Estamos no capítulo 6 e até o capítulo 9,
estaremos na:
Parte I – AS GENEALOGIAS DO POVO DE DEUS –
1:1 a 9:34.
Estamos vendo - nesta primeira parte, como
já falamos anteriormente -, que além de revelarem os privilégios e as
responsabilidades daqueles que regressaram do exílio e explicar a eleição e a
organização do povo de Deus ao longo da História, elas – as genealogias do povo
de Deus - também estariam preservando, de certa forma, a mensagem messiânica
originada lá em Gn 3:15 quando Deus falou à serpente.
A Parte I, como já vimos, foi dividida em
três: A. As raízes de Israel – 1:1 a 2:2 – já vista. B. A extensão e a ordem do
povo de Deus – 2:3 a 9:1a – estamos dando continuidade a ela. C. A continuidade
de Israel – 9:1b a 34.
B. A extensão e a ordem do povo de Deus – 2:3 a 9:1a - continuação.
Até o capítulo 9, estaremos vendo essas
pessoas proeminentes de todas as tribos, exceto das tribos de Dã e de Zebulom.
Com destaque, em primeiro lugar para o registro dos descendentes de Judá, por
causa do reino e por causa também do Messias.
O propósito do cronista neste capítulo 6, na
inclusão dessas tribos no povo de Deus, é apresentar um relato extenso sobre a
tribo de Levi como pano de fundo para a organização dos servos do templo na
comunidade pós-exílica.
Na sua concepção acerca do povo restaurado,
as esperanças de ter um rei estão ligadas à centralidade do culto no templo.
Ele dividiu os 81 versículos deste capítulo
em duas principais partes, onde na primeira, que vai do verso 1 ao 53,
apresenta a organização das famílias dos levitas onde vemos a importância que o
cronista atribuía ao templo e ao sacerdócio.
Para que os judeus que regressaram vissem a
bênção de Deus, não apenas na família real de Judá, mas também nos servos do
templo – Levi – precisariam estes exercerem as suas devidas funções.
Assim são apresentados – ver segmentação do
capítulo 6, abaixo - nos versos de 1 ao 15, os sacerdotes descendentes de Arão (a
lista passa rapidamente dos três filhos de Levi: Gerson, Coate e Merari para a
família sumo sacerdotal de Arão. Dos filhos de Arão para Eleazar, versos 1 ao
4a, prosseguindo com os descendentes de Eleazar e acompanhando sua sucessão até
o exílio, dos versos 4b ao 15).
Nos versos de 16 ao 30, é apresentado um
levantamento dos três clãs de Levi. Essa genealogia foi provavelmente extraída
de Ex 6:16 ao 19; Nm 3:17 ao 20; 26:57 ao 61.
Dos versos de 31 ao 47, são apresentados os
músicos do templo nomeados por Davi. Davi tinha nomeado grupos de cada um
desses três clãs de Levi para serem músicos – 15:16 ao 26; II Cr 35:3: a
família de Hemã de Coate – vs 33 ao 38; a família de Asafe de Gérson – vs 39 ao
43; e, a família de Etã de Merari, vs 44 ao 47.
E, dos versos 48 ao 53, a seção final que
faz a distinção entre os deveres dos filhos de Arão e dos membros de outras
famílias. O destaque de oferecer sacrifícios é dado de forma exclusiva aos
zadoquitas. Isso para se evitar qualquer controvérsia entre as famílias
levíticas no período pós-exílio.
Percebe-se, destarte, uma preocupação com a
estruturação para a organização da tribo de Levi no período pós-exílio. Também
é de se notar o seu profundo interesse pela música sacra que acaba por
legitimar a organização levítica no período que se seguiu ao exílio.
E na segunda divisão, do 54 ao 81, são
apresentados os territórios separados para as famílias. Com isso em mente,
consegue-se perceber sua preocupação dupla de
manter a identidade do povo de Deus e os seus direitos territoriais.
O cronista, bem provavelmente está se
baseando em Js 21.5-39 e apontando para as propriedades amplas às quais os
descendentes de Arão tinham direito.
A maioria desses locais ficava fora dos
limites da província pós-exílio e reflete o interesse do cronista pela expansão
territorial da comunidade restaurada. As áreas dos levitas – ver BEG - são
relacionadas em dois grupos literários paralelos (A B C A' B' C'):
(A) Os coatitas, especialmente os
aronitas (vs. 54-61).
(B)
Os gersonitas (v. 62).
(C)
Os meraritas (v. 63).
(A') Os coatitas (vs. 66-70).
(B')
Os gersonitas (vs. 71-76).
(C')
Os meraritas (vs. 77-81).
Percebe-se ainda que dos versos de 66 a 81 há
muitas menções repetidas dos "arredores", o que indica que o cronista
estava preocupado em alimentar as esperanças de expansão geográfica do seu
publico pós-exílio de modo a incluir todos os territórios ocupados pelo povo de
Deus – 2:42-55.
