domingo, 9 de março de 2014
domingo, março 09, 2014
Jamais Desista
Juízes 4:1-24 – UMA JUÍZA ENTRE OS DOZE!
Estamos na segunda parte de três de nossa divisão
proposta, conforme BEG, que fala dos ciclos dos juízes: B. Os doze ciclos – 3:7
a 16:31.
Em nosso meio tem muitos Baraques que desprezaram o
Senhor, apesar de andar em nosso meio e conosco até falar das coisas de Deus.
Há também muitas Déboras, cheias de fé e coragem, espalhadas por ai que
ousadamente enfrentam os Síseras que se opõem a Deus e mantém vidas
prisioneiras em suas ditaduras de servidão.
Já vimos três juízes: Otniel, de Judá; Eúde, de
Benjamim e Sangar, filho de Anate. Agora, veremos, como juíza, uma mulher que
de fato julgava os filhos de Israel e era profetiza – vs. 6-7; 9:14 - e tinha
autoridade e poder de decisão na terra de Israel: Débora. Ela é considerada a
quarta juíza ou libertadora e a única cujos registros mostram ela exercendo
funções judiciais.
A história dessa mulher de fé e de coragem, ocupará
ambos os capítulos 4 e 5 para depois entrarmos no quinto juiz, Gideão.
Baraque é que deveria ser o libertador e o juiz
escolhido. Ele era líder militar, mas enxergava apenas a realidade das coisas e
não tinha fé, nem coragem.
Baraque deveria enfrentar o exército de Jabim
comandado pelo seu líder militar Sísera que possuía 900 carros de ferro e por
mais de vinte anos assolava e oprimia Israel por que Deus assim consentiu uma
vez que os filhos de Israel, novamente, prevaricaram contra o Senhor.
No entanto, temeu muito e não foi, mas ao consultar
Débora disse que iria se ela fosse com ele. Tamanha era a liderança e o poder
de Débora e a confiança que passava aos israelitas que Baraque conseguiu reunir
forças para enfrentar o que para ele seria um suicídio: enfrentar Sísera.
O covarde Baraque então resolveu enfrentar Sísera,
mas a palavra da profetiza iria se cumprir e ele seria duplamente desonrado.
Sísera cai pelas mãos de uma outra mulher que ao invés de dar água para o
sedento e assim ele poder recuperar seu fôlego, lhe dá gordura, leite, que faz
com que seu corpo se sucumba na fadiga e durma profundamente o sono da sua
própria morte.
Jael, essa mulher, perfura seu crânio com uma estaca
e um martelo e o entrega para Baraque. De acordo com os costumes da época,
Sísera fora ridicularizado por ter morrido pelas mãos de uma mulher – 9:53,54 –
e Baraque foi envergonhado por não haver demonstrado coragem suficiente para
cumprir o seu chamado.
Jz
4:1 Porém os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau
aos olhos do SENHOR, depois de
falecer Eúde.
Jz
4:2 E vendeu-os o SENHOR na mão de Jabim, rei de Canaã,
que reinava em Hazor; e Sísera
era o capitão do seu exército,
o qual então
habitava em Harosete dos gentios.
Jz 4:3 Então os filhos de Israel
clamaram ao SENHOR, porquanto
ele tinha
novecentos carros de ferro, e por vinte anos oprimia
violentamente
os filhos de Israel.
Jz 4:4 E Débora, mulher
profetiza, mulher de Lapidote,
julgava a Israel
naquele tempo.
Jz 4:5 Ela assentava-se debaixo
das palmeiras de Débora,
entre Ramá e
Betel, nas montanhas de Efraim;
e
os filhos de Israel subiam a ela a juízo.
Jz 4:6 E mandou chamar a
Baraque,
filho de Abinoão
de Quedes de Naftali, e disse-lhe:
Porventura o SENHOR Deus de
Israel não deu ordem, dizendo:
Vai, e atrai
gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil
homens
dos filhos de Naftali
e
dos filhos de Zebulom?
