Estamos
vendo o livro de Neemias nessa Parte III e este é nossa mapinha de leitura:
Parte
III. O REGRESSO DE NEEMIAS E A RECONSTRUÇÃO DO MURO – 1:1 a 7:3.
B.
A reconstrução do muro – 2:11 a 7:3.
Como
já dissemos, Neemias se dedicou a reconstruir os muros de Jerusalém visando não
apenas à estabilidade política, mas também a criação de uma cidade santa para o
templo de Deus.
Essa
parte “B” foi, assim, dividia em oito etapas para melhor compreendermos o
assunto da reconstrução de Neemias: 1. A reconstrução é proposta – 2:11-18 – já
vimos. 2. Oposição externa - 2:19-20 – já vimos. 3. A reconstrução é iniciada -
3:1-32 – veremos agora. 4. Mais oposições externas - 4:1-15. 5. A reconstrução
tem continuidade - 4:15-23. 6. Oposições internas - 5:1-19. 7. Oposição final -
6:1-14. 8. A reconstrução é concluída - 6:15-7:3.
3. A reconstrução é
iniciada - 3:1-32.
A
despeito de todas as provocações e ameaças, Neemias permaneceu firme em seu
propósito.
O
relato da construção do muro tem seu prosseguimento com uma relação das pessoas
responsáveis pelos diferentes partes do muro. Nesse capítulo, veremos que a
abrangência dos trabalhos envolve todo o perímetro da cidade e ainda ressalta a
participação de todo o povo de Deus, como o próprio livro enfatiza em várias
passagens.
Havia
um grande lidera à frente dos trabalhos, tinha o apoio do rei Artaxerxes,
contava com a simpatia do povo e estavam todos animados nos trabalhos que não
eram fáceis de serem realizados á época.
Elisabe,
o sumo sacerdote mencionado no vs 1, era neto de Josué, o sumo sacerdote no
tempo de Zorobabel. Ele envolveu os outros sacerdotes e já trataram de
reedificar a Porta das Ovelhas.
A
Porta das Ovelhas ficava situada na extremidade nordeste da cidade – Jn 5:2. Podemos
ver na narrativa que a sequência dos reparos se dará no sentido anti-horário. No
vs 1, eles começaram com a Porta das Ovelhas e no vs 32, voltam a ela. Eles continuaram
o reparo dessa porta até as torres dos Cem e de Hananel, bem do lado norte do
muro, onde as defesas naturais eram bem menores.
A
Porta do Peixe – vs 3 – era uma porta principal do lado norte – II Cr 33:14; Sf
1:10 – por onde entravam, provavelmente, os comerciantes. No verso 5, vemos que
embora esse capítulo realçasse a unanimidade comunitária, ele observa que
alguns dos líderes (alguns nobres, os seus senhores ou o governador) se
opuseram por inveja política a Neemias.
A
Porta Velha foi reparada por Joiada e ela ficava na extremidade noroeste da
cidade.
Foram
desse modo se fazendo os reparos no Muro Largo (noroeste), na Torre dos Fornos
(lado leste), na Porta do Vale (lado leste também, voltado para o vale de
Tiropeão), na Porta do Monturo (sudoeste), na Porta da Fonte (sudeste), na
Porta das Águas (parte central do lado leste, voltado para o vale de Cedrom e
para a Fonte de Gion – a principal fonte de água da cidade!), na Porta dos
Cavalos (nordeste), na Porta Oriental (norte), na Porta da Guarda
(imediatamente ao norte da Porta Oriental e ao sul da Porta das Ovelhas) e,
finalmente, volta a narrativa, no vs 32, na Porta das Ovelhas (norte).
Se
destacam nos trabalhos a participação de mulheres – as filhas de Salum, o
envolvimento geral do povo de Deus e a liderança exemplar de Neemias que soube
enfrentar todo tipo de oposição sem largar a sua missão a qual entendia ser abençoada
por Deus e garantida por seu rei.
