Vejamos nosso mapa e
nossa posição na leitura e meditação:
Parte II
– A monarquia dividida – 12:1 a II Re 17:41.
D. Em
Israel (909-853 a.C.) – 15:25 a 22:40.
2. Baasa de Israel
(908-886 a.C.) – 15:33 a 16:7 - continuação.
Baasa começou a
reinar em Israel e logo a profecia veio a Jeú para falar a Baasa que quem o
levantou do pó foi Deus e o constituiu rei sobre Israel, mas não para fazer sua
vontade, mas para buscar a Deus e fazer a vontade dele em benefício do povo de
Deus.
No entanto, Baasa
escolheu o caminho de Jeroboão fazendo tudo o que de mal ele fizera e assim
rejeitando a Deus que o escolhera. Jeroboão não foi exemplo de nada, mesmo
assim como era imitado.
Nossa natureza é
assim mesma, ela se inclina sempre para o pecado. Por isso que quando olhamos
uma criancinha, logo nos vem a imagem de um ser celestial, pura e sem maldades,
mas na verdade, ali está é uma víbora pronta para destilar seu veneno, na
primeira oportunidade.
A tendência de
qualquer organização deixada sem gestão é o caos e a desorganização. Para se
ter ordem, é necessário trabalho, inteligência e interferência no processo,
seja ele qual for. O mesmo se aplica aos humanos, deixados a si mesmos, logo se
tornam egoístas, malignos e corruptos.
Nenhuma criança
nasce pura e o meio a transforma, antes nasce pecadora e o meia a revela
pecadora, somente a ação de Cristo na vida dela tem poder para a transformar em
uma pessoa de bem.
Baasa era maligno e
seguia os caminhos de Jeroboão e foi rejeitado por Deus, por causa de suas
escolhas e por haver destruído a família de Jeroboão. Ainda assim, em sua
misericórdia, Deus levantou Jeú, filho de Hanani, para profetizar o seu fim e
de toda a sua geração.
Baasa morre e seu
filho Elá reina em seu lugar.
3. Elá de Israel (886-885
a.C.) – 16:8 a 16:14.
Aqui em Israel,
nessa época, se gritasse “pega ladrão” não ficaria um! Verdade! Elá era outro
que seguiu os caminhos de seus pais e não o caminho de Deus.
Reinou em Tirza
sobre Israel por pouco tempo no lugar de Baasa que durara bastante tempo. Elá
estava bebendo e embriagando-se, banqueteando-se com o mal e brincando com o
pecado quando Zinri, seu servo, lhe acomete e o mata!
Morto por um servo
enquanto estava fora de si, bêbado e aprontando. Ainda reinou durante dois anos
fazendo o que era mal aos olhos do Senhor.
Sua morte tinha sido
anunciada por Jeú, o profeta e ali se cumpriu a sua palavra, pois todos da casa
de Baasa encontrou o mesmo destino: a morte. Zinri, o servo de Baasa, se
aproveita e começa a reinar em Israel.
4. Zinri de Israel (885
a.C.) – 16:15-20.
Seu reinado durou
muitíssimo pouco tempo, apenas sete dias! Todo Israel soube do que tinha feito
Zinri e como destruíra a Baasa e todos os seus descendentes, agindo com traição
e revolta.
Juntos colocaram no
reino, no lugar de Zinri, o servo de Baasa, a Onri.
5. Onri de Israel (885-874
a.C.) – 16:21-28.
No entanto, estava
havendo divisão entre os filhos de Israel entre Onri e Tibni, filho de Ginate
para o fazer rei. Metade estava com Onri e metade com Tibni.
No entanto, os que
estavam com Onri, venceram e Tibni fora morto. Onri começou a reinar e durou
doze anos o seu reinado. Em Tirza, reinou seis anos e de Semer comprou suas
terras, o monte de Samaria por dois talentos de prata e a fortificou, portanto
Samaria tem origem, quanto ao seu nome, em Semer.
Onri fez como fizera
Davi ao fundar a sua própria capital. Ela ficava a uns 16 km de a oeste de
Tirza. Samaria era um local bom de defesa e passou a ser a capital permanente
de Israel, como era Jerusalém, de Judá – 20:1; II Re 6:25; 10:18; 13:6;
18:9,10. Em muitos lugares a designação “Samaria” é mesmo sinônimo de Israel –
II Re 17:24; Is 10:10; Am 3:10,15.
