quinta-feira, 28 de maio de 2015
quinta-feira, maio 28, 2015
Jamais Desista
Daniel 11:1-45 - O ANJO BOMBARDEIA DANIEL COM INFORMAÇÕES DO FIM.
Como já dissemos,
estamos estudando o livro de Daniel que basicamente se divide um duas partes
principais, as suas narrativas, até o capítulo 6 – já vista - e as suas visões, do 7 ao 12.
Continuaremos
vendo agora as suas visões. Ressaltamos que as histórias de Daniel e de seus
amigos ilustram a fidelidade deles a Deus e a supremacia de Deus sobre todas as
nações.
Parte II - AS VISÕES
(7.1-12.13) – continuação.
Como também já
dissemos, as visões de Daniel descrevem o futuro do povo de Deus olhando para
além dos anos de exílio. Deus revelou a Daniel que quatro grandes impérios
controlariam Israel e perseguiriam os israelitas. Nesses capítulos,
Daniel muda das narrativas históricas para os relatos das visões.
Essas visões dependem dos dois temas
centrais estabelecidos nos primeiros seis capítulos do livro:
ü
O
Deus de Israel estava no controle de todas as nações.
ü
Daniel
era digno de confiança como um intransigente profeta de Deus.
Esses capítulos preparam um Israel exilado
para a longa espera pela restauração e para as dificuldades que viriam sob o
controle de poderes estrangeiros.
Elas encorajam também o povo de Deus a não
desistir da esperança de que o reino de Deus viria ao término dessas aflições.
Daniel mencionou quatro tópicos principais:
ü
Os
quatro animais (7.1-28) – já vimos.
ü
Um
carneiro e um bode (8.1-27) – já vimos.
ü
As
"setenta semanas" (9.1-27) – já
vimos.
ü
O
futuro do povo de Deus (10.1-12.13) – Estamos
vendo.
Esta segunda
parte, ressaltamos, foi dividida, seguindo a estruturação da BEG, em quatro
seções: A. A visão dos quatro animais (7.1-28) – já vista; B. A visão de um carneiro e um bode (8.1-27) – já vimos; C. A visão das setenta
semanas (9.1-27) – já vimos; e, D. A
visão sobre o futuro do povo de Deus (10.1-12.13) – estamos vendo.
D. A visão sobre o
futuro do povo de Deus (10.1-12.13) - continuação.
Veremos do capítulo 10 ao 12, concluindo o
livro de Daniel, a visão do futuro do povo de Deus.
O profeta volta a sua atenção para uma
visão final e longa que focaliza o reinado de Antíoco IV Epífanes e olha também
para além desse reino.
Esse material se divide em quatro seções
principais, conforme já citado acima: 1. A mensagem do
anjo para Daniel (10.1-11.1) – concluiremos
agora; 2. De Daniel até Antíoco IV Epífanes (11.2-20) – veremos e concluiremos agora; 3. O
governo de Antíoco IV Epífanes (11.21-12.3) – estamos vendo; e, 4. A mensagem final a Daniel (12.4-13).
1. A mensagem do anjo
para Daniel (10.1-11.1) - continuação.
Até o primeiro versículo do próximo
capítulo, estamos vendo a mensagem do anjo para Daniel.
Depois de ter fortalecido Daniel com o
toque e com suas palavras (três frases de ânimo), ele, o anjo, menciona que anteriormente
havia prestado assistência a Miguel (10.13), talvez em conexão com o decreto
persa permitindo que os judeus retornassem à sua terra. Gabriel (seria mesmo
Gabriel?) parace ser o tipo de anjo que além de levar a mensagem divina, também
fortalece os seus receptores, como Daniel e Miguel, um homem e outro arcanjo.
2. De Daniel até
Antíoco IV Epífanes (11.2-20).
Dos vs. 2 ao 20, estaremos vendo um período
de Daniel até Antíoco IV Epífanes. A revelação dada a Daniel em 11.2-20 dizia
respeito à história do antigo Oriente Próximo desde o tempo de Daniel até o
tempo de Antíoco IV Epífanes.
A visão do profeta foi extraordinariamente
detalhada, descrevendo interconexões complexas entre acontecimentos, muito além
do que era normalmente dado a um profeta israelita. Esses detalhes chamaram a
atenção dos primeiros leitores desse livro e demonstraram a confiabilidade de
Daniel.
O vs. 2 fala de três reis que se
levantariam na Pérsia e um quarto, mais rico de todos.
·
Cambises
(529-523 a.C.).
·
Pseudo-Smerdis
ou Gaumata (523-522 a.C.).
·
Dario
I (522-486 a.C.).
·
O
quarto: Xerxes I (ou Assuero) (485-464 a.C.) – que era mais rico que todos os
outros - veja Et 1.4. Era dito que ele empregaria tudo contra o reino da
Grécia. Xerxes empreendeu grande número de campanhas contra a Grécia, começando
em 480 a.C.
Depois deles, se levantaria um outro rei
muito poderoso - vs. 3. Trata-se de Alexandre o Grande (363-323 a.C.) - 7.6;
8.5,8 – que seria quebrado e repartido para os quatro ventos do céu - 7.6; 8.8
-, mas não para os seus descendentes, muito menos conforme o reino que reinou
porque seria ele arrancado ferozmente, violentamente e passado a outros
estranhos a eles – vs. 4.
Já o rei do Sul seria Ptolomeu I Soter
(323-285 a.C.) e um de seus príncipes, Seleuco I Nicátor (311-280 a.C.), seria
mais forte ainda. Seleuco rompeu com Ptolomeu, tornou-se rei da Babilônia e
controlou os territórios do rio Indo no leste até a Síria no oeste.
A profecia é muito rica em detalhes e dos
vs. 6 ao 20 temos, conforme a BEG, predições detalhadas das relações entre o rei
do Norte (o reino selêucida) e o rei do Sul (O reino ptolomaico). Essa seção
pode ser dividida em três partes:
(1)
Os
acontecimentos relacionados a Laodice e Berenice (vs. 6-9).