I Cr 6:1 Os filhos de Levi foram:
Gérson, Coate e Merari,
I
Cr 6:2 E os filhos de Coate: Anrão, e Izar,
e
Hebrom, e Uziel.
I
Cr 6:3 E os filhos de Anrão:
Arão,
Moisés, e Miriã;
e
os filhos de Arão:
Nadabe,
Abiú, Eleazar, e Itamar.
I
Cr 6:4 E Eleazar gerou a Finéias, e Finéias gerou a Abisua,
I
Cr 6:5 E Abisua gerou a Buqui, e Buqui gerou a Uzi,
I
Cr 6:6 E Uzi gerou a Zeraías, e Zeraías gerou a Meraiote.
I
Cr 6:7 E Meraiote gerou a Amarias, e Amarias gerou a
Aitube.
I Cr 6:8 E Aitube gerou a Zadoque, e Zadoque gerou
a
Aimaás, I Cr 6:9 E Aimaás gerou a Azarias, e Azarias
gerou
a Joanã, I Cr 6:10 E Joanã gerou a Azarias;
e
este é o que exerceu o sacerdócio na casa que
Salomão
tinha edificado em Jerusalém.
I
Cr 6:11 E Azarias gerou a Amarias, e Amarias gerou a
Aitube,
I Cr 6:12 E Aitube gerou a Zadoque, e Zadoque gerou
a
Salum, I Cr 6:13 E Salum gerou a Hilquias, e Hilquias
gerou
a Azarias, I Cr 6:14 E Azarias gerou a Seraías, e
Seraías
gerou a Jeozadaque, I Cr 6:15 E Jeozadaque foi
levado
cativo quando o SENHOR levou presos a
Judá
e a Jerusalém pela mão de Nabucodonosor.
I Cr 6:16 Os filhos de Levi foram, pois,
Gérson, Coate, e Merari.
I
Cr 6:17 E estes são os nomes dos filhos de Gérson: Libni e Simei.
I
Cr 6:18 E os filhos de Coate: Anrão, Izar, Hebrom, e Uziel.
I
Cr 6:19 Os filhos de Merari: Mali e Musi;
estas
são as famílias dos levitas, segundo seus pais.
I
Cr 6:20 De Gérson:
Libni,
seu filho; Jaate, seu filho; Zima, seu filho;
I
Cr 6:21 Joá, seu filho; Ido, seu filho; Zerá, seu filho;
Jeatarai,
seu filho.
I
Cr 6:22 Os filhos de Coate foram:
Aminadabe,
seu filho; Coré, seu filho; Assir, seu filho;
I
Cr 6:23 Elcana, seu filho; Ebiasafe, seu filho; Assir, seu
filho;
I Cr 6:24 Taate, seu filho; Uriel, seu filho; Uzias, seu
filho;
e Saul, seu filho. I Cr 6:25 E os filhos de Elcana:
Amasai
e Aimote. I Cr 6:26 Quanto a Elcana: os filhos de
Elcana
foram Zofai, seu filho; e seu filho Naate.
I
Cr 6:27 Seu filho Eliabe, seu filho Jeroão, seu filho Elcana.
I
Cr 6:28 E os filhos de Samuel: Joel, seu primogênito,
e
o segundo Abias.
I
Cr 6:29 Os filhos de Merari:
Mali,
seu filho Libni, seu filho Simei, seu filho Uzá. I Cr 6:30
Seu
filho Siméia, seu filho Hagias, seu filho Asaías.
I Cr 6:31 Estes são, pois, os que Davi
constituiu para o ofício
do
canto na casa do SENHOR, depois que a arca
teve
repouso.
I
Cr 6:32 E ministravam diante do tabernáculo
da
tenda da congregação com
cantares,
até
que Salomão edificou a casa do SENHOR
em
Jerusalém; e estiveram, segundo o seu costume,
no
seu ministério.
I
Cr 6:33 Estes são, pois, os que ali estavam com seus filhos:
dos
filhos dos coatitas, Hemã, o cantor, filho de Joel,
filho de Samuel, I Cr 6:34 Filho
de Elcana, filho de Jeroão,
filho
de Eliel, filho de Toá, I Cr 6:35 Filho de Zufe, filho de
Elcana,
filho de Maate, filho de Amasai, I Cr 6:36 Filho de
Elcana,
filho de Joel, filho de Azarias, filho de
Sofonias. I Cr
6:37
Filho de Taate, filho de Assir, filho de Ebiasafe,
filho de Coré, I Cr 6:38 Filho
de Isar, filho de Coate, filho de
Levi,
filho de Israel.
I
Cr 6:39 E seu irmão Asafe estava à sua direita;
e
era Asafe filho de Berequias, filho de Siméia, I Cr
6:40
Filho de Micael, filho de Baaséias,
filho de
Malquias,
I Cr 6:41 Filho de Etni, filho de Zerá,
filho de
Adaías,
I Cr 6:42 Filho de Etã, filho de Zima, filho de Simei, I
Cr
6:43 Filho de Jaate, filho de Gérson, filho de Levi.
