quarta-feira, 1 de abril de 2015
quarta-feira, abril 01, 2015
Jamais Desista
Ezequiel 2:1-10 - O CHAMADO E A VOCAÇÃO DE EZEQUIEL - PREGAR A PALAVRA DE DEUS!
Para nos situarmos na leitura e não
perdemos nosso foco, estamos estudando o livro de Ezequiel composto de 48
capítulos. Veja em nosso mapa de leitura que estamos no primeiro capítulo “I”,
na primeira parte “A”, na primeira seção “1”:
I. JULGAMENTO SOBRE JUDÁ E
JERUSALÉM (1.1-24.27).
A. A primeira série de visões, a
vocação, os atos simbólicos e os discursos relacionados de Ezequiel (1.1-7.27).
1. Visão e vocação (1.1-3.27) – estamos vendo agora;
2. Os atos simbólicos (4.1-5.4);
3. Discursos relacionados
(5.5-7.27).
1. Visão e vocação (1.1-3.27) - continuação.
Como já dissemos, até 3.27, estaremos vendo
a visão impressionante de Ezequiel e sua vocação. O livro inicia com o registro
de Ezequiel a respeito de sua visão da impressionante carruagem de Deus
(1.1-28) e a vocação recebida de Deus (2.1-3.27). Também aqui dividiremos em
duas partes: a. A visão da carruagem de Deus (1.1-28) – já vista; b. A vocação de Ezequiel (2.1-3.27) – iniciaremos agora.
b. A vocação de Ezequiel (2.1-3.27).
Estaremos, neste capítulo, vendo o chamado
de Ezequiel e como se deu a sua vocação.
Deus chamou Ezequiel para proclamar sua
palavra aos israelitas no exílio, bem como aos que permaneceram em Judá. Ele
instruiu o profeta a proclamar provações e destruição ao povo como evidência
desse julgamento contra eles.
Em outras narrativas de chamado, depois que
o juiz ou profeta tivesse sido iniciado na presença divina, Deus anunciava a
sua vocação, a qual, normalmente incluía a afirmação de que Deus o estava
enviando (2.3; Ex 3.10; Jz 6.14; Is 6.8; Jr 1.7).
Embora a vocação de Moises e de Jeremias
estivesse centralizada ao redor do anúncio do julgamento divino às nações
gentílicas (Ex 3.10; Jr 1.10), Ezequiel foi enviado para anunciar julgamento
contra Israel.
A primeira frase que Deus diz para ele,
depois dessa visão, ou melhor, no meio dela, por causa da voz que ele ouvia, a
segunda voz, sendo a primeira em 1:25, de forma expressa, dizia a ele “Filho do
homem”.
Deus fala a Ezequiel usando essa fórmula de
tratamento mais de noventa vezes. A expressão significa "pessoa, ser
humano", e enfatizava a humanidade e fragilidade de Ezequiel, ainda mais
pronunciada diante dessa proximidade de sua visão da glória de Deus em seu
trono.
Esse emprego da expressão "filho do
homem" difere de sua utilização por mais de setenta e cinco vezes nos
Evangelhos como a autodesignação preferida de Jesus (p. ex., Mt 8.20; 9.6; 10.23;
11.19; 12.8,32,40; 13.37,41 – são 69 delas nos evangelhos sinóticos , sendo 12
somente no evangelho de João).
O emprego dessa expressão por Jesus está
relacionado a Dn 7.13-14, como sendo um ser sobrenatural trazendo o poder dos
céus para a terra.
Ele disse a ele para pôr-se de pé que ele
falaria a ele, no entanto, foi o Espírito que entrou nele que o pôs de pé e
assim pode ouvir aquele que a ele se dirigia em palavras. Deus deu a ordem para
ele ficar de pé, mas sem o Espírito não pode fazê-lo, do mesmo modo, Deus nos
deu a ordem de evangelizar, mas sem o Espírito não podemos evangelizar.
No Antigo Testamento, o Espírito de Deus
era preeminentemente o Espírito de profecia, o Espírito que capacitava o
profeta a tomar-se um canal da revelação (Nm 11.25-26,29; 1Sm 10.6; 19.20; 1 Rs
22.23-24; 2Rs 2.15; JI 2.28; Zc 7.12).
Deus estava comissionando Ezequiel e o
enviando aos filhos de Israel, às nações rebeldes que se rebelaram contra ele,
aos seus próprios pais que tinham transgredido contra ele até aquele dia.
Deus o estava enviando a um povo rebelde,
obstinado e de coração endurecido para a eles pregar a palavra de Deus. Seria
para Ezequiel dizer a eles a sua palavra legítima, quer ouvissem, quer não ouvissem
por que eram casa rebelde, no entanto, independentemente do efeito da pregação,
haveriam de saber que ali estivera diante deles um profeta chamado e
comissionado por Deus.
