sábado, 14 de junho de 2014
sábado, junho 14, 2014
Jamais Desista
I Reis 21:1-29 - JEZABEL, UMA MULHER MALIGNA
Nos
encontramos aqui, em nossa leitura e meditação:
D.
Em Israel (909-853 a.C.) – 15:25 a 22:40.
6.
Acabe de Israel (874-853 a.C.) – 16:29 a 22:40 - continuação.
c.
Acabe e a condenação profética – 17:1 – 22:38 - continuação.
Essa
parte “c”, em continuação sofreu divisões, em seis partes: 1. O ministério
inicial de Elias – 17:1 – 24 – já vimos. 2. O confronto entre Elias e os
sacerdotes de Baal – 18:1-46 – já vimos. 3. O encontro de Elias com o Senhor em
Horebe – 19:1-21 – já vimos. 4. A guerra de Acabe com a Síria e a condenação profética
– 20:1-43 – já vimos. 5. A vinha de Nabote e a condenação profética – 21:1-29 –
veremos agora. 6. A guerra de Acabe com a Síria e a condenação profética de
Micaías – 22:1-38.
5. A vinha de Nabote e a
condenação profética – 21:1-29
Agora
surge um desejo no coração de Acabe porque a sua casa era vizinha à casa de
Nabote e este desejou-a para servir a ele de horta.
Acabe
era o rei de Israel e Nabote um humilde servo que tinha aquele bem como herança
recebida de seu pai e gostava dela e ali vivia pacificamente.
Acabe
manifestou seu desejo para Nabote que imediatamente recusou qualquer oferta e
preço pelas suas terras alegando justamente tratar-se de um bem valioso,
sentimental e recebido em herança de seu pai.
Acabe
se entristece a ponto de sua esposa perceber em seu semblante o seu desânimo e
frustração. Talvez a sua abordagem a Nabote não fora bem elaborada, nem soubera
ele negociar. Como era muito rico e o rei em Israel, certamente conseguiria o
que pretendia se tivesse mais tato e paciência.
A
sua esposa tomou as suas dores e ainda lhe deu uma bronca, pois sendo ele rei
poderia, se quisesse, tomar inclusive o bem de Nabote. Ela não aceitou a recusa
da venda do bem e partiu para um plano maligno.
Ela
tinha decidido em seu coração que aquela vinha iria ser de seu marido e
contratou filhos de Belial para justamente mentirem acerca de Nabote o acusando
de blasfêmia, crime esse punido por morte e apedrejamento, conforme a lei
mosaica – Ex 22:28; Lv 24:10-16.
Vamos
recordar quem são os filhos de Belial: os filhos do sacerdote Eli, Hofni e
Fineias, foram chamados de filhos de Belial. A própria palavra explica o ser
“filho de Belial”: eles não conheciam ao Senhor – I Sm 2:12.
O
verbo conhecer aqui não é no sentido de ter ciência e saber de Deus ou sobre
Deus, mas o manter-se em relacionamento com Deus. Eles sabiam quem era Deus,
mas não o respeitavam nem com ele mantinham comunhão, antes o desprezavam.
Assim,
o plano desta mulher do inferno era acusar o inocente Nabote do crime de
blasfêmia e imediatamente sobre ele exercer o juízo que é a sentença de morte
por apedrejamento. Desta forma fizeram o teatro e Nabote morreu.
Jezabel
cumpriu sua palavra e deu a seu marido a vinha tão desejada. Acabe era outro
monstro. Primeiro, ele temeu ao Senhor e não agiu, apesar de ser o rei, mas foi
passivo ao aceitar o presente de sua esposa que usara de violência contra um
inocente.
O
que Acabe não tinha era coragem e não o temor de Deus. Ele não agira
violentamente porque também era covarde. Tanto era um covarde que aceitou o
presente de sua esposa e para a sua vinha se foi, agora alegre e com bom
semblante.
Que
figura terrível este Acabe! Deus envia Elias, o profeta, o tesbita, para ir ao
encontro de Acabe e lhe pronunciar sentenças terríveis por causa do acontecido.
