quinta-feira, 3 de julho de 2014
quinta-feira, julho 03, 2014
Jamais Desista
II Reis 18:1-37 - EZEQUIAS MODELO E PADRÃO DE CONFIANÇA EM DEUS
Parte
III – SOMENTE JUDÁ (715-586 A.C.) – 18:1 – 25:30
Estava, agora, Israel, o Reino do
Norte, no cativeiro da Assíria, de seu rei Sargão II. Porquanto ele e os seus
reis, no total 20, incluindo-se Oseias, haviam abandonado a Deus e tinham adorado
deuses pagãos – II Re 17:7-18; 21-23; 18:12.
Essa deportação de populações inteiras
para outras regiões do império tinha por objetivo a garantia de seu domínio. Assim
ficavam eliminados os possíveis focos de resistência nos territórios submetidos
– II Re 17:6,24. Mais tarde, os babilônios empregariam o mesmo método - II Re
25:1-12, com Judá.
Isso também afetava de um modo especial
as classes dirigentes, como funcionários do reino, sacerdotes, administradores
dos bens da coroa e grandes latifundiários – II Re 24:14.
Os deportamentos, diz a BEG, eram feitos levando-os para o norte da Mesopotânia e para a região da Média, a leste do rio Tigre. Tanto Gozã como “as cidades dos medos” ficavam na fronteira do império assírio, em áreas que haviam sido anexadas ao império pouco tempo antes.
Agora, o narrador bíblico estava concentrado com a narrativa de somente para Judá para continuar com a descrição dos reis de Judá.
Veremos que os últimos anos de Judá revelarão
como Deus recompensará a fidelidade de modo maravilhoso e como julgará a casa
de Davi com severidade por causa de sua apostasia ostensiva. E, no entanto, a
história se encerrará com um lembrete sutil de que Deus havia prometido
restaurar a casa de Davi depois do exílio.
Essa última parte de I e II de Reis será
dividida em 9 partes, indo de “A” até “I”, que abordará as histórias dos reis
Ezequias, Manassés, Amom, Josias, Jeoacaz, Jeoaquim, Joaquim, Zedequias e,
finalmente, o exílio.
A.
Ezequias (715-686 a.C.) – 18:1 – 25:30.
1.
O início do reinado – 18:1-4.
Ao contrário de seu pai Acaz, Ezequias
foi um exemplo no seu reinado. Ele foi um rei extraordinário em vários sentidos, inclusive na sua oposição
à idolatria.
O ano em que começou a reinar foi o
terceiro do rei Oseias, filho de Elá, rei de Israel. Começou com apenas 25 anos
e reinou por 29 anos. Sua mãe se chamava Abi, filha de Zacarias. Fez o que era
reto diante do Senhor, conforme fez Davi, seu pai.
É interessante que o modelo de
comparação dos reis de Judá sempre tiveram por base o rei Davi – I Re 3:14;
9:4; 11:4; 14:8; 15:3; II Re 8:18,19; 22:2. Davi, como pai de Salomão, cometeu
muitos erros – II Sm 11; 12; 24:1-15; I Re 15:5 – porém, mesmo quando pecava, a
atitude contrita de Davi era exemplar – II Sm 12:16,17; 24:9-17.
Em nenhuma ocasião o narrador bíblico
registra que Davi tenha adorado a algum deus falso. Sua devoção constante a
Deus era inabalável. Por isso que era, é e sempre será um modelo a ser seguido como
rei e um modelo de homem segundo o coração de Deus.
Ezequias, inclusive, removeu os altos,
coisa que nenhum rei antes dele teve coragem de fazer. Ele reformou o culto do
se povo destruindo os santuários pagãos. Ainda quebrou ele as colunas e deitou
abaixo o poste-ídolo e fez em pedaços a serpente de bronze que Moisés fizera,
porque até àquela época os filhos de Israel lhe queimavam incenso e lhe
chamavam Neustã.
Essa serpente foi preservada no inicio
como memorial da misericórdia de Deus para com os israelitas quando estavam no
deserto – Nm 21:6-9 -, com o tempo, havia se tornado um objeto de adoração
idólatra que fazia o povo pecar. Ezequias, temente a Deus e zeloso dele, a
destruiu evitando assim que novas gerações caíssem nesse erro maligno.
2.
Resumo do reinado de Ezequias – 18:5-8.
