Há algo bom em retornar às raízes. Quando se trata do cristianismo evangélico, suas raízes são encontradas no solo da Reforma Protestante do século XVI. Assim como os reformadores protestaram contra o ensino corrupto da Igreja Católica Romana, hoje a própria igreja evangélica tem necessidade de uma reforma. Em O que é Teologia Reformada?, Dr. R.C. Sproul oferece uma compreensível introdução à teologia reformada. Colocando de forma simples, teologia reformada é a teologia dos reformados protestantes e o âmago da fé protestante histórica. Como C.H. Spurgeon disse certa vez, a teologia reformada é nada mais do que o cristianismo bíblico.
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Há algo bom em retornar às raízes. Quando se trata do cristianismo evangélico, suas raízes são encontradas no solo da Reforma Protestante do século XVI. Assim como os reformadores protestaram contra o ensino corrupto da Igreja Católica Romana, hoje a própria igreja evangélica tem necessidade de uma reforma. Em O que é Teologia Reformada?, Dr. R.C. Sproul oferece uma compreensível introdução à teologia reformada. Colocando de forma simples, teologia reformada é a teologia dos reformados protestantes e o âmago da fé protestante histórica. Como C.H. Spurgeon disse certa vez, a teologia reformada é nada mais do que o cristianismo bíblico.
Ainda estamos vendo a história de Gideão que será
concluída no capítulo 9. Desde Gideão, as lideranças passaram a oscilar em
lideranças positivas e fortes e lideranças negativas e fracas. No final do
livro ficará claro e evidente que os juízes não tinham condições de liderar nem
libertar Israel. Isso seria o gancho necessário para a instituição da monarquia
em Israel.
É por isso que essas necessidades e fracassos dos
juízes apontavam para outro tipo de liderança a qual seria a monarquia, um rei
para o povo e fiel à aliança que pudesse conduzi-los e guiá-los diante de todos
os desafios como se fossem uma nação unida e forte.
Ainda estamos, no presente capítulo, vendo a história
de Gideão que ocupará nossas reflexões até o capítulo 9. Nos capítulos anteriores,
vimos: - a pecaminosidade em Israel quando Gideão foi chamado – vs. 1-10; - o
seu chamado para ser um libertador – vs. 11-32; - sua dificuldade em crer na
promessa de Deus – que começou em 6:33-40 e terminou no 7:18. No capítulo 7,
também vimos Gideão livrando Israel de Midiã cuja história se prolongou até o
capitulo 8:21 (veremos agora). Depois, entraremos na conclusão com a
perversidade em Israel quando Gideão faleceu – 8:22-32. Por fim, veremos a
história do filho de Gideão com uma concubina, Abimeleque: 8:33 – 9:57.
Gideão era bem fértil e teve ao todo 70 filhos, dentre
os quais Abimeleque – vs. 31. O relato de sua jornada vai até o momento da
geração desse seu filho e depois, vem o relato de sua morte, em boa velhice.
Seu sepultamento ocorreu no sepulcro de Joás, seu pai, em Ofra dos abiezritas.
Esse capítulo começa com os homens de Efraim
perseguindo Gideão para obterem dele explicações porque eles não foram chamados
para irem pelejar contra os midianitas. A sua resposta agradou eles quando Gideão
os elogiou.
Aqueles 300 homens estavam perseguindo um exército de
uns 15000 homens que restaram de um saldo inicial de 135000, ou seja, 120000
deles já haviam sido subjugados. Nenhum dos trezentos tinham sofrido qualquer
dano, mas estavam cansados, famintos.
Gideão procura abrigo e comida para eles nas cidades
de Sucote e Penuel, mas lhes é negado porque disseram eles que ainda não tinham
vencido a guerra e os principais líderes dos midianitas não estavam presos sob
custódia dele. Gideão promete vingança no retorno.
A caçada tem prosseguimento e num momento de descuido
do enorme exército perseguido, Gideão os ataca e os fere. Seus lideres Zeba e
Salmuna fogem desesperados até que Gideão e seus trezentos os capturam e
desbaratam assim todo exército inimigo.