Aquele
profeta de Deus deveria ser um tormento para aquela mente doentia. Ele também
temia Elias e ouviu toda palavra contra ele, palavra dura que logo se cumpriria
em sua vida.
Assim
como acontecera com a casa de Jeroboão, filho de Nebate, e com a casa de Baasa,
filho de Aías, assim aconteceria com a casa de Acabe que seria toda destruída. No
lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote, ali lamberiam o sangue de
Acabe e dentro dos muros de Jezreel, devorariam os cães a carne de Jezabel.
Acabe
foi mesmo muito terrível principalmente por ter seguido e temido sua mulher
Jezabel, ninguém houve como ele, diz as Escrituras, vs 25, que se vendeu para
fazer o que era mau perante o Senhor, por causa das instigações de sua mulher.
Ouvindo
Acabe as palavras de Elias, temeu muito e se humilhou perante o Senhor,
dormindo em panos de saco, andando cabisbaixo e aterrorizado.
I
Re 21:1 E sucedeu depois destas coisas que, Nabote,
o jizreelita, tinha uma vinha em Jizreel
junto ao palácio de Acabe,
rei de Samaria.
I Re 21:2 Então Acabe falou a
Nabote, dizendo:
Dá-me a tua vinha, para
que me sirva de horta,
pois está
vizinha ao lado da minha casa;
e
te darei por ela outra vinha melhor:
ou, se for do teu
agrado, dar-te-ei o seu valor em dinheiro.
I Re 21:3 Porém Nabote disse a
Acabe:
Guarde-me o SENHOR de
que eu te dê
a herança de
meus pais.
I Re 21:4 Então Acabe veio
desgostoso e indignado à sua casa,
por causa da palavra que
Nabote, o jizreelita, lhe falara,
quando disse:
Não te darei a herança de meus pais.
E deitou-se na sua cama,
e voltou o rosto, e não comeu pão.
I
Re 21:5 Porém, vindo a ele Jezabel, sua mulher, lhe disse:
Que há, que está tão desgostoso o
teu espírito, e não comes pão?
I Re 21:6 E ele lhe disse:
Porque falei a Nabote, o
jizreelita, e lhe disse:
Dá-me a tua
vinha por dinheiro; ou, se te apraz, te
darei
outra vinha em seu lugar.
Porém ele disse:
Não te darei a minha
vinha.
I Re 21:7 Então Jezabel, sua mulher
lhe disse:
Governas tu agora no
reino de Israel? Levanta-te, come pão,
e alegre-se o
teu coração; eu te darei a vinha de
Nabote,
o jizreelita.
I Re 21:8 Então escreveu cartas em
nome de Acabe,
e as selou com o seu
sinete; e mandou as cartas aos anciãos
e aos nobres que havia
na sua cidade
e habitavam
com Nabote.
I Re 21:9 E escreveu nas cartas,
dizendo:
Apregoai um jejum, e
ponde Nabote diante do povo.
I Re 21:10 E ponde
defronte dele dois filhos de Belial,
que
testemunhem contra ele, dizendo:
Blasfemaste
contra Deus e contra o rei;
e
trazei-o fora, e apedrejai-o para que morra.
I Re 21:11 E os homens da sua
cidade, os anciãos e os nobres que
habitavam na sua cidade,
fizeram como Jezabel lhes ordenara,
conforme
estava escrito nas cartas que lhes mandara.
I Re 21:12 Apregoaram um jejum,
e puseram a Nabote
diante do povo.
I Re 21:13 Então vieram dois homens,
filhos de Belial,
e puseram-se defronte
dele; e os homens, filhos de Belial,
testemunharam
contra ele, contra Nabote, perante o
povo,
dizendo:
Nabote
blasfemou contra Deus e contra o rei.
E o levaram para fora da
cidade, e o apedrejaram, e morreu.
I Re 21:14 Então mandaram dizer a
Jezabel:
Nabote foi apedrejado, e
morreu.
I Re 21:15 E sucedeu que, ouvindo
Jezabel que já fora apedrejado
Nabote, e morrera, disse
a Acabe:
Levanta-te, e
possui a vinha de Nabote, o jizreelita,
a
qual te recusou dar por dinheiro;
porque
Nabote não vive, mas é morto.
