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terça-feira, 18 de março de 2014

Juízes 13:1-25 – O NASCIMENTO MARAVILHOSO DE SANSÃO.


Chegamos, finalmente ao último juiz dos 12 que já vimos:
1.     Otniel (Judá) - Jz 1:11-15; Jz 3:7-11: o primeiro juiz, foi da geração seguinte à de Josué. Teve vitória sobre Cusã-Risataim.
2.     Eúde (Benjamim) - Jz 3:12-30; Jz 4:1: vitória sobre Eglom de Moabe.
3.     Sangar (desconhecido a origem) - Jz 3:31; Jz 5:6: vitória sobre os filisteus
4.     Débora (Efraim) e Baraque (Naftali) - Jz 4:1;4-6; Jz 5:31: vitória sobre Jabim e Sísera.
5.     Gideão (Manassés) - Jz 6:1-8; Jz 6:32: vitória sobre os midianitas e amalequitas.
6.     Tola (Issacar) - Jz 10:1-2.
7.     Jair (Manassés) - Jz 10:3-5.
8.     Jefté (Manassés) - Jz 10:6-12 a Jz 12:7 - vitória sobre os amonitas.
9.     Ibsã (Judá ou Zebulom) - Jz 12:8-9.
10.                       Elom (Zebulom) - Jz 12:11-12.
11.                       Abdon (Efraim) - Jz 12:13-15.
12.                       Sansão (Dã) - Jz 13-16 ; 15:20: vitória sobre os filisteus.
A história de Sansão, o 12º Juiz dos Filhos de Israel.
Até aqui o ciclo do pecado, sofrimento, súplica, e livramento parecem não ter fim. Durante todo esse tempo temos visto uma narrativa que procurava descrever a continuação da conquista da Terra Prometida. Até o início da monarquia, era um tempo de democracia tribal (Jz 17,6; Jz 21,25) e cheio de dificuldades.
Não há muito mistério aqui. Tudo parece bem simples. O Deus pactual, relacional, fez uma aliança com o povo. Prometeu-lhes bênçãos e a conquista da Terra Prometida se obedecessem e maldições se fossem infiéis. O povo rejeitou a Deus e a sua aliança e sofreram as graves consequências de seus atos e de suas escolhas tresloucadas.
Deus então lhes envia juízes e durante o tempo do reinado desses libertadores do povo, havia paz e prosperidade e seguiam ao Senhor, mas morrendo eles, voltavam às velhas práticas e novamente entravam em apuros. Tornou-se um ciclo vicioso e sem jeito de uma solução adequada.
Sansão vem como seu último juiz fechando assim mais um ciclo na história de Israel e dando o pano de fundo adequado para a instituição da monarquia, na era de Samuel, o profeta e também uma espécie de juiz de Israel que ungiu o primeiro e o segundo rei de Israel. O primeiro, Saul da tribo de Benjamim, rejeitado; e o segundo, da tribo de Judá, Davi, seu trono permanece para sempre.
Seu nascimento foi excepcional na Bíblia. Isso nos lembra e aponta para o nascimento de Jesus que foi anunciado por um anjo, Gabriel, a Maria. Ambos seriam e foram libertadores de Israel.
Aqui também aparece um Anjo do Senhor – também conhecido como “Anjo da sua presença” (Is 63:9) que é o mesmo que conduziu Israel para fora do cativeiro egípcio e lutou pelo seu povo (Ex 14:19; 23:20-23; 33:2; Nm 20:16) - anunciando à esposa de Manoá que ela estaria grávida. Lembramos na história que ela era estéril e não poderia gerar filhos.
Depois de Abdon, o 11º juiz, Israel voltou a fazer o que era mal aos olhos do Senhor, por isso ficou entregue nas mãos dos filisteus por 40 anos e aquele anúncio do Anjo do Senhor era o prenúncio do levantamento de um novo juiz em Israel e as instruções foram passadas aos pais para que desde o ventre, o menino tivesse um cuidado especialíssimo, como de fato foi.
O chamado de Sansão foi desde o ventre materno e isso aponta também para o nosso chamado e ao final nossa glorificação como se percebe nos textos sagrados das Escrituras.
Em Romanos 8:28-30, está escrito que Deus glorificou – verbo no passado! – aqueles que ele justificou e justificou todos aqueles que ele chamou e chamou a todos que ele predestinou e foram predestinados os que ele de antemão, previamente, conheceu.

Essa presciência não se refere a fatos e acontecimentos, mas está relacionada a pessoas, ou seja é uma própria iniciativa de Deus em escolher as pessoas de seu amor ativo e salvador. E o verbo conhecer aqui não se trata de ciência de fatos, mas envolvimento, relacionamento pessoal e íntimo e não mero conhecimento intelectual sobre alguma coisa ou alguém.