Aqui nesses versos, o escritor
apresenta uma visão geral do caráter e das realizações de Ezequias.
Já começa rasgando um elogio a ele de
forma muito especial porquanto sua opção foi a de confiar no Senhor. É uma das
qualidades de homem de Deus que mais prezo e a que mais mexe comigo em meu ser.
Ezequias foi especialmente notável –
padrão - na maneira como confiou no Senhor – vs 5, assim, como foram notáveis
também, Salomão pela sua sabedoria – I Re 3:12 – e Josias, pela reforma que fez
– II Re 23:25.
Sendo essa a sua opção a de confiar no
Senhor e a ele se apegar não deixando de segui-lo e guardando os seus
mandamentos, o Senhor foi com ele. Para onde ia, lograva bom êxito e assim, rebelou-se
contra o rei da Assíria e não o serviu; feriu os filisteus até Gaza e seus
limites, desde as atalaias dos vigias até à cidade fortificada.
3.
As invasões assírias – 18:9-20:19.
O narrador bíblico descreve vários
aspectos importantes das invasões assírias à Terra Prometida. Seu registro
apresenta duas partes principais: a
destruição anterior de Samaria – 18:9 a 12 - e o ataque de Senaqueribe a Judá –
18:13 – 20:19.
a.
A queda de Samaria – 18:9-12.
Nesses versos, o narrador fornece um resumo
da queda de Samaria, um acontecimento narrado em detalhes em 17:1-6 e comentado
em 17:7-23 o que serve de prelúdio para o conteúdo a seguir.
O interessante é o período do cerco que
durou três anos. Tempo esse que daria condições de se arrepender e ter assim
mudada a sua história, no entanto a opção deles foi pelo endurecimento de seus
corações. Não obedeceram à voz do SENHOR seu Deus, antes transgrediram a sua
aliança; e tudo quanto Moisés, servo do SENHOR, tinha ordenado, nem o ouviram
nem o fizeram.
b.
A invasão de Judá por Senaqueribe - 18:13 – 20:19.
Já se havia passado alguns anos do
exílio de Israel, mais precisamente, 10 anos, se contados a partir do cerco de
Israel, e Senaqueribe, rei da Assíria subiu contra as cidades fortificadas de
Judá e as tomou. Este tinha substituído a Sargão II, em 705 a.C.
Percebendo o perigo do cerco de Judá,
Ezequias reúne mensageiros para irem ao encontro de Senaqueribe para pagar
tributos a fim de ficar livre. O rei assírio diz o valor dos tributos que seria
de trezentos talentos de prata e trinta de ouro.
Ezequias, inadvertidamente, indo contra
a sua fé e confiança característica dele, usa os recursos do tesouro do templo
e do palácio para pagá-lo. Ao fazer isso se fez igual aso reis que o
antecederam Asa – I RE 15:18 – e seu próprio pai, Acaz – II Re 16:8-9.
Nos anais de Senaqueribe, conforme BEG,
constam uma campanha contra a Fenícia, Judá e cidades da Filístia e o Egito.
Ele declara ter tomado 46 cidades e muitos vilarejos. Também se orgulha de ter
prendido Ezequias em Jerusalém, como “um pássaro na gaiola”, mas os mesmos
registros não declaram que tenha conquistado Jerusalém. Em seus anais também
contam que Ezequias lhe enviou um grande tributo.
A partir do verso 17, começa a
descrição do ataque à Jerusalém, onde Senaqueribe a sitiou fazendo a destruição
de Ezequias parecer inevitável.
Estudiosos do assunto, afirmam que essa
investidura de Senaqueribe tenha se dado uns 12 a 13 anos depois de sua primeira
investida contra Ezequias. O fato é que Ezequias enviou o tributo a ele, mas
não abdicou, como era o costume dos reis assírios fazer com os reis que eles
dominavam de alguma forma.
Rabsaqué, da parte do rei da Assíria,
começa a afrontar tanto a Ezequias quanto ao Senhor – vs 19 a 26. E o tema da
afronta é, principalmente, a confiança no Senhor é inútil diante dos assírios.
Naquele momento pediram a Rabsaqué para
falar em aramaico somente para que não caísse
no ouvido do povo, pois eles lhes falavam em judaico.