Apesar
de estar em ruínas, a Cidade de Davi, Jerusalém, ainda era a capital real onde o Filho de Davi
reinaria no futuro. Essa referência mostra que o escritor confiava plenamente
na promessa de Deus à dinastia davídica – II Sm 7; I Cr 17; Sl 89; 132.
Ne
3:1 E levantou-se Eliasibe, o sumo sacerdote, com os seus irmãos,
os sacerdotes, e reedificaram a
porta das ovelhas,
a qual
consagraram; e levantaram as suas portas,
e até à torre de
Meá consagraram, e até à torre de Hananel.
Ne 3:2 E junto a ele edificaram
os homens de Jericó;
também ao seu
lado edificou Zacur, filho de Imri.
Ne 3:3 E a porta do peixe edificaram
os filhos de Hassenaá;
a qual
emadeiraram, e levantaram as suas portas com as suas
fechaduras
e os seus ferrolhos.
Ne 3:4 E ao seu lado reparou
Meremote, filho de Urias,
o filho de Coz; e
ao seu lado reparou Mesulão,
filho
de Berequias, o filho de Mesezabeel;
e
ao seu lado reparou Zadoque, filho de Baana.
Ne 3:5 E ao seu lado repararam
os tecoítas;
porém os seus
nobres não submeteram a cerviz
ao
serviço de seu senhor.
Ne 3:6 E a porta velha
repararam-na Joiada, filho de Paséia,
e Mesulão, filho
de Besodias; estes a emadeiraram,
e
levantaram as suas portas com as suas fechaduras
e
os seus ferrolhos.
Ne 3:7 E ao seu lado repararam
Melatias, o gibeonita, e Jadom,
meronotita,
homens de Gibeom e Mizpá, que pertenciam ao
domínio
do governador dalém do rio.
Ne 3:8 Ao seu lado reparou
Uziel, filho de Haraías, um dos ourives;
e ao seu lado
reparou Hananias, filho de um dos boticários;
e
fortificaram a Jerusalém até ao muro largo.
Ne 3:9 E ao seu lado reparou
Refaías, filho de Hur,
líder da metade
de Jerusalém.
Ne 3:10 E ao seu lado reparou
Jedaías, filho de Harumafe,
e defronte de sua
casa e ao seu lado reparou Hatus,
filho
de Hasabnéias.
Ne 3:11 A outra porção reparou
Malquias, filho de Harim,
e Hasube, filho
de Paate-Moabe;
como
também a torre dos fornos.
Ne 3:12 E ao seu lado reparou
Sallum, filho de Haloés,
líder da outra
meia parte de Jerusalém, ele e suas filhas.
Ne 3:13 A porta do vale
reparou-a Hanum e os moradores de Zanoa;
estes a
edificaram, e lhe levantaram as portas com as suas
fechaduras
e os seus ferrolhos, como também mil
côvados
do muro, até a porta do monturo.
Ne 3:14 E a porta do monturo
reparou-a Malquias, filho de Recabe,
líder do distrito
de Bete-Haquerem; este a edificou, e lhe
levantou
as portas com as suas fechaduras e os seus
ferrolhos.
Ne 3:15 E a porta da fonte
reparou-a Salum, filho de Col-Hosé,
líder do distrito
de Mizpá; este a edificou, e a cobriu,
e
lhe levantou as portas com as suas fechaduras
e
os seus ferrolhos, como também o muro do tanque
de
Hasselá, ao pé do jardim do rei, e até aos degraus
que
descem da cidade de Davi.
Ne 3:16 Depois dele edificou Ne, filho de Azbuque,
líder da metade de
Bete-Zur, até defronte dos sepulcros de
Davi, até ao
tanque artificial e até à casa dos valentes.
Ne 3:17 Depois dele repararam os
levitas, Reum, filho de Bani;
ao seu lado
reparou Hasabias, líder da metade de Queila,
no
seu distrito.
Ne 3:18 Depois dele repararam
seus irmãos, Bavai,
filho de
Henadade, líder da outra meia parte de Queila.