E aqui fez Onri pior
do que fizera os seus pais e antecedentes, seguindo o mal exemplo de Jeroboão.
Depois de sua morte, Acabe, seu filho reinou em Israel.
6. Acabe de Israel (874-853
a.C.) – 16:29 a 22:40.
Acabe, filho de
Onri, passou a reinar em Israel! Este longo e perverso reinado desse homem pode
ser dividido em quatro partes: a. O início de seu reinado – 16:29-30. b. Um
resumo dos pecados de Acabe – 16:31-34. c. Acabe e a condenação profética –
17:1 a 22:38. d. O final de seu reinado – 22:39,40.
a. O início de seu reinado – 16:29-30.
Acabe tinha se
casado com Jezabel e introduziu por conta disso o culto a Baal em Israel. Seu
pecado ostensivo preparou o cenário para o confronto com os profetas de Deus
como Elias e Micaias.
Ele é apontado até
agora como o mais perverso de todos os reis de Israel que alias somente estava
crescendo em maldades, vindo o próximo mais ainda maligno que seu antecessor.
b. Um resumo dos pecados de Acabe –
16:31-34.
Um resumo é
apresentado supostamente para explicar por que Acabe se tornou objeto de tanta
atenção profética.
·Andou nos pecados de Jeroboão, sendo
muito pior do que ele.
·Tomou por mulher Jezabel, filha de
Etbaal, de Tiro, rei dos sidônios. Assim a adoração a Baal – essencial à
religião de Tiro – recebeu apoio oficial em Israel. A propagação da religião
cananéia teve consequências amplas para Israel – vs. 31-33 – e também para Judá
– 2:11 e 18.
·Serviu Baal e o adorou.
·Edificara casa a Baal em Samaria.
·Fez um poste-ídolo.
Em seus dias, também
há o registro da reconstrução de Jericó, por parte de Hiel, o betelita, que
perdeu nisso seu primogênito e seu último filho, Segube, conforme estava
escrito em Josué 6:26. A sua intenção era transformar o local numa cidade
desenvolvida.
I
Re 16:1 Então veio a palavra do SENHOR a Jeú,
filho de Hanani, contra Baasa,
dizendo:
I Re 16:2 Porquanto te levantei do
pó, e te pus por príncipe sobre o meu
povo Israel, e tu tens
andado no caminho de Jeroboão,
e tens feito
pecar a meu povo Israel,
irritando-me
com os seus pecados,
I Re 16:3 Eis que tirarei os
descendentes de Baasa,
e os descendentes da sua
casa, e farei a tua casa como a casa de
Jeroboão,
filho de Nebate.
I Re 16:4 Quem morrer dos de Baasa,
na cidade, os cães o comerão;
e o que dele morrer no
campo, as aves do céu o comerão.
I Re 16:5 Quanto ao mais dos atos de
Baasa, e ao que fez,
e ao seu poder,
porventura não está escrito
no livro das
crônicas dos reis de Israel?
I Re 16:6 E Baasa dormiu com seus
pais, e foi sepultado em Tirza;
e Elá, seu filho, reinou
em seu lugar.
I Re 16:7 Assim veio também a
palavra do SENHOR,
pelo ministério do
profeta Jeú, filho de Hanani, contra Baasa
e contra a
sua casa; e isso por todo o mal que fizera
aos olhos do
SENHOR, irritando-o com a obra de
suas mãos,
para ser como a casa de Jeroboão;
e
porque o havia ferido.
I
Re 16:8 No ano vinte e seis de Asa, rei de Judá, Elá, filho de Baasa,
começou a reinar em Tirza sobre
Israel; e reinou dois anos.
I Re 16:9 E Zinri, seu servo,
capitão de metade dos carros,
conspirou contra ele,
estando ele em Tirza,
bebendo e
embriagando-se em casa de Arsa,
mordomo
em Tirza.
I Re 16:10 Entrou, pois, Zinri, e o
feriu, e o matou, no ano vigésimo
sétimo de Asa, rei de
Judá; e reinou em seu lugar.
I
Re 16:11 E sucedeu que, reinando ele, e estando assentado no seu trono,
feriu a toda a casa de Baasa; não
lhe deixou homem algum,
nem a seus parentes, nem
a seus amigos.