Foi então que Rabsaqué ficou ainda mais
ousado e atrevido e falava em judaico abertamente para que todos ouvissem e
ficassem atemorizados com os assírios.
A sua afronta atingiu o ápice quando
disse em alto e bom som que como eram eles, os deuses das nações que não
puderam livrá-los de suas mãos, tal seria para o Senhor ser impossível o seu
socorro – vs 33 a 35.
O povo ficou calado e nada respondeu,
pois assim tinha ensinado o rei Ezequias para que ficassem calados. Todos
estavam apavorados, em pânico, em panos de saco e cinzas, com suas vestes
rasgadas e humilhando-se diante do Senhor.
II
Re 18:1 E sucedeu que, no terceiro ano de Oséias, filho de Elá, rei de Israel,
começou a reinar Ezequias, filho de
Acaz, rei de Judá.
II Re 18:2 Tinha vinte e cinco anos
de idade quando começou a reinar,
e vinte e nove anos
reinou em Jerusalém;
e era o nome de sua mãe
Abi, filha de Zacarias.
II Re 18:3 E fez o que era reto aos
olhos do SENHOR,
conforme tudo o que
fizera Davi, seu pai.
II Re 18:4 Ele tirou os altos,
quebrou as estátuas,
deitou abaixo os
bosques, e fez em pedaços a serpente de metal
que Moisés
fizera; porquanto até àquele dia os filhos
de
Israel lhe queimavam incenso,
e
lhe chamaram Neustã.
II Re 18:5 No SENHOR Deus de Israel
confiou,
de maneira que depois
dele não houve quem lhe fosse
semelhante
entre todos os reis de Judá,
nem
entre os que foram antes dele.
II Re 18:6 Porque se chegou ao
SENHOR, não se apartou dele,
e guardou os mandamentos
que o SENHOR tinha dado
a Moisés.
II Re 18:7 Assim foi o SENHOR com
ele; para onde quer que saía
se conduzia com
prudência; e se rebelou contra o rei da Assíria,
e não o
serviu.
II Re 18:8 Ele feriu os filisteus
até Gaza, como também os seus
termos, desde a torre
dos atalaias até à cidade fortificada.
II Re 18:9 E sucedeu, no quarto ano
do rei Ezequias
(que era o sétimo ano de
Oséias, filho de Elá, rei de Israel),
que Salmanasar, rei da
Assíria, subiu contra Samaria,
e a cercou.
II Re 18:10 E a tomaram ao fim de
três anos, no ano sexto de
Ezequias, que era o ano
nono de Oséias, rei de Israel,
quando
tomaram Samaria.
II Re 18:11 E o rei da Assíria
transportou a Israel para a Assíria;
e os fez levar a Hala e
a Habor, junto ao rio de Gozã,
e às cidades
dos medos;
II Re 18:12 Porquanto não obedeceram
à voz do SENHOR
seu Deus, antes
transgrediram a sua aliança;
e tudo quanto
Moisés, servo do SENHOR,
tinha
ordenado, nem o ouviram nem o fizeram.
II Re 18:13 Porém no ano décimo
quarto do rei Ezequias subiu
Senaqueribe, rei da
Assíria, contra todas as cidades
fortificadas
de Judá, e as tomou.
II Re 18:14 Então Ezequias, rei de
Judá, enviou ao rei da Assíria,
a Laquis, dizendo:
Pequei;
retira-te de mim; tudo o que me impuseres
suportarei.
Então o rei da Assíria impôs a
Ezequias, rei de Judá,
trezentos talentos de
prata e trinta talentos de ouro.
II Re 18:15 Assim deu Ezequias toda
a prata que se achou na casa
do SENHOR e nos tesouros
da casa do rei.
II Re 18:16 Naquele tempo cortou
Ezequias o ouro das portas do
templo do SENHOR, e das
ombreiras, de que ele,
rei de Judá,
as cobrira, e o deu ao rei da Assíria.
II Re 18:17 Contudo enviou o rei da
Assíria a Tartã, e a Rabe-Saris,
e a Rabsaqué, de Laquis,
com grande exército ao rei
Ezequias, a
Jerusalém; subiram, e vieram a
Jerusalém.
E, subindo e vindo eles,
pararam ao pé do aqueduto da piscina
superior, que
está junto ao caminho do campo
do
lavandeiro.