Por exemplo o uso deste verbo “conhecer” no Antigo Testamento é traduzido como “coabitou” – Gn 4:1. O que poderia significar relacionamento sexual, isto é, relacionamento com forte vínculo entre as partes. Também é traduzida como “escolher” – Am 3:2. Já no Novo Testamento “conhecer” também se refere à união sexual – Mt 1:25, ou seja, é praticamente o equivalente de “eleição”.
Salmos 71:6 Em ti me tenho apoiado desde o meu nascimento; do ventre materno tu me tiraste, tu és motivo para os meus louvores constantemente.
Isaías 44:24 Assim diz o SENHOR, que te redime, o mesmo que te formou desde o ventre materno: Eu sou o SENHOR, que faço todas as coisas, que sozinho estendi os céus e sozinho espraiei a terra;
Isaías 46:3 Ouvi-me, ó casa de Jacó e todo o restante da casa de Israel; vós, a quem desde o nascimento carrego e levo nos braços desde o ventre materno.
Jeremias 1:5 Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações.
João 17:24 Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo.
Efésios 1:4 assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor
Hebreus 4:3 Nós, porém, que cremos, entramos no descanso, conforme Deus tem dito: Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. Embora, certamente, as obras estivessem concluídas desde a fundação do mundo.
I Pedro 1:20 conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós
O chamado de Sansão é muito interessante e cheio de mistérios. Seus pais pareciam meio atordoados e mal sabiam do que se passava, mas a graça e a misericórdia de Deus estava ali com eles e eles fizeram de tudo para que o menino fosse de fato um libertador para Israel.
De acordo com a lei – conforme a BEG – em Nm 6:1-22, uma mulher ou um homem nazireu aceitava voluntariamente três condições:
ü Abster-se dos frutos da videira.
ü Não cortar os cabelos.
ü Não se aproximar de cadáveres.
O fato é que era voluntário! No entanto, o voto de Sansão não foi nada voluntário e ele teve de crescer com isso, o que parece ter lhe causado dificuldades e conflitos – 14:1, 9-10; 16:17.
Não posso deixar ainda de registrar neste momento um sonho que tive tempos atrás. Na verdade, eu jamais vi um anjo de Deus ou talvez tenha até visto e com ele ou eles conversado, mas disso não tive ciência a não ser por meio de sonhos, algumas vezes.
A mais impressionante delas foi quando eu perguntei ao anjo sorridente que estava em meus sonhos comigo e ele me respondeu: - por que perguntas pelo meu nome? Ele é Marvel! – Marvel em inglês significa Maravilha.
Aqui, na história do anúncio da gravidez de Sansão, o anjo respondeu à pergunta de Manoá que seu nome era “Maravilhoso” que se fosse em inglês daria “Marvelous” – vs. 17 e 18.
Jz 13:1 E os filhos de Israel tornaram a fazer
                o que era mau aos olhos do SENHOR,
                e o SENHOR os entregou na mão dos filisteus por quarenta anos.
Jz 13:2 E havia um homem de Zorá, da tribo de Dã, cujo nome era Manoá;
                e sua mulher, sendo estéril, não tinha filhos.
Jz 13:3 E o anjo do SENHOR apareceu a esta mulher, e disse-lhe:
                Eis que agora és estéril, e nunca tens concebido;
                               porém conceberás, e terás um filho.
                Jz 13:4 Agora, pois, guarda-te de beber vinho, ou bebida forte,
                               ou comer coisa imunda. Jz 13:5 Porque eis que tu conceberás
                               e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha;
                               porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre;
                               e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus.
Jz 13:6 Então a mulher entrou, e falou a seu marido, dizendo:
                Um homem de Deus veio a mim, cuja aparência era semelhante
                               de um anjo de Deus, terribilíssima; e não lhe perguntei
                                               donde era, nem ele me disse o seu nome.
                Jz 13:7 Porém disse-me:
                               Eis que tu conceberás e terás um filho; agora pois, não bebas
                                               vinho, nem bebida forte, e não comas coisa imunda;
                                               porque o menino será nazreu de Deus,
                                                               desde o ventre até ao dia da sua morte.
Jz 13:8 Então Manoá orou ao SENHOR, e disse:
                Ah! Senhor meu, rogo-te que o homem de Deus, que enviaste,
                               ainda venha para nós outra vez e nos ensine o que devemos
                                               fazer ao menino que há de nascer.