(2)
A
carreira de Antíoco III (vs. 10-19).
(3)
O
reinado de Seleuco IV (v. 20).
Vejamos os detalhes de cada uma dessas
partes.
(1) Os
acontecimentos relacionados a Laodice e Berenice (vs. 6-9).
No decorrer de anos, haveria uma aliança de
casamento para estabelecer a concórdia ou firmar um tratado por meio de um
casamento de aliança política (c. 250 a.C.) entre Antíoco II Theos (261-246
a.C.), da Síria, e Ptolomeu II do Egito. – vs. 6 – envolvendo a filha do rei do
Sul, Berenice, filha de Ptolomeu II Filadelfo (285-246 a.C.).
Ela, porém não conservará a força do seu
braço, e ele não permanecerá, pois Laodice, ex-esposa de Antíoco II, instigou
uma conspiração que terminou com a morte por envenenamento de Berenice, Antíoco
II e do filho pequeno deles.
O renovo da linhagem dela, um que se
levantaria – vs. 7 – seria Ptolomeu III Evergetes (246-221 a.C.), o irmão de
Berenice (vs. 6) que avançaria contra o exército do rei do Norte. Ptolomeu III
atacou o reino selêucida, executou Laodice e retornou ao Egito com um
considerável despojo.
Por alguns anos ele deixou de atacar ao rei
do norte e entrou no reino do sul, avançando contra o reino do rei do Sul. Essa
foi uma referência à campanha desastrosa de Seleuco II Calinico (246-226 a.C.),
filho de Laodice contra o reino ptolomaico em 240 a.C.
(1) A
carreira de Antíoco III (vs. 10-19).
Apesar disso, seus filhos, Seleuco III
Cerauno (226-223 a.C.) e Antíoco III o Grande (223-187 a.C.), interveriam e
fariam guerra e reunirão numerosas forças. Antíoco III lutou com os ptolomeus
entre 222-187 a.C. e por certo tempo conseguiu o controle de Canaã assim como
do oeste da Síria. Na sua volta, eles levariam a gurerra ate a sua fortaleza.
Provavelmente se refere a Ráfia, uma fortaleza ptolomaica no sul de Canaã. Uma
grande batalha teve lugar ali em 217 a.C
Então, este (o rei do Sul) – vs. 11 - Ptolomeu
IV Filopátor (221-203 a.C.), pelejou contra o rei do Norte, Antíoco III. Ele
sofreu grandes perdas (mais de catorze mil homens) na batalha de Ráfia em 217
a.C. com isso, Antíoco III se encheu de orgulho e matou milhares, mas somente
por breve tempo.
Numa aliança com Filipe V da Macedônia, ele
levantou um exército ainda maior para invadir o reino ptolomaico. Ptolomeu IV
morreu em circunstâncias misteriosas e foi sucedido por Ptolomeu V Epífanes
(203-181 a.C.), seu filho de quatro anos de idade.
Antíoco III, o rei do Norte veio, levantou
baluartes e tomou cidades fortificadas, ou seja, venceu em Sidom sobre o
general egípcio Scopas em 198 a.C. Essa vitória marcou o fim do governo ptolomaico
na Palestina.
Esse invasor fez o que bem entendia e
ninguém pode resistir-lhe, além do que se instalou na terra gloriosa, ou seja,
na Terra Prometida (vs. 16; 41,45; 8.9).
Ele veio com o poder de todo o seu reino e
fez alianças com o reino do sul dando a ele uma filha em casamento a fim de
derrubar o reino, no entanto, seu plano ardiloso não logrou êxito.
Cleópatra, filha de Antíoco III, foi dada
em casamento ao rei menino Ptolomeu V, mas Cleópatra aliou-se com os egípcios e
não com o seu pai. Ela buscou auxílio dos romanos contra a tentativa de Antíoco
III de tomar as cidades costeiras da Ásia Menor que eram controladas pelo
Egito.
Não conseguindo o que queria, voltou a sua
atenção para as regiões costeiras e tomou muitas delas, mas o general romano
Lúcio Cornélio Scipião derrotou Antíoco III em várias batalhas e o forçou a
ceder a Ásia Menor ao controle romano (a paz de Apameia, 188 a.C.). Por esse
tempo, o segundo filho de Antíoco III, mais tarde conhecido como Antíoco IV
Epífanes, foi levado para Roma como refém.
(1) O
reinado de Seleuco IV (v. 20).
No lugar de Antíoco III, levantou-se seu
filho Seleuco IV Filopátor (187-175 a.C.), que enviou um exator – cobrador de
impostos - Heliodoro (2Macabeus 3.7-40 [um livro apócrifo]) – para manter o
esplendor real, contudo em poucos anos foi destruído, mas não em ira, nem em combate.
3. O governo de
Antíoco IV Epífanes (11.21-12.3).
A partir deste verso até o terceiro verso
do capítulo final de Daniel, veremos o governo de Antíoco IV Epífanes.
Conforme a BEG, Daniel enfoca o caráter
mais importante da história delineada até aqui: o grande Antíoco IV que
perseguiu os judeus e profanou o templo.
O profeta se concentra:
·
Na
ascensão e no caráter dele (11.21-24).
·
Na
sua carreira (11.25-31).
·
Nas
condições do povo de Deus durante o seu reinado (11.32-35).
·
Faz
um resumo:
ü
De
suas posturas religiosas (11.36-39),
ü
Das
ambições de seu coração (11.40-45)
ü
E
descreve a sua derrota (12.1-3)
O homem vil do versículo 21 é o infame
Antíoco IV Epífanes (175-164 a.C.), irmão de Seleuco IV, mas não é o seu
legítimo sucessor, pois Seleuco IV tinha um filho, Demétrio Soter, também
conhecido como Demétrio I (veja os vs. 23-24; 8.9-14).
