segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014
segunda-feira, fevereiro 17, 2014
Jamais Desista
Josué 8:1-35 – A QUEDA DE AI.
Estamos no capítulo 8 e até ao capítulo 12,
estaremos na primeira parte de nossa divisão em três grandes partes, ou seja A CONQUISTA
DA TERRA – 1:1 a 12:24 e, dentro dela, em nossa segunda subparte de nossa
divisão em seis subpartes.
Ai fora definitivamente derrotada, depois de Israel
ter sido humilhado primeiramente ao permitir o pecado entrar por meio de Acã.
Eles estavam felizes pelo bom êxito e porque houvera o Senhor maravilhosamente
com eles ajudando-os a vencerem a batalha.
Esta segunda subparte é chamada de “o contraste
entre as batalhas iniciais”, ou seja, os exemplos de maneiras apropriadas e
impróprias de conduzir uma batalha, vai de 2:1 até 8:29 – concluiremos neste
capítulo. Em seguida, também iniciaremos e já concluiremos a terceira subparte
chamada de “A renovação da aliança” – vs. 30-35.
De forma resumida, estamos vendo a descrição das
batalhas iniciais ressaltando os seus contrastes. Primeiro Israel lutou em
Jericó 2:1 – 6:27 (já vista) e, depois, em Ai – 7:1 – 8:29 (terminaremos neste
capítulo). A primeira batalha foi apresentada como exemplo de combate ideal. A
segunda, como veremos, será mostrada como uma sucessão de erros e de pecados.
O
exemplo negativo da batalha em Ai – 7:1 – 8:29
Dividiremos essa seção em duas partes: a. Os erros
de Israel – 7:1-26 (já visto) e b. A queda de Ai – 8:1-29 (veremos agora).
A
queda de Ai – 8:1-29
Da primeira vez, por causa da prevaricação de Acã
que contaminou todo o Israel, eles não puderam derrotar Ai. Os espias disseram
que bastavam uns 2000 para dar fim neles e Josué enviou 3000 e ao fim foram
humilhados.
Resolvida a questão do pecado, o Senhor garante a
Josué a vitória sobre Ai e pede-lhe que vá contra eles que agora ele irá com
eles e triunfarão.
Primeiro, o Senhor lhe disse para não temer e não se
espantar, isto é, cuidou de seu coração e mente que estavam preocupados e
cheios de dúvidas. Em segundo lugar, pediu que ele enviasse todos os homens de
guerra e ele obedeceu e agora não mandou nem 2000, nem 3000, mas 30000 homens
de guerra obedecendo ao Senhor. Terceiro, mandou que investissem contra Ai e
venceriam. Quarto, autorizou eles a tomarem dos despojos para si.
Josué então se prepara e traça uma estratégia de
guerra contra eles ao lhes preparar uma armadilha para os apanhar na sua
arrogância, pois pensaram que seria como da primeira vez que colocaram os
israelitas para correrem deles.
Começaram a perseguir um flanco de José e deixaram
para trás toda a cidade desguarnecida de proteção. Nenhum homem ficou para
guardar ou de sentinela sobre a cidade, mas todos saíram em perseguição a Josué
que se parecia aos olhos deles como fugitivos e feridos de guerra.
O Senhor dos Exércitos estava na batalha com eles e
os ajudou. Embora Josué comandasse o seu exército, foi do Senhor que houve o comando
para a hora exata de Josué estender a sua lança para Ai.
E ao obedecer, Ai fora destruída conforme tinham
combinado e colocaram fogo na cidade e os perseguidores ao olharem para trás se
surpreenderam e viram que tinham caído em uma armadilha e tentaram fugir, mas
de todos os lados o inimigo vinha contra eles, inclusive Josué se voltou também
contra eles e todos foram destruídos e mortos. Deus usou Israel para executar o
seu juízo contra todos aqueles povos e foram todos mortos.
