INSCREVA-SE!

sábado, 16 de novembro de 2013

Levítico 12: 1-8 – LEIS ACERCA DO PARTO.


Estamos vendo desde Lv 11:1, a impureza e o seu tratamento e chegamos no capítulo 12, que trato do parto.
Por que o parto é uma impureza uma vez que todos nós viemos ao mundo por meio dele e até o próprio Senhor, em sua forma humana, assim também passou pelo processo de nascimento, sendo sua mãe virgem?
Era devido ao sangramento que a mãe se tornava impura – vs. 4-5, 7. Havia também prescrições semelhantes por ocasião da menstruação das mulheres – vs. 5; 15:19-27. A BEG diz que é possível que, como o sêmen – 15:16-18 -, o sangramento do parto estivesse relacionado a rituais cananeus de fertilidade e, portanto, considerado impuro em Israel.
Não achei interessante este comentário e explicação uma vez que nenhum ritual de canto algum deste planeta poderia ditar regras e exceções a um povo que recebia tudo do alto, de Deus para ser feito conforme o modelo e seguindo fielmente as instruções.
Poderia ser o contrário, o povo cananeu passou a usar o sêmen e o sangramento depois de tomar conhecimento do que era feito por Israel – pouco provável - ou já utilizava mesmo por causa da natureza humana caída, mística e supersticiosa herdada de Adão.
Há também uma diferença entre o nascimento de um menino e de uma menina com relação aos dias que se deve observar até que se tornasse limpo. Quando o bebê era menina, o tempo era o dobro dos meninos.
Não se tem uma explicação para o fato da mulher ter de observar 40 dias (33+7) quando dava a luz um menino e 80 (66+14) quando dava luz a uma menina.
No entanto, em Cristo Jesus, essa disparidade entre os sexos, no tocante às bênçãos da aliança, é eliminada – Gl 3:28.
Lv 12:1 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
                Lv 12:2 Fala aos filhos de Israel, dizendo:
                               Se uma mulher conceber e der à luz um menino,
                                               será imunda sete dias,
                               assim como nos dias da separação da sua enfermidade,
                                               será imunda.
                Lv 12:3 E no dia oitavo se circuncidará ao menino
                               a carne do seu prepúcio.
                Lv 12:4 Depois ficará ela trinta e três dias
                               no sangue da sua purificação;
                nenhuma coisa santa tocará e não entrará no santuário
                               até que se cumpram os dias da sua purificação.
                Lv 12:5 Mas, se der à luz uma menina
                               será imunda duas semanas, como na sua separação;
                                               depois ficará sessenta e seis dias no sangue
                                                               da sua purificação.
                Lv 12:6 E, quando forem cumpridos os dias da sua purificação
                               por filho ou por filha, trará um cordeiro de um ano
                                               por holocausto, e um pombinho ou uma rola
                                                               para expiação do pecado,
                               diante da porta da tenda da congregação, ao sacerdote.
                Lv 12:7 O qual o oferecerá perante o SENHOR,
                               e por ela fará propiciação; e será limpa
                                               do fluxo do seu sangue;
                               esta é a lei da que der à luz menino ou menina.
                Lv 12:8 Mas, se em sua mão não houver recursos para um cordeiro,
                               então tomará duas rolas, ou dois pombinhos,
                                               um para o holocausto e outro para
                                                               a propiciação do pecado;
                                               assim o sacerdote por ela fará expiação,
                                                               e será limpa.
Por causa da oferta apresentada por ocasião do nascimento de Cristo Jesus, conforme está registrado nos Evangelhos – Lc 2:24, podemos concluir que a família que trouxe Jesus ao mundo era pobre.
Jesus também foi circuncidado no oitavo dia – Gn 17:12; Gl 4:4-5. A necessidade da purificação surgiu do fato que a mãe Maria era considerada cerimonialmente impura por sete dias após o parto de um menino – 12:2. Durante outros 33 dias – que juntos com os sete daria 40 dias – ela deveria ficar distante das coisas sagradas.
Somente após isso é que ela deveria oferecer o sacrifício devido que no caso deles foi a oferta de uma pessoa pobre. Era somente o filho homem de cada mulher que era apresentado ao Senhor – Êx 13:2.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
http://www.jamaisdesista.com.br
...



sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Inside AdSense: Monetizing your mobile site

MEUS LIVROS E OS LINKS ONDE ESTÃO SENDO VENDIDOS

A DEUS TODA A GLÓRIA!
13. SAINDO DO CATIVEIRO
A. SCRIBD: http://pt.scribd.com/doc/182421996/SAINDO-DO-CATIVEIRO - em formato ebook. PDF, DOC, TXT.
B. AgBook ou Clube dos Autores: https://agbook.com.br/book/154288--SAINDO_DO_CATIVEIRO - em formato apenas impresso e digital - pdf.
C. Aqui neste site pelo PayPal e pelo PagSeguro.

