quinta-feira, 23 de maio de 2013
quinta-feira, maio 23, 2013
Jamais Desista
Salmo 126: 1-6 - CÂNTICO PARA OS QUE CHORAM
Que
belíssimo salmo, também de cânticos de degraus. É Deus quem restaura a nossa
sorte! Alias aqui nos salmos, tenho observado na segmentação de 126 deles,
incluindo este, que sempre é Deus quem faz todas as coisas por nós ou seja,
Deus sempre está no controle de tudo e de todos e de todas as coisas.
Se
foram para o cativeiro, Deus permitiu; se voltaram do cativeiro, Deus agiu pela
sua graça e misericórdia. No entanto, Deus jamais em suas atitudes vilipendia a
vontade humana deixando-a livre para seguir o seu curso.
Amados,
o que nos leva ao cativeiro são os nossos pecados que inclui a rejeição de
Deus, de sua aliança, de seus mandatos, de seus mandamentos e de sua graça. No
cativeiro, clamamos, choramos, lamentamos e oramos a Deus para nos livrar e nos
dar novas oportunidades. Deus nos ouve e responde às nossas orações e nos livra
de lá, do cativeiro. Mas voltamos a rejeitá-lo e novamente tudo volta a
acontecer, dessa vez, provavelmente, com nossos filhos.
Reclamamos
do que não temos e não agradecemos o que temos. Lamentamos o que somos e não
vemos os dons e talentos que Deus, certamente nos brindou. Choramos onde
estamos e não percebemos que ali Deus nos colocou porque tem conosco propósitos
eternos que somente nós poderemos realizar. É lamentável!
Isso
tem de mudar! Vamos chamar a gratidão e fazer um pacto com ela de não a
abandonarmos jamais. Vamos convidar a sua irmã, ações de graça e igualmente
convidá-la a estar conosco. Juntemos a elas, o júbilo e a alegria porque não
estamos sozinhos a ver navios, temos um Deus que se importa conosco e está
conosco todo o tempo.
Estando
todos juntos e felizes, vamos fazer aquilo pelo qual Deus, o criador, nos fez:
ADORÁ-LO!
Diz
Calvino, em seu comentário, na sua introdução sobre este salmo, que ele se
divide em três partes.
Em
primeiro lugar, o Profeta exorta os fiéis, que haviam voltado do cativeiro,
para terem corações gratos e assim exalta a graça de Deus que lhes proveu a
libertação. O sentido é para mostrar-lhes, além de qualquer dúvida, que eles
foram trazidos de volta ao seu país, pela mão de Deus, e não por uma conjuntura
fortuita de circunstâncias, ou pelo favor dos homens.
Na
segunda parte é adicionada uma oração, para Deus aperfeiçoar seu próprio
trabalho que tinha começado.
Finalmente,
na terceira parte, embora não houvesse nenhuma perspectiva imediata de uma
restauração completa, Deus mesmo atenua a sensação de cansaço, que poderia
ocasionar atraso, e assim assegura-lhes que, embora no momento a semente fosse
regada com lágrimas, a colheita seria feliz.
Veja
o comentário (apenas a sua introdução):
Uma canção de graus.
Sl 126:1
Quando o SENHOR restaurou a sorte de Sião,
ficamos
como quem sonha.
Sl 126:2 Então,
a nossa boca se encheu de riso,
e a nossa língua, de júbilo;
então,
entre as nações se dizia:
Grandes coisas o SENHOR tem feito por
eles.
Sl
126:3 Com efeito,
grandes coisas fez o SENHOR por nós;
por isso, estamos alegres.
Sl 126:4
Restaura,
SENHOR,
a nossa sorte,
como as torrentes no Neguebe.
Sl 126:5
Os que com lágrimas semeiam
com
júbilo ceifarão.
Sl 126:6
Quem sai andando e chorando,
enquanto
semeia,
voltará com júbilo,
trazendo os seus feixes.