No vs. 18, o Senhor manda Josué, à semelhança de
Moisés (quando ele levantou seu bordão e
estendeu sobre o mar para os israelitas passarem; e, quando Moisés
levantou novamente seu bordão no momento em que Israel lutava contra os
amalequitas - Ex 14:16; 17:8-13), levantar a sua lança e no verso 26, ainda
está escrito que Josué mantinha sua lança levantada contra Ai. Enquanto ela
ficou levantada, Israel prevaleceu totalmente e conseguiram eliminar 12000,
entre homens e mulheres.
O juízo veio sem misericórdia àquele povo pelas mãos
dos israelitas, como poderia ter vindo por um furacão, ou terremoto ou qualquer
outro povo ou evento. A vida pertence a Deus que nos dá e tira sem contudo ser
injusto ou praticar maldade.
A
renovação da aliança – 8:30-35
Josué e o povo feliz, constroem um altar ao Senhor,
no monte Ebal, conforme Moisés tinha orientado e conforme o que estava escrito
e ali ofereceram holocaustos e ofertas pacíficas.
O monte Ebal ficava a poucos quilômetros ao norte de
Siquém e ali haverá – no capítulo 24 veremos – uma assembleia importante. Foi
também aqui que Abraão recebeu a promessa – “darei à tua descendência esta
terra” (Gn 12:7) – e ali, ele tinha construído um altar. Com a construção do
altar de Josué ali, também naquele lugar, a promessa estava sendo cumprida.
Ele também escreveu em pedras – talvez as pedras
toscas do próprio altar - uma cópia da lei de Moisés. Depois disso todos se
posicionaram de um e de outro lado da arca. Metade deles se posicionaram diante
do monte Ebal e metade diante do monte Gerazim.
Em seguida, leu todas as palavras da lei, a bênção e
a maldição e a ênfase do texto bíblico é que não houve nenhuma palavra que fora
omitida, isto é, a leitura foi atenta, zelosa e cuidadosa e o silêncio deveria
ser enorme ali diante de todo o povo.
Js
8:1 Então disse o SENHOR a Josué:
Não temas, e não te espantes;
toma contigo toda a gente de
guerra,
e levanta-te, sobe a Ai;
olha que te tenho
dado na tua mão o rei de Ai e o seu povo,
e
a sua cidade, e a sua terra.
Js 8:2 Farás, pois, a Ai e a seu
rei, como fizeste a Jericó, e a seu rei;
salvo que, para
vós, tomareis os seus despojos, e o seu gado;
põe
emboscadas à cidade, por detrás dela.
Js
8:3 Então Josué levantou-se, e toda a gente de guerra, para subir contra Ai;
e escolheu Josué trinta mil
homens valorosos, e enviou-os de noite.
Js 8:4 E deu-lhes ordem,
dizendo:
Olhai! Ponde-vos
de emboscadas contra a cidade,
por
detrás dela; não vos alongueis muito da cidade;
e
estai todos vós atentos.
Js 8:5 Porém eu e todo o povo
que está comigo
nos aproximaremos
da cidade; e será que, quando nos saírem
ao
encontro, como antes, fugiremos diante deles.
Js 8:6 Deixai-os, pois, sair
atrás de nós, até que os tiremos da cidade;
porque dirão:
Fogem diante de nós como antes.
Assim
fugiremos diante deles.
Js 8:7 Então saireis vós da
emboscada, e tomareis a cidade;
porque o SENHOR
vosso Deus vo-la dará nas vossas mãos. Js
8:8 E será que tomando vós a cidade, por-lhe-eis fogo;
conforme a
palavra do SENHOR fareis;
olhai
que vo-lo tenho mandado.
Js
8:9 Assim Josué os enviou, e eles se foram à emboscada;
e ficaram entre Betel e Ai, ao
ocidente de Ai;
porém Josué passou
aquela noite no meio do povo.
Js 8:10 E levantou-se Josué de
madrugada, e contou o povo;
e subiram ele e
os anciãos de Israel adiante do povo
contra
Ai. Js 8:11 E subiram também todos
os
homens de guerra, que estavam com ele;
e aproximaram-se,
e chegaram defronte da cidade;
e
alojaram-se do lado norte de Ai,
e
havia um vale entre eles e Ai.
Js 8:12 Tomou também uns cinco
mil homens, e pô-los de emboscada
entre Betel e Ai,
ao ocidente da cidade.
