Estamos chegando ao
final de I e II de Samuel! Estamos na quinta e última parte de nossa divisão
proposta, seguindo a BEG, dos livros de I e II de Samuel. V. CONCLUSÃO: A
ESPERANÇA PERMANENTE NA CASA DE DAVI – 22:1 A 24:25.
Apesar de todos os
problemas que advieram a Davi em decorrência de seus pecados mais graves, a sua
casa continuava a ser a esperança do povo de Deus para o futuro.
O capítulo V, repito,
foi dividido, para melhor entendimento, em cinco subpartes. A. A intercessão de
Davi faz cessar uma fome – 21:1-14 – já vimos. B. As conquistas militares de
Davi – 21:15-22 – já vimos. C. O louvor e a confiança de Davi – 22:1-51 – já
vimos. D. A declaração de Davi quanto ao futuro - 23:1-7 – veremos agora. E. As
conquistas militares de Davi – 23:8-39 – veremos agora. F. A intercessão de
Davi faz cessar uma peste – 24:1-25 – veremos no próximo capítulo.
D. A declaração de Davi quanto ao futuro - 23:1-7
Aqui neste início
desse capítulo se registra que são as últimas palavras de Davi, o qual tinha
ciência e conhecimento de estar sendo usado pelo Espírito Santo de Deus.
No capítulo anterior,
comentávamos sobre isso a respeito de seus salmos, todos inspirados pelo qual o
Espírito Santo ministra a nós até ao dia de hoje. Nosso comentário dizia que
ele provavelmente nem sabia que estava sendo usado e que seus salmos se
tornassem escritura sagrada.
Dos 79 salmos que teve
a oportunidade de escrever, todos relacionados a algum aspecto de sua vida,
creio mesmo que ele nem sabia, mas em muitos outros, sabia de fato e de verdade
como agora ele mesmo está declarando que estaria falando pelo Espírito Santo.
Ele mesmo chega a ser
ousado em afirmar que sabe que não fala de si mesmo, mas que o Espírito Santo é
quem fala por ele: “O Espírito do SENHOR falou por mim, e a sua palavra está na
minha boca”. Ninguém poderia falar assim, se de fato não estivesse sendo usado.
Eu escrevo muitas
coisas de Deus e a respeito da Bíblia, mas nunca passei por essa experiência de
fala, exceto uma vez em toda minha vida quando tinha meus 28 anos. Foi uma
experiência tremenda e fantástica. Outro ser usou minha boca e língua e eu
falei coisas que não entendia, mas que me foi dado conhecimento e interpretação
simultânea.
Eu nada registrei, nem
gravei o que falei, mas lembro-me que eram palavras de exaltação, de adoração e
de louvores a Deus magnificando sua pessoa e obra. Isso durou cerca de quase
duas horas. Embora tenha buscado e desejado veementemente essa experiência
impar, jamais passei novamente por ela.
Então, eu entendo
quando diz Davi que ele falava pelo Espírito Santo.
Davi estava falando do
Messias, do Justo, do único justo em toda a face da terra que dominará com
justiça, no seu devido tempo! Ele está falando da primeira e da segunda vinda
de Cristo Jesus, pois ainda seu domínio não se faz notório em nosso meio por
causa dos tempos por que passa a igreja aguardando o seu retorno, como
prometera que voltaria.
Este justo dominará
com justiça e no temor de Deus! e ele compara suas ações com o sol da manhã que
vai tornando tudo tão claro e bom que a vida é toda renovada para um novo e
espetacular recomeço. Aguardamos isso e oramos para que Jesus volte breve.
Ao dizer que sua casa
não seja tal para com Deus, ele estava falando de nossa incapacidade para a
salvação que somente seria vencida nele e por ele. Por isso que o Justo, o
perfeito fará uma aliança eterna com ele, imperfeito e carente, salvando-o dos
seus pecados e tornando-o seu irmão e filho do Pai.
Quanto aos filhos de
Belial, a palavra é dura! Para eles não há salvação e ainda serão lançados no
fogo ardente para sempre.
Isso nos faz lembrar
com propriedade a parábola de Jesus sobre o joio e sobre o trigo. Comparem
esses versos com a parábola para verem que fantástico esse nosso Deus.
Para
onde irão os perdidos, os filhos de Belial que não se importam com Deus ou com
as coisas de Deus – I Sm 2:12 ?
Para
o lago de fogo! E o lago de fogo é um lugar de injustiça de Deus?
O lago
de fogo, repito, é o lugar preparado para o inferno, para a morte, para o diabo,
seus anjos e todos os seus seguidores.
Mateus 25:41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos
de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
Neste
momento também é pertinente refletirmos na parábola do joio e do trigo.
Mateus 13:24 Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é
semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo;
Mateus 13:25 Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no
meio do trigo, e retirou-se.
Mateus 13:26 E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio.
Mateus 13:27 E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe:
Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio?
Mateus 13:28 E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe
disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo?
Mateus 13:29 Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não
arranqueis também o trigo com ele.
Mateus 13:30 Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da
ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o
queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.