I
Re 21:16 E sucedeu que, ouvindo Acabe, que Nabote já era morto,
levantou-se para descer para a vinha
de Nabote, o jizreelita,
para tomar posse dela.
I Re 21:17 Então veio a palavra do
SENHOR a Elias,
o tisbita, dizendo:
I Re 21:18 Levanta-te, desce para
encontrar-te com Acabe,
rei de Israel, que está
em Samaria; eis que está na vinha de
Nabote, aonde
tem descido para possuí-la.
I Re 21:19 E falar-lhe-ás, dizendo:
Assim diz o SENHOR:
Porventura
não mataste e tomaste a herança?
Falar-lhe-ás
mais, dizendo:
Assim diz o SENHOR:
No lugar em
que os cães lamberam o sangue de
Nabote
lamberão também o teu próprio sangue.
I Re 21:20 E disse Acabe a Elias:
Já me achaste, inimigo
meu?
E ele disse:
Achei-te; porquanto já
te vendeste para fazeres o que é mau
aos olhos do
SENHOR.
I Re 21:21 Eis que
trarei mal sobre ti, e arrancarei a tua
posteridade,
e arrancarei de Acabe a todo o homem,
tanto
o escravo como o livre em Israel;
I Re 21:22 E farei a tua
casa como a casa de Jeroboão,
filho de
Nebate, e como a casa de Baasa,
filho
de Aías; por causa da provocação,
com que me
provocaste e fizeste pecar a Israel.
I Re 21:23 E também
acerca de Jezabel falou o SENHOR,
dizendo:
Os
cães comerão a Jezabel junto ao antemuro
de
Jizreel.
I Re 21:24 Aquele que
morrer dos de Acabe, na cidade,
os cães o
comerão; e o que morrer no campo as aves do
céu
o comerão.
I Re 21:25 Porém ninguém
fora como Acabe,
que se
vendera para fazer o que era mau aos olhos do
SENHOR;
porque Jezabel, sua mulher, o incitava.
I
Re 21:26 E fez grandes abominações, seguindo os ídolos,
conforme a tudo o que fizeram os
amorreus,
os quais o SENHOR lançou
fora da sua possessão,
de diante dos
filhos de Israel.
I Re 21:27 Sucedeu, pois, que Acabe,
ouvindo estas palavras,
rasgou as suas vestes, e
cobriu a sua carne de saco, e jejuou;
e jazia em
saco, e andava mansamente.
I
Re 21:28 Então veio a palavra do SENHOR a Elias tisbita, dizendo:
I Re 21:29 Não viste que Acabe se
humilha perante mim?
Por isso, porquanto se
humilha perante mim,
não trarei
este mal nos seus dias,
mas nos dias
de seu filho o trarei sobre a sua casa.
O
Senhor se agradou de sua humilhação e resolveu que todo mal pronunciado contra
ele não viria em sua própria época, mas quando o seu filho – Jorão, II Re
9:25,26 - o estivesse substituindo no reinado de Israel.
Acabe
não viveu para ver o fim de sua dinastia, ambos morreram mortes ignominiosas –
22:37,38 (veremos em seguida); II Re 9:10, 34-37.
...
sexta-feira, 13 de junho de 2014
sexta-feira, junho 13, 2014
Jamais Desista
LIVRO TOP DA SEMANA NO AGBOOK
Vamos conhecer esta obra? Sinopse:
Trata-se, sem dúvida, o livro de Eclesiastes, de um livro inspirado, escrito por Salomão, como teremos a oportunidade de vermos mais a frente, que reflete sobre diversas coisas relacionadas à vida e à morte, às suas experiências, às suas aventuras e desventuras, em fim, ao significado, ao sentido e à maneira de conduzirmos as nossas vidas aqui nesta terra, debaixo do sol.
Ao escrever Eclesiastes, Salomão já deveria ser adiantado em dias e nas suas reflexões e meditações deixa passar um ponto de vista negativo, pois suas conclusões desembocam na ideia de que tudo é vaidade e correr atrás do vento ou nada há de novo debaixo do sol e o fim de todas as coisas é temer a Deus.
