segunda-feira, 16 de junho de 2014
segunda-feira, junho 16, 2014
Jamais Desista
II Reis 1:1-18 - O PROFETA DE DEUS FALA A PALAVRA DE DEUS
Vejamos onde nos
encontramos dentro de nossa divisão proposta, conforme a BEG:
Então ao rejeitar ao
Senhor, o mesmo é entregue a si mesmo e sai a consultar outro deus, cujo nome é
nojento somente de pronunciar: Baal-Zebube, ou, traduzindo o seu significado,
“o senhor das moscas”.
Parte II:
A MONARQUIA DIVIDIDA - I Reis 12:1 a II Reis 17:41.
Dentro desta segunda
parte, bem extensa, estamos na parte “F” que vai de “A” até “Q”. Esta parte “F”
foi dividida, em três partes: 1. Acazias (853-852 a.C.) – 22:51 a II Reis 1:18
– ainda estamos nela em continuação. 2. A transferência do ministério profético
para Eliseu – 2:1-25. 3. Jorão (852-841 a.C.) – 3:1 – 8:15.
1. Acazias (853-852 a.C.) – 22:52 a II
Reis 1:18 - continuação.
Repetindo o que já
disse, Acazias, rei de Israel, foi tão perverso quanto ao seu pai e a sua mãe
haviam sido –vs. 52. Aliás, nenhum rei de Israel foi considerado reto diante de
Deus.
Acazias, depois da
morte de Acabe, passou a reinar em Israel e logo teve de enfrentar Moabe que
tinha se rebelado contra eles. Como sofriam perseguições e eram humilhados os
povos que estavam ali, simplesmente para serem conquistados e sofrerem o juízo
de Deus pelas mãos dos filhos de Israel.
Lamentavelmente,
agora eram um reino dividido e totalmente perdido. Seu principal rei, do reino
do norte estava enfrentando Moabe e sofre um acidente de queda dentro de suas fortalezas e adoece por causa da queda.
A doença dele
deveria ser grave a ponto de desesperar-se da própria vida e desesperado sai a
consultar profetas buscando saber o que haveria de se suceder com ele.
Ele conhecia ao
Senhor, conhecia a Elias, o profeta do Senhor e certamente sabia de suas
histórias, mas este conhecer não implicava relacionamentos e sim ter ciência
dos fatos.
Como Deus, O Senhor,
era um Deus exigente que pedia que se guardasse a sua aliança e com ele andasse
em retidão, resolve rejeitar esse Deus e
seguir outro deus, um que fosse mais fácil e que pudesse atender aos desejos
podres de seu coração corrompido.
O Senhor não iria
atender alguém assim que somente tem deus como um ser que ali está a seu
serviço, conforme o seu propósito e de acordo som suas oferendas que o
escravizariam e o sujeitariam a realização delas por parte dele.
Nada há tão nojento
como as moscas e como deveria ser o deus, senhor das moscas? O que Acazias fora
procurar? As mentes e corações dos povos de Israel estavam apodrecidos e
contaminados por causa das nações que falharam em eliminar.
Deus, em sua
infinita misericórdia e graça ainda levanta a Elias, o tesbita, para
interromper a viagem daqueles servos enviados por Acazias e já dar-lhe uma
resposta do que iria acontecer com ele.
Certamente morreria!
Assim disse Elias para que dissessem a ele, o rei de Israel: “... Porventura não há Deus em Israel, para irdes
consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom? II Re 1:4 E por isso assim diz o
SENHOR: Da cama, a que subiste, não descerás, mas sem falta morrerás.”
O rei não teve
dúvidas de que era Elias, depois de perguntar para eles a aparência do tal
profeta.
Agora, Acazias ficou
curioso e queria se encontrar com o homem de Deus e envia uma comissão de 50
homens de guerra para irem encontrar Elias e o trazerem à sua presença.
Elias não estava só
– anjos estavam com ele - e ousado como era, não desceu de seu lugar, nem se
intimidou com a presença daqueles soldados e lançou neles uma palavra de juízo
de que se ele era homem de Deus, como eles assim mesmo estavam dizendo, fogo
desceria dos céus e os consumiria.
