quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014
quarta-feira, fevereiro 26, 2014
Jamais Desista
Josué 17:1-18 – COMO TOMAR DECISÕES PELA FÉ?
Continuamos com a segunda parte de nossa divisão
proposta: A DISTRIBUIÇÃO DA TERRA PROMETIDA – 13:1 A 21:45. Essa segunda
divisão principal do livro trata da ordem divina para distribuição da Terra
Prometida entre as tribos.
Deus tinha orientado Josué na divisão inicial da terra
e tinha também indicado que a mesma não deveria ser violada. Ele, Deus, ainda
afirmara, logo no primeiro capítulo dessa divisão, que Josué estava velho e
ainda havia muita terra a conquistar.
As divisões propostas para essa segunda divisão seguem
a BEG e também está sendo feita em seis subpartes, onde já vimos no cap. 13,
duas delas: A). A comissão divina para a divisão da terra – 13:1-7 (já vista) e
B. O leste do Jordão – 13:8-33. Agora, estamos vendo a terceira subparte que
ocupa seis capítulos: C). O Oeste do Jordão – 14:1 a 19:51.
C).
O oeste do Jordão 14:1 a 19:51 – continuação.
Estes capítulos descrevem em detalhes a divisão do
território entre as tribos a oeste do Jordão. Há uma correspondência de
vocabulário entre 14:1 e 19:51, que marca o início e o fim dessa seção. Esse
conteúdo também pode ser dividido em sete seções conforme propõe a BEG.
Começamos a vê-las, desde o capítulo 14: 1. Introdução
– 14:1-5. 2; a porção especial concedida a Calebe – 14:6-15. Já vimos também:
3. A porção de Judá – 15:1-63. Hoje, continuaremos a ver: 4. A porção de José –
16:1 – 17:18. E, depois: 5. As porções das outras tribos – 18:1 – 19:48. 6. A
porção especial concedida a Josué – 19:49,50. 7. Conclusão – 19:51.
3. A
porção de José – 16:1 a 17:18 – continuação.
A herança de Manassés – 17:1-18
Manassés era o primogênito dos filhos de José e muito
numeroso. Neste capítulo, está se tratando apenas da meia tribo deles, uma vez
que a outra meia tribo, ficou em terras ao leste do Jordão, junto com os
rubenitas e gaditas.
Um detalhe interessante quanto à Manasses é saber que
nas promessas de Deus, as filhas de um homem sem filhos receberiam a sua
herança. Aqui neste capítulo há aplicação dessa ressalva – ver Nm 21:1-11, em
especial o vs. 8.
Aqui também se registra que Manassés não pode expulsar
alguns cananeus que habitavam a região. Repetindo o que foi dito no capítulo
anterior: Essa e outras “não conquistas” fizeram com que a promessa nunca fosse
concluída até o dia de hoje. Isso é um sinal claro que ainda há o que se
cumprir e que não se cumprirá na era presente, mas no retorno do Messias, na
sua segunda vinda a esta terra.
Novamente a introdução do capítulo 17 fala da sorte
que caiu sobre à tribo de Manassés. O fato é, repito, que a divisão não seguia
métodos humanos de decisão.
Vozes quem me
ajudam a formar minha opinião e convicção nas minhas tomadas de decisões (Eu
ouço e julgo... I Ts5:21 “julgai todas as coisas, retende o que é bom;”; I Co
14:29 “Tratando-se de profetas, falem apenas dois ou três, e os outros
julguem.” e I Co 2:15 “Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele
mesmo não é julgado por ninguém.”):
1.
Do Espírito Santo.
Óbvio que é aquilo que entendo que é o Espírito Santo que está falando.
2.
Da palavra de Deus
que está na Bíblia. Também é óbvio que a Bíblia não fala de per-se, logo, será
aquilo que entendo que a Bíblia, a Palavra de Deus está falando.
3.
Oriundas das
minhas orações, jejuns, campanhas pessoais, vida piedosa...
4.
Da minha
consciência. Ela é sempre consultada, antes de qualquer coisa. Sendo reprovada
pela consciência, nem me atreverei a avaliá-la em outros níveis.