                Jz 13:9 E Deus ouviu a voz de Manoá; e o anjo de Deus veio outra vez
                               à mulher, e ela estava no campo, porém não estava com ela
                                               seu marido Manoá.
                Jz 13:10 Apressou-se, pois, a mulher, e correu, e noticiou-o
                               a seu marido, e disse-lhe:
                Eis que aquele homem que veio a mim o outro dia me apareceu.
Jz 13:11 Então Manoá levantou-se, e seguiu a sua mulher,
                e foi àquele homem, e disse-lhe:
                               És tu aquele homem que falou a esta mulher?
                E disse:
                               Eu sou.
                Jz 13:12 Então disse Manoá:
                               Cumpram-se as tuas palavras; mas qual será o modo de viver
                                               e o serviço do menino?
                Jz 13:13 E disse o anjo do SENHOR a Manoá:
                               De tudo quanto eu disse à mulher guardará ela.
                               Jz 13:14 De tudo quanto procede da videira não comerá,
                                               nem vinho nem bebida forte beberá,
                                               nem coisa imunda comerá;
                               tudo quanto lhe tenho ordenado guardará.
                Jz 13:15 Então Manoá disse ao anjo do SENHOR:
                               Ora deixa que te detenhamos, e te preparemos um cabrito.
                Jz 13:16 Porém o anjo do SENHOR disse a Manoá:
                               Ainda que me detenhas, não comerei de teu pão;
                                               e se fizeres holocausto o oferecerás ao SENHOR.
                               Porque não sabia Manoá que era o anjo do SENHOR.
                Jz 13:17 E disse Manoá ao anjo do SENHOR:
                               Qual é o teu nome, para que, quando se cumprir
                                               a tua palavra, te honremos?
                Jz 13:18 E o anjo do SENHOR lhe disse:
                               Por que perguntas assim pelo meu nome,
                                               visto que é maravilhoso?
                Jz 13:19 Então Manoá tomou um cabrito e uma oferta de alimentos,
                               e os ofereceu sobre uma penha ao SENHOR:
                                               e houve-se o anjo maravilhosamente,
                                                               observando-o Manoá e sua mulher.
                Jz 13:20 E sucedeu que, subindo a chama do altar para o céu,
                               o anjo do SENHOR subiu na chama do altar;
                                               o que vendo Manoá e sua mulher,
                                                               caíram em terra sobre seus rostos.
Jz 13:21 E nunca mais apareceu o anjo do SENHOR a Manoá,
                nem a sua mulher; então compreendeu Manoá
                               que era o anjo do SENHOR.
Jz 13:22 E disse Manoá à sua mulher:
                Certamente morreremos, porquanto temos visto a Deus.
Jz 13:23 Porém sua mulher lhe disse:
                Se o SENHOR nos quisesse matar, não aceitaria da nossa mão
                               o holocausto e a oferta de alimentos,
                                               nem nos mostraria tudo isto,
                                               nem nos deixaria ouvir tais coisas neste tempo.
Jz 13:24 Depois teve esta mulher um filho,
                a quem pôs o nome de Sansão;
                               e o menino cresceu, e o SENHOR o abençoou.
Jz 13:25 E o Espírito do SENHOR começou a incitá-lo de quando em quando
                para o campo de Maané-Dã, entre Zorá e Estaol.
A criança nasceu como prometido e cresceu e o Senhor era com ele. Isso não nos lembra Jesus Cristo de Nazaré que cresceu na graça, na estatura e formosura do Senhor? Há um paralelo muito forte entre ambos o que significava um apontamento para o Messias que haveria de vir no futuro.
Aqui se registra que o Espírito do Senhor estava sobre ele e o incitava de quando em quando para o campo de Maané-Dã, entre Zorá e Estaol.
Desde Josué, já estamos perto de 350 anos de história e como será que estará a semente messiânica? Para saber quem deveria ser é só ir regredindo aos poucos desde Davi, Jessé, Obede, Boaz e Salmon e Raabe, a cananéia de Jericó.
Havia um propósito de Deus ali e ele seria cumprido independentemente do que tivesse de acontecer, fosse ou não fosse fiel Sansão ou quem quer que seja.

Neste capítulo vimos o nascimento extraordinário de Sansão e a partir do próximo capítulo, veremos: sua carreira – 14:1 a 16:31 e sua morte e seu sepultamento – 16:31.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdetehttp://www.jamaisdesista.com.br
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segunda-feira, 17 de março de 2014

A fé, a esperança e o amor

DEUS É AMOR!
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Juízes 12:1-15 JEFTÉ E OS HOMENS DE EFRAIM.