O primeiro grupo de
50 soldados foram consumidos. Acazias envia ainda outro grupo e novamente,
esses 50 são todos consumidos. Acazias envia então outro grupo de 50, mas este,
teve um comandante mais sensato e chegou se humilhando diante de Elias, e ele e
o seu grupo foi poupado.
O anjo que estava
com Elias disse para ele que poderia descer com aqueles 50 que tudo estaria
bem. A lógica disso era que se ele tivesse ido com os primeiros grupos, teria
sido traído e massacrado.
Elias chega na presença
de Acazias e repete as palavras já enviadas a ele anteriormente. Sem nenhum
dado a mais, a história é encerrada com a morte desse rei que adoecera e tinha
mandado consultar outros deuses para saber o que aconteceria com ele.
II
Re 1:1 E depois da morte de Acabe, Moabe se rebelou contra Israel.
II Re 1:2 E caiu Acazias pelas
grades de um quarto alto,
que tinha em Samaria, e
adoeceu; e enviou mensageiros,
e disse-lhes:
Ide, e perguntai a Baal-Zebube,
deus
de Ecrom, se sararei desta doença.
II Re 1:3 Mas o anjo do SENHOR disse
a Elias, o tesbita:
Levanta-te, sobe para te
encontrares com os mensageiros do rei
de Samaria, e
dize-lhes:
Porventura não há Deus
em Israel, para irdes consultar a
Baal-Zebube,
deus de Ecrom?
II Re 1:4 E por isso
assim diz o SENHOR:
Da cama, a
que subiste, não descerás,
mas
sem falta morrerás.
Então Elias partiu.
II Re 1:5 E os mensageiros voltaram
para ele; e ele lhes disse:
Que há, que voltastes?
II Re 1:6 E eles lhe disseram:
Um homem saiu ao nosso
encontro, e nos disse:
Ide, voltai
para o rei que vos mandou, e dizei-lhe:
Assim diz o SENHOR:
Porventura não há Deus em Israel,
para que mandes
consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom?
Portanto da
cama, a que subiste, não descerás,
mas
sem falta morrerás.
II Re 1:7 E ele lhes disse:
Qual era a aparência do
homem que veio ao vosso encontro
e vos falou
estas palavras?
II Re 1:8 E eles lhe disseram:
Era um homem peludo, e
com os lombos cingidos
de um cinto
de couro.
Então disse ele:
É Elias, o tesbita.
II Re 1:9 Então o rei lhe enviou um
capitão de cinqüenta com seus
cinqüenta; e, subindo a
ele (porque eis que estava assentado no
cume do
monte), disse-lhe:
Homem de Deus, o rei
diz: Desce.
II Re 1:10 Mas Elias respondeu, e
disse ao capitão de cinqüenta:
Se eu, pois, sou homem
de Deus, desça fogo do céu,
e te consuma
a ti e aos teus cinqüenta.
Então fogo desceu do
céu, e consumiu a ele
e aos seus
cinqüenta.
II Re 1:11 E tornou o rei a
enviar-lhe outro capitão de cinqüenta,
com os seus cinqüenta;
ele lhe respondeu, dizendo:
Homem de
Deus, assim diz o rei: Desce depressa.
II Re 1:12 E respondeu Elias:
Se eu sou homem de Deus,
desça fogo do céu, e te consuma a ti
e aos teus
cinqüenta. Então o fogo de Deus desceu do
céu,
e o consumiu a ele e aos seus cinqüenta.
II Re 1:13 E tornou a enviar um
terceiro capitão de cinqüenta,
com os seus cinqüenta;
então subiu o capitão de cinqüenta e,
chegando, pôs-se
de joelhos diante de Elias,
e
suplicou-lhe, dizendo:
Homem de Deus, seja,
peço-te, preciosa aos teus olhos a minha
vida, e a
vida destes cinqüenta teus servos.
II Re 1:14 Eis que fogo
desceu do céu, e consumiu aqueles dois
primeiros
capitães de cinqüenta, com os seus
cinqüenta;
porém, agora seja preciosa aos
teus
olhos a minha vida.