I
Cr 6:44 E seus irmãos, os filhos de Merari, estavam à esquerda;
a
saber: Etã, filho de Quisi, filho de Abdi, filho de Maluque, I
Cr
6:45 Filho de Hasabias, filho de Amazias, filho de
Hilquias,
I Cr 6:46 Filho de Anzi, filho de Bani, filho de
Semer,
I Cr 6:47 Filho de Mali, filho de Musi, filho de
Merari,
filho de Levi.
I Cr 6:48 E seus irmãos, os levitas,
foram
postos para todo o ministério do tabernáculo
da
casa de Deus.
I
Cr 6:49 E Arão e seus filhos ofereceram sobre o altar do holocausto
e sobre o altar do incenso,
por
todo o serviço do lugar santíssimo,
e
para fazer expiação por Israel, conforme tudo quanto
Moisés,
servo de Deus, tinha ordenado.
I
Cr 6:50 E estes foram os filhos de Arão:
seu
filho Eleazar, seu filho Finéias, seu filho Abisua.
I
Cr 6:51 Seu filho Buqui, seu filho Uzi, seu filho Seraías,
I
Cr 6:52 Seu filho Meraiote, seu filho Amarias, seu filho
Aitube,
I Cr 6:53 Seu filho Zadoque, seu filho Aimaás.
I Cr 6:54 E estas foram as suas
habitações, segundo os seus acampamentos,
nos
seus termos, a saber:
dos
filhos de Arão, da família dos coatitas,
porque
a eles caiu a sorte.
I
Cr 6:55 Deram-lhes, pois, a Hebrom, na terra de Judá,
e
os arrabaldes que a rodeiam.
I
Cr 6:56 Porém o território da cidade e as suas aldeias
deram
a Calebe, filho de Jefoné.
I
Cr 6:57 E aos filhos de Arão deram as cidades de refúgio:
Hebrom
e Libna e os seus arrabaldes, e Jatir e Estemoa e os
seus
arrabaldes. I Cr 6:58 E Hilém, e os seus
arrabaldes,
Debir e os seus arrabaldes,
I
Cr 6:59 E Asã e os seus arrabaldes,
e
Bete-Semes e os seus arrabaldes. I Cr 6:60 E da tribo de
Benjamim,
Geba e os seus arrabaldes, Alemete e os seus
arrabaldes,
e Anatote e os seus arrabaldes; todas as suas
cidades,
pelas suas famílias, foram treze.
I
Cr 6:61 Mas os filhos de Coate, que restaram da sua família,
tiveram,
por sorte, dez cidades da meia tribo de Manassés.
I Cr 6:62 E os filhos de Gérson,
segundo as suas famílias, tiveram
treze cidades da tribo de Issacar, e da
tribo de
Aser, e da tribo de Naftali e da tribo de
Manassés,
em Basã.
I Cr 6:63 Os filhos de Merari,
segundo as suas
famílias,
tiveram, por sorte, doze cidades da
tribo
de Rúben, e da tribo de Gade, e da
tribo
de Zebulom.
I
Cr 6:64 Assim os filhos de Israel deram aos levitas estas cidades
e
os seus arrabaldes. I Cr 6:65 E deram-lhes por sorte estas
cidades,
da tribo dos filhos de Judá, da tribo dos
filhos
de Simeão, e da tribo dos filhos de Benjamim,
às
quais deram os seus nomes.
I Cr 6:66 E quanto ao mais das famílias
dos filhos de Coate,
se
lhes deram, da tribo de Efraim as cidades dos seus termos.
I
Cr 6:67 Porque lhes deram as cidades de refúgio, Siquém e
os
seus arrabaldes, nas montanhas de
Efraim, como
também
Gezer e os seus arrabaldes, I Cr 6:68 E
Jocmeão
e os seus arrabaldes, Bete-Horom
e
os seusarrabaldes,
I Cr 6:69 E Aijalom e os seus
arrabaldes,
Gate-Rimom
e os seus arrabaldes.
I Cr 6:70 E da meia tribo de
Manassés, Aner e os seus
arrabaldes,
e Bileã e os seus arrabaldes; estas
cidades
tiveram os que ficaram da família
dos
filhos de Coate.
I
Cr 6:71 Os filhos de Gérson tiveram, da família da meia tribo de
Manassés,
Golã, em Basã, e os seus arrabaldes, e Astarote e
os
seus arrabaldes.
I
Cr 6:72 E da tribo de Issacar, Quedes e os seus arrabaldes,
e
Daberate e os seus arrabaldes. I Cr 6:73 E Ramote e os
seus
arrabaldes, e Aném e os seus arrabaldes.