II Re 18:18 E chamaram o rei; e
saíram a eles Eliaquim,
filho de Hilquias, o
mordomo, e Sebna, o escrivão,
e Joá, filho
de Asafe, o cronista.
II Re 18:19 E Rabsaqué lhes disse:
Ora, dizei a Ezequias:
Assim diz o
grande rei, o rei da Assíria:
Que
confiança é esta em que te estribas?
II Re 18:20 Dizes tu
(porém são palavras só de lábios):
Há conselho e
poder para a guerra. Em quem, pois,
agora
confias, que contra mim te rebelas?
II Re 18:21 Eis que
agora tu confias naquele bordão de cana
quebrada, no
Egito, no qual, se alguém se encostar,
entrar-lhe-á
pela mão e a furará; assim é Faraó,
rei do Egito,
para com todos os que nele confiam.
II Re 18:22 Se, porém,
me disserdes:
No SENHOR
nosso Deus confiamos;
porventura
não é esse aquele cujos altos
e
cujos altares Ezequias tirou, dizendo a
Judá
e a Jerusalém:
Perante este
altar vos inclinareis em Jerusalém?
II Re 18:23 Ora, pois, dá agora
reféns ao meu senhor,
o rei da Assíria, e
dar-te-ei dois mil cavalos,
se tu puderes
dar cavaleiros para eles.
II Re 18:24 Como, pois, farias virar
o rosto de um só capitão
dos menores servos de
meu senhor, quando tu confias no Egito,
por causa dos
carros e cavaleiros?
II Re 18:25 Agora, pois, subi eu
porventura sem o SENHOR contra
este lugar, para o
destruir? O SENHOR me disse:
Sobe contra
esta terra, e destrói-a.
II Re 18:26 Então disse Eliaquim,
filho de Hilquias, e Sebna e Joá,
a Rabsaqué:
Rogamos-te
que fales aos teus servos em siríaco;
porque bem o
entendemos; e não nos fales em judaico,
aos ouvidos
do povo que está em cima do muro.
II Re 18:27 Porém Rabsaqué lhes
disse:
Porventura mandou-me meu
senhor somente a teu senhor e a ti,
para falar
estas palavras e não antes aos homens, que
estão
sentados em cima do muro, para que juntamente
convosco
comam o seu excremento
e
bebam a sua urina?
II Re 18:28 Rabsaqué, pois, se pôs
em pé, e clamou em alta voz em
judaico, e respondeu,
dizendo:
Ouvi a palavra
do grande rei, do rei da Assíria.
II Re 18:29 Assim diz o rei:
Não vos engane Ezequias;
porque não vos poderá livrar da
sua mão; II
Re 18:30 Nem tampouco vos faça
Ezequias
confiar no SENHOR, dizendo:
Certamente nos livrará o
SENHOR, e esta cidade não será
entregue na
mão do rei da Assíria.
II Re 18:31 Não deis
ouvidos a Ezequias; porque assim diz
o rei da
Assíria:
Contratai comigo por
presentes, e saí a mim, e coma cada um
da sua vide e
da sua figueira, e beba cada um a água
da
sua cisterna;
II Re 18:32 Até que eu
venha, e vos leve para uma terra como
a vossa,
terra de trigo e de mosto, terra de pão e de
vinhas, terra
de oliveiras, de azeite e de mel; e assim
vivereis,
e não morrereis;
e não deis
ouvidos a Ezequias; porque vos incita,
dizendo:
O SENHOR nos livrará.
II Re 18:33 Porventura os deuses das
nações puderam livrar,
cada um a sua terra, das
mãos do rei da Assíria?
II Re 18:34 Que é feito dos deuses
de Hamate e de Arpade?
Que é feito dos deuses de Sefarvaim,
Hena e Iva?
Porventura livraram a
Samaria da minha mão?
II Re 18:35 Quais são eles, dentre
todos os deuses das terras,
que livraram a sua terra
da minha mão,
para que o SENHOR
livrasse a Jerusalém da minha mão?
II Re 18:36 Porém calou-se o povo, e
não lhe respondeu uma só
palavra; porque mandado
do rei havia, dizendo:
Não lhe
respondereis.
II Re 18:37 Então Eliaquim, filho de
Hilquias, o mordomo, e Sebna,
o escrivão, e Joá, filho
de Asafe, o cronista, vieram a Ezequias
com as vestes
rasgadas, e lhe fizeram saber as
palavras
de Rabsaqué.
