Entramos, neste capítulo, com a segunda parte de
nossa divisão – O TABERNÁCULO CENTRAL – que vai do capítulo 5:1 ao 9:14, onde
há três subdivisões principais.
1.A
importância do tabernáculo – 5:1 ao 6:27.
2.As
ofertas para o tabernáculo – 7:1 a 8:4.
3.Outros
aspectos importantes do tabernáculo – 8:5 ao 9:14.
Começaremos, então, dentro da importância do
tabernáculo, com os seguintes temas: vs. 1 ao 4, a expulsão dos impuros. Vs. 5
ao 10, com os casos de restituição e dos vs. 11 ao 31, com a lei para o caso de
ciúmes. No capítulo 6, veremos os nazireus – vs. 1 ao 21 e fechando esta
primeira parte as bênçãos araônicas do vs. 22 ao 27.
Primeiramente, foram feitas as divisões das tribos
em volta do tabernáculo; depois foram definidas a sua centralidade, os
trabalhos e tarefas; e, agora, Moisés está voltando a instruir sobre a
centralidade do tabernáculo.
Tudo era feito em função dele, do tabernáculo, de forma
que a nação dependia dele e nele havia a presença de Deus que também era algo
teofânico que durou 40 anos. O maná era outro sinal diário bem como também as
roupas e sapatos que cresciam nos pés deles sem ao menos darem fé que isso
acontecia.
Tudo estava sendo cuidado em todos os mínimos
detalhes para que aquele povo pudesse ter o melhor que poderiam ali mesmo
naquele deserto que agora passava a ser a escola deles.
Assim, os casos vistos de impureza não poderiam
estar sendo tolerados ali no meio do povo e próximo ao tabernáculo, deveriam
estar fora do Arraial para observação e cuidado. Havendo a cura, depois do
exame sacerdotal, ele era integrado novamente e poderia participar de tudo.
Devemos entender que ali naquele local as coisas
eram diferentes do normal por ai, principalmente pela forte presença teofânica
de Deus durante todo aquele tempo e devido aos cuidados especiais que Deus
tinha ali com eles.
Os casos de restituição também visavam à
centralidade do tabernáculo e se alguém desfraldava outra pessoa, ela deveria
fazer a restituição com um acréscimo de vinte por cento, o quinto, e realizar
uma oferta pela culpa no tabernáculo. Não tendo a parte lesada condições e não
tendo ainda parentes que pudessem receber a restituição, ela deveria ser
entregue ao sacerdote, em função do representante do Senhor – Lv 5:14 ao 6:7.
Quanto à lei para o caso de ciúmes como assim ficou
conhecida – vs. 29 – somente um sacerdote seguindo um ritual poderia fazer com
que o procedimento tivesse a eficácia necessária. O triste aqui era que o
homem, se não fosse de fato temente a Deus, poderia expor desnecessariamente
sua mulher à vergonha pelo simples fato da existência da dúvida. Isso era muito
triste.
Nm
5:1 E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
Nm 5:2 Ordena aos filhos de
Israel que lancem fora do arraial
a todo o leproso,
e a todo o que padece fluxo,
e a todos os
imundos por causa de contato com algum morto.
Nm 5:3 Desde o homem até a
mulher os lançareis;
fora do arraial
os lançareis; para que não contaminem
os
seus arraiais, no meio dos quais eu habito.
Nm 5:4 E os filhos de Israel
fizeram assim,
e os lançaram
fora do arraial;
como
o SENHOR falara a Moisés,
assim
fizeram os filhos de Israel.
Nm
5:5 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
Nm 5:6 Dize aos filhos de
Israel:
Quando
homem ou mulher fizer algum de todos os pecados humanos,
transgredindo contra o SENHOR,
tal alma culpada é.
Nm
5:7 E confessará o seu pecado que cometeu; pela sua culpa,
fará plena restituição, segundo
a soma total, e lhe acrescentará
a sua quinta
parte, e a dará àquele
contra quem se fez culpado.
Nm 5:8 Mas, se aquele homem não
tiver resgatador,
a quem se
restitua a culpa, então a culpa
que
se restituir ao SENHOR será do sacerdote,
além do carneiro da expiação
pelo qual por ele se fará expiação.
