Estamos concluindo a décima parte, de nossa divisão proposta de dezoito delas, nos baseando na estruturação apresentada pela BEG. Estamos no capítulo 20.
sábado, 21 de fevereiro de 2015
sábado, fevereiro 21, 2015
Daniel Deusdete
Jeremias 20:1-18 - O LAMENTO DO PROFETA.
X. DEUS COMO OLEIRO (18.1-20.18) - continuação.
Como já dissemos, estamos vendo Jeremias
transmitindo lições aprendidas na casa do oleiro. O tema central é o Senhor
trabalhando como um oleiro.
Essa parte foi dividida em cinco seções: A.
Na casa do oleiro (18.1-17) – já vista;
B. Oposição a Jeremias (18.18-23) – já
vista; C. A quebra simbólica da botija (19.1-15) – já vista; D. Mais oposição a Jeremias (20.1-6) –
veremos agora; e, E. O lamento de Jeremias (20.7-18) – veremos agora.
D. Mais oposição a Jeremias (20.1-6).
Até ao verso 6, estaremos vendo um pouco
mais de oposição ao homem de Deus que estava ali anunciando a palavra de Deus.
Na verdade, na verdade, a oposição era a Deus e não a Jeremias, seu
representante oficial, como nós o somos de Cristo nesta terra.
Somos embaixadores de Cristo e temos a
missão cobiçada por anjos de anunciar o evangelho a toda criatura e assim o
faremos para a glória de Deus, quer enfrentemos, quer sejamos livres dos Pasur
pelos nossos caminhos.
Pasur era um sacerdote. Isso que é
terrível, a oposição não vinha de lá de fora, mas de dentro da casa do Senhor
por aqueles que deveriam ser responsáveis pela pregação legítima da palavra de Deus.
O sacerdote (Pasur) reage de maneira
enérgica ao ato simbólico de Jeremias e o profeta responde transmitindo mais
ameaças de Deus.
Jeremias era mesmo corajoso e valoroso com
fortes convicções e tremenda noção da sua responsabilidade e da soberania de Deus
sobre todos.
Ao que parece, Pasur era um nome comum.
Veja 21.1; 38.1 — é possível que cada passagem se refira a um homem diferente.
Observar que os anciãos dos sacerdotes, talvez Pasur entre eles. testemunharam
os atos de Jeremias no vale (19.1).
Pasur era presidente ou superintendente na
casa do Senhor e ouvindo Jeremias profetizar, o feriu. Talvez no cumprimento do
seu dever como presidente da Casa do Senhor, como em 29.26 (Dt 25.2-3), mas
extrapolando sua autoridade.
O episódio de 15.18 (Jeremias se lamentando
de seu duro ofício) mostra claramente que a pregação profética fiel acarretava
certos riscos ao profeta (veja Gn 3.15; 2Co 13-7; 2Tm 3.12). Jeremias era
verdadeiro profeta, apesar da ação legal executada contra de.
Pasur, cujo nome significa “prosperidade
por todos os lados”, indignado com o profeta e com Deus, o coloca num cepo (tronco
de uma árvore próximo à porta do templo), na parte superior de Benjamim, na
casa do Senhor para ali passar a noite. Somente no dia seguinte é que ele o
retira de lá, mas Jeremias ainda tinha uma palavra profética para ele.
Ele não mais seria prosperidade por todos
os lados, mas Terror-Por-Todos-Os-Lados, pois Jeremias anuncia que doravante
ele não se chamará mais Pasur, mas Migor-Missabibe. (Veja 6.25). O novo nome
simbólico dado a Pasur o equipara aos inimigos de Judá, uma vez que ele
representava a rejeição oficial de Judá das palavras proféticas salvadoras.
Veja 26.7-9.
A intenção de Pasur era que os seus atos e
suposto ministério beneficiassem Judá, mas o resultado final seria exílio e
morte.
É possível que, por ocasião da primeira
invasão de Judá, em 605 a.C., Nabucodonosor já estivesse às portas de
Jerusalém. Pasur era um falso profeta (vs. 6; 14.13). Recebeu o castigo
reservado para as classes dominantes em geral (veja 2Rs 24.14).
E. O lamento de Jeremias (20.7-18)
Até ao final deste capítulo, estaremos
vendo o lamento de Jeremias. Essa é a sexta 'confissão" de Jeremias (11.18-23).
O profeta se queixa novamente da oposição que enfrenta ao proclamar a palavra
de Deus a Judá.
Apesar do lamento ser uma forma legítima de
oração, é possível que, nesse caso, Jeremias tenha passado dos limites
aceitáveis da queixa diante de Deus. De qualquer modo, o profeta encontrava-se
completamente desesperado diante dos maus tratos terríveis que havia sofrido
nas mãos de seus opositores.
Jeremias não havia antevisto as provações
que acompanhariam a sua incumbência de profeta e considerava o seu chamado
(especialmente, talvez, 1.7-8) um fardo pesado, por isso que ele exclama que
foi persuadido e persuadido ficou, que foi encantado por causa da força e do
poder do Senhor que o cativaram – vs. 7.
Ele se queixa de que suas palavras somente
são de destruição e de juízo. O profeta não podia resistir ao chamado divino
para proferir a sua mensagem de ira vindoura.
Ele até pensou em desistir – vs. 9 -, mas
não pode resistir ao fogo que arde em seu peito. Ao que parece, a compulsão de
falar exercia uma pressão física a que ele não podia resistir (veja Am 3.8; 1Co
9.16; 2Co 5.14).
Ele ouve a maquinação dos que lhe são
contrários e que se zangam com a palavra que está nele, mas ele não se deixa
levar e permanece firme em seu propósito de continuar sendo um grande
instrumento de Deus, útil em toda sua obre e chamado.