II Re 1:15 Então o anjo do SENHOR
disse a Elias:
Desce com este, não
temas. E levantou-se,
e desceu com
ele ao rei.
II Re 1:16 E disse-lhe:
Assim diz o SENHOR: Por
que enviaste mensageiros a
consultar a
Baal-Zebube, deus de Ecrom?
Porventura é porque não
há Deus em Israel, para consultar a
sua palavra?
Portanto desta cama, a que subiste, não
descerás,
mas certamente morrerás.
II Re 1:17 Assim, pois, morreu,
conforme a palavra do SENHOR,
que Elias falara; e
Jorão começou a reinar no seu lugar no ano
segundo de
Jeorão, filho de Jeosafá, rei de Judá;
porquanto
não tinha filho.
II Re 1:18 O mais dos atos de
Acazias,
tudo quanto fez,
porventura não está escrito
no livro das
crônicas dos reis de Israel?
Acazias morreu de
sua enfermidade que contraíra em sua queda e foi sepultado e seu irmão, Jorão,
começou a reinar em seu lugar. Isso aconteceu no ano segundo do reinado de
Jeorão, em Judá, filho de Jeosafá.
Como Acazias, Jorão era filho de Acabe – 3:1; I Re 22:51. Devemos tomar cuidado para não confundir
as personagens bíblicas, pois esse Jorão não deve se confundido com Jorão, ou
Jeorão, filho e sucessor de Josafá – 8:16,18 – que governou Judá por volta da
mesma época.
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domingo, 15 de junho de 2014
domingo, junho 15, 2014
Jamais Desista
I Reis 22:1-54 - A MORTE DE ACABE

Chegamos,
finalmente, ao último capítulo de I Reis. Nós nos encontramos aqui, em nossa
leitura e meditação:
O escritor indica
que Acabe era bastante conhecido pelos seus programas de construção, sugerindo
que o seu próprio registro foi altamente seletivo – vs. 39 “Casa de Marfim”.
E. Em Judá
(869-848 a.C.) – Josafá de Judá – 22:41-50.
F. Em
Israel (853-841 a.C.) – Josafá de Judá – 22:51 a II Reis 8:15.
Parte II
– A monarquia dividida – 12:1 a II Re 17:41.
D. Em
Israel (909-853 a.C.) – 15:25 a 22:40.
6. Acabe
de Israel (874-853 a.C.) – 16:29 a 22:40 - continuação.
c. Acabe
e a condenação profética – 17:1 – 22:38 - continuação.
Relembrando que essa
parte “c”, em continuação sofreu divisões, em seis partes: 1. O ministério
inicial de Elias – 17:1 – 24 – já vimos. 2. O confronto entre Elias e os
sacerdotes de Baal – 18:1-46 – já vimos. 3. O encontro de Elias com o Senhor em
Horebe – 19:1-21 – já vimos. 4. A guerra de Acabe com a Síria e a condenação
profética – 20:1-43 – já vimos. 5. A vinha de Nabote e a condenação profética –
21:1-29 – já vimos. 6. A guerra de Acabe com a Síria e a condenação profética
de Micaías – 22:1-38 – veremos agora.
6. A guerra de Acabe com a Síria e a
condenação profética de Micaías – 22:1-38.
Depois da derrota
dos sírios, por duas vezes, sendo que o Senhor os tinha ajudado e depois de Acabe
ter acabado de deixar sair vivo o rei Ben-Hadade, agora, depois de três anos,
novamente os sírios atacaram Israel, juntamente com seus trinta e dois reis.
Parecia que ainda
estavam amargando a derrota antiga e agora querendo se vingar.
Na peleja que Acabe
estava para fazer contra os sírios surgiu uma dúvida em seu coração se deveria
ir pelejar ou não, e resolveu consultar os seus profetas. E como havia
profetas!
Todos os profetas foram
unânimes em lhe afirmar que sairia vitorioso se fosse. Josafá, rei de Judá,
resolveu se ajuntar a Acabe nesta batalha e escutou as profecias relativas às
vitórias anunciadas.
