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domingo, 11 de janeiro de 2015
domingo, janeiro 11, 2015
Jamais Desista
Isaías 45:1-25 - ISAÍAS PREVE A VINDA DE CIRO O LIBERTADOR DE ISRAEL
Parte
IV – ISAÍAS E O JULGAMENTO BABILÔNICO – 40:1 – 66:24.
C.
Os dois instrumentos de Deus para a restauração (44:24 – 55:13).
1.
O plano de Deus para Ciro – 44:24 até 48:22.
Como
já falamos, Ciro, imperador da Pérsia,
contemporâneo de Esdras, Neemias, Zorobabel, Ester e Mordecai, é mencionado
tanto por seu próprio nome - algo espetacular demais que tem intrigado
estudiosos e tem feito os céticos afirmarem que Isaías fora escrito depois do
exílio - quanto por implicação ao longo de toda a passagem.
Ciro,
que já fora mencionado em 41:1 e nos
versículos seguintes, seria:
·
O
pastor de Deus para o seu povo - 44:28.
·
O
ungido de Deus – 45:1.
·
Aquele
a quem Deus levantaria 45:13.
·
Uma
ave de rapina do oriente que realizaria os propósitos de Deus – 46:11.
·
O
aliado escolhido de Deus contra a Babilônia – 48:14.
Além
dessas referências explícitas, a questão da escolha de Ciro por Deus está
implícita em vários pontos desses capítulos, como teremos a oportunidade de
vermos em riqueza de detalhes.
Esse
plano de Deus para Ciro pode ser dividido também em 8 partes para melhor
entendimento do texto e de seu contexto. a. O hino de autoglorificação do
Senhor – 44:24-28 – já vimos; b.
Oráculo real acerca de Ciro – 45:1-8 –
veremos agora; c. Ai dos contendores – 45:9-14 – veremos agora; d. Aceitação do plano de Deus – 45:15-17 – veremos agora; e. O Senhor é capaz –
45:18-25 – veremos agora; f. O
destino certo da Babilônia – 46:1-13; g. Julgamento contra a Babilônia –
47:1-15; e, finalmente, h. O chamado para ouvir e partir – 48:1-22.
b. Oráculo real acerca
de Ciro – 45:1-8
O
Senhor levanta Ciro para realizar seus propósitos na história da redenção. Deus
fala dele de maneiras notáveis, como já temos visto – e ainda veremos - e isso
nos tem impressionado, sendo que muitos estudiosos tem dito que foram
manipulações textuais.
A
palavra hebraica frequentemente traduzida como "messias" aqui é usada
para se refir a Ciro “ao seu ungido” – vs. 1. Esse é o único momento nas
Escrituras que um rei estrangeiro é chamado de ungido do Senhor.
Esse
termo ungido ou messias é normalmente reservado:
·
Aos
patriarcas (Sl 105:15).
·
Aos
profetas, sacerdotes e reis.
·
À
nova comunidade (Hc 3:13).
·
Em
especial ao Messias da linhagem de Davi (Dn 9:25).
Os
que ouviram Isaías pregar - e nós hoje a estudar - devem ter ficado chocado ao
ouvir que Ciro seria o rei ungido de Deus que seria tomado pela sua mão
direita, para abater. Isto é, Ciro governaria sob a autoridade do Senhor (41:2;
48:14; cf. Sl 2:8-9; 110:1) para abater nações e reis.
Nada
impediria Ciro, o servo do Senhor (cf. Sl 107:16), nem as portas de bronze, se
referindo à Babilônia que tinha cem portas de bronze.
A
profecia pode ter sido literalmente cumprida quando Ciro encontrou abertas as
portas que estavam ligadas aos fossos de defesa da Babilônia (44.27).
Deus
disse que daria a ele os tesouros escondidos e as riquezas encobertas
provavelmente metais preciosos eram extraídos de minas perfuradas nas
profundezas da terra. Ciro também saqueou as fabulosas riquezas da Lídia em 546
a.C.
O
Senhor levantaria Ciro e o conheceria, do mesmo modo como ele conhece seus
filhos, pelo nome. Ciro teria um título de honra (44.1,28) e apesar do seu
papel fundamental na realização do plano de Deus para o seu povo, Ciro
permaneceria descrente.
A
criação deveria se preparar para o novo ato redentor de Deus, descrito por dois
sinônimos: "justiça" (1:21) e "salvação" (12:2; 26:17-18).
Na
cosmovisão de Isaías, a fertilidade da terra e a ordem da sociedade dependiam
do correto relacionamento do rei e do seu povo com a divindade. Como Ciro seria
o ungido do Senhor, os céus derramariam suas bênçãos sobre a terra quando ele
governasse.
Tendo
anunciado que Ciro seria o servo ungido de Deus, Isaías adverte mais uma vez
contra a descrença de alguns.
c. Ai dos contendores
– 45:9-14
Os
israelitas não tinham o direito de discutir com Deus sobre a maneira como ele
redimiria o seu povo. Se Deus quisesse usar Ciro e chamá-lo de
"ungido", então Israel deveria aceitar a sua vontade soberana. (Rm
9:20).
