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sábado, 23 de novembro de 2013

Levítico 19: 1-37 - A SANTIDADE PARA COM DEUS E PARA COM O PRÓXIMO.

Continuamos, dentro de Levítico, vendo agora A PRÁTICA DA SANTIDADE que ocupa de 17:1 a 27:34, onde Moisés está revelando as amplas implicações do chamado de Israel à santidade ao falar sobre como permanecer santo nas diferentes áreas da vida.
Observando a estruturação proposta pela BEG que divide esta quarta parte em etapas, vimos os sacrifícios e os alimentos, que ocupa todo o capítulo 17; vimos o comportamento sexual, que também ocupa todo o capítulo 18 e agora veremos o capítulo 19 que trata da santidade vertical – para com Deus - e horizontal – para com o próximo. Amanhã, veremos os crimes que requerem pena de morte que ocupará todo o capítulo 20.
Como sabiamente interpretou e aplicou muito bem Jesus quando foi indagado hipocritamente por um certo doutor da lei quem era o seu próximo, o próximo se aplica a qualquer pessoa israelita – vs. 17 ou o estrangeiro que residisse com o povo de Deus – vs. 34, no qual a pessoa tivesse contato.
O nosso próximo é aquele que habita conosco confiadamente – Pv 3:29, ou seja, qualquer um que tenhamos contato. Se o discriminamos por ser ele algo ou pertencer ele a alguma crença ou filosofia ou ser ele de outra cultura ou estrangeiro, estaremos pecando contra Deus.
Doutra feita querendo pegar Jesus em alguma falha, os fariseus perguntaram a ele qual seria o maior mandamento e, novamente, com a sabedoria do Espírito Santo que ninguém poderia resistir, Jesus responde sabiamente. Veja o trecho:
Mateus 22:36 Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
Mateus 22:37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Mateus 22:38 Este é o primeiro e grande mandamento.
Mateus 22:39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Mateus 22:40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Não há como não associar o presente capítulo de Levítico com os mandamentos ministrados por Deus ao povo no Monte Sinai.
Em seu estudo exegético, Gerard Van Groningen, associa os mandamentos de Deus aos mandatos espiritual, social e cultural, dizendo que os primeiros quatro mandamentos se relacionam diretamente à comunhão, os de cinco a sete ao social, e os de oito a dez aos mandatos culturais. Assim, divide os 10 mandamentos em 3 conjuntos.
Quando Deus determinou criar a raça humana, ele estabeleceu alguns propósitos e parâmetros para um bom relacionamento entre criador e criatura. Esses propósitos e parâmetros são descritos pela Bíblia e por nossa teologia na forma de uma aliança. Deus fez uma aliança com a criatura e estabeleceu pelo menos três diferentes mandatos para a humanidade:
1.        o mandato espiritual (seu relacionamento com o Criador - de continuar a andar com Deus. Ela e o seu marido são proibidos de comer do fruto da árvore – Gn 2:15-17),
2.        o mandato social (seu relacionamento em família – envolve a frutificação, multiplicação e povoamento da Terra – Gn 1:28)
3.        e o mandato cultural (seu relacionamento com a sociedade – envolve atividades de reinar, dominar e aflorar todas as influências e potencialidades grandes e maravilhosas na Terra, de acordo com as leis e modelos que Deus havia estabelecido – Gn 1:28).”[1]
Como podemos ver, não somente devemos ter um relacionamento vertical (Deus e o homem) sadio, mas também horizontal (homem e homem) e ainda o circular (Deus, o homem e as demais coisas presentes na criação).
Lv 19:1 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
                Lv 19:2 Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes:
Santos sereis, porque eu, o SENHOR vosso Deus, sou santo.
Lv 19:3 Cada um temerá a sua mãe e a seu pai, e guardará os meus sábados.
                Eu sou o SENHOR vosso Deus.
Lv 19:4 Não vos virareis para os ídolos nem vos fareis deuses de fundição.
                Eu sou o SENHOR vosso Deus.
Lv 19:5 E, quando oferecerdes sacrifício pacífico ao SENHOR,
                da vossa própria vontade o oferecereis.
