
Tabita,
levanta-te!
Ela abriu os olhos
e, vendo a Pedro,
sentou-se.
At 9:41 Ele, dando-lhe a mão,
levantou-a;
e,
chamando os santos,
especialmente
as viúvas,
apresentou-a
viva.
At 9:42 Isto se tornou conhecido por
toda Jope,
e
muitos creram no Senhor.
At 9:43 Pedro ficou em Jope muitos dias,
em
casa de um curtidor chamado Simão.
A partir do verso 32, vemos parte da
história de Pedro e os casos da cura de Enéias, paralítico já há 8 anos e da
ressurreição de uma jovem chamada Tabita que trouxe para cidade de Jope grande
alegria.
Havia neles uma onda de poder e força que
pelo nome de Jesus era a eles permitido a realização de grandes sinais,
milagres e maravilhas.
A Deus toda glória! p/ pr. Daniel Deusdete.
...
segunda-feira, 9 de novembro de 2015
segunda-feira, novembro 09, 2015
Jamais Desista
Atos 8.1-40 - FILIPE VIAJOU DE TELETRANSPORTE

Breve síntese do capítulo 8
O capítulo 8 começa dizendo que Saulo
consentia na morte de Estêvão e mais do que isso perseguia zelosamente à
igreja. Se Paulo foi o que foi para o cristianismo, como não era eficaz a
perseguição de Saulo aos irmãos?
Como é misteriosa a obra de Deus! Em
Jerusalém somente ficou a liderança porque o restante dos crentes foram
dispersos e, indo pelo caminho, pregavam a palavra por toda a parte.
A partir do verso 5, Lucas começa a narrar
uma parte da história de Filipe que pregava/evangelizava sobre o reino de Deus
e sobre o nome de Jesus, batizava os que criam e, diz a Bíblia, multidões
atendiam unânimes as coisas que dizia e assim ouviam e viam os sinais que ele
operava.
O que Filipe fazia? (Ir – pregar –
evangelizar – curar - batizar); o que Filipe pregava? (O reino de Deus – o nome
de Jesus); o que a multidão ouvia e via? (A palavra de Deus, sinais, milagres e
prodígios).
Vejamos o presente capítulo com mais
detalhes, conforme ajuda da BEG:
III. O TESTEMUNHO APOSTÓLICO NA JUDEIA E EM SAMARIA (8.1-11.18).
A perseguição causou o deslocamento do
testemunho apostólico de Jerusalém para a Judeia e Samaria, como Jesus havia
ordenado.
Quanto a isso, dois acontecimentos importantes
possibilitaram que o testemunho dos apóstolos se propagasse geograficamente: a
conversão de Paulo ao Cristianismo e o crescimento espiritual de Pedro (isto é,
o seu entendimento de que os cristãos gentios tinham tanto direito às promessas
de Deus quanto os cristãos judeus).
Doravante, do primeiro verso, aqui, até o
capítulo 11, estaremos vendo esse testemunho apostólico na Judeia e em Samaria.
Jesus ordenou a seus apóstolos que fossem testemunhas na Judeia e em Samaria
(1.8).
Lucas passa a registrar a segunda fase do
ministério apostólico (primeira fase: 3.1-7.60; terceira fase: 13.1-28.31).
Para melhor entendimento, dividiremos esta
parte III em seis seções: A. O testemunho se propaga (8.1-40) – veremos agora; B. A conversão de Paulo e
o crescimento da igreja (9.1-31); C. O testemunho continua a se propagar
(9.32-43); D. O testemunho alcança os gentios de Samaria (10.1-11.18); E. A
igreja em Antioquia da Síria (11.19-30); e, F Perseguição e julgamento em
Jerusalém (12.1-25).
A. O testemunho se propaga (8.1-40).
A igreja em Jerusalém sofreu nova
perseguição e muitos cristãos deixaram a cidade, levando o evangelho de Cristo
com eles. Lucas relata vários exemplos dessa difusão do evangelho na Judeia e
em Sararia.