Js 8:13 E puseram o povo, todo o
arraial que estava
ao norte da
cidade, e a emboscada ao ocidente da cidade;
e
foi Josué aquela noite até ao meio do vale.
Js 8:14 E sucedeu que, vendo-o o
rei de Ai,
ele e todo o seu
povo se apressaram, e se levantaram
de
madrugada, e os homens da cidade
saíram
ao encontro de Israel ao combate,
ao
tempo determinado, defronte das campinas;
porém
ele não sabia que se achava uma emboscada
contra
ele atrás da cidade.
Js 8:15 Josué, pois, e todo o
Israel se houveram como feridos
diante deles, e
fugiram pelo caminho do deserto.
Js 8:16 Por isso todo o povo,
que estava na cidade,
foi convocado
para os seguir; e seguiram a Josué
e
foram afastados da cidade.
Js 8:17 E nem um só homem ficou
em Ai, nem em Betel,
que não saísse
após Israel; e deixaram a cidade aberta,
e
seguiram a Israel.
Js
8:18 Então o SENHOR disse a Josué:
Estende a lança que tens na tua
mão, para Ai,
porque a darei na
tua mão.
E Josué estendeu a lança, que
estava na sua mão, para a cidade.
Js 8:19 Então a emboscada se
levantou apressadamente do seu lugar,
e, estendendo ele
a sua mão, correram e entraram na cidade,
e a tomaram; e
apressando-se, puseram fogo na cidade.
Js 8:20 E virando-se os homens
de Ai para trás, olharam,
e eis que a
fumaça da cidade subia ao céu,
e não puderam
fugir nem para uma parte nem para outra,
porque
o povo, que fugia para o deserto,
se
tornou contra os que os seguiam.
Js 8:21 E vendo Josué e todo o
Israel que a emboscada
tomara a cidade,
e que a fumaça da cidade subia, voltaram,
e
feriram os homens de Ai.
Js 8:22 Também aqueles da cidade
lhes saíram ao encontro,
e assim ficaram
no meio dos israelitas, uns de uma,
e outros de outra
parte; e feriram-nos, até que nenhum deles
sobreviveu
nem escapou.
Js 8:23 Porém ao rei de Ai
tomaram vivo, e o trouxeram a Josué.
Js 8:24 E sucedeu que, acabando
os israelitas de matar todos os
moradores de Ai
no campo, no deserto,
onde
os tinham seguido, e havendo todos caído
ao
fio da espada, até serem consumidos,
todo o Israel se
tornou a Ai e a feriu ao fio de espada.
Js 8:25 E todos os que caíram
aquele dia, assim homens
como mulheres,
foram doze mil, todos moradores de Ai.
Js 8:26 Porque Josué não retirou
a sua mão,
que estendera com
a lança, até destruir totalmente a todos
os
moradores de Ai.
Js 8:27 Tão-somente os
israelitas tomaram para si o gado
e os despojos da
cidade, conforme à palavra do SENHOR,
que
tinha ordenado a Josué.
Js 8:28 Queimou, pois, Josué a
Ai e a tornou num montão perpétuo,
em ruínas, até ao
dia de hoje.
Js 8:29 E ao rei de Ai enforcou
num madeiro, até à tarde;
e ao pôr do sol
ordenou Josué que o seu corpo fosse tirado
do
madeiro; e o lançaram à porta da cidade,
e
levantaram sobre ele um grande montão de pedras,
até
o dia de hoje.
Js
8:30 Então Josué edificou um altar ao SENHOR Deus de Israel,
no monte Ebal. Js 8:31
Como Moisés, servo do SENHOR,
ordenara aos filhos de Israel,
conforme ao que
está escrito no livro da lei de Moisés,
a
saber: um altar de pedras inteiras,
sobre
o qual não se moverá instrumento de ferro;
e
ofereceram sobre ele holocaustos ao SENHOR,
e
sacrificaram ofertas pacíficas.
Js 8:32 Também escreveu ali, em
pedras, uma cópia da lei de Moisés,
que este havia
escrito diante dos filhos de Israel.