I
Cr 6:74 E da tribo de Aser, Masal e os seus arrabaldes, e Abdom
e
os seus arrabaldes, I Cr 6:75 E Hucoque e os seus
arrabaldes,
e Reobe e os seus arrabaldes.
I
Cr 6:76 E da tribo de Naftali, Quedes, em Galiléia, e os seus
arrabaldes,
Hamom e os seus arrabaldes e Quiriataim e os
seus
arrabaldes.
I Cr 6:77 Os que ficaram dos
filhos de Merari tiveram,
da
tribo de Zebulom, a Rimom e os seus arrabaldes, a Tabor
e
os seus arrabaldes.
I Cr 6:78 E dalém do Jordão, na
altura de Jericó,
ao
oriente do Jordão, da tribo de Rúben, a Bezer,
no
deserto, e os seus arrabaldes, e a Jaza
e
os seus arrabaldes,
I Cr 6:79 E a Quedemote e os
seus arrabaldes,
e
a Mefaate e os seus arrabaldes.
I Cr 6:80 E da tribo de Gade, a
Ramote, em Gileade,
e
os seus arrabaldes, e Maanaim e os seus
arrabaldes,
I Cr 6:81 E a Hesbom e os seus
arrabaldes,
e a Jazer e os seus arrabaldes.
Essa parte das genealogias em Crônicas é
importante para conhecermos como reestruturar, aqui no caso, uma nação formando
dentro dela sua identidade, estabelecendo os seus limites, definindo os papéis
e as funções de cada um, incluindo os seus limites também territoriais e
buscando um motivo de existência e organização, também aqui no caso, com a
centralidade do culto, no templo do Senhor.
Estamos no capítulo 5 e até o capítulo 9,
estaremos na:
Parte I – AS GENEALOGIAS DO POVO DE DEUS –
1:1 a 9:34.
Estamos vendo - nesta primeira parte, como
já falamos anteriormente -, que além de revelarem os privilégios e as
responsabilidades daqueles que regressaram do exílio e explicar a eleição e a
organização do povo de Deus ao longo da História, elas – as genealogias do povo
de Deus - também estariam preservando, de certa forma, a mensagem messiânica
originada lá em Gn 3:15 quando Deus falou à serpente.
A Parte I, como já vimos, foi dividida em
três: A. As raízes de Israel – 1:1 a 2:2 – já vista. B. A extensão e a ordem do
povo de Deus – 2:3 a 9:1a – estamos dando continuidade a ela. C. A continuidade
de Israel – 9:1b a 34.
B. A extensão e a ordem do povo de Deus – 2:3 a 9:1a - continuação.
Até o capítulo 9, estaremos vendo essas
pessoas proeminentes de todas as tribos, exceto das tribos de Dã e de Zebulom.
Com destaque, em primeiro lugar para o registro dos descendentes de Judá, por
causa do reino e por causa também do Messias.
No capítulo anterior, foram apresentados
relatos curtos sobre Judá – 1-23 e Simeão – 4:24-43.
Neste capítulo continuarão sendo
apresentados outros relatos curtos sobre as tribos da Transjordânia: Rúben –
5:1-10 –, Gade – 5:11-17 – e resumos de todas as tribos da Transjordânia –
5:18-22 - e da meia tribo de Manassés – 5:23-26.
O propósito do cronista na inclusão dessas
tribos no povo de Deus certamente faz parte da esperança dele de repovoamento e
posse territorial no período após o exílio e também faz parte dos propósitos de
Deus com a nação escolhida da qual viria em breve o Messias.
E assim, como estamos vendo, o cronista vai
acrescentando mais material à linhagem do povo eleito restabelecendo nele os
vínculos perdidos por causa de seus desterros.
No verso primeiro, o cronista fala de uma
genealogia da primogenitura e que portanto Rubén não fora contado nela por
causa de sua grave transgressão envolvendo a mulher de seu pai – Gn 35:22; 49:4.
Havia um propósito nesse primogenitura e
todos sabiam disso em Israel. Era interessante para o primeiro filho por causa
das heranças – porção dupla (Dt 21:15-17) e também por causa da promessa
messiânica que, de certa forma, estava apontando para o Messias.
Foi José quem acabou recebendo a porção
dupla de Rúben, pois seus filhos Efraim e Manassés foram considerados tribos
separadas – Gn 48:1-22.
No entanto, embora a primogenitura
estivesse com José, foi de Judá que veio Davi – o soberano – e, por implicação,
Zorobabel, seus descendente pós-exílio – 11:2; 17:7; II Sm 5:2; 6:21. Isso já
era o Espírito Santo apontando para o Messias, Jesus Cristo, o descendente
real, a semente messiânica.
Vemos que a escolha de Deus prevalece sobre
aspectos humanos e de leis, ou seja, Deus não está preso e limitado a elas, mas
sobre elas toma as decisões justas e corretas, perfeitas para ser mais exato,
mesmo que aos nossos olhos não pareça.
