Aqui algo triste por conta da violação dos
sacrifícios por parte de Arão e seus filhos. Do vs. 1-11, veremos o pecado de
Nadabe e Abiú e o julgamento imediato de Deus ocasionando a morte de ambos e do
vs. 12-20, veremos as violações de Eleazar e Itamar. Arão se entristece muito,
mas é proibido de se manifestar como os demais.
Tudo parece indicar que Nadabe e Abiú estivessem
bêbados na hora da ministração da oferta de incenso e não seguiram o que estava
escrito da forma que deveria ser realizado e ofereceram fogo estranho,
provavelmente oriundo de brasas que não eram do altar – 16:20; Ex 30:1-9.
Quanta desgraça o álcool e as drogas não ocasionaram
nas vidas humanas? Ainda assim as pessoas insistem, principalmente em suas
festas e comemorações, em tratá-la como a rainha das festas. Por isso sou
abstêmio por convicção. Saia dessa! Liberte-se deste mal!
Aproveito a oportunidade impar para postar aqui a
redação de minha filhinha de 9 aninhos que entendeu bem o recado do PROERD[1] e
se expressou livremente. Foi tão espontânea sua manifestação que ao tomar
conhecimento, de surpresa na celebração de formatura da Bebel, caí na
gargalhada em cada parágrafo lido. Gostei de sua redação e entendi que ela
entendeu o objetivo do curso do PROERD.
“REDAÇÃO PROERD, por Isabel Cristina, 9 anos.
O PROERD me ajudou a fazer escolhas
saudáveis. A cada dia eu fui aprendendo mais e mais com o PROERD. Agora eu já
aprendi muitas coisas.
Eu aprendi sobre como rejeitar as drogas
e aprendi que cerveja também é droga, porque eu não sabia, eu achava que álcool
era coisa de limpar casa, não sabia que álcool tem em bebidas. Aprendi que
droga faz muito mal, porque drogas vicia. Eu tinha que ter essa aula, porque se
não eu não saberia de nada disso.
Eu prometo que quando crescer não vou
encostar nas drogas e vou tentar fazer campanhas para acabar com esse vício,
porque meu pai já fumou, já bebeu, largou tudo de vez e se converteu. Agora ele
ajuda as pessoas e é autor de 12 livros.
Com o PROERD eu sei que não vou me
encontrar com as drogas.
Sentirei saudades!!!”
Foi o mesmo fogo que os aprovou na cerimônia de
consagração que os consumiu na violação. Sob a nova aliança, a ira divina
contra o pecado que provocou a morte de Cristo, arderá contra aqueles que
rejeitam esse sacrifício e que, mesmo assim, procuram se apresentar diante de
Deus em sua condição de pecadores – Hb 10:26-31; 12:14-28.
Há uma saída para o pecado e ela se chama Jesus
Cristo a qual foi providenciada pelo próprio Senhor. Somente os loucos ou
aqueles destinados para este fim continuarão teimosos em não ouvir nem obedecer
a Deus.
Em suma, não se deve brincar com a santidade de Deus
sob o risco de entrarmos em juízo imediato diante do Senhor, por isso o
versículo 3 “mostrarei minha santidade
naqueles que se chegarem a mim”.
Já nos diz R. C. Sproul, em seu livro “O que é fé? –
Uma visão esperançosa” que fé é crer em Deus! “Em essência, isto é a fé. Não é crer em algo sobre Deus. É crer no
próprio Deus”. Se Deus falou, nós cremos! Deus existe e deve ser respeitado
para o nosso próprio bem – Nm 25:6-8; 2 Sm 6:6-7.
Depois da grave transgressão flagrante de Nadabe e
Abiú, Moisés registra outro caso de violação das cerimônias do culto por parte
dos outros filhos de Arão, Eleazar e Itamar, no entanto, não morreram.
Lv
10:1 E os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram
cada um o seu incensário e
puseram neles fogo,
e colocaram
incenso sobre ele,
e ofereceram fogo
estranho perante o SENHOR,
o
que não lhes ordenara.
Lv 10:2 Então saiu fogo de
diante do SENHOR e os consumiu;
e morreram
perante o SENHOR.