Para um rei cuja bandeira dele era a
confiança em Deus, agora havia uma situação que exigiria dele total confiança
no Senhor, pois Senaqueribe estava ali em cerco a Jerusalém pronto para a
devorar e nada parecia que pudesse ser feito para impedir o grande massacre.
Ezequias como bom servo do Senhor
buscando uma saída resolve fazer uma consulta ao Senhor por meio do seu servo,
seu profeta, Isaias. Continuaremos no próximo capítulo essa história fantástica
que Paulo comenta em Romanos ao falar do medo da morte e do domínio do pecado! Não
perca!
...
quarta-feira, 2 de julho de 2014
quarta-feira, julho 02, 2014
Jamais Desista
II Reis 17:1-35 - O EXÍLIO DO REINO DO NORTE
Nós estaremos vendo agora as duas últimas
divisões da Parte II: A MONARQUIA DIVIDIDA - I Reis 12:1 a II Reis17:41.
Esta é a parte “P”, a penúltima, que
vai de “A” até “Q”. O historiador agora está de volta para Israel e vai
descrever a história do último rei antes do exílio.
O ano era o 12º de Acaz, rei de Judá,
quando começou a reinar o último rei de Israel, antes do exílio, Oseias, filho
de Elá. Ele reinará por nove anos e como todos os demais reis antes dele, no
total, 19 reis, este também fez o que era mau diante do Senhor, contudo não
exatamente como foram os seus pais.
Foi contra ele que subiu Salmaneser,
rei da Assíria e o fez seu servo e lhe pagava tributos até que viu que ele
tramava contra seu domínio quando soube de sua tentativa de união com o Egito e
seu rei Sô e já não era fiel na arrecadação anual de tributos ao rei da
Assíria.
Por conta disso o prendeu em grilhões,
num cárcere, sitiou Israel por três anos e no seu nono ano de reinado, o rei da
Síria, agora Sargão II, levou cativo todo Israel – cerca de 27.290 habitantes -
para a Assíria, onde os fez habitar em Hala – situada a nordeste de Nínive -,
junto a Habor e ao rio Gozã e nas cidades dos medos.
Essa captura pois fim ao Reino do Norte
– I Cr 5:25, 26. No total, durante o período de 208 anos (de 930 a.C. até 77
a.C.), tivemos em Israel 20 reis que foram unânimes em fazer o que era mau aos
olhos do Senhor.
Q.
O exílio de Israel 17: 7-41.
Esta é a parte “Q”, a última, que vai
de “A” até “Q”. O historiador narra o exílio de Israel. Ele dividiu este final
em duas partes: 1. Reflexão sobre o
exílio de Israel – 17:7-23. 2. Recolonização com deportados assírios – 17:24-41.
1. Reflexão sobre o exílio de Israel – 17:7-23.
Aqui, o escritor de Reis relatará e
interpretará a deportação do Reino do Norte por entender que isso merece uma
explicação. Em várias ocasiões durante o relato, o escritor chamava a atenção
para os pecados dos reis de Israel e, agora, resumirá sua opinião acerca do
Reino do Norte e explicará por que o rei e o povo mereciam ser exilados.
A causa já está patente no primeiro
versículo da explicação: tal sucedeu porque os filhos de Israel pecaram contra
o Senhor, seu Deus que se houvera maravilhosamente para eles os libertando do
Egito e temeram outros deuses. Pecaram, rejeitaram a Deus e depois temeram
outros deuses.
Foi por conta dessa sua rejeição a Deus
que eles passaram a andar nos estatutos das nações desprezadas e nos seus costumes,
fazendo o que não era reto aos olhos do Senhor edificando para si mesmos
altares de adorações a deuses estranhos.
Eles passaram a ser como as nações que
era para eles expulsarem. Imitaram e copiaram os seus costumes, fizeram alianças
proibidas, rejeitaram e desprezaram ao Senhor e, por conta disso, amontoaram
mais e mais pecados.
O Senhor ainda foi paciente,
misericordioso e cheio de graça por que para eles enviou seus servos, os
profetas e outros homens de Deus para anunciarem a eles a Palavra de Deus e o
tempo oportuno do arrependimento, mas não quiseram ouvir.
Antes, a escolha deles foi pelo
endurecimento de seus corações e se tornaram obstinados, de dura cerviz como os
seus pais que não criam no Senhor, seu Deus.