Jz 4:7 E atrairei
a ti para o ribeiro de Quisom,
a
Sísera, capitão do exército de Jabim, com os seus
carros,
e com a sua multidão;
e
o darei na tua mão.
Jz 4:8 Então lhe disse Baraque:
Se fores comigo,
irei; porém, se não fores comigo, não irei.
Jz 4:9 E disse ela:
Certamente irei
contigo, porém não será tua a honra
da
jornada que empreenderes; pois à mão de uma
mulher
o SENHOR venderá a Sísera.
E Débora se levantou, e partiu
com Baraque para Quedes.
Jz 4:10 Então
Baraque convocou a Zebulom e a Naftali em
Quedes,
e subiu com dez mil homens após ele;
e
Débora subiu com ele.
Jz 4:11 E Héber, queneu, se
tinha apartado dos queneus,
dos filhos de
Hobabe, sogro de Moisés; e tinha estendido as
suas
tendas até ao carvalho de Zaanaim,
que está junto a
Quedes,
Jz 4:12 E anunciaram a Sísera
que Baraque, filho de Abinoão,
tinha subido ao
monte Tabor. Jz 4:13 E Sísera convocou
todos
os seus carros, novecentos carros de ferro,
e
todo o povo que estava com ele,
desde Harosete
dos gentios até ao ribeiro de Quisom.
Jz 4:14 Então disse Débora a
Baraque:
Levanta-te,
porque este é o dia em que o SENHOR tem dado
a
Sísera na tua mão; porventura o SENHOR não
saiu
adiante de ti?
Baraque, pois, desceu do monte
Tabor, e dez mil homens após ele.
Jz 4:15 E o SENHOR derrotou a
Sísera, e a todos os seus carros,
e a todo o seu
exército ao fio da espada, diante de Baraque;
e
Sísera desceu do carro, e fugiu a pé.
Jz 4:16 E Baraque perseguiu os
carros, e o exército, até Harosete
dos gentios; e
todo o exército de Sísera caiu ao fio da espada,
até
não ficar um só.
Jz 4:17 Porém Sísera fugiu a pé
à tenda de Jael,
mulher de Héber,
queneu; porquanto havia paz entre Jabim,
rei
de Hazor, e a casa de Héber, queneu.
Jz 4:18 E Jael saiu ao encontro
de Sísera, e disse-lhe:
Entra, senhor
meu, entra aqui, não temas.
Ele entrou na sua
tenda, e ela o cobriu com uma coberta.
Jz 4:19 Então ele lhe disse:
Dá-me, peço-te,
de beber um pouco de água,
porque
tenho sede.
Então ela abriu um odre de
leite, e deu-lhe de beber, e o cobriu.
Jz 4:20 E ele lhe disse:
Põe-te à porta da
tenda; e há de ser que se alguém vier
e
te perguntar: Há aqui alguém?
Responderás
então: Não.
Jz 4:21 Então Jael, mulher de
Héber, tomou uma estaca da tenda,
e lançou mão de
um martelo, e chegou-se mansamente a ele,
e lhe cravou a
estaca na fonte, de sorte que penetrou na terra,
estando ele,
porém, num profundo sono, e já muito cansado;
e
assim morreu.
Jz 4:22 E eis que, seguindo
Baraque a Sísera,
Jael lhe saiu ao
encontro, e disse-lhe:
Vem,
e mostrar-te-ei o homem que buscas.
E foi a ela, e eis que Sísera
jazia morto, com a estaca na fonte.
Jz
4:23 Assim Deus naquele dia sujeitou a Jabim, rei de Canaã,
diante dos filhos de Israel. Jz
4:24 E continuou a mão dos filhos de
Israel a pesar e
a endurecer-se sobre Jabim, rei de Canaã;
até
que exterminaram a Jabim, rei de Canaã.