Embora houvesse a difusão do evangelho, Saulo,
porém, assolava a igreja. O verbo grego 'assolar' tem um significado
considerável, refletindo não apenas perseguição ideológica como também
violência física por meio de torturas.
Com essa terrível perseguição, zelosa ao
extremo, muitos cristãos foram dispersos e ao serem espalhados, espalhavam
também a palavra da pregação. A perseguição fez com que o evangelho se
propagasse rapidamente (11.19).
Um desses homens que saíram pregando foi
Filipe que realizava grandes sinais miraculosos e o povo lhe deu atenção
máxima. Também ocorria que muitos espíritos imundos saiam das pessoas, dando
gritos, e muitos paralíticos e mancos eram curados. Ele estava pregando em fuga
na cidade de Samaria.
Isso despertou a curiosidade de um grande
mago da região, Simão. Simão o mágico (também conhecido como Simão Mago) é
mencionado com frequência em escritos antigos do período pos-neotestamentário e
na literatura extra bíblica antiga como sendo um arqui-inimigo da igreja e
líder do movimento herético dos agnósticos.
O gnosticismo ensina que o ser humano
alcança a salvação por meio de conhecimentos secretos a respeito de Deus, e não
pelo mérito da morte substitutiva de Cristo em favor dos pecadores.
Justino Mártir (m. 165 d.C.), que era ele
mesmo um samaritano, afirmou que a maioria dos samaritanos considerava Simão
como um deus supremo (chamavam-no de "o Grande Poder'; vs. 10).
Irineu (m. c. 202 d.C.), que escreveu
extensivamente contra o gnosticismo em Contra Heresias, indicou que Simão era
um dos fundadores da heresia gnóstica.
O livro apócrifo de Atos de Pedro (datado
do século 2 d.C.) descreve os ensinamentos e os poderes de Simão.
Embora esse Simão do vs. 9 possa se referir
a outra pessoa, os pais da igreja consideraram os dois como sendo o mesmo
indivíduo e o contexto de 8.9-11 (que descreve o seu caráter e a sua atitude de
samaritano) certamente favorece essa conclusão.
O próprio Simão abraçou a fé; e, tendo sido
batizado, creu e passou a seguir Filipe, por onde quer que ele andasse. À luz
da informação na nota sobre o vs. 9, essa fé de Simão baseava-se provavelmente
num conhecimento superficial e não numa verdadeira aceitação de Jesus, pois o
seu interesse estava nos 'sinais e grandes milagres' que Pedro fazia e não num
compromisso genuíno com Jesus.
Como havia muita gente que tinha abraçado a
fé, enviaram para lá tanto Pedro quanto João e estes, quando chegaram, oraram
pelos crentes para que recebessem o Espírito Santo – vs. 15.
Os cristãos samaritanos, até aquele momento,
não haviam recebido evidência do derramamento do Espírito Santo, algo
característico do período neotestamentário.
Como consequência da fé em Cristo, o
Espirito Sano veio habitar com eles (Rm 8.9), mas os apóstolos lhes impuseram
as mãos para que houvesse um derramamento especial do Espírito.
No entanto, o registro não explica em
detalhes qual foi a manifestação que o Espírito Santo realizou entre eles (p.
ex., falar em línguas, dom da profecia, etc.).
O fato claro era que o Espírito Santo ainda
não havia descido sob nenhum deles, pois apenas tinham sido batizados em água
no nome do Senhor Jesus.
Esse segundo batismo ocorreu nesse momento
porque os apóstolos haviam inaugurado uma segunda fase geográfica na propagação
do evangelho à medida que se deslocavam para Samaria (8.1 - 11.18).
O procedimento normal do Novo Testamento é
apenas um batismo a ser realizado em nome do Pai, do filho e do Espírito Santo
(Mt 28.19).
Outras demonstrações extraordinárias do
Espírito ocorreram em outros momentos:
ü
At
2, quando do primeiro derramamento.
