Continuamos ainda na segunda parte de três de nossa
divisão proposta, conforme BEG, que fala dos ciclos dos juízes: B. Os doze
ciclos – 3:7 a 16:31.
Já vimos cinco juízes: Otniel, de Judá; Eúde, de
Benjamim e Sangar, filho de Anate; Débora, juíza e profetiza; Gideão, de
Manasses e agora neste capítulo o sexto, sétimo e oitavo juiz: Tola, de Issacar
– vs. 1-2; Jair, de Manassés - 3-5; 8 e Jefté, de Manassés – vs. 6-12 a Jz 12:7.
Embora Abimeleque, filho de Gideão, tenha sido
citado no vs. primeiro como juiz, ele não foi relacionado entre os doze. O seu
tempo de liderança, mais de três anos, nem é contado.
Sobre esses dois juízes que lideraram Israel antes
de Jefté nada é dito em acréscimo em lugar algum da Bíblia e assim ficamos
impossibilitados de tecer qualquer comentário a respeito, exceto Jair que
parecia muito próspero, por causa de seus trinta filhos, trinta jumentos e
trinta cidades.
Tola liderou Israel por 23 anos e Jair por 22 anos.
Pela ausência de registros e comentários e pela duração de suas lideranças que
somadas dão um tempo de 55 anos, vemos que a mão e a graça e a misericórdia de
Deus estiveram presentes em Israel dando a eles condições de prosperarem.
Morrendo ambos os juízes, cá estamos nós de volta ao
ciclo de Israel e agora vem o ciclo do pecado e da entrega à idolatria e aos
deuses estranhos que somente traziam desgraça para todo o povo de Israel.
Assim, por causa disso, acendeu-se novamente a ira
do Senhor contra o povo e Deus os entregou nas mãos dos filisteus e nas mãos
dos filhos de Amon. Foram 18 anos de opressão e o povo já não aguentava mais
tanto sofrimento e perseguição.
No seu desespero, clamaram ao Senhor com todas as
suas forças e confessaram os seus pecados, contudo o Senhor não parecia
disposto a ajudá-los porque não via neles arrependimento. O Senhor lhes falou
de suas vitórias que ele deu a eles junto aos povos egípcios, amorreus,
amonitas, filisteus, sidônios, amalequitas, maonitas.
Israel conhecia os seus pecados, por isso tinha
citado eles nas suas orações pedindo livramento do Senhor. Eles confessaram que
deixaram o Senhor (o desprezaram, o rejeitaram) e foram servir aos baalins.
Quando nos entregamos ao pecado, nós não vamos de boa, mas deliberadamente,
totalmente vendidos e entregues. O verso 7, nesta tradução - Versão Almeida Corrigida e Fiel (ACF) -até fala que
o Senhor os vendeu. Em outras traduções, por exemplo ARA, diz que o Senhor os
entregou.
Iremos entender isso, com o apóstolo dos gentios,
Paulo em Romanos quando ele explica o ciclo do pecado também nas vidas
particulares de cada um de nós que por havermos rejeitado o Senhor, ele nos
entrega às nossas concupiscências, às imundícias e a nós mesmos para, com
avidez, mergulharmos ainda mais no pecado.
Deus não quis atendê-los de forma alguma e mandou-os
buscar os seus deuses, mas o povo insistiu com Deus e deu um passo a mais que a
simples confissão, eles agora retiraram aquilo que os fazia tropeçar e daí
passam a adorar somente ao Senhor.
A partir desse momento, Deus cede às suas orações e
os ajuda. O povo de Israel prestes a ser atacado e destruído, se reúne em Mispa
à busca de um líder que os lidere, liberte e os julgue. Eles começam a buscar e
a prometer que o futuro líder os governaria sobre todos os moradores de
Gileade.
Jz
10:1 E depois de Abimeleque, se levantou, para livrar a Israel,
Tola, filho de Puá, filho de
Dodo, homem de Issacar;
e habitava em
Samir, na montanha de Efraim.
Jz 10:2 E julgou a Israel vinte
e três anos; e morreu,
e foi sepultado
em Samir.