A proposição do presente trabalho está na exegese do versículo bíblico Ec 7:29 que diz que o homem foi concebido reto, mas que depois este se meteu em muitas astúcias.
Ao escrever este versículo, Salomão provavelmente falara de si mesmo e ao assim fazê-lo falou de todos os homens, começando por Adão.
Neste trabalho exegético, estudaremos a fundo essa ideia que diz respeito ao homem e ao seu estado original.
Encerrando o livro, entraremos na segmentação comentada do livro base de referência deste estudo, o livro de Eclesiastes.
sexta-feira, junho 13, 2014
Jamais Desista
I Reis 20:1-43 - ACABE FAZ ALIANÇAS COM UM REI DERROTADO
Nos
encontramos aqui, em nossa leitura e meditação:
Parte
II – A monarquia dividida – 21:1 a II Re 17:41.
D.
Em Israel (909-853 a.C.) – 15:25 a 22:40.
6.
Acabe de Israel (874-853 a.C.) – 16:29 a 22:40 - continuação.
c.
Acabe e a condenação profética – 17:1 – 22:38 - continuação.
Essa
parte “c”, em continuação sofreu divisões, em seis partes: 1. O ministério
inicial de Elias – 17:1 – 24 – já vimos. 2. O confronto entre Elias e os
sacerdotes de Baal – 18:1-46 – já vimos. 3. O encontro de Elias com o Senhor em
Horebe – 19:1-21 – já vimos. 4. A guerra de Acabe com a Síria e a condenação profética
– 20:1-43 – veremos agora. 5. A vinha de Nabote e a condenação profética –
21:1-29. 6. A guerra de Acabe com a Síria e a condenação profética de Micaías –
22:1-38.
4. A guerra de Acabe com
a Síria e a condenação profética – 20:1-43
O
rei da Síria, Ben-Hadade, juntamente com mais 32 reis, que a ele se ajuntaram,
subiram e cercaram Samaria para pelejar contra ela.
A
intimidação era grande e já foram fazendo a lista de obrigações e de bens que
Samaria deveria entregar a eles e seus oficiais para não serem atacados.
A
nação vencida à época era pilhada e seus moradores feitos escravos para
servirem aos propósitos e interesses dos invasores. A Síria deveria estar
acostumada com isso e juntou forças com esses 32 reis em alianças para atacarem
reinos e cidades ao seu redor.
Se
eles atendessem aos sírios e entregassem o que eles pediam, eles não atacavam,
mas do contrário, tomavam a força e ainda os humilhavam.
Não
havia na época nações unidas, nem ordem, nem leis internacionais, o que
prevalecia era a força bruta e a violência. Israel não tinha este habito de
agir, embora Deus tenha entregado a eles as nações das terras onde eles
estavam, mas desobedeceram a Deus e com o povo que deviam destruir fizeram
alianças proibidas.
A
primeira proposta dos invasores foi acatada por Israel o que envolvia o
pagamento com ouro e prata aos sírios, mas não contentaram-se apenas com isso e
pediram suas mulheres e crianças.
Acabe
consulta os anciãos e todos são unânimes que não deveriam atender ao rei sírio.
Eles iriam enfrentá-lo e lutar por seus bens.
Por
pura graça e misericórdia de Deus, houve socorro divino e uma boa palavra ao
rei de Israel sobre os invasores. Um profeta, um homem de Deus, procura Acabe
bem neste momento difícil e lhe dá suas palavras as quais são bem recebidas.
Acabe
chega ao nível dos detalhes para saber quem iria pelejar primeiro e a palavra
profética lhe diz que ele deveria começar o ataque e a resistência contra os
sírios.
Este
Ben-Hadade, bem provavelmente era neto do Ben-Hadade I mencionado nos vs
15:18-20, 33. Ele estava já se gabando da vitória muito antes da peleja porque
confiava na sua superioridade contra a indefesa e frágil Samaria.
Eles
estavam tão certos de sua vitória que nem se importaram com suas
responsabilidades e mesmo antes de qualquer peleja já comemoravam e bebiam e se
embriagavam.
