Estamos chegando ao final do primeiro discurso de
Moisés, o prólogo histórico que foi do vs. 1:1 e terminará neste capítulo 4, no
vs. 43. Em seguida, veremos o segundo discurso de Moisés – as condições – que
começam no vs. 44, deste capítulo e terminará no 26:19.
O objetivo continua o mesmo de fazer com que os
israelitas deveriam aprender a gratidão e a fidelidade ao Senhor com base nas
suas próprias experiências e nas experiências da geração anterior.
O primeiro discurso que estaremos encerrando agora foi
dividido em três grandes partes, as quais já vimos: A. A narração da história –
1:5 a 3:29 e deste momento em diante, finalizaremos a segunda e a terceira
parte. Parte B: o chamado à fidelidade – 4:1-40. E, parte: C: Uma observação
sobre as cidades de refúgio na Transjordânia – 4:41-43. Do vs. 44 até o final
do capítulo 4, vs. 49, já estaremos na terceira parte do discurso de Moisés.
No chamado à fidelidade, Moisés está chamando o povo à
obediência e podemos dividir seu chamado em quatro partes:
1.Uma
descrição básica da fidelidade – vs. 1 e 2, onde Moisés apresenta à nação o
padrão básico de fidelidade.
Os estatutos e os juízos que Moisés está
ensinando foi direcionado aos israelitas com a fidelidade de que cumprissem –
obediência -, vivessem, entrassem e possuíssem a terra, mas não a terra que
eles haveriam de conquistar, mas a terra que Deus lhes daria. Que moleza! É
Deus já dando a vitória, antes da luta!!!
2.As
lições do passado – vs. 3-24, onde Moisés explicou com mais detalhes o tipo de
fidelidade exigido de Israel mostrando lições do passado do povo.
Ele mencionou acontecimentos:
üEm Baal-Peor – vs.
3-9, onde os israelitas sentiram na pele o modo dramático como a decisão de
abandonar a Deus pode ter consequências terríveis. Há o registro da morte de
24.000 pessoas – Nm 25 por conta da rejeição a Deus em favor de Baal-Peor.
üNo Sinai – vs.
10-20, onde Moisés mostrou que os acontecimentos cruciais no monte Sinai também
ensinavam à segunda geração de israelitas posterior ao êxodo sobre a necessidade
do povo de Deus permanecer fieis a ele.
üE em Meribá – vs.
21-24, onde Moisés relembrou os acontecimentos em Meribá, onde ele foi proibido
de entrar na Terra Prometida por causa da sua infidelidade. Isso deveria
instruir toda aquela segunda geração da necessidade e importância da fidelidade
diante de Deus. A rebelião deles, se houvesse, seria severamente punida e não
poderiam entrar na terra como eles não entrariam.
3.As
ameaças e a esperança para o futuro – vs. 25-31, onde Moisés deixou as lições
do passado para advertir e animar os israelitas quanto ao seu futuro, uma vez
que tomassem posse da terra.
Podemos ver um paralelo com Jeremias
29:11-14 que diz:
Jeremias 29:11 Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz
o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.
Jeremias 29:12 Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
Jeremias 29:13 E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o
vosso coração.
Jeremias 29:14 E serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei voltar os vossos
cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para
onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos
transportei.
Não há outro segredo ou mistério ou coisa
a ser revelada ou ainda a ser descoberta porque estava oculta: o segredo para
achar o Senhor é buscá-lo de todo coração e de toda alma. Ele ainda reforça a
promessa em Jeremias que diz que será achado de nós quando o buscarmos de todo
coração, alma, forças e entendimento. (Ver Dt 4:29-31 e Jr 29:11-14).
4.O
resumo – vs. 32-40, onde Moisés reuniu os princípios delineados nos versos
anteriores.
Há uma palavra de ânimo, de encorajamento,
de incentivo de Moisés fechando seu primeiro discurso. Nele, ele procura
mostrar ao povo o privilégio que eles estavam tendo de ter um Deus como nenhuma
nação na terra tinha e de serem eles muito especiais por causa da aliança de
Deus com seus pais.
Moisés mostra por palavras a importância
do momento histórico e os exorta a obedecerem e serem fiéis porque haveria
grande recompensa na obediência.
Finalizando o primeiro discurso, há a
apresentação das 3 cidades de refúgio – Nm 35:9-15; Dt 19:1-3.