Js 8:33 E todo o Israel, com os
seus anciãos, e os seus príncipes,
e os seus juízes,
estavam de um e de outro lado da arca,
perante
os sacerdotes levitas, que levavam a arca da
aliança
do SENHOR, assim estrangeiros
como
naturais;
metade deles em
frente do monte Gerizim,
e a outra metade
em frente do monte Ebal,
como Moisés, servo do SENHOR,
ordenara,
para abençoar
primeiramente o povo de Israel.
Js 8:34 E depois leu em alta voz
todas as palavras da lei,
a bênção e a
maldição, conforme a tudo o que está escrito no
livro
da lei.
Js 8:35 Palavra nenhuma houve,
de tudo o que Moisés ordenara,
que Josué não
lesse perante toda a congregação de Israel,
e
as mulheres, e os meninos, e os estrangeiros,
que
andavam no meio deles.
Josué estava feliz e seguia todas as instruções e
orientações de Moisés ao tempo em que procurava agradar ao Senhor em tudo o que
fazia e se dedicava.
Ainda assim, com todo seu cuidado, ainda se deixará
levar pela estratégia inimiga que acabará os enganando e eles cometerão um
acordo que não deveriam, mas isso veremos no próximo capítulo.
domingo, 16 de fevereiro de 2014
domingo, fevereiro 16, 2014
Jamais Desista
Josué 7:-26 - A sequência maligna do pecado de Acã: “Vi... cobicei-os e tomei-os”

Estamos no capítulo 7 e até ao capítulo 12, estaremos na primeira parte de nossa divisão em três grandes partes, ou seja A CONQUISTA DA TERRA – 1:1 a 12:24 e, dentro dela, em nossa segunda subparte de nossa divisão em seis subpartes. Esta segunda subparte é chamada de “o contraste entre as batalhas iniciais”, ou seja, os exemplos de maneiras apropriadas e impróprias de conduzir uma batalha, vai de 2:1 até 8:29.
De forma resumida, veremos a descrição das batalhas
iniciais ressaltando os seus contrastes. Primeiro Israel lutará em Jericó 2:1 –
6:27 (já vista) e, depois, em Ai – 7:1 – 8:29 (começaremos agora). A primeira
batalha foi apresentada como exemplo de combate ideal. A segunda, como veremos,
será mostrada como uma sucessão de erros e de pecados.
O
exemplo negativo da batalha em Ai – 7:1 – 8:29
Dividiremos essa seção em duas partes: a. Os erros
de Israel – 7:1-26 e b. A queda de Ai – 8:1-29.
Os
erros de Israel – 7:1-26
Acã, um homem que prevaricou, faz toda uma nação
sofrer uma derrota terrível, num momento que não poderia. O verso primeiro fala
que transgrediram os filhos de Israel no anátema porque Acã tomou do anátema.
Um só tomou e todos haverão de pagar.
Isso me faz lembrar do primeiro Adão que pecou e
todos nós nos tornamos pecadores e do segundo Adão, Jesus Cristo, que morreu
por todos nós e a sua justiça foi a todos nós atribuída e nos tornamos
justificados diante dele.
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http://slideplayer.es/slide/1077775/ - slide 15 |
Fora de Jericó mesmo, ainda experimentando o sabor
da vitória que tinha sido concedida por causa da fé e da obediência que aqueles
espias foram enviados a AI e trouxeram um relato tranquilo que dava sossego a
Josué e a todo povo. Basta apenas uns 2000 e a vitória e certa. Josué envia
3000 e são derrotados e humilhados.
Aquilo o abalou profundamente e ele vai buscar a
resposta diante do Senhor e se prostra próximo à arca da aliança. Josué ora ao
Senhor e por não entender o que houve apresenta toda a sua queixa. Ele pergunta
porquê? Ele queria entender o que houve.
No entanto havia um porquê e Deus responde a Josué.
Primeiramente lhe dá uma bronca porque ele se achava prostrado e pediu-lhe para
se por de pé. Israel havia pecado transgredindo a aliança e estavam sob
maldição e não podia o Senhor ser com eles, por isso falharam.