Lv
10:3 E disse Moisés a Arão:
Isto é o que o SENHOR falou,
dizendo:
Serei santificado
naqueles que se chegarem a mim,
e
serei glorificado diante de todo o povo.
Porém Arão
calou-se.
Lv
10:4 E Moisés chamou a Misael e a Elzafã, filhos de Uziel, tio de Arão,
e disse-lhes:
Chegai, levai a
vossos irmãos de diante do santuário,
para
fora do arraial. Lv 10:5 Então chegaram,
e os levaram nas
suas túnicas para fora do arraial,
como
Moisés lhes dissera.
Lv
10:6 E Moisés disse a Arão, e a seus filhos Eleazar e Itamar:
Não descobrireis as vossas
cabeças, nem rasgareis vossas vestes,
para que não
morrais, nem venha grande indignação
sobre
toda a congregação;
mas vossos irmãos, toda a casa
de Israel,
lamentem este
incêndio que o SENHOR acendeu.
Lv 10:7 Nem saireis da porta da
tenda da congregação,
para que não
morrais; porque está sobre vós
o
azeite da unção do SENHOR.
E fizeram conforme à palavra de
Moisés.
Lv
10:8 E falou o SENHOR a Arão, dizendo:
Lv 10:9 Não bebereis vinho nem
bebida forte,
nem tu nem teus
filhos contigo, quando entrardes
na
tenda da congregação, para que não morrais;
estatuto perpétuo
será isso entre as vossas gerações;
Lv 10:10 E para fazer diferença
entre o santo e o profano
e entre o imundo
e o limpo,
Lv 10:11 E para ensinar aos
filhos de Israel
todos
os estatutos que o SENHOR lhes tem falado
por
meio de Moisés.
Lv
10:12 E disse Moisés a Arão, e a Eleazar e a Itamar, seus filhos,
que lhe ficaram:
Tomai a oferta de
alimentos, restante das ofertas queimadas
do
SENHOR, e comei-a sem levedura junto ao altar,
porquanto
é coisa santíssima.
Lv 10:13 Portanto a comereis no
lugar santo;
porque isto é a
tua porção, e a porção de teus filhos,
das
ofertas queimadas do SENHOR;
porque
assim me foi ordenado.
Lv 10:14 Também o peito da
oferta movida
e a espádua da
oferta alçada, comereis em lugar limpo,
tu,
e teus filhos e tuas filhas contigo;
porque foram
dados por tua porção,
e
por porção de teus filhos, dos sacrifícios pacíficos
dos
filhos de Israel.
Lv 10:15 A espádua da oferta
alçada e o peito da oferta movida
trarão com as
ofertas queimadas de gordura,
para
oferecer por oferta movida perante o SENHOR;
o que será por
estatuto perpétuo, para ti
e
para teus filhos contigo,
como
o SENHOR tem ordenado.
Lv 10:16 E Moisés diligentemente
buscou o bode da expiação,
e eis que já fora
queimado;
portanto
indignou-se grandemente contra Eleazar
e
contra Itamar, os filhos de Arão
que
ficaram, dizendo:
Lv 10:17 Por que
não comestes a expiação do pecado
no
lugar santo, pois é coisa santíssima
e Deus a deu a
vós, para que levásseis
a
iniqüidade da congregação,
para
fazer expiação por eles diante do SENHOR?
Lv 10:18 Eis que não se trouxe o
seu sangue
para dentro do
santuário; certamente devíeis ter comido
no
santuário, como tenho ordenado.
Lv
10:19 Então disse Arão a Moisés:
Eis que hoje ofereceram a sua
expiação pelo pecado
e o seu holocausto perante o
SENHOR, e tais coisas me sucederam;
se hoje tivesse
comido da oferta da expiação pelo pecado,
seria
isso porventura aceito aos olhos do SENHOR?
Lv 10:20 E Moisés, ouvindo isto,
deu-se por
satisfeito.
Há um artigo teológico muito interessante sobre o
padrão de Deus para adoração na BEG que achamos pertinente sua citação abaixo:
O padrão de Deus para a adoração: Como
devo adorar a Deus?
Adorar significa honrar e glorificar a Deus
reconhecendo com gratidão, de maneiras prescritas por ele, a maravilha dos seus
atributos e atos.