Dt
4:1 Agora, pois, ó Israel, ouve os estatutos e os juízos
que eu vos ensino,
para os
cumprirdes; para que vivais,
e
entreis, e possuais a terra
que
o SENHOR Deus de vossos pais vos dá.
Dt
4:2 Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela,
para que guardeis os mandamentos
do SENHOR vosso Deus,
que eu vos mando.
Dt
4:3 Os vossos olhos têm visto o que o SENHOR fez por causa de Baal-Peor;
pois a todo o homem que seguiu a
Baal-Peor o SENHOR teu Deus
consumiu do meio
de ti.
Dt
4:4 Porém vós, que vos achegastes ao SENHOR vosso Deus,
hoje todos estais vivos.
Dt
4:5 Vedes aqui vos tenho ensinado estatutos e juízos,
como me mandou o SENHOR meu Deus;
para que assim
façais no meio da terra a qual ides a herdar. Dt 4:6 Guardai-os pois, e
cumpri-os, porque isso será
a vossa sabedoria e o vosso entendimento
perante os olhos dos povos,
que ouvirão todos
estes estatutos, e dirão:
Este grande povo é nação sábia e
entendida.
Dt 4:7 Pois, que nação há tão
grande, que tenha deuses tão chegados
como o SENHOR
nosso Deus,
todas
as vezes que o invocamos?
Dt 4:8 E que nação há tão grande,
que tenha estatutos e juízos
tão justos como
toda esta lei que hoje ponho perante vós?
Dt 4:9 Tão-somente guarda-te a ti
mesmo, e guarda bem a tua alma,
que não te
esqueças daquelas coisas
que os teus olhos
têm visto, e não se apartem do teu coração
todos
os dias da tua vida; e as farás saber
a
teus filhos, e aos filhos de teus filhos.
Dt
4:10 O dia em que estiveste perante o SENHOR teu Deus em Horebe,
quando o SENHOR me disse:
Ajunta-me
este povo, e os farei ouvir as minhas palavras,
e aprendê-las-ão, para me temerem
todos os dias
que na terra
viverem, e as ensinarão a seus filhos;
Dt 4:11 E vós vos chegastes, e
vos pusestes ao pé do monte;
e o monte ardia em
fogo até ao meio dos céus, e havia trevas,
e
nuvens e escuridão;
Dt 4:12 Então o SENHOR vos falou
do meio do fogo;
a voz das palavras
ouvistes; porém, além da voz,
não
vistes figura alguma.
Dt 4:13 Então vos anunciou ele a
sua aliança
que vos ordenou
cumprir, os dez mandamentos,
e os
escreveu em duas tábuas de pedra.
Dt
4:14 Também o SENHOR me ordenou ao mesmo tempo que vos ensinasse
estatutos e juízos, para que os
cumprísseis na terra a qual passais
a possuir. Dt 4:15
Guardai, pois, com diligência
as
vossas almas, pois nenhuma figura vistes
no
dia em que o SENHOR, em Horebe,
falou
convosco do meio do fogo;
Dt 4:16 Para que não vos
corrompais, e vos façais alguma imagem
esculpida na forma
de qualquer figura,
semelhança
de homem ou mulher;
Dt 4:17 Figura de
algum animal que haja na terra;
figura de alguma
ave alada que vôa pelos céus;
Dt 4:18 Figura de
algum animal que se arrasta sobre a terra;
figura de algum
peixe que esteja nas águas debaixo da terra;
Dt 4:19 Que não levantes os teus
olhos aos céus e vejas o sol, e a lua,
e as estrelas,
todo o exército dos céus; e sejas impelido
a
que te inclines perante eles, e sirvas
àqueles que o
SENHOR teu Deus repartiu a todos os povos
debaixo
de todos os céus.
Dt
4:20 Mas o SENHOR vos tomou, e vos tirou da fornalha de ferro do Egito,
para que lhe sejais por povo
hereditário, como neste dia se vê.
Dt
4:21 Também o SENHOR se indignou contra mim
por causa das vossas palavras, e
jurou que eu não passaria o Jordão,
e que não entraria
na boa terra que o SENHOR teu Deus
te
dará por herança.
Dt 4:22 Porque eu nesta terra
morrerei, não passarei o Jordão;
porém vós o
passareis, e possuireis aquela boa terra.
