Em nosso mapa, nos encontramos, dentro
de nossa divisão proposta, conforme a BEG, em:
Parte II: A MONARQUIA DIVIDIDA - I Reis
12:1 a II Reis17:41.
H.
Em Israel (841-814 a.C.): Jeú de Israel – 9:1 – 10:36.
O fim do reinado de Acazias – 841 a.C.
– em Judá coincide com o ano em que Jeú começou a reinar em Israel, de modo que
o autor não volta o foco agora para o Reino do Norte.
Esta parte “H” será dividida também em
cinco partes, das quais duas serão vistas neste capítulo e as outras três, no
próximo.
a.
Eliseu manda ungir Jeú (9:1-13)
Eliseu chamou um dos discípulos dos
profetas e lhe deu uma missão de ir ungir a Jeú e de lá voltar correndo, imediatamente.
O discípulo saiu a executar a sua ordem
seguindo todos os passos e tudo se sucedeu conforme orientara o profeta Eliseu.
Chegando lá o encontrou no meio de seus irmãos e o retirando dali para um lugar
a parte lhe falou todo recado profético e ainda lhe ungiu rei de Israel.
Os outros que estavam ali ao verem que
ele tinha se retirado para um lugar secreto indagaram-no depois o que tinha
falado e feito aquele “louco”.
Ele explicou para eles, sem omitir os
detalhes e todos foram unânimes em apoiá-lo e confirmar a unção. Dali já saíram
a obedecer a Jeú. Não é estranho que há pouco lhe chamaram de “louco” e agora
estavam seguindo tudo o que falara o “louco”?
Dentro do reino de Deus – eu chamo de
reino de Deus o mundo e tudo o que nele há, exceto a mentira, o engano, o
pecado, as falcatruas e coisas contrarias às leis de Deus – nós, profetas
(falamos as coisas de Deus ao povo), e nós, sacerdotes (levamos as coisas do
povo a Deus) do Senhor, também não somos taxados de “loucos”? No entanto, no
fundo, no fundo, nos temem por causa da palavra de Deus que está conosco e em
nós.
Sob a orientação de Eliseu, Jeú foi
ungido rei de Israel e comissionado para executar o julgamento divino contra a
casa de Acabe, cumprindo assim a profecia de Elias – I Re 21:21-24.
b.
O golpe sangrento de Jeú (9:14-37)
Jeú, filo de Josafá, filho de Ninsi, em
momento algum titubeou, antes tomou posse da palavra profética e da unção do
“louco” e saiu a executar exatamente as instruções que recebera.
Ele agora era o rei, mas havia um rei
constituído e então ele foi para exterminar o rei constituído para ser rei em
seu lugar. Bem diferente o comportamento de Jeú para o de Davi com Saul.
Jorão estava em Jezreel se curando das
feridas da guerra contra Hazael, da Síria e Acazias também ali se encontrava
porque tinha ido visitar Jorão e lhe desejar boa sorte.
Havia um atalaia na torre de Jezreel e
aviou a proximidade de alguém que vinha apressadamente com uma tropa.
Jorão, então, enviou um mensageiro de
sua parte para saber do que se tratava, mas o mensageiro se junta à tropa.
Jorão envia um segundo mensageiro com a mesma mensagem se era ou não de paz a
sua vinda. Novamente o segundo mensageiro se junta à tropa.
O atalaia dá o aviso final de que tudo
indicava ser Jeú que vinha furiosamente para aquele local. Jorão, resolve
pessoalmente ir investigar e pede o aparelhamento de seu carro. Acazias também
seguiu a Jorão em outro carro.
Jorão avista finalmente a Jeú e repete
a pergunta enviada pelos seus mensageiros: há paz, Jeú? Jeú lhe responde
asperamente: que paz, enquanto perduram enquanto as prostituições da tua mãe
Jezabel e as suas feitiçarias são tantas?
Entendeu, finalmente ser aquilo um ato
de traição e gritou: traição! E tentou fugir, pelo que Jeú o feriu com uma
flecha que lhe atravessou o coração. Morreu na mesma hora. Seu corpo então foi
atirado por Bidcar, capitão de Jeú, no campo da herdade de Nabote, o jezreelita.
Na mesma hora lembrou-se Jeú e Bidcar
da palavra profética que ouviram da parte do Senhor, muito tempo atrás: “Por certo vi ontem, à tarde, o sangue de
Nabote e o sangue de seus filhos, diz o SENHOR; e neste mesmo campo te
retribuirei, diz o SENHOR”.
Então, o tomaram e o lançaram nesse
campo, conforme a palavra do SENHOR.
Ainda em seu zelo e furor, excedendo o
que era para fazer, arremete contra Acazias e também o fere, vindo ele a morrer
enquanto fugia. Jeú não estava explicitamente autorizado a passar à espada os
descendentes de Davi aparentados com a casa de Acabe por parte de Atalia, filha
de Acabe – vs 8-10. Jeú demonstrou zelo excessivo na execução de sua comissão.
Oseias o criticou “pelo sangue de Jezreel” – Os 1:4.