I Re 16:12 Assim destruiu Zinri toda
a casa de Baasa,
conforme à palavra do
SENHOR que, contra Baasa,
ele falara
pelo ministério do profeta Jeú,
I Re 16:13 Por todos os pecados de
Baasa, e os pecados de Elá,
seu filho, que
cometeram, e com que fizeram pecar a Israel,
irritando ao SENHOR Deus
de Israel com as suas vaidades.
I Re 16:14 Quanto ao mais dos atos
de Elá, e a tudo quanto fez, não
está escrito no livro
das crônicas dos reis de Israel?
I
Re 16:15 No ano vigésimo sétimo de Asa, rei de Judá,
reinou Zinri sete dias em Tirza; e o
povo estava acampado contra
Gibetom, que era dos
filisteus.
I Re 16:16 E o povo que estava
acampado ouviu dizer:
Zinri tem conspirado, e
até matou o rei.
Todo o Israel pois, no mesmo dia, no
arraial, constituiu rei sobre Israel
a Onri, capitão do
exército. I Re 16:17 E subiu Onri, e todo
o Israel com
ele, de Gibetom, e cercaram a Tirza.
I Re 16:18 E sucedeu que Zinri,
vendo que a cidade era tomada,
foi ao paço da casa do
rei e queimou-a sobre si; e morreu,
I Re 16:19 Por causa dos pecados que
cometera, fazendo o que era mau
aos olhos do SENHOR,
andando no caminho de Jeroboão,
e no pecado
que ele cometera, fazendo Israel pecar.
I Re 16:20 Quanto ao mais dos atos
de Zinri,
e à conspiração que fez,
porventura não está escrito
no livro das
crônicas dos reis de Israel?
I
Re 16:21 Então o povo de Israel se dividiu em dois partidos:
metade do povo seguia a Tibni, filho
de Ginate, para o fazer rei,
e a outra metade seguia
a Onri.
I Re 16:22 Mas o povo que seguia a
Onri foi mais forte do que o povo
que seguia a Tibni,
filho de Ginate; e Tibni morreu,
e Onri
reinou.
I Re 16:23 No ano trinta e um de
Asa, rei de Judá,
Onri começou a reinar
sobre Israel, e reinou doze anos;
e em Tirza
reinou seis anos.
I Re 16:24 E de Semer comprou o
monte de Samaria por dois talentos
de prata, e edificou
nele; e chamou a cidade que edificou
Samaria, do
nome de Semer, dono do monte.
I Re 16:25 E fez Onri o que era mau
aos olhos do SENHOR;
e fez pior do que todos
quantos foram antes dele.
I Re 16:26 E andou em todos os
caminhos de Jeroboão,
filho de Nebate, como
também nos pecados com que ele tinha
feito pecar a
Israel, irritando ao SENHOR Deus de
Israel
com as suas vaidades.
I Re 16:27 Quanto ao mais dos atos
de Onri, ao que fez, e ao poder
que manifestou,
porventura não está escrito no livro das
crônicas dos
reis de Israel?
I Re 16:28 E Onri dormiu com seus
pais, e foi sepultado em Samaria;
e Acabe, seu filho,
reinou em seu lugar.
I
Re 16:29 E Acabe, filho de Onri, começou a reinar sobre Israel
no ano trigésimo oitavo de Asa, rei
de Judá; e reinou Acabe,
filho de Onri, sobre
Israel, em Samaria, vinte e dois anos.
I Re 16:30 E fez Acabe, filho de
Onri, o que era mau aos olhos do
SENHOR, mais do que
todos os que foram antes dele.
I Re 16:31 E sucedeu que (como se
fora pouco andar nos pecados de
Jeroboão, filho de
Nebate) ainda tomou por mulher a Jezabel,
filha de
Etbaal, rei dos sidônios;
e
foi e serviu a Baal, e o adorou.
I Re 16:32 E levantou um altar a
Baal, na casa de Baal que edificara
em Samaria. I Re 16:33
Também Acabe fez um ídolo;
de modo que
Acabe fez muito mais para irritar ao
SENHOR
Deus de Israel, do que todos os
reis
de Israel que foram antes dele.
I Re 16:34 Em seus dias Hiel, o
betelita, edificou a Jericó;
em Abirão, seu
primogênito, a fundou, e em Segube, seu filho
menor, pôs as
suas portas; conforme a palavra do
SENHOR,
que falara pelo ministério de
Josué,
filho de Num.
Baal era considerado
um deus cananeu cujo significado do nome era “senhor” ou “marido”. Ele era
adorado como o deus da tempestade e era a principal divindade da religião
cananeia.