O
exército de Israel era pequeno, mas saíram na força do Senhor. Os sírios foram avisados por causa dos espias que eles tinham infiltrado, mas não puderam vencer nem
se oporem ao ataque iniciado por Israel e fugiram.
Eles
criam que a derrota que sofreram que os obrigou a fugir foi devido ao fato de
que o Senhor era apenas deus, como os deuses deles, de montes e não de campos
abertos.
A
derrota dos sírios fora grande e fugiram. Ben-Hadade reuniu novamente suas
tropas, conforme previra o profeta, e dentro de exato um ano, voltou a ameaçar
Israel e a pelejar contra Samaria.
Deus
foi quem tomou partido da peleja dessa vez por causa da palavra que disseram
que em Israel somente havia deuses de montanhas. A peleja foi dura e novamente
houve a perseguição e os filhos de Israel impõe aos sírios nova derrota.
Eles
fugiram e temiam por suas vidas até que alguém prepara uma estratégia para Ben-Hadade
dizendo que os homens de Israel eram clementes e se chegassem a ele em
misericórdia, conseguiriam escapar da morte e ainda serem abençoados.
Ben-Hadade
parou de fugir e fez conforme lhe instruíram. Ele não somente conseguiu ser
poupado da morte certa, como ainda recebeu bens e presentes do rei Acabe.
Realmente, não dá para entender a razão de Acabe agir assim. Seria medo? Mas como, se ele estava em posição de vitória? Acabe ao invés de fazer o que se esperava dele, fez alianças com o inimigo derrotado
Um
profeta novamente procura por Acabe e lhe conta uma parábola que conta a sua
tola história e ele a julga e dá sua sentença contra ele mesmo. Por que Acabe
fizeste alianças com um inimigo derrotado que era de se esperar de sua parte
ação?
Era
o juízo de Deus que vinha contra Ben-Hadade e Acabe o poupou, torcendo o juízo
de Deus e assim, tornou-se rebelde contra o Senhor que o fizera vencedor.
O
julgamento do profeta foi terrível e cruel: a morte e o juízo que seria contra Ben-Hadade
agora iria ser contra ele. Acabe se entristeceu muito.
I
Re 20:1 E Ben-Hadade, rei da Síria, ajuntou todo o seu exército;
e havia com ele trinta e dois reis,
e cavalos e carros;
e subiu, e cercou a
Samaria, e pelejou contra ela.
I Re 20:2 E enviou à cidade
mensageiros, a Acabe, rei de Israel,
I Re 20:3 Que lhe
disseram:
Assim diz Ben-Hadade:
A tua prata e o teu ouro
são meus;
e tuas
mulheres e os melhores de teus filhos são meus.
I Re 20:4 E respondeu o rei de
Israel, e disse:
Conforme a tua palavra,
ó rei meu senhor, eu sou teu,
e tudo quanto
tenho.
I Re 20:5 E tornaram a vir os
mensageiros, e disseram:
Assim diz Ben-Hadade:
Enviei-te, na
verdade, mensageiros que dissessem:
Tu me hás de dar a tua
prata, e o teu ouro,
e as tuas
mulheres e os teus filhos;
I Re 20:6 Todavia amanhã
a estas horas enviarei os meus
servos a ti,
e esquadrinharão a tua casa, e as casas
dos teus servos;
e há de ser que tudo o que de precioso
tiveres,
eles tomarão consigo, e o levarão.
I Re 20:7 Então o rei de Israel
chamou a todos os anciãos da terra,
e disse:
Notai agora,
e vede como este homem procura o mal;
pois mandou
pedir-me as mulheres, os meus filhos,
a minha prata
e o meu ouro, e não lhos neguei.
I Re 20:8 E todos os anciãos e todo
o povo lhe disseram:
Não lhe dês ouvidos, nem
consintas.
I Re 20:9 Por isso disse aos
mensageiros de Ben-Hadade:
Dizei ao rei, meu
senhor: Tudo o que primeiro mandaste pedir
a teu servo,
farei, porém isto não posso fazer.
E voltaram os
mensageiros, e lhe levaram a resposta.