Jz
10:3 E depois dele se levantou Jair, gileadita, e julgou a Israel
vinte e dois anos. Jz 10:4 E
tinha este trinta filhos,
que cavalgavam
sobre trinta jumentos; e tinham trinta
cidades,
a que chamaram Havote-Jair,
até ao dia de
hoje; as quais estão na terra de Gileade.
Jz 10:5 E morreu Jair, e foi
sepultado em Camom.
Jz 10:6 Então tornaram os filhos
de Israel a fazer o que era mau aos
olhos do SENHOR,
e serviram
aos
baalins, e a Astarote, e aos deuses da
Síria,
e
aos deuses de Sidom, e aos deuses de Moabe,
e
aos deuses dos filhos de Amom,
e
aos deuses dos filisteus;
e deixaram ao
SENHOR, e não o serviram.
Jz
10:7 E a ira do SENHOR se acendeu contra Israel;
e vendeu-os nas mãos dos filisteus, e nas mãos
dos filhos de Amom.
Jz 10:8 E naquele mesmo ano
oprimiram e vexaram aos filhos de
Israel; dezoito
anos oprimiram a todos os filhos de Israel
que estavam além
do Jordão, na terra dos amorreus,
que está em
Gileade.
Jz 10:9 Até os filhos de Amom
passaram o Jordão,
para pelejar
também contra Judá, e contra Benjamim,
e contra a casa
de Efraim;
de
modo que Israel ficou muito angustiado.
Jz 10:10 Então os filhos de
Israel clamaram ao SENHOR, dizendo:
Contra ti havemos
pecado, visto que deixamos a nosso Deus,
e
servimos aos baalins.
Jz 10:11 Porém o SENHOR disse
aos filhos de Israel:
Porventura dos
egípcios, e dos amorreus, e dos filhos de
Amom,
e dos filisteus, Jz 10:12 E dos sidônios,
e
dos amalequitas, e dos maonitas,
que vos oprimiam,
quando a mim clamastes,
não
vos livrei das suas mãos?
Jz 10:13 Contudo
vós me deixastes a mim, e servistes a outros
deuses;
pelo que não vos livrarei mais.
Jz 10:14 Ide, e
clamai aos deuses que escolhestes;
que
eles vos livrem no tempo do vosso aperto.
Jz 10:15 Mas os filhos de Israel
disseram ao SENHOR:
Pecamos; faze-nos
conforme a tudo quanto te parecer bem
aos
teus olhos; tão-somente te rogamos
que
nos livres nesta vez.
Jz 10:16 E tiraram os deuses
alheios do meio de si,
e serviram ao
SENHOR; então se angustiou a sua alma
por
causa da desgraça de Israel.
Jz 10:17 E os filhos de Amom se
reuniram e se acamparam em
Gileade; e também
os de Israel se congregaram,
e
se acamparam em Mizpá.
Jz 10:18 Então o povo e os
príncipes de Gileade disseram
uns aos outros:
Quem será o homem que começará
a
pelejar contra os filhos de Amom?
Ele será por cabeça
de todos os moradores de Gileade.
Agora, somente estava faltando um líder e o povo já
estava preparado e obediente ao Senhor. Despertaram do sono do pecado e estavam
livres dos embaraços dos seus deuses estranhos. Deus já estava preparando a
Jefté, homem valente, mas filho de uma prostituta. Vejamos isso no próximo
capítulo.
Terminaremos neste capítulo a história de Gideão.
Como já dissemos, algumas vezes, desde Gideão, as lideranças passaram a oscilar
em lideranças positivas e fortes e lideranças negativas e fracas. No final
deste livro ficará claro e evidente que os juízes não tinham condições de
liderar nem libertar Israel. Isso seria o gancho necessário para a instituição
da monarquia em Israel.
É por isso que essas necessidades e fracassos dos
juízes apontavam para outro tipo de liderança a qual seria a monarquia, um rei
para o povo e fiel à aliança que pudesse conduzi-los e guiá-los diante de todos
os desafios como se fossem uma nação unida e forte.
Vimos, sobre Gideão, nos capítulos anteriores: - a
pecaminosidade em Israel quando Gideão foi chamado – vs. 1-10; - o seu chamado
para ser um libertador – vs. 11-32; - sua dificuldade em crer na promessa de
Deus – que começou em 6:33-40 e terminou no 7:18. No capítulo 7, também vimos
Gideão livrando Israel de Midiã cuja história se prolongou até o capitulo 8:21.