Nm 5:9 Semelhantemente toda a
oferta de todas as coisas santificadas
dos filhos de
Israel, que trouxerem ao sacerdote,
será
sua.
Nm 5:10 E as coisas santificadas
de cada um serão suas;
o que alguém der
ao sacerdote será seu.
Nm
5:11 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
Nm 5:12 Fala aos filhos de
Israel, e dize-lhes:
Quando
a mulher de alguém se desviar, e transgredir contra ele,
Nm 5:13 De maneira que algum
homem se tenha deitado com ela,
e for oculto aos
olhos de seu marido, e ela o tiver ocultado,
havendo-se
ela contaminado,
e contra ela não houver
testemunha, e no feito não for apanhada,
Nm 5:14 E o
espírito de ciúmes vier sobre ele,
e
de sua mulher tiver ciúmes,
por
ela se haver contaminado, ou sobre ele
vier o espírito de
ciúmes, e de sua mulher tiver ciúmes,
não
se havendo ela contaminado,
Nm 5:15 Então aquele homem trará
a sua mulher perante o sacerdote,
e juntamente
trará a sua oferta por ela;
uma décima de efa
de farinha de cevada,
sobre
a qual não deitará azeite,
nem sobre ela
porá incenso, porquanto
é
oferta de alimentos por ciúmes, oferta memorativa,
que
traz a iniqüidade em memória.
Nm 5:16 E o sacerdote a fará
chegar, e a porá perante
a face do SENHOR.
Nm 5:17 E o sacerdote tomará
água santa num vaso de barro;
também tomará o
sacerdote do pó que houver
no
chão do tabernáculo, e o deitará na água.
Nm 5:18 Então o sacerdote
apresentará a mulher perante o SENHOR,
e descobrirá a
cabeça da mulher; e a oferta memorativa,
que é a oferta por ciúmes, porá
sobre as suas mãos,
e a água amarga,
que traz consigo a maldição,
estará
na mão do sacerdote.
Nm 5:19 E o sacerdote a fará
jurar, e dirá àquela mulher:
Se ninguém contigo se deitou, e
se não te apartaste de teu marido
pela imundícia,
destas águas amargas, amaldiçoantes,
serás
livre.
Nm 5:20 Mas, se te apartaste de
teu marido, e te contaminaste,
e algum homem,
fora de teu marido, se deitou contigo,
Nm 5:21 Então o sacerdote fará
jurar à mulher
com o juramento
da maldição; e o sacerdote dirá à mulher:
O SENHOR te ponha por maldição e
por praga no meio do teu povo,
fazendo-te o
SENHOR consumir a tua coxa
e
inchar o teu ventre.
Nm 5:22 E esta
água amaldiçoante entre nas tuas entranhas,
para
te fazer inchar o ventre,
e
te fazer consumir a coxa.
Então a mulher
dirá: Amém, Amém.
Nm 5:23 Depois o sacerdote
escreverá estas mesmas maldições
num livro, e com
a água amarga as apagará.
Nm 5:24 E a água amarga,
amaldiçoante, dará a beber à mulher,
e a água
amaldiçoante entrará nela para amargurar.
Nm 5:25 E o sacerdote tomará a
oferta por ciúmes da mão da mulher,
e moverá a oferta
perante o SENHOR;
e
a oferecerá sobre o altar.
Nm 5:26 Também o sacerdote
tomará um punhado
da oferta
memorativa, e sobre o altar a queimará;
e
depois dará a beber a água à mulher.
Nm 5:27 E, havendo-lhe dado a
beber aquela água, será que,
se ela se tiver
contaminado,
e contra seu
marido tiver transgredido,
a
água amaldiçoante entrará nela para amargura,
e o seu ventre se
inchará, e consumirá a sua coxa;
e aquela mulher
será por maldição no meio do seu povo.
Nm 5:28 E, se a mulher se não
tiver contaminado, mas estiver limpa,
então será livre,
e conceberá filhos.
Nm 5:29 Esta é a lei dos ciúmes,
quando a mulher,
em poder de seu
marido, se desviar e for contaminada;
Nm 5:30 Ou quando sobre o homem
vier o espírito de ciúmes,
e tiver ciúmes de
sua mulher,
apresente
a mulher perante o SENHOR,
e o sacerdote
nela execute toda esta lei.