Como o deus que
controlava as condições do tempo, Baal era considerado o agente das chuvas vivificantes
e da fertilidade que evitavam a fome e a esterilidade da terra, dos rebanhos e
do povo.
Vejamos nosso mapa e
nossa posição na leitura e meditação:
Parte II
– A monarquia dividida – 12:1 a II Re 17:41.
C. Em
Judá (930-869 a.C.) – 14:21 a 15:24 – continuação.
Aqui, nesta subparte
“C”, conforme já dissemos, o autor e narrador de Reis passa para os
acontecimentos em Judá, começando com Roboão – 14:21-31 (já vimos) –
continuando com Abias, o filho de Roboão – 15:1-8 – e encerrando com Asa, o
filho de Abias – 15:9-24 – vermos a seguir.
Já terminamos de ver
a história de Roboão, filho de Salomão, com uma amonita que não perseverou em
seguir os retos caminhos do Senhor como fizera Davi e agora, veremos seus
descendentes primeiro Abias e depois Asa.
2. Abias de Judá (913-910 a.C.) – 15:1
a 8.
Era o décimo oitavo
ano em Israel quando ocorreu a troca de rei em Judá. Jeroboão ainda estaria no
poder por mais 4 anos. Abias somente reinou por três anos em Israel e durante o
seu reinado sempre esteve em guerra contra Jeroboão.
Abias fez o que era
mal e não perseverou em seguir ao Senhor como Davi, seu pai, no entanto Deus
ainda por amor de Davi, conforme sua palavra de aliança com ele, lhe deu uma
lâmpada e estabilidade: Asa, seu filho!
3. Asa de Judá (910-869 a.C.) – 15:9 a
24.
Asa começa a reinar
em Judá e Jeroboão ainda era o rei de Israel. No entanto, agora este rei vai
permanecer no reinado por longos 41 anos, mais do que todos os reis até agora.
A referência ao
governo de Asa não foi má, antes andou ele nos retos caminhos do Senhor e se
interessou em governar Judá com justiça e temor a Deus, eliminando práticas
abomináveis que eram praticadas à sua época como os prostitutos cultuais, os
ídolos que fizeram seus pais e até Maaca, sua mãe, filha de Absalão, depôs de
sua dignidade de rainha-mãe, porquanto tinha feito uma imagem sua de
poste-ídolo.
Como rainha-mãe
poderia ter exercido muitas influências no reinado de seu filho, como assim
eram os costumes nas nações pagãs vizinhas,
Somente os altos não
foram removidos. Esses altos ou poderia ser consagrados ao Senhor, ou aos
deuses ou a ambos. Asa preferiu deixa-los para consagração ao Senhor, mas o
perigo ali existia do povo se desviar.
Asa em Judá e Baasa
em Israel viveram em guerra também todo o tempo.
Baasa em uma de suas
subidas contra Judá, edificou a Ramá, cidade estratégica próxima de Jerusalém
que limitaria o acesso mesmo de Judá. Isso se tornou uma ameaça grave que
obrigou Asa a negociar com Bem-Hadade e por ouro e prata tirados indevidamente
do templo comprou sua traição.
Bem-Hadade que
estava aliado com Baasa, por causa desse ouro e prata, passou a se aliançar com
Asa e os judeus. Para ele, arameu, também foi ótimo no ponto de vista comercial
e militar, pois recebeu espólios de Judá e território em Israel e todo o distrito de Quinerete, com toda
terra de Naftali.
Baasa teve de
abandonar os seus projetos e todo material empregado na construção daquelas
cidades foram capturados por Asa para edificação de outras cidades, como Geba
de Benjamim e Mispa.
Em sua velhice,
padeceu dos pés e foi sepultado. Josafá, seu filho, reinou em seu lugar.
Aqui o escritor
volta-se agora para o relato dos acontecimentos no Reino do Norte. Essa série
de reis abrange 1. Nadabe - 15:25 a 32, 2. Baasa - 15:3 a 16:7, 3. Elã – 16:8 a
14, 4. Zinri – 16:15 a 20, 5. Onri – 16:21 a 28 e 6. Acabe – 16:29 a 22:40.
Em cada um deles
veremos os detalhes mais significativos sem perdermos os propósitos que estamos
mantendo em mente que é de acompanhar o relator bíblico em suas narrativas
demonstrando os motivos das quedas de cada rei que irá refletir na vida deles
no exílio e os orientará no futuro, no pós exílio.