5.
Oriundas das pregações,
testemunhos e outros fatores presentes nos cultos, inclusive daquelas em que
sou o respectivo autor.
6.
Dos homens de Deus
(minha mãe, esposa, meus filhos, irmão, amigos) que me aconselham e dão suas
opiniões quer me aprovando, quer me reprovando.
7.
Dos profetas com
suas profecias, sonhos, visões e revelações. Pode ser que o profeta seja o
próprio recebedor das profecias, sonhos, visões, revelações ou outras
experiências com os dons do Espírito Santo.
8.
Dos testemunhos e
experiências de diversos homens de Deus em todos os tempos, inclusive daqueles
que são bíblicos, os da história e os da contemporaneidade....
9.
Dos meus sonhos
normais e daqueles que entendo significativos ou proféticos.
10. Oriundos da minha própria experiência e vivência de
fé.
11. Do próprio diabo, ou daquilo que entendo que seja ele
falando, óbvio que não para segui-lo, mas evita-lo.
12. De outros fatos/experiências que me ajudarão a formar
minha opinião.
Js
17:1 Também coube sorte à tribo de Manassés,
porquanto era o primogênito de
José. Maquir,
o primogênito de
Manassés, pai de Gileade,
porquanto
era homem de guerra, teve a Gileade
e Basã; Js 17:2
Também os demais filhos de Manassés
tiveram a sua
parte, segundo as suas famílias, a saber:
Os filhos de Abiezer, e os filhos
de Heleque, e os filhos de Asriel,
e os filhos de Siquém, e os
filhos de Hefer, e os filhos de Semida;
esses são os
filhos de Manassés, filho de José,
segundo
as suas famílias.
Js 17:3 Zelofeade, porém, filho
de Hefer, filho de Gileade,
filho de Maquir,
filho de Manassés, não teve filhos,
mas
só filhas; e estes são os nomes de suas filhas:
Maalá,
Noa, Hogla, Milca e Tirza.
Js 17:4 Estas, pois, chegaram
diante de Eleazar, o sacerdote,
e diante de Josué,
filho de Num, e diante dos príncipes,
dizendo:
O SENHOR ordenou a Moisés que se nos
desse herança no
meio de nossos irmãos, pelo que, conforme
a
ordem do SENHOR, lhes deu herança no meio dos
irmãos
de seu pai.
Js 17:5 E couberam a Manassés dez
quinhões,
afora a terra de Gileade
e Basã, que está além do Jordão;
Js 17:6 Porque as filhas de
Manassés receberam herança
entre os filhos
dele; e os outros filhos de Manassés ficaram
com
a terra de Gileade.
Js 17:7 E o termo de Manassés foi
desde Aser até Micmetá,
que está defronte
de Siquém; e estende-se este termo à direita
até
os moradores de En-Tapua.
Js 17:8 Tinha Manassés a terra de
Tapua; porém Tapua,
junto ao termo de
Manassés, pertencia aos filhos de Efraim.
Js
17:9 Então descia este termo ao ribeiro de Caná.
A Efraim couberam as cidades ao
sul do ribeiro, entre as cidades de
Manassés; e o
termo de Manassés estava ao norte do ribeiro,
indo
terminar no mar.
Js 17:10 Efraim ao sul, e
Manassés ao norte, e o mar é o seu termo;
pelo norte tocam
em Aser, e pelo oriente em Issacar.
Js 17:11 Porque em Issacar e em
Aser tinha Manassés a Bete-Seã
e as suas vilas, e
Ibleã e as suas vilas, e os habitantes de Dor
e as
suas vilas, e os habitantes de En-Dor
e as suas vilas, e
os habitantes de Taanaque e as suas vilas,
e os habitantes de
Megido e as suas vilas; três outeiros.
Js 17:12 E os filhos de Manassés
não puderam expulsar os habitantes
daquelas cidades;
porquanto os cananeus queriam habitar
na
mesma terra.
