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quinta-feira, 19 de março de 2015

Jeremias 46:1-28. PROFECIA CONTRA AS NAÇÕES - O EGITO.

Estamos começando a décima sétima parte – a penúltima -, de nossa divisão proposta de dezoito delas, nos baseando na estruturação apresentada pela BEG. Estamos no capítulo 46.
XVII. ORÁCULOS CONTRA AS NAÇÕES (46.1-51.64).
Jeremias anunciou uma série de profecias contra outras nações. Muitas já haviam se cumprido, mostrando que as outras predições também se cumpririam. Essa seção do livro de Jeremias, de 46.1 a 51.64, é constituída de uma série de mensagens de julgamento contra nações vizinhas.
Para melhor compreensão de nosso estudo, dividiremos esta penúltima parte em 9 seções: A. Contra o Egito (46.1-28); B. Contra a Filístia (47.1-7); C. Contra Moabe (48.1-47); D. Contra Amom (49.1-6); E. Conta Edom (49.7-22); E. Contra Damasco (49.23-27); G. Contra as tribos árabes (49.28-33); H. Contra Elão (49.34-39); I. Contra a Babilônia (50.1-51.64).
A. Contra o Egito (46.1-28).
Nesse capítulo, dos versos 1 aos 28, veremos as predições de Jeremias do julgamento contra o Egito que se cumpriram pelas mãos dos babilônios antes da redação desse livro.
O primeiro verso começa falando das palavras que vieram a Jeremias sobre as nações e elas começam do o Egito.
Foi na cidade de Carquemis que uma das batalhas decisivas da antiguidade foi travada. Nela, a Babilônia derrotou o Egito (605 a.C.), acabando com a reivindicação de posse dos egípcios sobre Canaã e a Síria (Arã). Isso se deu no quarto de Jeoaquim - 36.1; 45.1. A supremacia da Babilônia sobre o Egito foi crucial para Judá em seus últimos anos.
No verso 3, o profeta escarnece dos egípcios ao dizer a eles que preparassem o escudo e se vestissem de couraças. Essas injunções dirigidas ao Egito escarneciam de suas pretensões militares.
Ele continua no verso 4 a falar para eles se prepararem e se aparelharem para a guerra, mas o profeta os via espantados e de costas voltadas, estando os seus heróis abatidos, fugindo, correndo velozmente sem olharem para trás, cheios de terrores por todos os lados.
No entanto, eles não podiam fugir e junto à borda do rio Eufrates – vs. 6 - ou seja, em Carquemis (vs. 2), eles tropeçavam e caiam.
Alguém vinha subindo como o Nilo e chamava a atenção, pois era semelhante às águas do Nilo e parecia que ia dominar toda a terra.
O Egito achava que poderia cobrir a terra, destruir a cidade e os que nela habitavam – vs. 8. Até os etíopes e os de Pute que manejavam bem o escudo e os de Lude que eram hábeis com o arco se ajuntavam ao Egito. A presença de mercenários desses locais na Grécia e na África, indicava o poder do Egito.
A verdade era que aquele dia era diferente, pois era o dia do Senhor Deus dos exércitos, o dia da vingança, de sacrifício e a espada já sentia embriagada do cheiro do sangue que derramaria.
O profeta continua sua zombaria e escárnio falando a Gileade – vs. 11 – para tomar o bálsamo que debalde servirá por causa de suas muitas feridas incuráveis. Era essa, chamada aqui de virgem, filha do Egito, uma imagem de vulnerabilidade e inocência que também podia ser empregada com ironia. Veja o seu uso com referência a Israel em 14.17; 18.13.
Seria ali na terra do Norte, junto ao rio Eufrates que o Senhor dos exércitos haveria de ter um grande sacrifício. Era essa a palavra que estava vindo a Jeremias para anunciá-la no Egito. Quem traria essa espada e morte e destruição seria Nabucodonosor, rei da Babilônia que estava prestes a ferir o Egito.
Jeremias deveria anunciar essa palavra no Egito e ali no Egito ele se encontrava, pois tinha sido raptado por Joanã, filho de Careá, que achava que estaria indo para o Egito para se proteger da Babilônia e escapar do juízo terrível de Deus. Ele deveria anunciar isso no Egito, proclamar em Migdol; proclamar também em Mênfis, e em Tapanes; dizer: Apresenta-te, e prepara-te; porque a espada devorará o que está ao redor de ti – vs. 14.
Diante disso, todos estavam alarmados e os seus valentes derribados porque o Senhor os abateu e já poderiam visualizar a derrota que lhes seguiria. Não adiantaria lutar, o tempo já havia passado.
A palavra da vinda dele para juízo era tão forte que o Senhor a jurou por si mesmo que ele viria. Ele, Deus, se identifica aqui como o Rei. Para referências a Deus como Rei, veja 8.19; 10.7,10, 48.15; 51.57; Dt 33.5. Nos oráculos contra as nações, a verdadeira realeza é contrastada com as pretensões fúteis de reis terrenos.