Depois, entramos na conclusão com a perversidade em Israel quando Gideão
faleceu – 8:22-32. Por fim, agora, estamos vendo a história do filho de Gideão
com uma concubina, Abimeleque: 8:33 – 9:57.
Abimeleque, assim que seu pai morreu, resolveu agir
e se tornar rei em Israel. Gideão tinha se negado a isso, mas tinha usufruído
de algumas regalias reais. Embora não fosse oficialmente um rei, era, de fato,
como um rei. E ele tinha gerado muitos filhos, 70 e entre eles, um especial,
Abimeleque, de uma de suas concubinas.
O menino parecia revoltado por isso uma vez que fica
claro no texto bíblico a ênfase nesse fato. No entanto, ele não era passivo,
mas vingativo e ambicioso. Tratou-se logo de se livrar de todos os seus irmãos
e os matou a todos numa pedra.
Ele somente agiu assim depois de ter convencido os
cidadãos de Siquém e a casa de Milo a tê-lo como rei ao invés dos setenta
filhos de seu pai. Ele conquistara o poder e fora rei ainda por três anos. Seu
reino tinha um nascedouro de sangue e violência que a terra logo vindicaria.
Jotão, um dos filhos de Jerubaal, conseguiu fugir e
se esconder da matança real. Jotão então fala aos cidadãos de Siquém e à casa
de Milo e lhes conta uma parábola sobre árvores que foram convidadas a reinar e
cada uma se recusou, até que apareceu um espinheiro que aceitou.
As árvores convidadas pelas outras árvores foram a
oliveira, a figueira e a videira, todas árvores úteis, frutíferas, vistosas e
formosas. O espinheiro aceitou e ofereceu abrigo às suas sombras!
Que sombra tem um espinheiro? Ele conclui apelando
para a justiça, o bom-senso e para Deus que eles estavam sendo injustos e
desleais ao assim deixarem Abimeleque reinar sobre eles e os acusou de
assassinato e desprezo a Gideão e sua prole que muito tinha feito por eles.
Em fim, lança-lhes uma maldição a fim de que a
destruição começando por Abimeleque destrua Siquém, a casa de Milo e depois a
casa de Milo e Siquém destruam Abimeleque. Três anos durou seu reinado, até que
Deus enviou um mau espírito entre Abimeleque e os cidadãos de Siquém; e estes
se houveram aleivosamente contra Abimeleque.
As palavras proféticas de Jotão começaram a se
cumprir e logo a destruição seria terrível entre ambas as partes.
Os de Siquém começam a armar emboscadas e trazem
grandes transtornos a Abimeleque. Também se levanta Gaal, filho de Ebede, com
seus irmãos (Gaal era um descendente de Hamor, pai de Siquém - vs. 28 - que também buscou o direito de
reinar com base em seus antepassados) e se ajunta aos de Siquém e se preparam
para uma grande rebelião com Gaal no comando, querendo claramente com isso
usurpar o trono ilegítimo de Abimeleque.
Zebul ouve as palavras atrevidas de Gaal e sua
afronta contra ele e passa as informações do tumulto a Abimeleque e a confusão
está armada e a destruição começará.
Abimeleque junta quatro tropas com ele,
provavelmente da mesma estirpe que montara as primeiras, pagando desocupados,
mercenários e outros homens violentos para lhe servirem e sai contra Siquém e a
aniquila e bem assim começa a aniquilar todos os seus inimigos até que numa
perseguição, já perto do final e de sua conquista e triunfo, estando próximo de
uma torre forte, na entrada, quando estava prestes a por fogo na porta, uma
mulher pega uma pedra de moinho e de lá de cima da torre arrebenta o crânio de
Abimeleque.
Seu ferimento foi muito grave e ele estava para
morrer e não quis morrer pelas mãos de uma mulher e pede para seu moço que
conduzia as suas armas que o matasse ali. Ele obedece e o transpassa com sua
espada pondo assim um fim nesta triste e lamentável história de terror.