Embora
o Senhor fosse dar a Ciro uma boa recompensa (45:3) para resgatar o seu povo
(43:3; 45:14), essa não seria a razão pela qual Ciro os libertaria. Ele teria
os seus próprios motivos, mas que se completariam em Deus, isso sim aconteceria
naturalmente de forma que Deus seria e continuaria a ser soberano e Ciro teria
agido livre e responsavelmente.
Depois
de o Senhor ter dado essas nações como resgate por Israel (43:3-4), eles
próprios se entregariam ao Senhor e a Israel. Em submissão ao Senhor (v 14) e
em reconhecimento de sua presença com seu povo (2.2-4; cf. SI 68.31), se
prostrariam e lhes fariam as suas súplicas.
d. Aceitação do plano
de Deus – 45:15-17
Isaías
responde à declaração de Deus sobre o seu modo de salvar Israel por meio de
Ciro afirmando a sua aceitação do misterioso plano de Deus.
Deus
havia acabado de revelar que redimiria Israel do exílio de uma maneira
inesperada. Essa revelação ainda permanece misteriosa e difícil de entender.
Israel
– vs. 17 – é salvo pelo Senhor com uma salvação eterna, pois que Deus é
diferente dos humanos e dos ídolos, que não podem jamais garantir o seu próprio
futuro ou dos outros (cf. Hb 5:9). Isaías afirmou que o plano do Senhor de que
Ciro libertaria Israel certamente traria uma grande salvação para o povo de
Deus.
e. O Senhor é capaz –
45:18-25
Assim
diz O SENHOR, mas não qualquer senhor, antes aquele que criou os céus, que
formou a terra e a fez e a confirmou não para ficar vazia ou ser um caos - essa
é a mesma palavra traduzida como “sem forma” em Gn 1:2 que descreve o caos
primordial do momento da criação -, mas para ser habitada.
Sendo
aquele que criou todas as coisas, Deus era mesmo capaz de levar adiante o seu
plano. Jamais seria sua intenção manter Israel no estado de pura desolação no
qual os assírios e os babilônios o haviam deixado.
Diferentemente
dos oráculos pagãos, que eram obscuros e ambíguos – vs. 19 -, a revelação do
Senhor era clara e pública, ainda que o resultado de suas promessas pudesse não
se conformar às expectativas humanas (48:16).
O
convite de Deus para ser encontrado era sincero (vs. 19; 55:3), por isso que
ele os avisa dizendo que não o buscariam em vão, pois o encontrariam, com
certeza. As palavras de Deus prometem e estabelecem ordem no seu reino (Sl
96:10; 98:9; 99:4), pois que fala a justiça e anuncia coisas retas.
Aos
que escaparam das nações, o convite imperativo era para congregar, vir e se
achegar juntos a Deus que se deixaria achar quando o buscassem de todo o seu
coração. Quanto aos que conduzem em procissão as suas imagens de escultura,
feitas de madeira e rogam a um Deus que não pode salvar, de nada sabem!
Depois
de congregar, vir e se achegarem juntos, agora era para anunciar, achegarem-se
novamente, tomarem conselhos todos juntos e a primeira pergunta faz uma
referência à salvação iniciada com o decreto de Ciro que dizia que os
israelitas deveriam retornar para casa (40:1 – 55:13; 44:24; 45:13). Quem fez
ouvir e quem anunciou? A resposta simples era que o Senhor tinha feito isso
porque além dele não há outro Deus que seja igualmente justo e salvador.
Era
para olhar para ele para ser salvo, como os israelitas olhavam para a serpente
pendurada num madeiro e eram curadas das suas mordidas letais, assim deveriam
olhar para o Senhor e serem curados, salvos. Isso também nos aponta para a cruz
de Cristo e a sua obra, pois os que olham para o Senhor serão salvos de seus
pecados para sempre. Toda a terra – vs. 22 – todos os seus termos porque ele é
Deus e não há outro!
Aqui
no vs. 23, Deus entra com um juramento e como não havia alguém maior, jurou por
si mesmo, ratificando e dando total validade à sua palavra de que todo joelho
se dobrará e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor! Rm 14:11; I Co
15:25; Fp 2:10,11.
a Ciro, a quem tomo pela mão
direita,
para abater as
nações diante de sua face,
e descingir os
lombos dos reis, para abrir diante dele
as
portas, e as portas não se fecharão.
Is 45:2 Eu irei adiante de ti, e
endireitarei os caminhos tortuosos;
quebrarei as
portas de bronze, e despedaçarei
os
ferrolhos de ferro.
Is 45:3 Dar-te-ei os tesouros
escondidos, e as riquezas encobertas,
para que saibas
que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel,
que
te chama pelo teu nome.
Is 45:4 Por amor de meu servo
Jacó, e de Israel, meu eleito,
eu te chamei pelo
teu nome, pus o teu sobrenome,
ainda
que não me conhecesses.