Vejamos
também a interpretação do próprio Senhor Jesus Cristo:
Mateus 13:36 Então, tendo despedido a multidão, foi Jesus para casa. E
chegaram ao pé dele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do
joio do campo.
Mateus 13:37 E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o
Filho do homem;
Mateus 13:38 O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o
joio são os filhos do maligno;
Mateus 13:39 O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo;
e os ceifeiros são os anjos.
Mateus 13:40 Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na
consumação deste mundo.
Mateus 13:41 Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu
reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniquidade.
Mateus 13:42 E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger
de dentes.
Mateus 13:43 Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai.
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
O
que nos ensina esta parábola? Simples, ela nos ensina que há trigo e que há
joio. Ou seja, há salvos e há perdidos!
Jesus
nos deixa claro nesta parábola e em sua própria vida que há joio e que há
trigo. Que o trigo será recolhido em seu celeiro e que o joio será juntado,
atado em feixes e lançado no fogo.
Na
escolha de seus apóstolos, os seus discípulos, Jesus passou a noite anterior à
escolha em oração. Na escolha seleta, ele escolheu 12 discípulos, mas um era do
maligno. Um deles era joio, um deles era réu do inferno e seria lançado no fogo
que arde eternamente.
João 6:70 Respondeu-lhe Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? e um de vós
é um diabo.
João 6:71 E isto dizia ele de Judas Iscariotes, filho de Simão; porque
este o havia de entregar, sendo um dos doze.
Será
que ele não sabia quem era Judas? E por que o escolheu sabendo que era do
maligno e que não haveria conserto para ele? Por três anos e meio, Jesus
permitiu Judas andar com ele e ouvir e ver e participar de tudo o que eles
participavam.
A
palavra é clara ao dizer que Judas era ladrão e roubava do conteúdo da bolsa e
do alforje dos discípulos.
João 12:4 Então, um dos seus discípulos, Judas Iscariotes, filho de Simão,
o que havia de traí-lo, disse:
João 12:5 Por que não se vendeu este unguento por trezentos dinheiros e
não se deu aos pobres?
João 12:6 Ora, ele disse isto, não pelo cuidado que tivesse dos pobres,
mas porque era ladrão e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava.
Jesus
não sabia disso? Com certeza sabia sim, mas não o expôs antes confiou em Deus e
esperou que Deus agisse.
Na
ceia, na última ceia, quem sentou ao lado direito de Jesus e quem é que meteu
com ele a mão no prato para apanhar o primeiro bocado que era um lugar de
honra? Justamente Judas!
Depois
disso, sai dali para trair a Jesus porque o diabo estava nele. Ele volta e
beija Jesus como sinal aos soldados da sua traição. Jesus lhe chama de amigo e
lhe pergunta: - Amigo, com um beijo me trais?
Mateus 26:49 E logo, aproximando-se de Jesus, disse: Eu te saúdo, Rabi; e
beijou-o.
Mateus 26:50 Jesus, porém, lhe disse: Amigo, a que vieste? Então,
aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus, e o prenderam.
Jesus,
certamente, não estava sendo hipócrita, nem creio, irônico, mas falava a
verdade.
A
pergunta que surge é: - mas porquê?
Não
era ele ladrão? Não era ele do diabo? Não era ele joio?
Jesus
o amou e o amou até o fim para nos dar exemplo de como devemos tratar o joio
enquanto o joio não é revelado. Na parábola, tentaram fazer a separação, mas a
probabilidade de injustiças seria grande. Assim, resolveram deixá-los crescerem
juntos até o dia da colheita.
Pois
bem, o joio andará conosco, falará a nossa língua, participará conosco da ceia,
roubará nossas bolsas e nossos alforjes, nos venderão para nossos inimigos, nos
trairão, nos saudarão com um beijo e, depois disso tudo, ainda nem saberemos
que foi ele quem fez isso tudo! Terrível! Somente Deus é que, no juízo final,
fará a separação do trigo e do joio.
Há
joio e há trigo! Judas ouviu Jesus por três anos e meio, mas não foi
convencido! Se Jesus não o convenceu, quem o convenceria?
Sabem
o que entendo disso? Que a palavra da pregação tem duas funções paralelas. A
primeira é a salvação dos filhos de Deus, pois neles é gerada a fé pela
pregação quando ouvem e creem. A segunda, é endurecer o coração dos filhos do
diabo, dos filhos de Belial, aos quais não está destinada a salvação, para
testemunho contra eles.
Então
pregamos para salvação e pregamos para testemunho contra os filhos do diabo,
mas não sabemos quem é um, nem quem é outro. Por isso que temos de pregar
sempre, quer seja oportuno, quer, não seja.
II Timóteo 4:1 Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que
há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino,
II Timóteo 4:2 Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo,
redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.
Agora,
reflitamos nisso e obedeçamos ao Senhor que nos ordena, não pede, ordena, que
preguemos o evangelho!
E. As conquistas militares de Davi – 23:8-39
Depois dessa palavra
de Davi pelo Espírito Santo falando do Messias, da salvação, do destino dos
justos, pela graça e misericórdia do Senhor e do destinos dos filhos de Belial,
no lago de fogo, o narrador termina este capítulo falando dos grandes homens que
serviram a Davi e de seus grandes feitos.