Estando mortos os dois reis o de Judá e
o de Israel, Jeú chega a Jezreel e uma mulher maligna o espera, não sem antes
se produzir toda esperando nem sei o que com Jeú.
Jeú não parece ter dado a mínima para
ela e pergunta para os servos dela que estavam na janela quem era por ele. Dois
olharam para baixo dando a entender que eram por ele e ele dá as ordens para
que a lancem de alto a baixo e assim o fizeram.
Ela se espatifa no chão, espicha seu
sangue na parede e nos cavalos e ainda é atropelada por Jeú que vai jantar.
Em meio ao jantar se lembra dela e a
chama de maldita e ordena que a sepultem, pois afinal era ela filha do rei, mas
já não existia mais Jezabel, pois os cães, nesse interim, a tinham devorada
todinha deixando apenas os ossos dos pés, a caveira e as palmas das mãos.
Triste fim para alguém que causou tanta
tristeza e desgraça no reino de Israel. Ele, Jeú, entendeu que aquilo era
cumprimento da palavra profética contra ela que dizia que no campo de Jezreel,
os cães comeriam a carne de Jezabel e que o cadáver dela seria como esterco
sobre o campo da herdade de Jezreel, de maneira que já não mais diriam: esta é
Jezabel.
II
Re 9:1 Então o profeta Eliseu chamou um dos filhos dos profetas, e lhe disse:
Cinge os teus lombos; e toma este
vaso de azeite na tua mão,
e vai a Ramote de
Gileade;
II Re 9:2 E, chegando lá, vê onde
está Jeú, filho de Jeosafá,
filho de Ninsi; entra, e
faze que ele se levante
do meio de
seus irmãos, e leva-o à câmara interior.
II Re 9:3 E toma o vaso de azeite, e
derrama-o sobre a sua cabeça,
e dize: Assim diz o
SENHOR:
Ungi-te rei
sobre Israel. Então abre a porta, foge,
e
não te detenhas.
II Re 9:4 Foi, pois, o moço, o jovem
profeta, a Ramote de Gileade.
II Re 9:5 E, entrando ele, eis que
os capitães do exército estavam
assentados ali; e disse:
Capitão,
tenho uma palavra que te dizer.
E disse Jeú:
A qual de todos nós?
E disse:
A ti, capitão!
II Re 9:6 Então se levantou, entrou
na casa, e derramou o azeite sobre
a sua cabeça, e disse:
Assim diz o
SENHOR Deus de Israel:
Ungi-te rei
sobre o povo do SENHOR, sobre Israel.
II Re 9:7 E ferirás a
casa de Acabe, teu senhor, para que eu
vingue o
sangue de meus servos, os profetas, e o sangue
de todos os
servos do SENHOR, da mão de Jezabel.
II Re 9:8 E toda a casa
de Acabe perecerá; destruirei de
Acabe todo o
homem, tanto o encerrado como o
absolvido
em Israel.
II Re 9:9 Porque à casa
de Acabe hei de fazer como
à casa de
Jeroboão, filho de Nebate, e como à casa de
Baasa,
filho de Aías.
II Re 9:10 E os cães
comerão a Jezabel no pedaço de campo
de Jizreel; não
haverá quem a enterre.
Então
abriu a porta e fugiu.
II
Re 9:11 E, saindo Jeú aos servos de seu senhor, disseram-lhe:
Vai tudo bem? Por que veio a ti este
louco?
E
ele lhes disse:
Bem conheceis o homem e o seu falar.
II
Re 9:12 Mas eles disseram:
É mentira; agora faze-nos saber.
E
disse:
Assim e assim me falou, a saber:
Assim diz o SENHOR:
Ungi-te rei
sobre Israel.
II Re 9:13 Então se apressaram,
tomando cada um a sua roupa
puseram debaixo dele, no
mais alto degrau;
e tocaram a
buzina e disseram:
Jeú
reina!
II Re 9:14 Assim Jeú, filho de
Jeosafá, filho de Ninsi,
conspirou contra Jorão.
Tinha, porém, Jorão cercado a Ramote
de Gileade,
ele e todo o Israel, por causa de Hazael,
rei
da Síria.
II Re 9:15 Porém o rei Jorão voltou
para se curar em Jizreel das feridas
que os sírios lhe
fizeram, quando pelejou contra Hazael,
rei da Síria.
E disse Jeú:
Se é da vossa vontade,
ninguém saia da cidade, nem escape,
para ir
denunciar isto em Jizreel.
II Re 9:16 Então Jeú subiu a um
carro, e foi a Jizreel,
porque Jorão estava
deitado ali;
e também Acazias, rei de
Judá, descera para ver a Jorão.
II Re 9:17 E o atalaia estava na
torre de Jizreel, e viu a tropa de Jeú,
que vinha, e disse:
Vejo uma
tropa.
Então disse Jorão:
Toma um cavaleiro, e
envia-lho ao encontro; e diga:
Há paz?
II Re 9:18 E o cavaleiro lhe foi ao
encontro, e disse:
Assim diz o rei:
Há paz?