Não é o exército mais forte e mais bem preparado que
vencerá a guerra, mas aquele que o Senhor resolver que será o vencedor. Deus
levanta nações e exércitos para ser seu instrumento de juízo contra um
determinado povo ou raça, mas depois também exerce seu juízo sobre este que foi
seu instrumento, principalmente quando excede o seu poder e vai além do que
deveria.
Em tudo, em nossas vidas, é assim: do Senhor é a
nossa vitória e também do Senhor vem a nossa derrota. Sabedores disso, devemos
buscar ao Senhor para entendermos tanto nossos sucessos quanto nossos
fracassos.
No entanto, em momento algum somos marionetes nas
mãos do Senhor, pois que ele nos deixa livres para sermos, desta forma,
responsáveis sempre por nossos atos malignos.
domingo, março 09, 2014
Jamais Desista
Do Blog O Tempora, O Mores - Lendo a Bíblia Hoje
O Tempora, O Mores |
Posted: 08 Mar 2014 02:33 PM PST
Alguns aspectos da pós-modernidade - nome que se dá à época em que estamos vivendo - se constituem em sérios desafios à leitura bíblica feita pelos reformados, mesmo aqueles que nunca ouviram o nome "pós-modernidade".
Os reformados têm tradicionalmente interpretado as Escrituras partindo de alguns pressupostos oriundos da Reforma protestante. O mais importante deles é que as Escrituras são divinas, em sua origem, infalíveis e inerrantes no que ensinam, seguras e certas no seu ensino. Para eles, a Bíblia é a revelação da verdade. Em decorrência, só existe uma religião certa, a que se encontra revelada na Bíblia. Logo, no raciocínio reformado, tudo o que é necessário à vida eterna e à vida cristã aqui nesse mundo estão claramente reveladas na Escritura. E tais coisas são claramente expostas nela. Existem alguns aspectos da pós-modernidade que desafiam esse pressuposto central da interpretação reformada das Escrituras. 1) O conceito de tolerância. Eu me refiro à idéia contemporânea de total complacência para com o pensamento de outros quanto à política, sexo, religião, raça, gênero, valores morais e atitudes pessoais. Neste conceito de tolerância, as pessoas nunca externam seu próprio ponto de vista de forma a contradizer o ponto de vista dos outros. Esse tipo de tolerância não deve ser confundida com a tolerância cristã, pois ela resulta da falta de convicções em questões filosóficas, morais e religiosas: "A tolerância é a virtude do homem sem convicções" (G. K. Chesterton). A tolerância da pós-modernidade é fortalecida pela queda na confiança na verdade, atitude típica de nossa época. É preciso observar que existe uma tolerância exigida do cristão. Devemos tolerar as pessoas. Todavia, não temos de tolerar suas crenças, quando estas contrariam a verdade de Deus revelada nas Escrituras. Temos o dever de ouvir o que elas tem a dizer, e aprender delas naquilo em que se conformam com a verdade bíblica. Porém, tolerância ao erro, quando a verdade bíblica está em jogo, é omissão. A tolerância tão característica da pós-modernidade pode afetar a interpretação da Bíblia levando as pessoas a interpretá-la a partir do conceito de "politicamente correto." Evita-se qualquer leitura, interpretação ou posicionamento que venha a ser ofensivo à sociedade ou comunidade a que se ministra. Textos bíblicos que denunciam claramente determinados comportamentos morais são domesticados com uma leitura crítica que os reduz a expressões retrógradas típicas dos moralistas machistas do século I. Textos que anunciam a Cristo como o único caminho para Deus são interpretados de tal forma a não excluir a salvação em outras religiões. 