Este homem desprezível invadiu o reino
quando o povo se sentia seguro e se apoderou do reino por meio de intrigas e um
exército avassalador foi arrasado diante ele, tanto o exercito quanto o
príncipe da aliança. Talvez aqui seja uma referência ao assassinato do sumo
sacerdote Onias III pelos que apoiavam Antíoco IV (175-163 a.C.), em Jerusalém
em 171 a.C. (cf. 2Macabeus 4.32-43 [um livro apócrifo]). Fez também acordos,
mas foi traiçoeiro e com apenas poucos foi capaz de chegar ao poder.
Ele fez com que as províncias mais ricas se
sentissem seguras e depois as invadiu e conseguiu realizar o que nem seus pais
nem os seus antepassados conseguiram. Ele distribui despojos, saques e riquezas
entre seus seguidores. Depois, ele tramou a tomada de fortalezas, mas só por
algum tempo.
Ele também suscitou forças e coragem com um
grande exército contra o rei do sul, Ptolomeu VI Filométor (181-146 a.C.),
filho de Ptolomeu V e Cleópatra e sobrinho de Antíoco (vs. 17). Antíoco IV
derrotou Ptolomeu VI em Pelúsio, localizada na fronteira do Egito (cf. 1
Macabeus 1.16-19 [um livro apócrifo]).
Como resultado das intrigas em Jerusalém
contra os seus aliados, Ântico IV saqueou o templo na sua volta do Egito para
Antioquia, na Síria (cf. 1Macabeus 1.20-28 [um livro apócrifo]).
Antíoco IV invadiu novamente o Egito em 168
a.C., mas estiveram contra ele navios de Quitim. Exércitos romanos sob o comando
de Caio Popílio Lenas forçaram Antíoco a se retirar do Egito. Por conta disso,
se indignou contra a santa aliança. Antíoco estava determinado a exterminar a
religião judaica e ardilosamente foi bondoso com os que abandonaram a santa
aliança.
Com propósito firme de extinguir a religião
judaica, suas forças armadas se levantaram para profanarem a fortaleza e o
templo tirando o sacrifício diário e estabelecendo a abominação desoladora. A
profanação do templo ocorreu em dezembro de 168 a.C. por Antíoco IV (cf.
1Macabeus 1.54,59; 2Macabeus 6.2 (livros apócrifos]; 8.11; 9.27; 12.11).
Ele com lisonjas corrompeu muitos dos que
violaram a aliança, mas não pode prevalecer contra todos, pois o povo que
conhece ao seu Deus se tornou forte e ativo. Os que se opuseram a Antíoco IV permaneceram
fiéis ao Senhor até a morte (1 Macabeus 1.61-63 [livro apócrifo]).
Aqueles que são sábios acabaram instruindo
a muitos, mas por certo período caíram pela espada e foram queimados,
capturados e saqueados. Até receberam uma pequena ajuda, no entanto, muitos que
não eram sinceros se juntavam a eles.
Os que ajudaram – a pequena ajuda, vs. 34 –
são possivelmente, conforme a BEG, uma referência a Matadas, um velho
sacerdote, e seus cinco filhos (João, Simão, Judas, Eleazar e Matas) que
desfecharam uma guerra de guerrilha contra Antíoco IV Matatias morreu em 166
a.C. Seus filhos continuaram a luta e se tornaram conhecidos como os Macabeus.
A vitória foi alcançada sob a liderança de
Judas Macabeu em dezembro de 165 a.C. quando o templo foi purificado e os
sacrifícios diários foram restaurados (cf. 1 Macabeus 4.36-39 [um livro
apócrifo]).
Há um motivo para os sábios tropeçarem –
vs. 35:
·
Para
serem refinados.
·
Para
serem purificados.
·
Para
serem alvejados até a época do fim, pois isso só virá no tempo determinado.
Dos versos de 11.36 a 12.3, veremos que em
seu momento de maior orgulho, este rei será destruído exatamente no monte Sião,
no coração da terra santa (vs. 44-45). Sua derrota em 12.1-3 é descrita em
termos do fim absoluto da História.
Como essas profecias não tiveram um
cumprimento histórico, nos esclarece a BEG, em sua visão e interpretação, é
difícil discernir quão literais ou metafóricas elas são, e nossa interpretação
deve ser precavida. Certos detalhes em 11.26 a 12.3 não podem ser facilmente
harmonizados com o tempo de Antíoco 1V.
Por essa razão, muitos intérpretes
evangélicos compreendem esses versículos como sendo descritivos do anticristo
que perseguirá o povo de Deus imediatamente antes da segunda vinda de Cristo
(cf. 12.1-3).
Entretanto, essa interpretação exige a
admissão de um intervalo extenso de tempo entre os acontecimentos retratados em
11.21-35 e aqueles em 11.36-12.3, que o texto não comunica.
É possível que esses acontecimentos profetizados
tenham sido evitados, alterados ou retardados.
levantei-me
para o animar e fortalecer.
Dn 11:2 E agora
te declararei a verdade:
Eis
que ainda se levantarão três reis na Pérsia,
e
o quarto será muito mais rico do que todos eles;
e
tendo-se tornado forte por meio das suas riquezas,
agitará
todos contra o reino da Grécia.
Dn 11:3
Depois se levantará um rei poderoso,
que
reinará com grande domínio, e fará o que lhe aprouver.
Dn 11:4 Mas,
estando ele em pé,
o
seu reino será quebrado,
e
será repartido para os quatro ventos do céu;
porém
não para os seus descendentes,
nem
tampouco segundo o poder
com
que reinou;
porque o seu
reino será arrancado,
e
passará a outros que não eles.
Dn 11:5 O rei
do sul será forte, como também um dos seus príncipes;
e
este será mais forte do que ele,
e
reinará, e grande será o seu domínio,
Dn 11:6 mas,
ao cabo de anos, eles se aliarão;
e
a filha do rei do sul virá ao rei do norte
para
fazer um tratado.
Ela, porém,
não conservara a força de seu braço;
nem
subsistirá ele, nem o seu braço;
mas
será ela entregue,
e bem assim
os que a tiverem trazido,
e seu pai, e
o que a fortalecia naqueles tempos.