Js 17:13 E sucedeu que,
engrossando em forças os filhos de Israel,
fizeram
tributários aos cananeus; porém não os expulsaram
de
todo. Js 17:14 Então os filhos de José falaram a
Josué,
dizendo:
Por que me deste
por herança só uma sorte e um quinhão,
sendo
eu um tão grande povo, visto que o SENHOR
até
aqui me tem abençoado?
Js 17:15 E disse-lhes Josué:
Se tão grande povo
és, sobe ao bosque, e ali corta, para ti,
lugar
na terra dos perizeus e dos refains;
pois
que as montanhas de Efraim te são tão estreitas.
Js 17:16 Então disseram os filhos
de José:
As montanhas não
nos bastariam; também carros de ferro há
entre
todos os cananeus que habitam na terra do
vale,
entre os de Bete-Seã e as suas vilas,
e
entre os que estão no vale de Jizreel.
Js 17:17 Então Josué falou à casa
de José, a Efraim e a Manassés,
dizendo:
Grande
povo és, e grande força tens;
não
terás uma sorte apenas;
Js
17:18 Porém as montanhas serão tuas.
Ainda
que é bosque, cortá-lo-ás,
e
as suas extremidades serão tuas;
porque
expulsarás os cananeus,
ainda
que tenham carros de ferro,
ainda
que sejam fortes.
Apesar do medo claramente demonstrado, Josué insiste
em lhes falar palavras desafiadoras de fé nas promessas de Deus que irão se
cumprir se eles ousarem avançar em nome do Senhor. A fé nas promessas de Deus
deve ser expressa em atos de coragem e obediência.
terça-feira, 25 de fevereiro de 2014
terça-feira, fevereiro 25, 2014
Jamais Desista
Josué 16:1-10 – A PORÇÃO DE JOSÉ.
Estamos na segunda parte de nossa divisão proposta: A
DISTRIBUIÇÃO DA TERRA PROMETIDA – 13:1 A 21:45. Essa segunda divisão principal
do livro trata da ordem divina para distribuição da Terra Prometida entre as
tribos.
Deus tinha orientado Josué na divisão inicial da terra
e tinha também indicado que a mesma não deveria ser violada. Ele, Deus, ainda
afirmara, logo no primeiro capítulo dessa divisão, que Josué estava velho e
ainda havia muita terra a conquistar.
As divisões propostas para essa segunda divisão seguem
a BEG e também a faremos em seis subpartes, onde já vimos no cap. 13, duas
delas: A). A comissão divina para a divisão da terra – 13:1-7 (já vista) e B. O
leste do Jordão – 13:8-33. Agora, estamos vendo a terceira subparte que ocupa
seis capítulos: C). O Oeste do Jordão – 14:1 a 19:51.
C).
O oeste do Jordão 14:1 a 19:51 – continuação.
Estes capítulos descrevem em detalhes a divisão do
território entre as tribos a oeste do Jordão. Há uma correspondência de
vocabulário entre 14:1 e 19:51, que marca o início e o fim dessa seção. Esse
conteúdo também pode ser dividido em sete seções conforme propõe a BEG.
Começamos a vê-las, desde o capítulo 14: 1. Introdução
– 14:1-5. 2; a porção especial concedida a Calebe – 14:6-15. Já vimos também:
3. A porção de Judá – 15:1-63. Hoje, veremos: 4. A porção de José – 16:1 –
17:18. 5. As porções das outras tribos – 18:1 – 19:48. 6. A porção especial
concedida a Josué – 19:49,50. 7. Conclusão – 19:51.
3. A
porção de José – 16:1 a 17:18
Diz a palavra de Deus que depois saiu a sorte dos
filhos de José. A distribuição das terras estava seguindo um método que era o
do sorteio – 14:2; 18:6, mas não está claro a sua metodologia se se fazia ou
não uso do Urim e do Tumim, por exemplo, mas o fato é que a divisão não seguia
métodos humanos de decisão.
Provérbios 16:33 A
sorte se lança no regaço, mas do SENHOR procede toda a determinação. Provérbios
18:18 A sorte faz cessar os pleitos, e faz separação entre os poderosos.