Que forma linda de encerrar este salmo interessante e muito
agradável: voltaremos com júbilo em nossos lábios quando contemplarmos, lá na
glória, o lindo jardim que Deus nos permitiu juntamente com o seu Espírito
Santo plantar aqui na terra ao pregarmos o evangelho, em obediência a ele, a
todas as criaturas.quarta-feira, 22 de maio de 2013
quarta-feira, maio 22, 2013
Jamais Desista
Salmo 125: 1-6 - FÉ INABALÁVEL
Quem
pode escolher a sua circunstância ou a sua situação de vida? Assim, todos nós
estamos expostos as mais variadas coisas e nelas, sim, somos convidados por
Deus a glorifica-lo e adorá-lo. Na verdade, eu não escolho nada, antes recebo a
situação que pode ser agravada ou melhorada devido a minha reação a elas.
Como os fiéis que vivem neste mundo com os ímpios
parecem estar expostos a todos os males da vida da mesma maneira que outras
pessoas, o Profeta, comparando-os com Jerusalém, mostra que eles são defendidos
por um baluarte invencível. E se Deus, em algum momento, permite o sofrimento
pela malícia dos ímpios, ele, no entanto, os exorta a terem de boa esperança.
Contudo, ao mesmo tempo, distingue entre verdadeiros e falsos israelitas, que
os hipócritas não se aplicam a si mesmos o que se diz sobre a segurança dos
justos.
Assim,
todos nós neste mundo estamos ai expostos ao que vier e estamos sem controle da
situação. Eu não escolhi nem a hora, nem o dia, nem o mês, nem o ano de meu
nascimento; muito menos, escolhi meus pais e a situação econômica, emocional,
psicológica, espiritual deles. Simplesmente vim a este mundo no tempo que Deus
quis que eu viesse.
Aqui
estou eu neste mundo cumprindo minha missão e não estou somente exposto a
males, pelo contrário, há muito mais benefícios e bênçãos do que dores. Mas dor
é dor e realmente desanima a gente em nossa caminhada, principalmente quando
enfrentamos o sofrimento e depois a morte de entes queridos e muito próximo a
nós.
Quando
a morte vem de forma natural (isso é apenas por um momento porque a própria
morte está com seus dias contados), na ordem natural das coisas, as dores são
mais aceitas do que situações de violência, doença, tragédias. No entanto, não
há garantias alguma de que estamos livres delas.
A
única garantia que temos por causa de nossa fé é que Deus está conosco todo
tempo e, além disso, no controle de tudo e no devido tempo, tudo se ajeitará
dentro de seus planos e propósitos. Sou convidado por Deus a viver pela fé nele
e a dar graças, nele se alegrar e a estudar e a entender os seus planos para
que eu não viva desorientado e perdido.
Por
isso que os que confiam no Senhor são como os montes que não se abalam para
sempre. Como Jerusalém está cercada por montes, assim o Senhor nos cerca em
nossa jornada nesta vida recebida pelo dom do Espírito Santo.
Quanto
aos ímpios, deixem eles à vontade... o fim de todos eles está muito próximo.
Apocalipse 22:11 Continue o injusto fazendo injustiça,
continue o imundo ainda sendo imundo;
o justo continue na prática da justiça,
e o santo continue a santificar-se.
Não
sejamos porém como Jonas que fugiu para não pregar. Nossa missão nesta vida é
pregar o evangelho na esperança de que Deus nos use para a sua glória.
No
comentário de Calvino, em sua introdução, ele comenta neste salmo sobre o fato
de ímpios e justos estarem no mesmo mundo expostos a todos os males da vida e
comparando-os a Jerusalém que vive cercada de montes, assim, são defendidos por
um baluarte invencível.