I Re 20:10 E Ben-Hadade enviou a ele
mensageiros dizendo:
Assim me façam os
deuses, e outro tanto, que o pó de Samaria
não bastará para encher
as mãos de todo o povo que me segue.
I Re 20:11 Porém o rei de Israel
respondeu:
Dizei-lhe:
Não se gabe
quem se cinge das armas,
como
aquele que as descinge.
I Re 20:12 E sucedeu que, ouvindo
ele esta palavra,
estando a beber com os
reis nas tendas, disse aos seus servos:
Ponde-vos em
ordem contra a cidade.
I
Re 20:13 E eis que um profeta se chegou a Acabe rei de Israel, e lhe disse:
Assim diz o SENHOR: Viste toda esta
grande multidão?
Eis que hoje ta
entregarei nas tuas mãos, para que saibas que
eu sou o
SENHOR.
I Re 20:14 E disse Acabe:
Por quem?
E ele disse:
Assim diz o SENHOR:
Pelos moços
dos príncipes das províncias.
E disse:
Quem começará a peleja?
E disse:
Tu.
I Re 20:15 Então contou os moços dos
príncipes das províncias,
e foram duzentos e
trinta e dois; e depois deles contou a todo o
povo, todos
os filhos de Israel, sete mil.
I Re 20:16 E saíram ao meio dia; e
Ben-Hadade estava bebendo
e embriagando-se nas
tendas, ele e os reis, os trinta e dois reis,
que o
ajudavam.
I Re 20:17 E os moços dos príncipes
das províncias saíram primeiro;
e Ben-Hadade enviou
espias, que lhe deram avisos, dizendo:
Saíram de
Samaria uns homens.
I Re 20:18 E ele disse:
Ainda que para paz
saíssem, tomai-os vivos;
e ainda que à
peleja saíssem, tomai-os vivos.
I Re 20:19 Saíram, pois, da cidade
os moços dos príncipes das
províncias, e o exército
que os seguia.
I Re 20:20 E eles feriram cada um o
seu adversário,
e os sírios fugiram, e
Israel os perseguiu; porém Ben-Hadade,
rei da Síria,
escapou a cavalo, com alguns cavaleiros.
I Re 20:21 E saiu o rei de Israel, e
feriu os cavalos e os carros;
e feriu os sírios com
grande estrago.
I Re 20:22 Então o profeta chegou-se
ao rei de Israel e lhe disse:
Vai, esforça-te, e
atenta, e olha o que hás de fazer;
porque no
decurso de um ano o rei da Síria subirá
contra
ti.
I Re 20:23 Porque os servos do rei
da Síria lhe disseram:
Seus deuses são deuses
dos montes, por isso foram mais fortes
do que nós;
mas pelejemos com eles em campo raso,
e
por certo veremos, se não somos mais fortes
do
que eles!
I Re 20:24 Faze, pois, isto:
tira os reis, cada um do
seu lugar, e substitui-os por capitães;
I Re 20:25 E forma outro exército,
igual ao exército que perdeste,
cavalo por cavalo, e
carro por carro, e pelejemos com eles em
campo raso, e veremos se
não somos mais fortes do que eles!
E deu ouvidos
à sua voz, e assim fez.
I
Re 20:26 E sucedeu que, passado um ano, Ben-Hadade passou revista aos
sírios, e subiu a Afeque, para
pelejar contra Israel.
I Re 20:27 Também aos filhos de
Israel se passou revista,
e providos de víveres
marcharam contra eles;
e os filhos
de Israel acamparam-se defronte deles,
como dois
pequenos rebanhos de cabras;
mas
os sírios enchiam a terra.
I Re 20:28 E chegou o homem de Deus,
e falou ao rei de Israel, e disse:
Assim diz o SENHOR:
Porquanto os
sírios disseram:
O
SENHOR é Deus dos montes,
e
não Deus dos vales;
toda esta
grande multidão entregarei nas tuas mãos;
para
que saibas que eu sou o SENHOR.
I Re 20:29 E sete dias estiveram
acampados uns defronte dos outros;
e sucedeu ao sétimo dia
que a peleja começou,
e os filhos
de Israel feriram dos sírios cem mil homens
de
pé, num dia.