Às vezes temos de tomar decisões e não é fácil saber o
que se fazer. Eu criei para mim um método[1]
baseado na Palavra de Deus e em reflexões e busca ao Senhor que de repente
poderá auxiliar alguém quando estiver precisando saber o que fazer, mas não
consegue se decidir.
Cada um esteja bem
seguro de suas decisões, eu irei compartilhar a minha forma de tomada de
decisões. Veja como:
Pela fé! Sim, pela
fé... em meio a muitas dúvidas... Se não existirem dúvidas, não existirá a fé.
Fé sem dúvidas não
é fé, mas certeza; no entanto, a fé é a certeza, mas não do fato (se não, não
seria fé), mas das coisas que se esperam.
Fé sem dúvidas não
é fé, mas convicção; no entanto, a fé é a convicção, mas não do fato (se não,
não seria fé), mas de fatos que se não vêem.
Vejam o que diz
Hebreus: Hebreus 11:1 Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se
não vêem.
Repetindo: a fé
não é a certeza de coisas..., mas de coisas que se esperam; e a fé não é a
convicção de fatos..., mas de fatos que se não vêem.
Seria ilusão minha
tomar uma decisão de fé tendo a certeza e a convicção dos fatos... eu repito,
isso não é fé! A fé opera em meio às dúvidas. O ambiente da fé é cheio de
dúvidas.
No próximo capitulo, mostrarei mais de meu método que é
composto de minhas doze vozes auxiliares que eu sempre uso nas minhas tomadas
de decisões, por enquanto fiquemos com apenas essa introdução.
Js
16:1 Saiu depois a sorte dos filhos de José, desde o Jordão,
na direção de Jericó, junto às
águas de Jericó, para o oriente,
estendendo-se pelo
deserto que sobe de Jericó
pelas
montanhas de Betel.
Js 16:2 E de Betel vai para Luz,
e passa ao termo dos arquitas,
até Atarote, Js
16:3 E desce do lado do ocidente ao termo de
Jafleti, até ao
termo de Bete-Horom de baixo, e até Gezer,
indo
terminar no mar.
Js 16:4 Assim alcançaram a sua
herança os filhos de José,
Manassés e Efraim.
Js 16:5 E foi o termo dos filhos
de Efraim, segundo as suas famílias,
como se segue:
o termo da sua
herança para o oriente era Atarote-Adar
até
Bete-Horom de cima;
Js 16:6 E sai este
termo para o ocidente junto a Micmetá,
desde
o norte, e torna este termo para
o
oriente até Taanate-Siló,
e
passa por ela desde o oriente a Janoa;
Js 16:7 E desce desde Janoa a
Atarote e a Naarate e toca em Jericó,
terminando no
Jordão. Js 16:8 De Tapua vai este termo
para o ocidente ao
ribeiro de Caná, terminando no mar;
esta
é a herança da tribo dos filhos de Efraim,
segundo
as suas famílias,
Js 16:9 Mais as cidades que se
separaram para os filhos de Efraim
no meio da herança
dos filhos de Manassés;
todas
aquelas cidades e as suas aldeias.
Js 16:10 E não expulsaram aos
cananeus que habitavam em Gezer;
e os cananeus
habitam no meio dos efraimitas
até
ao dia de hoje; porém, sendo-lhes tributários.
Não expulsaram os cananeus – vs. 16! Essa e outras
“não conquistas” fizeram com que a promessa nunca fosse concluída até o dia de
hoje. Isso é um sinal claro que ainda há o que se cumprir e que não se cumprirá
na era presente, mas no retorno do Messias, na sua segunda vinda a esta terra.
[1] Do livro do mesmo autor: CRESCENDO A FÉ, DIMINUI A DÚVIDA – Aprenda como
controlar o nível da sua fé.
segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014
segunda-feira, fevereiro 24, 2014
Jamais Desista
OS DISCURSOS DE MOISÉS
Temos muito o que aprender com os discursos de Moisés.
Convido você a conhecer este livro e se gostar, nos ajude a divulgar a palavra do Senhor. O livro está em formato de slide. Vá clicando para conhecer as páginas. Caso queria fazer o download dele completo, o link também segue abaixo totalmente grátis. Lembramos ao leitor que este livro ainda carece de revisão ortográfica e gramatical. Obrigado por sua paciência!