E disse Jeú:
Que tens tu
que fazer com a paz?
Passa-te
para trás de mim.
E o atalaia o fez saber,
dizendo:
Chegou a eles
o mensageiro, porém não volta.
II Re 9:19 Então enviou outro
cavaleiro; e, chegando este a eles, disse:
Assim diz o rei:
Há paz?
E disse Jeú:
Que tens tu
que fazer com a paz?
Passa-te
para trás de mim.
II Re 9:20 E o atalaia o
fez saber, dizendo:
Também este
chegou a eles, porém não volta;
e o andar parece como o andar de Jeú, filho de Ninsi,
porque
anda furiosamente.
II Re 9:21 Então disse Jorão:
Aparelha o carro. E
aparelharam o seu carro.
E saiu Jorão, rei de Israel, e
Acazias, rei de Judá,
cada um em seu carro, e
saíram ao encontro de Jeú,
e o acharam
no pedaço de campo de Nabote,
o
jizreelita.
II Re 9:22 E sucedeu que, vendo
Jorão a Jeú, disse:
Há paz, Jeú?
E disse ele:
Que paz, enquanto as
prostituições da tua mãe Jezabel
e as suas
feitiçarias são tantas?
II Re 9:23 Então Jorão voltou as
mãos e fugiu; e disse a Acazias:
Traição há, Acazias.
II Re 9:24 Mas Jeú entesou o seu
arco com toda a força,
e feriu a Jorão entre os
braços, e a flecha lhe saiu pelo coração;
e ele caiu no
seu carro.
II Re 9:25 Então Jeú disse a Bidcar,
seu capitão:
Toma-o, lança-o no
pedaço do campo de Nabote, o jizreelita;
porque,
lembra-te de que, indo eu e tu juntos a cavalo
após
seu pai, Acabe, o SENHOR pôs
sobre
ele esta sentença, dizendo:
II Re 9:26 Por certo vi
ontem, à tarde, o sangue de Nabote
e o sangue de
seus filhos, diz o SENHOR;
e neste mesmo
campo te retribuirei, diz o SENHOR.
Agora, pois, toma-o e
lança-o neste campo, conforme a palavra
do SENHOR.
II Re 9:27 O que vendo Acazias, rei
de Judá, fugiu pelo caminho da
casa do jardim; porém
Jeú o perseguiu dizendo:
Feri também a
este; e o feriram no carro à subida de
Gur,
que está junto a Ibleão.
E
fugiu a Megido, e morreu ali.
II Re 9:28 E seus servos o levaram
num carro a Jerusalém,
e o sepultaram na sua
sepultura junto a seus pais,
na cidade de
Davi
II
Re 9:29 (E no ano undécimo de Jorão, filho de Acabe, começou
Acazias a reinar sobre Judá).
II Re 9:30 Depois Jeú veio a
Jizreel, o que ouvindo Jezabel,
pintou-se em volta dos
olhos, enfeitou a sua cabeça,
e olhou pela
janela.
II Re 9:31 E, entrando Jeú pelas
portas, disse ela:
Teve paz Zinri, que
matou a seu senhor?
II Re 9:32 E levantou ele o rosto
para a janela e disse:
Quem é comigo? quem?
E dois ou três eunucos
olharam para ele.
II Re 9:33 Então disse ele:
Lançai-a daí abaixo.
E lançaram-na abaixo; e
foram salpicados com o seu sangue
a parede e os
cavalos, e Jeú a atropelou.
II Re 9:34 Entrando ele
e havendo comido e bebido, disse:
Olhai por
aquela maldita, e sepultai-a,
porque
é filha de rei.
II Re 9:35 E foram para
a sepultar; porém não acharam dela
senão somente
a caveira, os pés e as palmas das mãos.
II Re 9:36 Então
voltaram, e lho fizeram saber; e ele disse:
Esta é a
palavra do SENHOR, a qual falou pelo
ministério de
Elias, o tisbita, seu servo, dizendo:
No pedaço do campo de
Jizreel os cães comerão
a carne de
Jezabel.
II Re 9:37 E o cadáver
de Jezabel será como esterco
sobre o
campo, na herdade de Jizreel;
de
modo que não se possa dizer:
Esta
é Jezabel.
Jeú estava sendo levantado para ser um
instrumento de Deus na vingança de Acabe e Jezabel que tantas desgraças
trouxeram para Israel e Judá.
Triste é o fim de todos os que insistem
em continuar rejeitando a Deus e a sua palavra para ir atrás de outros deuses
que não são deuses e que apenas aprisionam o homem na escravidão de uma vida
sem sentido.
Jezabel virou o símbolo da apostasia,
da indiferença, da prostituição cultual envolvendo adoração estranha. Ela,
certamente estará junta com os demais joios e com a morte, o inferno, o diabo e
todos os seus seguidores que serão lançados no lago de fogo e enxofre pela
eternidade.