Ainda estamos vendo a história de Jefté, da tribo de Manassés, o gileadita, que julgou Israel apenas seis anos e que foi o oitavo juiz de Israel que Deus levantou para os libertar depois que rogaram ao Senhor insistentemente e ainda se arrependeram do que faziam indo atrás de outros deuses, pois os lançaram fora e começaram a seguir ao Senhor.
Filho de uma prostituta, mas homem valoroso e valente que não aceitou simplesmente ser o chefe deles, mas o líder principal, o cabeça de todos. Acabamos de ver também no capítulo anterior sua insensatez ao fazer um voto do qual teve muito de se arrepender.
Agora aqui os homens de Efraim resolvem questionar a Jefté e com ele começam a travar uma batalha cruel. Eles alegavam que Jefté os tinha desprezado e não tinha convocado eles para irem combater os filhos de Amom.
Semelhantemente, os de Efraim também tinham questionado a Gideão do mesmo modo, mas Gideão deu-lhes uma explicação que foi aceitável e evitaram a guerra civil, mas aqui a coisa foi diferente e Jefté não os tratou com diplomacia, mas foi verdadeiro.
Jefté se defende falando a verdade e alega que foram sim convidados, mas não quiseram segui-lo e mesmo assim, ele Jefté foi combater Amom sozinho sofrendo grande perigo, mas Deus deu vitórias a ele.
Como não chegassem a um acordo e como a intriga tinha se alastrado, então começaram a se enfrentarem.
Os de Gileade conseguiram subjugá-los e ainda tomaram dos efraimitas os vaus do Jordão. Nesses vaus eles fizeram uma barreira de forma que eles teriam de passar por ali para poderem enfrentar Jefté, mas ao tentarem sofriam degola uma vez que facilmente eram identificados por causa do idioma de um e de outro.
Os efraimitas não conseguiam dizer chibolete, mas somente sibolete e assim, os de Gileade foram eliminando os efraimitas e no final o saldo dos mortos e derrotados já passava dos 42000.
Ele ainda julgou a Israel por mais seis anos e veio a falecer. Comparados com os juízes anteriores o tempo de seu reinado foi muito pequeno, dando assim também a entender que esse ciclo estava chegando ao seu fim.
Neste capítulo ainda serão vistos mais três juízes, o nono Ibzã, de Belém (da tribo de Judá ou de Zebulom), que julgou a Israel por sete anos; Elom, o zebulonita, da tribo de Zebulom, que liderou Israel por dez anos; e, Abdom, o piratonita, da tribo de Efraim, que julgou Israel oito anos.
Sobre esses juízes nada há o que falar de especial, se não no caso de Abdom, cuja descrição de seus filhos e filhas e cavalos apontavam para uma insinuação de que ele era como um rei pois possuía riqueza comparável à de um monarca da época.
Jz 12:1 Então se convocaram os homens de Efraim,
                e passaram para o norte, e disseram a Jefté:
                               Por que passaste a combater contra os filhos de Amom,
                                               e não nos chamaste para ir contigo?
                               Queimaremos a fogo a tua casa contigo.
                Jz 12:2 E Jefté lhes disse:
                               Eu e o meu povo tivemos grande contenda
                                               com os filhos de Amom; e chamei-vos,
                                                               e não me livrastes da sua mão;
                               Jz 12:3 E, vendo eu que não me livráveis,
                               arrisquei a minha vida, e passei contra os filhos de Amom,
                                               e o SENHOR mos entregou nas mãos;
                               por que, pois, subistes vós hoje, para combater contra mim?
                Jz 12:4 E ajuntou Jefté a todos os homens de Gileade,
                               e combateu contra Efraim;
                               e os homens de Gileade feriram a Efraim;
                               porque este dissera-lhe:
                                               Fugitivos sois de Efraim, vós gileaditas que habitais
                                               entre Efraim e Manassés,
                Jz 12:5 Porque tomaram os gileaditas aos efraimitas
                               os vaus do Jordão; e sucedeu que, quando algum dos
                                               fugitivos de Efraim dizia: Deixai-me passar;
                               então os gileaditas perguntavam: És tu efraimita?
                                               E dizendo ele: Não, Jz 12:6 Então lhe diziam:
                               Dize, pois, Chibolete; porém ele dizia: Sibolete;
                                               porque não o podia pronunciar bem; então pegavam
                                                               dele, e o degolavam nos vaus do Jordão;
                               e caíram de Efraim naquele tempo quarenta e dois mil.
                Jz 12:7 E Jefté julgou a Israel seis anos; e Jefté, o gileadita,
                               faleceu, e foi sepultado numa das cidades de Gileade.