II
Sm 23:1 E estas são as últimas palavras de Davi:
Diz Davi, filho de Jessé, e diz o
homem que foi levantado em altura,
o ungido do Deus de
Jacó, e o suave em salmos de Israel.
II Sm 23:2 O Espírito do SENHOR
falou por mim,
e a sua palavra está na
minha boca.
II Sm 23:3 Disse o Deus de Israel, a
Rocha de Israel a mim me falou:
Haverá um justo que
domine sobre os homens,
que
domine no temor de Deus.
II Sm 23:4 E será como a
luz da manhã, quando sai o sol,
da manhã sem
nuvens, quando pelo seu resplendor
e
pela chuva a erva brota da terra.
II Sm 23:5 Ainda que a minha casa
não seja tal para com Deus,
contudo estabeleceu
comigo uma aliança eterna,
que em tudo
será bem ordenado e guardado,
pois
toda a minha salvação
e
todo o meu prazer está nele,
apesar
de que ainda não o faz brotar.
II Sm 23:6 Porém os filhos de Belial
todos serão como os espinhos
que se lançam fora,
porque não podem ser tocados com a mão.
II Sm 23:7 Mas qualquer que os tocar
se armará de ferro
e da haste de uma lança;
e a fogo serão totalmente queimados
no mesmo
lugar.
II
Sm 23:8 Estes são os nomes dos poderosos que Davi teve:
Josebe-Bassebete, filho de
Taquemoni, o principal dos capitães;
este era Adino, o
eznita, que se opusera a oitocentos,
e os feriu de
uma vez.
II Sm 23:9 E depois dele Eleazar,
filho de Dodó, filho de Aoí,
entre os três valentes
que estavam com Davi quando
provocaram os
filisteus que ali se ajuntaram à peleja,
e
quando se retiraram os homens de Israel.
II Sm 23:10 Este se levantou, e
feriu os filisteus, até lhe cansar a mão
e ficar a mão pegada à
espada; e naquele dia o SENHOR
efetuou um grande
livramento; e o povo voltou junto dele,
somente a
tomar o despojo.
II Sm 23:11 E depois dele Samá,
filho de Agé, o hararita,
quando os filisteus se
ajuntaram numa multidão, onde havia
um pedaço de terra cheio
de lentilhas, e o povo fugira de diante
dos
filisteus.
II Sm 23:12 Este, pois, se pôs no
meio daquele pedaço de terra,
e o defendeu, e feriu os
filisteus; e o SENHOR efetuou um
grande
livramento.
II Sm 23:13 Também três dos trinta
chefes desceram, e no tempo da
sega foram a Davi, à
caverna de Adulão; e a multidão dos
filisteus
acampara no vale de Refaim.
II Sm 23:14 Davi estava então num
lugar forte,
e a guarnição dos
filisteus em Belém.
II Sm 23:15 E teve Davi
desejo, e disse:
Quem me dera
beber da água da cisterna de Belém,
que
está junto à porta!
II Sm 23:16 Então
aqueles três poderosos romperam pelo
arraial dos
filisteus, e tiraram água da cisterna de
Belém, que
está junto à porta, e a tomaram,
e a trouxeram
a Davi; porém ele não a quis beber,
mas
derramou-a perante o SENHOR.
II Sm 23:17 E disse:
Guarda-me, ó SENHOR, de que tal
faça; beberia
eu o sangue dos homens que foram com
risco
da sua vida? De maneira que não a
quis beber;
isto fizeram aqueles três poderosos.
II Sm 23:18 Também Abisai, irmão de
Joabe, filho de Zeruia,
era chefe de três; e
este alçou a sua lança contra trezentos
e os feriu; e
tinha nome entre os três.
II Sm 23:19 Porventura este não era
o mais nobre dentre estes três?
Pois era o primeiro
deles; porém aos primeiros três não chegou.
II Sm 23:20 Também Benaia, filho de
Joiada, filho de um homem
valoroso de Cabzeel,
grande em obras, este feriu dois fortes
heróis de
Moabe; e desceu ele, e feriu um leão no meio
duma
cova, no tempo da neve.
II Sm 23:21 Também este feriu um
egípcio, homem de respeito;
e na mão do egípcio
havia uma lança, porém ele desceu a ele
com um
cajado, e arrancou a lança da mão do egípcio,
e
com ela o matou.
II Sm 23:22 Estas coisas fez Benaia,
filho de Joiada, pelo que teve
nome entre três
poderosos. II Sm 23:23 Dentre os trinta ele
era o mais
nobre, porém aos três primeiros não chegou;
e
Davi o pôs sobre os seus guardas.