Lv 19:6 No dia em que o sacrificardes, e no dia seguinte, se comerá;
                mas o que sobejar ao terceiro dia, será queimado com fogo.
Lv 19:7 E se alguma coisa dele for comida ao terceiro dia,
                coisa abominável é; não será aceita.
Lv 19:8 E qualquer que o comer levará a sua iniqüidade,
                porquanto profanou a santidade do SENHOR;
                               por isso tal alma será extirpada do seu povo.
Lv 19:9 Quando também fizerdes a colheita da vossa terra,
                o canto do teu campo não segarás totalmente,
                               nem as espigas caídas colherás da tua sega.
                Lv 19:10 Semelhantemente não rabiscarás a tua vinha,
                               nem colherás os bagos caídos da tua vinha;
                                               deixá-los-ás ao pobre e ao estrangeiro.
                Eu sou o SENHOR vosso Deus.
Lv 19:11 Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade
                cada um com o seu próximo;
Lv 19:12 Nem jurareis falso pelo meu nome,
                pois profanarás o nome do teu Deus.
                               Eu sou o SENHOR.
Lv 19:13 Não oprimirás o teu próximo, nem o roubarás;
                a paga do diarista não ficará contigo até pela manhã.
Lv 19:14 Não amaldiçoarás ao surdo, nem porás tropeço diante do cego;
                mas temerás o teu Deus. Eu sou o SENHOR.
Lv 19:15 Não farás injustiça no juízo; não respeitarás o pobre,
                nem honrarás o poderoso; com justiça julgarás o teu próximo.
Lv 19:16 Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo;
                não te porás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o SENHOR.
Lv 19:17 Não odiarás a teu irmão no teu coração;
                não deixarás de repreender o teu próximo,
                               e por causa dele não sofrerás pecado.
Lv 19:18 Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo;
                mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR.
Lv 19:19 Guardarás os meus estatutos;
                não permitirás que se ajuntem misturadamente
                               os teus animais de diferentes espécies;
                no teu campo não semearás sementes diversas,
                               e não vestirás roupa de diversos estofos misturados.
Lv 19:20 E, quando um homem se deitar com uma mulher
                que for serva desposada com outro homem,
                               e não for resgatada nem se lhe houver dado liberdade,
                então serão açoitados; não morrerão, pois ela não foi libertada.
Lv 19:21 E, por expiação da sua culpa, trará ao SENHOR,
                à porta da tenda da congregação, um carneiro da expiação,
                               Lv 19:22 E, com o carneiro da expiação da culpa,
                               o sacerdote fará propiciação por ele perante o SENHOR,
                                               pelo pecado que cometeu; e este lhe será perdoado.
Lv 19:23 E, quando tiverdes entrado na terra, e plantardes
                toda a árvore de comer, ser-vos-á incircunciso o seu fruto;
                               três anos vos será incircunciso; dele não se comerá.
                Lv 19:24 Porém no quarto ano todo o seu fruto será santo
                               para dar louvores ao SENHOR.
                Lv 19:25 E no quinto ano comereis o seu fruto,
                               para que vos faça aumentar a sua produção.
                                               Eu sou o SENHOR vosso Deus.
Lv 19:26 Não comereis coisa alguma com o sangue;
                não agourareis nem adivinhareis.
Lv 19:27 Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça,
                nem danificareis as extremidades da tua barba.
Lv 19:28 Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne;
                nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR.
Lv 19:29 Não contaminarás a tua filha, fazendo-a prostituir-se;
                para que a terra não se prostitua, nem se encha de maldade.
Lv 19:30 Guardareis os meus sábados, e o meu santuário reverenciareis.
                Eu sou o SENHOR.
Lv 19:31 Não vos virareis para os adivinhadores e encantadores;
                não os busqueis, contaminando-vos com eles.
                               Eu sou o SENHOR vosso Deus.
Lv 19:32 Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do ancião;
                e temerás o teu Deus. Eu sou o SENHOR.
Lv 19:33 E quando o estrangeiro peregrinar convosco na vossa terra,
                não o oprimireis.