12. CRESCENDO A FÉ, DIMINUI A DÚVIDA
A. Amazon: http://www.amazon.com/dp/B00GK5TSSE - em formato KINDLE, ebook e impresso - .
B. AgBook ou Clube dos Autores: https://agbook.com.br/book/154388--CRESCENDO_A_FE_DIMINUI_A_DUVIDA - em formato apenas impresso.

11. REFLEXÕES NO LIVRO DE SALMOS
A. SCRIBD: http://pt.scribd.com/doc/182115107/REFLEXOES-NO-LIVRO-DE-SALMOS - em formato digital, pdf, doc, txt.
B. AgBook ou Clube dos Autores: https://agbook.com.br/book/154278--REFLEXOES_NO_LIVRO_DE_SALMOS - em formato impresso e digital.
C. Aqui neste site pelo PayPal e pelo PagSeguro.

10. A ORIGEM
A. SCRIBD: http://pt.scribd.com/doc/179900093/A-ORIGEM-A-historia-de-Genesis-comentada-e-segmentada - em formato digital, pdf, doc, txt.
B. AgBook ou Clube dos Autores: https://agbook.com.br/book/152394--A_ORIGEM - em formato impresso e digital.
C. Aqui neste site pelo PayPal e pelo PagSeguro.

9. OS LIVROS DO HOMEM MAIS SÁBIO DO MUNDO
Título: OS LIVROS DO HOMEM MAIS SÁBIO DO MUNDO
Subtítulo: Pérolas de conhecimento em Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão Segmentados e Comentados
Edição: 1
ISBN: 9788582451038
Editora: SIMPLISSIMO - Ano: 2013 - Páginas: 123
A. SCRIBD: http://pt.scribd.com/doc/169836994/OS-LIVROS-DO-HOMEM-MAIS-SABIO-DO-MUNDO - em formato digital, pdf, doc, txt.
B. AgBook ou Clube dos Autores: https://agbook.com.br/book/151690--OS_LIVROS_DO_HOMEM_MAIS_SABIO_DO_MUNDO - em formato impresso e digital.
C. iTunes da Apple Store: https://itunes.apple.com/br/book/os-livros-do-homem-mais-sabio/id712607843?mt=11- em formato ePub
D. IBA: https://www.iba.com.br/livro-digital-ebook/Os-Livros-Do-Homem-Mais-S%C3%A1bio-Do-Mundo-2b5b4755a9713221879026d284226067 em formato ePub
E. Google Play: https://play.google.com/store/search?q=daniel%20deusdete em formato ePub
F. Aqui neste site pelo PayPal e pelo PagSeguro.- em formato ePub; pdf, doc.

8. OS LIVROS QUE MUDARAM O MUNDO E OUTRAS INSPIRAÇÕES / Elias Daher Júnior (org.) Fragmentos meus.
A. Amazon: http://www.amazon.com/livros-mudaram-inspira%C3%A7%C3%B5es-Portuguese-Edition-ebook/dp/B00EUSZJ8G - em formato KINDLE e digital..

7. OS QUATRO EVANGELHOS - Compreendendo melhor a mensagem do Evangelho.
A. Amazon: http://www.amazon.com/QUATRO-EVANGELHOS-Reflexões-Portuguese-Edition-ebook/dp/B00EUJLPOM - em formato KINDLE e digital.
B. AgBook ou Clube dos Autores: https://agbook.com.br/book/148511--OS_QUATRO_EVANGELHOS - em formato impresso.

6. AS TRÊS QUESTÕES FUNDAMENTAIS DA VIDA - conforme João Calvino, (Portuguese Edition) [Kindle Edition]
http://www.amazon.com/TRÊS-QUESTÕES-FUNDAMENTAIS-Portuguese-Edition-ebook/dp/B00D4DUZ1Y - em formato para KINDLE e digital.