Dn 11:7 Mas
dum renovo das raízes dela
um
se levantará em seu lugar, e virá ao exército,
e
entrará na fortaleza do rei do norte,
e
operará contra eles e prevalecerá.
Dn 11:8
Também os seus deuses,
juntamente
com as suas imagens de fundição,
com
os seus vasos preciosos de prata e ouro,
ele
os levará cativos para o Egito;
e
por alguns anos ele deixará de atacar ao rei do norte.
Dn 11:9 E
entrará no reino do rei do sul,
mas
voltará para a sua terra.
Dn 11:10 Mas
seus filhos intervirão,
e
reunirão uma multidão de grandes forças;
a
qual avançará, e inundará,
e
passará para adiante;
e, voltando,
levará a guerra até a sua fortaleza.
Dn 11:11
Então o rei do sul se exasperará,
e
sairá, e pelejará contra ele, contra o rei do norte;
este
porá em campo grande multidão,
e
a multidão será entregue na mão daquele.
Dn 11:12 E a
multidão será levada, e o coração dele se exaltará;
mas,
ainda que derrubará miríades, não prevalecerá.
Dn 11:13
Porque o rei do norte tornará,
e
porá em campo uma multidão maior do que a primeira;
e
ao cabo de tempos, isto é, de anos,
avançará
com grande exército
e
abundantes provisões.
Dn 11:14 E,
naqueles tempos, muitos se levantarão
contra
o rei do sul;
e
os violentos dentre o teu povo se levantarão
para
cumprir a visão, mas eles cairão.
Dn 11:15
Assim virá o rei do norte,
e
levantará baluartes, e tomará uma cidade bem fortificada;
e
as forças do sul não poderão resistir,
nem
o seu povo escolhido,
pois
não haverá força para resistir.
Dn 11:16 O
que, porém, há de vir contra ele
fará
o que lhe aprouver, e ninguém poderá resistir
diante
dele; ele se fincará na terra gloriosa,
tendo-a
inteiramente sob seu poder.
Dn 11:17 E
firmará o propósito de vir com toda a força do seu reino,
e
entrará em acordo com ele,
e
lhe dará a filha de mulheres,
para
ele a corromper;
ela, porém,
não subsistirá, nem será para ele.
Dn 11:18
Depois disso virará o seu rosto para as ilhas,
e
tomará muitas;
mas
um príncipe fará cessar o seu opróbrio
contra
ele,
e ainda fará
recair sobre ele o seu opróbrio.
Dn 11:19
Virará então o seu rosto para as fortalezas
da
sua própria terra, mas tropeçará, e cairá,
e
não será achado.
Dn 11:20
Então no seu lugar se levantará quem fará passar
um
exator de tributo pela glória do reino;
mas
dentro de poucos dias será quebrantado,
e
isto sem ira e sem batalha.
Dn 11:21
Depois se levantará em seu lugar um homem vil,
ao
qual não tinham dado a majestade real;
mas
ele virá caladamente,
e
tomará o reino com lisonja.
Dn 11:22 E as
forças inundantes serão varridas de diante dele,
e
serão quebrantadas, como também o príncipe do pacto.
Dn 11:23 E,
depois de feita com ele a aliança,
usará
de engano; e subirá, e se tornará forte
com
pouca gente.
Dn 11:24 Virá
também em tempo de segurança
sobre
os lugares mais férteis da província;
e
fará o que nunca fizeram seus pais,
nem
os pais de seus pais;
espalhará
entre eles a presa, os despojos e os bens;
e maquinará
os seus projetos contra as fortalezas,
mas
por certo tempo.
Dn 11:25 E
suscitará a sua força e a sua coragem
contra
o rei do sul com um grande exército;
e
o rei do sul sairá à guerra com um grande
e
mui poderoso exército,
mas
não subsistirá,
pois
maquinarão projetos contra ele.
Dn 11:26 E os
que comerem os seus manjares o quebrantarão;
e
o exército dele será varrido por uma inundação,
e
cairão muitos traspassados.
Dn 11:27
Também estes dois reis terão o coração atento
para
fazerem o mal, e assentados à mesma mesa
falarão
a mentira;
esta, porém,
não prosperará,
porque
ainda virá o fim no tempo determinado.
Dn 11:28
Então tornará para a sua terra com muitos bens;
e
o seu coração será contra o santo pacto;
e
fará o que lhe aprouver,
e
tornará para a sua terra.
Dn 11:29 No
tempo determinado voltará,
e
entrará no sul;
mas
não sucederá desta vez como na primeira.
Dn 11:30
Porque virão contra ele navios de Quitim,
que
lhe causarão tristeza; por isso voltará,
e
se indignará contra o santo pacto,
e
fará como lhe aprouver.
Voltará
e atenderá aos que tiverem abandonado
o
santo pacto.
Dn 11:31 E
estarão ao lado dele forças que profanarão o santuário,
isto
é, a fortaleza, e tirarão o holocausto contínuo,
estabelecendo
a abominação desoladora.
Dn 11:32
Ainda aos violadores do pacto ele perverterá com lisonjas;
mas
o povo que conhece ao seu Deus
se
tornará forte,
e
fará proezas.
Dn
11:33 Os entendidos entre o povo
ensinarão
a muitos;
todavia
por muitos dias cairão
pela
espada
e
pelo fogo,
pelo
cativeiro
e
pelo despojo.
Dn
11:34 Mas, caindo eles, serão ajudados
com
pequeno socorro;
muitos,
porém, se ajuntarão a eles com lisonjas.
Dn
11:35 Alguns dos entendidos cairão para serem
acrisolados,
purificados
e
embranquecidos, até o fim do tempo;
pois
isso ainda será para
o
tempo determinado.
Dn
11:36 e o rei fará conforme lhe aprouver;
exaltar-se-á,
e se engrandecerá sobre todo deus,
e
contra o Deus dos deuses
falará coisas
espantosas;
e será
próspero,
até
que se cumpra a indignação:
pois aquilo
que está determinado será feito.