                               Lv 19:34 Como um natural entre vós será o estrangeiro
                                               que peregrina convosco;
                amá-lo-ás como a ti mesmo, pois estrangeiros fostes na terra do Egito.
                               Eu sou o SENHOR vosso Deus.
Lv 19:35 Não cometereis injustiça no juízo, nem na vara, nem no peso,
                nem na medida.
                               Lv 19:36 Balanças justas, pesos justos, efa justo,
                                               e justo him tereis.
                Eu sou o SENHOR vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito.
                               Lv 19:37 Por isso guardareis
                                               todos os meus estatutos,
                                               e todos os meus juízos,
                                                               e os cumprireis.
                Eu sou o SENHOR.
Continua sendo o Senhor quem nos dirige a sua palavra para a obedecermos e tudo ir bem conosco. É dele as ordens, os estatutos, os juízos os quais somos intimados a guardar e a cumprir.
Não é o homem mais sábio a pedir, nem algum espirito, ou ET ou entidade, seja ela quem for, mas o próprio Criador! Ele falou, nós cremos e praticamos.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
http://www.jamaisdesista.com.br
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sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Levítico 18: 1-30 – LEIS ACERCA DO COMPORTAMENTO S...

Estamos vendo agora A PRÁTICA DA SANTIDADE – 17:1 – 27:34, onde Moisés revelará as amplas implicações do chamado de Israel à santidade ao falar sobre como permanecer santo nas diferentes áreas da vida.
Observando a estruturação proposta pela BEG que divide esta quarta parte em etapas, vimos ontem os sacrifícios e os alimentos, que ocupa todo o capítulo 17 e hoje, veremos o comportamento se*x*ual, que também ocupa todo o capítulo 18, o qual dividiremos em duas partes.
Do vs. 1-18, veremos sobre as práticas ilícitas associadas ao se*xo e a à família, incluindo o incesto – vs. 6-18 e os casamentos ilícitos e do vs. 19-30, sobre as uniões abomináveis: o adultério, vs. 20; o sacrifício de crianças, vs. 21; a questão homo-sse-xual – vs. 22 e a bestialidade, vs. 23.
A nação de Israel estava no meio de nações sem temor a Deus e sem quaisquer escrúpulos que praticavam se-xo sem qualquer regra ou observância espiritual a não ser àquelas relacionadas às suas religiões e práticas espirituais.
Sem qualquer limite, a se-xualidade aflorava por meio de tudo que fosse imaginação dos corações dos homens decaídos. Não havia limites para a imaginação e isso envolvia crianças, animais, defuntos e outras aberrações.
Como nos diz Hernandes Dias Lopes:
A teologia determina a vida
Os sacerdotes deixaram de ensinar a Palavra e o povo se corrompeu. Práticas erradas são frutos de princípios errados. Eles estavam lidando de forma errada uns com os outros, porque estavam lidando de forma errada com Deus.” (HDL).
A corrupção moral, entre elas àquelas relacionadas às práticas se-xuais, são devidas à ausência da pregação da Palavra de Deus. Se estamos enfrentando ou passando por uma fase na sociedade em que a questão se-xual está aflorada e sem controle ou censura alguma é por causa dessa ausência da Palavra de Deus.
Não estou defendendo a ausência de se-xo taxando-o de proibido ou fruto do pecado ou algo que devemos ignorar apesar de nossas vontades e desejos. Pelo contrário, somos seres normais e com sua se-xualidade normal e praticamos se-xo sem medo e sem culpa, mas dentro dos padrões que Deus nos permitiu: no casamento!
É clara a Palavra de Deus contra práticas hoje consideradas normais e até legalizadas modernamente. A palavra nos diz de forma muito clara que a terra é contaminada por tais práticas e que Deus não gosta disso. O juízo de Deus é certo! Cuidado!
Dentro do tema em questão acho pertinente o compartilhamento de uma entrevista fictícia de Rev. Augustus Nicodemus Lopes:
Entrevista sobre Por-no-grafia[1]
Consumir po-rno-grafia é mais comum do que pensamos pelos que se declaram evangélicos. Infelizmente o número de homens e mulheres que se declaram cristãos e que consomem imagens po-rno-gráficas pela internet, celular e outras mídias, é alarmante.