E
mesmo que venham a sofrer tormentas por causa da maldade deles, Deus os exorta
a ter boa esperança. Ele no entanto, ao mesmo tempo, faz uma distinção entre o
verdadeiro e o falso israelitas. O que certamente é dito aqui sobre a segurança
dos justos pode não se aplicar aos hipócritas.
Uma canção de graus.
Sl 125:1
Os que confiam no SENHOR
são
como o monte Sião,
que não se abala,
firme para sempre.
Sl
125:2 Como em redor de Jerusalém
estão os montes,
assim
o SENHOR,
em derredor do seu povo,
desde agora e para sempre.
Sl 125:3
O cetro dos ímpios
não
permanecerá sobre a sorte dos justos,
para que o justo não estenda a mão à iniquidade.
Sl 125:4
Faze o bem, SENHOR,
aos
bons e aos retos de coração.
Sl 125:5
Quanto aos que se desviam
para
sendas tortuosas,
levá-los-á o SENHOR
juntamente com os malfeitores.
Paz sobre
Israel!
Haverá um fim para o ímpio e para os que estão acostumados com a
impiedade e rejeitam continuamente o Senhor. Desprezar isso é dormir todos os
dias em uma cova de serpentes que uma hora ou outra dará o seu bote fatal.
Medite neste salmo e saia já disso!
terça-feira, 21 de maio de 2013
terça-feira, maio 21, 2013
Jamais Desista
Salmo 124: 1-8 - DEUS NOSSO PROTETOR E LIBERTADOR

Salmo
de livramento composto por Davi. Ele é um dos 15 salmos de degraus e nele Davi
exalta em boa voz que houve um livramento gigante feito pelo Senhor, pois se
não fosse assim, os inimigos nos teriam sucumbido.
Se
não é o Senhor conosco... Sempre temos o Senhor como nosso defensor diante do
opressor e do inimigo que quer nos afrontar. Por isso que arma nenhuma, nem
nenhum inimigo tem poder sobre nós, antes o Senhor.
Não
adianta apontar um arsenal de armas potentes sobre a nossa cabeça e fazer
ameaças: não querendo o Senhor até as armas atirarão ao contrário e todos os
inimigos sucumbirão. Então não é o inimigo que nos tira a vida ou nos prejudica,
mas é Deus quem permite ou não.
Não
temos de temer o inimigo, antes o Senhor. Quando estamos em seus planos e
propósitos para os cumprir e andar com ele em integridade, mal nenhum nos
apanhará e se nos apanhar, não prevalecerá contra nós, mas se ainda prevalecer
é porque Deus tem outros planos conosco. Davi sempre confiava no Senhor.
O
convite deste salmo é para descansarmos no Senhor e na força de seu poder. Eu
agora me lembrei do apóstolo Paulo que nas prisões quando o inimigo achava que
estava prevalecendo, ele mesmo dizia: não sou prisioneiro do sistema, nem
injustiçado, nem prisioneiro de César ou do governo, antes sou prisioneiro em
cadeias de Cristo!
Assim,
também sou empregado de Cristo; cidadão de Cristo; aposentado de Cristo;
afastado do trabalho por motivo de tratamento de saúde de Cristo; ou empresário
de Cristo e, portanto, sou sim devedor a Cristo. Não há assim espaço em minha
vida para as reclamações e murmurações e lamentos da minha sorte ou azar porque
simplesmente não estou abandonado, nem sou coitadinho. A graça de Cristo está
sobre mim!
No
Comentário de Calvino, em sua introdução acerca deste salmo, ele diz que como o
povo tinha sido grandemente livrado de seus inimigos, Davi exorta os crentes às
ações de graças e ensina pelo seu memorável exemplo que a nossa segurança
depende exclusivamente do poder de Deus
Uma canção dos graus de David.