II Sm 23:24 Asael, irmão de Joabe,
estava entre os trinta;
El-Hanã, filho de Dodó,
de Belém; II Sm 23:25 Samá,
harodita; Elica,
harodita; II Sm 23:26 Helez, paltita; Ira, filho
de Iques, tecoíta; II Sm 23:27 Abiezer, anatotita; Mebunai, husatita; II Sm 23:28 Zalmom,
aoíta;
Maarai, netofatita; II
Sm 23:29 Elebe, filho de Baaná,
netofatita; Itai, filho
de Ribai, de Gibeá dos filhos de
Benjamim; II Sm 23:30
Benaia, piratonita; Hidai, do ribeiro
de Gaás; II Sm 23:31
Abi-Albom, arbatita; Azmavete,
barumita; II Sm 23:32
Eliaba, saalbonita; os filhos de Jásen
e Jônatas; II Sm 23:33
Samá, hararita, Aião, filho de Sarar,
ararita; II Sm 23:34
Elifelete, filho de Aasbai, filho de um
maacatita; Eliã, filho
de Aitofel, gilonita; II Sm 23:35
Hesrai, carmelita;
Paarai, arbita; II Sm 23:36 Igal, filho de
Natã, de Zobá; Bani,
gadita; II Sm 23:37 Zeleque, amonita;
Naarai, beerotita, o que
trazia as armas de Joabe, filho de
Zeruia; II Sm 23:38 Ira,
itrita; Garebe, itrita; II Sm 23:39
Urias, heteu;
trinta e sete
ao todo.
O narrador não cita
Joabe entre os valentes de Davi, mas com certeza, foi um dos que mais vitórias
trouxe para Israel, depois de Davi. Joabe por sua teimosia em querer fazer as
coisas do seu jeito também trouxe muitas coisas ruins para Israel e para Davi.
Por meio de Salomão,
seu filho, ele arrumará um jeito de se vingar dele e de todas as mortes em que
foi o principal responsável.
Estamos na quinta e
última parte de nossa divisão proposta, seguindo a BEG, dos livros de I e II de
Samuel. V. CONCLUSÃO: A ESPERANÇA PERMANENTE NA CASA DE DAVI – 22:1 A 24:25.
Apesar de todos os
problemas que advieram a Davi em decorrência de seus pecados mais graves, a sua
casa continuava a ser a esperança do povo de Deus para o futuro.
O capítulo V foi
dividido, para melhor entendimento, em cinco subpartes. A. A intercessão de
Davi faz cessar uma fome – 21:1-14 – já vimos. B. As conquistas militares de
Davi – 21:15-22 – já vimos. C. O louvor e a confiança de Davi – 22:1-51 –
estamos vendo agora. D. A declaração de Davi quanto ao futuro - 23:1-7. E. As
conquistas militares de Davi – 23:8-39. F. A intercessão de Davi faz cessar uma
peste – 24:1-25.
C. O louvor e a confiança de Davi – 22:1-51
Davi entoou um cântico
de louvor a Deus por ter sido libertado de seus inimigos. Junto com 23:1-7,
esse capítulo forma o coração de 21:1 a 24:25. Esse cântico enfoca a libertação
que o Senhor concedeu a Davi, ao qual o cap. 23, então, acrescenta uma
celebração pela dinastia de Davi. Davi expressou confiança e fé no Senhor pelo futuro de seu reino.
Comparando-se este
cântico com o Salmo 18 encontraremos pouquíssimas diferenças. Também é muito
semelhante ao Sl 144, atribuído também a Davi.
Davi foi autor de mais
de 50% dos 150 salmos da Bíblia (79 deles), onde aprendemos com ele e com os
principais salmistas como eles oravam, adoravam e reagiam diante das
circunstâncias da vida.
Davi, como Jesus - o
Filho de Deus, o Filho de Davi -, tinha uma noção fenomenal de Deus como
soberano Senhor. Davi esperava no Senhor. Jesus, em seu Pai. Ambos tinham a
sabedoria e o discernimento para entenderem os retos caminhos do Senhor e o
momento certo de se levantarem e enfrentarem qualquer inimigo que os queriam
matar.
Fato curioso sobre I e
II Samuel é que logo no início de I Samuel temos o cântico de Ana que, de tão
feliz pelo nascimento de seu filho Samuel, louvou a Deus e o exaltou
sobremaneira. Em seu cântico, ela fala dos inimigos e dos que afrontam a Deus,
os quais sofrerão terríveis consequências.
Aqui no final de II
Samuel, temos outro cântico semelhante de louvor, adoração e exaltação a Deus,
onde os inimigos do Senhor também sofrerão terríveis males.
Ana, com seu cântico,
praticamente abre os livros e Davi, também com seu cântico, os fecha. De Ana
veio um dos maiores profetas de Israel que ungiu inclusive a Saul e a Davi, os
primeiros reis de Israel. De Davi, veio Salomão e no futuro o maior dos
profetas de todos os tempos, o descendente, o Messias anunciado e esperado.
Resumidamente,
conforme a BEG, o cântico de Davi está assim dividido: louvor introdutório a
Deus como salvador (vs. 2-4); a angústia do salmista (vs. 5-6); a petição do
salmista (v. 7); a resposta do Senhor na demonstração cósmica (vs. 8-16) e o
resgate pessoal (vs. 1 7-20); a inocência do salmista (vs. 21-25) e a
fidelidade do Senhor (vs. 26-30); a libertação do Senhor (vs. 31-37) e as vitórias
resultantes do salmista (vs. 38-46); e o cântico final de louvor a Deus como
salvador (vs. 47-51).