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segunda-feira, fevereiro 24, 2014
Jamais Desista
PIPT - Sermão do culto das 17h
Local: PRIMEIRA IGREJA PRESBITERIANA DE TAGUATINGA
Hor.: CULTO DAS 17h
Hor.: CULTO DAS 17h
segunda-feira, fevereiro 24, 2014
Jamais Desista
Josué 15:1-63 – JOSUÉ E CALEBE DOIS GRANDES EXEMPLOS - A PORÇÃO DE JUDÁ.
Estamos na segunda parte de nossa divisão proposta:
A DISTRIBUIÇÃO DA TERRA PROMETIDA – 13:1 A 21:45. Essa segunda divisão
principal do livro trata da ordem divina para distribuição da Terra Prometida
entre as tribos. Deus orienta Josué na divisão inicial da terra e indica que a
mesma não deveria ser violada. Ele, Deus, ainda afirma logo no primeiro
capítulo dessa divisão que Josué está velho e ainda há muita terra a
conquistar.
As divisões propostas para essa segunda divisão
seguem a BEG e também a faremos em seis subpartes, onde já vimos no cap. 13,
duas delas: A). A comissão divina para a divisão da terra – 13:1-7 (já vista) e
B. O leste do Jordão – 13:8-33. Agora, estamos vendo a terceira subparte que
ocupa seis capítulos: C). O Oeste do Jordão – 14:1 a 19:51.
C).
O oeste do Jordão 14:1 a 19:51 – continuação.
Estes capítulos descrevem em detalhes a divisão do
território entre as tribos a oeste do Jordão. Há uma correspondência de
vocabulário entre 14:1 e 19:51, que marca o início e o fim dessa seção. Esse
conteúdo pode ser dividido em sete seções conforme propões a BEG.
Começamos a ve-las, desde o capítulo 14: 1.
Introdução – 14:1-5. 2; a porção especial concedida a Calebe – 14:6-15. Hoje,
veremos: 3. A porção de Judá – 15:1-63. Depois, veremos: 4. A porção de José –
16:1 – 17:18. 5. As porções das outras tribos – 18:1 – 19:48. 6. A porção
especial concedida a Josué – 19:49,50. 7. Conclusão – 19:51.
3.
A porção de Judá – 15:1-63
A primeira descrição da distribuição ou divisão da
terra dos territórios entre as tribos a oeste do Jordão coube para a tribo de
Judá, que ali, em seu meio, guardava a semente messiânica, provavelmente com
Salmon e Raabe que logo gerarão Boaz.
Também é a descrição mais detalhada, refletindo a importância
posterior de Judá na história de Israel como tribo de Davi – e,
subsequentemente, do Messias esperado – Is 11:1.
Judá fora o quarto filho de Jacó, nascido de Lia –
Gn 29:35 e tinha recebido do pai Jacó uma bênção especial – Gn 49:8-12. Nos primeiros
doze versículos, encontraremos as quatro fronteiras do território de Judá.
Dos vs. 13 ao 19, o último registro relacionado a
Calebe demonstrando assim o cumprimento da promessa à sua pessoa – 14:6-15.
Podemos perceber na narrativa, a ênfase na confiança em Deus demonstrada por
essa vida que tanto lutou e batalhou as batalhas do Senhor com foça, garra e
entusiasmo.
Assim como não devemos, nem nunca sairemos nus de
nossas casas, mas colocaremos roupas a começar das íntimas primeiro, assim,
igualmente devemos usar e sair de casa somente com a roupa da confiança em Deus
plena e absoluta por que ele está no controle de tudo e de todas as coisas
sempre.
Dos vs. 20 ao 63, encontraremos uma lista detalhada
das cidades no território entregue a Judá. Apesar de não ser possível
identificar nos dias atuais que cidades são ou foram elas, o fato demonstra a
evidência da promessa de Deus – 21:45.
Js
15:1 A sorte que coube à tribo dos filhos de Judá, segundo as suas famílias,
foi até ao termo de Edom, o
deserto de Zim, para o sul,
na extremidade do
lado meridional.