Pode-se fazer
distinção entre a adoração particular, que inclui a adoração com o sentido mais
geral de um modo de vida (Rm 12.1; 1Co 10.31), e a adoração pública, a reunião
de cristãos na presença de Deus (2Cr 20.18; 29.28; Ne 8.6).
A adoração é sempre acompanhada de reverência
e alegria diante do privilégio de nos aproximarmos do poderoso Criador com
absoluta humildade e confissão sincera dos nossos pecados e necessidades.
Assim como a
adoração é e continuará sendo um elemento central da vida nos novos céus e nova
terra (Is 66.22-23; Ap 4.8-11,5.9-14; 7.9-17; 11.15-18; 15.2-4; 19.1-10),
também deve ser central na vida da igreja na terra; a adoração deve ser uma das
atividades mais importantes tanto na vida particular quando comunitária de
todos os cristãos (Cl 3.16-17).
As prescrições da lei de Moisés eram bem mais
específicas para a adoração do que para qualquer outra área da vida. Esse fato
não apenas mostra que a adoração devia ser cuidadosamente regulamentada pela
Palavra de Deus, como também sugere que a lei mosaica revela diversos detalhes
acerca da adoração agradável a Deus. Vários aspectos das prescrições mosaicas
apontam para Cristo e perderam a validade depois que ele veio ao mundo.
No entanto, os
princípios morais subjacentes que essas prescrições ilustravam continuam em
vigor (veja o artigo teológico "A lei de Deus", em Êx 20).
Ainda assim, no
livro de Salmos e em várias outras fontes do Antigo Testamento, Deus fornece
instruções, hinos e orações para a adoração em Israel e os cristãos de hoje
podem usá-los em seu culto, aplicando-os devidamente à luz da revelação mais
plena do Novo Testamento.
As principais
características do padrão de adoração pública fornecido por Deus a Israel eram:
(1)O sábado - o sétimo dia depois de seis de trabalho
devia ser separado como dia santo de descanso, a ser observado como memorial da
criação (Gn 2.3; Êx 20.8-11) e redenção (Dt 5.12-15).
Deus insistiu na observância do sábado (Ex 16.21-30;
20.8-9; 31.12-17; 34.21; 35.1-3; Lv 19.3,30; 23.3; cf. Is 58.13-14) e declarou
a transgressão do mesmo um crime passível da pena capital (Êx 31.14; Nm
15.32-36).
(2)A instituição de três festas anuais (Êx 23.14-17;
34.23; Dt 16.16), durante as quais os israelitas se reuniam no santuário de
Deus, ofereciam sacrifícios para celebrar a generosidade de Deus, buscavam e
reconheciam a reconciliação e a comunhão com ele e comiam e bebiam juntos como
expressão de alegria.
As festas da Páscoa e dos Pães Asmos, observadas no
décimo quarto dia do primeiro mês, comemoravam o êxodo (Êx 12; Lv 23.5-8; Nm 28.16-25;
Dt 16.1-8).
A Festa das Semanas, também chamada de Festa da Sega
e dia das Primícias marcava o final da colheita dos cereais e era realizada
cinquenta dias depois do sábado que dava início à Páscoa (Êx 23.16; 34.22; Lv
23.15-22; Nm 28.26-31; Dt 16.9-12).
Por fim, a Festa dos Tabernáculos, também chamada de
Festa da Colheita, realizada entre o décimo quinto e o vigésimo segundo dia do
sétimo mês, no final do ano agrícola, lembrava o povo como Deus havia conduzido
Israel pelo deserto (Lv 23.39-43; Nm 29.12-38; Dt 16.13-15).
(3)O Dia da Expiação era observado no décimo dia do
sétimo mês. Nessa data importante do calendário anual, o sumo sacerdote
aplicava sangue no altar central do santuário a fim de expiar pelos pecados
cometidos por Israel no ano anterior, e o bode expiatório era enviado para o
deserto como sinal de que os pecados não estavam mais no meio do povo (Lv 16).
(4)O sistema sacrifical regular incluía holocaustos
diários e mensais (Nm 28.1-15), além de vários tipos de sacrifícios pessoais. A
exigência comum a todos esses sacrifícios era que a oferta fosse perfeita e que
o sangue do animal oferecido fosse derramado no altar de holocausto para fazer
expiação (Lv 17.11).