Foi em cima de uma pedra que Abimeleque matou os
seus irmãos e foi justamente uma pedra que quebrou o seu crânio. Tanto ele,
Abimeleque como Saul são benjamitas e tentaram governar todo o Israel. Ambos
foram atormentados por espíritos malignos quando começaram a perder seus
respectivos reinos. Até o golpe final da morte de ambos foi semelhante, feito
por seu escudeiro. Isso já criava no povo uma aversão natural a Benjamim como
líder de Israel.
Jz
9:1 E Abimeleque, filho de Jerubaal, foi a Siquém, aos irmãos de sua mãe,
e falou-lhes e a toda a geração
da casa do pai de sua mãe, dizendo:
Jz
9:2 Falai, peço-vos, aos ouvidos de todos os cidadãos de Siquém:
Qual é melhor para vós, que
setenta homens, todos os filhos de
Jerubaal, dominem
sobre vós, ou que um homem sobre vós
domine?
Lembrai-vos também de que sou osso vosso
e
carne vossa.
Jz 9:3 Então os irmãos de sua
mãe falaram acerca dele perante
os ouvidos de
todos os cidadãos de Siquém todas aquelas
palavras;
e o coração deles se inclinou a seguir
Abimeleque,
porque disseram: É nosso irmão.
Jz 9:4 E deram-lhe setenta peças
de prata, da casa de Baal-Berite;
e com elas alugou
Abimeleque uns homens ociosos e levianos,
que
o seguiram.
Jz
9:5 E veio à casa de seu pai, a Ofra e matou a seus irmãos,
os filhos de Jerubaal, setenta
homens, sobre uma pedra.
Porém Jotão, filho menor de
Jerubaal, ficou,
porque se tinha
escondido.
Jz 9:6 Então se ajuntaram todos
os cidadãos de Siquém,
e toda a casa de
Milo; e foram, e constituíram a Abimeleque
rei,
junto ao carvalho alto que está perto de Siquém.
Jz 9:7 E, dizendo-o a Jotão, foi
e pôs-se no cume do monte de Gerizim,
e levantou a sua
voz, e clamou e disse-lhes:
Ouvi-me,
cidadãos de Siquém, e Deus vos ouvirá a vós;
Jz 9:8 Foram uma vez as árvores
a ungir para si um rei,
e disseram à
oliveira: Reina tu sobre nós.
Jz 9:9 Porém a oliveira lhes
disse:
Deixaria eu a
minha gordura, que Deus e os homens em mim
prezam,
e iria pairar sobre as árvores?
Jz 9:10 Então disseram as
árvores à figueira:
Vem tu, e reina
sobre nós. Jz 9:11 Porém a figueira lhes
disse:
Deixaria eu a minha doçura, o meu bom fruto,
e
iria pairar sobre as árvores?
Jz 9:12 Então disseram as
árvores à videira:
Vem tu, e reina
sobre nós. Jz 9:13 Porém a videira lhes disse:
Deixaria
eu o meu mosto, que alegra a Deus e aos
homens,
e iria pairar sobre as árvores?
Jz 9:14 Então todas as árvores
disseram ao espinheiro:
Vem tu, e reina
sobre nós. Jz 9:15 E disse o espinheiro às
árvores:
Se, na verdade, me ungis por rei sobre vós,
vinde,
e confiai-vos debaixo da minha sombra;
mas, se não, saia
fogo do espinheiro
que
consuma os cedros do Líbano.
Jz 9:16 Agora, pois, se é que em
verdade e sinceridade agistes,
fazendo rei a
Abimeleque, e se bem fizestes para com
Jerubaal e para
com a sua casa, e se com ele usastes
conforme
ao merecimento das suas mãos
Jz 9:17 (Porque meu pai pelejou
por vós, e desprezou a sua vida,
e vos livrou da
mão dos midianitas;
Jz 9:18 Porém vós hoje vos
levantastes contra a casa de meu pai,
e matastes a seus
filhos, setenta homens, sobre uma pedra;
e
a Abimeleque, filho da sua serva,
fizestes reinar
sobre os cidadãos de Siquém,
porque
é vosso irmão);
Jz 9:19 Pois, se em verdade e
sinceridade usastes com Jerubaal
e com a sua casa
hoje, alegrai-vos com Abimeleque,
e
também ele se alegre convosco.