Js 15:2 E foi o seu termo para o
sul, desde a extremidade
do Mar Salgado,
desde a baía que olha para o sul;
Js 15:3 E sai para o sul, até à subida
de Acrabim, e passa a Zim,
e sobe do sul a
Cades-Barnéia, e passa por Hezrom,
e
sobe a Adar, e vira para Carca;
Js 15:4 E passa Azmom, e sai ao
ribeiro do Egito,
e as saídas deste
termo vão até ao mar;
este
será o vosso termo do lado do sul.
Js 15:5 O termo, porém, para o
oriente será o Mar Salgado,
até à foz do
Jordão; e o termo para o norte será da baía do
mar,
desde a foz do Jordão.
Js 15:6 E este termo subirá até
Bete-Hogla, e passará do norte
a Bete-Arabá, e
este termo subirá até à pedra de Boã,
filho
de Rúben.
Js 15:7 Subirá mais este termo a
Debir desde o vale de Acor,
indo para o norte
rumo a Gilgal, a qual está em frente da
subida
de Adumim, que está para o sul do ribeiro;
então este termo
continua até às águas de En-Semes;
e
as suas saídas estão do lado de En-Rogel.
Js 15:8 E este termo sobe pelo
vale do filho de Hinom, do lado sul dos
jebuseus (esta é
Jerusalém) e sobe este termo até ao cume
do monte que está
diante do vale de Hinom para o ocidente,
que
está no fim do vale dos refains do lado do norte.
Js 15:9 Então este termo vai
desde a altura do monte até à fonte das
águas de Neftoa;
e sai até às cidades do monte de Efrom;
vai mais este
termo até Baalá (esta é Quiriate-Jearim).
Js 15:10 Então volta este termo
desde Baalá para o ocidente,
até às montanhas
de Seir, e passa ao lado do monte de Jearim
do lado do norte
(esta é Quesalom) e desce a Bete-Semes,
e
passa por Timna;
Js 15:11 Sai este termo mais ao
lado de Ecrom, para o norte,
e este termo vai
a Sicrom e passa o monte de Baalá,
e
sai em Jabneel; e assim este termo finda no mar.
Js 15:12 Será, porém, o termo do
lado do ocidente o Mar Grande,
e suas
adjacências; este é o termo dos filhos de Judá
ao
redor, segundo as suas famílias.
Js
15:13 Mas a Calebe, filho de Jefoné, deu uma parte no meio dos filhos
de Judá, conforme a ordem do
SENHOR a Josué; a saber,
a cidade de Arba,
que é Hebrom; este Arba
era
pai de Anaque.
Js 15:14 E Calebe expulsou dali
os três filhos de Anaque;
Sesai, e Aimã, e
Talmai, gerados de Anaque.
Js 15:15 E dali subiu aos
habitantes de Debir;
e fora antes o
nome de Debir, Quiriate-Sefer.
Js 15:16 E disse Calebe:
Quem ferir a
Quiriate-Sefer, e a tomar, lhe darei a minha
filha
Acsa por mulher.
Js 15:17 Tomou-a,
pois, Otniel, filho de Quenaz,
irmão de Calebe;
e deu-lhe a sua filha Acsa por mulher.
Js 15:18 E sucedeu que, vindo
ela a ele, o persuadiu que pedisse
um campo a seu
pai; e ela desceu do seu jumento;
então
Calebe lhe disse:
Que é que tens? Js 15:19 E ela
disse: Dá-me uma bênção;
pois me deste
terra seca, dá-me também fontes de águas.
Então lhe deu as
fontes superiores e as fontes inferiores.