Salmos
124:1 Não fosse o SENHOR,
que
esteve ao nosso lado,
Israel que o diga;
Sl 124:2
não fosse o SENHOR,
que
esteve ao nosso lado,
quando os homens se levantaram contra nós,
Sl 124:3 e nos teriam engolido vivos,
quando a sua ira se acendeu contra nós;
Sl
124:4 as águas nos teriam submergido,
e sobre a nossa alma teria passado a
torrente;
Sl
124:5 águas impetuosas
teriam passado sobre a nossa alma.
Sl 124:6
Bendito o SENHOR,
que
não nos deu por presa aos dentes deles.
Sl 124:7 Salvou-se a nossa alma,
como um pássaro do laço dos
passarinheiros;
quebrou-se
o laço,
e nós nos vimos livres.
Sl
124:8 O nosso socorro
está em o nome do SENHOR,
criador do céu e da terra.
Ele encerra o salmo falando do socorro do Senhor que se encontra
no nome do Senhor criador do céu e da terra e de tudo o que neles há.
Precisamos confiar plenamente no Senhor para estarmos à sua disposição para
realização da obra que ele quer realizar por nosso intermédio hoje mesmo.
segunda-feira, 20 de maio de 2013
segunda-feira, maio 20, 2013
Jamais Desista
Salmo 123: 1-4 - APELO PELO AUXÍLIO DIVINO
Este
é um salmo pequeno, com apenas 4 versículos, chamados de canções ou cânticos de
degraus que ninguém sabe ao certo o significado exato do
porquê de ser intitulado assim 15 dos salmos na Bíblia (os salmos de 120 a
134).[1]
Estamos
então no quarto salmo de degraus e eu vejo aqui o salmista dirigindo-se àquele
que habita nos céus em busca de seu auxílio, socorro e proteção. No salmo 121,
no segundo salmo de degraus, lá estava Davi olhando para os montes e clamando a
Deus o socorro. Aqui, ele está olhando para Deus na mesma expectativa.
Olhar
para os montes, olhar para Deus, olhar para a situação difícil, olhar para os
problemas, olhar para a vida e seus enigmáticos caminhos, olhar para o
sofrimento irá fazer parte do processo de nossas vidas pela qual não podemos
escolher situações, nem circunstâncias, mas vivê-las, passar por elas, enfrentá-las.
Ele
elevou os olhos dele para o alto e para Deus porque já imaginava que são seria
capaz de passar pelo que teria de passar sem a força e ajuda de seu Deus. Era
como se ele estivesse dizendo: tudo bem, irei passar por isso, mas fortalece-me
a fim de que eu passa dando glórias ao teu excelso nome.
Assim,
somos coagidos a passar por elas, mas não somos coagidos a glorificar a Deus
nelas. A glorificar Deus nessas situações e circunstâncias não escolhidas,
somos convidados por Deus e pelo Espírito Santo. Devemos, portanto glorificá-lo
em primeiro lugar e em seguida encontrar motivos inteligentes de rendermos
graças a Ele.
Os
nossos olhos já estão postos nele e agora vem o pedido de misericórdia ao Deus
misericordioso porque os soberbos estão escarnecendo e desprezando nossa alma
afligida.
Calvino,
na introdução, em seu comentário, fala apenas do fiel que oprimido e perseguido
roga a Deus por livramento onde não há mais nenhuma fonte de esperança e
proteção.
Neste salmo, os fiéis oprimidos com a cruel tirania de
seus inimigos, imploram a Deus para libertá-los, não havendo outra fonte de
esperança, exceto em sua proteção.
Uma canção de degraus.
que
habitas nos céus,
elevo os olhos!
Sl
123:2 Como os olhos dos servos
estão fitos nas mãos dos seus senhores,
e
os olhos da serva,
na mão de sua senhora,
assim os nossos olhos estão fitos no
SENHOR,
nosso Deus,
até que se compadeça de nós.
Sl
123:3 Tem misericórdia de nós,
SENHOR,
tem
misericórdia;
pois estamos sobremodo fartos de desprezo.