II
Sm 22:1 E Falou Davi ao SENHOR as palavras deste cântico,
no dia em que o SENHOR o livrou das
mãos de todos os seus
inimigos e das mãos de
Saul.
II
Sm 22:2 Disse pois:
O SENHOR é o meu rochedo, e o meu
lugar forte, e o meu libertador.
II Sm 22:3 Deus é o meu rochedo,
nele confiarei; o meu escudo,
e a força da minha
salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio.
O meu
Salvador, da violência me salvas.
II Sm 22:4 O SENHOR, digno de
louvor, invocarei,
e de meus inimigos
ficarei livre.
II Sm 22:5 Porque me cercaram as
ondas de morte;
as torrentes dos homens
ímpios me assombraram.
II Sm 22:6 Cordas do inferno me
cingiram;
encontraram-me laços de
morte.
II Sm 22:7 Estando em angústia,
invoquei ao SENHOR,
e a meu Deus clamei; do
seu templo ouviu ele a minha voz,
e o meu
clamor chegou aos seus ouvidos.
II Sm 22:8 Então se abalou e tremeu
a terra, os fundamentos dos céus
se moveram e abalaram,
porque ele se irou.
II Sm 22:9 Subiu fumaça de suas
narinas, e da sua boca um fogo
devorador; carvões se
incenderam dele.
II Sm 22:10 E abaixou os céus, e
desceu; e uma escuridão havia
debaixo de seus pés. II
Sm 22:11 E subiu sobre um
querubim, e
voou; e foi visto sobre as asas do vento.
II Sm 22:12 E por tendas pôs as
trevas ao redor de si;
ajuntamento de águas,
nuvens dos céus.
II Sm 22:13 Pelo resplendor da sua
presença brasas de fogo
se acenderam. II Sm
22:14 Trovejou desde os céus o
SENHOR; e o
Altíssimo fez soar a sua voz.
II Sm 22:15 E disparou flechas, e os
dissipou; raios, e os perturbou.
II Sm 22:16 E apareceram as
profundezas do mar,
e os fundamentos do
mundo se descobriram;
pela
repreensão do SENHOR, pelo sopro do vento
das
suas narinas.
II Sm 22:17 Desde o alto enviou, e
me tomou;
tirou-me das muitas
águas. II Sm 22:18 Livrou-me do meu
poderoso
inimigo, e daqueles que me tinham ódio,
porque
eram mais fortes do que eu.
II Sm 22:19 Encontraram-me no dia da
minha calamidade;
porém o SENHOR se fez o
meu amparo.
II Sm 22:20 E tirou-me para um lugar
espaçoso, e livrou-me,
porque tinha prazer em
mim. II Sm 22:21 Recompensou-me o
SENHOR
conforme a minha justiça;
conforme a
pureza de minhas mãos me retribuiu.
II Sm 22:22 Porque guardei os
caminhos do SENHOR;
e não me apartei
impiamente do meu Deus.
II Sm 22:23 Porque todos os seus
juízos estavam diante de mim;
e de seus estatutos não
me desviei.
II Sm 22:24 Porém fui sincero
perante ele; e guardei-me da minha
iniquidade. II Sm 22:25
E me retribuiu o SENHOR
conforme a
minha justiça, conforme a minha pureza
diante
dos seus olhos.
II Sm 22:26 Com o benigno, te
mostras benigno;
com o homem íntegro te mostras
perfeito.
II Sm 22:27 Com o puro te mostras
puro;
mas com o perverso te
mostras rígido.
II Sm 22:28 E o povo aflito livras;
mas teus olhos são contra os
altivos, e tu os
abaterás. II Sm 22:29 Porque tu, SENHOR,
és a minha
lâmpada; e o SENHOR ilumina as
minhas
trevas.
II Sm 22:30 Porque contigo passo
pelo meio de um esquadrão;
pelo meu Deus salto um
muro. II Sm 22:31 O caminho de
Deus é perfeito,
e a palavra do SENHOR refinada;
e
é o escudo de todos os que nele confiam.
II Sm 22:32 Por que, quem é Deus,
senão o SENHOR?
E quem é rochedo, senão
o nosso Deus?
II Sm 22:33 Deus é a minha fortaleza
e a minha força,
e ele perfeitamente
desembaraça o meu caminho.
II Sm 22:34 Faz ele os meus pés como
os das cervas,
e me põe sobre as minhas
alturas.
II Sm 22:35 Instrui as minhas mãos
para a peleja,
de maneira que um arco
de cobre se quebra pelos meus braços.
II Sm 22:36 Também me deste o escudo
da tua salvação,
e pela tua brandura me
vieste a engrandecer.
II Sm 22:37 Alargaste os meus passos
debaixo de mim,
e não vacilaram os meus
artelhos.
II Sm 22:38 Persegui os meus
inimigos, e os derrotei, e nunca me tornei
até que os consumisse.
II Sm 22:39 E os consumi, e os
atravessei,
de modo que nunca mais se levantaram,
mas
caíram debaixo dos meus pés.