Ele questiona se
ainda não havia outro profeta, mas eram tantos ali, por que ele queria ouvir
mais um profeta?
A unanimidade deles
não convencera a Josafá e ao rei Acabe
manda chamar um outro profeta que costumeiramente lhe falava coisas duras e
este profeta vem e profetiza também a vitória certa para Acabe e Josafá.
Iremos ou não iremos
pelejar contra os sírios? Era esse o dilema dos reis. A resposta unânime dos
profetas era que fossem, pois voltariam em paz.
Acabe se aproxima
então de Micaias e o exorta a falar a verdade em nome do Senhor. Ora, o
restante das profecias já era conhecido como mentira? O fato é que então
Maicaias fala a verdade e diz ver o povo disperso sem pastor e os sírios
perseguindo Israel.
Falou mais ainda
dizendo que os profetas falaram mentiras porque o Senhor tinha ordenado isso a
fim de que o rei fosse enganado com as profecias e fosse afligido.
O relato de Maicaias
descrevendo o acontecido com os profetas do ponto de vista de um narrador
celeste é muito interessante e verdadeiro, mas jamais poderia ser copiado por
alguém, a não ser que realmente presenciasse toda a cena para a depois narrar.
Não sei o que dizer de toda cena celeste, mas sei que os propósitos de Deus
sempre prevalecerão contra todo engano e mentira dos homens e de Satanás.
No entanto, não
creram em Micaias e até um dos profetas o feriu na face enciumado pelo uso do
Espírito Santo por Micaias e o desafiou. O rei Acabe não satisfeito ainda
mandou prendê-lo até que pudesse voltar para depois dar um fim a ele.
Micaias então
profetiza a sua morte e bem assim daquele profeta que o ferira. A palavra de
Deus gerada pela boca do profeta de Deus tem sempre duas finalidades: a
primeira é a salvação daqueles que creem e invocam ao Senhor, a segunda, é o
endurecimento naqueles que não creem para vir sobre eles o juízo de Deus.
O juízo estava vindo
sobre todos aqueles profetas, sobre Israel e sobre, principalmente, Acabe.
Acabe, por cautela,
ainda se disfarça e vai a guerra de forma que ninguém percebe que ele é o rei
de Israel. Josafá estava na carruagem real, mas os sírios que tinham recebido
ordem expressa de matarem Acabe, depois de checarem que Josafá não era Acabe
deixou ele escapar.
Isso foi um grande
livramento de Deus na vida de Josafá, pois na verdade, quem teria tal cuidado
no calor das batalhas?
Não encontrando o
rei Acabe para o destruir, um soldado sírio, dispara uma flecha ao esmo e esta
vai atingir fatalmente Acabe entre os vãos de sua armadura e o sangue começa a
escorrer de forma que depois os cães o lambem, conforme palavra profética
falada contra ele, por Elias – 21:19, II Re 9:25,26.
Quem é que disse que
Deus não é imanente? Sim, Deus é transcendente, mas também imanente e participa
da história de seu povo de forma muito especial. Na sua soberania, jamais Deus
vai contra a livre vontade dos homens que são cem por cento responsáveis por
todos os seus atos.
d) O final do reinado de Acabe –
22:39,40.
Escavações
arqueológicas em Samaria encontraram ornamentos marchetados de marfim datados
desse período e ainda revelaram que Samaria e Megido foram fortificadas nesse
período. Apesar de indicarem prosperidade econômica para os ricos do período, o
profeta Amós criticou essas extravagâncias – Am 3:15.
E. Em Judá
(869-848 a.C.) – Josafá de Judá – 22:41-50.
O escritor volta ao
Reino do Sul e nesses versículos veremos o resumo do reinado de Josafá. Como seu
pai Asa, Josafá “fez o que era reto perante o Senhor” – vs. 43. Esse texto
descreve o início de seu reinado, o misto de sucessos e de fracassos sob sua
liderança e o final de seu reinado.
