segunda-feira, 28 de setembro de 2015
segunda-feira, setembro 28, 2015
Jamais Desista
Lucas 11.1-62 - UMA LOUCURA: REJEITAR/DESDENHAR JESUS.
Como já dissemos o evangelho de Lucas foi
escrito com o propósito principal de apresentar um relato fiel e organizado
visando estabelecer os fatos a respeito do ministério de Jesus e sua
importância para a história da salvação, além de fornecer parâmetros para a
igreja em sua pregação de arrependimento e perdão em nome de Jesus para todas
as nações. Estamos no capítulo 11, parte IV.
IV. O MINISTÉRIO PÚBLICO DE JESUS: DA GALILEIA À JERUSALÉM (9.51-19.27)
- continuação.
Como já dissemos, até o capítulo 19,
veremos o ministério público de Jesus: da Galileia para Jerusalém. O Evangelho
de Lucas registra a jornada de Jesus em direção a Jerusalém. Não há um paralelo
mais extenso nos outros Evangelhos (embora haja paralelos de algumas seções individuais).
O Evangelho de Lucas apresenta uma caminhada solene até a capital, onde Jesus
morreria pelos pecadores, de acordo com a vontade de Deus.
Assim, nós dividimos essa quarta parte
conforme a BEG em 18 subpartes: A. Ensino sobre discipulado (9.51-10.42) – já vimos; B. Ensino sobre oração
(11.1-13) – veremos agora; C. Jesus e
os espíritos maus (11.14-26) – veremos
agora; D. Bênção e julgamento (11.27-13.9) – começaremos a ver agora; E. A cura de uma mulher no sábado
(13.10-17); F O reino de Deus (13.18-14.24); G. Ensino sobre discipulado
(14.25-35); H. Três parábolas sobre os perdidos (15.1-32); I. Sobre dinheiro e
serviço (16.1-17.10); J. Os dez leprosos (17.11-19); K. A vinda do reino
(17.20-37); L. Parábolas sobre oração (18.1-14); M. Jesus e as crianças
(18.15-17); N. O jovem rico (18.18-30); O. Profecia da Paixão (18.31-34); P.
Devolvendo a visão ao cego (18.35-43); Q. Um cobrador de impostos chamado
Zaqueu (19.1-10); R. A parábola das minas (19.11-27).
Breve síntese do capítulo 11.
Jesus está ensinando seus discípulos a
orar, por solicitação deles. Na verdade, a vida de Jesus era tão pautada na
oração que isso despertou neles a curiosidade. Eles deviam pensar, se este
homem que tem autoridade e poder e faz tantos milagres e prodígios e fala coisas
incríveis, vive orando é por que na oração há algo que eles também precisam
praticar.
Sim, o crente que não ora, não conhece
Deus, nem entende nada, mas é carnal e cheio de si mesmo.
Na oração que Jesus ensinou, vemos que ele
se dirige ao Pai ao qual em primeiro lugar expressa seu desejo pela
santificação do nome do Pai. Deus está acima de tudo e deve estar em nossos
corações acima de qualquer coisa por mais valiosa e necessária que seja esta
coisa. Deus não é negociável nem entra em disputa com nada, ele é soberano.
Depois, vem as demais coisas das quais não
falarei pormenorizadamente neste momento. Se ele é soberano, então deve haver
um reino, um domínio e um trono. Quando eu invoco o seu reino, eu estou
invocando tudo o que Deus é: o amor, a justiça, a verdade, a bondade.
Nesta oração, vemos que quem nos dá o pão
de cada dia é Deus, por isso lhe devemos graças. Muitas vezes pensamos que é
nosso esforço, trabalho, dedicação que enche o nosso celeiro, mas não, é a pura
graça de Deus quem nos alimenta. Quanto ao perdão, vemos que ele é uma
garantia, mas condicional: se eu não perdoar, como serei perdoado?
E se eu cair em tentação? A oração é clara:
não nos deixe cair em tentação! Quem é que não nos deixa cair? Deus! E se
caímos, por que caímos em tentação? Não se engane, meu amado, Deus é 100%
soberano e você é 100% responsável.
Vejamos o presente capítulo com mais
detalhes, conforme ajuda da BEG:
B. Ensino sobre oração (11.1-13).
O capítulo onze começa com os discípulos
pedindo a Jesus que ensinassem eles a orarem. Lucas registra as instruções de
Jesus quanto à oração, acrescentado esse material talvez com o objetivo de
fazer uma ponte entre o questionamento dos discípulos sobre a oração e o ensino
sobre o custo do discipulado.
Lucas ensinou a seus leitores a importância
da oração à medida que a igreja enfrenta as dificuldades deste mundo.
É importante salientar que esse pedido não
nasceu por acaso, mas fora motivado pelo exemplo da vida de Jesus que era em
constante oração. Senhor, ensina-nos a orar. Os mestres piedosos costumavam
ensinar seus discípulos a orar.
A forma dessa oração difere um pouco da
encontrada em Mt 6.9-13, sendo ambas provavelmente um sumário das palavras que
Jesus disse em contextos diferentes; logo, é natural que surjam algumas diferenças.
Em Mateus, Jesus inseriu uma oração padrão
como parte do seu sermão; aqui, ele está respondendo a uma pergunta.
Repare como Jesus ensina os discípulos a se
achegarem a Deus; chamando-o de “papai”. Um termo que corresponde ao aramaico
aba, que as crianças no tempo de Jesus usavam para se dirigirem a seus pais,
mas que era também um título carinhoso que os filhos adultos continuavam a
usar.
A BEG comenta do nome que representa uma
pessoa - assim a oração pede que as pessoas reverenciem a Deus; do vir o reino
de Deus - com frequência, Jesus ensinou a respeito do reino de Deus, e aqui a
sua oração contempla o estabelecimento desse reino; do perdão - os pecadores
buscam perdão de pecados que cometem todos os dias, e precisam reconhecer que,
se não perdoarem aos outros, eles mesmos não estarão em condições de serem
perdoados.