Ele sabe que o Senhor está com ele, apesar
de tudo o que lhe acontece. O caminho dos que abandonam o Senhor é de tropeço e
de queda e ele sabe que o fim deles se aproximava veloz.
A primeira impressão que temos de Jeremias
é que ele começa a amaldiçoá-los e a lançar imprecações, mas reparando bem, ele
não está fazendo isso, mas antes antevendo as consequências naturais daquelas
péssimas escolhas de suas vidas, se afastando e rejeitando ao Senhor.
Ele ora a Deus para que Deus permita que
ele veja a queda deles – vs. 12 - uma vez que ele estava se fiando no Senhor e
pregando a sua palavra, mas eles, estavam se recusando a ouvi-lo.
No verso 13, ele canta ao Senhor e o louva,
pois o Senhor é aquele que livra a alma do necessitado da mão dos malfeitores.
Jr 20:1 Ora Pasur, filho de Imer, o
sacerdote,
que
era superintendente da casa do Senhor,
ouviu
Jeremias profetizar estas coisas.
Jr
20:2 Então feriu Pasur ao profeta Jeremias,
e
o meteu no cepo que está na porta superior de Benjamim,
na
casa do Senhor.
Jr
20:3 No dia seguinte,
quando
Pasur o tirou do cepo Jeremias lhe disse:
O
Senhor não te chama Pasur,
mas
Magor-Missabibe.
Jr
20:4 Porque assim diz o Senhor:
Eis
que farei de ti um terror para ti mesmo,
e
para todos os teus amigos.
Eles
cairão à espada de seus inimigos,
e
teus olhos o verão.
Entregarei
Judá todo na mão do rei de Babilônia;
ele
os levará cativos para Babilônia,
e
matá-los-á à espada.
Jr
20:5 Também entregarei todas as riquezas desta cidade,
todos
os seus lucros,
e
todas as suas coisas preciosas,
sim,
todos os tesouros dos reis de Judá
na
mão de seus inimigos,
que
os saquearão e, tomando-os,
os
levarão a Babilônia.
Jr
20:6 E tu, Pasur, e todos os moradores da tua casa
ireis
para o cativeiro; e virás para Babilônia,
e
ali morrerás, e ali serás sepultado,
tu,
e todos os teus amigos,
aos
quais profetizaste falsamente.
Jr 20:7 Seduziste-me, ó Senhor, e
deixei-me seduzir;
mais
forte foste do que eu, e prevaleceste;
sirvo
de escárnio o dia todo; cada um deles zomba de mim.
Jr
20:8 Pois sempre que falo, grito, clamo:
Violência
e destruição; porque se tornou a palavra do Senhor
um
opróbrio para mim, e um ludíbrio o dia todo.
Jr
20:9 Se eu disser:
Não
farei menção dele, e não falarei mais no seu nome,
então
há no meu coração um como fogo ardente,
encerrado
nos meus ossos,
e
estou fatigado de contê-lo, e não posso mais.
Jr
20:10 Pois ouço a difamação de muitos, terror por todos os lados!
Denunciai-o!
Denunciemo-lo!
dizem
todos os meus íntimos amigos,
aguardando
o meu manquejar;
bem
pode ser que se deixe enganar;
então
prevaleceremos contra ele e nos vingaremos dele.
Jr
20:11 Mas o Senhor está comigo como um guerreiro valente;
por
isso tropeçarão os meus perseguidores,
e
não prevalecerão;
ficarão
muito confundidos, porque não alcançarão êxito,
sim,
terão uma confusão perpétua
que
nunca será esquecida.
Jr
20:12 Tu pois, ó Senhor dos exércitos, que provas o justo,
e
vês os pensamentos e o coração, permite que eu veja a tua
vingança
sobre eles;
porque
te confiei a minha causa.
Jr
20:13 Cantai ao Senhor, louvai ao Senhor;
pois
livrou a alma do necessitado da mão dos malfeitores.
Jr
20:14 Maldito o dia em que nasci;
não
seja bendito o dia em que minha mãe me deu à luz.
Jr
20:15 Maldito o homem que deu as novas a meu pai, dizendo:
Nasceu-te
um filho, alegrando-o com isso grandemente.
Jr
20:16 E seja esse homem como as cidades que o senhor destruiu
sem
piedade; e ouça ele um clamor pela manhã,
e
um alarido ao meio-dia.
Jr
20:17 Por que não me matou na madre?
assim
minha mãe teria sido a minha sepultura,
e
teria ficado grávida perpetuamente!
Jr
20:18 Por que saí da madre, para ver trabalho e tristeza,
e
para que se consumam na vergonha os meus dias?
Já nos versos 14 e 15 parece que Jeremias
surtou. São, de fato, um grande lamento, a ponto de ele mesmo se desesperar e
amaldiçoar o dia de seu nascimento e o homem que deu notícias ao seu pai. Sobre
eles, ele lança palavras insensatas que mostram seu grau de perturbação diante
da grande provação que estava passando.
Ao expressar o desejo de ter morrido antes
de nascer, Jeremias indica o seu desprazer extremo diante da incumbência de
transmitir a mensagem de julgamento divino e lamenta o sofrimento infligido
sobre ele pelo seu povo em resposta às suas profecias (vs. 7-10).
Essa ideia monstruosa (que continua no vs.
18) é um ataque violento à escolha divina do profeta antes do seu nascimento
(1.5).
p.s.: link da imagem original:
Contagem
regressiva: Faltam 164 dias para 04/08/2015, quando eu irei concluir a
Segmentação de toda a Bíblia.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – http://www.jamaisdesista.com.br
...
2 comentários:
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.