Percebe-se aqui no
reinado de Josafá que nessa época eles viviam em paz com Israel. Desde o início
da divisão dos reinos, sempre houve guerras entre eles e agora gozavam de
relativa paz.
F. Em
Israel (853-841 a.C.) – Josafá de Judá – 22:51 a II Reis 8:15.
Veremos,
resumidamente, nesta parte, que o reinado de Josafá terminou em 841 a.C.,
depois do inicio do reinado de Acazias em 853 a.C. por esse motivo, o escritor
volta agora à história do reino do norte.
Para melhor nos
situarmos, ainda estamos na segunda parte de três que dividimos I e II Reis.
Esta parte se chama II. A MONARQUIA DIVIDIDA que começou em I Reis 12:1 e
terminará em II Reis 17:41.
Dentro desta segunda
parte, bem extensa, estamos na parte “F” que vai de “A” até “Q”. Esta parte “F”
estará sendo dividida, em três partes: 1. Acazias (853-852 a.C.) – 22:51 a II
Reis 1:18 – veremos em seguida. 2. A transferência do ministério profético para
Eliseu – 2:1-25. 3. Jorão (852-841 a.C.) – 3:1 – 8:15.
Josafá tido como bom
rei e que fez o que agradou o Senhor, com certas exceções, foi enterrado junto
com seus pais e Jeorão, seu filho, reinou em seu lugar. Observa-se que a
dinastia de Davi prossegue, sem falhas, conforme prometera o Senhor a Davi, seu
servo.
I
Re 22:1 E estiveram quietos três anos,
não havendo guerra entre a Síria e
Israel.
I Re 22:2 Porém no terceiro ano
sucedeu que Jeosafá,
rei de Judá, desceu para
avistar-se com o rei de Israel.
I Re 22:3 E o rei de Israel disse
aos seus servos:
Não sabeis vós que Ramote
de Gileade é nossa,
e nós estamos quietos,
sem a tomar da mão do rei da Síria?
I Re 22:4 Então perguntou a Jeosafá:
Irás tu comigo à peleja
a Ramote de Gileade?
E disse Jeosafá ao rei de Israel:
Serei como tu, e o meu
povo como o teu povo, e os meus cavalos
como os teus
cavalos.
I Re 22:5 Disse mais Jeosafá ao rei
de Israel:
Peço-te, consulta hoje a
palavra do SENHOR.
I Re 22:6 Então o rei de Israel
reuniu os profetas até quase
quatrocentos homens, e
disse-lhes:
Irei à peleja
contra Ramote de Gileade,
ou
deixarei de ir?
E eles disseram:
Sobe, porque o Senhor a
entregará na mão do rei.
I Re 22:7 Disse, porém, Jeosafá:
Não há aqui ainda algum
profeta do SENHOR,
ao qual
possamos consultar?
I Re 22:8 Então disse o rei de
Israel a Jeosafá:
Ainda há um homem por
quem podemos consultar ao
SENHOR; porém
eu o odeio, porque nunca
profetiza de
mim o que é bom, mas só o mal;
este
é Micaías, filho de Inlá.
E disse Jeosafá:
Não fale o rei assim.
I Re 22:9 Então o rei de Israel
chamou um oficial, e disse:
Traze-me depressa a
Micaías, filho de Inlá.
I Re 22:10 E o rei de Israel e
Jeosafá, rei de Judá, estavam assentados
cada um no seu trono,
vestidos de trajes reais, na praça,
à entrada da
porta de Samaria; e todos os profetas
profetizavam
na sua presença.
I Re 22:11 E Zedequias, filho de
Quenaaná, fez para si uns chifres de
ferro, e disse:
Assim diz o
SENHOR:
Com estes
ferirás aos sírios, até de todo os consumir. I
Re 22:12 E todos os profetas
profetizaram assim, dizendo:
Sobe a Ramote de
Gileade, e triunfarás, porque o SENHOR
a entregará
na mão do rei.
I Re 22:13 E o mensageiro que foi
chamar a Micaías falou-lhe,
dizendo: Vês aqui que as
palavras dos profetas a uma voz
predizem
coisas boas para o rei; seja, pois, a tua
palavra como
a palavra de um deles, e fala bem.