Dt 4:23 Guardai-vos e não vos esqueçais
da aliança do SENHOR
vosso Deus, que
tem feito convosco, e não façais para vós
escultura
alguma, imagem de alguma coisa
que
o SENHOR vosso Deus vos proibiu.
Dt 4:24 Porque o SENHOR teu Deus
é um fogo que consome,
um Deus zeloso. Dt
4:25 Quando, pois, gerardes filhos,
e
filhos de filhos, e vos envelhecerdes na terra,
e
vos corromperdes, e fizerdes alguma escultura,
semelhança
de alguma coisa,
e fizerdes o que é
mau aos olhos do SENHOR teu Deus,
para
o provocar à ira;
Dt 4:26 Hoje tomo por testemunhas
contra vós o céu e a terra,
que certamente
logo perecereis da terra,
a
qual passais o Jordão para a possuir;
não prolongareis
os vossos dias nela,
antes
sereis de todo destruídos.
Dt 4:27 E o SENHOR vos espalhará
entre os povos, e ficareis poucos
em número entre as
nações às quais o SENHOR
vos
conduzirá.
Dt 4:28 E ali servireis a deuses
que são obra de mãos de homens,
madeira e pedra,
que não vêem, nem ouvem, nem comem,
nem
cheiram.
Dt 4:29 Então dali buscarás ao
SENHOR teu Deus, e o acharás,
quando o buscares
de todo o teu coração
e de
toda a tua alma.
Dt 4:30 Quando estiverdes em
angústia, e todas estas coisas
te alcançarem,
então nos últimos dias voltarás
para
o SENHOR teu Deus, e ouvirás a sua voz.
Dt 4:31 Porquanto o SENHOR teu
Deus é Deus misericordioso,
e não te
desamparará, nem te destruirá, nem se esquecerá
da
aliança que jurou a teus pais.
Dt
4:32 Agora, pois, pergunta aos tempos passados, que te precederam
desde o dia em que Deus criou o
homem sobre a terra,
desde uma extremidade do céu até
à outra,
se sucedeu jamais
coisa tão grande como esta,
ou se jamais se
ouviu coisa como esta?
Dt 4:33 Ou se
algum povo ouviu a voz de Deus
falando
do meio do fogo, como tu a ouviste,
e
ficou vivo?
Dt 4:34 Ou se Deus
intentou ir tomar para si um povo do
meio
de outro povo com provas, com sinais,
e
com milagres, e com peleja, e com mão forte,
e
com braço estendido, e com grandes espantos,
conforme a tudo
quanto o SENHOR vosso Deus vos fez
no
Egito aos vossos olhos?
Dt 4:35 A ti te foi mostrado para
que soubesses que o SENHOR
é Deus; nenhum
outro há senão ele.
Dt 4:36 Desde os céus te fez
ouvir a sua voz, para te ensinar,
e sobre a terra te
mostrou o seu grande fogo,
e
ouviste as suas palavras do meio do fogo.
Dt 4:37 E, porquanto amou teus
pais, e escolheu a sua descendência
depois deles, te
tirou do Egito diante de si,
com
a sua grande força.
Dt 4:38 Para lançar fora de
diante de ti
nações maiores e
mais poderosas do que tu,
para
te introduzir e te dar a sua terra por herança,
como
neste dia se vê.
Dt 4:39 Por isso hoje saberás, e refletirás
no teu coração,
que só o SENHOR é
Deus, em cima no céu
e em
baixo na terra; nenhum outro há.
Dt 4:40 E guardarás os seus
estatutos e os seus mandamentos,
que te ordeno hoje
para que te vá bem a ti,
e a
teus filhos depois de ti, e para que prolongues
os
dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá
para
todo o sempre.
Dt
4:41 Então Moisés separou três cidades além do Jordão,
do lado do nascimento do sol;
Dt 4:42 Para que ali se acolhesse
o homicida que involuntariamente
matasse o seu
próximo a quem dantes não tivesse ódio algum;
e se
acolhesse a uma destas cidades, e vivesse;
Dt 4:43 A Bezer, no deserto, no
planalto, para os rubenitas;
e a Ramote, em
Gileade, para os gaditas; e a Golã, em Basã,
Agora veremos o segundo discurso de Moisés – as
condições – que começam no vs. 44, abaixo, e terminará no 26:19.
Esta parte de Deuteronômio, nas palavras da BEG,
corresponde, aproximadamente, à série de regras e condições encontradas nos
tratados entre um suserano e seus vassalos.
