domingo, 24 de dezembro de 2017

Natal! O que é? O que significa?

Paradoxalmente, há (ainda?) muitos que não sabem, que não compreendem.
Do latim "natalis", que quer dizer Nascimento ou Natividade. O termo tradicional evoca o mistério da Encarnação do Filho de Deus, por ocasião do nascimento do infante Jesus, com fins à Revelação de Deus e à Salvação do mundo, pelo mérito de sua vida, morte, ressurreição e ascensão.
Disse "mistério", do latim misterium, pois tal Encarnação, pelo Evangelho muito bem atestada (cf.Jo.1.1,2,14,18), reúne três atos fenomênicos irracionalizáveis (grosso modo, inexplicáveis), a saber, que:
a)     A Palavra de Deus, pré-eterna,outrora oculta na eternidade do passado, se revestiu da fraca, finita e inferior humanidade (cf.Jo.1.1,2,13,14).
b)     O humano e o divino se uniram, misteriosamente, para nunca mais se separarem, em Cristo, sendo esse último agora (e para sempre) Deus e Homem (cf.1Tm.2.5) - o finito e o infinito reunidos em uma só pessoa, teantropicamente.
c)     Deus, em Cristo Jesus, penetrou no Tempo e no Espaço; na História (dos homens); o ente Divino, portanto, atemporal, Deus, entra no tempo;
O historiador protocristão São Lucas busca, assim, situar a Natividade do Cristo, como a manifestação salvadora de Deus aos homens, em uma determinada configuração da história, mostrando assim que o mistério da salvação por meio do nascimento de Cristo Jesus é, outrossim, não mais um mito, mas um acontecimento histórico (cf.Lc.2.1ss.).
A concretização desse mistério é, indubitavelmente, com fins a Salvação dos homens e a glória de Deus.
Tendo, então, assim, porque celebrar com júbilo o nascimento do Filho de Deus, Salvador do mundo, só nos resta, festejar, louvar a Deus, por tão grande salvação (Cf.Hb.2.4), e dizer àqueles que dessa fé participam:
Feliz Natal! 
Mensagem natalina de prof.D.F.Izidro e Rose Izidro.
_________________________
(O prof.D.F.Izidro é escritor da EDITORA OS SEMEADORES com sua obra EXEGESE BÍBLICA - (https://www.ossemeadores.com.br/livro-impresso-exegese-biblica) Aproveitando o ensejo, desejamos a todos um FELIZ NATAL!)

...


Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.