O resumo de todo
relato, ao final, será: - se andaram nos retos caminhos do Senhor e fizeram o
bem ou se andaram desviados do Senhor e fizeram o que era mal aos olhos do Deus
de Israel.
O modelo de
comparação para o bem, geralmente é o rei Davi, com a exceção do que fizera no
caso de Bate-Seba e Urias. Jeroboão, logo começou a ser usado como referência
negativa. Quanto a Saul, nem se tem notícia de se quer tenha existido!
1. Nadabe de Israel (909-908 a.C.) –
15:25 a 32.
Enquanto um e outro
faziam o bem em Judá, em Israel, nenhum dos seus reis fará bem algum, todos
eles, sem exceções, farão o que seria mal aos olhos do Senhor.
Nadabe, filho de
Jeroboão, aqui era um deles. Fez o que era mal por dois anos. Baasa, filho de
Aías, conspirou contra Nadabe e o feriu em Gibetom durante um ataque àquela
cidade dos filisteus e passou a reinar em seu lugar.
1.Baasa de Israel (908-886 a.C.) – 15:3 a 16:7.
Era o terceiro ano
do reinado de Asa em Judá quando Baasa começou a reinar. Ele cumpriu a profecia
do profeta Aías ao exterminar toda a casa de Jeroboão.
Baasa fez o que era
mal aos olhos do Senhor e andou em todo caminho de malignidade de Jeroboão.
I
Re 15:1 E no décimo oitavo ano do rei Jeroboão, filho de Nebate,
Abias começou a reinar sobre Judá.
I Re 15:2 E reinou três
anos em Jerusalém; e era o nome de
sua mãe
Maaca, filha de Absalão.
I Re 15:3 E andou em todos os
pecados que seu pai tinha cometido
antes dele; e seu
coração não foi perfeito para com o
SENHOR seu Deus como o
coração de Davi, seu pai.
I Re 15:4 Mas por amor de Davi o
SENHOR seu Deus lhe deu uma
lâmpada em Jerusalém,
levantando a seu filho depois dele, e
confirmando a
Jerusalém.
I Re 15:5 Porquanto Davi tinha feito
o que era reto aos olhos do
SENHOR, e não se tinha
desviado de tudo quanto lhe
ordenara em
todos os dias da sua vida, senão só no
negócio
de Urias, o heteu.
I Re 15:6 E houve guerra
entre Roboão e Jeroboão todos os
dias da sua
vida.
I Re 15:7 Quanto ao mais dos atos de
Abias, e a tudo quanto fez,
porventura não está
escrito no livro das crônicas dos reis de
Judá? Também
houve guerra entre Abias e Jeroboão.
I Re 15:8 E Abias dormiu com seus
pais, e o sepultaram na cidade de
Davi; e Asa, seu filho,
reinou em seu lugar.
I
Re 15:9 E no vigésimo ano de Jeroboão, rei de Israel,
começou Asa a reinar em Judá. I Re
15:10 E quarenta e um anos
reinou em Jerusalém; e
era o nome de sua mãe Maaca,
filha de
Absalão.
I Re 15:11 E Asa fez o que era reto
aos olhos do SENHOR, como
Davi seu pai. I Re 15:12
Porque tirou da terra os sodomitas,
e removeu
todos os ídolos que seus pais fizeram.
I Re 15:13 E até a
Maaca, sua mãe, removeu para que não
fosse rainha,
porquanto tinha feito um horrível ídolo a
Asera; também
Asa desfez o seu ídolo horrível,
e
o queimou junto ao ribeiro de Cedrom.
I Re 15:14 Os altos, porém, não
foram tirados; todavia foi o coração de
Asa reto para com o
SENHOR todos os seus dias.
I Re 15:15 E à casa do SENHOR trouxe
as coisas consagradas
por seu pai, e as coisas
que ele mesmo consagrara;
prata, ouro e
vasos.
I Re 15:16 E houve guerra entre Asa
e Baasa, rei de Israel,
todos os seus dias. I Re
15:17 Porque Baasa, rei de Israel,
subiu contra
Judá, e edificou a Ramá, para que a
ninguém
fosse permitido sair, nem entrar a
ter
com Asa, rei de Judá.