Sl
123:4 A nossa alma
está saturada do escárnio
dos que estão
à sua vontade
e do desprezo
dos soberbos.
Não há uma conclusão neste salmo, apenas o pedido de clamor a
misericórdia de Deus e a demonstração a ele da saturação de nossa alma pelo escárnio
e desprezo dos soberbos.
[1] Há explicações interessantes no site http://www.biblegems.com/MIKE_WSPSALMS120-134.HTM
e também no blog http://dnstephen.blogspot.com.br/2011/03/os-salmos-de-subidas-ou-degraus.html,
mas seu resumo e conclusão são de que não há consenso em uma interpretação
geral aceitável.
Pr. Daniel Deusdete
domingo, 19 de maio de 2013
domingo, maio 19, 2013
Jamais Desista
Salmo 122: 1-9 - VAMOS À IGREJA RENDER GRAÇAS A DEUS
Começa
o salmista estando alegre com o convite feito a ele para irem à Casa do Senhor.
Assim, também nós devemos nos alegrar quando vamos à igreja. Principalmente aos
domingos, no dia do Senhor e poderemos aproveitar para estarmos dedicados a
Deus.
Neste
salmo, o povo, as tribos, os que habitam Jerusalém, todos estão indo para
renderem graças ao Senhor. Quando nos reunimos também em nossas igrejas nos
domingos, a multidão sobe para ir adorar ao Senhor.
Não
há nada que temos que não recebemos de alguém. Somente damos valor a algo que
temos quando perdemos este algo. Quando perdemos, entristecemos e o desespero
nos assalta. Se achamos de volta, nos alegramos; se não, iremos atrás de algo
para substitui-lo que certamente custará algum valor.
Tudo
o que temos vem das mãos de Deus devido a sua graça e amor, mas não agradecemos
a Deus, antes reclamamos e lamentamos tudo. Deus nos ensina a render graças em
tudo, por isso que neste salmo, o salmista está alegre subindo em direção ao
Senhor para render-lhe graças.
A
ingratidão é tão ruim e maligna que todos os nossos esforços nos deveriam levar
para a gratidão. Quem escolhe a ingratidão e tem nela seu escape e vive
reclamando de tudo, não conhece a Deus. Ninguém vive do que não tem, antes
vivemos com o que temos. Se reclamamos do que não temos e não agradecemos o que
temos, nunca estaremos satisfeitos com nada.
Eu
entendo então que a gratidão e a ingratidão são sim escolhas que fazemos que
irão comprometer as demais fases de nossas vidas. Vamos aproveitar o momento
para agradecer a Deus pelo Espírito Santo de Deus que está conosco como penhor da
nossa salvação.
Calvino,
em seu comentário, na sua introdução, fala de Davi que está se parabenizando a
si mesmo e toda a Igreja, sobre o fato de que agora tinham um lugar para a arca
da aliança e para se reunirem em adoração a Deus. Depois, para incitar e
encorajar os fiéis a participar na adoração do santuário, ele declara
brevemente, que a condição próspera das pessoas dependia de Deus ter escolhido
a sede da realeza para estar em Jerusalém, de onde era seu propósito de
defender, manter e ajudar o seu povo
Neste salmo, Davi agradece a si mesmo e a toda a
Igreja sobre o fato de que um lugar foi designado para a arca da aliança e que
Deus escolheu um lugar onde seu nome deveria ser continuamente chamado. Em
seguida, para incitar e encorajar os fiéis a se envolverem no culto do
santuário, ele declara brevemente que a condição próspera do povo dependia de
que Deus tivesse escolhido a sede da realeza em Jerusalém, de onde era seu
propósito defender, manter e ajudar seu povo.
Uma canção dos graus de Davi.
Vamos
à Casa do SENHOR.
Sl 122:2 Pararam os nossos pés junto às
tuas portas,
ó Jerusalém!