Na verdade, ela contém o segundo discurso de Moisés,
que se concentra na origem e no conteúdo das leis da aliança no Sinai e na
necessidade do seu público original de reafirmar sua fidelidade a essas leis.
Vamos então dividir esse segundo discurso em quatro
seções: a introdução 4:44-49, abaixo; uma orientação geral acerca das condições
– 5:1 ao 11:32; uma lista mais detalhada das leis – 12:1 ao 26:15; e, uma
conclusão – 26:16-19.
Nessa introdução, Moisés fornece um contexto histórico
para a entrega da lei de Deus a essa segunda geração. Moisés fala de lei,
testemunhos, estatutos e juízos – linguagem pactual - que foram entregues aos
filhos de Israel quando saíram do Egito.
Dt
4:44 Esta é, pois, a lei que Moisés propôs aos filhos de Israel.
Dt
4:45 Estes são os testemunhos, e os estatutos, e os juízos,
que Moisés falou aos filhos de
Israel, havendo saído do Egito;
Dt
4:46 Além do Jordão, no vale defronte de Bete-Peor, na terra de Siom,
rei dos amorreus, que habitava em
Hesbom, a quem feriu Moisés
e os filhos de
Israel, havendo eles saído do Egito.
Dt 4:47 E tomaram a sua terra em
possessão, como também
a terra de Ogue,
rei de Basã, dois reis dos amorreus,
que
estavam além do Jordão,
do
lado do nascimento do sol.
Dt 4:48 Desde Aroer, que está à
margem do ribeiro de Arnom,
até ao monte Sião,
que é Hermom,
Dt 4:49 E toda a campina além do
Jordão, do lado do oriente,
até ao mar da
campina, abaixo de Asdote-Pisga.
A partir do próximo capítulo, começaremos com a
repetição dos dez mandamentos.
Este primeiro discurso de Moisés - O prólogo histórico
– 1:1 a 4:43 - ainda ocupa todo o capítulo 3 e termina com o capítulo 4.
Este primeiro discurso, como já vimos, foi dividido em
três grandes partes e estamos concluindo hoje a primeira parte: A narração da
história – 1:5 a 3:29. Em seguida, com o capítulo 4, terminaremos o primeiro
discurso.
Até o vs. 20 deste, terminaremos as vitórias na
Transjordânia que começamos no capítulo anterior e do 21 ao 29; depois, a
recusa e censura de Deus a Moisés em seu insistente pedido de passar o Jordão e
veremos também Josué sendo por Deus colocado no lugar de Moisés.
Em sua narrativa, Moisés faz lembrar o povo da
conquista que fizeram sobre Ogue, rei de Basã – ver Nm 21:31-35 - a qual o
Senhor entregou nas mãos dos israelitas dizendo que eles fariam a Basã o mesmo
que fizeram a Hesbom.
As palavras de Deus foram: não temas, porque a ele e
todo o seu povo, e sua terra dei na tua mão e far-lhe-ás como fizestes a Seom.
Então não foi Israel que derrotou Basã, mas Basã foi
derrotada por Deus e entregue nas mãos de Israel. Embora a vitória fosse certa
e realmente era, Israel teve de combater e enfrentar o inimigo e sair à peleja.
Muitas vitórias que temos de Deus são de fato bênçãos
de Deus, mas ele quer que saiamos à luta com nossos exércitos. Sairemos então à
luta como se estivéssemos sozinhos – mas não estamos – voltaremos da luta como
se tivéssemos ido de carona – mas não fomos.
Basã hoje é uma área de lavouras de trigo, mas, na
época, era conhecida como lugar de criação de gado e outros rebanhos – 32:14;
Sl 22:12.
Feita a conquista, foi feita a distribuição da Transjordânia
– ver também Nm 32:33-42 – entre as tribos dos rubenitas e gaditas e a meia
tribo de Manassés.
Moisés chama a atenção de seu substituto futuro,
Josué, e lhe diz que assim como foi feito a esses dois reis, assim, Josué faria
a todos os reinos que passará por causa do Senhor.
Dt
3:1 Depois nos viramos e subimos o caminho de Basã;
e Ogue, rei de Basã, nos saiu ao
encontro,
ele e todo o seu
povo, à peleja em Edrei.
Dt
3:2 Então o SENHOR me disse:
Não o temas, porque a ele e a
todo o seu povo, e a sua terra,
tenho dado na tua
mão; e far-lhe-ás como fizeste a Siom,
rei
dos amorreus, que habitava em Hesbom.