Ne 3:19 Ao seu lado reparou
Ezer, filho de Jesuá, líder de Mizpá,
outra porção,
defronte da subida à casa das armas,
à
esquina.
Ne 3:20 Depois dele reparou com
grande ardor Baruque,
filho de Zabai,
outra medida, desde a esquina até à porta
da
casa de Eliasibe, o sumo sacerdote.
Ne 3:21 Depois dele reparou
Meremote, filho de Urias, o filho de Coz,
outra porção,
desde a porta da casa de Eliasibe,
até
à extremidade da casa de Eliasibe.
Ne 3:22 E depois dele repararam
os sacerdotes que habitavam na
campina.
Ne 3:23 Depois reparou Benjamim
e Hasube,
defronte da sua
casa; depois dele reparou Azarias, filho
de Maaséias, o filho de Ananias, junto à sua casa.
Ne 3:24 Depois dele reparou
Binui, filho de Henadade, outra porção,
desde a casa de
Azarias até à esquina, e até ao canto.
Ne 3:25 Palal, filho de Uzai,
reparou defronte da esquina,
e a torre que sai
da casa real superior, que está junto ao
pátio
da prisão; depois dele Pedaías, filho de Parós.
Ne 3:26 E os servidores do
templo que habitavam em Ofel,
até defronte da
porta das águas, para o oriente,
e
até à torre alta.
Ne 3:27 Depois repararam os tecoítas
outra porção, defronte da torre
grande e alta, e
até ao muro de Ofel.
Ne 3:28 Desde acima da porta dos
cavalos repararam os sacerdotes,
cada um defronte
da sua casa.
Ne 3:29 Depois deles reparou
Zadoque, filho de Imer,
defronte da sua casa;
e depois dele reparou Semaías,
filho
de Secanias, guarda da porta oriental.
Ne 3:30 Depois dele reparou
Hananias, filho de Selemias, e Hanum,
filho de Zalafe,
o sexto, outra porção; depois dele reparou
Mesulão, filho de
Berequias, defronte da sua câmara.
Ne 3:31 Depois dele reparou
Malquias, filho de um ourives,
até à casa dos
servidores do templo e mercadores,
defronte
da porta de Mifcade,
e
até à câmara do canto.
Ne 3:32 E entre a câmara do
canto e a porta das ovelhas,
repararam
os ourives e os mercadores.
Neemias
aqui está reconstruindo os muros com a participação de todo o Israel e ainda
enfrentando algumas oposições. A cidade é constituída de um muro ao redor no
qual há diversas portas. Os reparos começaram na Porta das ovelhas, seguiram no
sentido anti-horário até retornarem à Porta das Ovelhas, novamente.
Há
muitas portas mencionadas na Bíblia, vejamos algumas delas com suas referências
bíblicas:
As
mencionadas no capítulo 3 de Neemias:
·Porta
das Ovelhas, Ne 3:1; 12:39; Jo 10:7.
·Porta
do Peixe, II Cr 33:14; Ne 3:3; Sf 1:10.
·Porta
Velha, Ne 3:6.
·Porta
do Vale, II Cr 26:9; Ne 3:13.
·Porta
do Monturo, Ne 2:13.
·Porta
da Fonte, Ne 2:14.
·Porta
das Águas, Ne 3:26.
·Porta
dos Cavalos, Jr 31:40; Ne 3:28.
·Porta
Oriental, Ne 3:29.
·Porta
da Guarda, Ne 3:31.
Outras
portas com suas referências (apenas são lembretes, não se trata de uma pesquisa
exaustiva de toda a Bíblia):
·Porta
de Benjamim, Jr 37:13.
·Porta
de Efraim, II Re 14:13; Ne 8:16.
·Porta
da Esquina, Jr 31:38.
·As
portas da cidade em Ezequiel - Ez 48:30-45
Jesus
Cristo, o Messias esperado, aquele que entraria nessa cidade que estava sendo
reconstruída por Neemias e todo povo de Deus, ele mesmo se chamou de a Porta
das Ovelhas!