Jz 12:8 E depois dele julgou a Israel Ibzã de Belém.
                Jz 12:9 E tinha este trinta filhos, e trinta filhas que casou fora;
                               e trinta filhas trouxe de fora para seus filhos;
                                               e julgou a Israel sete anos.
                Jz 12:10 Então faleceu Ibzã, e foi sepultado em Belém.
Jz 12:11 E depois dele julgou a Israel Elom, o zebulonita;
                e julgou a Israel dez anos. Jz 12:12 E faleceu Elom, o zebulonita,
                               e foi sepultado em Aijalom, na terra de Zebulom.
Jz 12:13 E depois dele julgou a Israel Abdom, filho de Hilel, o piratonita.
                Jz 12:14 E tinha este quarenta filhos, e trinta netos, que cavalgavam
                               sobre setenta jumentos; e julgou a Israel oito anos.
                Jz 12:15 Então faleceu Abdom, filho de Hilel, o piratonita;
                               e foi sepultado em Piratom, na terra de Efraim,
                                               no monte dos amalequitas.
Estamos chegando ao final do ciclo dos juízes e no próximo capítulo, veremos um dos mais famosos da história: Sansão, cujo nascimento foi anunciado pelo Anjo do Senhor a seus pais.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
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domingo, 16 de março de 2014

DEUS DE PROPÓSITOS

O sermão de hoje que foi pregado na Escola Bíblica da Primeirona faz parte da introdução do sermão DEUS DE PROPÓSITOS. Deus abençoe todos os amados que lá estiveram ouvindo a palavra de Deus.
http://pt.scribd.com/doc/212707471/DEUS-DE-PROPOSITOS.

Juízes 11:1-40 – JEFTÉ, UM HOMEM VALOROSO, MAS PRECIPITADO.

Jefté era homem valoroso, mas filho de uma prostituta. Seu pai fora Gileade que gerara outros filhos com sua mulher e estes discriminando Jefté, o expulsaram de sua terra dizendo que ele não herdaria nada da casa de seu pai.
Jefté foge e habita em Tobe e homens levianos se juntam a ele por um determinado tempo.
Nada se sabe de seu pai e sua mãe lhe dando proteção ou educação e realmente não deve ter sido fácil ter a história que ele tinha e conviver com isso, com essa rejeição e esse passado. Eu aqui me lembro de Victor Emil Frankl, judeu, que passou pelo holocausto na Segunda Guerra Mundial e sobreviveu que disse – e aprendeu isso enquanto viveu por três anos num campo de concentração nazista - que o homem é puxado por valores e não por impulso.
O passado, o meio, a história de alguém, suas experiências ao longo da vida, as circunstâncias que enfrenta não moldam o caráter de ninguém, mas sim os seus valores, nos quais acredita. Meu pai foi outro exemplo que eu atribuo de homem honesto, apesar de uma infância cruel e perseguidora por causa de seu padrasto que o odiava.
Ambos tiveram tudo para se tornarem marginais e seguidores de tudo o que não presta, mas vejo em ambos homens de valor, ou valorosos. Assim, parecia ser Jefté, embora toda a sua vida, desde a infância fora conturbada.
Quantas não foram as humilhações e perseguições que não sofrera este filho de uma prostituta? E como veio a se tornar valoroso numa terra de ninguém onde homens levianos a ele se ajuntaram?
O fato é que os anciãos de Israel, gananciosos, estavam enfrentando problemas muito graves com os filisteus e os amonitas e tinham buscado ao Senhor por causa da grande perseguição que sofriam.
Foi o Senhor quem levantou Jefté para os liderar e vencer os inimigos de Israel. Os anciãos de Gileade o buscaram e com ele negociaram para que, se vencesse, torna-se o líder deles. Eles a princípio negociaram com Jefté para se tornar ele, se vencesse, o chefe deles, mas Jefté, muito sagaz, acordou com eles não o tornar-se somente chefe, mas o cabeça ou o chefe tribal – como se fosse um rei.
De um simples acordo verbal, agora estavam já celebrando um pacto na presença do Senhor em Mizpa – vs. 10 - já tornando-se assim o chefe de todos eles. O acordo estava condicionado a sua vitória, mas já estavam celebrando isso como fato.
Foi também em Mizpa, anos depois, que Saul foi proclamado rei diante do Senhor – I Sm 10:17.
Como líder deles e chefe, Jefté questiona a razão dos amonitas estarem indo contra Israel e eles respondem dizendo que isso se deu na ocasião quando Israel foi libertado do Egito e ao sair e subir do Egito tomou a terra desde Amon até ao Laboque e ainda até ao Jordão. Eles estavam querendo a devolução da terra conquistada.