ü
Aqui,
quando Pedro chegou a Samaria;
ü
10.44,
quando Pedro pregou pela primeira vez aos gentios.
ü
19.4-7,
quando Paulo chegou a Éfeso.
Em cada caso, pelo menos um dos apóstolos
estava presente, indicando que o derramamento extraordinário do Espírito
inaugurava um novo estágio do sucesso missionário do testemunho apostólico.
Ora – vs. 17 - Pedro e João lhes impunham
as mãos, e eles recebiam o Espírito Santo. Isso chamou a atenção de Simão que
viu e gostou e desejou o mesmo poder para ele, estando disposto a pagar para
obtê-lo. Óbvio que algo acontecia que deixava claro a todos que eles estavam
recebendo o Espírito Santo pela imposição das mãos dos apóstolos.
Foi ele mesmo que disse a Pedro e a João:
"Deem-me também este poder, para que
a pessoa sobre quem eu impuser as mãos receba o Espírito Santo". (vs.
19).
Pedro, diante da oferta dele, responde
rispidamente e com energia: 'Sejam destruídos tu e o teu dinheiro' (cf. Mt
7.13; Ap 17.8).
Simão demonstrou, por meio de seus atos e
palavras, que não era um verdadeiro crente em Cristo; ainda era "servo do
pecado" (cf. Rm 6.16; 8.8) e tinha a boca cheia de amargura (cf. Dt 29.18;
Rm 3.14). Uma profissão de fé sem arrependimento indica a ausência de fé verdadeira.
Depois da repreensão de Pedro, ele teve
medo e pediu oração. Pedro e João voltaram para Jerusalém, mas pelo caminho
foram pregando em vários locais dos samaritanos.
Filipe recebe a visita de um anjo do Senhor
que pede a ele para ir para o sul, para uma estrada deserta que descia de
Jerusalém a Gaza. Filipe obedeceu.
No caminho, Filipe encontra um eunuco etíope.
Esse homem era o ministro das finanças da Etiópia, hoje a atual Núbia, uma área
que se estende da atual Assuã, no Egito, até Cartum, no Sudão.
Ele era eunuco, ou seja, um oficial
emasculado da corte real, ou a um alto funcionário do governo, não
necessariamente emasculado. Na Septuaginta (a tradução grega do AT) e em
escritos extra bíblicos, muitas vezes o termo significa um oficial do governo.
Ele era encarregado dos tesouros de Candace,
rainha dos etíopes. O título da rainha-mãe que exercia o governo sobre as
questões seculares em lugar de seu filho que, como filho do sol, era
considerado um ser espiritual e não deveria se envolver com os assuntos
triviais do governo do Estado.
O fato era que aquele eunuco estava vindo a
Jerusalém para adorar a Deus e foi na sua volta para casa, enquanto lia o
profeta Isaías, que surge diante dele Filipe.
Caso o etíope estivesse lendo a passagem
sobre a misericórdia do Senhor para com os eunucos (Is 56.3-5; cf. Dt 23.1),
seria de esperar que também conhecesse a passagem de Is 53.
Foi o próprio Espírito Santo quem disse
para Filipe para se aproximar daquela carruagem e acompanhá-la. Em obediência,
Filipe se aproximou dela e ouviu ele lendo Isaías. Nos tempos antigos, ler em
voz alta era uma prática comum.
Filipe começou uma abordagem com ele e
perguntou se ele entendia o que lia ao que o eunuco disse que não e que
precisava de alguém que explicasse para ele.
Então Filipe, aproveitando a oportunidade, anunciou-lhe
a Jesus. Filipe começou em Is 53 e identificou o servo da passagem com Jesus, o
servo sofredor. Lucas parece sugerir que Filipe utilizou outras passagens do
Antigo Testamento para identificar Jesus como o Messias.