Enquanto que muitos já cauterizaram a consciência com argumentações a favor de consumir por-nografia, outros ainda estão lutando para se livrar dela. Esta luta por vezes é silenciosa, oculta, solitária, por causa da vergonha ou do receio de se buscar ajuda. Há muitos testemunhos de pessoas que um dia foram viciadas em se-xo virtual mas que, com a graça de Deus, encontraram libertação.
Ninguém nunca me entrevistou sobre este assunto, mas imagino que uma entrevista seria mais ou menos assim:
1) Pode definir o que é por-nografia?
Por-nografia é aquilo tipo de coisa que é difícil de definir, mas que todo mundo reconhece na hora que vê. É a representação da nudez e do comportamento se-xual humano com o objetivo de produzir excitação se-xual por qualquer tipo de mídia. Geralmente trata os seres humanos como coisas e as mulheres, em particular, como objetos se-xuais.
2) Por que as igrejas não falam mais deste assunto, já que certamente existem muitos membros viciados em por-nografia?
Diversas razões. O assunto é considerado como melindroso de ser tratado em público. Além disto, alguns líderes receiam despertar o interesse das pessoas pela p-o-rnografia se começarem a falar sobre ela. Mais importante, pode ser que a própria liderança de algumas igrejas não se sinta autorizada a falar contra isto pelo fato de estarem, eles mesmos, lutando contra a adição à por-nogr-afia. Mas, é dever da Igreja orientar seus membros quanto ao ensino bíblico da se-xualidade. Uma abordagem honesta, firme e bíblica instruirá a comunidade sem despertar curiosidades indevidas.
3) É lícito a casais cristãos usarem material erótico em busca de maior enriquecimento das relações se-xuais dentro do casamento?
Acredito que não. O casamento não transforma o quarto de casal em quarto de motel. O que Jesus falou sobre a pureza das intenções no olhar para uma mulher (Mt 5.28 ) e o que Paulo nos ensinou sobre ocupar a mente com coisas aprovadas por Deus (Fp 4.8 ) continuam valendo para quem é casado. O fato de que o casal concorda em ver po-rno-grafia juntos não diminui em nada o peso destes ensinos. Casais cristãos que querem melhoria na vida se-xual, podem utilizar livros sobre a se-xualidade escritos da perspectiva bíblica, que ajudam a enriquecer a intimidade marital e melhorar a técnica se-x-ual no casamento, sem incorrer em adultério e nos riscos envolvidos no uso de material por-nográfico.
4) Mas, e fantasiar durante as relações se-xuais com o marido ou a esposa, trazendo à mente imagens de relações s-e-xuais? Seria errado também?
Sim, conforme resposta dada à pergunta anterior. É uma violação de Mateus 5.28 e de Filipenses 4.8.
5) Por que cristãos, que sabem que a por-nografia é danosa e pecaminosa, se aventuram ainda a visitar sites po-rnográficos na Internet?
Eu poderia mencionar alguns aspectos da po-rnografia que a tornam atraente, como ser acessível, grátis e anônima. A razão primordial, porém, é a degradação do coração humano. Tal corrupção permanece no cristão e o inclina a todo mal. Conforme ensina o Senhor Jesus, “de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, … os adultérios … as malícias … a lascívia…” (Mc 7.22-23). Ensina ainda o apóstolo Paulo: “as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia…” (Gl 5.19). Portanto, a libertação tem que levar em conta que o problema é espiritual.
6) Se uma pessoa casada está tendo problemas com po-rnografia, deveria confessar ao cônjuge?
Teoricamente, sim. No processo de vencer este hábito pecaminoso é importante ter alguém – de preferência o cônjuge – a quem prestar contas dos seus atos e pedir orações e apoio. Além disto, consumir po-rnografia é pecado contra o cônjuge, pois se constitui em adultério. Biblicamente, deveríamos confessar ao cônjuge e pedir-lhe perdão, além de seu apoio e ajuda para vencer o hábito. Todavia, em certos casos, pode ser que o cônjuge não esteja preparado para tomar conhecimento destes fatos. Será preciso ajuda de um conselheiro capaz e experiente, para ajudar no processo.