Em seu juramento ele diz que certamente viria assim como o Tabor estava entre os montes, e como o Carmelo estava junto ao mar, assim ele viria. Ambos, Tabor e Carmelo, são montes altos no norte de Israel, sendo este último, associado a uma batalha em Jz 4.6.
Novamente a ameaça de cativeiro e de fogo, como tinha sido feito e cumprido em Jerusalém. Eles deveriam se prepararem, pois o destruidor viria e poria a fogo a sua cidade de Mênfis e levaria todos cativos para a Babilônia.
O Egito é comparado a uma novilha – vs. 20 – muito formosa. Talvez uma alusão à adoração ao touro no Egito, mas do norte viria uma mutuca, um inseto que pica animais domésticos. Aqui, a mutuca ou tavão referia-se a Nabucodonosor, que importunaria o Egito.
Até os seus mercenários iriam fugir e virarem as costas porque também sobre eles viria o dia de suas ruínas e o tempo da punição de Deus – vs. 21. O povo do norte iria humilhá-los e ainda que fossem considerados impenetráveis, eles não riam resistir.
Amom de Tebas seria castigado, Faraó e o Egito, juntamente com todos os seus deuses, reis e os que nele confiavam, igualmente. Amom era o deus principal do Egito. Nô, ou Tebas, ficava ao sul, sugerindo uma infiltração profunda dos babilônios no território egípcio impossibilitando qualquer defesa, reação ou fuga.
Jr 46:1 A palavra do Senhor, que veio a Jeremias,
o profeta, acerca das nações.
Jr 46:2 Acerca do Egito:
a respeito do exército de Faraó-Neco, rei do Egito,
que estava junto ao rio Eufrates em Carquêmis,
ao qual Nabucodonosor, rei de Babilônia,
derrotou no quarto ano de Jeoiaquim,
filho de Josias, rei de Judá.
Jr 46:3 Preparai o escudo e o pavês, e chegai-vos para a peleja.
Jr 46:4 Aparelhai os cavalos, e montai, cavaleiros!
Apresentai-vos com elmos;
açacalai as lanças;
vesti-vos de couraças.
Jr 46:5 Por que razão os vejo espantados e voltando as costas?
Os seus heróis estão abatidos, e vão fugindo,
sem olharem para trás; terror há por todos os lados,
diz o Senhor.
Jr 46:6 Não pode fugir o ligeiro, nem escapar o herói;
para a banda do norte, junto ao rio Eufrates,
tropeçaram e caíram.
Jr 46:7 Quem é este que vem subindo como o Nilo,
como rios cujas águas se agitam?
Jr 46:8 O Egito é que vem subindo como o Nilo,
e como rios cujas águas se agitam; e ele diz:
Subirei, cobrirei a terra;
destruirei a cidade e os que nela habitam.
Jr 46:9 Subi, ó cavalos; e estrondeai, ó carros; e saiam valentes:
Cuche e Pute, que manejam o escudo,
e os de Lude, que manejam e entesam o arco.
Jr 46:10 Porque aquele dia é o dia do Senhor Deus dos exércitos,
dia de vingança para ele se vingar dos seus adversários.
A espada devorará, e se fartará, e se embriagará
com o sangue deles;
pois o Senhor Deus dos exércitos tem um sacrifício
na terra do Norte junto ao rio Eufrates.
Jr 46:11 Sobe a Gileade, e toma bálsamo,
ó virgem filha do Egito; debalde multiplicas remédios;
não há cura para ti.
Jr 46:12 As nações ouviram falar da tua vergonha,
e a terra está cheia do teu clamor;
porque o valente tropeçou no valente e ambos juntos cairam.
Jr 46:13 A palavra que falou o Senhor a Jeremias, o profeta,
acerca da vinda de Nabucodonosor, rei de Babilônia,
para ferir a terra do Egito.
Jr 46:14 Anunciai-o no Egito, proclamai isto em Migdol;
proclamai-o também em Mênfis, e em Tapanes; dizei:
Apresenta-te, e prepara-te;
porque a espada devorará o que está ao redor de ti.
Jr 46:15 Por que está derribado o teu valente?
Ele não ficou em pé, porque o Senhor o abateu.
Jr 46:16 Fez tropeçar a multidão; caíram uns sobre os outros,
e disseram:
Levanta-te, e voltemos para o nosso povo,
para a terra do nosso nascimento,
por causa da espada que oprime.
Jr 46:17 Clamaram ali:
Faraó, rei do Egito, é apenas um som;
deixou passar o tempo assinalado.
Jr 46:18 Vivo eu, diz o Rei, cujo nome é o Senhor dos exércitos,
que certamente como o Tabor entre os montes,
e como o Carmelo junto ao mar, assim ele vira.