II Sm 22:40 Porque me cingiste de
força para a peleja;
fizeste abater-se debaixo de mim os
que se levantaram contra mim.
II Sm 22:41 E deste-me o pescoço de
meus inimigos,
daqueles que me tinham
ódio, e os destruí.
II Sm 22:42 Olharam, porém não houve
libertador;
sim, para o SENHOR,
porém não lhes respondeu.
II Sm 22:43 Então os moí como o pó
da terra; como a lama das ruas
os trilhei e dissipei.
II Sm 22:44 Também me livraste das
contendas do
meu povo; guardaste-me para cabeça das
nações;
o povo que não conhecia me servirá.
II Sm 22:45 Os filhos de estranhos
se me sujeitaram;
ouvindo a minha voz, me
obedeceram.
II Sm 22:46 Os filhos de estranhos
desfaleceram;
e, cingindo-se, saíram
dos seus esconderijos.
II Sm 22:47 Vive o SENHOR, e bendito
seja o meu rochedo;
e exaltado seja Deus, a
rocha da minha salvação,
II Sm 22:48 O Deus que me dá inteira
vingança,
e sujeita os povos
debaixo de mim.
II Sm 22:49 E o que me tira dentre
os meus inimigos;
e tu me exaltas sobre os
que contra mim se levantam;
do homem
violento me livras.
II Sm 22:50 Por isso, ó SENHOR, te
louvarei entre os gentios,
e entoarei louvores ao
teu nome.
II Sm 22:51 Ele é a torre das
salvações do seu rei,
e usa de benignidade com
o seu ungido,
com Davi, e
com a sua descendência para sempre.
O narrador não cita
Joabe entre os valentes de Davi, mas com certeza, foi um dos que mais vitórias
trouxe para Israel, depois de Davi. Joabe por sua teimosia em querer fazer as
coisas do seu jeito também trouxe muitas coisas ruins para Israel e para Davi.
Por meio de Salomão,
seu filho, ele arrumará um jeito de se vingar dele e de todas as mortes em que
foi o principal responsável.
Entraremos a partir de agora na quinta
e última parte de nossa divisão proposta, seguindo a BEG, dos livros de I e II
de Samuel.
V. CONCLUSÃO: A ESPERANÇA PERMANENTE NA
CASA DE DAVI – 22:1 A 24:25.
Apesar de todos os
problemas que advieram a Davi em decorrência de seus pecados mais graves, a sua
casa continuava a ser a esperança do povo de Deus para o futuro.
O capítulo V será
dividido, para melhor entendimento, em cinco subpartes. A. A intercessão de
Davi faz cessar uma fome – 21:1-14. B. As conquistas militares de Davi –
21:15-22. C. O louvor e a confiança de Davi – 22:1-51. D. A declaração de Davi
quanto ao futuro - 23:1-7. E. As conquistas militares de Davi – 23:8-39. F. A
intercessão de Davi faz cessar uma peste – 24:1-25.
A. A intercessão de Davi faz cessar uma fome – 21:1-14.
Davi tinha enfrentado
muitas lutas e, como sempre, tinha se saído vencedor em todas elas. E, no
momento, desfrutava de relativa paz. Seu filho tinha sido contido numa
rebelião. Seba fora morto e desfeita a sedição das tribos do norte que agora
estavam sob a sua liderança.
O relacionamento entre
ele e Bate-Seba tinha sido aprovado por Deus depois de tantas confusões e seu
filho Salomão ia crescendo e aprendendo com seu pai as coisas de Deus, o
cuidado real e o amor pelo povo de Deus acima de todas as coisas.
Ele era o descendente
escolhido e Satanás devia estar de olho nele para o matar, como assim sempre
tentou fazer e sempre tentaria até o momento de sua derrota, pelo Messias na
cruz do calvário.
Neste momento, havia
fome na terra e já durava três anos e ninguém sabia os motivos e foram
investigar e orar e buscarem a Deus.
Quem diria que a
resposta da fome da terra era questão espiritual? Jamais, hoje em dia, alguém
analisaria as questões de fome na terra dessa forma. Entrariam analistas de
todos os tipos e de todas as cadeiras da ciência e jamais chegariam a solução
de Davi.
Davi orou e Deus lhe
mostrou a causa da fome. Quem seria este homem moderno que oraria a Deus e este
lhe mostraria a causa da corrupção no Brasil? Ou a causa da fome na África? Ou
da religiosidade insana em todo o mundo dando preferências às fábulas do que às
palavras do próprio Deus?
O Senhor lhe disse que
tudo isso estava acontecendo por que Saul fora violento contra os gibeonitas.
Davi os consulta e
eles indicam a saída para aplacar a revolta deles e a fome consequente. Eles
não queriam recompensas, mas vingança! Morte por morte! Foram mortos inocentes
e agora inocentes da outra parte, os descendentes de Saul, teriam de pagar o
pato.
Pediram sete homens
descendentes de Saul e Davi poupou a Mefibosete por causa de seu juramento a
Saul e a Jônatas. Sete homens descendentes de Saul foram encontrados e
entregues para os gibeonitas para sacrifício e aplacamento da fome.