Volta Gideão pela terra e ai cumpre o que falara aos
que lhe negaram ajuda e castiga e pune os habitantes de Sucote e Penuel. Gideão
ainda tem consigo aqueles trezentos homens valentes! A Bíblia fala de um só
homem perseguindo 1000 - Josué 23:10 Um
só homem dentre vós perseguirá mil, pois o SENHOR, vosso Deus, é quem peleja
por vós, como já vos prometeu.
Não foi o caso aqui, pois a proporção ficou em torno
de 1:450. Mas que foi incrível, foi mesmo. Parece até piada ou filme de cinema
que um exército tão pequeno fora capaz de tão grandes feitos.
A vitória de Gideão repercutiu em toda terra e ele foi
aclamado e reverenciado a ponto de eles desejarem que ele se tornasse seu rei,
mas este recusou-se reinar sobre eles, embora tenha se beneficiado de regalias reais
como os despojos requeridos e o seu harem de mulheres.
A terra novamente encontra a paz enquanto o líder
Gideão vive. Foram 40 anos de paz e prosperidade. Infelizmente Gideão também
construiu a sua própria estola sacerdotal. Isso tornou-se laço para ele, sua
família e o povo, fazendo com que Israel se desviasse dos caminhos do Senhor
para ir atrás de outros deuses.
Gideão morre em ditosa velhice e com sua morte, volta
o ciclo do pecado e da prostituição. Israel vai após os baalins e colocam a
Baal-Berite por seu Deus. Esqueceram-se de Deus, de Gideão, dos benefícios e
obras do Senhor e ainda não usaram de benevolência com a casa de Jerubaal,
segundo o bem que fizera a Israel.
Jz
8:1 Então os homens de Efraim lhes disseram:
Que é isto que nos fizeste, que
não nos chamaste,
quando foste
pelejar contra os midianitas?
E
contenderam com ele fortemente.
Jz
8:2 Porém ele lhes disse:
Que mais fiz eu agora do que vós?
Não são porventura os rabiscos
de Efraim melhores
do que a vindima de Abiezer?
Jz 8:3 Deus vos deu na vossa mão
os príncipes dos midianitas,
Orebe e Zeebe; que
mais pude eu fazer do que vós?
Então a sua ira se abrandou para
com ele, quando falou esta palavra. Jz 8:4 E, como Gideão veio ao Jordão,
passou com os trezentos homens
que com ele estavam, já cansados,
mas ainda perseguindo.
Jz
8:5 E disse aos homens de Sucote:
Dai, peço-vos, alguns pedaços de
pão ao povo,
que segue as
minhas pisadas; porque estão cansados,
e eu vou ao
encalço de Zeba e Salmuna, reis dos midianitas.
Jz
8:6 Porém os príncipes de Sucote disseram:
Estão já, Zeba e Salmuna, em tua
mão, para que demos pão
ao teu exército?
Jz
8:7 Então disse Gideão:
Pois quando o SENHOR der na minha
mão a Zeba e a Salmuna,
trilharei a vossa
carne com os espinhos do deserto,
e
com os abrolhos.
Jz 8:8 E dali subiu a Penuel, e
falou-lhes da mesma maneira;
e os homens de
Penuel lhe responderam como os homens
de
Sucote lhe haviam respondido.
Jz 8:9 Por isso também falou aos
homens de Penuel, dizendo:
Quando eu voltar
em paz, derribarei esta torre.
Jz
8:10 Estavam, pois, Zeba e Salmuna em Carcor, e os seus exércitos
com eles, uns quinze mil homens,
todos os que restaram do exército
dos filhos do
oriente; e os que caíram foram cento e vinte mil
homens,
que puxavam da espada.
Jz 8:11 E subiu Gideão pelo
caminho dos que habitavam em tendas,
para o oriente de
Nobá e Jogbeá; e feriu aquele exército,
porquanto
o exército estava descuidado.
Jz 8:12 E fugiram Zeba e Salmuna;
porém ele os perseguiu,
e tomou presos a
ambos os reis dos midianitas,
a
Zeba e a Salmuna, e afugentou a todo o exército.