Jr 46:19 Prepara-te para ires para o cativeiro,
ó moradora filha do Egito;
porque Mênfis será tornada em desolação,
e será incendiada, até que ninguém mais aí more.
Jr 46:20 Novilha mui formosa é o Egito;
mas já lhe vem do Norte um tavão.
Jr 46:21 Até os seus mercenários no meio dela
são como bezerros cevados;
mas também eles viraram as costas, fugiram juntos,
não ficaram firmes;
porque veio sobre eles o dia da sua ruína
 e o tempo da sua punição.
Jr 46:22 A sua voz irá como a da serpente;
porque marcharão com um exército,
e virão contra ela com machados, como cortadores de lenha.
Jr 46:23 Cortarão o seu bosque, diz o Senhor,
embora seja impenetrável;
porque se multiplicaram mais do que os gafanhotos;
são inumeráveis.
Jr 46:24 A filha do Egito será envergonhada;
será entregue na mão do povo do Norte.
Jr 46:25 Diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel:
Eis que eu castigarei a Amom de Tebas,
e a Faraó, e ao Egito, juntamente com os seus deuses
e os seus reis, sim, ao próprio Faraó,
e aos que nele confiam.
Jr 46:26 E os entregarei na mão dos que procuram a sua morte,
na mão de Nabucodonosor, rei de Babilônia,
e na mão dos seus servos;
mas depois será habitada, como nos dias antigos,
diz o Senhor.
Jr 46:27 Mas não temas tu, servo meu, Jacó, nem te espantes, ó Israel;
pois eis que te livrarei mesmo de longe,
e a tua descendência da terra do seu cativeiro;
e Jacó voltará, e ficará tranqüilo e sossegado,
e não haverá quem o atemorize.
Jr 46:28 Tu não temas, servo meu, Jacó, diz o senhor;
porque estou contigo;
pois destruirei totalmente todas as nações
para onde te arrojei;
mas a ti não te destruirei de todo,
mas castigar-te-ei com justiça,
e de modo algum te deixarei impune.
Apesar de serem totalmente destruídos, Deus ainda garantia que voltariam a ser habitados, como nos dias antigos. O mesmo se daria para com Jacó, servo do Senhor, e para com Israel também. Deus os visitaria de longe mesmo, fazendo com que voltassem posteriormente, tranquilos e sossegados, sem haver quem os atemorizasse novamente.
A palavra profética foi entregue ao Egito, mas o fecho do capítulo fala de Jacó afirmando que Deus continuaria com eles e destruiria todas as nações para onde os arrojou. A sua disciplina e correção teria seu completo fecho sobre aqueles a quem ele amava e tinha escolhido.
Ai das outras nações que poderiam, naqueles momentos, exagerarem e aproveitarem a oportunidade para excederem os seus limites. A nação que fosse sábia, sim, deveria aproveitar a oportunidade, mas com temor e tremor diante de Deus que os vingaria pelos excessos.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete
http://www.jamaisdesista.com.br
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quarta-feira, 18 de março de 2015

Jeremias 45:1-5 - BARUQUE ORA E DEUS LHE RESPONDE.

Estamos finalizando a décima sexta parte, de nossa divisão proposta de dezoito delas, nos baseando na estruturação apresentada pela BEG. Estamos no capítulo 45.
XVI. DEPOIS DA QUEDA (40.1-45.5) - continuação.
Como já dissemos, desde o capítulo 40 até ao capítulo 45, estaremos vendo uma sequência de acontecimentos importantes que ocorreram depois da queda de Jerusalém, onde três temas são focalizados de maneira específica e os usaremos como divisão proposta dessa parte: A. Acontecimentos associados a Gedalias (40.1-41.10) – já vimos; B. A fuga de Jeremias para o Egito (41.11-44.30) – já vimos; e, C. A promessa de Deus a Baruque (45.1-5) – concluiremos agora.
C. A promessa de Deus a Baruque (45.1-5).
Este é um pequeno capítulo do livro de Jeremias com apenas cinco versículos no total que tratara, em especial, da promessa feita a Baruque, da parte de Deus, pelo profeta Jeremias.
Esse capítulo traz, portanto, a promessa de Deus a Baruque, feita vários anos antes, de que pouparia a sua vida.
Foi exatamente no ano quarto do reinado de Jeoaquim, filho de Josias, que veio esta palavra de Deus a Banique ou Baruque, filho de Nerias.
Era esse o ano em que Baruque preparou o primeiro rolo com as palavras de Jeremias para a leitura em público (36.1-3). Em termos cronológicos, essa profecia se encaixa entre a redação do rolo (36.1-8) e a sua leitura diante do povo e de Jeoaquim (36.9-32).
Baruque se encontrava trabalhando para Jeremias quando essa palavra lhe foi entregue da parte de Deus na instrumentalidade de Jeremias. Ele era o responsável por escrever num livro as profecias e as palavras que Jeremias ditava.