Não tinham estes
homens suas vidas e suas famílias e seus filhos e seus negócios? Lamentável tal
situação e difícil de entender e assimilar. Os tempos mudaram e, certamente, se
houvesse hoje um lugar assim, as Nações Unidas iriam se opor a tal
comportamento e atitudes.
Eles ainda foram
mortos em dia certo, no princípio da ceifa da ceivada, geralmente no mês
correspondente ao nosso abril.
Rispa, uma das
mulheres que teve dois de seus filhos entregues aos gibeonitas, ficou em
vigília abdicando de sua própria vida para ficar espantando os pássaros e
animais que quisessem se alimentar de seus cadáveres pendurados.
Ela ficou tanto tempo
os enxotando que atraiu a atenção até de Davi que se compadecendo dela,
resolveu dar a eles um sepultamento digno, junto com os ossos de seus pais e de
Saul e de Jônatas.
Ela agiu assim porque
seria uma desgraça terrível se permitisse que os corpos dos enforcados se
tornassem comida sem ninguém para espantá-los – ver Dt 28:26; I Sm 17:44,46; Sl
79:2; Is 18:6; Jr 7:33; 16:4.
Foi depois desse
sepultamento que a terra voltou a produzir, sendo Deus favorável a ela e ao
povo acabando destarte com tão grande período de fome na terra.
Algumas coisas há
ainda que não entendo apesar de tanto estudar como foi o caso estranho deste
tipo de aplacamento de ira divina com sacrifícios humanos por vingança. Aqui caberia
o ditado de que os pais comeram uvas verdes, mas os dentes dos filhos é que se
embotaram.
Contra este ditado,
Deus levanta Jeremias e Ezequiel, mais a frente e desfaz este ditado explicando
que cada um é responsável pelo seu próprio pecado, não havendo transferências
para gerações futuras dos pecados cometidos.
Jeremias
31:29Naqueles
dias, já não dirão: Os pais comeramuvasverdes, e os dentes dos filhos é que se
embotaram.
Jeremias
31:30Cada
um, porém, será morto pela sua iniqüidade; de todo homem que comeruvas verdesos
dentes se embotarão.
Ezequiel
18:2Que
tendes vós, vós que, acerca da terra de Israel, proferis este provérbio,
dizendo: Os pais comeramuvasverdes, e os dentes dos filhos é que se
embotaram?
Isso merece um bom
estudo e uma exegese aprofundada. Por enquanto, adiaremos isso. Caso alguém
tenha este estudo ou conheça algum livro reformado sobre o assunto,
agradeceríamos a sua colaboração.
B. As conquistas militares de Davi – 21:15-22.
Seguindo os
comentários de apoio da BEG, os próximos versículos descrevem brevemente a
derrota de quatro filisteus pelas mãos de Davi e de seus homens.
É difícil situar
cronologicamente esses acontecimentos com precisão, mas a sua apresentação
literária fornece um prefácio apropriado ao cântico de Davi, que se seguirá no
próximo capítulo, 22.
A partir desses
exemplos das conquistas militares de Davi, os leitores deveriam ver o rei como
aquele que Deus abençoara em todas as guerras.
II
Sm 21:1 E houve nos dias de Davi uma fome de três anos consecutivos;
e Davi consultou ao SENHOR, e o
SENHOR lhe disse:
É por causa de Saul e da
sua casa sanguinária,
porque matou
os gibeonitas.
II Sm 21:2 Então chamou o rei aos
gibeonitas,
e lhes falou (ora os
gibeonitas não eram dos filhos de Israel,
mas do
restante dos amorreus, e os filhos de Israel lhes
tinham
jurado, porém Saul, no seu zelo à causa dos
filhos
de Israel e de Judá, procurou feri-los).
II Sm 21:3 Disse, pois, Davi aos
gibeonitas:
Que quereis que eu vos
faça? E que satisfação vos darei,
para que
abençoeis a herança do SENHOR?
II Sm 21:4 Então os gibeonitas lhe
disseram:
Não é por prata nem ouro
que temos questão com Saul
e com sua
casa; nem tampouco pretendemos matar
pessoa
alguma em Israel.
E disse ele:
Que é, pois, que quereis
que vos faça?
II Sm 21:5 E disseram ao rei:
O homem que nos
destruiu, e intentou contra nós de modo que
fôssemos
assolados, sem que pudéssemos subsistir em
termo
algum de Israel,
II Sm 21:6 De seus
filhos se nos dêem sete homens,
para que os
enforquemos ao SENHOR em Gibeá de
Saul,
o eleito do SENHOR.
E disse o rei:
Eu os darei. II Sm 21:7
Porém o rei poupou a Mefibosete,
filho de
Jônatas, filho de Saul, por causa do
juramento do
SENHOR, que entre eles houvera,
entre
Davi e Jônatas, filho de Saul.