Para melhor
compreensão, essa parte 3, em continuação, foi também dividida (oito partes),
conforme se vê em seguida: a. O início do reinado (3:1-3) – já vimos. b. O
serviço de Eliseu na guerra moabita (3:4-2:7) – já vimos. c. O ministério de
Eliseu aos necessitados (4:1-44) – já vimos. d. Eliseu cura Naamã da Síria (5:1-27)
– já vimos. e. Eliseu, os profetas e o rei da Síria (6:1-23) – já vimos. f.
Eliseu e o cerco dos sírios a Samaria (6:24-7.20) – já vimos. g. Eliseu e a
mulher sunamita (8:1-6) – veremos agora. h. Eliseu e Hazael da Síria (8:7-15) –
veremos também agora ,concluindo essa parte 3..
g. Eliseu e a mulher sunamita (8:1-6)
Eliseu reencontra a
mulher sunamita a quem tinha ressuscitado seu filho.
Ela era aquela mesma
mulher que tinha sido gentil com ele e que tinha lhe preparado um quarto
especial em sua caminhada diária por ali. Ele a retribuíra com a bênção da
fertilidade sendo que aquela mulher engravidou-se de seu marido, teve seu
filho, este morreu, mas Eliseu o ressuscitou.
Naquele capítulo, onde
se encontra essa história - 4:8-37 – não
se encontra a menção da fala de Eliseu a ela aconselhando-a a pegar o seu
menino e todas as suas coisas e se mudar dali por causa de uma grande fome que
estaria por vir.
No entanto, houve este
conselho, como se pode ver no verso primeiro deste capítulo. A mulher fora morar
em território filisteu por sete anos, ao fim dos quais voltou para tomar posse
de suas terras novamente.
Em Israel, era costume
devolver propriedades no final de sete anos – Ex 21:2; Dt 15:1-18. Como era a
mulher que estava pedindo e fazendo as coisas, tudo indica que seu marido havia
morrido nesse período.
O rei então investigou
tudo e quis saber mais detalhes dessa mulher e da incrível história de
ressurreição de seu filho. Depois de se cientificar-se de tudo, devolveu a
mulher suas terras.
h. Eliseu e Hazael da Síria (8:7-15)
Aqui veremos como
Eliseu prenunciou a ascensão de Hazael ao poder da Síria e como chorou pelo mal
que este iria trazer contra os israelitas.
Não era comum Eliseu
estar em Damasco haja vista que ficava perambulando entre Israel e Judá sendo o
porta voz de Deus para estes reis em suas épocas. Talvez estivesse em alguma
missão especial por parte de Deus.
Estando ali, se fez
notória a sua presença e Ben-Hadade, provavelmente o segundo, enviou a Hazael,
seu comandante geral, ao homem de Deus com uma consulta relacionada à sua
saúde, uma vez que se encontrava enfermo e queria saber se conseguiria sair
dessa situação e sobreviver.
Este Hazael fora
ungido por Elias – não Eliseu -, tempos atrás, quando Deus apareceu-lhe no
monte Horebe e o tratou de sua depressão e o enviou a ungir Eliseu em seu lugar
e também a Hazael no lugar de Ben-Hadade, uma vez que estava querendo Deus
trazer julgamento contra a casa de Acabe – I Re 19:15.
O rei envia Hazael com
bens e com tudo o que na terra havia de melhor. E Damasco era a cidade que
tinha o renome internacional de ser um grande centro comercial do antigo
Oriente Próximo.
O presente enviado
pelo rei era de 40 camelos lotados com tudo o que havia de melhor em Damasco.
Eu imagino que Eliseu aceitando o presente passou a ter um grande problema:
como transportar tudo aquilo? A Bíblia não fala se ele aceitou ou não.
A palavra de Eliseu
foi precisa. Sim, o rei se curará da sua doença, mas morrerá! Ou seja, Eliseu
viu, pelo Espírito Santo, que Hazael iria matá-lo para assim usurpar o poder e
ir de encontro a Israel como previra Elias.
Eliseu chorou e fitou
tanto Hazael que este ficou muito constrangido. Havia muita maldade naquele
coração e ele não aguentou contemplar tudo aquilo. Também Eliseu nada o poupou,
mas falou tudo em sua cara.
Hazael volta com a boa
notícia para o rei de que ele sararia, mas no dia seguinte, este o assassina
com uma coberta sufocando o rei Ben-Hadade II e Hazael passou a ser o rei da
Síria em seu lugar.
Conforme BEG, Jeorão
começou a reinar em Judá em 848 a.C. enquanto Jorão ainda era rei em Israel –
seu reinado terminou em 841 a.C. Assim, o escritor muda o foco de volta ao
Reino do Sul para apresentar esses dois reis de Judá, os quais veremos a seguir.
1. Jeorão de Judá (848-841 a.C.) – 8:16-24.
Apesar da conduta
perversa de Jeorão durante os oito anos em que governara Judá seguindo os
caminhos perversos dos reis de Israel, Deus poupou Judá devido à sua promessa
de estabelecer o trono de Davi para sempre – II Sm 7:12-16.