Já a lista dos gaditas não possui paralelos
bíblicos e se concentra nos elementos geográficos – 11 ao 16.
Novamente vemos aqui em Crônicas – vs 20 -,
o cronista preocupado em demonstrar exemplos da vida de oração e da confiança
em Deus nas batalhas, o que não tinha sido realidade das tribos na época dos
juízes e dos reis de Israel até o cativeiro, embora fosse isso desejado e
incentivado constantemente pelos homens de Deus que ele levantara durante todo
esse tempo.
Assim, as tribos da Transjordânia foram
capazes de vencerem um exército muito maior do que o seu quando clamaram e
confiaram em Deus, conforme vs 20. Muitos inimigos caíram na peleja, diz o
narrador, feridos à espada porque a peleja era de Deus! “...de Deus era a
peleja...” –vs 22.
Lembrei-me de um verso e de um livro, em meu KINDLE: “The Battle Belongs
to the Lord: The Power of Scripture for Defending Our Faith” [Paperback], K.
Scott Oliphint (K. Scott Oliphint is professor of apologetics and systematic
theology at Westminster Theological Seminary in Philadelphia and has written
three books and numerous scholarly articles. See http://wts.edu/faculty/profiles/ksoliphint/kso_writings.html
).
Apologética não é apenas para os filósofos,
defendo o autor acima. Todos nós precisamos de sabedoria para defender a nossa
fé. Assim, este livro, continua o autor, nos prepara para responder a
incredulidade por meio de nossa arma mais poderosa.
K. Scott Oliphint investiga seis textos
bíblicos sobre o assunto. Ele resume a mensagem como se segue:
Uma vez que Cristo é o Senhor, e a batalha
é dele, devemos:
üSempre
estarmos prontos para lutar pela fé que uma vez por todas foi entregue aos
santos.
üTemos
que usar armas, mas não as que são deste mundo e sim do Senhor.
üPorque
as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para
destruição das fortalezas; Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se
levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à
obediência de Cristo. (II Co 10:4,5).
O livro de K. Scott Oliphint está baseado
neste versículo de I Samuel 17:47, do qual ele somente apanhou o trecho: “the
battle is the Lord’s”, em português: “A batalha pertence ao Senhor”. E aqui em
I Crônicas esse achado interessante (I Cr 5.22) que diz claramente que de Deus é a peleja,
ou batalha!
O motivo pelo qual as tribos da
Transjordânia foram exiladas está descrito nesses versos de 23 a 26. A infidelidade
da meia tribo de Manassés resultou em retribuição divina o que contrastam com a
narrativa anterior de oração e bênção –
4:9 a 10.
I Cr 5:1 Quanto aos filhos de Rúben, o
primogênito de Israel
(pois
ele era o primogênito; mas porque profanara a cama de seu pai,
deu-se
a sua primogenitura aos filhos de José, filho de Israel;
de
modo que não foi contado,
na
genealogia da primogenitura,
I
Cr 5:2 Porque Judá foi poderoso entre seus irmãos,
e
dele veio o soberano; porém a primogenitura foi de José).
I
Cr 5:3 Foram, pois, os filhos de Rúben, o primogênito de Israel:
Enoque,
Palu, Hezrom, e Carmi. I Cr 5:4 Os filhos de Joel:
Semaías,
seu filho; Gogue, seu filho; Simei, seu
filho;
I Cr 5:5 Mica, seu filho; Reaías, seu filho;
Baal,
seu filho; I Cr 5:6 Beera, seu filho,
o
qual Tiglate-Pilneser, rei da Assíria, levou preso;
este
foi príncipe dos rubenitas.
I
Cr 5:7 Quanto a seus irmãos pelas suas famílias,
quando
foram postos nas genealogias, segundo as suas
descendências,
tiveram por chefes Jeiel e Zacarias,
I
Cr 5:8 E Bela, filho de Azaz, filho de Sema, filho de Joel,
que
habitou em Aroer, até Nebo e Baal-Meom,
I
Cr 5:9 Também habitou do lado do oriente,
até
à entrada do deserto, desde o rio Eufrates;
porque
seu gado se tinha multiplicado
na
terra de Gileade.
I
Cr 5:10 E nos dias de Saul fizeram guerra aos hagarenos,
que
caíram pela sua mão; e eles habitaram nas suas tendas
defronte
de todo o lado oriental de Gileade.
I Cr 5:11 E os filhos de Gade habitaram
defronte deles, na terra de Basã,
até
Salca. I Cr 5:12 Joel foi chefe, e Safã o segundo; também Janai e
Safate
etavam em Basã.
I
Cr 5:13 E seus irmãos, segundo as suas casas paternas, foram:
Micael,
Mesulão, Seba, Jorai, Jacã, Zia, e Éber, sete.