II Sm 21:8 Mas tomou o rei os dois
filhos de Rispa, filha da Aiá,
que tinha tido de Saul,
a Armoni e a Mefibosete;
como também os cinco
filhos da irmã de Mical, filha de Saul,
que tivera de
Adriel, filho de Barzilai, meolatita,
II Sm 21:9 E os entregou na mão dos
gibeonitas,
os quais os enforcaram
no monte, perante o SENHOR;
e caíram
estes sete juntamente; e foram mortos nos
dias
da sega, nos dias primeiros,
no
princípio da sega das cevadas.
II Sm 21:10 Então Rispa, filha de
Aiá, tomou um pano de cilício,
e estendeu-lho sobre uma
penha, desde o princípio da sega até
que a água do
céu caiu sobre eles; e não deixou as
aves do céu
pousar sobre eles de dia, nem os animais
do
campo de noite.
II Sm 21:11 E foi contado a Davi o
que fizera Rispa, filha de Aiá,
concubina de Saul. II Sm
21:12 Então foi Davi, e tomou os
ossos de
Saul, e os ossos de Jônatas seu filho, dos
moradores de
Jabes-Gileade, os quais os furtaram da
rua de
Bete-Sã, onde os filisteus os tinham pendurado,
quando
feriram a Saul em Gilboa.
II Sm 21:13 E fez subir dali os
ossos de Saul, e os ossos de Jônatas
seu filho; e ajuntaram
também os ossos dos enforcados.
II Sm 21:14 Enterraram os ossos de
Saul, e de Jônatas seu filho na
terra de Benjamim, em
Zela, na sepultura de seu pai Quis,
e fizeram
tudo o que o rei ordenara;
e
depois disto Deus se aplacou com a terra.
II
Sm 21:15 Tiveram mais os filisteus uma peleja contra Israel;
e desceu Davi, e com ele os seus
servos; e tanto pelejaram contra os
filisteus, que Davi se
cansou.
II Sm 21:16 E Isbi-Benobe, que era
dos filhos do gigante,
cuja lança pesava
trezentos siclos de cobre, e que cingia uma
espada nova,
intentou ferir a Davi.
II Sm 21:17 Porém, Abisai, filho de
Zeruia, o socorreu,
e feriu o filisteu, e o
matou. Então os homens de Davi lhe
juraram,
dizendo: Nunca mais sairás conosco à
peleja, para
que não apagues a lâmpada de Israel.
II
Sm 21:18 E aconteceu depois disto que houve em Gobe
ainda outra peleja contra os
filisteus; então Sibecai, o husatita, feriu a
Safe, que era dos filhos
do gigante.
II
Sm 21:19 Houve mais outra peleja contra os filisteus em Gobe;
e El-Hanã, filho de Jaaré-Oregim, o
belemita, feriu Golias, o giteu,
de cuja lança era a
haste como órgão de tecelão.
II
Sm 21:20 Houve ainda também outra peleja em Gate,
onde estava um homem de alta
estatura, que tinha em cada mão seis
dedos, e em cada pé
outros seis, vinte e quatro ao todo,
e também este
nascera do gigante.
II Sm 21:21 E injuriava a Israel;
porém Jônatas, filho de Simei,
irmão de Davi, o feriu.
II Sm 21:22 Estes quatro nasceram
ao gigante em
Gate; e caíram pela mão de Davi
e
pela mão de seus servos.
Davi, homem segundo o
coração de Deus, capaz de amar intensamente e se devotar de forma apaixonada
pelas causas divinas, com um coração capaz de pecar devido sua natureza
pecadora, mas humilde e grande o suficiente para reconhecer os seus erros e se
arrepender de verdade.
Davi me faz lembrar
meu pastor Sabino que entre tantas coisas dizia e nos ensinava: DEUS ME AMA,
APESAR DE MIM. Isso é verdade, Deus nos ama, apesar de nós. Deus amava Davi,
apesar de Davi. Este Davi também tinha um segredo interessante: mantinha
comunhão com Deus, orava frequentemente e nada fazia sem consultar ao Senhor.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita podendo conter gráficos, tabelas, imagens e textos e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
Colabore: faça sua oferta voluntária! Entre em contato conosco para isso: +55-61-995589682
Nosso Projeto 1189 no YouTube começou em 21/04/2016 e foi concluído em 23/07/2019.
Não esqueça de citar a fonte quando for fazer citações, referências em seus posts, pregações e livros. Acompanhe-nos no YouTube e em nossas redes e mídias sociais. Ajude-nos com suas orações!
As mensagens do JAMAIS DESISTA do caminho do Senhor são diárias, inéditas, baseadas na Bíblia e buscando sua conformação máxima à teologia reformada e representam o pensamento do autor na sua contínua busca das coisas pertencentes ao reino de Deus e a sua justiça.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita - com gráficos, tabelas, imagens e textos - e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
Paulo Freire – Uma avaliação relâmpago
-
É sempre surpreendente, para mim, ver que a maioria das referências feitas
ao professor Paulo Freire (1921-1997) são benevolentes e eivadas de
admiração. ...
TRANSTORNANDO O CALVINISMO
-
A doutrina Calvinista é a mais bela expressão do ensino bíblico
transmitida a nós pelo seu maior representante - João Calvino. É claro, a
de se ori...