Jeorão tinha se
aliançado com Israel e até a filha de Acabe era sua mulher. Jezabel, com
certeza, tinha influências estendidas além de sua terra na qual dominava tendo
o rei Acabe mais como fachada.
Na guerra, Jeorão não
foi bem sucedido contra Edom, nem contra Libna que se rebelaram e constituíram
reis para si e somente não acabaram com Judá por causa da promessa de Deus a
Davi que sua dinastia duraria para sempre.
Encerrou-se o seu
reinado em fracasso e seu filho Acazias, reinou em seu lugar.
Conforme a BEG, esse
registro pode ser dividido em abertura e caracterização geral – vs. 16-19; o
insucesso de Jeorão na guerra – vs. 20-22; e, o encerramento – vs. 23,24.
2. Acazias de Judá (841 a.C.) – 8:25-29.
Acazias sucedeu Jeorão
no trono de Judá e, apesar de seu reinado curto de apenas um ano, continuou a
trilhar os mesmos caminhos tortuosos de seu avô materno, Acabe.
Sua mamãe era filha de
Onri, rei de Israel e se chamava Atalia. Como o seu pai Jeorão, Acazias imitou
a política religiosa de Acabe, sancionado o culto ao deus cananeu Baal em Judá.
Este foi com Jorão,
filho de Acabe, a Ramote-Gileade, à peleja justamente contra Hazael, agora rei
da Síria no lugar de Ben-Hadade II que este tinha assassinado. Os sírios então
ferem o rei Jorão e este volta para Jezreel a fim de curar-se dessas feridas.
A visita de Acazias a
Jorão, rei de Israel, neste momento, durante a convalescença deste último dos
ferimentos sofridos em combate, prepara o cenário para a tragédia que sobreveio
aos dois reis pelas mãos de Jeú em 9:1-10:36, os quais veremos a seguir.
II
Reis 8:1 E falou Eliseu àquela mulher cujo filho ele ressuscitara, dizendo:
Levanta-te e vai, tu e a tua
família, e peregrina onde puderes peregrinar;
porque o SENHOR chamou a
fome, a qual também virá à
terra por
sete anos.
II Reis 8:2 E levantou-se a mulher,
e fez conforme a palavra do homem
de Deus; porque foi ela
com a sua família, e peregrinou na
terra dos
filisteus sete anos.
II Reis 8:3 E sucedeu que, ao fim
dos sete anos,
a mulher voltou da terra
dos filisteus, e saiu a clamar ao rei
pela sua casa
e pelas suas terras.
II
Reis 8:4 Ora o rei falava a Geazi, servo do homem de Deus, dizendo:
Conta-me, peço-te, todas as grandes
obras que Eliseu tem feito.
II Reis 8:5 E sucedeu que, contando
ele ao rei como ressuscitara
a um morto, eis que a
mulher cujo filho ressuscitara clamou ao
rei pela sua
casa e pelas suas terras.
Então disse Geazi:
O rei meu senhor, esta é
a mulher, e este o seu filho a quem
Eliseu ressuscitou.
II Reis 8:6 E o rei perguntou à
mulher, e ela lho contou.
Então o rei lhe deu um
oficial, dizendo:
Faze-lhe restituir tudo
quanto era seu,
e todas as
rendas das terras desde o dia
em
que deixou a terra até agora.
II Reis 8:7 Depois veio Eliseu a
Damasco, estando Ben-Hadade,
rei da Síria, doente; e
lho anunciaram, dizendo:
O homem de
Deus é chegado aqui.
II Reis 8:8 Então o rei disse a
Hazael:
Toma um presente na tua
mão, e vai a encontrar-te com o
homem de Deus; e pergunta
por ele ao SENHOR, dizendo:
Hei de sarar
desta doença?
II Reis 8:9 Foi, pois, Hazael a
encontrar-se com ele,
e tomou um presente na
sua mão, a saber:
de tudo o que
de bom havia em Damasco,
quarenta
camelos carregados;
e veio, e se pôs diante
dele e disse: Teu filho Ben-Hadade,
rei da Síria,
me enviou a ti, a dizer:
Sararei
eu desta doença?
II Reis 8:10 E Eliseu lhe disse:
Vai, e dize-lhe:
Certamente
viverás. Porém, o SENHOR me tem
mostrado
que certamente morrerá.
II Reis 8:11 E afirmou a sua vista,
e fitou os olhos nele
até se envergonhar; e o
homem de Deus chorou.
II Reis 8:12 Então disse Hazael:
Por que chora o meu
senhor?
E ele disse:
Porque sei o mal que hás
de fazer aos filhos de Israel;
porás
fogo às suas fortalezas, e os seus jovens matarás
à espada, e
os seus meninos despedaçarás, e as suas
mulheres
grávidas fenderás.
II Reis 8:13 E disse Hazael:
Pois, que é teu servo,
que não é mais do que um cão,
para fazer
tão grande coisa?
E disse Eliseu:
O SENHOR me tem mostrado
que tu
hás de ser
rei da Síria.