Nm 5:31 E o homem será livre da
iniqüidade,
porém a mulher
levará a sua iniqüidade.
A lei maior de fato é o amor. Onde há o amor,
prevalece todos os direitos e onde não há, somente os interesses. O homem
poderia expor sua mulher a um vexame enorme pela dúvida oriunda de ciúmes.
Há que se separar então ciúmes dos espíritos de
ciúme. Principalmente porque o primeiro se trata de uma doença do caráter e
fraqueza de personalidade que vê o mal sem nem o mal existir.
Quem trai o outro às escondidas, independentemente
do fato de ser homem ou mulher, é falho de caráter e com certeza deve atrair
sobre si algo maligno nessa relação fora da presença de Deus em meio à
rebeldia.
É desse espírito, creio, que se trata aqui as regras
estabelecidas. Tudo o que está narrado terá então seu cumprimento e o adultério
então que fora praticado feito às ocultas, agora é revelado com uma cruel
maldição.
Ainda estamos vendo o censo e a organização do
exército e dentro dele, vimos o capítulo 3 que falou do número e dos deveres
dos levitas o que também ocupará todo este capítulo 4.
O capítulo 4 pode ser dividido desta maneira: do vs. 1 ao 20, veremos os deveres dos coatitas; do vs. 21 ao 28, os deveres dos
gersonitas; do vs. 29 ao 33, os deveres dos filhos de Merari; depois, do vs. 34
ao 37, o número dos coatitas; do vs. ao 41, veremos o número dos filhos de
Gerson; do 42 ao 45, o número dos filhos de Merari; e, finalizando o capítulo,
do vs. 46 ao 49 o número de todos os levita.
O que aqui se percebe é a organização e a ordem de
tudo o que era feito. Todos os detalhes e cuidados eram seguidos à risca e todo
um ritual era estabelecido, com papéis e tarefas bem definidos para cada um
buscando preservar e manter a ordem, a decência.
Os coatitas transportavam os móveis e utensílios do
tabernáculo, mas não os preparava para a viagem. Quem fazia isso, segundo
instruções claras era Arão e seus filhos – vs 15.
Nos versos 16 a 20, vemos Eleazar, filho do
sacerdote Arão ser nomeado para supervisionar todo o tabernáculo, onde nenhum
coatita, com exceção dos descendentes de Arão, poderia ter acesso direto às
coisas santas.
O tabernáculo era assim um lugar, um templo móvel,
que se movia conforme se movia o povo indo em direção à terra prometida. Quem
também dizia quando o povo tinha de partir ou onde tinha de ficar era o próprio
Senhor.
Se a nuvem se levantasse, o arraial se preparava;
quando a nuvem pousasse, eles também paravam e entendiam que era hora de montar
tudo novamente.
Eu fiquei curioso com relação ao tempo que isso
despendia. Creio que pela ordem, tudo era feito muito rápido e de forma
eficiente, sem muito stress e
complicações.
Nm
4:1 E falou o SENHOR a Moisés e a Arão, dizendo:
Nm 4:2 Fazei a soma dos filhos
de Coate, dentre os filhos de Levi,
pelas suas
famílias, segundo a casa de seus pais;
Nm 4:3 Da idade de trinta anos
para cima até aos cinqüenta anos,
será todo aquele
que entrar neste serviço,
para
fazer o trabalho na tenda da congregação.
Nm 4:4 Este será o ministério
dos filhos de Coate
na tenda da
congregação, nas coisas santíssimas.
Nm 4:5 Quando partir o arraial,
Arão e seus filhos virão
e tirarão o véu
da tenda,
e com ele
cobrirão a arca do testemunho;
Nm 4:6 E
pôr-lhe-ão por cima
uma
coberta de peles de texugos,
e sobre ela
estenderão um pano, todo azul,
e
lhe colocarão os varais.
Nm 4:7 Também sobre a mesa da
proposição
estenderão um pano azul; e sobre
ela porão os pratos, as colheres,
e as taças e os
jarros para libação;
também
o pão contínuo estará sobre ela.
Nm 4:8 Depois estenderão em cima
deles um pano de carmesim,
e com a coberta
de peles de texugos o cobrirão,
e
lhe colocarão os seus varais.