Em seguida, lhes conta a parábola do amigo
importuno. O amigo é tão insistente e chato que o outro o atende, mas não pelo
fato de ser amigo, mas por causa da importunação.
A amizade talvez não fosse suficiente para
fazer o homem levantar-se, mas a persistência da parte do suplicante certamente
o seria. Ou seja, a oração eficaz deve ser persistente.
Naquele tempo, numa casa com apenas um
cômodo, toda a família dormia numa plataforma elevada; então, quando uma pessoa
se levantava, acordava todas as outras.
Ele ainda reforça seu ensino da
persistência com o fato de que sendo nós maus, somos capazes de fazer o bem,
imaginem Deus que nem mal é? A natureza pecaminosa é entendida como sendo
universal.
Assim, se até mesmo os pais terrenos (que
são maus) dão coisas boas a seus filhos, quanto mais não dará Deus por meio do
Espírito Santo?
C. Jesus e os espíritos maus (11.14-26).
Novamente um episódio envolvendo os
espíritos maus. Lucas relata uma agressão ao caráter e ao ministério de Jesus,
expresso no questionamento "Jesus expulsa demônios pelo poder de
Satanás?".
Os inimigos de Jesus não negaram o fato de
que ele expulsava demônios, porém atribuíram esse poder a Belzebu, um nome que
havia sido utilizado no passado para se referir a um deus pagão, mas que nessa
época passou a designar Satanás (2Rs 1.2; Mt 10.25).
Ainda havia outros que duvidando dele,
pediam um sinal no céu para poderem crer. Não somente não criam, mas atribuíam
o poder de Deus ao diabo.
União é força, divisão é fraqueza; se Jesus
estava se associando a Satanás e, ao mesmo tempo, trabalhando contra Satanás,
então estava enfraquecendo o seu próprio reino.
Os seguidores daqueles que acusavam Jesus
também expulsavam demônios. Se os demônios só podiam ser exorcizados pelo poder
de Satanás, então os seguidores dos acusadores de Jesus também eram culpados. O
fato de os acusadores não condenarem seus próprios seguidores é prova de que as
suas acusações eram falsas.
A obra do próprio Deus (veja Êx 8.19). Mt
12.28 registra "o Espírito de Deus". Ambas as expressões salientam a
verdade de que Jesus não expulsava demônios pelo poder de Belzebu; pelo contrário,
era o poder de Deus que estava com ele.
Isso aponta para a verdade adicional de
que, com a vinda de Jesus, o reino de Deus havia chegado. Os milagres que
estavam sendo realizados eram evidências para aqueles que tinham olhos para ver
que Deus estava trabalhando.
Nos versos 21 e 22, Satanás é representado
como um homem valente que tem total controle sobre a sua casa (isto é, as
pessoas sob sua influência). Porém, Jesus é mais forte do que Satanás e o
derrotou.
Essa é uma maneira vívida de descrever que
o reino de Deus não é apenas um conjunto de ensinamentos proveitosos; envolve o
poder para derrotar Satanás.
O fato é que não existe neutralidade nem
meio-termo: a mensagem do reino traz a real possibilidade para se vencer o mal,
e qualquer pessoa que rejeite essa mensagem estará implicitamente aceitando o
caminho do mal.
Jesus deixou claro que não estava se
referindo a uma reforma moral, em que o pecador abandona alguma coisa má, mas
não coloca nada em seu lugar. O demônio deixou o homem e foi para um lugar
árido (era comum a crença de que os demônios viviam no deserto); porém, insatisfeito,
o demônio volta para a casa de onde saiu e, como ninguém ocupou o seu lugar,
sua reentrada é fácil.
O demônio que saiu continua se referindo ao
lugar vago como se fosse seu, mas ao voltar a encontra varrida e ornamentada –
vs. 25. Esperto, o demônio sai e procura outros sete espíritos piores do que
ele e a invadem.
O homem havia colocado sua vida em ordem,
porém ficou apenas nisso; o seu coração ainda estava vazio e aberto à
influência do mal. O resultado foi que sete demônios, piores do que o primeiro,
tomaram conta dele.
D. Bênção e julgamento (11.27-13.9).
A partir do vs. 27 ao 13.9, iremos ver bênção
e julgamento. Lucas compilou uma série de relatos nos quais Jesus definiu
contrastes entre aqueles que recebem as bênçãos de Deus e aqueles que recebem o
julgamento de Deus.
Em seguida, uma mulher elogiou a mãe de
Jesus. Em sua resposta, ele não negou que Maria era de fato abençoada; disse
que ouvir a palavra de Deus e obedecer a ela traz bênçãos muito maiores.
Jesus julga a multidão que se reunia e
estava indignado que ela pedisse a ele sinais. Jesus respondeu à exigência de
um "sinal do céu" (vs. 16).
Um pedido como esse só podia ser motivado
pela descrença, especialmente em vista das numerosas demonstrações de poder
messiânico que Jesus já havia realizado (7.20-23).
Para Lucas, a presença de Jesus já era um
"sinal" da atividade redentora de Deus (2.34; 11.30).
Jesus responde a eles que do mesmo modo que
a experiência de Jonas, que passou três dias dentro do grande peixe, era um
sinal para o povo de Nínive, assim a ressurreição de Jesus, depois de três dias
no túmulo, seria um sinal para os judeus desses dias.
Então, motivado por isso, ele começa a
citar exemplos de povos que, no julgamento, haveriam de os preceder e os
condenarem.
Ele fala da rainha do Sul. Ou seja, a
rainha de Sabá (atual Iêmen), que fez uma longa viagem para visitar Salomão (1
Rs 10). Embora fosse pagã, ela contrastava de maneira favorável com as pessoas
que se recusaram a ouvir Jesus, que era "maior do que Salomão", quando
ainda estava com eles.