Os rituais de purificação pessoal (Lv 12-15; Nm 19)
e devoção pessoal (p. ex., consagração do primogênito; Êx 13.1-16) também
faziam parte do padrão determinado por Deus.
Sob a nova
aliança, na qual os tipos do Antigo Testamento dão lugar aos seus cumprimentos,
o sacerdócio, o sacrifício e a intercessão de Cristo suplantam todo o sistema
mosaico de expiação pelo pecado (Hb 7-10).
O batismo (Mt
28.19) e a Ceia do Senhor (Mt 26.26-29; 1Co 11.23-26) substituem a circuncisão
(Cl 2.3-5; 6.12-16) e a Páscoa (1 Co 5.7-8).
Do mesmo modo,
os cristãos não precisam mais observar o calendário judaico de festas (Cl 4.10;
Cl 2.16), e os conceitos de contaminação e purificação cerimonial impostos por
Deus para criar a consciência veterotestamentária de que alguns comportamentos,
condições e exposições separavam a pessoa de Deus, deixaram de ter aplicação
direta (Mc 7.19; 1Tm 4.3-4).
Até mesmo o
sábado foi renovado e agora é observado no primeiro dia da semana, o dia da
ressurreição de Jesus, também chamado de "dia do Senhor" (At 20.7; Ap
1.10).
A princípio,
essas mudanças foram sendo feitas de acordo com o que estava acontecendo no
momento, mas o padrão de louvor, ações de graças, desejo, confiança, pureza e
serviço que constitui e caracteriza a verdadeira adoração continua inalterado
até os dias de hoje.
[1]Redação
feita em 2012. PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à
Violência, do projeto Família, Escola, Polícia - www.proerdbrasil.com.br.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD é a adaptação
brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education -
D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela
Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil;
conta com três currículos:
1- PROERD para Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental,
2- PROERD para 4ª série/5º ano do ensino fundamental,
John Piper, pastor da Igreja Batista Bethlehem,pediu um semestre sábado, de 1 de maio a 31 de dezembro de 2010, para submeter sua vida ("minha alma, meu casamento, minha família" e ministério) a uma revisão por parte do Espirito Santo.Neste período, disse ele: "Não escreverei livros. Não haverá preparação de sermões ou pregações. Não escreverei nos blogs. Nem no Twitter. Não haverá artigos. Não haverá reportagens". Só haverá uma exceção. A carta em que Piper anuncia seu afastamento deve suscitar em todos os pastores uma meditação profunda. Ei-la: "Como muitos de vocês já haviam escutado no sermão dos dias 27 e 28 de março, os presbíteros amavelmente aprovaram no dia 22 de março um recesso ministerial que me levará a me ausentar-me da [igreja batista] Bethlehem a partir de 1º de maio até 31 de dezembro de 2010. Entendemos que seria útil poder explicar isso por meio de uma carta que acompanhasse este sermão. Pedi aos presbíteros considerar esse recesso devido a um crescente sentir no meu interior de que minha alma, meu casamento, minha família e o padrão que tenho levado no ministério necessitam de uma revisão de parte do Espírito Santo. Por um lado, amo o meu Senhor, a minha esposa, os meus 5 filhos e suas famílias, primeiro e antes de tudo; e amo meu trabalho de pregar, escrever e conduzir a Bethlehem. Eu espero que o Senhor conceda-me pelo menos 5 anos como o pastor de pregação e de visão [planejamento ministerial] na ethlelem. Mas, por outro, vi algumas manifestações de orgulho na minha alma que, ainda que não tenham chegado ao nível de me desqualificar do ministério, entristecem-me profundamente e têm cobrado um alto preço na mina relação com [minha esposa] Noël e outros que são muito queridos para mim. Como posso me desculpar com vocês, não por algo em particular, senão por defeitos que são contínuos em meu caráter e em seus efeitos sobre os demais? Falarei disso agora, e não duvido que terei de dizer novamente, “perdoem-me”. Como não tenho um fato específico ao qual apontar, simplesmente peço por um espírito de perdão. Asseguro-lhes o mais [firmemente] que posso que não estou fazendo as pazes, senão que estou em guerra contra meus próprios pecados. Noël e eu estamos sólidos como uma rocha quanto ao nosso compromisso um com o outro, e não há uma pontinha sequer de infidelidade de nenhum dos dois lados. Mas, como disse aos presbíteros, “sólido como uma rocha” não é sempre uma metáfora que satisfaz emocionalmente, sobretudo