O verso 15 fala que rejeitaram os seus
estatutos, e a sua aliança que fizera com seus pais, como também as suas
advertências, com que protestara contra eles; e seguiram a vaidade, e
tornaram-se vãos; como também seguiram as nações, que estavam ao redor deles,
das quais o SENHOR lhes tinha ordenado que não as imitassem. O verso 16
continua a falar: e deixaram todos os mandamentos do SENHOR seu Deus, e fizeram
imagens para substituir ao Senhor de forma que agora o Senhor seria como eles
queriam e não como deveria de ser.
Por conta disso, de tão cegos e tolos
que se tornaram, queimaram a seus filhos e filhas como sacrifício e se
entregaram às práticas proibidas de adivinhações, agouros e se venderam para
fazer com volúpia cada vez maior o que era mau perante o Senhor para o provocar
à ira.
Embora esteja mais concentrado em
Israel, ele já aproveita para falar de Judá – vs 19 - que em breve cairá no
mesmo erro de Israel e sofrerá igualmente o exílio também.
A terrível consequência da rejeição ao
Senhor é a rejeição do Senhor por eles o que lhes trará aflições com domínio de
outras nações sobre eles de forma não piedosa e expulsão da sua presença, como
tinha falado pelo ministério de todos os seus servos, os profetas.
Eu fico pensando numa aplicação deste
texto para os dias de hoje. Não temos mais o Reino do Norte, nem quero me ater
ao Israel de hoje, mas à igreja do Senhor espalhada pelos quatro cantos da
terra. Como está nossa fidelidade ao Senhor? Será que por que nós somos filhos,
estamos livres para imitar o mundo e rejeitar ao Senhor que nos fala hoje pela
pregação da fé – Gl 3:2, 5?
2.
Recolonização com deportados assírios – 17:24-41.
O rei da Assíria, muito provavelmente
Sargão II, recolonizou Samaria e as cidades ao seu redor com pessoas deportadas
de outros países. Tal estratégia militar tinha por objetivo evitar que os povos
se reerguessem.
Quando chegaram a Samaria e habitaram
ali, não temeram ao Senhor, por isso que mandou o Senhor para o meio deles leões
que passaram a matar alguns dos povos e amedrontar toda a cidade. Os leões, ou
as bestas-feras, em algumas ocasiões eram usados por Deus como instrumentos de
julgamento – I Re 13:24; 20:36; Am 3:12.
Qual era o deus da terra que eles
deveriam adorar para evitar os males dos leões, eles perguntavam. Eles sabiam
que tinham de fazer algo, pois a praga dos leões estava terrível. O rei da
Assíria, então, envia um dos sacerdotes de Israel para ensinarem a eles como
agradar o “deus da terra” a fim de que afastassem os leões dali.
Logo um sacerdote de Israel para
ensinarem a lidar com o Senhor? Que desastre! No entanto, parece que este era
uma exceção e os ensinou como deveriam servir ao Senhor.
Então o povo passou a fazer as duas
coisas: serviam ao Senhor e aos seus deuses! Bem que eu estava desconfiado
desse sacerdote de Israel! Virou uma salada religiosa, uma babel de religiões
onde cada um tinha o seu deus e mais o Deus dos deuses. Menos pior, pois antes
somente tinham deuses que nem são deuses e agora também o Senhor.
Veja o que diz a própria palavra no
verso 33: “Assim temiam ao SENHOR, mas
também serviam a seus deuses, segundo o costume das nações dentre as quais tinham
sido transportados.”. Deus mesmo tinha dito a eles que guardassem a aliança
que fez com eles e que não temessem a esses outros deuses e agora estavam
divididos.
II
Re 17:1 No ano duodécimo de Acaz, rei de Judá, começou a reinar Oséias,
filho de Elá, e reinou sobre Israel,
em Samaria, nove anos.
II Re 17:2 E fez o que era mau aos
olhos do SENHOR,
contudo não como os reis
de Israel que foram antes dele.
II Re 17:3 Contra ele subiu
Salmaneser, rei da Assíria;
e Oséias ficou sendo
servo dele, e pagava-lhe tributos.