Eles prosseguiam viagem até ao ponto em que
encontraram água pelo caminho e o eunuco manifestou o desejo de ser batizado e
assim foi feito por Filipe. Quando saíram da água, o Espírito do Senhor
arrebatou Filipe repentinamente. O eunuco não o viu mais e, cheio de alegria,
seguiu o seu caminho. Filipe, porém, apareceu em Azoto – vs. 39,40.
Azoto era uma antiga cidade litorânea de
Asdode (1 Sm 5.1), uma das cinco cidades filisteias, localizada cerca de 30 km
ao norte da costa de Gaza e aproximadamente 95 km ao sul de Cesareia.
Filipe pregou o evangelho em todas as
cidades ao longo do litoral até chegar a Cesareia, uma grande cidade marítima
construída por Herodes, o Grande, próxima à Torre de Estratão.
Possuía um porto excelente que Herodes
expandiu para incrementar o tráfego marítimo (21.8) e também serviu de centro
de operações para procuradores romanos tais como Pilatos, Félix (23.23-24.4) e
Festo (25.6).
Filipe pode ter fixado residência em
Cesareia, pois nos anos seguintes ele ainda estava na cidade (21.8).
consentia na
sua morte.
Naquele dia,
levantou-se
grande perseguição contra a igreja em Jerusalém;
e todos, exceto
os apóstolos,
foram
dispersos pelas regiões da Judéia e Samaria.
At 8:2 Alguns homens piedosos
sepultaram
Estêvão
e fizeram
grande pranto sobre ele.
At 8:3 Saulo, porém,
assolava a
igreja,
entrando
pelas casas;
e,
arrastando homens e mulheres,
encerrava-os
no cárcere.
At 8:4 Entrementes, os que foram
dispersos
iam por toda
parte
pregando
a palavra.
At 8:5 Filipe,
descendo à
cidade de Samaria,
anunciava-lhes
a Cristo.
At 8:6 As multidões atendiam,
unânimes,
às
coisas que Filipe dizia,
ouvindo-as
e
vendo os sinais que ele operava.
At
8:7 Pois os espíritos imundos
de
muitos possessos
saíam
gritando em alta voz;
e
muitos paralíticos e coxos
foram
curados.
At 8:8 E houve grande alegria naquela
cidade.
At 8:9 Ora, havia certo homem, chamado
Simão,
que ali
praticava a mágica,
iludindo
o povo de Samaria,
insinuando
ser ele grande vulto;
At
8:10 ao qual todos davam ouvidos,
do
menor ao maior, dizendo:
Este homem é
o poder de Deus,
chamado o
Grande Poder.
At 8:11 Aderiam a ele
porque havia
muito os iludira com mágicas.
At 8:12 Quando, porém, deram crédito a
Filipe,
que os
evangelizava
a
respeito do reino de Deus
e
do nome de Jesus Cristo,
iam
sendo batizados,
assim
homens como mulheres.
At
8:13 O próprio Simão abraçou a fé;
e,
tendo sido batizado,
acompanhava
a Filipe de perto,
observando
extasiado
os sinais e
grandes milagres praticados.
At 8:14 Ouvindo os apóstolos, que
estavam em Jerusalém,
que Samaria
recebera a palavra de Deus,
enviaram-lhe
Pedro e João;
At
8:15 os quais, descendo para lá,
oraram
por eles para que recebessem
o
Espírito Santo;
At
8:16 porquanto não havia ainda descido
sobre
nenhum deles,
mas
somente haviam sido batizados
em o nome do
Senhor Jesus.
At 8:17
Então, lhes impunham as mãos,
e
recebiam estes
o
Espírito Santo.
At 8:18 Vendo, porém, Simão que,
pelo fato de
imporem os apóstolos as mãos,
era
concedido o Espírito [Santo],
ofereceu-lhes
dinheiro,
At 8:19
propondo:
Concedei-me
também a mim este poder,
para
que aquele sobre quem eu impuser as mãos
receba
o Espírito Santo.