Nm 4:9 Então tomarão um pano
azul,
e cobrirão o
candelabro da luminária, e as suas lâmpadas,
e
os seus espevitadores, e os seus apagadores,
e
todos os seus vasos de azeite, com que o servem. Nm 4:10 E envolverão, a ele e a todos os seus utensílios,
na coberta de
peles de texugos;
e
o colocarão sobre os varais.
Nm 4:11 E sobre o altar de ouro
estenderão um pano azul,
e com a coberta
de peles de texugos, o cobrirão,
e
lhe colocarão os seus varais.
Nm 4:12 Também tomarão todos os
utensílios do ministério,
com que servem no
santuário; e os colocarão num pano azul,
e os cobrirão com
uma coberta de peles de texugos,
e
os colocarão sobre os varais.
Nm 4:13 E tirarão as cinzas do
altar, e por cima dele
estenderão um
pano de púrpura.
Nm 4:14 E sobre ele colocarão
todos os seus instrumentos
com que o servem:
os seus braseiros, os garfos e as pás,
e as bacias;
todos os pertences do altar;
e por cima dele
estenderão uma coberta de peles de texugos,
e
lhe colocarão os seus varais.
Nm 4:15 Havendo, pois, Arão e
seus filhos, ao partir do arraial,
acabado de cobrir
o santuário,
e todos os
instrumentos do santuário,
então
os filhos de Coate virão para levá-lo;
mas no santuário
não tocarão para que não morram;
este
é o cargo dos filhos de Coate
na
tenda da congregação.
Nm 4:16 Porém o cargo de
Eleazar, filho de Arão, o sacerdote,
será o azeite da
luminária e o incenso aromático,
e a contínua
oferta dos alimentos,
e o azeite da
unção, o cargo de todo o tabernáculo,
e
de tudo que nele há, o santuário
e os seus
utensílios.
Nm
4:17 E falou o SENHOR a Moisés e a Arão, dizendo:
Nm 4:18 Não deixareis extirpar a
tribo das famílias dos coatitas
do meio dos
levitas. Nm 4:19 Mas isto lhes fareis,
para
que vivam e não morram,
quando se
aproximarem das coisas santíssimas:
Arão e seus filhos virão, e a
cada um colocarão no seu ministério
e no seu cargo,
Nm 4:20 Porém não entrarão a ver,
quando
cobrirem o santuário, para que não morram.
Nm
4:21 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
Nm 4:22 Fazei também a soma dos
filhos de Gérson,
segundo a casa de
seus pais, segundo as suas famílias:
Nm 4:23 Da idade de trinta anos
para cima até aos cinqüenta,
contarás a todo
aquele que entrar a se ocupar no seu serviço,
para
executar o ministério na tenda da congregação.
Nm 4:24 Este será o ministério
das famílias dos gersonitas
no serviço e no
cargo. Nm 4:25 Levarão, pois,
as cortinas do
tabernáculo, e a tenda da congregação,
e
a sua coberta, e a coberta de peles de texugos,
que
está por cima dele,
e a cortina da
porta da tenda da congregação,
Nm 4:26 E as
cortinas do pátio, e a cortina da porta do pátio,
que
está junto ao tabernáculo,
e
junto ao altar em redor, e as suas cordas,
e
todos os instrumentos do seu ministério,
com
tudo o que diz respeito a eles, para que sirvam.
Nm 4:27 Todo o ministério dos
filhos dos gersonitas,
em todo o seu
cargo, e em todo o seu trabalho,
será
segundo o mandado de Arão e de seus filhos;
e lhes
designareis as responsabilidades do seu cargo.
Nm 4:28 Este é o ministério das
famílias dos filhos dos gersonitas
na tenda da
congregação; e a sua guarda será
debaixo da mão de
Itamar, filho de Arão, o sacerdote.
Nm
4:29 Quanto aos filhos de Merari, segundo as suas famílias
e segundo a casa de seus pais os
contarás;
Nm 4:30 Da idade de trinta anos
para cima, até aos cinqüenta,
contarás a todo
aquele que entrar neste serviço,
para
administrar o ministério
da
tenda da congregação.