I Re 20:30 E os restantes fugiram a
Afeque, à cidade;
e caiu o muro sobre
vinte e sete mil homens, que restaram;
Ben-Hadade, porém, fugiu, e veio à
cidade, escondendo-se
de câmara em câmara.
I Re 20:31 Então lhe disseram os
seus servos:
Eis que já temos ouvido
que os reis da casa de Israel são reis
clementes;
ponhamos, pois, sacos aos lombos, e cordas
às
cabeças, e saiamos ao rei de Israel;
pode
ser que ele te poupe a vida.
I Re 20:32 Então cingiram sacos aos
lombos e cordas às cabeças,
e foram ao rei de
Israel, e disseram:
Diz o teu
servo Ben-Hadade:
Deixa-me
viver.
E disse
Acabe:
Pois
ainda vive? É meu irmão.
I Re 20:33 E aqueles homens tomaram
isto por bom presságio,
e apressaram-se em
apanhar a sua palavra, e disseram:
Teu irmão
Ben-Hadade vive.
E ele disse:
Vinde, trazei-mo.
Então Ben-Hadade foi a
ele, e ele o fez subir ao carro.
I Re 20:34 E disse ele:
As cidades que meu pai
tomou de teu pai tas restituirei,
e faze para
ti ruas em Damasco, como meu pai as fez
em
Samaria.
E eu, respondeu Acabe,
te deixarei ir com esta aliança.
E fez com ele
aliança e o deixou ir.
I
Re 20:35 Então um dos homens dos filhos dos profetas
disse ao seu companheiro, pela
palavra do SENHOR:
Ora fere-me.
E o homem
recusou feri-lo.
I Re 20:36 E ele lhe
disse:
Porque não
obedeceste à voz do SENHOR, eis que,
em
te apartando de mim, um leão te ferirá.
E como dele
se apartou, um leão o encontrou e o feriu.
I Re 20:37 Depois encontrou outro
homem, e disse-lhe:
Ora fere-me.
E aquele
homem deu-lhe um golpe, ferindo-o.
I Re 20:38 Então foi o
profeta, e pôs-se perante o rei no
caminho; e
disfarçou-se com cinza sobre os seus olhos.
I Re 20:39 E sucedeu
que, passando o rei, clamou ele ao rei,
dizendo: Teu
servo estava no meio da peleja, e eis que,
desviando-se
um homem, trouxe-me outro homem,
e
disse: Guarda-me este homem;
se vier a
faltar, será a tua vida em lugar da vida dele,
ou
pagarás um talento de prata.
I Re 20:40 Sucedeu,
pois, que, estando o teu servo ocupado de
uma e de
outra parte, eis que o homem desapareceu.
Então o rei de Israel lhe disse:
Esta é a tua sentença;
tu mesmo a pronunciaste.
I Re 20:41 Então ele se apressou, e
tirou a cinza de sobre os seus olhos;
e o rei de Israel o
reconheceu, que era um dos profetas.
I Re 20:42 E disse-lhe:
Assim diz o SENHOR:
Porquanto soltaste da mão o homem
que eu havia
posto para destruição, a tua vida será
em
lugar da sua vida, e o teu povo em lugar
do
seu povo.
I Re 20:43 E foi o rei
de Israel para a sua casa,
desgostoso e
indignado; e chegou a Samaria.
Acabe
não era um rei temente a Deus, muito menos se desviava do mal, antes era
covarde e temia sua mulher. No entanto, fora socorrido contra os sírios de
forma excepcional. Os sírios estavam preparados para destruírem e saquearem
Israel, mas Deus deu vitórias a Samaria por duas vezes.
Quando
o rei dos sírios fora entregue nas mãos de Acabe para ser destruído, conforme
era de se esperar devido o juízo divino, Acabe faz alianças com o rei
derrotado!
A
sentença que era contra Ben-Hadade agora se voltou para Acabe, assim o profeta pronunciou
sua palavra: a tua vida será em lugar da sua vida, e o teu povo em lugar do seu
povo. Ato contínuo, saiu o rei, vs 43, para a sua casa, desgostoso e indignado;
e chegou a Samaria.
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