Jz
8:13 Voltando, pois, Gideão, filho de Joás, da peleja, antes do nascer do sol,
Jz 8:14 Tomou preso a um moço dos
homens de Sucote, e lhe fez
perguntas; o qual
lhe deu por escrito os nomes dos príncipes
de
Sucote, e dos seus anciãos, setenta e sete homens.
Jz
8:15 Então veio aos homens de Sucote, e disse:
Vede aqui a Zeba e a Salmuna, a
respeito dos quais desprezivelmente
me escarnecestes,
dizendo: Estão já, Zeba e Salmuna,
na
tua mão, para que demos pão aos teus homens,
já
cansados?
Jz 8:16 E tomou os anciãos
daquela cidade, e os espinhos do deserto,
e os abrolhos; e com
eles ensinou aos homens de Sucote.
Jz 8:17 E derrubou a torre de
Penuel, e matou os homens da cidade.
Jz
8:18 Depois perguntou a Zeba e a Salmuna:
Que homens eram os que matastes
em Tabor? E disseram:
Como és tu, assim
eram eles; cada um parecia filho de rei.
Jz
8:19 Então disse ele:
Meus irmãos eram, filhos de minha
mãe; vive o SENHOR, que,
se os tivésseis
deixado com vida, eu não vos mataria.
Jz
8:20 E disse a Jeter, seu primogênito:
Levanta-te, mata-os. Porém o moço
não puxou da sua espada,
porque temia;
porquanto ainda era jovem.
Jz
8:21 Então disseram Zeba e Salmuna:
Levanta-te, e acomete-nos;
porque, qual o homem, tal a sua valentia. Levantou-se, pois, Gideão, e matou a
Zeba e a Salmuna,
e tomou os ornamentos que estavam
nos pescoços dos seus camelos.
Jz
8:22 Então os homens de Israel disseram a Gideão:
Domina sobre nós, tanto tu, como
teu filho e o filho de teu filho;
porquanto nos
livraste da mão dos midianitas.
Jz
8:23 Porém Gideão lhes disse:
Sobre vós eu não dominarei, nem
tampouco meu filho
sobre vós
dominará; o SENHOR sobre vós dominará.
Jz
8:24 E disse-lhes mais Gideão: Uma petição vos farei:
Dá-me, cada um de vós, os
pendentes do seu despojo
(porque tinham
pendentes de ouro,
porquanto
eram ismaelitas).
Jz
8:25 E disseram eles:
De boa vontade os daremos. E
estenderam uma capa, e cada um deles
deitou ali um
pendente do seu despojo.
Jz 8:26 E foi o peso dos
pendentes de ouro, que pediu,
mil e setecentos
siclos de ouro, afora os ornamentos,
e as cadeias, e as
vestes de púrpura que traziam os reis
dos midianitas, e afora as
coleiras que os camelos traziam ao pescoço. Jz 8:27 E fez Gideão dele um éfode,
e colocou-o na sua cidade, em
Ofra;
e todo o Israel
prostituiu-se ali após ele;
e
foi por tropeço a Gideão e à sua casa.
Jz
8:28 Assim foram abatidos os midianitas diante dos filhos de Israel,
e nunca mais levantaram a sua
cabeça;
e sossegou a terra quarenta anos
nos dias de Gideão.
Jz
8:29 E foi Jerubaal, filho de Joás, e habitou em sua casa.
Jz
8:30 E teve Gideão setenta filhos, que procederam dele,
porque tinha muitas mulheres.
Jz 8:31 E sua
concubina, que estava em Siquém, lhe deu à luz
também
um filho; e pôs-lhe por nome Abimeleque.
Jz
8:32 E faleceu Gideão, filho de Joás, numa boa velhice;
e foi sepultado no sepulcro de
seu pai Joás, em Ofra dos abiezritas.
Jz
8:33 E sucedeu que, como Gideão faleceu,
os filhos de Israel tornaram a se
prostituir após os baalins;
e puseram a
Baal-Berite por deus.
Jz 8:34 E assim os filhos de
Israel não se lembraram do SENHOR
seu Deus, que os
livrara da mão de todos
os
seus inimigos ao redor.
Jz 8:35 Nem usaram
de beneficência com a casa de Jerubaal,
a
saber, de Gideão, conforme a todo o bem que ele
havia
feito a Israel.