5. "3 SERMÕES ESPECIAIS - a família, os pais e os relacionamentos"
A. AgBook ou Clube dos Autores: https://agbook.com.br/book/132978--Tres_Sermoes_Especiais - em formato impresso.

4. "NAS MÃOS DE DEUS - Transformando vidas pela pregação"
A. Amazon: http://www.amazon.com/Mãos-Deus-Portuguese-Daniel-Barreto-ebook/dp/B00BFR580E - em formato KINDLE, digital e impresso.
B. AgBook ou Clube dos Autores: https://agbook.com.br/book/132884--NAS_MAOS_DE_DEUS - em formato impresso.

3. 365 Dias de propósitos na Bíblia Shedd - vivendo com propósitos - Is 26:3 - vol 1
A. Amazon: http://www.amazon.com/365-DIAS-PROPÓSITOS-BÍBLIA-SHEDD-ebook/dp/B00FA0SUD4 - em formato KINDLE, digital.
B. AgBook ou Clube dos Autores: https://agbook.com.br/book/131000--365_DIAS_DE_PROPOSITO_NA_BIBLIA_SHEDD__Vol_1 - em formato impresso.

2. 365 Dias de propósitos na Bíblia Shedd - vivendo com propósitos - Is 26:3 - vol 2
A. Amazon: http://www.amazon.com/PROPÓSITOS-BÍBLIA-VIVENDO-Portuguese-Edition-ebook/dp/B00EUZYVTM - em formato KINDLE, digital.
B. AgBook ou Clube dos Autores: https://agbook.com.br/book/131000--365_DIAS_DE_PROPOSITO_NA_BIBLIA_SHEDD__Vol_2 - em formato impresso.

1. Os impossíveis dos homens são possíveis a Deus - Superando os limites (im)possíveis
A. Amazon: http://www.amazon.com/impossiveis-homens-possiveis-Portuguese-Edition-ebook/dp/B00BGNXOIK - em formato KINDLE, digital.
B. AgBook ou Clube dos Autores: https://agbook.com.br/book/129422--Os_impossiveis_dos_homens_sao_possiveis_a_Deus - em formato impresso.

Levítico 11: 1-47 – SEREIS SANTOS, PORQUE EU SOU SANTO.

A ideia chave deste capítulo, para mim, está no vs. 44: “Porque eu sou o SENHOR vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos, porque eu sou santo...”. Quem está ensinando o que comer e o que não comer e da forma que for comer é o Senhor Santo.
Neste capítulo, entraremos na parte III que trata da impureza e o seu tratamento que vai de 11:1 até 16:34. Esta terceira parte também poderemos dividi-la didaticamente para facilitar nossos estudos e aprendizagens, em cinco outras partes:
·        Parte 1: Os animais imundos que trata todo o capítulo 11.
·        Parte 2: O parto que fala todo capítulo 12 de apenas 8 versículos.
·        Parte 3: As doenças da pele e o mofo que começam no capítulo 13 e terminam no 14. Sendo que o capítulo 13 tratará da impureza causada pelas doenças de pele e pelo mofo e o capítulo 14 tratará da purificação da contaminação causadas pelas doenças de pele e pelo mofo.
·        Parte 4: Os fluxos, todo o capítulo 15.
·        Parte 5: o Dia da Expiação: todo o capítulo 16.
Aqui Moisés seguindo o que Deus lhe falou – sempre é assim em todo pentateuco – instrui os israelitas a diferenciar os animais puros dos impuros, ou limpos e imundos, sendo que o cadáver de todos eles era considerado imundo.
O princípio da divisão dos animais não era baseado em critérios científicos ou de saúde, mas por questões teológica e princípios morais, principalmente ligados ao sangue.
Para os israelitas, Deus deixou claro que não se comesse do sangue porque o sangue é vida.
Gênesis 9:4 Carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.