Dn
11:37 E não terá respeito aos deuses de seus pais,
nem
ao amado das mulheres,
nem
a qualquer outro deus;
pois
sobre tudo se engrandecerá.
Dn
11:38 Mas em seu lugar honrará ao deus das fortalezas;
e
a um deus a quem seus pais não conheceram,
ele
o honrará com ouro e com prata,
com pedras
preciosas e com coisas agradáveis.
Dn
11:39 E haver-se-á com os castelos fortes
com
o auxílio dum deus estranho;
aos
que o reconhecerem,
multiplicará
a glória;
e os fará
reinar sobre muitos,
e
lhes repartirá a terra por preço.
Dn 11:40 Ora,
no fim do tempo,
o
rei do sul lutará com ele;
e
o rei do norte virá como turbilhão contra ele,
com
carros e cavaleiros, e com muitos navios;
e
entrará nos países, e os inundará,
e
passará para adiante.
Dn 11:41 Entrará
na terra gloriosa,
e
dezenas de milhares cairão;
mas
da sua mão escaparão estes:
Edom
e Moabe, e as primícias dos filhos de Amom.
Dn 11:42 E
estenderá a sua mão contra os países;
e
a terra do Egito não escapará.
Dn 11:43
Apoderar-se-á dos tesouros de ouro e de prata,
e
de todas as coisas preciosas do Egito;
os
líbios e os etíopes o seguirão.
Dn 11:44 Mas
os rumores do oriente e do norte o espantarão;
e
ele sairá com grande furor,
para
destruir e extirpar a muitos.
Dn 11:45 E
armará as tendas do seu palácio
entre
o mar grande e o glorioso monte santo;
contudo
virá ao seu fim,
e
não haverá quem o socorra.
É mesmo terrível este rei estranho – vs. 36
ao 45:
·
Fará
o que bem entender.
·
Ele
se exaltará e se engrandecerá acima de todos os deuses.
·
Dirá
coisas jamais ouvidas contra o Deus dos deuses.
·
Ele
terá sucesso até que o tempo da ira se complete, pois o que foi decidido irá
acontecer.
·
Ele
não terá consideração pelos deuses dos seus antepassados nem pelo deus
preferido das mulheres, nem por deus algum, mas se exaltará acima deles todos.
·
Em
seu lugar adorará um deus das fortalezas; um deus desconhecido de seus
antepassados ele honrará com ouro e prata, com pedras preciosas e presentes
caros.
·
Atacará
as fortalezas mais poderosas com a ajuda de um deus estrangeiro e dará grande
honra àqueles que o reconhecerem.
ü
Ele
os fará governantes sobre muitos e distribuirá a terra, mas a um preço elevado.
·
No
tempo do fim o rei do sul se envolverá em combate, e o rei do norte o atacará
com carros e cavaleiros e uma grande frota de navios.
·
Ele
invadirá muitos países e avançará por eles como uma inundação.
·
Também
invadirá a Terra Magnífica.
·
Muitos
países cairão, mas Edom, Moabe e os líderes de Amom ficarão livres da sua mão.
·
Ele
estenderá o seu poder sobre muitos países; o Egito não escapará.
·
Ele
terá o controle dos tesouros de ouro e de prata e de todas as riquezas do
Egito.
·
Os
líbios e os núbios a ele se submeterão.
·
Mas,
informações provenientes do leste e do norte o deixarão alarmado, e irado
partirá para destruir e aniquilar a muitos.
·
Armará
suas tendas reais entre os mares, no belo monte santo.
·
No
entanto, ele chegará ao seu fim, e ninguém o socorrerá. Veja JI 3; veja também
Zc 14.1-4; 2Ts 2.8; Ap 16.13-16; 19.11-21.
...
quarta-feira, 27 de maio de 2015
quarta-feira, maio 27, 2015
Jamais Desista
Daniel 10:1-21 - UM ANJO PODEROSO É ENVIADO A DANIEL PARA QUE ELE ENTENDESSE A VISÃO
Como já dissemos,
estamos estudando o livro de Daniel que basicamente se divide um duas partes
principais, as suas narrativas, até o capítulo 6 – já vista - e as suas visões, do 7 ao 12.
Continuaremos
vendo agora as suas visões. Ressaltamos que as histórias de Daniel e de seus
amigos ilustram a fidelidade deles a Deus e a supremacia de Deus sobre todas as
nações.
Parte II - AS VISÕES
(7.1-12.13) – continuação.
Como também já
dissemos, as visões de Daniel descrevem o futuro do povo de Deus olhando para
além dos anos de exílio. Deus revelou a Daniel que quatro grandes impérios
controlariam Israel e perseguiriam os israelitas. Nesses capítulos,
Daniel muda das narrativas históricas para os relatos das visões.
Essas visões dependem dos dois temas
centrais estabelecidos nos primeiros seis capítulos do livro:
ü
O
Deus de Israel estava no controle de todas as nações.
ü
Daniel
era digno de confiança como um intransigente profeta de Deus.
Esses capítulos preparam um Israel exilado
para a longa espera pela restauração e para as dificuldades que viriam sob o
controle de poderes estrangeiros.
Elas encorajam também o povo de Deus a não
desistir da esperança de que o reino de Deus viria ao término dessas aflições.
Daniel mencionou quatro tópicos principais:
ü
Os
quatro animais (7.1-28) – já vimos.
ü
Um
carneiro e um bode (8.1-27) – já vimos.
ü
As
"setenta semanas" (9.1-27) – já
vimos.
ü
O
futuro do povo de Deus (10.1-12.13) – veremos
agora..
Esta segunda
parte, ressaltamos, foi dividida, seguindo a estruturação da BEG, em quatro
seções: A. A visão dos quatro animais (7.1-28) – já vista; B. A visão de um carneiro e um bode (8.1-27) – já vimos; C. A visão das setenta
semanas (9.1-27) – já vimos; e, D. A
visão sobre o futuro do povo de Deus (10.1-12.13) – veremos agora.
D. A visão sobre o
futuro do povo de Deus (10.1-12.13).
