sábado, 31 de março de 2018
sábado, março 31, 2018
Jamais Desista
ARREBATAMENTO - Prof. Edifran Júnior
Em relação ao
arrebatamento:
1)
Pré-milenismo dispensacionalista:
O arrebatamento é
divido em duas fases. A primeira invisível para a Igreja. A segunda, após a
Grande Tribulação com a Igreja. Nessa
visão, a Grande Tribulação não é para a igreja e sim para os ímpios e para o povo
judeu desobediente. A seleção de
diferentes textos fazendo encaixes apontam para isso.
2)
Pré-milenismo Clássico:
O arrebatamento e
a vinda ( parousia) é um único evento
depois da Grande Tribulação. A exegese dos evangelhos e das epístolas de forma
alinhada apontam para um único evento.
3)
Pós-Milenismo:
Devido uma
hermenêutica preterista, a Grande Tribulação já aconteceu durante os anos 66/70
da era cristã. Assim sendo, a igreja
vai apenas pregar o evangelho até que boa parte da humanidade se converta... Isso
já é o milênio. Após essa conversão da maioria, então Jesus virá. Aqui o
arrebatamento é apenas um símbolo da união definitiva de Cristo e a Igreja.
Através das parábolas do reino e do texto base de 1Co 15, essa interpretação é possível.
4)
Amilenismo:
O milênio é
espiritual e começou desde a morte de Cristo na cruz. Após um período de
intensa tribulação, Jesus virá em um único evento. No arrebatamento/parousia ele se
encontrará para sempre com a igreja. A interpretação simbólica do Apocalipse 20
e a divisão desse livro em 7 momentos cíclicos faz dela uma corrente atraente
também.
Essa é uma síntese em relação ao
arrebatamento e ao conteúdo delas.
Em acréscimo, dando um parecer
científico/teológico. Afirmo que, nenhuma delas consegue fechar a discussão. O
assunto não é definitivo. Todas essas interpretações são resultantes de desenvolturas sociais. Vejamos:
1. O pré-milenismo clássico pós-tribulacionista surgiu em um tempo de intensa perseguição em que a
patrística/pais da igreja acreditavam que a vinda de Jesus seria imediatamente
após aquele período que para eles era a grande tribulação.
2. O pré-milenismo dispensacionalista
surgiu no período do movimento antissemita. Daí a Igreja nos Estados Unidos se
voltar para os estudos em relação à Igreja e Israel. O apoio aos judeus pós
segunda guerra mundial conduziu ao surgimento dessa corrente. Até mesmo a
"visão" da Margareth foi concebida nesse contexto. A influência do
seminário de Dallas, o contexto político e o nascente pentecostalismo fez um
casamento perfeito para proliferação dessa visão, até hoje a mais popular nas
igrejas pentecostais.
3) O Pós-Milenismo aparece no contexto
sociológico do século XVII e XVIII, período em que o protestantismo estava
crescendo no mundo inteiro. Os grandes avivamentos desse período, as missões,
nomes como Jonathan Edwards, John Wesley, George Whitified e outros "explodindo" e a nova América com o
poder do evangelho. Assim, passou-se a acreditar que o mundo ou parte dele se
converteria a Cristo.
4) O Amilenismo é resultado da influência
da hermenêutica alegórica da escola de Filo sobre Agostinho de Hipona e seus
contemporâneos. Naquele contexto social era comum interpretar quase tudo de
forma alegórica, figurada, dando um sentido mais "profundo" aos
textos. Nisso resulta o Amilenismo que irá influenciar Lutero, Calvino Martin
Burcer, etc.
Prof. Edifran Júnior.
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.