II Re 17:4 Porém o rei da Assíria
achou em Oséias conspiração;
porque enviara
mensageiros a Só, rei do Egito, e não pagava
tributos ao
rei da Assíria cada ano, como dantes;
então
o rei da Assíria o encerrou
e
aprisionou na casa do cárcere.
II Re 17:5 Porque o rei da Assíria
subiu por toda a terra,
e veio até Samaria, e a
cercou três anos.
II Re 17:6 No ano nono de Oséias, o
rei da Assíria tomou a Samaria,
e levou Israel cativo
para a Assíria; e fê-los habitar em Hala
e em Habor junto ao rio
de Gozã, e nas cidades dos medos,
II Re 17:7 Porque sucedeu que os
filhos de Israel pecaram contra o
SENHOR seu Deus, que os
fizera subir da terra do Egito,
de debaixo da
mão de Faraó, rei do Egito;
e
temeram a outros deuses.
II Re 17:8 E andaram nos estatutos
das nações que o SENHOR
lançara fora de diante
dos filhos de Israel, e nos dos reis de
Israel, que
eles fizeram.
II Re 17:9 E os filhos de Israel
fizeram secretamente coisas que não
eram retas, contra o
SENHOR seu Deus;
e edificaram
altos em todas as suas cidades,
desde a torre
dos atalaias até à cidade fortificada.
II Re 17:10 E levantaram, para si,
estátuas e imagens do bosque,
em todos os altos
outeiros, e debaixo de todas as árvores verdes.
II Re 17:11 E queimaram ali incenso
em todos os altos,
como as nações, que o
SENHOR expulsara de diante deles;
e fizeram
coisas ruins, para provocarem à ira
o
SENHOR.
II Re 17:12 E serviram os ídolos,
dos quais o SENHOR lhes dissera:
Não fareis estas coisas.
II Re 17:13 E o SENHOR advertiu a
Israel e a Judá,
pelo ministério de todos
os profetas e de todos os videntes,
dizendo:
Convertei-vos de vossos
maus caminhos,
e guardai os meus
mandamentos e os meus estatutos,
conforme toda
a lei que ordenei a vossos pais
e que eu vos
enviei pelo ministério de meus servos,
os
profetas.
II Re 17:14 Porém não deram ouvidos;
antes endureceram a sua cerviz,
como a cerviz de seus
pais, que não creram no SENHOR
seu Deus.
II Re 17:15 E rejeitaram os seus
estatutos, e a sua aliança que fizera
com seus pais, como
também as suas advertências,
com que protestara
contra eles; e seguiram a vaidade,
e tornaram-se vãos; como
também seguiram as nações,
que estavam
ao redor deles, das quais o SENHOR
lhes
tinha ordenado que não as imitassem.
II Re 17:16 E deixaram todos os
mandamentos do SENHOR
seu Deus, e fizeram
imagens de fundição, dois bezerros;
e fizeram um
ídolo do bosque, e adoraram perante
todo
o exército do céu, e serviram a Baal.
II Re 17:17 Também fizeram passar
pelo fogo a seus filhos
e suas filhas, e
deram-se a adivinhações, e criam em agouros;
e venderam-se para fazer
o que era mau
aos olhos do
SENHOR, para o provocarem à ira.
II Re 17:18 Portanto o SENHOR muito
se indignou contra Israel,
e os tirou de diante da
sua face; nada mais ficou, senão somente
a tribo de
Judá.
II Re 17:19 Até Judá não guardou os
mandamentos do SENHOR
seu Deus; antes andaram
nos estatutos de Israel,
que eles
fizeram.
II Re 17:20 Por isso o SENHOR
rejeitou a toda a descendência
de Israel, e os oprimiu,
e os deu nas mãos dos despojadores,
até que os
expulsou da sua presença.
II Re 17:21 Porque rasgou a Israel
da casa de Davi;
e eles fizeram rei a
Jeroboão, filho de Nebate.
E Jeroboão apartou a Israel de
seguir ao SENHOR,
e os fez cometer um
grande pecado.
II Re 17:22 Assim andaram os filhos
de Israel em todos os pecados
que Jeroboão tinha
feito; nunca se apartaram deles;
II Re 17:23 Até que o SENHOR tirou a
Israel de diante da sua
presença, como falara
pelo ministério de todos os seus servos,
os profetas;
assim foi Israel expulso da sua terra
à
Assíria até ao dia de hoje.