2) O inclusivismo. Num certo sentido, é o resultado do multiculturalismo do mundo pós-moderno. Não há mais no mundo ocidental um país com uma cultura única e uma raça homogênea. Países ocidentais são multiculturais e têm uma mescla de diversas raças. Para que não se seja ofensivo, e para que se possa conviver harmoniosamente, é necessário ser inclusivista. Isso significa dar vez e voz a todas as culturas e raças representadas. Na sociedade pós-moderna, o conceito ser estende para incluir os grupos moralmente orientados. Significa especialmente repartir o poder com as minorias anteriormente oprimidas pelas estruturas de poder, como por exemplo, os homossexuais, pobres e minorias étnicas. Existem coisas boas do inclusivismo multiculturalista, como por exemplo, estudos nos meios acadêmicos sobre a cultura de raças minoritárias e oprimidas no ocidente, como africanos, hispânicos e orientais. Também a criação de bolsas de estudos e empregos para membros destas minorias raciais, bem como de grupos oprimidos, como as mulheres. Ainda digno de nota é a luta contra discriminação baseada tão somente em raça, religião, postura política e gênero. Mas existem coisas que nos preocupam no inclusivismo. A maior de todas é que o inclusivismo exclui qualquer juízo de valor em termos morais, religiosos, e de justiça. Tem que ser assim para que o relacionamento multicultural e multi-moral funcione. O inclusivismo acaba também influenciando na interpretação bíblica. Sua mensagem é abordada do ponto de vista do programa das minorias. Por exemplo, a chamada teologia da libertação (meio defunta hoje) e as teologias feministas. 3) O relativismo. No que tange ao campo dos valores e dos conceitos morais e religiosos, é a idéia de que todos os valores morais e as crenças religiosas são igualmente válidos e que não se pode julgar entre eles. A verdade depende das lentes que alguém usa para ler a vida. O importante é que as pessoas tenham crenças, e não provar que uma delas é certa e a outra errada. Não há meio de se arbitrar sobre a verdade porque não há parâmetros absolutos. Desta forma, alguém pode crer em coisas mutuamente excludentes sem qualquer inconsistência. Existem alguns perigos no relativismo quanto à leitura da Bíblia. Primeiro, o relativismo acaba por minar a credibilidade em qualquer forma de interpretação que se proponha como a correta. Segundo, acaba por individualizar a verdade. Cada pessoa tem sua verdade e ninguém pode alegar que a sua é superior à dos outros. Portanto, ninguém pode ter a pretensão de converter outros à sua fé. Muitos cristãos são tentados a suavizar a sua interpretação da mensagem do Evangelho, excluindo os elementos que não são "politicamente corretos" como: pecado, culpa, condenação, ira de Deus, arrependimento, mudança de vida. Acaba sendo uma tentação de escapar pela forma mais fácil do dilema entre falar todo o conselho de Deus ou ofender as pessoas. Esses são alguns dos perigos que a pós-modernidade traz à leitura e interpretação das Escrituras. Reconhecemos a contribuição da pós-modernidade em destacar a participação do contexto e do leitor na produção de significado, quando se lê um texto. Porém, discordamos que isso invalide a possibilidade de uma leitura das Escrituras que nos permita alcançar a mensagem de Deus para nós e de ouvir a voz de Cristo, como Ele gostaria que ouvíssemos. |
sábado, 8 de março de 2014
sábado, março 08, 2014
Jamais Desista
Meus livros no Amazon
sábado, março 08, 2014
Jamais Desista
No Blogger, Feeds Não Atualiza? Como eu resolvi meu caso
Você vai conseguir resolver! Calma!
Eu sofri um bocado por um longo tempo até que resolvi encarar o problema e enfrentá-lo. Pensei em consultar alguém e pedir ajuda, mas antes dei uma olhadinha e creio que já resolvi uma parte do problema.
Segue a minha dica para você que está sofrendo e não consegue resolver a questão. Algumas consultas foram importantes para eu aprender um pouco. Entre elas, cito: http://www.elainegaspareto.com/2012/07/meu-blog-nao-atualiza-as-postagens-como.html que me ajudou bastante.Vamos lá.
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