Js
15:20 Esta é a herança da tribo dos filhos de Judá, segundo as suas
famílias. Js 15:21 São, pois, as
cidades da tribo dos filhos de Judá,
até ao termo de
Edom, no extremo sul:
Cabzeel, e Eder, e Jagur. Js
15:22 E Quiná, e Dimona, e Adada,
Js 15:23 E Quedes, e Hazor, e Itnã,
Js 15:24 Zife, e Telem, e Bealote,
Js 15:25 E Hazor-Hadata, e
Queriote-Hezrom (que é Hazor),
Js 15:26 Amã e Sema, e Moladá,
Js 15:27 E Hazar-Gada, e Hesmom,
e Bete-Palete, Js 15:28 E
Hazar-Sual, e Berseba, e Biziotiá,
Js 15:29 Baalá, e Iim, e Azem,
Js 15:30 E Eltolade, e Quesil, e Hormá.
Js 15:31 E Ziclague, e Madmana,
e Sansana, Js 15:32 E Lebaote,
e Silim, e Aim, e Rimom; todas
as cidades e as suas aldeias,
vinte e nove.
Js 15:33 Nas planícies:
Estaol, e Zorá, e
Asná,
Js 15:34 E Zanoa, e En-Ganim,
Tapua, e Enã. Js 15:35 E Jarmute,
e Adulão, Socó, e Azeca, Js
15:36 E Saaraim, e Aditaim, e Gederá,
e Gederotaim; catorze cidades e
as suas aldeias. Js 15:37 Zenã,
e Hadasa, e Migdal-Gade, Js
15:38 E Dileã, e Mizpe, e Jocteel,
Js 15:39 Laquis, e Bozcate, e
Eglom, Js 15:40 E Cabom, e Laamás,
e Quitlis, Js 15:41 E Gederote,
Bete-Dagom, e Naamá, e Maqueda,
dezesseis cidades
e as suas aldeias. Js 15:42 Libna, e Eter,
e Asã, Js 15:43 E Iftá, e Asná,
e Nezibe, Js 15:44 E Queila, e Aczibe,
e Maressa; nove cidades e as
suas aldeias.
Js 15:45 Ecrom, com suas vilas,
e as suas aldeias.
Js 15:46 Desde
Ecrom, e até ao mar, todas as que estão do
lado
de Asdode, e as suas aldeias.
Js 15:47 Asdode, com as suas
vilas e as suas aldeias;
Gaza, com as suas vilas e as
suas aldeias, até ao rio do Egito,
e o Mar Grande e
o seu termo.
Js 15:48 E nas montanhas:
Samir, Jatir, e
Socó. Js 15:49 E Daná,
e Quiriate-Saná (que é Debir),
Js 15:50 E Anabe, Estemó, e Anim,
Js 15:51 E Gósen, e Holom, e
Giló; onze cidades e as suas aldeias.
Js 15:52 Arabe, e Dumá e Esã, Js
15:53 E Janim, e Bete-Tapua
e Afeca, Js 15:54 E Hunta, e
Quiriate-Arba (que é Hebrom), e Zior;
nove cidades e as
suas aldeias. Js 15:55 Maom, Carmelo,
e Zife, e Jutá, Js 15:56 E
Jizreel, e Jocdeão, e Zanoa, Js 15:57 Caim,
Gibeá, e Timna; dez cidades e as
suas aldeias. Js 15:58 Halul,
Bete-Zur, e Gedor, Js 15:59 E
Maarate, e Bete-Anote, e Eltecom;
seis cidades e as
suas aldeias. Js 15:60 Quiriate-Baal
(que
é Quiriate-Jearim), e Rabá; duas cidades
e as suas
aldeias.
Js 15:61 No deserto:
Bete-Arabá,
Midim, e Secacá, Js 15:62 E Nibsã, e a Cidade
do Sal, e
En-Gedi; seis cidades e as suas aldeias.
Js 15:63 Não puderam, porém, os
filhos de Judá expulsar os jebuseus
que habitavam em
Jerusalém; assim habitaram os jebuseus
com os filhos de
Judá em Jerusalém, até ao dia de hoje.
Finalmente, o fato de eles não terem tido êxito na
expulsão dos jebuseus, demonstra claramente que as promessas de Deus não foram
de toda cumpridas. Com os juízes ainda haverá a tentativa de expulsá-los, mas
as vitórias serão apenas parciais. Resta ainda o cumprimento dessa promessa que
será cumprida no futuro e olha que já temos decorrido mais de 3500 anos dessas
primeiras batalhas.