Sl 122:3 Jerusalém,
que estás construída como cidade compacta,
Sl 122:4 para onde sobem as tribos,
as tribos do SENHOR,
como convém a Israel,
para renderem graças
ao nome do SENHOR.
Sl 122:5 Lá estão os tronos de justiça,
os tronos da casa de Davi.
Sl
122:6 Orai pela paz de Jerusalém!
Sejam prósperos os que te amam.
Sl 122:7 Reine paz dentro de teus muros
e prosperidade nos teus palácios.
Sl 122:8
Por amor dos meus irmãos e amigos,
eu
peço:
haja paz em ti!
Sl 122:9
Por amor da Casa do SENHOR,
nosso
Deus,
buscarei o teu bem.
Suas palavras finais são o pedido de paz por Jerusalém e de
prosperidade por todos os que a amam e é por isso que ele, Davi, por amor da
Casa do Senhor, empenhará por ter seus esforços concentrados na busca do bem.
Assim nós também como Davi neste salmo tenhamos o mesmo desejo e empenho.
sábado, 18 de maio de 2013
sábado, maio 18, 2013
Jamais Desista
Salmo 121: 1-8 - ELEVO OS MEUS OLHOS PARA OS MONTES...
De
onde vem o teu socorro? Ou você não tem quem possa te socorrer, nem a quem
clamar, portanto está sujeito ao acaso que poderá ou não ser preparado para ti
um grande livramento? Ou não existe socorro algum? O que estiver para
acontecer, acontecerá e não será de outro modo. É assim que você pensa?
O
meu socorro vem do Senhor, dele mesmo, do criador dos céus e da terra, de Deus,
do alto, daquele que não somente criou todas as coisas, mas que a sustenta
ainda hoje pelo seu grande poder, força, inteligência e sabedoria. Por isso que
no desespero eu clamo ao Senhor e ele me ouve.
Eu
não tenho Deus como um SHAZAN ou amuleto preparado para ser acionado quando eu
estiver em grande perigo, antes o adoro por ser ele Deus soberano, governante,
transcendente, na verdade, mas imanente em essência. Eu quero dizer que não
tenho vida independente de Deus de forma que eu seja co-igual com Deus.
Minha
existência depende de Deus e não a de Deus da minha. Não sou co-existente com
Deus, mas existo nele. Não sou autônomo ou auto existente. Há somente um Rei,
um domínio, um Senhor, um Deus e portanto um único reino, trono e glória.
Portanto, eu vivo no reino de Deus para cumprir a vontade deste Rei e estou
incluído em seus planos e propósitos e não o contrário.
É
disso que fala este salmo desde o seu início, pois o salmista ve em Deus aquele
que cuida que guarda, que protege, que existe e está atuante.
Este
é um salmo muito recitado e decorado por milhares de pessoas que gostam de
citá-lo juntamente com o salmo 23 e o 91 como forma de proteção. Eu mesmo o sei
decorado e gosto de meditar em sua letra de vez em quando.
Calvino
comenta em seu comentário e aqui somente coloquei a sua introdução, onde ele
somente fala das principais características deste salmo.
Salmo de degraus.
Sl 121:1
Elevo os olhos para os montes:
de
onde me virá o socorro?
Sl 121:2 O meu socorro vem do SENHOR,
que fez o céu e a terra.
Sl
121:3 Ele não permitirá
que os teus pés vacilem;
não
dormitará
aquele que te guarda.
Sl
121:4 É certo que não dormita,
nem
dorme
o guarda de Israel.
Sl
121:5 O SENHOR é quem te guarda;
o
SENHOR é a tua sombra à tua direita.
Sl 121:6 De dia não te molestará o sol,
nem de noite, a lua.
Sl
121:7 O SENHOR te guardará de todo mal;
guardará a tua alma.
Sl
121:8 O SENHOR guardará
a tua saída e a tua entrada,
desde agora e para sempre.