Rapidinho o povo se esquece dos benefícios do Senhor e
se entregam a outros deuses esperando soluções para seus problemas e vida fácil,
mas acontece justamente o contrário e vem o sofrimento, a dor e a perseguição.
Gideão com todos os seus defeitos cumpriu seu
propósito e morreu, mas caiu no completo esquecimento e desprezo. Quando lemos
a história ficamos chateados de vermos comportamentos tão malignos por parte do
povo, mas será que não somos, no presente século, piores do que eles?
A partir da história de Gideão as lideranças passaram
a oscilar em lideranças positivas e fortes e lideranças negativas e fracas. No
final do livro ficará claro e evidente que os juízes não tinham condições de
liderar nem libertar Israel.
As necessidades e os fracassos dos juízes apontavam
para outro tipo de liderança a qual seria a monarquia, um rei para o povo e
fiel à aliança que pudesse conduzi-los e guiá-los diante de todos os desafios
como se fossem uma nação unida e forte.
Ainda estamos, no presente capítulo, vendo a história
de Gideão que ocupará nossas reflexões até o capítulo 9. No capítulo anterior
(cap. 6), vimos: - a pecaminosidade em Israel quando Gideão foi chamado – vs.
1-10; - o seu chamado para ser um libertador – vs. 11-32; - e estamos vendo,
agora, sua dificuldade em crer na promessa de Deus – que começou em 6:33-40 e
que irá até ao capítulo 7:18. No capítulo 7, também veremos Gideão livrando
Israel de Midiã que se prolongará até o capitulo 8:21 e depois a conclusão com
a perversidade em Israel quando Gideão faleceu – 8:22-32. Por fim, Abimeleque:
8:33 – 9:57.
Gideão, como diz a BEG, foi um líder excepcional em
vários sentidos:
·A sua história é a
mais extensa e percebe-se que o Senhor está mais ativo que nas outras
histórias.
·O Anjo do Senhor
não apareceu a nenhum juiz, exceto para Gideão – 6:11-24.
·Muito tempo
depois, Isaias lembrou essa conquista como uma importante conquista – Is 9:4;
10:26.
·Foi Gideão quem
foi apresentado como primeiro libertador na lista de Samuel – I Sm 12:11.
·Foi ainda
comparado a Moisés – 6:11-24.
·O povo tentou
fazer dele rei e, na verdade, foi mesmo um rei vivendo como tal – 8:26-27, 30,
32.
·E, por um curto período,
um de seus filhos se tornou o primeiro rei – capítulo 9.
Embora tenha tudo isso que se levar em conta a favor
de Gideão, o mesmo fracassou.
·Pesa sobre ele o
fato de ele ter sido também o primeiro juiz a se vingar exageradamente de seus
compatriotas e voltar a sua espada contra outros israelitas – 8:16-17.
·Fez para si uma
estola sacerdotal e com ela prostituiu-se – 8:27.
·Se recusou a
governar como rei, mas usufruiu dos direitos de um rei, por exemplo, os
despojos de guerra – 8:23-29 e um harém – 8:30,31.
·Recebeu a visita
celestial, mas portou-se com muito medo, muitas dúvidas e fez muitos testes
para saber se de fato o Senhor era com ele.
Neste capítulo 7, Gideão e os trezentos derrotam o
inimigo.
Primeiro, antes de tudo, Deus diz a Gideão que o povo
que ele reuniu para derrotar os midianitas era muito grande e desnecessário.
Gideão tinha reunido para isso 32000 homens. O exército que eles iriam
enfrentar era composto de 135000 homens.
Se fizesse uma pequena conta de matemática dividindo
135000 por 32000 teríamos mais de 4 midianitas contra 1 israelita.
Começa-se a então filtrar o povo e o primeiro filtro
foi contra os medrosos e tímidos e de um total de 32000 homens, 22000 se
declararam tímidos e medrosos e voltaram da guerra. Ou seja, 69% de todo o
exército estava nesta condição reprovável. Estes voltaram para sua casa.