II Reis 8:14 Então partiu de Eliseu,
e foi a seu senhor,
o qual lhe disse:
Que te disse
Eliseu?
E disse ele:
Disse-me que certamente
viverás.
II Reis 8:15 E sucedeu que no outro
dia tomou um cobertor
e o molhou na água, e o
estendeu sobre o seu rosto, e morreu;
e Hazael
reinou em seu lugar.
II
Reis 8:16 E no ano quinto de Jorão, filho de Acabe, rei de Israel,
reinando ainda Jeosafá em Judá, começou
a reinar Jeorão,
filho de Jeosafá, rei de
Judá.
II Reis 8:17 Era ele da idade de
trinta e dois anos
quando começou a reinar,
e oito anos reinou em Jerusalém.
II Reis 8:18 E andou no caminho dos
reis de Israel,
como também fizeram os
da casa de Acabe,
porque tinha
por mulher a filha de Acabe,
e fez o que
era mal aos olhos do SENHOR.
II Reis 8:19 Porém o SENHOR não quis
destruir a Judá por amor
de Davi, seu servo, como
lhe tinha falado que lhe daria,
para sempre,
uma lâmpada, a ele e a seus filhos.
II Reis 8:20 Nos seus dias se
rebelaram os edomitas, contra o mando
de Judá, e puseram sobre
si um rei.
II Reis 8:21 Por isso Jeorão passou
a Zair, e todos os carros com ele;
e ele se levantou de
noite, e feriu os edomitas que estavam ao
redor dele, e
os capitães dos carros; e o povo foi para
as
suas tendas.
II Reis 8:22 Todavia os edomitas
ficaram rebeldes,
contra o mando de Judá,
até ao dia de hoje;
então, no
mesmo tempo, Libna também se rebelou.
II Reis 8:23 O mais dos atos de
Jeorão, e tudo quanto fez, porventura
não está escrito no
livro das crônicas de Judá?
II Reis 8:24 E Jeorão dormiu com
seus pais,
e foi sepultado com seus
pais na cidade de Davi;
e Acazias,
seu filho, reinou em seu lugar.
II
Reis 8:25 No ano doze de Jorão, filho de Acabe, rei de Israel,
começou a reinar Acazias, filho de
Jeorão, rei de Judá.
II Reis 8:26 Era Acazias de vinte e
dois anos de idade quando
começou a reinar, e
reinou um ano em Jerusalém;
e era o nome de sua mãe
Atalia, filha de Onri, rei de Israel.
II Reis 8:27 E andou no caminho da
casa de Acabe,
e fez o que era mal aos
olhos do SENHOR,
como a casa de Acabe,
porque era genro da casa de Acabe.
II Reis 8:28 E foi com Jorão, filho
de Acabe, a Ramote de Gileade,
à peleja contra Hazael,
rei da Síria;
e os sírios
feriram a Jorão.
II Reis 8:29 Então voltou o rei
Jorão para se curar, em Jizreel,
das feridas que os
sírios lhe fizeram em Ramá,
quando
pelejou contra Hazael, rei da Síria;
e desceu Acazias, filho
de Jeorão, rei de Judá, para ver a Jorão,
filho de
Acabe, em Jizreel, porquanto estava doente.
Judá e Israel em
alianças e ambos podres seguindo a Baal. O que se poderia esperar disso? A que
ponto chegaram aqueles que Deus tinha uma aliança? Se não fosse a fidelidade de
Deus a Davi, nem um nem outro povo teriam sobrevivido e se perpetuado.
Davi enfrenta uma situação/circunstância muito difícil que apontava para o seu fim, a qual não escolheu, mas nela foi capaz de, buscando a Deus, encontrar forças para sair-se vencedor!
Do mesmo modo que Davi, nós também iremos enfrentar nossos problemas (im)possíveis onde tudo nos parecerá perdido, mas é nessas horas que não devemos desfalecer, mas buscar forças em Deus.
Sermão ministrado hoje, 22 de junho de 2014, na Primeira Igreja Presbiteriana de Taguatinga.
Para melhor compreensão,
essa parte 3, foi também dividida (oito partes), conforme se vê em seguida: a.
O início do reinado (3:1-3) – já vimos. b. O serviço de Eliseu na guerra
moabita (3:4-2:7) – já vimos. c. O ministério de Eliseu aos necessitados (4:1-44)
– já vimos. d. Eliseu cura Naamã da Síria (5:1-27) – já vimos. e. Eliseu, os
profetas e o rei da Síria (6:1-23) – já vimos. f. Eliseu e o cerco dos sírios a
Samaria (6:24-7.20) – veremos agora, em continuação. g. Eliseu e a mulher
sunamita (8:1-6). h. Eliseu e Hazael da Síria (8:7-15).
f. Eliseu e o cerco dos sírios a Samaria (6:24-7.20) -
continuação
Como havíamos
terminado o capítulo anterior, o rei estava revoltado e indignado com o que
estava acontecendo e atribuindo toda culpa a Deus e, principalmente, ao seu
profeta Eliseu, por isso que o estava perseguindo com seu mensageiro para o
matar, para arrancar a sua cabeça de sobre os seus ombros.