Ele fala dos ninivitas. Esse povo se
arrependeu quando Jonas pregou (In 3.6-10). Do mesmo modo que a rainha de Sabá,
o argumento de Jesus começa do menor para o maior: as pessoas haviam prestado
atenção a Salomão e Jonas; tanto mais agora deveriam ouvir o Filho de Deus que
caminhava entre elas!
Em seguida fala por parábolas, primeira
sobre a candeia. Aqui é retratada uma casa com apenas um cômodo, onde uma
lâmpada colocada embaixo de uma vasilha (alqueire) seria inútil; porém se colocada
num suporte (velador) apropriado iluminaria toda a casa
Depois afirma que os olhos são como a
candeia do corpo, ou a lâmpada do corpo. Quando os olhos funcionam corretamente,
o corpo recebe o benefício da luz ("derrama luz nas minhas trevas",
cf. SI 18.28).
As pessoas que buscavam sinais não
precisavam de mais luz; ao contrário, precisavam prestar mais atenção à luz que
já estava iluminando. Ou seja, o que Deus estava fazendo por intermédio de
Jesus já era mais do que suficiente.
Jesus termina de falar e explicar
pacientemente, um fariseu o convida para comer com ele e Jesus aceita o convite
e vai com ele. O fariseu logo nota que Jesus não lavara as mãos, como era
costume entre eles.
Esse ato de lavar as mãos não estava
relacionado com a higiene, mas com o ritual de purificação, pois as mãos
entravam em contato com todo tipo de coisas, algumas das quais poderiam estar
cerimonialmente impuras.
Assim, os judeus mais zelosos se lavavam
antes de comer, porque era dito que as mãos contaminadas (ou seja, que tivessem
tocado alguma coisa proibida pela lei) deixariam entrar no corpo essa
corrupção, por meio da comida que as mãos haviam tocado.
Os fariseus tinham muito cuidado com os
rituais de limpeza, porém essas regras se aplicavam somente ao exterior. As
pessoas poderiam fazer isso muitas vezes ao dia, mas, por dentro, continuavam
corrompidas pela avareza e outras formas de iniquidade.
Jesus os repreende e os chama de hipócritas
que somente se preocupavam com sua aparência externa pouco importando o interior.
Então ele aconselha a eles a darem esmola do que tiverem. Literalmente,
"dê as coisas do íntimo como esmolas". Jesus estava dizendo que há
necessidade de uma atitude íntima correta quando se dá aos pobres. Quando o
interior está em ordem, tudo fica limpo.
A NVI, nesse versículo, diz que era para
darem do que tinham dentro do prato como esmola e tudo ficaria limpo para eles.
Começa agora uma série de “ais” - ai de vós
contra os fariseus: que eram bons nos dízimos, mas desprezavam a justiça e o
amor de Deus. A oferta do dízimo foi planejada para refletir uma atitude de
alegria e espontaneidade de amor para com Deus, mas os fariseus, com a atitude
meticulosa de contar até mesmo talos de hortaliças, haviam transformado esse
ato num dever opressivo; que amavam os primeiros lugares e as saudações em
público e que eram como túmulos que não se veem, pelos quais os homens andam
por cima sem saberem.
Não que a sepultura não tivesse um nome, mas
que o próprio lugar da sepultura não estava demarcado. Tocar num túmulo tornava
a pessoa cerimonialmente imunda (Nm 19.16), de modo as sepulturas eram caiadas
com o objetivo de advertir as pessoas. Logo, um túmulo não demarcado era uma
fonte oculta de contaminação.
Um dos peritos na lei - um advogado e
também um religioso, já que "Lei" se refere à lei de Deus - ouvindo
isso se ofendeu e buscou explicações de Jesus, mas também contra eles Jesus
falou.
Eles eram daqueles que gostavam da primeira
cadeira - os assentos que ficavam à frente, voltados para a congregação, e que
eram reservados para as pessoas mais importantes – e das primeiras saudações -
eram cumprimentos elaborados que demonstravam a importância da pessoa que os
recebia.
Eles ainda eram dos que atavam fardos
superiores às forças dos homens. Os peritos legais acrescentavam à lei uma
multidão de regulamentos com o objetivo de impedir que a lei fosse quebrada,
porém essas restrições causavam uma enorme opressão.
Jesus continua com seus “ais” e se dirige
aos peritos na lei que edificam túmulos aos profetas. Os peritos na lei
construíam túmulos para os profetas e pensavam que dessa maneira estavam
honrando esses homens de Deus.
Contudo, isso era, na verdade, uma
complementação da obra daqueles que os mataram, porque estavam se opondo ao
Cristo de quem aqueles profetas haviam falado.
A própria atitude deles os colocavam em
grandes apuros uma vez que davam testemunho de que aprovavam os feitos dos
antepassados que mataram os profetas. Os antepassados mataram os profetas e
eles lhes edificaram os túmulos.
Essa declaração de Jesus – vs. 49 – de que
lhe mandará profetas e apóstolos não é uma citação do Antigo Testamento, nem de
nenhum escrito antigo conhecido. Jesus pode estar descrevendo a maneira
providencial na qual Deus interage com o seu povo.
A própria geração de Jesus era culpada,
pois ao rejeitá-lo estava também rejeitando implicitamente todos os profetas
que haviam falado dele.
Assim, também eram culpados do sangue
daqueles homens justos. Abel foi a primeira vítima de homicídio (Gn 4.8) e
Zacarias foi o último assassinato registrado pelo Antigo Testamento (2Cr
24.21-22; Mt 23.35).
Ainda mais um ai contra os peritos da lei
que tinham tomado a chave da ciência. Ao sobrecarregar a lei de Deus com
tradições humanas, os "intérpretes da Lei" tornaram impossível para
as pessoas comuns compreenderem a lei, quanto mais obedecer a ela.
Os fariseus e intérpretes da lei utilizavam
até mesmo suas próprias tradições para escapar das exigências da lei (cf. Mc
7.5-13).