Veremos do capítulo 10 ao 12, concluindo o
livro de Daniel, a visão do futuro do povo de Deus.
O profeta volta a sua atenção para uma
visão final e longa que focaliza o reinado de Antíoco IV Epífanes e olha também
para além desse reino.
Esse material se divide em quatro seções
principais, conforme já citado acima: 1. A mensagem do
anjo para Daniel (10.1-11.1) – começaremos
agora; 2. De Daniel até Antíoco IV Epífanes (11.2-20); 3. O governo de
Antíoco IV Epífanes (11.21-12.3); e, 4. A mensagem final a Daniel (12.4-13).
1. A mensagem do anjo
para Daniel (10.1-11.1).
Até o primeiro versículo do próximo
capítulo, estaremos vendo a mensagem do anjo para Daniel. Daniel foi preparado
por um ser angélico para receber a visão relativa a "dias ainda
distantes" (10.14).
Foi no terceiro ano de Ciro, rei da Pérsia,
por volta de 537 a.C., que foi revelada a Daniel uma palavra – palavra
verdadeira – relacionada a um grande conflito, o qual Daniel, à época, entendeu
a palavra e a visão, obviamente de forma parcial, uma vez que ele era um
cidadão de uma época bem distante.
Nesse tempo, nos esclarece o nosso guia, a
BEG, que os exilados repatriados estavam de volta na Terra Prometida para
reconstruir o templo (Ed 1.1-4; 3.8), mas logo teriam de abandonar a
reconstrução (Ed 4.24).
Foram naqueles dias que Daniel ficou
pranteando por 21 dias ou 3 semanas (3 x 7) nas quais teve um propósito em
jejum:
·
Nenhuma
coisa desejável comeu.
·
Nem
carne nem vinho entraram em sua boca.
·
Nem
se ungiu com unguento.
Provavelmente o pranto de Daniel foi
causado pelo estado de Jerusalém (Ne 1.4; Is 61.3-4; 68.8-12; 66.10).
Assim foi com ele até que no dia 24 do primeiro
mês estando ele à borda do grande rio Tigre, levantou os seus olhos e viu um
homem vestido de linho com seus lombos cingidos com ouro fino de Ufaz. Esses
vs. 5-6 dão uma visão detalhada de um anjo, talvez Gabriel (9.21) ou aquele que
falou por Gabriel (8.16).
A aparência dele era semelhante à da glória
do Senhor (Ez 1.26-28; Ap 1.12-16). Para outras referências a anjos, podemos
ver em Jz 13.6; Ez 9.2-3; 10.2; Lc 24.4. Reparemos melhor em sua aparência
incrível:
·
Vestido
de linho.
·
Lombos
cingidos com ouro fino de Ufaz.
·
Corpo
era como o berilo.
·
Rosto
como um relâmpago.
·
Olhos
eram como tochas de fogo.
·
Braços
e pés como o brilho de bronze polido.
·
Voz
das suas palavras como a voz duma multidão.
Daniel não resistiu e sobre ele sobre todos
os que estavam ali caiu grande temor. - vs. 7; Is 6.5; Lc 5.8. Daniel viu, mas
os que estavam ali com ele nada viram, mas sentiram e se esconderam.
Aquelas palavras de oração de Daniel foram
ouvidas e, por causa delas é que aquele ser fantástico veio até ele, em
obediência a Deus. A visão e a revelação recebidas por Daniel vieram como resposta
direta às suas orações.
Por causa da visão, Daniel perdeu as suas
forças e desfigurou-se o seu rosto, mas ainda assim podia ouvir a voz dele, mas
Daniel caiu em profundo sono, com o rosto em terra, de tão cansado, exausto.
Naquele momento uma mão o tocou e ela fez
com que ele se levantasse, mas tremia e seus joelhos batiam um no outro.
Apoiando em seu joelho e com as palmas das suas mãos, reuniu forças para se
levantar.
E o anjo lhe disse que ele era muito amado
e que era para ele entender e levantar-se sobre os seus pés, pois que ele, o
anjo, lhe era enviado.
Daniel reagiu a sua fala e conseguiu pôr-se
de pé, com dificuldades e ainda tremendo.
O anjo volta a lhe falar e explicar as
coisas. Ele começa dizendo que desde o primeiro dia, dos vinte e um, ele foi
enviado a Daniel. Chama atenção o fato de que Daniel aplicou seu coração a
compreender e a se humilhar perante Deus e foi por isso que foram ouvidas as
suas palavras e por causa das palavras dele é que o anjo tinha vindo.
No entanto, houve problemas no caminho do
anjo, pois o príncipe da Pérsia o resistiu e isso por vinte e um dias! Se
aquele anjo pode ser resistido, imaginem quem se lhe opôs e ainda por vinte e
um dias. Nem dá para imaginar tamanhos confrontos angelicais. Este anjo teve de
receber ajuda de outro anjo, chamado de príncipe, um dos primeiros, que veio
ajudá-lo. Seu nome Miguel.
No contexto fica aparente que esse príncipe
que resistiu ao anjo por vinte e um dias se refere a um ser espiritual
poderoso, mas maligno (cf. Jó 1.6-12; SI 82; Is 24.21; Lc 11.14-26), designado
por Satanás para agir no interesse do governo persa.
Do mesmo modo, o arcanjo Miguel é chamado
"o grande príncipe, o defensor" de Israel (12.1).
Em outras ocasiões no Antigo Testamento os
exércitos do céu são mencionados como lutando por Israel (Jz 5.20; 2Rs 6.15-18;
SI 103.20-21). Miguel é retratado como comandante dos santos anjos em Jd 9 e em
Ap 12.7.
Aqui temos um vislumbre das batalhas
espirituais travadas no céu e que afetam os acontecimentos sobre a terra (Ef
6.12; Ap 12.7-9).
O fato era que aquele anjo vinha fazer entender
o que haveria de suceder ao povo de Israel nos derradeiros dias, pois a visão
era para muitos dias à frente. Ao falar ele com Daniel aquelas palavras, Daniel
abaixou o seu rosto para terra e emudeceu. Fugiram-se as palavras de sua boca!