II Re 17:24 E o rei da Assíria
trouxe gente de Babilônia, de Cuta,
de Ava, de Hamate e
Sefarvaim, e a fez habitar nas cidades
de Samaria,
em lugar dos filhos de Israel;
e eles tomaram a Samaria
em herança,
e habitaram
nas suas cidades.
II Re 17:25 E sucedeu que, no
princípio da sua habitação ali,
não temeram ao SENHOR; e
o SENHOR mandou entre
eles, leões,
que mataram a alguns deles.
II Re 17:26 Por isso falaram ao rei
da Assíria, dizendo:
A gente que
transportaste e fizeste habitar nas cidades de
Samaria, não
sabe o costume do Deus da terra;
assim mandou
leões entre ela, e eis que a matam,
porquanto
não sabe o culto do Deus da terra.
II Re 17:27 Então o rei da Assíria
mandou dizer:
Levai ali um dos
sacerdotes que transportastes de lá;
e vá e habite
lá, e ele lhes ensine
o
costume do Deus da terra.
II Re 17:28 Veio, pois, um dos
sacerdotes que transportaram
de Samaria, e habitou em
Betel, e lhes ensinou como deviam
temer ao
SENHOR.
II Re 17:29 Porém cada nação fez os
seus deuses,
e os puseram nas casas
dos altos que os samaritanos fizeram,
cada nação
nas cidades, em que habitava.
II Re 17:30 E os de Babilônia
fizeram Sucote-Benote;
e os de Cuta fizeram
Nergal; e os de Hamate fizeram Asima.
II Re 17:31 E os aveus fizeram Nibaz e Tartaque;
II Re 17:31 E os aveus fizeram Nibaz e Tartaque;
e os sefarvitas
queimavam seus filhos no fogo a Adrameleque,
e a Anameleque,
deuses de Sefarvaim.
II Re 17:32 Também temiam ao SENHOR;
e dos mais baixos do
povo fizeram sacerdotes dos lugares altos,
os quais lhes
faziam o ministério
nas
casas dos lugares altos.
II Re 17:33 Assim temiam ao SENHOR,
mas também serviam a
seus deuses, segundo o
costume das nações dentre as quais
tinham sido
transportados.
II Re 17:34 Até ao dia de hoje fazem
segundo os primeiros costumes;
não temem ao SENHOR, nem
fazem segundo os seus
estatutos,
segundo as suas ordenanças, segundo a lei e
segundo o
mandamento que o SENHOR
ordenou
aos filhos de Jacó,
a
quem deu o nome de Israel.
II Re 17:35 Contudo o SENHOR tinha
feito uma aliança com eles,
e lhes ordenara,
dizendo:
Não temereis
a outros deuses, nem vos inclinareis
diante deles,
nem os servireis, nem lhes sacrificareis.
II Re 17:36 Mas o SENHOR, que vos
fez subir da terra do Egito
com grande força e com
braço estendido, a este temereis,
e a ele vos
inclinareis e a ele sacrificareis.
II Re 17:37 E os estatutos, as
ordenanças, a lei e o mandamento,
que vos escreveu, tereis
cuidado de fazer todos os dias;
e não
temereis a outros deuses.
II Re 17:38 E da aliança que fiz
convosco não vos esquecereis;
e não temereis a outros
deuses.
II Re 17:39 Mas ao SENHOR vosso Deus
temereis,
e ele vos livrará das
mãos de todos os vossos inimigos.
II Re 17:40 Porém eles não ouviram;
antes fizeram segundo o seu
primeiro costume.
II Re 17:41 Assim estas nações
temiam ao SENHOR
e serviam as suas
imagens de escultura; também seus filhos,
e os filhos
de seus filhos, como fizeram seus pais,
assim
fazem eles até ao dia de hoje.
Pode um reino dividido prosperar? Jesus
nos ensinou que não! Assim, eles queriam agradar todo mundo, incluindo Deus e
deuses, o Senhor e os senhores, a fim de tirar proveito de cada um naquilo que entendiam
que fossem bons. Que raciocínio pífio!
É o sistema de crenças – este que o
Reino do Norte vivia - que todo filho de Belial sonha: um deus segundo o seu
coração maligno e perverso que esteja pronto a satisfazer todas as suas
vontades, conforme o seu jeito no cronos e no kairos.
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terça-feira, 1 de julho de 2014
terça-feira, julho 01, 2014
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