Depois disso, desse enfrentamento de Jesus
contra os fariseus e os peritos e mestres na lei, eles começaram a opor-se
fortemente a Jesus e buscavam interrogá-lo afim de terem algo do que o acusarem,
ou "apanharem", uma palavra que traduz um termo grego usado para caçar
animais selvagens.
estava Jesus
orando em certo lugar;
quando
terminou,
um
dos seus discípulos lhe pediu:
Senhor,
ensina-nos a orar
como
também João ensinou aos seus discípulos.
Lc 11:2
Então, ele os ensinou:
Quando
orardes, dizei:
Pai,
santificado
seja o teu nome;
venha
o teu reino;
Lc
11:3 o pão nosso cotidiano
dá-nos
de dia em dia;
Lc 11:4
perdoa-nos os nossos pecados,
pois
também nós perdoamos
a
todo o que nos deve;
e não nos
deixes cair em tentação.
Lc 11:5
Disse-lhes ainda Jesus:
Qual
dentre vós, tendo um amigo,
e
este for procurá-lo à meia-noite e lhe disser:
Amigo,
empresta-me três pães,
Lc
11:6 pois um meu amigo,
chegando
de viagem, procurou-me,
e
eu nada tenho que lhe oferecer.
Lc
11:7 E o outro lhe responda lá de dentro, dizendo:
Não
me importunes;
a
porta já está fechada,
e
os meus filhos comigo também já estão deitados.
Não posso
levantar-me para tos dar;
Lc 11:8
digo-vos que,
se
não se levantar para dar-lhos por ser seu amigo,
todavia,
o fará por causa da importunação
e
lhe dará tudo o de que tiver necessidade.
Lc 11:9 Por
isso, vos digo:
Pedi,
e
dar-se-vos-á;
buscai,
e
achareis;
batei,
e
abrir-se-vos-á.
Lc
11:10 Pois todo o que pede
recebe;
o que busca
encontra;
e a quem
bate,
abrir-se-lhe-á.
Lc 11:11 Qual
dentre vós é o pai que,
se
o filho lhe pedir [pão,
lhe
dará uma pedra?
Ou se pedir]
um peixe,
lhe
dará em lugar de peixe uma cobra?
Lc 11:12 Ou,
se lhe pedir um ovo
lhe
dará um escorpião?
Lc 11:13 Ora,
se vós, que sois maus,
sabeis
dar boas dádivas aos vossos filhos,
quanto
mais o Pai celestial
dará
o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?
Lc 11:14 De outra feita,
estava Jesus
expelindo um demônio que era mudo.
E aconteceu
que, ao sair o demônio,
o
mudo passou a falar;
e
as multidões se admiravam.
Lc 11:15 Mas
alguns dentre eles diziam:
Ora,
ele expele os demônios pelo poder de Belzebu,
o
maioral dos demônios.
Lc 11:16 E
outros,
tentando-o,
pediam
dele um sinal do céu.
Lc 11:17 E,
sabendo ele o que se lhes passava pelo espírito,
disse-lhes:
Todo
reino dividido contra si mesmo ficará deserto,
e
casa sobre casa cairá.
Lc
11:18 Se também Satanás estiver dividido
contra
si mesmo,
como
subsistirá o seu reino?
Isto,
porque dizeis que eu expulso
os
demônios por Belzebu.
Lc
11:19 E, se eu expulso os demônios por Belzebu,
por
quem os expulsam vossos filhos?
Por
isso, eles mesmos serão
os
vossos juízes.
Lc
11:20 Se, porém, eu expulso os demônios
pelo
dedo de Deus, certamente,
é
chegado o reino de Deus sobre vós.
Lc
11:21 Quando o valente, bem armado,
guarda
a sua própria casa,
ficam
em segurança todos os seus bens.
Lc 11:22
Sobrevindo, porém, um mais valente do que ele,
vence-o,
tira-lhe a armadura em que confiava
e
lhe divide os despojos.
Lc
11:23 Quem não é por mim
é
contra mim;
e quem comigo
não ajunta
espalha.
Lc 11:24
Quando o espírito imundo sai do homem,
anda
por lugares áridos, procurando repouso;
e,
não o achando, diz:
Voltarei
para minha casa, donde saí.
Lc 11:25 E,
tendo voltado,
a
encontra varrida e ornamentada.
Lc 11:26
Então,
vai
e leva consigo outros sete espíritos,
piores
do que ele,
e,
entrando, habitam ali;
e
o último estado daquele homem se torna pior do que o primeiro.
Lc 11:27 Ora,
aconteceu que, ao dizer Jesus estas palavras,
uma
mulher, que estava entre a multidão,
exclamou
e disse-lhe:
Bem-aventurada
aquela que te concebeu,
e
os seios que te amamentaram!
Lc 11:28 Ele,
porém, respondeu:
Antes,
bem-aventurados
são
os que ouvem a palavra de Deus
e
a guardam!
Lc 11:29 Como
afluíssem as multidões, passou Jesus a dizer:
Esta
é geração perversa!
Pede
sinal;
mas
nenhum sinal lhe será dado, senão o de Jonas.
Lc
11:30 Porque, assim como Jonas
foi
sinal para os ninivitas,
o Filho do
Homem o será
para
esta geração.
Lc
11:31 A rainha do Sul se levantará, no Juízo,
com
os homens desta geração
e
os condenará;
porque
veio dos confins da terra
para ouvir a
sabedoria de Salomão.
E
eis aqui está quem é
maior
do que Salomão.
Lc
11:32 Ninivitas se levantarão, no Juízo,
com
esta geração e a condenarão;
porque
se arrependeram
com
a pregação de Jonas.
E
eis aqui está quem é
maior
do que Jonas.
Lc 11:33
Ninguém, depois de acender uma candeia,
a
põe em lugar escondido, nem debaixo do alqueire,
mas
no velador,
a
fim de que os que entram vejam a luz.
Lc 11:34 São
os teus olhos a lâmpada do teu corpo;
se
os teus olhos forem bons,
todo
o teu corpo será luminoso;
mas, se forem
maus,
o
teu corpo ficará em trevas.