I Re 22:14 Porém Micaías disse:
Vive o SENHOR que o que
o SENHOR me disser isso
falarei. I Re
22:15 E, vindo ele ao rei, o rei lhe disse:
Micaías, iremos a Ramote
de Gileade à peleja,
ou deixaremos
de ir?
E ele lhe disse:
Sobe, e serás bem
sucedido; porque o SENHOR a entregará
na mão do
rei.
I Re 22:16 E o rei lhe disse:
Até quantas vezes te
conjurarei, que não me fales senão a
verdade em
nome do SENHOR?
I Re 22:17 Então disse ele:
Vi a todo o Israel
disperso pelos montes, como ovelhas que não
têm pastor; e
disse o SENHOR:
Estes não têm senhor;
torne cada um em paz para sua casa.
I Re 22:18 Então o rei de Israel
disse a Jeosafá:
Não te disse eu, que
nunca profetizará de mim o que é bom,
senão só o
que é mal?
I Re 22:19 Então ele disse:
Ouve, pois, a palavra do
SENHOR:
Vi ao SENHOR assentado
sobre o seu trono,
e todo o exército
do céu estava junto a ele, à sua mão
direita
e à sua esquerda.
I Re 22:20 E disse o
SENHOR:
Quem induzirá
Acabe, para que suba, e caia em
Ramote
de Gileade?
E um dizia
desta maneira e outro de outra.
I Re 22:21 Então saiu um
espírito, e se apresentou diante do
SENHOR, e
disse:
Eu
o induzirei.
E o SENHOR lhe disse:
Com quê?
I Re 22:22 E disse ele:
Eu sairei, e
serei um espírito de mentira na boca de
todos
os seus profetas.
E ele disse:
Tu o induzirás,
e ainda prevalecerás; sai e faze assim.
I Re 22:23 Agora, pois, eis que o
SENHOR pôs o espírito de
mentira na boca de todos
estes teus profetas, e o SENHOR
falou o mal
contra ti.
I Re 22:24 Então Zedequias, filho de
Quenaaná, chegou,
e feriu a Micaías no
queixo, e disse:
Por onde saiu
de mim o Espírito do SENHOR
para
falar a ti?
I Re 22:25 E disse Micaías:
Eis que o verás naquele
mesmo dia, quando entrares de
câmara em
câmara, para te esconderes.
I Re 22:26 Então disse o rei de
Israel:
Tomai a Micaías, e
tornai a levá-lo a Amom,
o governador
da cidade, e a Joás filho do rei.
I Re 22:27 E direis:
Assim diz o rei:
Colocai este
homem na casa do cárcere, e sustentai-o
com o pão de
angústia, e com água de amargura, até
que
eu venha em paz.
I Re 22:28 E disse Micaías:
Se tu voltares em paz, o
SENHOR não tem falado por mim.
Disse mais:
Ouvi, povos todos!
I
Re 22:29 Assim o rei de Israel e Jeosafá, rei de Judá, subiram
a Ramote de Gileade.
I Re 22:30 E disse o rei de Israel a
Jeosafá:
Eu me disfarçarei, e
entrarei na peleja;
tu porém
veste as tuas roupas.
Disfarçou-se, pois, o
rei de Israel, e entrou na peleja.
I Re 22:31 E o rei da Síria dera
ordem aos capitães dos carros,
que
eram trinta e dois, dizendo:
Não pelejareis nem
contra pequeno nem contra grande,
mas só contra
o rei de Israel.
I Re 22:32 Sucedeu que, vendo os
capitães dos carros a Jeosafá,
disseram eles:
Certamente
este é o rei de Israel.
E chegaram-se a ele, para pelejar
com ele;
porém Jeosafá gritou.
I Re 22:33 E sucedeu que, vendo os
capitães dos carros
que não era o rei de
Israel, deixaram de segui-lo.
I Re 22:34 Então um homem armou o
arco,
e atirou a esmo, e feriu
o rei de Israel por entre as fivelas
e as
couraças; então ele disse ao seu carreteiro:
Dá volta, e tira-me do
exército, porque estou gravemente ferido.