Is 45:5 Eu sou o SENHOR, e não há
outro; fora de mim não há Deus;
eu te cingirei,
ainda que tu não me conheças;
Is 45:6 Para que se saiba desde o
nascente do sol, e desde o poente,
que
fora de mim não há outro; eu sou o SENHOR,
e
não há outro.
Is 45:7 Eu formo a luz, e crio as
trevas;
eu faço a paz, e
crio o mal;
eu,
o SENHOR, faço todas estas coisas.
Is 45:8 Destilai, ó céus, dessas
alturas, e as nuvens chovam justiça;
abra-se a terra, e
produza a salvação,
e ao
mesmo tempo frutifique a justiça;
eu,
o SENHOR, as criei.
Is 45:9 Ai daquele que contende
com o seu Criador!
o caco entre
outros cacos de barro!
Porventura
dirá o barro ao que o formou:
Que
fazes? ou a tua obra: Não tens mãos?
Is 45:10 Ai daquele que diz ao
pai:
Que é o que geras?
E à
mulher:
Que
dás tu à luz?
Is 45:11 Assim diz o SENHOR, o
Santo de Israel,
aquele que o
formou:
Perguntai-me
as coisas futuras;
demandai-me acerca de meus
filhos,
e
acerca da obra das minhas mãos.
Is 45:12 Eu fiz a terra, e criei
nela o homem;
eu o fiz; as
minhas mãos estenderam os céus,
e a
todos os seus exércitos dei as minhas ordens.
Is 45:13 Eu o despertei em justiça,
e todos os seus caminhos
endireitarei; ele
edificará a minha cidade,
e
soltará os meus cativos, não por preço
nem
por presente, diz o SENHOR dos Exércitos.
Is 45:14 Assim diz o SENHOR:
O trabalho do
Egito, e o comércio dos etíopes e dos sabeus,
homens
de alta estatura, passarão para ti,
e
serão teus; irão atrás de ti, virão em grilhões,
e
diante de ti se prostrarão;
far-te-ão as suas
súplicas, dizendo:
Deveras Deus está
em ti, e não há nenhum outro deus. Is
Is 45:15 Verdadeiramente tu és o
Deus que te ocultas,
o Deus de Israel,
o Salvador.
Is 45:16 Envergonhar-se-ão, e
também se confundirão todos;
cairão juntamente
na afronta os que fabricam imagens.
Is 45:17 Porém Israel é salvo
pelo SENHOR,
com uma eterna
salvação; por isso não sereis envergonhados
nem
confundidos em toda a eternidade.
Is 45:18 Porque assim diz o
SENHOR que tem criado os céus,
o Deus que formou
a terra, e a fez;
ele
a confirmou, não a criou vazia,
mas
a formou para que fosse habitada:
Eu
sou o SENHOR e não há outro.
Is 45:19 Não falei em segredo,
nem em lugar algum escuro da terra;
não disse à
descendência de Jacó:
Buscai-me
em vão;
eu sou o SENHOR,
que falo a justiça, e anuncio coisas retas.
Is 45:20 Congregai-vos, e vinde;
chegai-vos juntos,
os que escapastes
das nações;
nada
sabem os que conduzem em procissão
as
suas imagens de escultura,
feitas
de madeira,
e
rogam a um deus que não pode salvar.
Is 45:21 Anunciai, e chegai-vos,
e tomai conselho todos juntos;
quem fez ouvir
isto desde a antiguidade?
Quem desde então o
anunciou?
Porventura
não sou eu, o SENHOR?
Pois
não há outro Deus senão eu;
Deus
justo e Salvador não há além de mim.
Is 45:22 Olhai para mim, e sereis
salvos,
vós, todos os
termos da terra; porque eu sou Deus,
e
não há outro.
Is 45:23 Por mim mesmo tenho
jurado,
já saiu da minha
boca a palavra de justiça,
e
não tornará atrás;
que diante de mim
se dobrará todo o joelho,
e
por mim jurará toda a língua.
Is 45:24 De mim se dirá:
Deveras no SENHOR
há justiça e força;
até
ele virão, mas serão envergonhados
todos
os que se indignarem contra ele.
Is 45:25 Mas no SENHOR será
justificada,
e se gloriará toda
a descendência de Israel.
O
reconhecimento será geral de que tanto a justiça como a força estão no Senhor e
a ele virão mas serão envergonhados todos os que se indignarem contra Deus, no
entanto, no Senhor serão justificadas e se gloriarão toda a descendência de
Israel – vs. 24 e 25.
Como
tenho falado e pregado a justiça de Deus é um atributo de sua pessoa que ele,
por sua graça, comunica conosco de forma que também nós nos sentimos
injustiçados quando sofremos algo que não seja justo.
Eu
costumo dizer que temos o senso da justiça, não a justiça que é o próprio Deus.
...
1 comentários:
não foi este ciro que mandou esquartejar um menino e mandou servir ao seu traidor sem que este soubesse que éra seu filho sendo revelado quando mandou trazer a sua cabeça?
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.