Dt
3:3 E também o SENHOR nosso Deus nos deu na nossa mão a Ogue,
rei de Basã, e a todo o seu povo;
de maneira que o ferimos
até que não lhe
ficou sobrevivente algum.
Dt 3:4 E naquele tempo tomamos
todas as suas cidades;
nenhuma cidade
houve que lhes não tomássemos;
sessenta cidades, toda a região
de Argobe, o reino de Ogue em Basã.
Dt
3:5 Todas estas cidades eram fortificadas com altos muros,
portas e ferrolhos; e muitas
outras cidades sem muros.
Dt 3:6 E destruímo-las como
fizemos a Siom, rei de Hesbom,
destruindo todas
as cidades, homens, mulheres e crianças.
Dt 3:7 Porém todo o gado, e o
despojo das cidades,
tomamos para nós
por presa.
Dt 3:8 Assim naquele tempo
tomamos a terra das mãos daqueles
dois reis dos
amorreus, que estavam além do Jordão;
desde
o rio de Arnom, até ao monte de Hermom.
Dt 3:9 (A Hermom os sidônios
chamam Siriom;
porém os amorreus
o chamam Senir);
Dt 3:10 Todas as cidades do
planalto, e todo o Gileade, e todo o Basã,
até Salcá e Edrei,
cidades do reino de Ogue em Basã.
Dt 3:11 Porque só Ogue, o rei de
Basã, restou dos gigantes;
eis que o seu
leito, um leito de ferro, não está porventura em
Rabá
dos filhos de Amom?
De nove côvados, o
seu comprimento, e de quatro côvados,
a
sua largura, pelo côvado comum.
Dt 3:12 Tomamos, pois, esta terra
em possessão naquele tempo:
Desde Aroer, que
está junto ao ribeiro de Arnom,
e a
metade da montanha de Gileade,
com as suas
cidades, tenho dado aos rubenitas e gaditas.
Dt 3:13 E o restante de Gileade,
como também todo o Basã,
o reino de Ogue,
dei à meia tribo de Manassés;
toda
aquela região de Argobe, por todo o Basã,
se
chamava a terra dos gigantes.
Dt 3:14 Jair, filho de Manassés,
alcançou toda a região de Argobe,
até ao termo dos
gesuritas, e maacatitas,
e a
chamou de seu nome, Havote-Jair até este dia.
Dt 3:15 E a Maquir dei Gileade. Dt
3:16 Mas aos rubenitas e gaditas
dei desde Gileade
até ao ribeiro de Arnom,
cujo
meio serve de limite;
e até ao ribeiro
de Jaboque, o termo dos filhos de Amom.
Dt 3:17 Como também a campina, e
o Jordão por termo;
desde Quinerete
até ao mar da campina, o Mar Salgado,
abaixo
de Asdote-Pisga para o oriente.
Dt
3:18 E no mesmo tempo vos ordenei, dizendo:
O SENHOR vosso Deus vos deu esta
terra, para possuí-la;
passai, pois,
armados vós, todos os homens valentes,
diante
de vossos irmãos, os filhos de Israel.
Dt 3:19 Tão-somente vossas
mulheres, e vossas crianças, e vosso gado
(porque eu sei que
tendes muito gado), ficarão nas vossas
cidades,
que já vos tenho dado.
Dt 3:20 Até que o SENHOR dê
descanso a vossos irmãos como a vós;
para que eles
herdem também a terra que o SENHOR
vosso
Deus lhes há de dar além do Jordão;
então voltareis cada qual à sua
herança que já vos tenho dado.
Dt
3:21 Também dei ordem a Josué no mesmo tempo, dizendo:
Os teus olhos têm visto tudo o
que o SENHOR vosso Deus tem feito
a estes dois reis;
assim fará o SENHOR a todos os reinos,
a
que tu passarás.
Dt 3:22 Não os temais, porque o
SENHOR vosso Deus
é o que peleja por
vós.
Dt
3:23 Também eu pedi graça ao SENHOR no mesmo tempo, dizendo:
Dt 3:24 Senhor DEUS! já começaste
a mostrar ao teu servo
a tua grandeza e a
tua forte mão; pois, que Deus há nos céus
e na
terra, que possa fazer segundo as tuas obras,
e
segundo os teus grandes feitos?