7) É lícito ao cristão ver imagens de nudez apenas para apreciá-las como arte?
Devido ao fato que somos seres s-ex-uados, é praticamente impossível se expor à nudez sem que haja despertamento s-ex-ual, fantasias, desejos, impulsos e intenções. Isto é agravado pela presença da natureza pecaminosa no cristão, tornando-se praticamente impossível para um homem apreciar a nudez feminina sem o despertamento da lascívia e intenções s-ex-uais. Além disto, a indústria po-rnográfica produz imagens de mulheres e homens nus, não para serem apreciados como arte, mas para provocarem a excitação se-xual e a masturbação. Por fim, ao cobrir a nudez de Adão e Eva (Gn 3.21), Deus já indicou que a nudez deve ser velada e desfrutada apenas no ambiente de casamento.
8 ) A masturbação é errada?
Este hábito está profundamente ligado à p-orno-grafia. A masturbação é errada porque envolve o uso de imagens mentais eróticas e fantasias se-xuais, violando Mateus 5.28. Dificilmente alguém se mastur-baria pensando nas cataratas do Niágara...
9) Já que a p-ornografia é legal no Brasil, por que um cristão, que também é cidadão brasileiro, não pode consumi-la?
O motivo é que o cristão se rege primeiramente pela Palavra de Deus. Ainda que no Brasil seja legal a publicação, veiculação e consumo de material por-nográfico, contudo as Escrituras condenam a prostituição, a perversão se-xual, o adultério, a sodomia, o lesbianismo, e outras práticas se-xuais que são objeto da por-nografia.
Temos de ter em mente os princípios bíblicos fundamentais para a se-xualidade que estão estabelecidas em Gn 1-2 no qual a criação de um homem e de uma mulher para ser sua companheira estabeleceu o padrão normativo a ser seguido por todos nos relacionamentos s-ex-uais.
Quanto às uniões entre homens e mulheres, esse conjunto de leis pressupunha que um israelita se casaria com alguém de seu povo. No entanto, as uniões entre parentes de primeiro grau – irmão e irmã, pai e filha – e segundo grau – avô e neta, sobrinho e tia – eram proibidas.
Lv 18:1 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
                Lv 18:2 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes:
Eu sou o SENHOR vosso Deus.
                Lv 18:3 Não fareis segundo as obras da terra do Egito,
                               em que habitastes, nem fareis segundo as obras da terra
                                               de Canaã, para a qual vos levo,
                                                               nem andareis nos seus estatutos.
                Lv 18:4 Fareis conforme os meus juízos,
                               e os meus estatutos guardareis, para andardes neles.
                                               Eu sou o SENHOR vosso Deus.
                Lv 18:5 Portanto, os meus estatutos e os meus juízos guardareis;
                               os quais, observando-os o homem, viverá por eles.
                                               Eu sou o SENHOR.
                Lv 18:6 Nenhum homem se chegará a qualquer parenta da sua carne,
                               para descobrir a sua nudez. Eu sou o SENHOR.
                Lv 18:7 Não descobrirás a nudez de teu pai e de tua mãe:
                               ela é tua mãe; não descobrirás a sua nudez.
                Lv 18:8 Não descobrirás a nudez da mulher de teu pai;
                               é nudez de teu pai.
                Lv 18:9 A nudez da tua irmã, filha de teu pai, ou filha de tua mãe,
                               nascida em casa, ou fora de casa,
                                               a sua nudez não descobrirás.
                Lv 18:10 A nudez da filha do teu filho, ou da filha de tua filha,
                               a sua nudez não descobrirás; porque é tua nudez.
                Lv 18:11 A nudez da filha da mulher de teu pai, gerada de teu pai
                               (ela é tua irmã), a sua nudez não descobrirás.
                Lv 18:12 A nudez da irmã de teu pai não descobrirás;
                               ela é parenta de teu pai.
                Lv 18:13 A nudez da irmã de tua mãe não descobrirás;
                               pois ela é parenta de tua mãe.