Lc 11:35
Repara, pois, que a luz que há em ti
não
sejam trevas.
Lc 11:36 Se,
portanto, todo o teu corpo for luminoso,
sem
ter qualquer parte em trevas,
será
todo resplandecente como a candeia
quando
te ilumina em plena luz.
Lc 11:37 Ao falar Jesus estas palavras,
um fariseu o
convidou para ir comer com ele;
então,
entrando, tomou lugar à mesa.
Lc 11:38 O
fariseu, porém, admirou-se ao ver que Jesus
não
se lavara primeiro, antes de comer.
Lc 11:39 O
Senhor, porém, lhe disse:
Vós,
fariseus, limpais o exterior do copo e do prato;
mas
o vosso interior está cheio
de
rapina e perversidade.
Lc 11:40
Insensatos!
Quem
fez o exterior
não
é o mesmo que fez o interior?
Lc
11:41 Antes, dai esmola do que tiverdes,
e
tudo vos será limpo.
Lc 11:42 Mas
ai de vós, fariseus!
Porque
dais o dízimo
da hortelã,
da arruda e de todas as hortaliças
e
desprezais
a
justiça e o amor de Deus;
devíeis,
porém, fazer estas coisas,
sem
omitir aquelas.
Lc
11:43 Ai de vós, fariseus!
Porque
gostais da primeira cadeira nas sinagogas
e
das saudações nas praças.
Lc 11:44 Ai
de vós que sois como as sepulturas invisíveis,
sobre
as quais os homens passam sem o saber!
Lc 11:45 Então, respondendo um dos
intérpretes da Lei, disse a Jesus:
Mestre,
dizendo estas coisas,
também
nos ofendes a nós outros!
Lc 11:46 Mas ele respondeu:
Ai de vós
também, intérpretes da Lei!
Porque
sobrecarregais os homens
com
fardos superiores às suas forças,
mas
vós mesmos nem com um dedo os tocais.
Lc 11:47 Ai
de vós!
Porque
edificais os túmulos dos profetas
que
vossos pais assassinaram.
Lc 11:48
Assim,
sois
testemunhas
e
aprovais com cumplicidade as obras dos vossos pais;
porque
eles mataram os profetas,
e
vós lhes edificais os túmulos.
Lc 11:49 Por
isso,
também
disse a sabedoria de Deus:
Enviar-lhes-ei
profetas e apóstolos,
e
a alguns deles matarão
e
a outros perseguirão,
Lc
11:50 para que desta geração se peçam contas do sangue
dos
profetas,
derramado
desde a fundação do mundo;
Lc
11:51 desde o sangue de Abel
até
ao de Zacarias,
que
foi assassinado
entre
o altar e a casa de Deus.
Sim,
eu vos afirmo,
contas serão
pedidas a esta geração.
Lc 11:52 Ai
de vós, intérpretes da Lei!
Porque
tomastes a chave da ciência;
contudo,
vós mesmos não entrastes
e impedistes
os que estavam entrando.
Lc 11:53 Saindo Jesus dali,
passaram os
escribas e fariseus
a
argüi-lo com veemência,
procurando
confundi-lo
a
respeito de muitos assuntos,
Lc
11:54 com o intuito de tirar das suas próprias palavras
motivos
para o acusar.
Jesus estava
expulsando espíritos malignos e o acusavam de que fazia isso pelo poder do
principal dos demônios. Imaginem o que não dirão dos seus seguidores que hoje
servem ao Senhor? Como se não bastasse, pediam a ele um sinal...
Jesus tinha uma
espada afiada em sua boca e com ela não alisava os fariseus, nem os escribas,
nem os saduceus, nem os doutores da lei, antes, pregava a verdade, a justiça e
o amor.
...
domingo, 27 de setembro de 2015
domingo, setembro 27, 2015
Jamais Desista
Lucas 10.1-62 - ESTÁ FALTANDO ALGO PARA VOCÊ?
Como já dissemos o evangelho de Lucas foi
escrito com o propósito principal de apresentar um relato fiel e organizado
visando estabelecer os fatos a respeito do ministério de Jesus e sua
importância para a história da salvação, além de fornecer parâmetros para a
igreja em sua pregação de arrependimento e perdão em nome de Jesus para todas
as nações.
Estamos no capítulo 10, parte IV.
Estamos no capítulo 10, parte IV.
IV. O MINISTÉRIO PÚBLICO DE JESUS: DA GALILEIA À JERUSALÉM (9.51-19.27)
- continuação.
Como já dissemos, até o capítulo 19,
veremos o ministério público de Jesus: da Galileia para Jerusalém. O Evangelho
de Lucas registra a jornada de Jesus em direção a Jerusalém. Não há um paralelo
mais extenso nos outros Evangelhos (embora haja paralelos de algumas seções
individuais). O Evangelho de Lucas apresenta uma caminhada solene até a
capital, onde Jesus morreria pelos pecadores, de acordo com a vontade de Deus.
Assim, nós dividimos essa quarta parte
conforme a BEG em 18 subpartes: A. Ensino sobre discipulado (9.51-10.42) – concluiremos agora; B. Ensino sobre
oração (11.1-13); C. Jesus e os espíritos maus (11.14-26); D. Bênção e
julgamento (11.27-13.9); E. A cura de uma mulher no sábado (13.10-17); F O
reino de Deus (13.18-14.24); G. Ensino sobre discipulado (14.25-35); H. Três
parábolas sobre os perdidos (15.1-32); I. Sobre dinheiro e serviço
(16.1-17.10); J. Os dez leprosos (17.11-19); K. A vinda do reino (17.20-37); L.
Parábolas sobre oração (18.1-14); M. Jesus e as crianças (18.15-17); N. O jovem
rico (18.18-30); O. Profecia da Paixão (18.31-34); P. Devolvendo a visão ao
cego (18.35-43); Q. Um cobrador de impostos chamado Zaqueu (19.1-10); R. A
parábola das minas (19.11-27).