No entanto, Jefté dá a eles uma aula de história e mostra como conquistaram a terra que agora lhes pertencia tendo o Senhor dado  a eles e que não iriam devolver. Jefté conhecia a história e parece que conhecia o Senhor e suas conquistas e como tinha sido com Israel desde o Egito até o presente momento.
Jefté disse que estava inocente, que não tinha pecado contra eles e apelou para o Senhor ser o árbitro e juiz entre os filhos de Israel e os filhos de Amon, no entanto, o rei dos filhos de Amon não deu ouvidos à mensagem que Jefté lhes enviará e a batalha irá começar.
No vs. 29 está escrito que por conta disso o Espírito do Senhor se apossou de Jefté e este saiu furioso para desbaratar o inimigo. A vitória era certa, mas Jefté não se conteve e teve de fazer um voto pelo qual muito se arrependerá.
Não sou contra os votos e eles geralmente são feitos em momentos de grande importância ou aflição, no entanto, há momentos que é melhor estar de boca fechada e não votar, mas se votar, então que se cumpram os votos feitos.
Jefté com tudo conquistado e com a vitória certa e cheio do Espírito parte para luta, mas não se contenta com isso apenas e faz um voto louco e oferece em holocausto àquele ou àquela que primeiro lhe sair ao encontro em sua volta da vitória certa. Ele esperava que isso fosse um animal, mas não foi.
Ele venceu os amonitas e Deus foi com ele em tudo e deu o Senhor vitória e livramento aos filhos de Israel. Jefté volta vitorioso e alegre, exultante com os resultados e com a conquista até que vê vindo ao seu encontro, sem malícia, alegre com o retorno do pai e cheia de vida, a sua bela filha.
O mundo de Jefté acabou ali naquele momento e lamentou seu voto feito. Voto de tolo. Voto insensato, voto impensado. Que isso sirva para você não fazer votos assim.
Ao contrário dos deuses pagãos, diz a BEG, Deus não deveria ser adorado com sacrifícios humanos – Dt 32:17; Sl 106:37, 38. O voto imprudente de Jefté mostra como lhe faltava fé para liderar; sem essa fé, sua casa não seria estabelecida.
O fato é que Jefté fora mesmo rejeitado pelo Senhor e poderia ter sido diferente, mas seu ponto culminante e final contra ele mesmo foi seu voto insensato.
É muito triste essa história. O leitor até fica torcendo para ele se sair bem por causa de seu passado e por causa de tanto o que sofreu, mas fracassou e foi rejeitado. Na verdade, seu coração não estava com o Senhor, se tivesse, nada disso teria acontecido.
Achei muito bem elaborada a explicação da BEG a qual passo a transcrever abaixo que muita luz trará ao assunto complicado desse voto e decisão de Jefté que o arruinou para sempre:
11.35 rasgou as suas vestes. Um sinal de luto. passaste a ser... calamidade. Literalmente, "tu me afligiste". Jefté teve pena não só de sua filha, mas de si mesmo. fiz voto. Apesar de Jefté ter feito um voto, a maioria dos estudiosos considera que o seu ato foi impróprio. Trata-se de uma questão complicada. A Lei (Lv 18.21; 20.2) e os profetas (Jr 19.5; Ez 20.30-31; 23.37,39) condenam o sacrifício humano, especialmente no contexto da idolatria. Na verdade, essa prática repreensível era uma abominação promovida pelo culto ao deus Quemos, o deus contra o qual Jeito estava lutando (veja o vs.. 21). Ao mesmo tempo, a Lei também exigia que todo filho primogênito e todo animal primogênito fosse entregue ao Senhor. A maioria dos animais primogênitos devia ser sacrificada, mas os filhos primogênitos deviam ser resgatados (Êx 13.2,12-15). Fica implícito que os sacrifícios de resgate pelos filhos eram substitutivos, indicando que o sacrifício humano era o conceito do qual essa prática havia derivado. O sacrifício humano só é visto como algo aceitável aos olhos de Deus no sacrifício de Jesus na cruz, o que o Senhor tinha em mente quando instituiu o sistema de sacrifícios, em seguida à queda. Os atos de Jefté devem ser julgados segundo as leis referentes aos votos. Salvo poucas exceções, os votos precipitados (Nm 30) e até mesmo os votos feitos em decorrência de um engano (vs. 9) devem ser honrados. É difícil saber exatamente quais eram as opções de Jefté. É possível que pudesse resgatar sua filha com outro sacrifício. Nesse caso, seus atos foram claramente repreensíveis. No entanto, caso o resgate não fosse uma opção, devido ao seu voto insensato ele se viu obrigado a oferecer um sacrifício de natureza condenável ou a quebrar um juramento feito a Deus. 11.39 o qual lhe fez. Alguns estudiosos sugerem que Jefté não sacrificou a filha, mas apenas a consagrou ao Senhor. Apesar da sutileza dos termos usados, parece mais apropriado entender que Jefté ofereceu sua filha como holocausto. Não se tratava de uma questão de celibato, mas sim, de sacrifício.