At 8:20 Pedro, porém, lhe respondeu:
O teu
dinheiro seja contigo para perdição,
pois
julgaste adquirir, por meio dele,
o
dom de Deus.
At 8:21 Não
tens parte nem sorte neste ministério,
porque
o teu coração não é reto diante de Deus.
At 8:22
Arrepende-te, pois, da tua maldade
e roga ao
Senhor;
talvez
te seja perdoado o intento do coração;
At
8:23 pois vejo que estás em fel de amargura
e
laço de iniqüidade.
At 8:24 Respondendo, porém, Simão lhes
pediu:
Rogai vós por
mim ao Senhor,
para
que nada do que dissestes sobrevenha a mim.
At 8:25 Eles, porém, havendo testificado
e falado a palavra do Senhor,
voltaram para
Jerusalém
e
evangelizavam muitas aldeias dos samaritanos.
At 8:26 Um anjo do Senhor falou a
Filipe, dizendo:
Dispõe-te
e vai para o
lado do Sul,
no
caminho que desce de Jerusalém a Gaza;
este
se acha deserto.
Ele
se levantou e foi.
At 8:27 Eis que um etíope,
eunuco,
alto
oficial de Candace,
rainha
dos etíopes,
o qual era
superintendente de todo o seu tesouro,
que
viera adorar em Jerusalém,
At
8:28 estava de volta
e,
assentado no seu carro,
vinha
lendo o profeta Isaías.
At 8:29 Então, disse o Espírito a
Filipe:
Aproxima-te
desse carro
e
acompanha-o.
At 8:30 Correndo Filipe,
ouviu-o ler o
profeta Isaías e perguntou:
Compreendes
o que vens lendo?
At 8:31 Ele respondeu:
Como poderei
entender,
se
alguém não me explicar?
E convidou Filipe a subir
e a sentar-se junto a ele.
At 8:32 Ora, a passagem da Escritura que
estava lendo era esta:
Foi levado
como ovelha ao matadouro;
e,
como um cordeiro mudo perante o seu tosquiador,
assim
ele não abriu a boca.
At 8:33 Na
sua humilhação,
lhe
negaram justiça;
quem
lhe poderá descrever a geração?
Porque da
terra a sua vida é tirada.
At 8:34 Então, o eunuco disse a Filipe:
Peço-te que
me expliques a quem se refere o profeta.
Fala
de si mesmo ou de algum outro?
At 8:35 Então, Filipe explicou;
e, começando
por esta passagem da Escritura,
anunciou-lhe
a Jesus.
At 8:36 Seguindo eles caminho fora,
chegando a
certo lugar onde havia água, disse o eunuco:
Eis
aqui água; que impede que seja eu batizado?
At 8:37 [Filipe respondeu:
É lícito,
se
crês de todo o coração.
E, respondendo ele, disse:
Creio que
Jesus Cristo
é
o Filho de Deus.]
At 8:38 Então, mandou parar o carro,
ambos
desceram à água,
e
Filipe batizou o eunuco.
At 8:39 Quando saíram da água,
o Espírito do
Senhor
arrebatou
a Filipe,
não
o vendo mais o eunuco;
e
este foi seguindo o seu caminho,
cheio
de júbilo.
At 8:40 Mas Filipe
veio a
achar-se em Azoto;
e, passando
além,
evangelizava
todas as cidades até chegar a Cesaréia.
Que história bonita a de Filipe. Merece um
estudo sério e dedicado. Poderemos meditar no apoio que enviou os apóstolos à
Samaria ao encaminhar a eles Pedro e João que oravam e ele recebiam o Espírito
Santo; que este fato despertou o desejo de Simão, o mágico, em obter o mesmo
poder para que impondo ele as mãos também recebessem o Espírito Santo; o anjo
que lhe sugeriu evangelizar o eunuco; o Espírito Santo que tele transportou Filipe...
Meu Deus, há tantos mistérios e maravilhas nos teus caminhos....
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