Nesse interim, surge um ser que tinha a
semelhança dos filhos dos homens e tocou nos lábios de Daniel e ele pode abrir
a sua boca e falar. Pode dizer àquele que estava diante dele que por causa da
visão é que lhe sobreveio muitas dores e ele se encontrava extenuado e não
podia, nem conseguia falar, nem ouvir dele coisa alguma, uma vez que lhe
faltavam forças e mesmo fôlego.
Novamente aquele ser, provavelmente o mesmo
que o tocou no início, o que tinha a semelhança de filho dos homens, tocou
novamente nele, em Daniel e conseguiu consolá-lo. Ele disse para ele algo
incrível:
·
Não
temas, homem muito amado.
·
Paz
seja contigo.
·
Sê
forte e tem bom ânimo.
Na ação desse anjo – dupla ação de toque - para
fortalecer Daniel vemos duas coisas o toque e as palavras. Foi quando ele
falava com ele que as suas forças começaram a retornar a ele de forma que pode
dizer: pode falar-me, meu senhor, pois
que me fortaleceste.
foi revelada
uma palavra a Daniel, cujo nome se chama Beltessazar,
uma
palavra verdadeira concernente a um grande conflito;
e
ele entendeu esta palavra,
e
teve entendimento da visão.
Dn 10:2
Naqueles dias eu, Daniel,
estava
pranteando por três semanas inteiras.
Dn
10:3 Nenhuma coisa desejável comi,
nem
carne nem vinho entraram na minha boca,
nem
me ungi com ungüento,
até que se
cumpriram as três semanas completas.
Dn 10:4 No
dia vinte e quatro do primeiro mês,
estava
eu à borda do grande rio, o Tigre;
Dn
10:5 levantei os meus olhos, e olhei,
e
eis um homem vestido de linho
e
os seus lombos cingidos com ouro fino de Ufaz;
Dn
10:6 o seu corpo era como o berilo,
e o seu rosto
como um relâmpago;
os seus olhos
eram como tochas de fogo,
e os seus
braços e os seus pés
como
o brilho de bronze polido;
e a voz das
suas palavras como a voz duma multidão.
Dn 10:7 Ora,
só eu, Daniel, vi aquela visão;
pois
os homens que estavam comigo não a viram:
não
obstante, caiu sobre eles um grande temor,
e
fugiram para se esconder.
Dn 10:8
Fiquei pois eu só a contemplar a grande visão,
e
não ficou força em mim;
desfigurou-se
a feição do meu rosto,
e
não retive força alguma.
Dn 10:9
Contudo, ouvi a voz das suas palavras;
e,
ouvindo o som das suas palavras,
eu
caí num profundo sono, com o rosto em terra.
Dn 10:10 E
eis que uma mão me tocou,
e
fez com que me levantasse, tremendo,
sobre
os meus joelhos
e
sobre as palmas das minhas mãos.
Dn 10:11 E me
disse:
Daniel,
homem muito amado,
entende
as palavras que te vou dizer,
e
levanta-te sobre os teus pés;
pois
agora te sou enviado.
Ao
falar ele comigo esta palavra,
pus-me
em pé tremendo.
Dn 10:12
Então me disse:
Não
temas, Daniel;
porque
desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração
a
compreender e a humilhar-te perante o teu Deus,
são
ouvidas as tuas palavras,
e
por causa das tuas palavras eu vim.
Dn 10:13 Mas
o príncipe do reino da Pérsia me resistiu
por
vinte e um dias;
e
eis que Miguel, um dos primeiros príncipes,
veio
para ajudar-me,
e eu o deixei
ali com os reis da Pérsia.
Dn 10:14
Agora vim, para fazer-te entender o que há de suceder
ao
teu povo nos derradeiros dias;
pois
a visão se refere a dias ainda distantes.
Dn 10:15 Ao
falar ele comigo estas palavras,
abaixei
o rosto para a terra e emudeci.
Dn 10:16 E
eis que um que tinha a semelhança dos filhos dos homens
me
tocou os lábios;
então
abri a boca e falei,
e
disse àquele que estava em pé diante de mim:
Senhor meu,
por causa da visão sobrevieram-me dores,
e
não retenho força alguma.
Dn 10:17
Como, pois, pode o servo do meu Senhor
falar
com o meu Senhor? pois, quanto a mim,
desde
agora não resta força em mim,
nem
fôlego ficou em mim.
Dn 10:18
Então tornou a tocar-me um que tinha
a
semelhança dum homem, e me consolou.
Dn 10:19 E
disse:
Não
temas, homem muito amado;
paz
seja contigo;
sê
forte, e tem bom ânimo.
E
quando ele falou comigo, fiquei fortalecido, e disse:
Fala,
meu senhor, pois me fortaleceste.
Dn 10:20
Ainda disse ele:
Sabes
por que eu vim a ti?
Agora
tornarei a pelejar
contra
o príncipe dos persas;
e, saindo eu,
eis que virá o príncipe da Grécia.
Dn 10:21
Contudo eu te declararei
o
que está gravado na escritura da verdade;
e
ninguém há que se esforce comigo contra aqueles,
senão
Miguel, vosso príncipe.
O anjo lhe pergunta mais uma vez se ele
sabia por que ele tinha vindo e lhe diz que voltaria a pelejar contra o príncipe
dos persas e, que saindo ele, viria o príncipe da Grécia - um anjo caído ou
poder demoníaco designado por Satanás para participar dos negócios do reino
grego (vs. 13; veja Jo 14.30; Ef 6.12).
Embora tanto a Pérsia quanto a Grécia
tenham conquistado o povo de Deus, Daniel deveria entender que o seu poder
seria limitado pelo poder de Deus, cujos propósitos sempre prevalecem.
O anjo encerra sua ministração a Daniel
afirmando que o que ele declarara a ele era o que estava gravado na escritura
da verdade, provavelmente, como nos diz a BEG, uma metáfora para o conhecimento
e controle de Deus sobre toda a História.