Não era ele o autor intelectual do texto produzido, mas o escriba que tinha a responsabilidade de ser fiel em seu serviço e missão.
A palavra veio diretamente para ele, o profeta Jeremias, da parte do Senhor e começa citando o lamento de Baruque que achava que o Senhor lhe tinha acrescido tristeza â sua dor que o obrigava a gemer, sem achar repouso e descanso para a sua alma.
É evidente que Baruque sofreu junto com Jeremias como resultado da missão profética deste último (p. ex., 11.18-23). Confira também 36.19; 43.3; Dt 12.9; SI 95.11.
Em atenção à sua queixa, Deus lhe responde que estaria para demolir aquilo que tinha edificado, que iria arrancar aquilo que tinha plantado e isso em toda a terra, ou seja, não era tempo de se ficar buscando certas coisas e privilégios, antes tempo de muita busca a Deus e orações.
Deus, fiel, lhe promete a sua própria vida em recompensa. No verso 5, está escrito que ele Deus lhe daria a sua própria vida. A fidelidade de Baruque resultou nessa grande bênção de Deus.
Não era o momento de Baruque estar a procurar benefícios ou grandezas para ele mesmo. Deus não recomenda isso a ele por causa do grande mal que estaria por trazer para toda a raça.
No entanto, por onde quer que ele fosse, Deus lhe pouparia a sua vida.
Jr 45:1 A palavra que Jeremias, o profeta, falou a Banique,
filho de Nerias, quando este escrevia num livro
as palavras ditadas por Jeremias,
no quarto ano de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá:
Jr 45:2 Assim diz o Senhor, Deus de Israel, acerca de ti ó Baruque.
Jr 45:3 Disseste:
Ai de mim agora! porque me acrescentou o Senhor tristeza
à minha dor; estou cansado do meu gemer,
e não acho descanso.
Jr 45:4 Isto lhe dirás:
Assim diz o Senhor:
Eis que estou a demolir o que edifiquei,
e a arrancar o que plantei,
e isso em toda esta terra.
Jr 45:5 E procuras tu grandezas para ti mesmo?
Não as busques;
pois eis que estou trazendo o mal sobre toda a raça,
diz o Senhor;
porém te darei a tua vida por despojo,
em todos os lugares para onde fores.
Baruque conhecia o Deus de Jeremias, o qual era o seu próprio Deus, por isso que sentia confiança em lhe dirigir as suas orações certo de que Deus o ouviria também.
Assim, somos nós e devemos ser como Baruque não deixando de orar e de apresentar diante dele toda nossa ansiedade porque ele tem cuidado de nós e cuidará até aquele dia final.
Também não devemos nos esquecer das recomendações do Senhor de que devemos procurar primeiro o seu reino e a sua justiça que, naturalmente, as demais coisas nos seriam acrescentadas – Mt 6:33.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete
http://www.jamaisdesista.com.br
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Caso se queira mais aprofundamento e melhores esclarecimentos, poderá ver nos links abaixo dezenas ou centenas de estudos e comentários, versículo x versículo. Vamos continuar estudando e aprendendo sempre (textos em inglês). 

terça-feira, 17 de março de 2015

Jeremias 44:1-30 - A RAINHA DOS CÉUS ERA UM TROPEÇO NA VIDA DOS JUDAÍTAS.

Estamos vendo a décima sexta parte, de nossa divisão proposta de dezoito delas, nos baseando na estruturação apresentada pela BEG. Estamos no capítulo 44.
XVI. DEPOIS DA QUEDA (40.1-45.5) - continuação.
Como já dissemos, desde o capítulo 40 até ao capítulo 45, estaremos vendo uma sequência de acontecimentos importantes que ocorreram depois da queda de Jerusalém, onde três temas são focalizados de maneira específica e os usaremos como divisão proposta dessa parte: A. Acontecimentos associados a Gedalias (40.1-41.10) – já vimos; B. A fuga de Jeremias para o Egito (41.11-44.30) – concluiremos agora; e, C. A promessa de Deus a Baruque (45.1-5).
B. A fuga de Jeremias para o Egito (41.11-44.30) - continuação.
Também já vimos que do verso 41.11 até o 44.30, estaremos vendo a fuga de Jeremias para o Egito. Jeremias é levado para o Egito por sobreviventes judaítas da região que fugiram para escapar de possíveis represálias dos babilônios. No Egito, Jeremias profetiza e transmite uma mensagem de julgamento contra o povo de Judá pelo seu repetido envolvimento com a idolatria durante esse período (44.1-30).
No verso primeiro, o anúncio de que mais uma vez veio a Jeremias a palavra do Senhor cujo público alvo dessa vez eram todos os judeus que habitavam na terra do Egito em Migdol, em Tapanes, em Mênfis, e no país de Patros.
A palavra dizia nos versos dois e três que eles tinham visto todo o mal que Deus enviara a Jerusalém por causa da teimosia de seus corações que insistiam com os deuses das outras nações, se esquecendo do Deus vivo e verdadeiro.