Levítico 17:11 Porque a vida da carne está no sangue. Eu vô-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma, porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida.
Levítico 17:14 Portanto, a vida de toda carne é o seu sangue; por isso, tenho dito aos filhos de Israel: não comereis o sangue de nenhuma carne, porque a vida de toda carne é o seu sangue; qualquer que o comer será eliminado.
Deuteronômio 12:23 Somente empenha-te em não comeres o sangue, pois o sangue é a vida; pelo que não comerás a vida com a carne.
Deuteronômio 19:6 para que o vingador do sangue não persiga o homicida, quando se lhe enfurecer o coração, e o alcance, por ser comprido o caminho, e lhe tire a vida, porque não é culpado de morte, pois não o aborrecia dantes.
E os animais considerados imundos eram justamente aqueles que comiam sangue ou que estavam e se alimentavam de cadáveres. Todos eles eram considerados imundos e impróprios também para os sacrifícios.
Afora isso, parece também que a classificação seguia um outro padrão como uma certa violação da ordem natural de sua locomoção, exemplo criaturas aladas que andam ao invés de voar.
O certo é que tudo isso está fortemente ligado à queda do homem.
Eles também ficavam impuros até a tarde porque os sacrifícios oferecidos ao pôr do sol restauravam a pureza de qualquer um que tivesse sido contaminado durante o dia.
Lv 11:1 E falou o SENHOR a Moisés e a Arão, dizendo-lhes:
                Lv 11:2 Fala aos filhos de Israel, dizendo:
                               Estes são os animais, que comereis
                                               dentre todos os animais que há sobre a terra;
                Lv 11:3 Dentre os animais, todo o que tem unhas fendidas,
                               e a fenda das unhas se divide em duas, e rumina,
                                               deles comereis.
                Lv 11:4 Destes, porém, não comereis;
                               dos que ruminam ou dos que têm unhas fendidas;
                o camelo, que rumina, mas não tem unhas fendidas;
                               esse vos será imundo;
                Lv 11:5 E o coelho, porque rumina, mas não tem as unhas fendidas;
                               esse vos será imundo;
                Lv 11:6 E a lebre, porque rumina, mas não tem as unhas fendidas;
                               essa vos será imunda.
                Lv 11:7 Também o porco, porque tem unhas fendidas,
                               e a fenda das unhas se divide em duas, mas não rumina;
                                               este vos será imundo.
                Lv 11:8 Das suas carnes não comereis,
                               nem tocareis nos seus cadáveres;
                                               estes vos serão imundos.
                Lv 11:9 De todos os animais que há nas águas, comereis os seguintes:
                               todo o que tem barbatanas e escamas, nas águas,
                                               nos mares e nos rios, esses comereis.
                               Lv 11:10 Mas todo o que não tem barbatanas, nem escamas,
                                               nos mares e nos rios, todo o réptil das águas,
                               e todo o ser vivente que há nas águas,
                                               estes serão para vós abominação.
                               Lv 11:11 Ser-vos-ão, pois, por abominação;
                                               da sua carne não comereis,
                                                               e abominareis o seu cadáver.
                Lv 11:12 Todo o que não tem barbatanas ou escamas,
                               nas águas, será para vós abominação.
                Lv 11:13 Das aves, estas abominareis;
                               não se comerão,serão abominação:
                                               a águia, e o quebrantosso, e o xofrango,
                                               Lv 11:14 E o milhano, e o abutre
                                                               segundo a sua espécie.
                               Lv 11:15 Todo o corvo segundo a sua espécie,
                               Lv 11:16 E o avestruz, e o mocho, e a gaivota,
                                               e o gavião segundo a sua espécie.
                               Lv 11:17 E o bufo, e o corvo marinho, e a coruja,
                               Lv 11:18 E a gralha, e o cisne, e o pelicano,
                               Lv 11:19 E a cegonha, a garça segundo a sua espécie,
                               e a poupa, e o morcego.
                Lv 11:20 Todo o inseto que voa, que anda sobre quatro pés,
                               será para vós uma abominação.
                Lv 11:21 Mas isto comereis de todo o inseto que voa,
                               que anda sobre quatro pés:
                                               o que tiver pernas sobre os seus pés,
                                                               para saltar com elas sobre a terra.                                Lv 11:22 Deles comereis estes:
                               a locusta segundo a sua espécie,
                               o gafanhoto devorador segundo a sua espécie,
                               o grilo segundo a sua espécie,
                               e o gafanhoto segundo a sua espécie.
                Lv 11:23 E todos os outros insetos que voam, que têm quatro pés,
                               serão para vós uma abominação.
                Lv 11:24 E por estes sereis imundos:
                               qualquer que tocar os seus cadáveres,
                                               imundo será até à tarde.
                Lv 11:25 Qualquer que levar os seus cadáveres lavará as suas vestes,