Jz 11:1 Era então Jefté, o gileadita, homem valoroso,
                porém filho de uma prostituta;
                               mas Gileade gerara a Jefté.
                Jz 11:2 Também a mulher de Gileade lhe deu filhos,
                               e, sendo os filhos desta mulher já grandes,
                                               expulsaram a Jefté, e lhe disseram:
                               Não herdarás na casa de nosso pai,
                                               porque és filho de outra mulher.
                Jz 11:3 Então Jefté fugiu de diante de seus irmãos,
                               e habitou na terra de Tobe; e homens levianos se ajuntaram
                                               a Jefté, e saíam com ele.
                Jz 11:4 E aconteceu que, depois de algum tempo,
                               os filhos de Amom pelejaram contra Israel.
                Jz 11:5 E sucedeu que, como os filhos de Amom
                               pelejassem contra Israel, foram os anciãos de Gileade
                                               buscar a Jefté na terra de Tobe.
                Jz 11:6 E disseram a Jefté:
                               Vem, e sê o nosso chefe; para que combatamos
                                               contra os filhos de Amom.
                Jz 11:7 Porém Jefté disse aos anciãos de Gileade:
                               Porventura não me odiastes a mim, e não me expulsastes da
                                               casa de meu pai? Por que, pois, agora viestes a mim,
                                                               quando estais em aperto?
                Jz 11:8 E disseram os anciãos de Gileade a Jefté:
                               Por isso tornamos a ti, para que venhas conosco, e combatas
                                               contra os filhos de Amom; e nos sejas por chefe
                                                               sobre todos os moradores de Gileade.
                Jz 11:9 Então Jefté disse aos anciãos de Gileade:
                               Se me levardes de volta para combater
                                               contra os filhos de Amom, e o SENHOR mos der
                                                               diante de mim, então eu vos serei por chefe?              
Jz 11:10 E disseram os anciãos de Gileade a Jefté:
                               O SENHOR será testemunha entre nós, e assim o faremos
                                               conforme a tua palavra.
                Jz 11:11 Assim Jefté foi com os anciãos de Gileade,
                               e o povo o pôs por chefe e príncipe sobre si;
                                               e Jefté falou todas as suas palavras
                                                               perante o SENHOR em Mizpá.
Jz 11:12 E enviou Jefté mensageiros ao rei dos filhos de Amom, dizendo:
                Que há entre mim e ti, que vieste a mim a pelejar
                               contra a minha terra?
Jz 11:13 E disse o rei dos filhos de Amom aos mensageiros de Jefté:
                É porque, saindo Israel do Egito, tomou a minha terra, desde
                               Arnom até Jaboque, e ainda até ao Jordão:
                                               Restitui-ma agora, em paz.
Jz 11:14 Porém Jefté prosseguiu ainda em enviar mensageiros
                ao rei dos filhos de Amom, Jz 11:15 Dizendo-lhe: Assim diz Jefté:
                               Israel não tomou, nem a terra dos moabitas,
                                               nem a terra dos filhos de Amom.
                Jz 11:16 Porque, subindo Israel do Egito, andou pelo deserto
                               até ao Mar Vermelho, e chegou até Cades.
                Jz 11:17 E Israel enviou mensageiros ao rei dos edomitas, dizendo:
                               Rogo-te que me deixes passar pela tua terra.
                                               Porém o rei dos edomitas não lhe deu ouvidos;
                               enviou também ao rei dos moabitas, o qual igualmente
                                               não consentiu; e assim Israel ficou em Cades.
                Jz 11:18 Depois andou pelo deserto e rodeou a terra dos edomitas
                               e a terra dos moabitas, e veio do nascente do sol à terra dos
                                               moabitas, e alojou-se além de Arnom;
                                                               porém não entrou nos limites dos moabitas,
                                                               porque Arnom é limite dos moabitas.
                Jz 11:19 Mas Israel enviou mensageiros a Siom, rei dos amorreus,
                               rei de Hesbom; e disse-lhe Israel:
                               Deixa-nos, peço-te, passar pela tua terra até ao meu lugar.