Jz 9:20 Mas, se não, saia fogo
de Abimeleque,
e consuma aos
cidadãos de Siquém, e a casa de Milo;
e saia fogo dos cidadãos de
Siquém, e da casa de Milo,
que consuma a
Abimeleque.
Jz 9:21 Então partiu Jotão, e
fugiu e foi para Beer;
e ali habitou por
medo de Abimeleque, seu irmão.
Jz
9:22 Havendo, pois, Abimeleque dominado três anos sobre Israel,
Jz 9:23 Enviou Deus um mau
espírito entre Abimeleque
e os cidadãos de
Siquém;
e estes se
houveram aleivosamente contra Abimeleque;
Jz 9:24 Para que a violência
feita aos setenta filhos de Jerubaal
viesse, e o seu
sangue caísse sobre Abimeleque, seu irmão,
que
os matara, e sobre os cidadãos de Siquém,
que fortaleceram
as mãos dele para matar a seus irmãos;
Jz
9:25 E os cidadãos de Siquém puseram contra ele
quem lhe armasse emboscadas
sobre os cumes dos montes;
e a todo aquele
que passava pelo caminho
junto a eles o
assaltavam; e contou-se isso a Abimeleque.
Jz 9:26 Veio também Gaal, filho
de Ebede, com seus irmãos,
e passaram a
Siquém;
e
os cidadãos de Siquém confiaram nele.
Jz 9:27 E saíram ao campo, e
vindimaram as suas vinhas,
e pisaram as
uvas, e fizeram festas; e foram à casa de seu
deus,
e comeram, e beberam,
e
amaldiçoaram a Abimeleque.
Jz 9:28 E disse Gaal, filho de
Ebede:
Quem é
Abimeleque, e quem é Siquém, para que o sirvamos?
Não é porventura
filho de Jerubaal?
E não é Zebul o
seu mordomo?
Servi antes aos
homens de Hamor, pai de Siquém;
pois,
por que razão serviríamos nós a ele?
Jz 9:29 Ah! se
este povo estivera na minha mão,
eu
expulsaria a Abimeleque. E diria a Abimeleque:
Multiplica
o teu exército, e sai.
Jz 9:30 E, ouvindo Zebul, o
maioral da cidade, as palavras de Gaal,
filho de Ebede,
se acendeu a sua ira;
Jz 9:31 E enviou astutamente
mensageiros a Abimeleque, dizendo:
Eis que Gaal,
filho de Ebede, e seus irmãos vieram a Siquém,
e
eis que eles estão sublevando esta cidade contra ti.
Jz 9:32 Levanta-te, pois, de
noite, tu e o povo que tiveres contigo,
e põe emboscadas
no campo. Jz 9:33 E levanta-te pela manhã
ao
sair o sol, e dá de golpe sobre a cidade;
e eis que, saindo
contra ti, ele e o povo que tiver com ele,
faze-lhe
como puderes.
Jz
9:34 Levantou-se, pois, Abimeleque, e todo o povo que com ele havia,
de noite, e puseram emboscadas a
Siquém, com quatro tropas.
Jz 9:35 E Gaal, filho de Ebede,
saiu, e pôs-se à entrada da porta da
cidade; e
Abimeleque, e todo o povo que com ele havia,
se
levantou das emboscadas.
Jz 9:36 E, vendo Gaal aquele
povo, disse a Zebul:
Eis que desce
gente dos cumes dos montes.
Zebul, ao contrário, lhe disse:
As sombras dos
montes vês como se fossem homens.
Jz 9:37 Porém Gaal ainda tornou
a falar, e disse:
Eis ali desce
gente do meio da terra, e uma tropa vem do
caminho
do carvalho de Meonenim.
Jz 9:38 Então lhe disse Zebul:
Onde está agora a
tua boca, com a qual dizias:
Quem é Abimeleque, para que o
sirvamos? Não é este porventura o
povo que
desprezaste? Sai pois, peço-te, e peleja contra ele.
Jz 9:39 E saiu Gaal à vista dos
cidadãos de Siquém,
e pelejou contra
Abimeleque.
Jz 9:40 E Abimeleque o perseguiu
porquanto fugiu de diante dele;
e muitos feridos
caíram até à entrada da porta da cidade.