a uma mulher. Uma rocha não é a melhor imagem da terna companhia de uma mulher. Em outras palavras, o precioso jardim do meu lar necessita ser cuidado. Eu quero dizer a Noël que ela é preciosa para mim de uma forma que, neste momento de nossos 41 anos de peregrinação, pode ser melhor dito ao retirar-me por um tempo de quase todos os compromissos públicos. Nenhum casamento é uma ilha. Para nós isto é certo em dois sentidos. Um é que Noël e eu somos conhecidos tanto de dentro até a por fora por alguns amigos da Bethlehem mais ainda por nossos colegas e amigos de há muito tempo, David e Karin Livingston, e logo por um grupo de mulheres confiáveis para Noël e de homens para mim. Prestamos contas, somos conhecidos, temos sido aconselhados e [eles] têm orado por nós. Eu estou profundamente agradecido pelo espírito de graça, transparência e confiança que existe entre a liderança da Bethlehem. A outra forma em que nosso casamento não é uma ilha é que nossas fortalezas e debilidades têm sido consequências para os demais. Ninguém em nosso círculo familiar e de amigos permaneceu sem ser afetado por nossos defeitos. É minha oração que este recesso possa chegar a ser de sanidade a começar pelo interior da minha alma, por meio do coração de Noël, até alcançar a nossos filhos e respectivas famílias, e até todos aqueles que têm sido ferido pelos meus erros. A diferença entre este retiro e o [retiro] sabático que fiz há 4 anos [2006] é que escrevi um livro durante este sabático ("Mandamentos de Jesus para o Mundo"). Em 30 anos, nunca deixei a paixão de ser produtivo publicamente. Neste retiro, tenho a intenção de deixar tudo. Não escreverei livros. Não haverá preparação de sermões ou pregações. Não escreverei nos blogs. Nem no Twitter. Não haverá artigos. Não haverá reportagens. Existe só uma exceção neste caso – o fim de semana dedicado à Conferência Nacional do Desiring God [Desejando Deus] com a inauguração do Bethlehem College and Seminary em outubro próximo. Noël pensou que eu devia manter três dos compromissos internacionais. Nossa motivação é que ela poderia acompanhar-me nisso, e se planejarmos bem, essas poderiam ser ocasiões especiais para refrigério juntos. Os presbíteros designaram a um grupo que se mantenha em contato comigo e aos quais eu possa prestar contar durante este recesso. Eles são David Mathieu Valbuena s, Jon Bloom, Tom Steller, Sam rabtree, Jon Grano, Tim Held, Tony Campagna, e Kurt Elting-Ballard. Cinco deles caminharam junto de Noël e de mim pelos últimos 2 meses, ajudando-nos a discernir com sabedoria o alcance e a natureza deste retiro. Eles foram quem levaram a recomendação final aos demais presbíteros no dia 22 de março. Pedi aos presbíteros que não me remunerassem durante o recesso. Não sinto que se deva pagar. Eu sei que estou causando mais trabalho para muitas pessoas, por isso peço desculpa a todo o grupo da liderança. Não só isso, mas outros também poderiam ter um tempo similar. Muitos dos homens e mulheres que trabalham não têm a liberdade de dar-se um recesso como esse. Os presbíteros não aceitaram o meu pedido [de não receber sustento]. Noël e eu estamos profundamente agradecidos por essa manifestação de amor. Estaremos buscando direção do Senhor para ver de que forma podemos retribuir à igreja este suporte financeiro que nos ofereceram para, de alguma maneira, aliviar a carga. Pessoalmente, vejo esses próximos meses como uma espécie de recomeço do que espero que sejam os 5 anos mais humildes, felizes e frutíferos dos 35 anos que estamos em Bethlehem e dos 46 de casamento. Vocês podem me acompanhar em oração por esse propósito? E vocês podem permanecer junto a sua igreja (Bethlehem) com todas suas forças? Que Deus faça desses 8 meses os melhores que Bethlehem já tenha conhecido. Seria algo que Deus faria: o fazer as coisas mais extraordinárias do mundo quando não estiver aqui. “Assim que nem o que planta nem o que rega é algo, senão Deus que dá o crescimento.”(I Coríntios 3.7) Eu amo vocês e prometo orar por vocês todos os dias. Pastor John
Queridos é com muita satisfação e ação de graças a Deus que comunicamos que passamos das 900.000 visualizações em nosso SCRIBD - http://www.SCRIBD.com/CREPARAVER. Ainda este ano, pela graça de Deus, atingiremos 1.000.000 de visualizações e isso somente é possível graças a você! Muito obrigado!