João 10:7 Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em
verdade, em verdade vos digo que EU SOU A PORTA DAS OVELHAS. (g.n.)
João 10:8 Todos quantos vieram antes de mim são
ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram.
João 10:9 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim,
salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
A
Nova Jerusalém que descerá dos céus, da parte de Deus, ataviada como noiva
adornada para o seu esposo – Ap 21:2 - é conhecida como a cidade das 12 portas.
Apocalipse
21:12Tinha grande e alta
muralha,dozeportas, e, junto àsportas,dozeanjos, e, sobre elas, nomes
inscritos, que são os nomes dasdozetribos dos filhos de Israel.
Apocalipse
21:21Asdozeportassãodozepérolas,
e cada uma dessasportas, de uma só
pérola. A praça da cidade é de ouro puro, como vidro transparente.
O
assunto das portas dos muros sendo restaurados aqui, em Neemias 3, e as portas
da Nova Jerusalém e o fato de Jesus ser a Porta das Ovelhas merece, de nossa
parte, uma dedicação maior ao assunto a fim de estudá-lo adequadamente. Esperamos
fazê-lo em breve.
Estamos
vendo o livro de Neemias nessa Parte III e este é nossa mapinha de leitura:
Parte
III. O REGRESSO DE NEEMIAS E A RECONSTRUÇÃO DO MURO – 1:1 a 7:3.
A.
O regresso de Neemias – 1:1 a 2:10.
Depois
de ser informado das condições em que Jerusalém se encontrava, Neemias tomou o
firme propósito de regressar.
Como
já vimos, dividimos também essa parte “A” em duas outras. 1. Os preparativos
para o regresso de Neemias – 1:1 a 2:8 2. Neemias finalmente regressa – 2:9 a
10.
1. Os preparativos
para o regresso de Neemias – 1:1 a 2:8 - continuação
Como
já dissemos, Neemias descreve aqui como resolveu acompanhar os judeus que
estavam regressando. Ele era um membro da corte real cuja responsabilidade era
escolher o vinho (2:1) e evitar que o rei fosse envenenado, mas cuja
proximidade com o rei acarretava prestígio e influência na corte.
Ele
primeiro recebeu um relato (1:1-3) – já visto -, reagiu ao que ouviu (1:4-11) –
também já visto - e pediu permissão ao rei Artaxerxes I para ir (2:1-8) –
veremos agora.
c. O pedido perante
o rei – 2:1-8.
A
autorização de Deus para o regresso de Neemias foi confirmada pela resposta
inesperada do rei.
O
mês era de nisã e o ano era o vigésimo, próximo de março-abril de 445 a.C.,
quatro meses depois de Neemias ter recebido aquelas notícias terríveis de
Jerusalém onde ele buscou a Deus em orações e jejuns. Era também o ano-novo
persa, um tempo de comemoração, talvez aludido pela referência ao vinho (1:11).
O
rei era Artaxerxes, o que substituiu a Xerxes – o qual foi o vilão no filme “OS
300”. Portanto, não eram um povo temente
a Deus e pouco poderia se esperar deles, mas estava ali Neemias com seu
semblante triste servindo ao rei.
Estranhou
o rei que estava acostumado com Neemias e notou que seu semblante estava caído
e, pelo que parece, tinha por ele grande afeição, pois, mostrando interesse,
perguntou-lhe por que estava ele tão triste e cabisbaixo.
Neemias
ao notar que o rei tinha percebido aquele comportamento estranho nele e que
ainda tinha notado que ele estava com boa e perfeita saúde aparente, logo
concluiu que sua tristeza era de coração e acertou.
Neemias
tremeu muito de medo, mas não há explicações para essa razão desse medo e logo
procurou dar ao rei conhecimento do que se passava com ele e tudo lhe falou sem
ocultar nadinha.
No
verso 3, ele lhe explica “Como não estaria triste o meu rosto, estando a
cidade, o lugar dos sepulcros de meus pais, assolada, e tendo sido consumidas as
suas portas a fogo?”. Então o rei mostrando ainda mais sensibilidade para o seu
caso se oferece a ele para ajudá-lo – vs 4.