Deus tinha avisado da destruição iminente e que era para eles se arrependerem, mas não o ouviram, antes se tornaram piores ainda agravando mais e mais a situação deles. Apesar disso, Deus em sua infinita graça e misericórdia lhes havia enviado os seus servos e os seus profetas para anunciar a eles claramente que não fizessem aquilo que o Senhor odiava, o qual era também o culto idólatra a outros deuses. No entanto, não se inclinaram, não se arrependeram e não se converteram de suas maldades pelo que se derramou a sua indignação e a sua ira fazendo das cidades de Judá e de Jerusalém um deserto e uma desolação, como facilmente se poderia notar.
A pergunta do profeta era porque eles estavam agindo assim de forma a continuamente estarem buscando o fim deles mesmos a ponto de não ficar mais resto algum deles – vs. 7. Jeremias falava de uma possível ameaça de que as excelentes predições de 5.10; 23.3, dos remanescentes, poderiam não se cumprir.
A exortação era para que eles prestassem mais atenção e não provocassem à ira o Senhor seguindo e indo após outros deuses que nem são deuses, pois as consequências poderiam ser muito terríveis.
Jeremias desejava que o povo se lembrasse não apenas das maldades, mas também do julgamento resultante. A lembrança de julgamentos anteriores poderia incentivar o povo a obedecer. Compare com o uso do julgamento do Reino do Norte como advertência a Judá antes de sua queda em 2Rs 17.18-20.
Dos versos 11 ao 14, Jeremias continua exortando e falando das terríveis consequências das quais eles haveriam de passar, ou seja, seriam destruídos pela fome, pela peste e pela espada, de modo que todos fossem dizimados, sem haver quem pudesse retornar, senão um pequeno pugilo deles, ou seja, um tão pequena quantidade (de alguma coisa) que se pode pegar com o polegar, o indicador e o dedo médio; uma pitada, mãozada, punhado.
No verso 15, uma resposta da parte dos homens que sabiam que suas mulheres queimavam incenso a outros deuses, ousada e atrevida da parte deles anunciando claramente que não teriam a mínima intenção de obedecerem ao que Jeremias falava – vs. 16.
Eles ainda anunciaram que fariam isso mesmo queimariam incenso
à rainha dos céus e lhe ofereceriam libações como seus pais fizeram e bem assim seus reis, príncipes e o resultado era fartura de pão e prosperidade sem haver mal algum sobre eles.
Fica claro que as mulheres exerciam um papel importante no culto a essa deusa pagã – vs. 19. Elas mesmas confessaram que assim faziam com a anuência e a participação explícita dos homens, seus maridos.
Na mente deles, as tragédias e problemas que estavam enfrentando era devido ao fato de terem negligenciado o culto à rainha dos céus e não ao fato de terem rejeitado ao Senhor.
Jeremias fala em nome do Senhor e prega a sua palavra àqueles que seguiam a rainha dos céus, ou seja toda a população. Ele explica que as desgraças atuais eram devidas ao fato de eles terem rejeitado ao Senhor e terem ido adorarem outros deuses. Ele deixa isso muito claro.
Como eles queimaram incenso, e pecaram contra o Senhor, não obedecendo à voz do Senhor, nem andando na sua lei, nos seus estatutos e nos seus testemunhos (as estipulações da aliança mosaica - Dt 11.1,32; 12.1) por isso é que tinha vindo todo este mal, como estavam testemunhando eles, em fuga no Egito – vs. 23.
Dos versos de 24 ao 30, Jeremias continua seu sermão profético e duro de ser transmitido que ia de encontro ao que desejava e esperava o povo.
Ele apresenta o Senhor como um Deus que doravante estaria agindo contra eles por causa das escolhas malignas de seus corações apodrecidos.
No verso 26, acontece, inclusive, um juramento da parte de Deus de que nunca mais seria pronunciado o seu nome pela boca de nenhum homem de Judá em toda a terra do Egito, que diria: Como vive o Senhor Deus!
O Senhor passaria a velar por eles para o mal, e não para o bem, para que fossem consumidos todos os homens de Judá que estavam na terra do Egito, pela espada e pela fome, até que de todo se acabassem – vs. 27.
Jr 44:1 A palavra que veio a Jeremias,
acerca de todos os judeus, que habitavam na terra do Egito,
em Migdol, em Tapanes, em Mênfis, e no país de Patros:
Jr 44:2 Assim diz o Senhor dos exércitos, Deus de Israel:
Vós vistes todo o mal que fiz cair sobre Jerusalém,
e sobre todas as cidades de Judá;
e eis que elas são hoje uma desolação,
e ninguém nelas habita;
Jr 44:3 por causa da sua maldade que fizeram, para me irarem,
indo queimar incenso, e servir a outros deuses,
a quem eles nunca conheceram, nem eles, nem vós,
nem vossos pais.