                               e será imundo até à tarde.
                Lv 11:26 Todo o animal que tem unha fendida,
                               mas a fenda não se divide em duas, e todo o que não rumina,
                                               vos será por imundo;
                               qualquer que tocar neles será imundo.
                Lv 11:27 E todo o animal que anda sobre as suas patas,
                               todo o animal que anda a quatro pés, vos será por imundo;
                qualquer que tocar nos seus cadáveres será imundo até à tarde.
                Lv 11:28 E o que levar os seus cadáveres lavará as suas vestes,
                               e será imundo até à tarde; eles vos serão por imundos.
                Lv 11:29 Estes também vos serão por imundos entre os répteis
                               que se arrastam sobre a terra;
                a doninha, e o rato, e a tartaruga segundo a sua espécie,
                Lv 11:30 E o ouriço cacheiro, e o lagarto, e a lagartixa,
                e a lesma e a toupeira.
                               Lv 11:31 Estes vos serão por imundos dentre todos os répteis;
                                               qualquer que os tocar, estando eles mortos,
                                                               será imundo até à tarde.
                Lv 11:32 E tudo aquilo sobre o que cair alguma coisa deles
                               estando eles mortos será imundo; seja vaso de madeira,
                                               ou veste, ou pele, ou saco, qualquer instrumento,
                                                               com que se faz alguma obra,
                                               será posto na água, e será imundo até à tarde;
                                                               depois será limpo.
                Lv 11:33 E todo o vaso de barro, em que cair alguma coisa deles,
                               tudo o que houver nele será imundo, e o vaso quebrareis.
                Lv 11:34 Todo o alimento que se come,
                               sobre o qual cair água de tais vasos, será imundo;
                e toda a bebida que se bebe, depositada nesses vasos, será imunda.
                Lv 11:35 E aquilo sobre o que cair alguma parte de seu corpo morto,
                               será imundo; o forno e o vaso de barro serão quebrados;                                                      imundos são: portanto vos serão por imundos.
                Lv 11:36 Porém a fonte ou cisterna, em que se recolhem águas,
                               será limpa, mas quem tocar no seu cadáver será imundo.
                Lv 11:37 E, se dos seus cadáveres cair alguma coisa
                               sobre alguma semente que se vai semear, será limpa;
                Lv 11:38 Mas se for deitada água sobre a semente,
                               e se dos seus cadáveres cair alguma coisa sobre ela,
                                               vos será por imunda.
                Lv 11:39 E se morrer algum dos animais,
                               que vos servem de mantimento,
                                               quem tocar no seu cadáver será imundo até à tarde;
                Lv 11:40 E quem comer do seu cadáver lavará as suas vestes,
                               e será imundo até à tarde; e quem levar o seu corpo morto
                                               lavará as suas vestes, e será imundo até à tarde.
                Lv 11:41 Também todo o réptil, que se arrasta sobre a terra,
                               será abominação; não se comerá.
                Lv 11:42 Tudo o que anda sobre o ventre,
                               e tudo o que anda sobre quatro pés, ou que tem muitos pés,
                                               entre todo o réptil que se arrasta sobre a terra,
                                               não comereis, porquanto são uma abominação.
                Lv 11:43 Não vos façais abomináveis,
                               por nenhum réptil que se arrasta, nem neles vos contamineis,
                                               para não serdes imundos por eles;
Lv 11:44 Porque eu sou o SENHOR vosso Deus;
                portanto vós vos santificareis, e sereis santos, porque eu sou santo;
                               e não vos contaminareis com nenhum réptil
                                               que se arrasta sobre a terra;
Lv 11:45 Porque eu sou o SENHOR, que vos fiz subir da terra do Egito,
                para que eu seja vosso Deus, e para que sejais santos;
                               porque eu sou santo.
Lv 11:46 Esta é a lei dos animais, e das aves, e de toda criatura vivente
                que se move nas águas, e de toda criatura que se arrasta
                               sobre a terra;
Lv 11:47 Para fazer diferença
                entre o imundo e o limpo;
                e entre animais
                               que se podem comer e os animais que não se podem comer.
Deus desejava que a nação de Israel fosse uma nação santa, isto é, separada do mundo, como exemplo e como nação sacerdotal servindo assim ao Senhor como nação de sacerdotes.
Assim a santidade era exigida da nação como também o é de nós os cristãos que são a nação santa de Israel hoje que ministramos ao mundo ao nosso redor a palavra de Deus que santifica o homem.
Sem santidade, ninguém verá o Senhor – Hb 12:14. E por falar em santidade, acho oportuno colocar aqui neste momento a breve reflexão do Blog “O Tempora, O Mores” intitulado: “O que é a santidade?[1]”:
Lamentavelmente, os escândalos ocorridos nas igrejas vêm confirmar nosso entendimento de que em muitos ambientes evangélicos, a santidade de vida, a ética e a moralidade estão completamente desconectados da vida cristã, dos cultos, dos milagres, da prosperidade em geral.