A. Ensino sobre discipulado (9.51-10.42) - continuação.
Estamos vendo, como já falamos, o ensino
sobre o discipulado. À medida que Jesus caminhava para Jerusalém, fornecia
instruções aos seus discípulos que seriam de grande importância posteriormente,
quando eles teriam de dar prosseguimento à liderança cristã sem a presença
física de Jesus.
Breve síntese do capítulo dez.
Jesus os enviou de dois em dois e isto me
lembra os mórmons e os testemunhas de Jeová que assim fazem, pelo menos aqui em
minha cidade e nas cidades que tenho ido e frequentado. É uma pena que seitas
assim procedam enquanto a igreja de Cristo não avança. Era para a igreja
reformada estar evangelizando dessa forma. Se um dia eu tiver a chance sobre
seguidores, eu assim farei.
A ordem de Jesus era para irem, pregarem e
curarem. Foi exatamente isso o que fizeram os discípulos. Quando retornaram
para falarem de sua missão a Jesus, estavam alegres por que até os demônios se
submetiam a eles por causa do nome de Jesus. Jesus, então, os recebe, também
com alegria, os exorta, adverte e fala da ação de Satanás e da autoridade dada
para se oporem ao inimigo.
Vejam que maravilha:
·
Temos
uma missão (fazer a vontade do Pai).
·
Temos
um Ajudador (o Consolador, o Espírito Santo de Deus).
·
Temos
um Intercessor (Sumo-Sacerdote para sempre, Jesus Cristo, homem, Deus).
·
Temos
armas (de defesa, de ataque: a Palavra de Deus, a Bíblia).
·
Temos
promessas, garantias, nuvens de testemunhas, apoio e cobertura.
Ser missionário – missão de forma completa
envolvendo inclusive o próprio trabalho do missionário e não o abandono dele
para dedicação exclusiva – não é um dever, uma obrigação, um trabalho é um
presente de Deus! Levar a palavra de Deus àqueles que Deus tem preparado para
ouvir é verdadeiramente um grande privilégio do qual não somos dignos!
Vejamos o presente capítulo com mais
detalhes, conforme ajuda da BEG:
Foi o Senhor quem designou os setenta. Essa
missão também está registrada somente em Lucas, porém as instruções são
semelhantes àquelas dadas aos doze nos outros Evangelhos.
Quanto ao número de discípulos enviados, os
manuscritos disponíveis se dividem entre "setenta" e "setenta e
dois", e não há como ter certeza sobre qual deles era o número original.
Ambos os números representam o número de
nações no mundo em Gn 10 (o texto hebraico traz setenta nomes; o grego, setenta
e dois); e ambos indicam que Jesus utilizou o serviço de muitas pessoas
humildes além dos doze.
A designação dos setenta, mas eles iriam
adiante dele de dois em dois. Jesus também enviou os doze em pares (Mc 6.7),
tendo por objetivo o apoio mútuo e a vantagem do depoimento de duas testemunhas
(cf. Dt 17.6).
Eles deveriam ir a todas as cidades e
lugares aonde ele havia de ir. A obra era grande e a quantidade de obreiros
pouca, por isso, que foram instruídos a rogarem ao Senhor da seara que mandasse
mais trabalhadores.
Eles iriam como cordeiros no meio de lobos –
pressupõe, conforme a BEG, fraqueza e perigo.
Não deveriam levar consigo: bolsa - saco
para guardar dinheiro; alforje - bolsa de viagem (como em 9.3); sandálias - essa
proibição provavelmente se referia a levar um par de sandálias adicional, e não
uma ordem para irem descalços.
No caminho, não deveriam a ninguém saudar.
Nessa época, o ato de cumprimentar alguém podia ser algo bastante elaborado e
demorado; o serviço dos discípulos era urgente.
Como eles não estavam levando nada consigo,
os discípulos deveriam contar com a hospitalidade.
Quando chegassem à casa de alguém deveriam,
em primeiro lugar, saudarem os de dentro com a paz; se ali houvesse algum filho
da paz, a paz deles repousaria sobre os visitados e não mais voltaria para
eles; do contrário, ela voltaria para eles. A paz de Deus repousa somente sobre
aqueles que reagem positivamente a ela. Se a reação for negativa, não resultará
na paz de Deus.
Naquela casa que eles entraram, ali
deveriam ficar e não andando de casa em casa. Também poderiam se alimentar e
beberem do que tivessem.
Eles deveriam fazer o trabalho deles: curar
os enfermos (curar) que ali houvesse e anunciar (pregar) que já o reino de Deus
era chegado a eles.
Caso não houvesse recepção a eles, era para
eles sacudirem até o pó de suas sandálias, mesmo assim, deveriam anunciar
(pregar) que o reino de Deus era chegado a eles, sendo que haveria, no juízo,
mais rigor a eles do que contra os próprios habitantes de Sodoma. Ou seja, quem
rejeita a salvação enviada por Deus está dando um tiro em seus pés, precisando
caminhar uma jornada.
A perversão de Sodoma era notória, mas
rejeitar os pregadores do reino de Deus seria pior do que os atos pecaminosos
dessa cidade.
Corazim e Betsaida eram cidades que tendo
ouvido a pregação e rejeitado Jesus, se tornaram mais culpadas do que Tiro e
Sidom, cidades muito conhecidas pela perversão que praticavam.
A cidade de Cafarnaum – vs. 15 – era a
cidade, onde Jesus realizou muitas de suas obras. Ela estará em sérios apuros
no julgamento. Literalmente "descerá até ao inferno" (no original,
"hades", isto é, o lugar mais baixo).
Rejeitar os mensageiros de Deus – vs. 16 - é
rejeitar o próprio Deus.
Depois de cumprirem suas missões, eles
voltaram ao Senhor possuídos de grande alegria – vs. 17. Os demônios não foram
mencionados nas ordenações de Jesus; logo, a submissão dos demônios ao nome de
Jesus pode ter sido uma agradável surpresa para os discípulos.