Dt 3:25 Rogo-te que me deixes
passar, para que veja esta boa terra
que está além do
Jordão; esta boa montanha, e o Líbano!
Dt 3:26 Porém o SENHOR
indignou-se muito contra mim
por causa de vós,
e não me ouviu;
antes
o SENHOR me disse:
Basta; não me fales mais deste
assunto;
Dt 3:27 Sobe ao cume de Pisga, e
levanta os teus olhos ao ocidente,
e ao norte, e ao
sul, e ao oriente, e vê com os teus olhos;
porque
não passarás este Jordão.
Dt 3:28 Manda, pois, a Josué, e
anima-o, e fortalece-o;
porque ele passará
adiante deste povo,
e o
fará possuir a terra que verás.
Dt 3:29 Assim ficamos neste vale,
defronte de Bete-Peor.
Moisés busca a Deus e procura em oração obter perdão
pelo erro cometido que o impediu de subir à Terra Prometida, mas Deus se mostra
irredutível e lhe diz veementemente: Basta! Não me fales mais nisto.
Temos de tomar cuidado com nossas vidas e decisões
tomadas que uma vez assumidas, não importando a sua motivação, está tomada e as
consequências farão parte dela.
Ah, se pudéssemos voltar no tempo para corrigirmos as
coisas... ah, se pudéssemos “desrasgar” os papéis que rasgamos ou os vidros que
quebramos ou os corações que afligimos, enganamos, matamos, roubamos...
Foi ainda Deus muito tolerante e paciente com Moisés
ao lhe permitir ver a terra a partir do cimo de Pisga. Em seguida, Deus fala
claramente – ... dá ordens a Josué... - a ele para preparar Josué, animando-o e
o fortalecendo.
É bem provável que Deuteronômio seja uma dessas
tentativas de Moisés de bem instruí-lo e animá-lo e fortalecê-lo.
Antes de prosseguirmos com o capítulo 2, destacamos
que o propósito do livro de Deuteronômio é despertar, reeducar e estimular uma
renovação da aliança mediada por Moisés à nova geração, quando Israel estava
prestes a entrar na Terra Prometida sob a nova liderança de Josué.
Vamos recordar que a primeira geração foi rejeitada
pelo Senhor porquanto eles rejeitaram ao Senhor por ocasião do evento de espiar
a terra e trazer um relatório negativo influenciando toda a nação contra o
Senhor.
Algumas verdades se destacam em Deuteronômio: 1. Os
israelitas que se encontravam nas campinas de Moabe deveriam aprender, a partir
das experiências da geração anterior, a importância da fidelidade à geração. 2.
As leis de Moisés foram estabelecidas com a finalidade de beneficiar o povo de
Deus em sua entrada na Terra Prometida sob a liderança de Josué. 3. A
fidelidade à aliança seria recompensada com bênçãos, enquanto a desobediência
seria castigada com maldições. 4. Os israelitas deveriam renovar o compromisso
com a aliança enquanto esperavam nas campinas de Moabe e depois entrar na Terra
Prometida.]
A questão de autoria do livro, partiremos do
pressuposto que foi Moisés o autor dos discursos e do livro.
Não podemos deixar de nos atentar que Moisés, o
fundador da teocracia de Israel, foi o mediador da antiga aliança e, como tal,
prefigurou Jesus Cristo, o Filho de Deus e o mediador da nova aliança – Jr
31:31-34.
Feita essas considerações, estaremos, em continuação,
vendo o primeiro discurso de Moisés – o prólogo histórico – 1:1 a 4:43 e dentro
dele, a narração da história que ocupará todo este capítulo e ainda o próximo.
O capítulo 2, abaixo, o dividiremos em duas partes: as
peregrinações – vs.. 1-23 e as vitórias na Transjordânia que vai dos vs.. 24 a
37. Essas vitórias ainda ocuparão o próximo capítulo do vs.. 1 ao 20.
Foi o próprio Senhor quem disse que o povo já tinha
rodeado bastante a montanha de Seir e todos sabiam disso e isso deveria ser
enfadonho, por isso os mandou ir para o norte.
Com relação à sua jornada em direção ao norte, o
primeiro obstáculo foi o povo de Esaú, seus irmãos, mas Deus não permitiu que
Israel se envolvesse com eles porque tinha dado a Esaú aquela terra. Houve
neles temor dos israelitas.