Uma análise do conceito bíblico de santidade destacaria uma série de princípios cruciais, dos quais destaco alguns aqui:
1) A santidade não tem nada a ver com usos e costumes. Ser santo não é guardar uma série de regras e normas concernentes ao vestuário e tamanho do cabelo. Não é ser contra piercing, tatuagem, filmes da Disney. Não é só ouvir música evangélica, nunca ir à praia ou ao campo de futebol. Não é viver jejuando e orando, isolado dos outros, andar de paletó e gravata. Para muitos, santidade está ligada a esse tipo de coisas. Duvido que estas coisas funcionem. Elas não mortificam a inveja, a cobiça, a ganância, os pensamentos impuros, a raiva, a incredulidade, o temor dos homens, a preguiça, a mentira. Nenhuma dessas abstinências e regras conseguem, de fato, crucificar o velho homem com seus feitos. Elas têm aparência de piedade, mas não tem poder algum contra a carne. Foi o que Paulo tentou explicar aos colossenses, muito tempo atrás: “Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade” (Colossenses 2.23).
2) A santidade existe sem manifestações carismáticas e as manifestações carismáticas existem sem ela. Isso fica muito claro na primeira carta de Paulo aos Coríntios. Provavelmente, a igreja de Corinto foi a igreja onde os dons espirituais, especialmente línguas, profecias, curas, visões e revelações, mais se manifestaram durante o período apostólico. Todavia, não existe uma igreja onde houve uma maior falta de santidade do que aquela. Ali, os seus membros estavam divididos por questões secundárias, havia a prática da imoralidade, culto à personalidade, suspeitas, heresias e a mais completa falta de amor e pureza, até mesmo na hora da celebração da Ceia do Senhor. Eles pensavam que eram espirituais, mas Paulo os chama de carnais (1Coríntios 3.1-3). Não estou negando as manifestações espirituais. Creio que Deus é Deus. Contudo, Ele mesmo nos mostra na Bíblia que manifestações espirituais podem ocorrer até mesmo através de pessoas como Judas, que juntamente com os demais apóstolos, curou enfermos e ressuscitou mortos (Mateus 10.1-8). No dia do juízo, o Senhor Jesus irá expulsar de sua presença aqueles que praticam a iniquidade, mesmo que eles tenham expelido demônios e curado enfermos (Mateus 7.22-23).
3) A santidade implica principalmente na mortificação do pecado que habita em nós e em viver de acordo com a vontade de Deus revelada nas Escrituras. Apesar de regenerados e de possuirmos uma nova natureza, o velho homem permanece em nós e carece de ser mortificado diariamente, pelo poder do Espírito Santo. É necessário mais poder espiritual para dominar as paixões carnais do que para expelir demônios. E, a julgar pelo que estamos vendo, estamos muito longe de estar vivendo uma grande efusão do Espírito. Onde as paixões carnais se manifestam, não há santidade, mesmo que a ortodoxia doutrinária seja defendida ardorosamente, doentes sejam curados, línguas sejam faladas e demônios sejam expulsos. A Bíblia não faz conexão direta entre santidade e manifestações carismáticas e defesa da ortodoxia. Ao contrário, a Bíblia nos adverte constantemente contra a ortodoxia dos fariseus, contra os falsos profetas, Satanás e seus emissários, cujo sinal característico é a operação de sinais e prodígios, ver Mateus 24.24; Marcos 13.22; 2Tessalonicenses 2.9; Apocalipse 13.13; Apocalipse 16.14.
4) É mais difícil vencer o domínio de hábitos pecaminosos do que quebrar maldições, libertar enfermos, e receber prosperidade. O poder da ressurreição, contudo, triunfa sobre o pecado e sobre a morte. Quando “sabemos” que fomos crucificados com Cristo (Romanos 6.6), nos “consideramos” mortos para o pecado e vivos para Deus (Romanos 6.11), não permitimos que o pecado “reine” sobre nós (Romanos 6.12) e nem nos “oferecemos” a ele como escravos (Romanos 6.13), experimentamos a vitória sobre o pecado (Romanos 6.14). Aleluia!
5) A santidade é progressiva. Ela não se obtém instantaneamente, por meio de alguma intervenção sobrenatural. Deus nunca prometeu que nos santificaria inteiramente e instantaneamente. Na verdade, os apóstolos escreveram as cartas do Novo Testamento exatamente para instruir os crentes no processo de santificação. Infelizmente, influenciados pelo pensamento de João Wesley – que noutros pontos tem sido inspiração para minha vida e de muitos outros –, alguns buscam a santificação instantânea, ou a experiência do amor perfeito, esquecidos que a pureza de vida e a santidade de coração são advindas de um processo diário, progressivo e incompleto aqui nesse mundo.
6) A santificação é um processo irresistível na vida do verdadeiro salvo. Deus escolheu um povo para que fosse santo. O alvo da escolha de Deus é que sejamos santos e irrepreensíveis diante dele (Efésios 1.4). Deus nos escolheu para a salvação mediante a santificação do Espírito (2Tessalonicenses 2.13). Fomos predestinados para sermos conformes à imagem de Jesus Cristo (Romanos 8.29). Muito embora o verdadeiro crente tropece, caia, falhe miseravelmente, ele não permanecerá caído. Será levantado por força do propósito de Deus, mediante o Espírito. Sua consciência não vai deixá-lo em paz. Ele não conseguirá amar o pecado, viver no pecado, viver na prática do pecado. Ele vai fazer como o filho pródigo, “Levantar-me-ei e irei ter com o meu Pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti” (Lucas 15.18). Ninguém que vive na prática do pecado, da corrupção, da imoralidade, da impiedade, – e gosta disso – pode dizer que é salvo, filho de Deus, por mais próspero que seja financeiramente, por mais milagres que tenha realizado e por mais experiências sobrenaturais que tenha tido.
Precisamos de santidade! E como! E a começar em mim. Tenha misericórdia, ó Deus!