A
reconstrução da cidade era um aspecto da reconstrução da “Casa de Deus” muito
importante em Esdras e central em Neemias – 1:1 a 7:3. Assim, no vs 5, Neemias
faz o seu pedido ao rei.
Ele
pede um afastamento temporário para cuidar dessas questões, mas esse trabalho
levou cerca de doze anos e não parece muito certo que ele tenha pedido tão
longo afastamento, mas deixou ao rei clara a questão de que seria algo demorado
– vs 5 e 6.
Neemias
fez vários pedidos específicos. As duas referências a cartas nos vs 7 e 8 fazem
parte de um tema importante em Esdras-Neemias.
O
projeto de reconstrução era muito extenso, ousado e complicado envolvendo
muitas decisões e relacionamentos exteriores. O seu projeto envolvia a cidade,
os muros e o palácio do governador. Neemias estava indo bem por conta do
beneplácito de Deus – Ed 7:6 – e indicava que Deus aprovava o papel de Neemias no
programa de restauração.
2. Neemias
finalmente regressa – 2:9 a 10.
Neemias
tinha partido para a Terra Prometida por conta de tantos trabalhos, mas seu
regresso trouxe alguns problemas.
Doravante,
vale o registro, a expressão "ficarem sabendo" formam uma espécie de
refrão (2:19; 4:1,5,15; 6:1 16) como referências aos inimigos de Israel. O que
veremos é que o conflito se intensificará gradualmente, até ser resolvido (6:16).
Sambalate
é um nome babilônio que significa "Sin [o deus da Lua] concede vida".
Ele era o governador de Sarmaria, a região ao norte de Judá. O fato de ele
adorar, de algum modo, a Yahweh, o Deus de Israel (II Re 17:24-41) é sugerido
pelos nomes de seus filhos, Delias e Selemias, que contêm uma forma abreviada
de "Yahweh", Tobias. No entanto, coo era de costume, eles adoravam
cada entidade conforme os benefícios e interesses que eles tinham nela.
Quanto
a Tobias, ao que tudo indica, era o governador de Amam, a região a leste de
Judá. Seu nome significa "O SENHOR é bom", sugerindo que seus pais e
provavelmente ele próprio adoravam ao Deus de Israel (6:17-18; 13:4).
Ambos,
Sambalate e Tobias ficaram muito tristes com a iniciativa de Neemias e essa
notícia muito lhes desagradou – vs 10. A oposição, aparentemente parecia ter um
aspecto político, mas era de origem religiosa (vs 20; Ed 4:3,4).
Essa
oposição experimentada aqui, incentivava os leitores do livro de Neemias a
perseverar contra os oponentes em sua época.
B. A reconstrução
do muro – 2:11 a 7:3.
Neemias
se dedicou a reconstruir os muros de Jerusalém visando não apenas à
estabilidade política, mas também a criação de uma cidade santa para o templo
de Deus.
Iremos
dividir essa parte “A” em oito etapas para melhor compreendermos o assunto da
reconstrução de Neemias: 1. A reconstrução é proposta – 2:11-18. 2. Oposição externa
- 2:19-20. 3. A reconstrução é iniciada - 3:1-32. 4. Mais oposições externas - 4:1-15.
5. A reconstrução tem continuidade - 4:15-23. 6. Oposições internas - 5:1-19.
7. Oposição final - 6:1-14. 8. A reconstrução é concluída - 6:15-7:3.
1. A reconstrução é
proposta – 2:11-18.
Neemias
não veio para brincar ali naquele lugar e seu foco era o trabalho e o resultado
esperado. Ao chegar em Jerusalém, imediatamente, fez um levantamento da
situação e propôs a reconstrução dos muros da cidade.
Neemias
estava agindo com muita cautela. Ao chegar em Jerusalém não tratou
imediatamente de tocar trombeta e anunciar seus negócios, mas esperou três
dias.