O segundo obstáculo foi Moabe e o Senhor novamente
impediu os israelitas de os atacarem por causa que ele tinha dado aos filhos de
Ló aquela terra.
No vs.. 14 há menção do tempo em que em que caminharam
desde Cades-Barnéia até passarem o ribeiro de Zerede: 38 anos! Objetivo: destruir
toda aquela primeira geração dos homens de guerra.
Depois de consumidos todos daquela primeira geração,
passaram por Ar, pelos filhos de Moabe, e chegaram até defronte dos filhos de
Amon. Novamente aqui o Senhor deu a terra a eles e não permitiu Israel de
atacá-los e tomar-lhes a terra.
O Senhor deu vitórias aos povos de Esaú de Moabe e de
Amon sobre os gigantes que nelas havia permitindo assim a posse e o domínio da
terra deles as quais Israel não pode se apossar, mas atravessar com cuidado.
Com relação à Hesbon, tudo foi feito de forma
contraria. Primeiro os israelitas pediram permissão para passar por eles, mas
Deus interviu e endureceu o coração deste povo para resistir a Israel porque
Deus tinha outros planos.
Israel então destruiu todo o povo e o juízo de Deus
caiu sobre eles, exterminando-os. Aproveitaram somente o gado e todo o despojo
das cidades que tomaram para si.
Depois, desde Aroer, que está à borda do vale de
Arnom, e a cidade que nele está, até Gileade nenhuma cidade houve alta demais para
eles porque Deus tinha entregue tudo isso a eles.
Deuteronômio
2:1 Depois viramo-nos, e caminhamos ao deserto,
caminho do Mar Vermelho, como o
SENHOR me tinha dito,
e muitos dias
rodeamos o monte Seir.
Dt
2:1 Depois viramo-nos, e caminhamos ao deserto,
caminho do Mar Vermelho, como o
SENHOR me tinha dito,
e muitos dias
rodeamos o monte Seir.
Dt
2:2 Então o SENHOR me falou, dizendo:
Dt 2:3 Tendes rodeado bastante
esta montanha;
virai-vos para o
norte.
Dt 2:4 E dá ordem ao povo,
dizendo:
Passareis pelos
termos de vossos irmãos, os filhos de Esaú,
que
habitam em Seir; e eles terão medo de vós;
porém
guardai-vos bem.
Dt 2:5 Não vos envolvais com
eles, porque não vos darei da sua terra
nem ainda a pisada
da planta de um pé; porquanto a Esaú
tenho
dado o monte Seir por herança.
Dt 2:6 Comprareis deles, por
dinheiro, comida para comerdes;
e também água para
beber deles comprareis por dinheiro.
Dt 2:7 Pois o SENHOR teu Deus te
abençoou
em toda a obra das
tuas mãos; ele sabe que andas por este grande deserto;
estes quarenta
anos o SENHOR teu Deus esteve contigo,
coisa
nenhuma te faltou.
Dt
2:8 Passando, pois, por nossos irmãos, os filhos de Esaú,
que habitavam em Seir, desde o
caminho da planície de Elate
e de Eziom-Geber,
nos viramos e passamos o caminho do
deserto
de Moabe.
Dt
2:9 Então o SENHOR me disse:
Não molestes aos de Moabe, e não
contendas com eles em peleja,
porque não te
darei herança da sua terra;
porquanto tenho
dado a Ar por herança aos filhos de Ló.
Dt 2:10 (Os emins dantes
habitaram nela; um povo grande
e numeroso, e alto
como os gigantes.
Dt 2:11 Também estes foram
considerados gigantes
como os anaquins;
e os moabitas os chamavam emins.
Dt 2:12 Outrora os horeus também
habitaram em Seir;
porém os filhos de
Esaú os lançaram fora,
e os destruíram de
diante de si, e habitaram no seu lugar,
assim
como Israel fez à terra da sua herança,
que
o SENHOR lhes tinha dado).
Dt
2:13 Levantai-vos agora, e passai o ribeiro de Zerede.
Assim passamos o ribeiro de
Zerede.
Dt
2:14 E os dias que caminhamos, desde Cades-Barnéia
até que passamos o ribeiro de
Zerede, foram trinta e oito anos,
até que toda
aquela geração dos homens de guerra
se
consumiu do meio do arraial,
como
o SENHOR lhes jurara.
Dt 2:15 Assim também foi contra
eles a mão do SENHOR,
para os destruir
do meio do arraial até os haver consumido.