Era necessário tirar o anátema do meio do povo para
que pudessem vencer. Deus, misericordiosamente, mostra a Josué onde este se
encontra – debaixo de sua bagagem - e o desafia a encontrar o responsável e
Josué faz algo surpreendente.
Por meio de sorteios – provavelmente o uso do Urim e
do Tumim, assim me parece ter acontecido quando o próprio Senhor ia tomando (vs.
14 e 15) -, vai separando as tribos, os grupos, as famílias, a casa até chegar
em Acã. Acã era da tribo daqueles que guardavam a semente messiânica.
Acã sendo intimado por Josué, confessa quando este
pede para ele dar glórias a Deus e render-lhe louvores – Josué agiu como um
homem que não somente cria na onipotência de Deus, mas principalmente em sua
soberania, razão porque falou dessa forma com Acã - confessando o seu pecado.
Ele havia subtraído das coisas não permitidas: uma
boa capa babilônica, duzentos siclos de prata, e uma cunha de ouro, do peso de cinquenta
siclos. Por causa disso ele e toda a sua família e todos os seus bens e pertences
foram apedrejados e queimados.
Ele, Acã, na sua confissão, afirmou a sequência
maligna do pecado, conforme podemos notar também em Gn 3:6. “Vendo...”,
“Desejável...” e “Tomou....”. O vs. 21 diz: “Vi... cobicei-os e tomei-os”. Eva
também viu, achou desejável, tomou e comeu do fruto proibido. Davi também com
Bate-Seba: viu, achou desejável e a tomou. Que sejamos guardados disso pelo
Espírito Santo.
Js 7:1 E transgrediram os filhos de Israel no
anátema;
porque Acã filho de Carmi, filho
de Zabdi, filho de Zerá,
da tribo de Judá,
tomou do anátema,
e a ira do SENHOR se acendeu
contra os filhos de Israel.
Js
7:2 Enviando, pois, Josué, de Jericó, alguns homens a Ai,
que está junto a Bete-Aven do
lado do oriente de Betel,
falou-lhes
dizendo: Subi, e espiai a terra.
Subiram, pois, aqueles homens, e
espiaram a Ai.
Js
7:3 E voltaram a Js, e disseram-lhe:
Não suba todo o povo; subam uns
dois mil, ou três mil homens,
a ferir a Ai; não
fatigueis ali a todo o povo,
porque
poucos são.
Js 7:4 Assim, subiram lá, do
povo, uns três mil homens,
os quais fugiram
diante dos homens de Ai.
Js 7:5 E os homens de Ai feriram
deles uns trinta e seis,
e os perseguiram
desde a porta até Sebarim,
e
os feriram na descida;
e o coração do
povo se derreteu e se tornou como água.
Js
7:6 Então Josué rasgou as suas vestes, e se prostrou em terra
sobre o seu rosto perante a arca
do SENHOR até à tarde,
ele e os anciãos
de Israel; e deitaram pó
sobre
as suas cabeças.
Js
7:7 E disse Josué:
Ah! Senhor Deus! Por que, com
efeito, fizeste passar
a este povo o
Jordão, para nos entregares nas mãos dos
amorreus
para nos fazerem perecer?
Antes nos
tivéssemos contentado em ficar além do Jordão!
Js 7:8 Ah, SENHOR! Que direi?
Pois Israel virou as costas diante
dos inimigos! Js
7:9 Ouvindo isto, os cananeus,
e todos os
moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão
o
nosso nome da terra;
e então que farás
ao teu grande nome?
Js
7:10 Então disse o SENHOR a Josué:
Levanta-te; por que estás
prostrado assim sobre o teu rosto?
Js 7:11 Israel pecou, e
transgrediram a minha aliança que lhes tinha
ordenado, e
tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram,
e
debaixo da sua bagagem o puseram.
Js 7:12 Por isso os filhos de
Israel não puderam subsistir perante os
seus inimigos;
viraram as costas diante dos seus inimigos;
porquanto estão
amaldiçados; não serei mais convosco,
se
não desarraigardes o anátema do meio de vós.