Também desabafou para Daniel que ninguém
havia que se esforçava com ele contra aqueles, senão Miguel a quem ele chamou
de nosso príncipe. O interesse de Miguel em proteger Israel (vs. 13; cf. 12.1)
corresponde ao do mensageiro, que estava diretamente envolvido com os
propósitos de Deus.
...
Para os que quiserem se aprofunda mais sobre o texto, inclusive, versículo x versículo, não deixe de ver os seguintes links:
https://biblehub.com/daniel/10-1.htm
https://biblehub.com/daniel/10-2.htm
https://biblehub.com/daniel/10-3.htm
https://biblehub.com/daniel/10-4.htm
https://biblehub.com/daniel/10-5.htm
https://biblehub.com/daniel/10-6.htm
https://biblehub.com/daniel/10-7.htm
https://biblehub.com/daniel/10-8.htm
https://biblehub.com/daniel/10-9.htm
https://biblehub.com/daniel/10-10.htm
https://biblehub.com/daniel/10-11.htm
https://biblehub.com/daniel/10-12.htm
https://biblehub.com/daniel/10-13.htm
https://biblehub.com/daniel/10-14.htm
https://biblehub.com/daniel/10-15.htm
https://biblehub.com/daniel/10-16.htm
https://biblehub.com/daniel/10-17.htm
https://biblehub.com/daniel/10-18.htm
https://biblehub.com/daniel/10-19.htm
https://biblehub.com/daniel/10-20.htm
https://biblehub.com/daniel/10-21.htm
Jesus Cristo, o EU SOU, disse: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 - Maranata!
https://biblehub.com/daniel/10-1.htm
https://biblehub.com/daniel/10-2.htm
https://biblehub.com/daniel/10-3.htm
https://biblehub.com/daniel/10-4.htm
https://biblehub.com/daniel/10-5.htm
https://biblehub.com/daniel/10-6.htm
https://biblehub.com/daniel/10-7.htm
https://biblehub.com/daniel/10-8.htm
https://biblehub.com/daniel/10-9.htm
https://biblehub.com/daniel/10-10.htm
https://biblehub.com/daniel/10-11.htm
https://biblehub.com/daniel/10-12.htm
https://biblehub.com/daniel/10-13.htm
https://biblehub.com/daniel/10-14.htm
https://biblehub.com/daniel/10-15.htm
https://biblehub.com/daniel/10-16.htm
https://biblehub.com/daniel/10-17.htm
https://biblehub.com/daniel/10-18.htm
https://biblehub.com/daniel/10-19.htm
https://biblehub.com/daniel/10-20.htm
https://biblehub.com/daniel/10-21.htm
Jesus Cristo, o EU SOU, disse: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 - Maranata!
terça-feira, 26 de maio de 2015
terça-feira, maio 26, 2015
Jamais Desista
O DOM DA VIDA É MAIOR DO QUE A MORTE.
Meu irmão foi embora e deixou tudo...
O que ele levou? Ele não levou nada...
Sonhos, projetos, planos, tarefas,
Casa, família, igreja, trabalho, empresa
Filhos, mulher, pais, irmãos, tudo ficou!
E agora eu me pergunto...
Será que serei diferente e sairei daqui levando
algo?
O que nos ensina a partida de nossos entes queridos?
A vida é dom de Deus! Dádiva divina!
Eu entendo que devemos viver o hoje...
Em toda a sua plenitude e absorvendo o ar
Como se não houvesse mais ar no dia seguinte.
Cada dia que Deus nos dá é especial!
Tem uma configuração única e totalmente dedicada.
As nuvens com seus desenhos
O sol com seu ardor
A lua com seu romantismo
As árvores, galhos, folhas e frutos
As cores, os sabores, o vento
Deus criou tudo isso para você curtir!
Clica na natureza e curte a vida.
Compartilhe a sua obra de arte.
Comente sobre os detalhes de seu dia.
Ele é especial! Ele é único! Ele é sem igual!
Deus fez tudo isso para você!
Pare de pensar no passado, se ele te fere.
Ressiguinifique-o pelo Espírito de Deus!
Pare de se preocupar com o futuro!
Acredite que Deus está no controle.
Viva o presente, com toda a intensidade.
Curta sua família.
Curta seus filhos e esposa.
Curta sua mãe, pai e irmãos.
Curta seus parentes.
Curta seus irmãos em Cristo.
Curta a igreja!
Curta a criação de Deus - adorando-o e amando-o
acima de todas as coisas.
Viva o evangelho e obedeça ao Senhor.
Pregue a palavra de Deus! (II Tim 4.1-2)
Meu irmão foi embora....
Nós iremos também.
Não adianta amargurar o coração
Não adianta lamentar.
Gere vida onde você está!
Sabe como? Deixe Cristo inundar o seu ser.
Saia da crise: o crente não vive em crise, vivem em
Cristo!
Aproveite a vida que Deus te deu!
Sorria mais.
Chore mais.
Ame mais.
Curta mais.
Abrace mais.
... mais... mais de Deus em sua vida!
Importe-se mais, principalmente com aqueles que Deus
te confiou
para habitar contigo confiadamente!
Precisamos desesperadamente saber (entender!) que a
vida é dom de Deus!
Independentemente das circunstâncias,
Independentemente dos fatos,
Independentemente das coisas,
CONFIE EM DEUS DE TODO CAFE
(Coração+Alma+Força+Entendimento)
Não queira mudar o mundo.
--- mude você mesmo e o mundo a sua volta já não
será mais o mesmo.
Não queira transformar vidas.
---- seja transformado por Cristo Jesus e ao seu
redor todos serão impactados.
Não queira deixar a sua marca.
---- exalte a marca de Cristo e ele te exaltará...
Jesus está voltando!
Uma boa noite aos vivos, a todos habitantes do
planeta terra, meus contemporâneos, pela graça divina!
Saudades de ti maninho...
em breve nos veremos!