Viver sem Deus ou não crendo nele é uma opção de vida, com
certeza, mas não vejo ai intelectualidade; assim como não vejo religiosidade
nem espiritualidade naqueles que seguem a Deus de forma mecânica citando rezas
e mais rezas e crendo em coisas que são invenciones dos homens e dos espíritos.
Por isso que Deus nos deixou a natureza que fala dele em todo o tempo e a
Bíblia, a palavra de Deus, nosso guia infalível de fé e prática.
sexta-feira, 17 de maio de 2013
sexta-feira, maio 17, 2013
Jamais Desista
Salmo 120: 1-7 - EU CLAMO AO SENHOR E ELE ME OUVE
É
interessante observar quando Jesus retornou dos mortos e teve seu primeiro
encontro com todos seus discípulos, inclusive Tomé, no oitavo dia após a sua
ressurreição, estando as portas todas fechadas, ele surgiu no meio deles.
Quando
Jesus chega no ambiente a paz lhe acompanha e o que ele diz antes de tudo? PAZ
SEJA CONVOSCO! Esta não é qualquer paz mas a paz do Senhor, é o Shalom.
"Shalom (em
hebraico שָׁלוֹם, geralmente traduzido como paz) significa
paz entre duas entidades (geralmente duas nações) ou a paz interior de um
indíviduo. Também é utilizada como cumprimento dentro da comunidade judaica à
semelhança do salaam árabe. A palavra shalom deriva da raiz shin-lamedh-mem (ש.ל.ם), que nas
línguas semíticas aparece com o sentido de ser completo, ser cheio ou ser
pleno, aparecendo em diversos textos com o sentido de paz, salvação e
prosperidade de indivíduos e nações. É também toda sorte de bens materiais,
espirituais e psíquicos que o Messias trará, ou seja, a salvação que Jesus nos
trouxe. Dentro da língua hebraica, a palavra Shalom é utilizada em diversas
expressões: Shalom aleikhem (שָׁלוֹם
עֲלֵיכֶם; literalmente "a paz sobre
vós"), é a expressão completa do uso de Shalom quando cumprimento, e é
cognato ao árabe Assalamu Aleikum.A resposta à esta expressão é Aleikhem
Shalom. Shabbat shalom (שַׁבָּת שָׁלוֹם) cumprimento comum usado no Shabat, sendo
muito utilizado em comunidades Mizrahi, Sefaradi e em Israel. Algumas
comunidades asquenazi usam o termo iídiche Gut shabbes. Alav hashalom (עַלָיו הַשָּׁלוֹם;
literalmente "sobre ele a paz ") é uma expressão usada em algumas
comunidades judaicas após mencionar o nome de uma pessoa respeitável,
equivalente ao árabe alayhi is-salaam)."[1]
Esta
saudação inicial de Jesus deve ter abalado toda aquela casa tirando aquela
ansiedade e medo que os dominavam para lhes darem a paz do Senhor, esta gostosa
paz que somente Deus pode nos dar. Esta paz que todos desejam e se pudessem ou
compreendessem seu profundo sentido e significado jamais a trocariam por
qualquer oferta deste mundo.
Este
salmista Davi ou Salomão fala concluindo seu salmo que é da paz! Ele começou
falando de sua angústia e como lida com ela, clamando ao Senhor que tudo ouve.
Ele faz então outro pedido para ser livrado da língua mentirosa e que está
sofrendo por morar em um habitat em que há aqueles que odeiam a paz. Ele se sente
peregrino no meio deles, como nós somos peregrinos neste mundo.
Também
temos nossos entes queridos, homens e mulheres da paz, como fala o Espírito
Santo neste salmo profundo, mas um dia eles terão fim a sua peregrinação nesta
terra para ir estar em paz com a própria paz, o Senhor da Paz, Jesus Cristo.