A tarefa de Ezequiel era duríssima, mas não
deveria temê-los, nem a eles, nem as suas palavras, ou ameaças. Ainda que
contra o profeta estivessem sarças, espinhos e escorpiões - figuras
representando os perseguidores daqueles que comunicavam a palavra santa de Deus
contra os desejos populares (cf. 1 Rs 18.4; Jr 20.7-18; Mt 23.29-31,34,37) –
Ezequiel deveria permanecer firme.
A função de Ezequiel era transmitir-lhes a
sua palavra, quer ouvissem, quer deixassem de ouvi-las – vs. 7. A mesma função
temos hoje, hodiernamente, com a missão de anunciar o evangelho a toda criatura
– Mc 16:15.
No verso 8, Deus aconselha o profeta, o
filho do homem, a não se tornar também casa rebelde e ai lhe oferece um rolo
para comer.
Dos versos 9 ao 3.3, a instrução era para comer
esse rolo. Uma vez que o profeta havia recebido o seu chamado, Deus, com
frequência, dava um sinal para confirmá-la (Êx 3.12; Jz 6.17-22; Jr 1.11-14).
Moisés havia afirmado que Deus poria a sua palavra na boca dos profetas (Dt
18.18), e aqui isso é vividamente retratado. O que o alimento representava para
o corpo, a Palavra de Deus representaria para o ministério de Ezequiel.
Comumente os rolos eram escritos apenas de
um lado, mas compare também com Zc 5.3 e Ap 5.1.
Nesse rolo se achavam lamentações, suspiros
e ais. A primeira parte de Ezequiel contém, quase exclusivamente, oráculos de
julgamento contra Judá (caps. 1-24) e contra nações estrangeiras (caps. 25-32).
Filho do
homem,
põe-te
em pé,
e
falarei contigo.
Ez 2:2 Então, quando ele falava comigo
entrou em mim
o Espírito,
e
me pôs em pé,
e
ouvi aquele que me falava.
Ez 2:3 E disse-me ele:
Filho do homem,
eu
te envio aos filhos de Israel,
às
nações rebeldes que se rebelaram contra mim;
eles
e seus pais têm transgredido contra mim
até
o dia de hoje.
Ez 2:4 E os
filhos são de semblante duro e obstinados de coração.
Eu
te envio a eles, e lhes dirás:
Assim
diz o Senhor Deus.
Ez 2:5 E
eles,
quer
ouçam quer deixem de ouvir
(porque
eles são casa rebelde),
hão
de saber que esteve no meio deles
um
profeta.
Ez 2:6 E tu,
ó filho do homem,
não
os temas,
nem
temas as suas palavras;
ainda
que estejam contigo sarças e espinhos,
e
tu habites entre escorpiões;
não
temas as suas palavras,
nem
te assustes com os seus semblantes,
ainda
que são casa rebelde.
Ez 2:7 Mas tu
lhes dirás as minhas palavras,
quer
ouçam quer deixem de ouvir,
pois
são rebeldes.
Ez 2:8 Mas
tu, ó filho do homem,
ouve
o que te digo;
não
sejas rebelde como a casa rebelde;
abre
a tua boca,
e
come o que eu te dou.
Ez 2:9 E
quando olhei,
eis
que tua mão se estendia para mim,
e
eis que nela estava um rolo de livro.
Ez 2:10 E abriu-o
diante de mim;
e
o rolo estava escrito por dentro e por fora;
e
nele se achavam escritas
lamentações,
e
suspiros
e
ais.
Não fomos chamados para convencer ninguém.
Não fomos chamados para converter ninguém. Não fomos chamados para fazer os
outros mudarem de opinião e serem conforme nós. Não fomos chamados para
pressionar quem quer que seja a mudar de comportamento. Não fomos chamados para
a tarefa de convencimento.
Nós fomos chamados para pregar a palavra
legítima e pura de Deus que os convencerá, que os converterá, que os fará mudarem
de opinião, de comportamento, que os convencerão, pelo Santo Espírito Santo de
Deus que fez com que Ezequiel se colocasse de pé, depois de Deus ter-lhe dado
ordens explicitas de ficar de pé.
...
8 comentários:
Excelente estudo, glórias a Deus :)
Gracious
Glória Deus
Top!
Muito bom está espricacao.
Que Deus abençoe vc nome de Jesus.
Santo Deus 🙏Todo entendimento me foi dada pela sua palavra 🙏
Estou indo fazer missão na Europa por amor aquele que me enviou 🙏E lendo esta palavra me fortaleço com toda força pelo poder do ESPITITO SANTO DE DEUS🙏toda HONRA toda GLÓRIA e para o Senhor JESUS que nos coloca de pé para pregar boas novas as quebrantados de coração 🙏
Glória a Deus estudo maravilhoso
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.