Essa
espera de três dias de Neemias depois de chegar a Jerusalém é comparável à
espera dos três dias de Esdras (Ed 8:32), sendo que Esdras agiu publicamente,
mas Neemias, secretamente.
Ainda
agindo com cautela ele sai de noite para uma porta chamada de a Porta do Vale.
Arqueólogos descobriram uma porta do período persa e a identificaram como sendo
essa porta.
O
que ele viu foi mesmo terrível, pois a cidade estava em ruínas havia quase
cento e cinquenta anos. Uma tentativa anterior de reconstruir os muros havia
sido interrompida (Ed 4:7-23).
Neemias
reconheceu a soberania de Deus como fonte suprema de seu plano e fundamento
para as ações do rei humano. Foi por isso que depois de chamar a atenção dos
líderes de Judá e dizer a eles que tinha o apoio do rei Artaxerxes que eles lhe
responderam afirmativamente e se dispondo – vs 18 – ao serviço, ou seja “a boa
obra”.
A
iniciativa de Neemias foi recebida com apoio sincero da parte dos líderes de
Judá. Essa atitude dos líderes redundou em sucesso e na bênção de Deus.
Ne
2:1 Sucedeu, pois, no mês de Nisã,
no ano vigésimo do rei
Artaxerxes,
que estava posto
vinho diante dele,
e
eu peguei o vinho e o dei ao rei;
porém
eu nunca estivera triste diante dele.
Ne 2:2 E o rei me disse:
Por que está
triste o teu rosto, pois não estás doente?
Não
é isto senão tristeza de coração;
então
temi sobremaneira.
Ne 2:3 E disse ao rei:
Viva o rei para
sempre! Como não estaria triste o meu rosto,
estando
a cidade, o lugar dos sepulcros de meus
pais,
assolada, e tendo sido consumidas
as
suas portas a fogo?
Ne 2:4 E o rei me disse:
Que me pedes
agora?
Então
orei ao Deus dos céus,
Ne 2:5 E disse ao rei:
Se é do agrado do
rei, e se o teu servo é aceito
em
tua presença, peço-te que me envies a Judá,
à
cidade dos sepulcros de meus pais,
para
que eu a reedifique.
Ne 2:6 Então o rei me disse,
estando a rainha assentada junto a ele:
Quanto durará a
tua viagem, e quando voltarás?
E
aprouve ao rei enviar-me,
apontando-lhe
eu um certo tempo.
Ne 2:7 Disse mais ao rei:
Se ao rei parece
bem, dêem-se-me cartas
para
os governadores dalém do rio, para que me
permitam
passar até que chegue a Judá.
Ne 2:8 Como também uma carta
para Asafe, guarda da floresta do rei,
para que me dê
madeira para cobrir as portas
do
paço da casa, para o muro da cidade
e
para a casa em que eu houver de entrar.
E o rei mas deu,
segundo a boa mão de Deus sobre mim.
Ne 2:9 Então fui aos
governadores dalém do rio, e dei-lhes as cartas
do rei; e o rei
tinha enviado comigo capitães do exército
e
cavaleiros.
Ne 2:10 O que ouvindo Sambalate,
o horonita,
e Tobias, o servo
amonita, lhes desagradou extremamente
que
alguém viesse a procurar o bem
dos
filhos de Israel.
Ne 2:11 E cheguei a Jerusalém, e
estive ali três dias.
Ne 2:12 E de noite me levantei,
eu e poucos homens comigo,
e não declarei a
ninguém o que o meu Deus me pôs
no
coração para fazer em Jerusalém;
e
não havia comigo animal algum,
senão
aquele em que estava montado.
Ne 2:13 E de noite saí pela
porta do vale, e para o lado da fonte
do dragão, e para
a porta do monturo, e contemplei os muros
de Jerusalém, que
estavam fendidos, e as suas portas,
que
tinham sido consumidas pelo fogo.
Ne 2:14 E passei à porta da
fonte, e ao tanque do rei;
e não havia lugar
por onde pudesse passar o animal
em
que estava montado.