O Senhor comenta que tinha visto Satanás
caindo do céu. Parece significar que Satanás estava sofrendo derrota pelo
ministério desses pregadores.
Jesus reforça seu aprendizado com os
discípulos. Os discípulos, quando enviados por Deus, foram protegidos das
ameaças de cobras e escorpiões (cf. At 28.3-5). Os mensageiros de Deus foram
protegidos com o objetivo de realizarem a obra que Deus os havia chamado para
fazer. Jesus tinha dado a eles poder para pisarem serpentes e escorpiões e toda
a força do inimigo, sem que isso lhes trouxesse retaliações.
No entanto, a verdadeira alegria não
deveria vir do fato de terem tal autoridade, mas por estarem seus nomes
escritos nos céus. Os discípulos
precisavam se concentrar na sua prioridade. A salvação é mais importante do que
o poder sobre os espíritos maus.
Também Jesus se alegrou no Espírito Santo e
deu graças ao Pai por ter revelado aquilo às criancinhas (aos seus discípulos,
à àqueles que o seguem, que confiam no Filho do Homem) e não aos sábios e
inteligentes (aos que se acham suficientes e que não veem em Jesus nada além de
ter sido um bom homem).
Os discípulos podiam conhecer algo sobre
Jesus, mas as verdades fundamentais a respeito do Filho são conhecidas apenas
por Deus. E os únicos que podem conhecer o Pai são aqueles a quem o Filho lhes
revelar. Aqui, está enfatizada a exclusividade de Jesus. Os grandes profetas e
reis dos tempos antigos não viram o Messias, mas os discípulos o viram (cf.
7.24-28).
Nisso surge um intérprete da lei. Um
advogado e também um religioso, já que "Lei" se refere à lei de Deus.
Esse homem quis testar Jesus; porém, ao fazer isso, revelou que não estava
genuinamente interessado no que Jesus tinha a dizer, mas apenas procurava algum
motivo para fazer uma acusação contra Jesus.
O advogado demonstrou discernimento, pois
Jesus também resumiu a lei nos mesmos termos (Mt 22.37-40). Jesus gostou de sua
resposta e mandou que a cumprisse.
Duas interpretações são possíveis:
(1)
Amar
a Deus com perfeição é o cumprimento da lei, e quem faz isso não necessita de
perdão; no entanto, como tal amor é impossível aos homens, ninguém pode viver.
(2)
Amar
a Deus implica em confiar nele para obter perdão, o que resulta em vida.
O homem, muito esperto, vendo que tinha
ficado sem saída, fez uma pergunta com a intenção de se justificar - quem é meu
próximo?
Nessa parábola de crítica ao sistema
religioso, a plateia esperava que Jesus, após ter mencionado um sacerdote e um
levita, fosse mencionar um leigo israelita. A inclusão do samaritano, bem como
da sua bondade, foi algo totalmente inesperado.
O óleo servia para aliviar a dor, e o vinho
agia como antisséptico (esse homem não sabia que o álcool era antisséptico, mas
sabia que o vinho tinha propriedades terapêuticas).
Na parábola a quantia que o samaritano
deixou - dois denários – era mais do que suficiente para pagar a hospedagem
completa de uma pessoa por até dois meses. O denário era uma moeda feita de
prata (Mc 12.15).
Depois disso, o esperto doutor da lei foi
desmascarado e teve de concordar com Jesus e com sua exposição.
Jesus continuou o seu caminho e agora
entrava em um povoado, provavelmente Betânia, distante cerca de 3 km de
Jerusalém (Jo 11.1) onde Marta o recebeu em sua casa. Marta tinha uma irmã
chamada Maria. Marta estava muito ocupada com seus afazeres e se incomodou que
Maria não sai dos pés de Jesus.
Marta poderia estar preparando a refeição
de maneira desnecessariamente elaborada. Maria, por outro lado, demonstrou
claramente a verdade que Jesus estava ensinando: adorá-lo é o mais importante. Maria
tinha escolhido a melhor parte e isso não seria tirado dela.
Lc 10:1 Depois disto,
o Senhor
designou outros setenta;
e os enviou
de dois em dois,
para
que o precedessem em cada cidade
e
lugar aonde ele estava para ir.
Lc 10:2 E
lhes fez a seguinte advertência:
A seara
é grande,
mas
os trabalhadores são poucos.
Rogai, pois,
ao Senhor da seara
que
mande trabalhadores para a sua seara.
Lc 10:3 Ide!
Eis
que eu vos envio
como
cordeiros para o meio de lobos.
Lc 10:4 Não
leveis
bolsa,
nem alforje,
nem sandálias;
e a ninguém
saudeis pelo caminho.
Lc
10:5 Ao entrardes numa casa, dizei antes de tudo:
Paz
seja nesta casa!
Lc 10:6 Se
houver ali um filho da paz,
repousará
sobre ele a vossa paz;
se
não houver,
ela
voltará sobre vós.
Lc
10:7 Permanecei na mesma casa,
comendo
e bebendo
do
que eles tiverem;
porque digno
é o trabalhador
do
seu salário.
Não
andeis a mudar de casa em casa.
Lc 10:8
Quando entrardes numa cidade
e ali vos
receberem,
comei
do que vos for oferecido.
Lc
10:9 Curai os enfermos
que
nela houver
e
anunciai-lhes:
A vós outros
está próximo o reino de Deus.
Lc
10:10 Quando, porém, entrardes numa cidade
e
não vos receberem,
saí
pelas ruas e clamai:
Lc
10:11 Até o pó da vossa cidade,
que
se nos pegou aos pés,
sacudimos
contra vós outros.
Não
obstante,
sabei
que está próximo o reino de Deus.
Lc
10:12 Digo-vos que, naquele dia,
haverá menos
rigor para Sodoma
do
que para aquela cidade.
Lc
10:13 Ai de ti, Corazim!
Ai
de ti, Betsaida!