Em Meu SCRIBD você encontrará todos os meus sermões que Deus me deu a graça de ministrá-los, grande parte de meus livros, inclusive disponibilizados para venda e outros escritos que achei interessante e importante compartilhar.
Nosso lema:
APRENDENDO E COMPARTILHANDO SEMPRE PARA SEMPRE ESTARMOS
COMPARTILHANDO E APRENDENDO..
O que vemos aqui é Arão e os seus filhos, seguindo
tudo o que Moisés instruíra eles da parte do Senhor, completando as cerimônias
com êxito e segundo tudo o que lhes fora ordenado.
Era assim que doravante deveria de ser feito para
sempre, embora todos saibamos que esse sacerdócio estava marcado par falhar por
causa da imperfeição tanto do sacerdote que ministrava quanto da oferta que era
insuficiente para expiar todos os pecados de todo o mundo.
Dos vs. 1-7, vemos Moisés ordenando os sacrifícios,
mas não ordenando de si mesmo, antes porque Moisés seguia o que Deus instruíra
ele primeiro. Veja que primeiro Deus fala com o sacerdote e depois com o povo,
por meio do seu escolhido.
Dos vs. 9-23a, vemos Arão e os seus filhos
oferecendo os sacrifícios conforme suas instruções, sem nada de invencionices,
nem acréscimos, nem decréscimos, mas exatamente como instruído.
Finalmente, do 23b-24, a conclusão do capitulo com
Deus se manifestando maravilhosamente, em reconhecimento a tudo quanto foi
feito, segundo tudo o que lhes fora ordenado e instruído.
Deus tem maior prazer na obediência do que no sacrifício,
assim diz o Espírito Santo por meio da sua palavra em diversos lugares da
Bíblia – Sl 51:16,17; Jr 6:19-20 e tantos outros. E este foi o caso quando
Samuel repreende Saul e ele acaba perdendo ali, pela sua transgressão, o seu
reino, trono e domínio.
I Samuel 15:22
Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e
sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor
do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros.
Foi assim que depois de sete dias de espera que
Moisés entregou a realização dos sacrifícios aos cuidados de Arão e seus
filhos. Ele ordenara os sacrifícios e eles foram oferecidos e Deus cumpriu sua
palavra lançada antecipadamente por Moisés: “... porquanto hoje, o Senhor vos
aparecerá.” – vs. 4.
Lv
9:1 E aconteceu, ao dia oitavo, que Moisés chamou
a Arão e seus filhos, e os
anciãos de Israel, Lv 9:2 E disse a Arão:
Toma um bezerro,
para expiação do pecado,
e
um carneiro para holocausto, sem defeito;
e traze-os
perante o SENHOR.
Lv 9:3 Depois falarás aos filhos
de Israel, dizendo:
Tomai um bode
para expiação do pecado, e um bezerro,
e um cordeiro de
um ano, sem defeito, para holocausto;
Lv 9:4 Também um
boi e um carneiro por sacrifício pacífico, para
sacrificar perante o SENHOR,
e oferta de
alimentos, amassada com azeite;
porquanto
hoje o SENHOR vos aparecerá.
Lv
9:5 Então trouxeram o que ordenara Moisés,
diante da tenda da congregação,
e chegou-se toda a congregação
e se pôs perante
o SENHOR. Lv 9:6 E disse Moisés:
Esta é a coisa que o SENHOR
ordenou que fizésseis;
e a glória do
SENHOR vos aparecerá.