A verdade que se
sobressai é que cometemos os nossos pecados, endurecemos os nossos corações,
não nos arrependemos, nos queixamos e ainda atribuímos, insensatamente, toda
culpa a Deus – Lm 3:39.
A fome estava mesmo de
amargar e o que o rei tinha visto realmente era para se desanimar, mas o
profeta deu uma resposta à altura para o rei de Israel de que no dia seguinte
haveria comida e com tanta abastância que seu custo ficaria sendo uma medida de
farinha por um siclo, e duas medidas de cevada por um siclo.
Isto arrancou de um
dos capitães de confiança do rei um suspiro negativo e duvidoso contra as
palavras proféticas de Eliseu, pois dizia ele que ainda que Deus, dos céus
abrisse comportas, não seria suficiente para atender tanta gente.
O fato é que este
capitão zombou de Eliseu, de Deus e simplesmente em nada creu, mas endureceu-se
tremendamente. Eliseu, não deixou por menos e lhe deu uma dura palavra
profética de que ele apenas veria se cumprir a sua palavra, mas da comida que
entraria em Samaria não provaria, isto é,
morreria.
É melhor não brincar
com quem tem a palavra de Deus em sua boca. Não porque este pode lançar uma
maldição, antes porque Deus pode tomar as suas dores e se vingar.
Uma certa vez, meu
professor de novo Testamento, contou-me um testemunho incrível quando servia na
Marinha como Capitão de Fragata no Oriente Médio e por causa do caminho que
percorriam deu certo de fazerem uma visitinha para o filho de Daniel Högberg ou
Gunnar Vingren na Suécia, já idoso.
Entraram em sua casa e
esperaram todos na sala. Sua filha os recepcionou e anunciou sua presença pelo
que começaram a se comover diante dele e choraram compulsivamente experimentando
uma presença tão forte de Deus naquele ambiente.
Foi um encontro
maravilhoso, de bons testemunhos, de palavras edificantes e confortadoras. Foi
tão bom que o homem de Deus anunciou que no dia seguinte estaria ali novamente
para jantarem.
Meu professor, Pr.
Orcélio, disse que não seria possível por causa da escala no navio e do meio
militar que não lhes concederia nova folga, mas ele insistiu dizendo que apesar
disso, no dia seguinte estariam ali com ele.
Então resolveram orar
no navio e no dia seguinte houve um tão grande alvoroço que acabou acontecendo
uma tragédia e um dos oficiais acabou morrendo. Por conta disso, houve a
dispensa de todos.
Eles puderam ir no
jantar e jantaram, conforme falara o homem de Deus. Todos ficaram assustados,
cheios de temor a Deus, perplexos. O Pr. Orcélio, resolveu em solidão, buscar a
Deus e a resposta divina para ele foi que Deus é soberano e o único criador e
sustentador da vida.
Assim, aquele capitão
acabou morrendo pisoteado quando se cumpriu a palavra profética do homem de
Deus.
Para que se cumprisse,
os sírios, assustados, fugiram de “fantasmas” pois imaginaram que os israelitas
tinham contratado mercenários para os ajudar e temeram a tal ponto de
abandonarem tudo e deixarem para trás todas as suas coisas, inclusive animais
de carga.
Isso me lembra um
versículo bíblico que se encontra em Jó 3:25: Jó Porque aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu.
Parece piada, mas não era não. O medo foi tão real que acho que até hoje se
encontram fugindo de nem sei o quê.
Nesse interim, havia quatro
leprosos meditando sobre suas vidas e situação desesperadora. Chegaram até
filosofar sobre a morte e a vida e concluíram que seria melhor tentarem a sorte
no acampamento dos sírios. Se sobrevivessem, sobreviveriam; se não, não. Essa
era a filosofia deles.
Foram para o
acampamento e cadê os sírios? Sumiram todos! Mas deixaram tudo, inclusive seus
pertences e comida abundante. E então comeram, se abasteceram, pegaram jóias,
roupas até que a consciência deles pesou.
Não poderiam estar ali
somente em curtição quando Samaria morria de fome e saíram para avisar o rei de
Samaria que chegou, à princípio, duvidar e temer como temeram os sírios, mas
uma comitiva saiu para verificar e depois de constatarem que tudo estava limpo,
foram para o acampamento sírio e ai somente foi festa.
No entanto, não foi
festa para o capitão que endurecera seu coração para as palavras proféticas de
Eliseu e vigiando o portão, acabou sendo atropelado pelo povo faminto de
Samaria e nisso morreu, cumprindo-se a palavra profética do homem de Deus de
que ele apenas veria as bênçãos, mas delas não provaria.
II
Re 7:1 Então disse Eliseu:
Ouvi a palavra do SENHOR; assim diz
o SENHOR:
Amanhã, quase a este
tempo, haverá uma medida de farinha
por um siclo,
e duas medidas de cevada por um siclo,
à
porta de Samaria.