Ainda Deus achava muita gente para derrotar o inimigo
com seus 135000 homens valentes de guerra. A proporção aqui, agora, seria de
13,5 midianitas para 1 israelita.
Outro filtro é lançado e os dez mil vão beber água e
os que bebem a água como bebem os cães são 9700 e os outros 300 a bebem de
joelhos. Deus fala para Gideão liberar os 9700 e disse a ele que bastaria
aqueles 300 para derrotar o inimigo terrível com seu exército de 135000 homens.
A proporção final ficou, fazendo-se as contas, de 450
midianitas para 1 israelita. Essa foi a proporção escolhida por Deus para a
guerra.
Realmente a vitória não é do mais forte, nem do mais
bem preparado, nem do campeão, nem do mais dedicado, mas daquele a quem o
Senhor se agradar.
Esses 300 enfrentam os 135000 e Deus age dando
vitórias a eles. Deus usa de suas estratégias e de seu modo de agir para trazer
ao seu povo a vitória.
Deus estava dizendo para Gideão que ele era Deus de
Israel. Deus estava dizendo para Israel que ele era o Deus deles e que deveriam
confiar nele, que ele os livraria de todo o poder do inimigo. Mesmo assim, o
povo insistia em desprezar o Senhor e correr atrás do que não deveria, nem
poderia.
Jz
7:1 Então Jerubaal (que é Gideão) se levantou de madrugada,
e todo o povo que com ele havia,
e se acamparam junto
à fonte de Harode,
de maneira que tinha
o
arraial dos midianitas para o norte, no vale,
perto
do outeiro de Moré.
Jz
7:2 E disse o SENHOR a Gideão:
Muito é o povo que está contigo,
para eu dar aos midianitas
em sua mão; a fim de que Israel
não se glorie contra mim, dizendo:
A minha mão me
livrou.
Jz 7:3 Agora, pois, apregoa aos
ouvidos do povo, dizendo:
Quem for medroso e
tímido, volte, e retire-se apressadamente
das
montanhas de Gileade.
Então voltaram do
povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram.
Jz 7:4 E disse o SENHOR a Gideão:
Ainda há muito
povo; faze-os descer às águas,
e ali os provarei;
e será que, daquele de que eu te disser:
Este
irá contigo, esse contigo irá;
porém de todo aquele,
de que eu te disser:
Este
não irá contigo, esse não irá.
Jz 7:5 E fez descer o povo às
águas. Então o SENHOR disse a Gideão:
Qualquer que
lamber as águas com a sua língua,
como
as lambe o cão, esse porás à parte;
como
também a todo aquele que se abaixar
de
joelhos a beber.
Jz 7:6 E foi o número dos que
lamberam, levando a mão à boca,
trezentos homens;
e todo o restante do povo se abaixou
de
joelhos a beber as águas.
Jz 7:7 E disse o SENHOR a Gideão:
Com estes
trezentos homens que lamberam as águas
vos
livrarei, e darei os midianitas na tua mão;
portanto, todos os
demais se retirem, cada um ao seu lugar.
Jz 7:8 E o povo tomou na sua mão
a provisão e as suas buzinas,
e enviou a todos
os outros homens de Israel cada um à sua
tenda,
porém os trezentos homens reteve;
e estava o arraial
dos midianitas embaixo, no vale.
Jz 7:9 E sucedeu que, naquela
mesma noite, o SENHOR lhe disse:
Levanta-te, e
desce ao arraial,
porque
o tenho dado na tua mão.
Jz 7:10 E, se
ainda temes descer, desce tu e teu moço Purá,
ao
arraial; Jz 7:11 E ouvirás o que dizem, e então,
fortalecidas
as tuas mãos descerás ao arraial.
Então desceu ele com o seu moço
Purá até ao extremo das sentinelas
que estavam no
arraial.
Jz 7:12 E os midianitas, os
amalequitas, e todos os filhos do oriente
jaziam no vale
como gafanhotos em multidão;
e
eram inumeráveis os seus camelos, como a areia
que
há na praia do mar.