Ne 2:15 Ainda, de noite subi
pelo ribeiro e contemplei o muro;
e, virando entrei
pela porta do vale; assim voltei.
Ne 2:16 E não souberam os
magistrados aonde eu fora
nem o que eu
fazia; porque ainda nem aos judeus,
nem
aos sacerdotes, nem aos nobres,
nem
aos magistrados, nem aos mais que faziam
a
obra, até então tinha declarado coisa alguma.
Ne 2:17 Então lhes disse:
Bem vedes vós a
miséria em que estamos,
que
Jerusalém está assolada, e que as suas portas
têm
sido queimadas a fogo; vinde, pois,
e
reedifiquemos o muro de Jerusalém,
e
não sejamos mais um opróbrio.
Ne 2:18 Então lhes declarei como
a mão do meu Deus
me fora
favorável, como também as palavras do rei,
que
ele me tinha dito; então disseram:
Levantemo-nos,
e edifiquemos.
E
esforçaram as suas mãos para o bem.
Ne 2:19 O que ouvindo Sambalate,
o horonita, e Tobias,
o servo amonita,
e Gesém, o árabe, zombaram de nós,
e
desprezaram-nos, e disseram:
Que é isto que
fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei?
Ne 2:20 Então lhes respondi, e
disse:
O Deus dos céus é
o que nos fará prosperar:
e
nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos;
mas
vós não tendes parte, nem justiça,
nem
memória em Jerusalém.
2. Oposição externa
- 2:19-20.
Ao
ficarem sabendo do trabalho de Neemias, as nações ao redor de Judá se opuseram
a ele, mas Neemias expressou a sua confiança em Deus.
Se
não bastassem Sambalate e Tobias, agora se opõem Gesém, o arábio. Era esse um
terceiro oponente de Neemias, juntamente com Sambalate e Tobias (v. 10). É
provável que fosse um líder árabe que controlava a região ao sul de Judá.
Neemias
aqui é retratado como estando praticamente cercado pelos seus opositores:
Sambalate, ao norte; Tobias, ao leste; Gesém, ao sul.
A
resposta de Neemias demonstra novamente a fé e a certeza da vitória do povo de
Deus diante de todos os seus opositores. Ele novamente invoca o Deus transcendente,
mas sem perder a certeza de sua imanência. O Deus dos céus é quem nos dará bom
êxito, ele exclama.
Em
seguida, diz que eles eram os seus servos, os servos do Deus transcendente. Como
seus servos, ele resgata a sua imanência e pode dizer que teriam disposição e
força para reedificarem esses muros.
Quanto
aos que se opõe, uma palavra firme e de convicção: vocês não tem parte, nem
direito, nem memorial em Jerusalém.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita podendo conter gráficos, tabelas, imagens e textos e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
Colabore: faça sua oferta voluntária! Entre em contato conosco para isso: +55-61-995589682
Nosso Projeto 1189 no YouTube começou em 21/04/2016 e foi concluído em 23/07/2019.
Não esqueça de citar a fonte quando for fazer citações, referências em seus posts, pregações e livros. Acompanhe-nos no YouTube e em nossas redes e mídias sociais. Ajude-nos com suas orações!
As mensagens do JAMAIS DESISTA do caminho do Senhor são diárias, inéditas, baseadas na Bíblia e buscando sua conformação máxima à teologia reformada e representam o pensamento do autor na sua contínua busca das coisas pertencentes ao reino de Deus e a sua justiça.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita - com gráficos, tabelas, imagens e textos - e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
Paulo Freire – Uma avaliação relâmpago
-
É sempre surpreendente, para mim, ver que a maioria das referências feitas
ao professor Paulo Freire (1921-1997) são benevolentes e eivadas de
admiração. ...
TRANSTORNANDO O CALVINISMO
-
A doutrina Calvinista é a mais bela expressão do ensino bíblico
transmitida a nós pelo seu maior representante - João Calvino. É claro, a
de se ori...