I Re 15:18 Então Asa tomou toda a
prata e ouro que ficaram nos
tesouros da casa do
SENHOR, e os tesouros da casa do rei,
e os entregou
nas mãos de seus servos;
e o rei Asa os enviou a
Ben-Hadade, filho de Tabrimom,
filho de
Heziom, rei da Siría, que habitava em
Damasco,
dizendo:
I Re 15:19 Haja acordo
entre mim e ti, como houve entre meu
pai e teu
pai; eis que te mando um presente, prata e
ouro;
vai, e anula o teu acordo com Baasa,
rei
de Israel, para que se retire de sobre mim.
I Re 15:20 E Ben-Hadade
deu ouvidos ao rei Asa,
e enviou os
capitães dos seus exércitos contra as
cidades
de Israel; e feriu a Ijom, e a Dã,
e
a Abel-Bete-Maaca, e a toda a Quinerete,
com
toda a terra de Naftali.
I Re 15:21 E sucedeu
que, ouvindo-o Baasa, deixou de
edificar a
Ramá; e ficou em Tirza.
I Re 15:22 Então o rei Asa fez
apregoar por toda a Judá que todos,
sem exceção, trouxessem
as pedras de Ramá, e a sua madeira
com que Baasa
edificara; e com elas edificou o rei Asa
a
Geba de Benjamim e a Mizpá.
I Re 15:23 Quanto ao mais de todos
os atos de Asa, e a todo o seu
poder, e a tudo quanto
fez, e as cidades que edificou,
porventura
não está escrito no livro das crônicas dos
reis
de Judá?
Porém, no tempo da sua
velhice, padeceu dos pés.
I Re 15:24 E Asa dormiu com seus
pais, e foi sepultado com seus pais
na cidade de Davi, seu
pai;
e Jeosafá,
seu filho, reinou em seu lugar.
I Re 15:25 E Nadabe, filho de
Jeroboão, começou a reinar sobre Israel
no ano segundo de Asa,
rei de Judá; e reinou sobre Israel dois
anos. I Re
15:26 E fez o que era mau aos olhos do
SENHOR;
e andou nos caminhos de seu
pai,
e no seu pecado com que seu pai fizera
pecar
a Israel.
I Re 15:27 E conspirou
contra ele Baasa, filho de Aías,
da casa de
Issacar, e feriu-o Baasa em Gibetom,
que
era dos filisteus, quando Nadabe
e
todo o Israel cercavam a Gibetom.
I Re 15:28 E matou-o,
pois, Baasa no ano terceiro de Asa,
rei de Judá,
e reinou em seu lugar.
I Re 15:29 Sucedeu que,
reinando ele, feriu a toda a casa de
Jeroboão;
nada de Jeroboão deixou que tivesse fôlego,
até o
destruir, conforme à palavra do SENHOR
que dissera
pelo ministério de seu servo Aías,
o
silonita.
I Re 15:30 Por causa dos
pecados que Jeroboão cometera, e fez
pecar a
Israel, e por causa da provocação com que
irritara
ao SENHOR Deus de Israel.
I Re 15:31 Quanto ao mais dos atos
de Nadabe, e a tudo quanto fez,
porventura não está
escrito no livro das crônicas dos reis de
Israel?
I Re 15:32 E houve guerra entre Asa
e Baasa, rei de Israel,
todos os seus dias.
I
Re 15:33 No ano terceiro de Asa, rei de Judá, Baasa, filho de Aías,
começou a reinar sobre todo o Israel
em Tirza,
e reinou vinte e quatro
anos.
I Re 15:34 E fez o que era mau aos
olhos do SENHOR;
e andou no caminho de
Jeroboão,
e no pecado com que ele
tinha feito Israel pecar.
Baasa irá superar em
tempos o reinado de Jeroboão que ficou apenas 22 anos. Ele será caracterizado
como um rei perverso e poderemos ver em sua história, o seu início – 15:33,34
-, o julgamento profético de Jeú – 16:1-4 - e o fim do seu reinado – 16:5,6,
com o acréscimo de um comentário final sobre a profecia de Jeú – 17:7-8.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita podendo conter gráficos, tabelas, imagens e textos e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
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Paulo Freire – Uma avaliação relâmpago
-
É sempre surpreendente, para mim, ver que a maioria das referências feitas
ao professor Paulo Freire (1921-1997) são benevolentes e eivadas de
admiração. ...
TRANSTORNANDO O CALVINISMO
-
A doutrina Calvinista é a mais bela expressão do ensino bíblico
transmitida a nós pelo seu maior representante - João Calvino. É claro, a
de se ori...