A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
http://www.jamaisdesista.com.br
...


O que é a Santidade?

Ref.: post original do blog "O Tempora, O Mores"


Posted: 14 Nov 2013 08:33 AM PST

Esta figura não é original do post do "O Tempora, O Mores"
Lamentavelmente, os escândalos ocorridos nas igrejas vêm confirmar nosso entendimento de que em muitos ambientes evangélicos, a santidade de vida, a ética e a moralidade estão completamente desconectados da vida cristã, dos cultos, dos milagres, da prosperidade em geral.

Uma análise do conceito bíblico de santidade destacaria uma série de princípios cruciais, dos quais destaco alguns aqui:

1) A santidade não tem nada a ver com usos e costumes. Ser santo não é guardar uma série de regras e normas concernentes ao vestuário e tamanho do cabelo. Não é ser contra piercing, tatuagem, filmes da Disney. Não é só ouvir música evangélica, nunca ir à praia ou ao campo de futebol. Não é viver jejuando e orando, isolado dos outros, andar de paletó e gravata. Para muitos, santidade está ligada a esse tipo de coisas. Duvido que estas coisas funcionem. Elas não mortificam a inveja, a cobiça, a ganância, os pensamentos impuros, a raiva, a incredulidade, o temor dos homens, a preguiça, a mentira. Nenhuma dessas abstinências e regras conseguem, de fato, crucificar o velho homem com seus feitos. Elas têm aparência de piedade, mas não tem poder algum contra a carne. Foi o que Paulo tentou explicar aos colossenses, muito tempo atrás: “Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade” (Colossenses 2.23).