Jr 44:4 Todavia eu vos enviei persistentemente todos os meus servos,
os profetas, para vos dizer:
Ora, não façais esta coisa abominável que odeio!
Jr 44:5 Mas eles não escutaram, nem inclinaram os seus ouvidos,
para se converterem da sua maldade,
para não queimarem incenso a outros deuses.
Jr 44:6 Pelo que se derramou a minha indignação e a minha ira,
e acendeu-se nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém;
e elas tornaram-se em deserto e em desolação,
como hoje se vê.
Jr 44:7 Agora, pois, assim diz o Senhor, Deus dos exércitos,
Deus de Israel:
Por que fazeis vós tão grande mal contra vós mesmos,
para desarraigardes o homem e a mulher,
a criança e o que mama, dentre vós,
do meio de Judá, a fim de não vos deixardes
ali resto algum;
Jr 44:8 irando-me com as obras de vossas mãos,
queimando incenso a outros deuses
na terra do Egito,
aonde vós entrastes para lá peregrinardes,
para que sejais exterminados,
e para que sirvais de maldição e de opróbrio
entre todas as nações da terra?
Jr 44:9 Esquecestes já as maldades de vossos pais,
as maldades dos reis de Judá,
as maldades das suas mulheres, as vossas maldades
e as maldades das vossas mulheres,
cometidas na terra de Judá e nas ruas de Jerusalém?
Jr 44:10 Não se humilharam até o dia de hoje,
nem temeram, nem andaram na minha lei,
nem nos meus estatutos, que pus diante de vós
e diante de vossos pais.
Jr 44:11 Portanto assim diz o Senhor dos exércitos, Deus de Israel:
Eis que eu ponho o meu rosto contra vós para mal,
e para desarraigar todo o Judá.
Jr 44:12 E tomarei os que restam de Judá,
os quais puseram o seu rosto para entrar na terra do Egito,
a fim de lá peregrinarem, e todos eles serão consumidos;
na terra do Egito cairão;
à espada, e de fome serão consumidos;
desde o menor até o maior morrerão
à espada e de fome;
e tornar-se-ão um espetáculo de execração,
de espanto, de maldição e de opróbrio.
Jr 44:13 Pois castigarei os que habitam na terra do Egito,
como castiguei Jerusalém, com a espada, a fome e a peste.
Jr 44:14 De maneira que, da parte remanescente de Judá que entrou
na terra do Egito a fim de lá peregrinar,
não haverá quem escape e fique para tornar à terra
de Judá,
à qual era seu grande desejo voltar, para ali habitar;
mas não voltarão, senão um pugilo de fugitivos.
Jr 44:15 Então responderam a Jeremias todos os homens
que sabiam que suas mulheres queimavam incenso
a outros deuses, e todas as mulheres que estavam
presentes, uma grande multidão, a saber,
todo o povo que habitava na terra do Egito, em Patros,
dizendo:
Jr 44:16 Quanto à palavra que nos anunciaste em nome do Senhor,
não te obedeceremos a ti;
Jr 44:17 mas certamente cumpriremos toda a palavra
que saiu da nossa boca, de queimarmos incenso
à rainha do céu, e de lhe oferecermos libações,
como nós e nossos pais, nossos reis
e nossos príncipes, temos feito, nas cidades de Judá,
e nas ruas de Jerusalém;
então tínhamos fartura de pão, e prosperávamos,
e não vimos mal algum.
Jr 44:18 Mas desde que cessamos de queimar incenso à rainha do céu,
e de lhe oferecer libações, temos tido falta de tudo,
e temos sido consumidos pela espada e pela fome.
Jr 44:19 E nós, as mulheres, quando queimávamos incenso
à rainha do céu, e lhe oferecíamos libações,
acaso lhe fizemos bolos para a adorar
e lhe oferecemos libações sem nossos maridos?
Jr 44:20 Então disse Jeremias a todo o povo, aos homens e às mulheres,
e a todo o povo que lhe havia dado essa resposta, dizendo:
Jr 44:21 Porventura não se lembrou o Senhor,
e não lhe veio à mente o incenso que queimastes nas cidades
de Judá e nas ruas de Jerusalém, vós e vossos pais,
vossos reis e vossos príncipes,
como também o povo da terra?
Jr 44:22 O Senhor não podia por mais tempo suportar
a maldade das vossas ações, as abominações que cometestes;
pelo que se tornou a vossa terra em desolação,
e em espanto, e em maldição, sem habitantes,
como hoje se vê.
Jr 44:23 Porquanto queimastes incenso, e pecastes contra o Senhor,
não obedecendo à voz do Senhor, nem andando na sua lei,
nos seus estatutos e nos seus testemunhos;
por isso vos sobreveio este mal, como se vê neste dia.
Jr 44:24 Disse mais Jeremias a todo o povo e a todas as mulheres:
Ouvi a palavra do Senhor, vós, todo o Judá,
que estais na terra do Egito.