Porque,
se em Tiro e em Sidom, se tivessem operado
os
milagres que em vós se fizeram,
há
muito que elas se teriam arrependido,
assentadas em
pano de saco e cinza.
Lc
10:14 Contudo, no Juízo,
haverá
menos rigor para Tiro e Sidom
do
que para vós outras.
Lc
10:15 Tu, Cafarnaum,
elevar-te-ás,
porventura, até ao céu?
Descerás
até ao inferno.
Lc
10:16 Quem vos der ouvidos
ouve-me
a mim;
e quem vos
rejeitar
a
mim me rejeita;
quem,
porém, me rejeitar
rejeita
aquele que me enviou.
Lc 10:17
Então, regressaram os setenta,
possuídos
de alegria, dizendo:
Senhor,
os próprios demônios
se
nos submetem pelo teu nome!
Lc
10:18 Mas ele lhes disse:
Eu
via Satanás caindo do céu como um relâmpago.
Lc
10:19 Eis aí vos dei
autoridade
para pisardes
serpentes e escorpiões
e
sobre todo o poder do inimigo,
e
nada, absolutamente,
vos
causará dano.
Lc
10:20 Não obstante,
alegrai-vos,
não
porque os espíritos se vos submetem,
e
sim porque o vosso nome está arrolado nos céus.
Lc
10:21 Naquela hora,
exultou
Jesus no Espírito Santo e exclamou:
Graças
te dou, ó Pai,
Senhor
do céu e da terra,
porque
ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos
e
as revelaste aos pequeninos.
Sim,
ó Pai,
porque
assim foi do teu agrado.
Lc 10:22 Tudo
me foi entregue por meu Pai.
Ninguém sabe
quem é o Filho,
senão
o Pai;
e também
ninguém sabe quem é o Pai,
senão
o Filho,
e
aquele a quem o Filho
o
quiser revelar.
Lc
10:23 E, voltando-se para os seus discípulos, disse-lhes
particularmente:
Bem-aventurados
os olhos que vêem
as
coisas que vós vedes.
Lc 10:24 Pois
eu vos afirmo
que
muitos profetas
e
reis quiseram ver o que vedes
e
não viram;
e ouvir o que
ouvis
e
não o ouviram.
Lc 10:25 E eis que certo homem,
intérprete da
Lei,
se
levantou com o intuito de pôr Jesus à prova e disse-lhe:
Mestre,
que farei para herdar a vida eterna?
Lc 10:26
Então, Jesus lhe perguntou:
Que
está escrito na Lei? Como interpretas?
Lc 10:27 A
isto ele respondeu:
Amarás
o Senhor, teu Deus,
de
todo o teu coração,
de
toda a tua alma,
de
todas as tuas forças
e
de todo o teu entendimento;
e:
Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Lc 10:28
Então, Jesus lhe disse:
Respondeste
corretamente;
faze
isto
e
viverás.
Lc 10:29 Ele,
porém, querendo justificar-se,
perguntou
a Jesus:
Quem
é o meu próximo?
Lc 10:30
Jesus prosseguiu, dizendo:
Certo
homem descia de Jerusalém para Jericó
e
veio a cair em mãos de salteadores,
os
quais, depois de tudo
lhe
roubarem
e
lhe causarem muitos ferimentos,
retiraram-se,
deixando-o
semimorto.
Lc
10:31 Casualmente,
descia
um sacerdote
por
aquele mesmo caminho
e,
vendo-o,
passou
de largo.
Lc
10:32 Semelhantemente,
um
levita descia por aquele lugar
e,
vendo-o,
também
passou de largo.
Lc
10:33 Certo samaritano,
que
seguia o seu caminho, passou-lhe perto
e,
vendo-o,
compadeceu-se
dele.
Lc
10:34 E, chegando-se,
pensou-lhe
os ferimentos,
aplicando-lhes
óleo e vinho;
e,
colocando-o sobre o seu próprio animal,
levou-o
para uma hospedaria
e
tratou dele.
Lc
10:35 No dia seguinte,
tirou
dois denários
e
os entregou ao hospedeiro, dizendo:
Cuida
deste homem,
e,
se alguma coisa gastares a mais,
eu to
indenizarei quando voltar.
Lc
10:36 Qual destes três
te
parece ter sido o próximo do homem
que
caiu nas mãos
dos
salteadores?
Lc
10:37 Respondeu-lhe o intérprete da Lei:
O
que usou de misericórdia para com ele.
Então, lhe
disse:
Vai
e
procede tu de igual modo.
Lc 10:38 Indo eles de caminho,
entrou Jesus
num povoado.
E certa
mulher, chamada Marta,
hospedou-o
na sua casa.
Lc 10:39
Tinha ela uma irmã, chamada Maria,
e
esta quedava-se assentada aos pés do Senhor
a
ouvir-lhe os ensinamentos.
Lc 10:40
Marta agitava-se de um lado para outro,
ocupada
em muitos serviços.
Então, se
aproximou de Jesus e disse:
Senhor,
não te importas
de
que minha irmã tenha deixado
que
eu fique a servir sozinha?
Ordena-lhe,
pois, que venha ajudar-me.
Lc 10:41
Respondeu-lhe o Senhor:
Marta!
Marta!
Andas
inquieta
e
te preocupas com muitas coisas.
Lc
10:42 Entretanto,
pouco
é necessário
ou
mesmo uma só coisa;
Maria,
pois,
escolheu
a boa parte,
e
esta não lhe será tirada.
Vejam só um
intérprete da lei querendo provar a Jesus e recebe uma grande lição que faz a
gente refletir em suas palavras até ao dia de hoje. Quem de fato é o meu
próximo? Se você ainda tem dúvidas disso, misericórdias!
Marta e Maria.
Uma zelosa das coisas e a outra encantada com o Senhor. Cuidar das coisas está
errado? Nunca! Devemos sim estar sempre cuidando, administrando, mas há hora
para tudo debaixo do sol e aquela hora era a hora do Senhor! Maria escolheu a
melhor parte e dela não foi tirada.
...