                Jz 11:20 Porém Siom não confiou em Israel para este passar
                               nos seus limites; antes Siom ajuntou todo o seu povo,
                                               e se acamparam em Jasa, e combateu contra Israel.
                Jz 11:21 E o SENHOR Deus de Israel deu a Siom,
                               com todo o seu povo, na mão de Israel, que os feriu;
                               e Israel tomou por herança toda a terra dos amorreus
                                               que habitavam naquela região.
                Jz 11:22 E por herança tomaram todos os limites dos amorreus,
                               desde Arnom até Jaboque, e desde o deserto até ao Jordão.
                Jz 11:23 Assim o SENHOR Deus de Israel desapossou os amorreus
                               de diante do seu povo de Israel; e os possuirias tu?
                Jz 11:24 Não possuirias tu aquilo que Quemós, teu deus,
                               desapossasse de diante de ti?
                Assim possuiremos nós todos quantos o SENHOR nosso Deus
                               desapossar de diante de nós.
                Jz 11:25 Agora, pois, és tu ainda melhor do que Balaque,
                               filho de Zipor, rei dos moabitas?
                Porventura contendeu ele em algum tempo com Israel,
                               ou pelejou alguma vez contra ele?
                Jz 11:26 Enquanto Israel habitou trezentos anos em Hesbom
                               e nas suas vilas, e em Aroer e nas suas vilas,
                                               em todas as cidades que estão ao longo de Arnom,
                                                               por que o não recuperastes naquele tempo?
                Jz 11:27 Tampouco pequei eu contra ti! Porém tu usas mal comigo em
                               pelejar contra mim; o SENHOR, que é juiz,
                                               julgue hoje entre os filhos de Israel
                                                               e entre os filhos de Amom.
Jz 11:28 Porém o rei dos filhos de Amom não deu ouvidos
                às palavras que Jefté lhe enviou.
Jz 11:29 Então o Espírito do SENHOR veio sobre Jefté,
                e atravessou ele por Gileade e Manassés,
                               passando por Mizpá de Gileade, e de Mizpá de Gileade
                                               passou até aos filhos de Amom.
                Jz 11:30 E Jefté fez um voto ao SENHOR, e disse:
                               Se totalmente deres os filhos de Amom na minha mão,
                               Jz 11:31 Aquilo que, saindo da porta de minha casa,
                                               me sair ao encontro, voltando eu dos filhos de Amom
                                                               em paz, isso será do SENHOR,
                                                                              e o oferecerei em holocausto.
                Jz 11:32 Assim Jefté passou aos filhos de Amom,
                               a combater contra eles; e o SENHOR os deu na sua mão.
                Jz 11:33 E os feriu com grande mortandade, desde Aroer até chegar a
                               Minite, vinte cidades, e até Abel-Queramim;
                                               assim foram subjugados os filhos de Amom
                                                               diante dos filhos de Israel.
                Jz 11:34 Vindo, pois, Jefté a Mizpá, à sua casa,
                               eis que a sua filha lhe saiu ao encontro com adufes
                                               e com danças; e era ela a única filha;
                                                               não tinha ele outro filho nem filha.
                Jz 11:35 E aconteceu que, quando a viu, rasgou as suas vestes,
                               e disse: Ah! filha minha, muito me abateste,
                                               e estás entre os que me turbam!
                                               Porque eu abri a minha boca ao SENHOR,
                                                               e não tornarei atrás.
                Jz 11:36 E ela lhe disse:
                               Meu pai, tu deste a palavra ao SENHOR, faze de mim
                                               conforme o que prometeste;
                                               pois o SENHOR te vingou dos teus inimigos,
                                                               os filhos de Amom.
                Jz 11:37 Disse mais a seu pai: Conceda-me isto:
                               Deixa-me por dois meses que vá, e desça pelos montes,
                                               e chore a minha virgindade,
                                                               eu e as minhas companheiras.
                Jz 11:38 E disse ele:
                               Vai. E deixou-a ir por dois meses; então foi ela com as suas
                               companheiras, e chorou a sua virgindade pelos montes.
                Jz 11:39 E sucedeu que, ao fim de dois meses, tornou ela para seu pai,
                               o qual cumpriu nela o seu voto que tinha feito;
                                               e ela não conheceu homem;
                               e daí veio o costume de Israel,
                                               Jz 11:40 Que as filhas de Israel iam de ano em ano
                                                               lamentar, por quatro dias, a filha de Jefté,
                                                                              o gileadita.
A história de Jefté ainda não acabou e continuará no próximo capítulo, sendo ele o oitavo juiz sobre Israel.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
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