Dt
2:16 E sucedeu que, sendo já consumidos todos os homens de guerra,
pela morte, do meio do povo, Dt
2:17 O SENHOR me falou, dizendo:
Dt
2:18 Hoje passarás a Ar, pelos termos de Moabe;
Dt 2:19 E chegando até defronte
dos filhos de Amom, não os molestes,
e com eles não
contendas; porque da terra
dos
filhos de Amom não te darei herança,
porquanto aos
filhos de Ló a tenho dado por herança.
Dt 2:20 (Também essa foi
considerada terra de gigantes;
antes nela
habitavam gigantes, e os amonitas os chamavam
zamzumins;
Dt 2:21 Um povo grande, e numeroso,
e alto, como os
gigantes; e o SENHOR os destruiu de diante
dos
amonitas, e estes os lançaram fora,
e
habitaram no seu lugar;
Dt 2:22 Assim como fez com os
filhos de Esaú, que habitavam em Seir,
de diante dos
quais destruiu os horeus, e eles os lançaram
fora,
e habitaram no lugar deles até este dia;
Dt 2:23 Também os caftorins, que
saíram de Caftor,
destruíram os
avins, que habitavam em Cazerim até Gaza,
e
habitaram no lugar deles).
Dt
2:24 Levantai-vos, parti e passai o ribeiro de Arnom;
eis aqui na tua mão tenho dado a
Siom, amorreu, rei de Hesbom,
e a sua terra; começa a
possuí-la, e contende com eles em peleja.
Dt
2:25 Neste dia começarei a pôr um terror e um medo de ti diante dos povos
que estão debaixo de todo o céu;
os que ouvirem a tua fama tremerão
diante de ti e se
angustiarão. Dt 2:26 Então mandei
mensageiros
desde o deserto de Quedemote a Siom,
rei
de Hesbom, com palavras de paz, dizendo:
Dt
2:27 Deixa-me passar pela tua terra; somente pela estrada irei;
não me desviarei para a direita
nem para a esquerda.
Dt 2:28 A comida, para que eu
coma, vender-me-ás por dinheiro,
e dar-me-ás por
dinheiro a água para que eu beba;
tão-somente
deixa-me passar a pé;
Dt 2:29 Como fizeram comigo os
filhos de Esaú, que habitam em Seir,
e os moabitas que
habitam em Ar; até que eu passe o Jordão,
à
terra que o SENHOR nosso Deus nos há de dar.
Dt 2:30 Mas Siom, rei de Hesbom,
não nos quis deixar passar
por sua terra,
porquanto o SENHOR teu Deus endurecera
o
seu espírito, e fizera obstinado o seu coração
para
to dar na tua mão, como hoje se vê.
Dt
2:31 E o SENHOR me disse:
Eis aqui, tenho começado a dar-te
Siom, e a sua terra;
começa, pois, a
possuí-la para que herdes a sua terra.
Dt
2:32 E Siom saiu-nos ao encontro, ele e todo o seu povo,
à peleja, em Jaza; Dt 2:33 E o
SENHOR nosso Deus
no-lo entregou, e
o ferimos a ele, e a seus filhos,
e a
todo o seu povo.
Dt 2:34 E naquele tempo tomamos
todas as suas cidades,
e cada uma
destruímos com os seus homens,
mulheres
e crianças; não deixamos a ninguém.
Dt 2:35 Somente tomamos por presa
o gado para nós,
e o despojo das
cidades que tínhamos tomado.
Dt 2:36 Desde Aroer, que está à
margem do ribeiro de Arnom,
e a cidade que
está junto ao ribeiro, até Gileade,
nenhuma
cidade houve que de nós escapasse;
tudo
isto o SENHOR nosso Deus nos entregou.
Dt
2:37 Somente à terra dos filhos de Amom não chegastes;
nem
a toda a margem do ribeiro de Jaboque,
nem
às cidades da montanha,
nem
a coisa alguma que nos proibira*
o SENHOR nosso Deus.
Como é incrível vermos como Deus é imanente e não
somente transcendente. Ele realmente é quem abate, quem exalta, quem permite,
quem destrói por meio dos seus juízos.
Ai daqueles que usam de seu poder e força e domínio
para perverter o direito e conquistarem para si mais riquezas e bens sobre a
terra.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita podendo conter gráficos, tabelas, imagens e textos e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
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