I
Cr 5:14 Estes foram os filhos de Abiail filho de Huri, filho de Jaroa,
filho
de Gileade, filho de Micael, filho de Jesisai,
filho
de Jado, filho de Buz;
I
Cr 5:15 Aí, filho de Abdiel, filho de Guni,
foi
chefe da casa de seus pais. I Cr 5:16 E habitaram em
Gileade,
em Basã e nos lugares da sua jurisdição;
como
também em todos os arrabaldes de Sarom,
até
aos seus termos.
I
Cr 5:17 Todos estes foram registrados, segundo as suas genealogias,
nos
dias de Jotão, rei de Judá, e nos dias de Jeroboão,
rei
de Israel.
I Cr 5:18 Dos filhos de Rúben, e dos
gaditas, e da meia tribo de Manassés,
homens
muito valentes, que traziam escudo e espada, e entesavam o
arco,
e eram destros na guerra;
houve
quarenta e quatro mil e setecentos e sessenta,
que
saíam à peleja.
I
Cr 5:19 E fizeram guerra aos hagarenos, como a Jetur,
e
a Nafis e a Nodabe. I Cr 5:20 E foram ajudados contra eles,
e
os hagarenos e todos quantos estavam com eles
foram
entregues em sua mão; porque, na peleja,
clamaram
a Deus que lhes deu ouvidos,
porquanto
confiaram nele.
I
Cr 5:21 E levaram preso o seu gado; seus camelos,
cinqüenta
mil, e duzentas e cinqüenta mil ovelhas, e dois mil
jumentos,
e cem mil homens.
I
Cr 5:22 Porque muitos caíram feridos,
porque
de Deus era a peleja;
e
habitaram em seu lugar, até ao cativeiro.
I Cr 5:23 E os filhos da meia tribo de
Manassés habitaram naquela terra;
multiplicaram-se
desde Basã até Baal-Hermom, e Senir,
e
o monte de Hermom.
I
Cr 5:24 E estes foram cabeças de suas casas paternas, a saber:
Hefer,
Isi, Eliel, Azriel, Jeremias, Hodavias, e Jadiel, homens
valentes,
homens de nome, e chefes das casas de seus pais.
I
Cr 5:25 Porém transgrediram contra o Deus de seus pais;
e
se prostituíram, seguindo os deuses dos povos da terra,
os
quais Deus destruíra de diante deles.
I
Cr 5:26 Por isso o Deus de Israel suscitou o espírito de Pul,
rei
da Assíria, e o espírito de Tiglate-Pilneser, rei da Assíria,
que
os levaram presos, a saber:
os
rubenitas e gaditas, e a meia tribo de
Manassés;
e os trouxeram a Hala,
e
a Habor, e a Hara, e ao rio de Gozã,
até
ao dia de hoje.
A batalha pertence ao Senhor! Mas nosso
inimigo não é o outro que se nos opõe até com seu sistema de crenças, mas sua
ideologia que o sustenta. Não é contra ele que devemos lutar, mas contra o que
o faz ser opositor a Deus e à vida, mesmo que pense estar servindo a Deus e a
vida!
Quando olhamos os vídeos feitos pelos
grupos altamente radicais e ortodoxos de extermínio de cristãos e de todos os
que se opõe à fé islâmica e também os vídeos reais de exemplos de violências em
nosso país, nossa tendência natural é o ódio extremado e a vontade de fazer
justiça a qualquer custo, mas aí esta o nosso erro e a conquista do outro lado:
o cultivo do ódio!
Nossas armas são outras e poderosas em Deus
contra todas as fortalezas do mal e do ódio – II Co 10:3-6.
Estamos no capítulo 4 e até o capítulo 9,
estaremos na:
Parte I – AS GENEALOGIAS DO POVO DE DEUS –
1:1 a 9:34.
Estamos vendo nesta primeira parte, como já
falamos anteriormente, que além de revelarem os privilégios e as
responsabilidades daqueles que regressaram do exílio e explicar a eleição e a
organização do povo de Deus ao longo da História, elas – as genealogias do povo
de Deus - também estariam preservando, de certa forma, a mensagem messiânica
originada lá em Gn 3:15 quando Deus falou à serpente.
A Parte I, como já vimos, foi dividida em
três: A. As raízes de Israel – 1:1 a 2:2 – já vista. B. A extensão e a ordem do
povo de Deus – 2:3 a 9:1a – estamos vendo ela agora. C. A continuidade de
Israel – 9:1b a 34.
B. A extensão e a ordem do povo de Deus – 2:3 a 9:1a - continuação.
Como já vimos, essa passagem abrange
pessoas proeminentes de todas as tribos, exceto das tribos de Dã e de Zebulom.
Com destaque, em primeiro lugar para o registro dos descendentes de Judá, por
causa do reino e por causa também do Messias.
Nesse capítulo serão apresentados os
descendentes de Judá.