I Re 22:35 E a peleja foi crescendo
naquele dia, e o rei foi sustentado
no carro defronte dos
sírios; porém ele morreu à tarde;
e o sangue da
ferida corria para o fundo do carro.
I Re 22:36 E depois do sol posto
passou um pregão pelo exército,
dizendo:
Cada um para a sua
cidade, e cada um para a sua terra!
I Re 22:37 E morreu o rei, e o
levaram a Samaria;
e sepultaram o rei em
Samaria.
I Re 22:38 E, lavando-se o carro no
tanque de Samaria,
os cães lamberam o seu
sangue (ora as prostitutas se lavavam
ali),
conforme à palavra que o SENHOR
tinha
falado.
I
Re 22:39 Quanto ao mais dos atos de Acabe, e a tudo quanto fez,
e à casa de marfim que edificou, e a
todas as cidades que edificou,
porventura não está escrito no livro
das crônicas dos reis de Israel?
I Re 22:40 Assim dormiu Acabe com
seus pais;
e Acazias, seu filho,
reinou em seu lugar.
I Re 22:41 E Jeosafá, filho de Asa,
começou a reinar sobre Judá
no quarto ano de Acabe,
rei de Israel.
I Re 22:42 E era Jeosafá da idade de
trinta e cinco anos quando
começou a reinar;
e vinte e cinco anos
reinou em Jerusalém;
e era o nome
de sua mãe Azuba, filha de Sili.
I Re 22:43 E andou em
todos os caminhos de seu pai Asa,
não se
desviou deles, fazendo o que era reto aos olhos
do
SENHOR.
I Re 22:43 Todavia os
altos não se tiraram;
ainda o povo
sacrificava e queimava incenso nos altos.
I Re 22:45 E Jeosafá esteve em paz
com o rei de Israel.
I
Re 22:46 Quanto ao mais dos atos de Jeosafá, e ao poder que mostrou,
e como guerreou, porventura não está
escrito no livro das crônicas dos
reis de Judá?
I Re 22:47 Também expulsou da terra
o restante dos sodomitas,
que ficaram nos dias de
seu pai Asa.
I Re 22:48 Então não havia rei em
Edom, porém um vice-rei.
I Re 22:49 E fez Jeosafá navios de
Társis, para irem a Ofir
por causa do ouro; porém
não foram, porque os navios se
quebraram em
Eziom-Geber.
I Re 22:50 Então Acazias, filho de
Acabe, disse a Jeosafá:
Vão os meus servos com
os teus servos nos navios.
Porém Jeosafá
não quis.
I Re 22:51 E Jeosafá dormiu com seus
pais,
e foi sepultado junto a
eles, na cidade de Davi, seu pai;
e Jeorão, seu
filho, reinou em seu lugar.
I Re 22:52 E Acazias, filho de
Acabe, começou a reinar sobre Israel,
em Samaria, no ano
dezessete de Jeosafá, rei de Judá;
e reinou dois
anos sobre Israel.
I Re 22:53 E fez o que
era mau aos olhos do SENHOR;
porque andou
no caminho de seu pai, como também
no caminho de
sua mãe, e no caminho de Jeroboão,
filho
de Nebate, que fez pecar a Israel.
I Re 22:54 E serviu a Baal, e adorou-o,
e provocou a ira do Senhor Deus de Israel,
conforme a tudo quanto fizera seu pai.
1. Acazias (853-852 a.C.) – 22:52 a II
Reis 1:18.
Acazias, rei de
Israel, foi tão perverso quanto ao seu pai e a sua mãe haviam sido –vs. 52.
Aliás, nenhum rei de Israel terá uma menção de que fez o que era reto diante do
Senhor, pois todos foram excessivamente maus aos olhos do Senhor.
Esse relato descreve
o início do seu reinado – 22:52-54 -, se concentra nas suas interações com
Elias, explicando a sua condenação – II Re 1:17a – e apresenta o final de seu
reinado – II Re 1:17b-18, como teremos a oportunidade de ver em seguida.
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