Js 7:13 Levanta-te, santifica o
povo, e dize:
Santificai-vos
para amanhã, porque assim diz o SENHOR
Deus
de Israel:
Anátema há no
meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos
não
poderás suster-te, até que tireis o anátema do
meio
de vós.
Js 7:14 Amanhã, pois, vos
chegareis, segundo as vossas tribos;
e será que a
tribo que o SENHOR tomar se chegará,
segundo
as famílias;
e a família que o
SENHOR tomar se chegará por casas;
e a casa que o
SENHOR tomar se chegará
homem
por homem.
Js 7:15 E será que aquele que
for tomado com o anátema
será queimado a
fogo, ele e tudo quanto tiver;
porquanto
transgrediu a aliança do SENHOR,
e
fez uma loucura em Israel.
Js
7:16 Então Josué se levantou de madrugada, e fez chegar a Israel,
segundo as suas tribos; e a
tribo de Judá foi tomada;
Js 7:17 E, fazendo chegar a
tribo de Judá,
tomou a família
dos zeraítas; e fazendo chegar a família dos
zeraítas
homem por homem, foi tomado Zabdi;
Js 7:18 E,
fazendo chegar a sua casa, homem por homem,
foi
tomado Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi,
filho
de Zerá, da tribo de Judá.
Js
7:19 Então disse Josué a Acã:
Filho meu, dá, peço-te, glória
ao SENHOR Deus de Israel,
e faze confissão
perante ele; e declara-me agora o que fizeste,
não
mo ocultes.
Js 7:20 E respondeu Acã a Josué,
e disse:
Verdadeiramente
pequei contra o SENHOR Deus de Israel,
e
fiz assim e assim.
Js 7:21 Quando vi
entre os despojos
uma
boa capa babilônica,
e
duzentos siclos de prata,
e
uma cunha de ouro, do peso de cinqüenta siclos,
cobicei-os
e tomei-os;
e eis que estão
escondidos na terra, no meio da minha tenda,
e
a prata por baixo dela.
Js
7:22 Então Josué enviou mensageiros, que foram correndo à tenda;
e eis que tudo estava escondido
na sua tenda, e a prata por baixo.
Js 7:23 Tomaram, pois, aquelas
coisas do meio da tenda,
e as trouxeram a
Josué e a todos os filhos de Israel;
e
as puseram perante o SENHOR.
Js 7:24 Então Josué, e todo o
Israel com ele, tomaram a Acã
filho de Zerá, e
a prata, e a capa, e a cunha de ouro,
e
seus filhos, e suas filhas, e seus bois,
e
seus jumentos, e suas ovelhas, e sua tenda,
e
tudo quanto ele tinha;
e levaram-nos ao
vale de Acor.
Js
7:25 E disse Josué:
Por que nos perturbaste?
O SENHOR te
perturbará neste dia.
E todo o Israel o apedrejou;
e os queimaram a
fogo depois de apedrejá-los.
Js 7:26 E levantaram sobre ele
um grande montão de pedras,
até o dia de
hoje;
assim
o SENHOR se apartou do ardor da sua ira;
pelo
que aquele lugar se chama
o vale de Acor,
até ao dia de hoje.
Acã sofreu as consequências de seus atos e por conta
disso toda a sua família e bens sofreram igualmente. Pela narrativa, eu não
gostei do desfecho com a família de Acã, mas não podemos deixar de imaginar
também, que todos pudessem ter sido cúmplices diante disso e o julgamento veio
sem misericórdia para todos, assim como a misericórdia e a salvação vieram para
Raabe e toda a sua família.
Quem somos nós para julgar a justiça? Como diríamos
para a justiça que sua justiça não é justa? Absurdo! Deus é justiça e ele não
comete injustiças. Se temos algum senso podre de justiça, o pouco que temos,
vem dele, da Justiça verdadeira.
Uma vez que a ira de Deus é justa, ela cessa
completamente quando o pecado é tratado perfeitamente. Isso é um princípio
fundamental para os ensinamentos do Novo Testamento acerca da morte de Cristo
como um sacrifício expiatório e propiciatório perfeito e completo – Rm 3:25,26.
À título de esclarecimento: Vale de Acor significa
vale da calamidade.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete –
...