Jz 9:41 E Abimeleque ficou em
Aruma. E Zebul expulsou a Gaal
e a seus irmãos,
para que não pudessem habitar em Siquém.
Jz 9:42 E sucedeu no dia
seguinte que o povo saiu ao campo;
disto foi avisado
Abimeleque. Jz 9:43 Então tomou o povo,
e o repartiu em três tropas, e
pôs emboscadas no campo;
e olhou, e eis
que o povo saía da cidade, e levantou-se contra
ele,
e o feriu.
Jz 9:44 Porque Abimeleque, e as
tropas que com ele havia,
romperam de
improviso, e pararam à entrada da porta da
cidade;
e as outras duas tropas deram de improviso
sobre
todos quantos estavam no campo, e os feriram.
Jz 9:45 E Abimeleque pelejou
contra a cidade todo aquele dia,
e tomou a cidade,
e matou o povo que nela havia;
e
assolou a cidade, e a semeou de sal.
Jz 9:46 O que ouvindo todos os
cidadãos da torre de Siquém,
entraram na
fortaleza, na casa do deus Berite.
Jz 9:47 E contou-se a Abimeleque
que todos os cidadãos da torre
de Siquém se
haviam congregado.
Jz 9:48 Subiu, pois, Abimeleque
ao monte Salmom,
ele e todo o povo
que com ele havia; e Abimeleque tomou na
sua
mão um machado, e cortou um ramo de árvore,
e o levantou, e
pô-lo ao seu ombro, e disse ao povo,
que
com ele havia:
O que me vistes fazer
apressai-vos a fazê-lo assim como eu.
Jz
9:49 Assim, pois, cada um de todo o povo, também cortou o seu ramo
e seguiu a Abimeleque; e pondo
os ramos junto da fortaleza,
queimaram-na a
fogo com os que nela estavam,
de
modo que todos os da torre de Siquém morreram,
uns
mil homens e mulheres.
Jz 9:50 Então Abimeleque foi a
Tebes e a sitiou, e a tomou.
Jz 9:51 Havia, porém, no meio da
cidade uma torre forte;
e todos os homens
e mulheres, e todos os cidadãos da cidade
se
refugiaram nela, e fecharam após si as portas,
e
subiram ao eirado da torre.
Jz 9:52 E Abimeleque veio até à
torre, e a combateu;
e chegou-se até à
porta da torre, para a incendiar.
Jz 9:53 Porém uma mulher lançou
um pedaço de uma mó
sobre a cabeça de
Abimeleque; e quebrou-lhe o crânio.
Jz 9:54 Então chamou logo ao
moço, que levava as suas armas,
e disse-lhe:
Desembainha a tua espada, e mata-me;
para
que não se diga de mim: Uma mulher o matou.
E o moço o
atravessou e ele morreu.
Jz 9:55 Vendo, pois, os homens
de Israel que Abimeleque já era morto,
foram-se cada um para
o seu lugar.
Jz 9:56 Assim Deus fez tornar
sobre Abimeleque o mal que tinha feito
a seu pai,
matando a seus setenta irmãos.
Jz 9:57 Como também todo o mal
dos homens de Siquém fez tornar
sobre a cabeça
deles; e a maldição de Jotão,
filho
de Jerubaal, veio sobre eles.
Interessante e bela a história de Gideão, mas
manchada pela violência, pela ignorância, pelo pecado, pela natureza maligna
que estava presente na dos inimigos e até na vida dos heróis.
Fiquei assustado em conhecer esses fatos e saber
como somos podres por conta de nossa depravação total. A partir dos próximos
juízes como já dito anteriormente, ocorrerá oscilações entre bons e péssimos
juízes, justamente dando assim a base para o estabelecimento da monarquia em
Israel.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita podendo conter gráficos, tabelas, imagens e textos e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
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Paulo Freire – Uma avaliação relâmpago
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É sempre surpreendente, para mim, ver que a maioria das referências feitas
ao professor Paulo Freire (1921-1997) são benevolentes e eivadas de
admiração. ...
TRANSTORNANDO O CALVINISMO
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A doutrina Calvinista é a mais bela expressão do ensino bíblico
transmitida a nós pelo seu maior representante - João Calvino. É claro, a
de se ori...