Dos versos 1 ao 23, onde o cronista se volta
às informações adicionais sobre os clãs judaístas. Nomes pessoais e de clãs são
misturados com nomes de lugares, sendo que alguns destes se encontram além das
fronteiras do território pós-exílio. Essa seção trata de Perez (vs. 1-20) e
Selá (vs. 21-23), filhos de Judá.
Dentro da seção que trata de Perez,
encontraremos nos versos de 9 a 10 a história de Jabes, em exemplo bem sucinto
de piedade extraordinária na linhagem judaísta.
O seu nascimento deve ter sido muito
difícil e com dores sua mãe lhe deu a luz, por isso que lhe deu esse nome de Jabes.
Diz também as Escrituras que ele foi o mais ilustre de todos os seus irmãos,
mas não explica o que fez, nem como viveu.
A sua vida de oração foi ouvida e ele invocou
ao Senhor manifestando o seu desejo:
·De
ser muitíssimo abençoado.
·De
ter os seus termos ampliados.
·De
ter a mão de Deus com ele.
·De
Deus não permitir que o mal o afligisse
A
benção decorrente da confiança depositada em Deus era um tema muito importante
em Crônicas:
·I
Cr 5:18 a 22; 17:16 a 27; 21:1 a 22:1;
·II
Cr 6: 12 a 42; 7:11 a 16; 13:14; 14:11 a 13; 18:31; 20:5 a 30; 30:18 a 20;
32:20 a 24; 33:12 a 13.
Por
isso que também incentivava e ensinava à nova geração, àaqueles que estavam
vindo dos seus cativeiros.
Aqui as bênçãos estavam relacionadas à
expansão geográfica e territorial – vs 10 -, vitória e segurança por meio da
oração. Jabes era assim esse exemplo para todos.
Desde esse verso o 24 até o final do próximo
capítulo 5, verso 26, são apresentados relatos curtos sobre Simeão – 4:24-43 –,
sobre Rúben – 5:1-10 –, Gade – 5:11-17 – e resumos de todas as tribos da
Transjordânia – 5:18-22 - e da meia tribo de Manassés – 5:23-26.
A razão para ela vir citada bem próxima de Judá
era porque Simeão era estreitamente relacionada com a tribo de Judá – GN 34:25-31;
49:5-12; Js 19:1-9; Jz 1:3. Desta forma, dividiu-se essa parte em três.
Dos versos 24 ao 27, a genealogia
propriamente dita. Dos versos 28 ao 33, informações geográficas importantes. Já
dos versos 34 ao 43, notas históricas sobre a expansão territorial. Sobre esta
tribo há ainda outros registros importantes em Gn 46:10; Ex 6:15; Nm 26:12-14.
E assim, o cronista vai acrescentando mais
material à linhagem do povo eleito restabelecendo nele os vínculos perdidos por
causa de seus desterros.
I Cr 4:1 Os filhos de Judá foram:
Perez,
Hezrom, Carmi, Hur, e Sobal.
I
Cr 4:2 E Reaías, filho de Sobal gerou a Jaate,
e
Jaate gerou a Aumai e a Laade;
estas
são as famílias dos zoratitas.
I
Cr 4:3 E estes foram os filhos do pai de Etã:
Jizreel,
Isma e Idbas; e era o nome de sua irmã Hazelelponi.
I
Cr 4:4 E mais Penuel, pai de Gedor, e Ezer, pai de Husá;
estes
foram os filhos de Hur, o primogênito de Efrata,
pai
de Belém.
I
Cr 4:5 E tinha Asur, pai de Tecoa, duas mulheres: Helá e Naará.
I
Cr 4:6 E Naará deu à luz a Auzão, e a Hefer, e a Temeni,
e
a Haastari; estes foram os filhos de Naará.
I
Cr 4:7 E os filhos de Helá: Zerete, Izar e Etnã.
I
Cr 4:8 E Coz gerou a Anube e a Zobeba e as famílias de Aarel,
filho
de Harum.
I
Cr 4:9 E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos;
e
sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo:
Porquanto
com dores o dei à luz.
I
Cr 4:10 Porque Jabez invocou o Deus de Israel,
dizendo:
Se
me abençoares muitíssimo,
e
meus termos ampliares,
e
a tua mão for comigo,
e
fizeres que do mal não seja afligido!
E
Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.
I
Cr 4:11 E Quelube, irmão de Suá, gerou a Meir;
este
é o pai de Estom. I Cr 4:12 E Estom gerou a Bete-Rafa,
a
Pasea, e a Teina, pai de Ir-Naás;
estes
foram os homens de Reca.
I
Cr 4:13 E foram os filhos de Quenaz: Otniel e Seraías;
o
filho de Otniel: Hatate. I Cr 4:14 E Meonotai gerou a Ofra,
e
Seraías gerou a Joabe, pai dos do vale dos
artífices;
porque os dali eram artífices.
I
Cr 4:15 E foram os filhos de Calebe, filho de Jefoné:
Iru,
Elá e Naã; e o filho de Elá: Quenaz.