Jr 44:25 Assim fala o Senhor dos exércitos, Deus de Israel, dizendo:
Vós e vossas mulheres falastes por vossa boca,
e com as vossas mãos o cumpristes, dizendo:
Certamente cumpriremos os nossos votos que fizemos,
de queimarmos incenso à rainha do céu
e de lhe derramarmos libações;
confirmai, pois, os vossos votos, e cumpri-os!
Jr 44:26 Ouvi, pois, a palavra do Senhor,
todos os de Judá que habitais na terra do Egito:
Eis que eu juro pelo meu grande nome, diz o Senhor,
que nunca mais será pronunciado o meu nome
pela boca de nenhum homem de Judá
em toda a terra do Egito, dizendo:
Como vive o Senhor Deus!
Jr 44:27 Eis que velarei sobre eles para o mal, e não para o bem;
e serão consumidos todos os homens de Judá
que estão na terra do Egito,
pela espada e pela fome, até que de todo se acabem.
Jr 44:28 E os que escaparem da espada voltarão da terra do Egito
para a terra de Judá, poucos em número;
e saberá todo o resto de Judá que entrou na terra
do Egito para peregrinar ali,
se subsistirá a minha palavra ou a sua.
Jr 44:29 E isto vos servirá de sinal, diz o Senhor,
de que eu vos castigarei neste lugar,
para que saibais que certamente subsistirão
as minhas palavras contra vós para o mal:
Jr 44:30 Assim diz o Senhor:
Eis que eu entregarei Faraó-Hofra, rei do Egito,
na mão de seus inimigos,
e na mão dos que procuram a sua morte;
como entreguei Zedequias, rei de Judá,
na mão de Nabucodonosor, rei de Babilônia,
seu inimigo, e que procurava a sua morte.
Os que sobrassem desse juízo duro contra eles, pouquíssimos, que poderiam ser contados nos dedos, que retornariam a Judá, seriam testemunhas da palavra profética do Senhor que ainda lhes daria um sinal. O sinal está predito nos vs. 29-30 que falam da morte do rei do Egito.
O Faraó Hofra (598-570 A.C.) foi morto por inimigos num conflito interno pelo poder. Sua morte foi usada como sinal de que todas as profecias do Senhor contra os judaítas refugiados no Egito se cumpririam.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete
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segunda-feira, 16 de março de 2015

Jeremias 43:1-13 - JEREMIAS É LEVADO FORÇADO PARA O EGITO.

Estamos vendo a décima sexta parte, de nossa divisão proposta de dezoito delas, nos baseando na estruturação apresentada pela BEG. Estamos no capítulo 43.
XVI. DEPOIS DA QUEDA (40.1-45.5) - continuação.
Como já dissemos, desde o capítulo 40 até ao capítulo 45, estaremos vendo uma sequência de acontecimentos importantes que ocorreram depois da queda de Jerusalém, onde três temas são focalizados de maneira específica e os usaremos como divisão proposta dessa parte: A. Acontecimentos associados a Gedalias (40.1-41.10) – já vimos; B. A fuga de Jeremias para o Egito (41.11-44.30) – estamos vendo; e, C. A promessa de Deus a Baruque (45.1-5).
B. A fuga de Jeremias para o Egito (41.11-44.30) - continuação.
Também já vimos que do verso 41.11 até o 44.30, estaremos vendo a fuga de Jeremias para o Egito. Jeremias é levado para o Egito por sobreviventes judaítas da região que fugiram para escapar de possíveis represálias dos babilônios. No Egito, Jeremias profetiza e transmite uma mensagem de julgamento contra o povo de Judá pelo seu repetido envolvimento com a idolatria durante esse período (44.1-30).
Jeremias terminou o seu discurso e as suas palavras que falara da parte de Deus em resposta aos próprios questionamentos dos que agora estavam sob a guarda e proteção de Joanã, filho de Careá que afirmavam que iriam seguir as suas palavras de qualquer modo quer fossem, quer não fossem agradáveis.
Azarias e Joanã e todos os homens soberbos responderam a Jeremias com aspereza e dureza de coração chamando-o de mentiroso e que o Senhor não o havia mandado falar aquelas coisas ruins a eles de se entregarem aos babilônios e desistirem de procurar abrigo no Egito.
Ora, foram eles que pediram a palavra, mas eles mesmos recusaram ouvi-la. Eles mesmos disseram que Jeremias poderia falar e que eles iriam seguir fielmente, quer gostassem ou não do que o profeta falasse da parte de Deus e agora não queriam aceitar as palavras e acusaram Jeremias de mentiroso, falso profeta e conspirador.
Segundo eles, Jeremias estaria seguindo Baruque, filho de Nerias que o estaria incitando a favor dos caldeus, o que era para eles um grande absurdo.