                Lv 18:14 A nudez do irmão de teu pai não descobrirás;
                               não te chegarás à sua mulher; ela é tua tia.
                Lv 18:15 A nudez de tua nora não descobrirás:
                               ela é mulher de teu filho; não descobrirás a sua nudez.
                Lv 18:16 A nudez da mulher de teu irmão não descobrirás;
                               é a nudez de teu irmão.
                Lv 18:17 A nudez de uma mulher e de sua filha não descobrirás;
                               não tomarás a filha de seu filho, nem a filha de sua filha,
                                               para descobrir a sua nudez; parentas são;
                                                               maldade é.
                Lv 18:18 E não tomarás uma mulher juntamente com sua irmã,
                               para fazê-la sua rival, descobrindo a sua nudez
                                               diante dela em sua vida.
                Lv 18:19 E não chegarás à mulher durante a separação
                               da sua imundícia, para descobrir a sua nudez,
                Lv 18:20 Nem te deitarás com a mulher de teu próximo para cópula,
                               para te contaminares com ela.
                Lv 18:21 E da tua descendência não darás nenhum para fazer passar
                               pelo fogo perante Moloque;
                                               e não profanarás o nome de teu Deus.
                                                               Eu sou o SENHOR.
                Lv 18:22 Com homem não te deitarás, como se fosse mulher;
                               abominação é;
                Lv 18:23 Nem te deitarás com um animal,
                               para te contaminares com ele;
                                               nem a mulher se porá perante um animal,
                                                               para ajuntar-se com ele; confusão é.
                Lv 18:24 Com nenhuma destas coisas vos contamineis;
                               porque com todas estas coisas se contaminaram as nações
                                               que eu expulso de diante de vós.
                Lv 18:25 Por isso a terra está contaminada;
                               e eu visito a sua iniqüidade,
                                               e a terra vomita os seus moradores.
                Lv 18:26 Porém vós guardareis os meus estatutos e os meus juízos,
                               e nenhuma destas abominações fareis, nem o natural,
                                               nem o estrangeiro que peregrina entre vós;
                Lv 18:27 Porque todas estas abominações fizeram
                               os homens desta terra, que nela estavam antes de vós;
                                               e a terra foi contaminada.
                Lv 18:28 Para que a terra não vos vomite,
                               havendo-a contaminado, como vomitou a nação
                                               que nela estava antes de vós.
                Lv 18:29 Porém, qualquer que fizer alguma destas abominações, sim,
                               aqueles que as fizerem serão extirpados do seu povo.
                Lv 18:30 Portanto guardareis o meu mandamento,
                               não fazendo nenhuma das práticas abomináveis
                                               que se fizeram antes de vós,
                               e não vos contamineis com elas.
                                               Eu sou o SENHOR vosso Deus.
O vs. 5 é claro ao dizer que são do Senhor os estatutos e os juízos para serem guardados e observados de forma que por eles viva o homem e tudo lhe vai bem. A palavra assim dita é do Senhor. Não adianta querer inventar ou dar desculpas. O Senhor é quem está falando e nós devemos lhe obedecer.
Se o Senhor proibiu as práticas se-x-uais fora do casamento, então desrespeitar isso significa ato de loucura e sinal de problemas para nós. O que adianta ganhar um prazer ao custo de nossas almas? Deus não nos proibiu práticas que ele reprova porque ele é mal ou queria nos punir, antes porque ele nos ama e quer o melhor para nós.
Quem se afunda no s-ex-o está buscando prazer, mas este foge dele quando ele o busca em fontes erradas e assim se torna escravo de sua carne que nunca lhe satisfará, embora o mantenha preso ao vício.
Somente tem verdadeiro prazer e experimenta o máximo do que o s-ex-o pode oferecer o crente! O restante é escravo dos seus próprios desejos, e pior, tem a sensação de que é livre para fazer o que quer e da forma que quer.



[1] Ver mensagem original no site blog: “O Tempora, O Mores”. Obs.: a presente entrevista acabou sendo assunto de uma revista periódica.

A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
http://www.jamaisdesista.com.br
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