II Re 7:2 Porém um senhor, em cuja
mão o rei se encostava,
respondeu ao homem de
Deus e disse:
Eis que ainda
que o SENHOR fizesse janelas no
céu,
poder-se-ia fazer isso?
E ele disse:
Eis que o verás com os
teus olhos, porém disso não comerás.
II
Re 7:3 E quatro homens leprosos estavam à entrada da porta,
os quais disseram uns aos outros:
Para que estaremos nós
aqui até morrermos?
II Re 7:4 Se dissermos:
Entremos na cidade, há
fome na cidade, e morreremos aí;
e se ficarmos
aqui, também morreremos.
Vamos nós, pois, agora,
e passemos para o arraial dos sírios;
se nos
deixarem viver, viveremos, e se nos matarem,
tão-somente
morreremos.
II Re 7:5 E levantaram-se ao crepúsculo,
para irem ao arraial dos
sírios; e, chegando à
entrada do arraial dos sírios, eis que não
havia ali
ninguém.
II Re 7:6 Porque o Senhor fizera
ouvir no arraial dos sírios
ruído de carros e ruído
de cavalos, como o ruído de um grande
exército; de
maneira que disseram uns aos outros:
Eis que o rei de Israel alugou
contra nós os reis dos heteus
e os reis dos egípcios,
para virem contra nós.
II Re 7:7 Por isso se levantaram, e
fugiram no crepúsculo,
e deixaram as suas
tendas, os seus cavalos, os seus jumentos
e o arraial
como estava; e fugiram para salvarem
a
sua vida.
II Re 7:8 Chegando, pois, estes
leprosos à entrada do arraial,
entraram numa tenda, e
comeram, beberam e tomaram dali
prata, ouro e
roupas, e foram e os esconderam;
então voltaram, e
entraram em outra tenda,
e dali também
tomaram alguma coisa e a esconderam.
II Re 7:9 Então disseram uns para os
outros:
Não fazemos bem; este
dia é dia de boas novas, e nos calamos;
se esperarmos
até à luz da manhã, algum mal nos
sobrevirá;
por isso agora vamos, e o anunciaremos
à
casa do rei.
II Re 7:10 Vieram, pois, e bradaram
aos porteiros da cidade,
e lhes anunciaram,
dizendo:
Fomos ao arraial dos
sírios e eis que lá não havia ninguém,
nem voz de
homem, porém só cavalos atados, jumentos
atados,
e as tendas como estavam.
II Re 7:11 E chamaram os porteiros,
e o anunciaram dentro da
casa do rei.
II Re 7:12 E o rei se levantou de
noite, e disse a seus servos:
Agora vos farei saber o
que é que os sírios nos fizeram;
bem sabem
eles que esfaimados estamos,
pelo que
saíram do arraial, a esconder-se pelo campo,
dizendo:
Quando saírem da cidade, então os
tomaremos
vivos, e entraremos na cidade.
II Re 7:13 Então um dos seus servos
respondeu e disse:
Tomem-se, pois, cinco
dos cavalos que restam aqui dentro
(eis que são
como toda a multidão dos israelitas que
ficaram aqui;
e eis que são como toda a multidão dos
israelitas
que já pereceram)
e
enviemo-los, e vejamos.
II Re 7:14 Tomaram, pois, dois
cavalos de carro; e o rei os enviou com
mensageiros após o
exército dos sírios, dizendo:
Ide, e vede.
II Re 7:15 E foram após eles até ao
Jordão,
e eis que todo o caminho
estava cheio de roupas e de aviamentos
que os
sírios, apressando-se, lançaram fora;
e voltaram os
mensageiros e o anunciaram ao rei.
II Re 7:16 Então saiu o povo, e
saqueou o arraial dos sírios;
e havia uma medida de
farinha por um siclo,
e duas medidas de cevada
por um siclo,
conforme a
palavra do SENHOR.
II Re 7:17 E pusera o rei à porta o
senhor em cuja mão se encostava;
e o povo o atropelou na
porta, e morreu, como falara o homem
de Deus, o
que falou quando o rei descera a ele.
II Re 7:18 Porque assim sucedeu como
o homem de Deus falara ao rei
dizendo: Amanhã, quase a
este tempo, haverá duas medidas
de cevada por
um siclo, e uma medida de farinha por
um
siclo, à porta de Samaria.
II Re 7:19 E aquele senhor respondeu
ao homem de Deus, e disse:
Eis que ainda que o
SENHOR fizesse janelas no céu poderia
isso suceder?
E ele disse:
Eis que o verás com os
teus olhos, porém dali não comerás.
II Re 7:20 E assim lhe sucedeu,
porque o povo o atropelou à porta,
e morreu.
Quando estamos diante
de um homem de Deus, sabidamente conhecido, melhor ficarmos em alerta para não
cairmos no endurecimento de nossos corações por causa de sua pregação.
Toda palavra de Deus
pregada pode gerar no ouvinte ou a salvação, quando esta encontra guarida, ou,
perdição, quando a palavra pregada endurece o coração do ouvinte.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita podendo conter gráficos, tabelas, imagens e textos e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
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