Nossos
queridos irão deixar saudades... No entanto, graças a Deus que a nossa
esperança não se limita apenas nesta terra, por isso não devemos ser como os
demais que se desesperam diante da morte. Nossa esperança é a vida eterna. Em
breve, ressuscitaremos para a glória de Deus. Vejam abaixo o consolo de Paulo
para todos nós que enfrentamos a morte:
I Tessalonicenses 4:13 Não
queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem,
para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança.
|
I Tessalonicenses 4:14 Pois,
se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus,
trará, em sua companhia, os que dormem.
|
I Tessalonicenses 4:15 Ora,
ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que
ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem.
|
I Tessalonicenses 4:16 Porquanto
o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e
ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo
ressuscitarão primeiro;
|
I Tessalonicenses 4:17 depois,
nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles,
entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para
sempre com o Senhor.
|
I Tessalonicenses 4:18 Consolai-vos,
pois, uns aos outros com estas palavras.
|
Uma canção de graus.
Se pensarmos que Davi foi o autor deste Salmo, como é
muito provável, ele declara com diligência que ele se engajou na oração,
quando, para escapar da crueldade de Saul, ele vagou como um exilado de um
lugar para outro. Mas ele se queixa especialmente de informadores perversos,
que injustamente e caluniadamente o acusaram de crimes dos quais ele era
completamente inocente. Se for preferida uma suposição diferente, o idioma será
uma queixa simples e geral contra relatórios falsos. Este Salmo, e imediatamente
catorze subseqüentes, são chamados Salmos de Graus; mas por que motivo não é
acordado, mesmo entre os médicos hebraicos. Alguns conceberam que havia quinze
passos para a parte do Templo que foi destinada aos homens, enquanto que as
mulheres permaneceram abaixo, mas esta é uma conjectura tola, para a qual não
há fundamento; e nós conhecemos as liberdades que os judeus, em questões
obscuras e incertas como esta, levam a dar como uma explicação tudo o que vem
em sua própria fantasia. Alguns traduzem Salmos de Ascensões; e por ascensão
eles entendem o retorno dos judeus do cativeiro babilônico - uma interpretação
que é completamente forçada; pois é manifesto que a maior parte destes Salmos
foi compostada, seja por Davi ou por Salomão; e é fácil reunir-se de seus
conteúdos, que aqueles que foram escritos por Davi, foram, cantados no Templo,
enquanto ele estava vivo e no trono. Outros pensam que a palavra ascensão se
refere aos tons da música. Alguns também afirmam que foi o início de uma
música. Essa é uma questão de pequeno momento, não estou disposto a ser objeto
de elaborada investigação; mas a provável conjectura é que esse título foi dado
a estes Salmos, porque eles foram cantados em uma chave maior do que outros. A
palavra hebraica para que os graus sejam derivados do verbo tslh, tsalah, para
subir ou subir, eu concordo com aqueles que são de opinião que denota as
diferentes notas musicais que aumentam sucessivamente.
Sl 120:1
Na minha angústia,
clamo
ao SENHOR,
e ele me ouve.
Sl
120:2 SENHOR,
livra-me dos lábios mentirosos,
da língua enganadora.
Sl 120:3 Que te será dado
ou que te será acrescentado, ó língua
enganadora?
Sl
120:4 Setas agudas do valente
e brasas vivas de zimbro.
Sl
120:5 Ai de mim,
que peregrino em Meseque
e habito nas tendas de Quedar.
Sl 120:6 Já há tempo demais que habito
com os que odeiam a paz.
Sl
120:7 Sou pela paz;
quando, porém, eu falo,
eles teimam pela guerra.
Nada
há melhor do que ser da paz e pela paz. É interessante que Davi sempre foi perseguido,
mas nunca foi alcançado; Davi sempre enfrentou batalhas, mas nunca foi derrotado;
Davi sofreu muitas injustiças, mas jamais abandou sua fé na soberania, no governo
e a na providência divina. Ele conhecia a paz e a paz habitava com ele.