2) A santidade existe sem manifestações carismáticas e as manifestações carismáticas existem sem ela. Isso fica muito claro na primeira carta de Paulo aos Coríntios. Provavelmente, a igreja de Corinto foi a igreja onde os dons espirituais, especialmente línguas, profecias, curas, visões e revelações, mais se manifestaram durante o período apostólico. Todavia, não existe uma igreja onde houve uma maior falta de santidade do que aquela. Ali, os seus membros estavam divididos por questões secundárias, havia a prática da imoralidade, culto à personalidade, suspeitas, heresias e a mais completa falta de amor e pureza, até mesmo na hora da celebração da Ceia do Senhor. Eles pensavam que eram espirituais, mas Paulo os chama de carnais (1Coríntios 3.1-3). Não estou negando as manifestações espirituais. Creio que Deus é Deus. Contudo, Ele mesmo nos mostra na Bíblia que manifestações espirituais podem ocorrer até mesmo através de pessoas como Judas, que juntamente com os demais apóstolos, curou enfermos e ressuscitou mortos (Mateus 10.1-8). No dia do juízo, o Senhor Jesus irá expulsar de sua presença aqueles que praticam a iniqüidade, mesmo que eles tenham expelido demônios e curado enfermos (Mateus 7.22-23).

3) A santidade implica principalmente na mortificação do pecado que habita em nós e em viver de acordo com a vontade de Deus revelada nas Escrituras. Apesar de regenerados e de possuirmos uma nova natureza, o velho homem permanece em nós e carece de ser mortificado diariamente, pelo poder do Espírito Santo. É necessário mais poder espiritual para dominar as paixões carnais do que para expelir demônios. E, a julgar pelo que estamos vendo, estamos muito longe de estar vivendo uma grande efusão do Espírito. Onde as paixões carnais se manifestam, não há santidade, mesmo que a ortodoxia doutrinária seja defendida ardorosamente, doentes sejam curados, línguas sejam faladas e demônios sejam expulsos. A Bíblia não faz conexão direta entre santidade e manifestações carismáticas e defesa da ortodoxia. Ao contrário, a Bíblia nos adverte constantemente contra a ortodoxia dos fariseus, contra os falsos profetas, Satanás e seus emissários, cujo sinal característico é a operação de sinais e prodígios, ver Mateus 24.24; Marcos 13.22; 2Tessalonicenses 2.9; Apocalipse 13.13; Apocalipse 16.14.

4) É mais difícil vencer o domínio de hábitos pecaminosos do que quebrar maldições, libertar enfermos, e receber prosperidade. O poder da ressurreição, contudo, triunfa sobre o pecado e sobre a morte. Quando “sabemos” que fomos crucificados com Cristo (Romanos 6.6), nos “consideramos” mortos para o pecado e vivos para Deus (Romanos 6.11), não permitimos que o pecado “reine” sobre nós (Romanos 6.12) e nem nos “oferecemos” a ele como escravos (Romanos 6.13), experimentamos a vitória sobre o pecado (Romanos 6.14). Aleluia!

5) A santidade é progressiva. Ela não se obtém instantaneamente, por meio de alguma intervenção sobrenatural. Deus nunca prometeu que nos santificaria inteiramente e instantaneamente. Na verdade, os apóstolos escreveram as cartas do Novo Testamento exatamente para instruir os crentes no processo de santificação. Infelizmente, influenciados pelo pensamento de João Wesley – que noutros pontos tem sido inspiração para minha vida e de muitos outros –, alguns buscam a santificação instantânea, ou a experiência do amor perfeito, esquecidos que a pureza de vida e a santidade de coração são advindas de um processo diário, progressivo e incompleto aqui nesse mundo.

6) A santificação é um processo irresistível na vida do verdadeiro salvo. Deus escolheu um povo para que fosse santo. O alvo da escolha de Deus é que sejamos santos e irrepreensíveis diante dele (Efésios 1.4). Deus nos escolheu para a salvação mediante a santificação do Espírito (2Tessalonicenses 2.13). Fomos predestinados para sermos conformes à imagem de Jesus Cristo (Romanos 8.29). Muito embora o verdadeiro crente tropece, caia, falhe miseravelmente, ele não permanecerá caído. Será levantado por força do propósito de Deus, mediante o Espírito. Sua consciência não vai deixá-lo em paz. Ele não conseguirá amar o pecado, viver no pecado, viver na prática do pecado. Ele vai fazer como o filho pródigo, “Levantar-me-ei e irei ter com o meu Pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti” (Lucas 15.18). Ninguém que vive na prática do pecado, da corrupção, da imoralidade, da impiedade, – e gosta disso – pode dizer que é salvo, filho de Deus, por mais próspero que seja financeiramente, por mais milagres que tenha realizado e por mais experiências sobrenaturais que tenha tido.

Precisamos de santidade! E como! E a começar em mim. Tenha misericórdia, ó Deus!