I
Cr 4:16 E os filhos de Jealelel: Zife, Zifa, Tiria
e
Asareel.
I
Cr 4:17 E os filhos de Ezra: Jeter, Merede, Efer, e Jalom;
e
teve mais a Miriã, e Samai, e Isbá, pai de Estemoa.
I
Cr 4:18 E sua mulher, Judia, deu à luz a Jerede,
pai
de Gedor, e a Héber, pai de Socó,
e
a Jecutiel, pai de Zanoa;
e
estes foram os filhos de Bitia, filha de Faraó,
que
Merede tomou.
I
Cr 4:19 E foram os filhos da mulher de Hodias, irmã de Naã:
Abiqueila,
o garmita, Estemoa, o maacatita.
I
Cr 4:20 E os filhos de Simeão: Amom, Rina, Bene-Hanã, e Tilom;
e
os filhos de Isi: Zoete e Bene-Zoete.
I Cr 4:21 Os filhos de Selá, filho de
Judá:
Er,
pai de Leca, e Lada, pai de Maressa,
e
as famílias da casa dos que fabricavam linho fino,
em
casa de Asbéia.
I
Cr 4:22 Como também Joquim, e os homens de Cozeba,
e
Joás, e Sarafe (que dominaram sobre os moabitas),
e
Jasubi-Leém; porém estas coisas já são antigas.
I
Cr 4:23 Estes foram oleiros, e habitavam nas hortas e nos cerrados;
estes
ficaram ali com o rei na sua obra.
I Cr 4:24 Os filhos de Simeão foram
Nemuel, Jamim, Jaribe, Zerá, e Saul,
I
Cr 4:25 Cujo filho foi Salum, de quem foi filho Mibsão,
de
quem foi filho Misma.
I
Cr 4:26 E os filhos de Misma foram:
Hamuel,
de quem foi filho Zacur, de quem foi filho Simei.
I
Cr 4:27 E Simei teve dezesseis filhos, e seis filhas, porém seus irmãos
não
tiveram muitos filhos; e toda a sua família não se
multiplicou
tanto como as dos filhos de Judá.
I
Cr 4:28 E habitaram em Berseba, e em Moladá, e em Hazar-Sual,
I
Cr 4:29 E em Bila, e em Ezém, e em Tolade,
I
Cr 4:30 E em Betuel, e em Hormá, e em Ziclague,
I
Cr 4:31 E em Bete-Marcabote, e em Hazar-Susim,
e
em Bete-Biri, e em Saaraim;
estas
foram as suas cidades, até que Davi reinou.
I Cr 4:32 E foram as suas
aldeias:
Etã,
Aim, Rimom, Toquém, e Asã, cinco cidades,
I
Cr 4:33 E todas as suas aldeias, que estavam em redor
destas
cidades, até Baal. Estas foram as suas
habitações
e suas genealogias.
I
Cr 4:34 Porém Mesobabe, e Janleque e Josa, filho de Amazias,
I
Cr 4:35 E Joel, e Jeú, filho de Josibias, filho de Seraías,
filho
de Asiel,
I
Cr 4:36 E Elioenai e Jaacobá, Jesoaías, Asaías,
Adiel,
Jesimiel, Benaias,
I
Cr 4:37 E Ziza, filho de Sifi, filho de Alom, filho de Jedaías,
filho
de Sinri, filho de Semaías;
I
Cr 4:38 Estes, registrados por seus nomes, foram príncipes
nas
suas famílias; e as famílias de seus pais se
multiplicaram
abundantemente.
I
Cr 4:39 E chegaram até à entrada de Gedor, ao oriente do
vale,
a buscar pasto para os seus rebanhos.
I
Cr 4:40 E acharam pasto fértil e terra espaçosa, e quieta, e
descansada;
porque os de Cão haviam habitado ali antes. I Cr 4:41 Estes, pois, que estão descritos por
seus
nomes, vieram nos dias de Ezequias, rei de
Judá,
e derrubaram as tendas e habitações dos que se acharam ali, e as destruíram
totalmente até o dia de
hoje, e habitaram em seu
lugar;
porque
ali havia pasto para os seus rebanhos.
I
Cr 4:42 Também deles, dos filhos de Simeão,
quinhentos
homens foram às montanhas de Seír;
levaram
por cabeças a Pelatias, e a Nearias,
e
a Refaías, e a Uziel, filhos de Isi.
I
Cr 4:43 E feriram o restante dos que escaparam dos amalequitas, e habitaram ali até o dia de hoje.
A história dessa forma está sendo
preservada e registrada para a posteridade a fim de ser consultada e formar a
base e a cultura da nação pós-exílio.
Desde Moisés, passando por Josué, depois os
juízes, Eli, Samuel, Saul, Davi, Salomão o povo vivia unido, mas em Roboão se
separaram e depois cada um foi para um exílio, agora estavam retornando para
formar uma nação unida, mas não sem sequelas.
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