Lv 9:7 E disse Moisés a Arão:
Chega-te ao
altar, e faze a tua expiação de pecado
e
o teu holocausto;
a
faze expiação por ti e pelo povo;
depois faze a
oferta do povo, e faze expiação por eles,
como
ordenou o SENHOR.
Lv
9:8 Então Arão se chegou ao altar, e degolou o bezerro da expiação
que era por si mesmo. Lv 9:9 E
os filhos de Arão
trouxeram-lhe o
sangue, e molhou o seu dedo no sangue,
e
o pôs sobre as pontas do altar;
e
o restante do sangue derramou à base do altar.
Lv 9:10 Mas a
gordura, e os rins, e o redenho do fígado
de
expiação do pecado, queimou sobre o altar,
como
o SENHOR ordenara a Moisés.
Lv 9:11 Porém a
carne e o couro queimou com fogo
fora
do arraial.
Lv 9:12 Depois
degolou o holocausto, e os filhos de Arão
lhe
entregaram o sangue, e espargiu-o sobre
o
altar em redor.
Lv 9:13 Também
lhe entregaram o holocausto
nos
seus pedaços, com a cabeça; e queimou-o
sobre
o altar.
Lv 9:14 E lavou a
fressura e as pernas, e as queimou
sobre
o holocausto no altar.
Lv 9:15 Depois
fez chegar a oferta do povo,
e
tomou o bode da expiação do pecado,
que
era pelo povo, e o degolou,
e
o preparou por expiação do pecado,
como
o primeiro.
Lv 9:16 Fez
também chegar o holocausto,
e
ofereceu-o segundo o rito.
Lv 9:17 E fez
chegar a oferta de alimentos,
e
a sua mão encheu dela, e queimou-a sobre o altar,
além
do holocausto da manhã.
Lv 9:18 Depois
degolou o boi e o carneiro
em
sacrifício pacífico, que era pelo povo;
e
os filhos de Arão entregaram-lhe o sangue,
que
espargiu sobre o altar em redor.
Lv 9:19 Como
também a gordura do boi e do carneiro,
a
cauda, e o que cobre a fressura, e os rins,
e
o redenho do fígado. Lv 9:20 E puseram a gordura
sobre
os peitos, e queimou a gordura sobre o altar;
Lv 9:21 Mas os
peitos e a espádua direita Arão ofereceu
por
oferta movida perante o SENHOR,
como
Moisés tinha ordenado.
Lv 9:22 Depois
Arão levantou as suas mãos ao povo
e
o abençoou; e desceu, havendo feito
a
expiação do pecado, e o holocausto,
e
a oferta pacífica.
Lv
9:23 Então entraram Moisés e Arão na tenda da congregação;
depois saíram, e abençoaram ao
povo;
e a glória do
SENHOR apareceu a todo o povo.
Lv 9:24 Porque o fogo saiu de
diante do SENHOR,
e consumiu o
holocausto e a gordura, sobre o altar;
o
que vendo todo o povo,
jubilaram
e caíram sobre as suas faces.
A aprovação divina desses acontecimentos elevou a
observância cuidadosa das prescrições de Moisés sobre os cultos à posição do
modelo para as gerações vindouras.
Esse acontecimento também mostra que Deus revelou a
sua glória na ressurreição e na ascensão de Cristo como uma demonstração da
aprovação diária da sua morte expiatória – Mt 28:1-10; 16-20; Lc 24; At 1:1-10;
2:1-12, 29-36; Ef 1:18-21.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita podendo conter gráficos, tabelas, imagens e textos e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
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As mensagens do JAMAIS DESISTA do caminho do Senhor são diárias, inéditas, baseadas na Bíblia e buscando sua conformação máxima à teologia reformada e representam o pensamento do autor na sua contínua busca das coisas pertencentes ao reino de Deus e a sua justiça.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita - com gráficos, tabelas, imagens e textos - e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
Paulo Freire – Uma avaliação relâmpago
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É sempre surpreendente, para mim, ver que a maioria das referências feitas
ao professor Paulo Freire (1921-1997) são benevolentes e eivadas de
admiração. ...
TRANSTORNANDO O CALVINISMO
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A doutrina Calvinista é a mais bela expressão do ensino bíblico
transmitida a nós pelo seu maior representante - João Calvino. É claro, a
de se ori...