INSCREVA-SE!

sábado, 11 de setembro de 2021

A BÍBLIA E SUA INFLUÊNCIA NA LITERATURA

         


Das várias versões da Bíblia Sagrada, há uma que me chamou muito a atenção: a Bíblia de Estudo de Genebra – BEG.

A primeira vez que li a respeito dela foi por Harold Bloom, crítico de literatura, um americano não cristão. Em uma obra sua, Anatomia da Influência, afirma o escritor que a Bíblia de Estudo de Genebra foi uma grande influência nas obras literárias de Willian Shakespeare, tanto na estrutura quanto no estilo.

É reconhecida a influência da Bíblia na literatura ocidental. Erick Aver Bach a reconhece na sua obra Mimesis. O autor compara a Bíblia com as obras de Homero. “Os próprios seres humano dos relatos bíblicos são mais ricos em segundos planos do que os homéricos; eles têm mais profundidade quanto ao tempo, ao destino e à consciência.

Outros estudiosos da linguagem, como Gladstone Chaves de Melo, também falam dessa influência bíblica. Neste caso, menciona a influência do livro de Eclesiastes nas obras de Machado de Assis. “Nas suas percucientes observações, nas suas aflitas indagações, Machado compreendeu vitalmente o começo de Eclesiastes.”

Em suas afirmações, Gladstone diz: - será que o autor sagrado (de Eclesiastes), instrumento de Deus, quer nos levar ao desespero cínico? Mil vezes, não! Desde logo, ele nos previne que “Tudo é vaidade e perseguição do vento”, “Deus é inocente”, como já descobrira Platão no termo de sua República, num voo alto do seu alto espírito. Quanto mais sabe disto quem recebeu as luzes da revelação que lhes acrescenta: “Deus é amor” (I Jo 4.16).

Muitos outros autores apontam para a influência bíblica, como o crítico literário canadense Northop Frye. O escritor e professos de literatura no Whe Aton College publicou uma obra: Para Ler a Bíblia como Literatura, demonstrando as suas narrativas, poesias, cartas etc.

Portanto, nós conhecemos o valor espiritual da Bíblia, e ele vai além em sua riqueza de estruturas e estilos literários.

FRANCISCO DE ASSIS E CHAVES

Chavesbrown7@instagram

+51-63-99273-0867

 

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.