O resultado dessa consulta foi a desobediência. Joanã, filho de Careá e todos os seus príncipes e o povo recusaram obedecer ao Senhor que os orientavam a ficarem em Judá.
Todos foram levados por eles para o Egito, inclusive contra a sua vontade, Jeremias, o profeta e Baruque e entraram na terra do Egito que o Senhor claramente tinha dito para não irem para lá. Mesmo no Egito, Jeremias continua a exercer o seu ministério profético.
Eles foram para Tapanes - 2.16. Provavelmente na região leste do delta do Nilo. Ali, em Tapanes, veio a palavra do Senhor a Jeremias o qual lhe mandou tomar consigo pedras grandes e escondê-las com barro no pavimento que estaria na entrada da casa de Faraó, à vista dos homens de Judá. Era esse um ato simbólico profético indicando que a palavra certamente se cumpriria.
Jeremias deveria dizer-lhes em nome do Senhor dos Exércitos que enviaria e tomaria Nabucodonosor, seu servo – vs. 10; 25.9 -, rei da Babilônia e colocaria o seu trono sobre aquelas pedras que ele estava escondendo e ele estenderia ali o seu pavilhão real sobre elas.
Jeremias continua a dizer-lhes que ele, Nabucodonosor, viria e feriria a terra do Egito entregando à morte, quem seria entregue a ela, ao cativeiro, os que para lá deveriam ir e à espada outros que a ela estariam destinados.
Jr 43:1 Tendo Jeremias acabado de falar a todo o povo
                todas as palavras do Senhor seu Deus,
                               aquelas palavras com as quais o Senhor seu Deus
                                               lho havia enviado,
                Jr 43:2 então falaram Azarias, filho de Hosaías, e Joanã,
                               filho de Careá, e todos os homens soberbos,
                                               dizendo a Jeremias:
                               Tu dizes mentiras; o Senhor nosso Deus
                                               não te enviou a dizer:
                                               Não entreis no Egito para ali peregrinardes;
                               Jr 43:3 mas Baruque, filho de Nerias, é que te incita
                                               contra nós, para nos entregar na mão dos caldeus,
                                               para eles nos matarem, ou para nos levarem cativos
                                                               para Babilônia.
                Jr 43:4 Não obedeceu pois Joanã, filho de Careá,
                               nem nenhum de todos os príncipes dos exércitos,
                                               nem o povo todo, à voz do Senhor,
                                                               para ficarem na terra de Judá.
                Jr 43:5 Mas Joanã, filho de Careá, e todos os chefes das forças
                               tomaram a todo o resto de Judá, que havia voltado
                                               dentre todas as nações, para onde haviam sido
                                                               arrojados, com o fim de peregrinarem na
                                                                              terra de Judá;
                Jr 43:6 aos homens, às mulheres, às crianças, e às filhas do rei,
                               e a toda pessoa que Nebuzaradão, capitão da guarda,
                                               deixara com Gedalias, filho de Aicão, filho de Safã,
                               como também a Jeremias, o profeta, e a Baruque,
                                               filho de Nerias;
                Jr 43:7 e entraram na terra do Egito; pois não obedeceram
                               à voz do Senhor; assim vieram até Tapanes.
Jr 43:8 Então veio a palavra do Senhor a Jeremias, em Tapanes, dizendo:
                Jr 43:9 Toma na tua mão pedras grandes, e esconde-as com barro
                               no pavimento que está à entrada da casa de Faraó
                                               em Tapanes, à vista dos homens de Judá;
                Jr 43:10 e dize-lhes:
                               Assim diz o Senhor dos exércitos, Deus de Israel:
                                               Eis que eu enviarei, e tomarei a Nabucodonosor,
                                               rei de Babilônia, meu servo, e porei o seu trono
                                                               sobre estas pedras que escondi;
                                               e ele estenderá o seu pavilhão real sobre elas.
                Jr 43:11 Virá, e ferirá a terra do Egito, entregando à morte
                               quem é para a morte, ao cativeiro quem é para o cativeiro,
                                               e à espada.
                Jr 43:12 E lançarei fogo às casas dos deuses do Egito;
                               e ele os queimará e os levará cativos;
                                               e ornar-se-á da terra do Egito,
                                                               como se veste o pastor com a sua roupa;
                                                                              e sairá dali em paz.
                Jr 43:13 E quebrará as colunas de Bete-Semes,
                               que está na terra do Egito; e as casas dos deuses do Egito
                                               queimará a fogo.
Além disso, lançaria fogo às casas dos deuses do Egito e queimaria e levaria cativo os seus deuses fazendo daquela terra como um pastor faria despiolhando a sua própria veste e saindo dali em total paz.
Também quebraria as colunas dos obeliscos, monumentos característicos do Egito – vs. 13 - de Bete-Semes, ou, do "templo do sol", provavelmente uma referência a Heliópolis ("cidade do sol" em grego) e para humilhá-las queimaria no próprio fogo.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete
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