Jz 7:13 Chegando, pois, Gideão,
eis que estava contando um homem
ao seu companheiro
um sonho, e dizia:
Eis que tive um
sonho, eis que um pão de cevada torrado
rodava
pelo arraial dos midianitas, e chegava até à
tenda, e a feriu,
e caiu, e a transtornou de cima para baixo;
e
ficou caída.
Jz 7:14 E respondeu o seu
companheiro, e disse:
Não é isto outra
coisa, senão a espada de Gideão,
filho
de Joás, varão israelita.
Deus tem dado na
sua mão aos midianitas,
e todo
este arraial.
Jz 7:15 E sucedeu que, ouvindo
Gideão a narração deste sonho,
e a sua
explicação, adorou; e voltou ao arraial de Israel,
e
disse:
Levantai-vos, porque o SENHOR tem
dado o arraial dos midianitas
nas nossas mãos.
Jz 7:16 Então dividiu os trezentos homens
em
três companhias; e deu-lhes a cada um,
nas
suas mãos, buzinas, e cântaros vazios,
com
tochas neles acesas.
Jz 7:17 E disse-lhes:
Olhai para mim, e
fazei como eu fizer; e eis que, chegando eu
à
extremidade do arraial, será que, como eu fizer,
assim
fareis vós.
Jz 7:18 Tocando eu
a buzina, eu e todos os que comigo
estiverem,
então também vós tocareis a buzina ao
redor
de todo o arraial, e direis:
Espada do SENHOR,
e de Gideão.
Jz 7:19 Chegou, pois, Gideão, e
os cem homens que com ele iam,
ao extremo do
arraial, ao princípio da vigília da meia noite,
havendo
sido de pouco trocadas as guardas;
então tocaram as
buzinas, e quebraram os cântaros,
que
tinham nas mãos.
Jz 7:20 Assim tocaram as três
companhias as buzinas, e quebraram os
cântaros; e tinham
nas suas mãos esquerdas
as
tochas acesas, e nas suas mãos direitas
as
buzinas, para tocarem, e clamaram:
Espada do SENHOR,
e de Gideão.
Jz 7:21 E conservou-se cada um no
seu lugar ao redor do arraial;
então todo o
exército pôs-se a correr e, gritando, fugiu.
Jz 7:22 Tocando, pois, os
trezentos as buzinas, o SENHOR
tornou a espada de um contra o
outro, e isto em todo o arraial,
que fugiu para
Zererá, até Bete-Sita, até aos limites
de
Abel-Meolá, acima de Tabate.
Jz 7:23 Então os homens de
Israel, de Naftali, de Aser e de todo o
Manassés foram
convocados, e perseguiram aos midianitas.
Jz 7:24 Também Gideão enviou
mensageiros a todas as montanhas
de Efraim,
dizendo:
Descei ao encontro dos
midianitas, e tomai-lhes as águas
até Bete-Bara, e
também o Jordão. Convocados, pois, todos
os homens de
Efraim, tomaram-lhes as águas até Bete-Bara
e o
Jordão.
Jz 7:25 E prenderam a dois príncipes
dos midianitas,
a Orebe e a Zeebe;
e mataram a Orebe na penha de Orebe,
e a Zeebe mataram
no lagar de Zeebe,
e
perseguiram aos midianitas;
e trouxeram as
cabeças de Orebe e de Zeebe a Gideão,
além
do Jordão.
A palavra chave de Gideão para seu exército de
valentes era: “olhai para mim e fazei como eu fizer” – vs. 17. Abimeleque,
filho de Gideão, no capítulo 9:48,49, em Siquém, também falará esta frase que deve ter ficado
célebre na ocasião e referência naquele Israel.
Paulo usou uma frase parecida com essa ao falar aos
crentes da sua época para serem imitadores deles, como ele e os apóstolos, eram
de Cristo Jesus – I Co 4:16; 11:1; Ef 5:1; Fp 3:17; I Ts 1:6, 2:14; Hb 6:12.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita podendo conter gráficos, tabelas, imagens e textos e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
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Paulo Freire – Uma avaliação relâmpago
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É sempre surpreendente, para mim, ver que a maioria das referências feitas
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TRANSTORNANDO O CALVINISMO
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transmitida a nós pelo seu maior representante - João Calvino. É claro, a
de se ori...