Nm 4:31 Esta, pois, será a
responsabilidade do seu cargo,
segundo todo o
seu ministério, na tenda da congregação:
As
tábuas do tabernáculo, e os seus varais,
e
as suas colunas, e as suas bases;
Nm 4:32 Como
também as colunas do pátio em redor,
e
as suas bases, e as suas estacas, e as suas cordas,
com
todos os seus instrumentos,
e
com todo o seu ministério;
e contareis os
objetos que ficarão a seu cargo,
nome
por nome.
Nm 4:33 Este é o ministério das
famílias dos filhos de Merari,
segundo todo o
seu ministério, na tenda da congregação,
debaixo da mão de
Itamar, filho de Arão, o sacerdote.
Nm
4:34 Moisés, pois, e Arão e os príncipes da congregação
contaram os filhos dos coatitas,
segundo as suas famílias
e segundo a casa
de seus pais;
Nm 4:35 Da idade de trinta anos
para cima, até aos cinqüenta,
todo aquele que
entrou neste serviço, para
o
ministério da tenda da congregação.
Nm 4:36 Os que deles foram
contados, pois, segundo as suas famílias,
foram dois mil e
setecentos e cinqüenta.
Nm 4:37 Estes são os que foram
contados das famílias dos coatitas,
de todo aquele
que ministrava na tenda da congregação,
os
quais Moisés e Arão contaram,
conforme ao
mandado do SENHOR pela mão de Moisés.
Nm
4:38 Semelhantemente os que foram contados dos filhos de Gérson,
segundo as suas famílias, e
segundo a casa de seus pais;
Nm 4:39 Da idade de trinta anos
para cima até aos cinqüenta,
todo aquele que
entrou neste serviço,
para
o ministério na tenda da congregação.
Nm 4:40 Os que deles foram
contados, segundo as suas famílias,
segundo a casa de
seus pais,
foram
dois mil e seiscentos e trinta.
Nm 4:41 Estes são os contados
das famílias dos filhos de Gérson,
de todo aquele
que ministrava na tenda da congregação;
os quais Moisés e Arão contaram,
conforme ao mandado do SENHOR.
Nm
4:42 E os que foram contados das famílias dos filhos de Merari,
segundo as suas famílias,
segundo a casa de seus pais;
Nm 4:43 Da idade de trinta anos
para cima, até aos cinqüenta,
todo aquele que
entrou neste serviço, para o ministério
na
tenda da congregação.
Nm 4:44 Os que deles foram
contados, segundo as suas famílias,
eram três mil e
duzentos.
Nm 4:45 Estes são os contados
das famílias dos filhos de Merari;
os quais Moisés e
Arão contaram,
conforme
ao mandado do SENHOR,
pela
mão de Moisés.
Nm 4:46 Todos os que deles foram
contados,
que contaram
Moisés e Arão, e os príncipes de Israel,
dos
levitas, segundo as suas famílias,
segundo
a casa de seus pais;
Nm 4:47 Da idade de trinta anos
para cima, até aos cinqüenta,
todo aquele que
entrava a executar o ministério
da
administração, e o ministério das cargas
na
tenda da congregação,
Nm 4:48 Os que deles foram
contados foram
oito mil
quinhentos e oitenta.
Nm 4:49 Conforme ao mandado do
SENHOR, pela mão de Moisés,
foram contados
cada qual segundo o seu ministério,
e
segundo o seu cargo; assim foram contados
por
ele, como o SENHOR ordenara a Moisés.
Continua o Senhor a falar a Moisés e a Arão e seus
filhos, e conforme o seu mandado, eles vão obedecendo e procurando fazer todas
as coisas.
Futuramente, na época de Davi, Uzá, filho de Abinadabe,
não fará conforme deveria ter sido feito e por isso “irreverência” morrerá – II
Sm 6:7. As coisas sagradas e as coisas de Deus não são para serem feitas
conforme nossas teologias, mas como o Senhor quer que se faça.
Abinadabe quis fazer o seu melhor, mas não do jeito
que Deus orienta, mas do seu próprio jeito. Isso se chama religiosidade e o fim
disso é a morte. Como dizem: a religião é o caminho dos homens até Deus, por
isso existem muitas; Cristo é o caminho de Deus ao homem, por isso somente
existe um.
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